Olá Divosos leitores queridos. Hoje trago essa mistura de cookies e assassinatos, mas que acabaram não combinando para mim.
A HISTÓRIA
Após a morte do pai, Hannah volta a sua cidade natal Eden Lake em Minnesota para auxiliar a mãe e a irmã. Hannah é dona de uma cafeteria, Cookie Jar, onde sua especialidade são seus cookies caseiros. Lisa é sua ajudante na cafeteria e Hannah mora sozinha com seu gato Moishe. Ela não tem muito tempo sobrando mas sua mãe insiste em tentar lhe arrumar um namorado. Andrea, sua irmã mais nova, as vezes pede que ela cuide de sua filha enquanto trabalha e seu marido Bill é policial da cidade. A tranquilidade do local muda quando Ron, um entregador da leiteira Cozy Cow Dairy é encontrado morto, atrás da cafeteria de Hannah. Ela não teria se envolvido tanto se Bill não estivesse atrás de uma promoção no trabalho. Então, como uma civil cheia de contatos, ela vai tentar ajudar Bill a investigar quem seria o assassino.
Ano de publicação 2024
Páginas 416
Autor/a Joanne Fluke
Minhas divagações
A história não foi tão interessante quanto imaginei que fosse. Os cookies em si descritos, talvez sejam a única coisa boa dessa história. Hannah, parecia ser uma personagem carismática e super inteligente. Mas achei seu interesse em solucionar o caso muito vazio. Ela conhecia o entregador? Sim. Foi atrás de sua loja? Sim. Mas, não tinha muito a ver com ela para que se intrometesse tanto a ser detetive. Eu havia pensado que ela investigaria por conta, por desconfiarem dela e pelos policiais não estarem fazendo seu trabalho. Coisa que não tinha nada a ver quando o policial em questão era seu cunhado. Hannah nunca foi considerada uma suspeita. Entre tantos suspeitos, pensei na ajudante da Hannah, em sua mãe e no Norman. Mas não havia o principal, o motivo.
A ajudante da Hannah era suspeita, porque confesso que não havia prestado atenção nela no início. Mas ela tinha acesso ao local, poderia ter encontrado Ron e atirado nele. Depois chegar ao trabalho como se nada tivesse acontecido. Mas por que ela mataria Ron? A mãe da Hannah era só porque era insuportável mesmo. Queria arranjar encontros para a filha com qualquer homem da cidade. Cheguei a pensar que ela matou Ron achando que ele tinha interesse na filha e poderia atrapalhar outros pretendentes mas esse motivo era absurdo demais. Norman, achei que fosse pelo mesmo motivo, que estava interessado em Hannah mas via no Ron, um concorrente e o matou. Mas de novo, seria um motivo vazio.
Não nego que as investigações de Hannah eram boas, porém, deixou Bill fazendo papel de idiota quando era ele quem deveria investigar, já que para ele seria mais fácil fazer as perguntas sem correr tanto risco quanto Hannah. Mais uma vez, não vi tanto motivo para ela arriscar sua vida investigando quem seria o assassino. Tudo para ela acontecia de modo tão fácil que fica difícil acreditar que uma simples civil que cozinha cookies, tenha um excelente faro de detetive. Nem nos momentos que deveriam ser tensos quando ela ficou cara a cara com o assassino, pareceu real de verdade. Ela fez o que todo detetive/policial faz que mais odeio, ir nos lugares perigosos sem avisar ninguém. E, muito conveniente ela conseguir dar conta do assassino e sem avisar o Bill, ele ir ao seu encontro.
Fora que quando estamos aceitando e gostando de Norman, ela se interessa por outro e acaba tendo dois encontros com dois caras mas a história termina sem revelar se ela fica com algum deles. Tirando as receitas de cookies, tudo o mais acabou sendo sem graça. Eu gosto quando a protagonista investiga algo, mas gosto quando elas tem um motivo importante para fazer isso. Bill queria tanto a promoção mas deixou Hannah fazer a maior parte do trabalho. Acho que ela deveria mudar de profissão. Vi que tem mais livros dela e me pergunto se um dia lerei. Porque se o foco é assassinatos e cookies, Hannah vai continuar fazendo as mesmas coisas? Cozinhando e investigando assassinatos? No próximo ela vai escolher um pretendente? E muito clichê aparecer um policial novo e de cara se interessar pela Hannah.
E no final teve um conto que comecei a ler mas como não tinha relação com o final da história, ou seja, não era continuação de nada, nem terminei de ler. O final foi meio agridoce. Descobriu-se o culpado e o motivo, mas foi tão sem graça, que toda a leitura foi uma perda de tempo. Hannah tem potencial para ser detetive, admito, mas se ela tivesse tido um motivo mais interessante para querer investigar, teria sido melhor. Ainda preferia a minha versão, onde desconfiavam dela como suspeita e para se livrar disso, ela investigava para limpar seu nome. Somente ajudar o Bill a desvendar o caso para ser promovido foi meio fraco. E ela que não estava interessada em romance, fica toda babona pelo policial novo? E só pela aparência? Muito desinteressante. Clichê demais. Eu acho que o Norman merecia uma chance.
Não nego que os personagens até foram bem trabalhados, mas faltou mais motivação em tudo. Era tudo muito fácil para Hannah. Enfim, gostaria de poder dizer que amei a leitura, mas de novo, tirando os cookies, de resto foi medíocre demais. Muito insatisfatório. Pelo menos para mim.
Nota pessoal 4/10





































