Mostrando postagens com marcador Anos 1930 a 1939. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Anos 1930 a 1939. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 6 de abril de 2026

Divagando quando ACONTECEU NAQUELA NOITE - Divagando Sempre

 

Olá Divosos clássicos. Hoje trago essa obra prima incrivelmente antiga e muito divertida. 






A HISTÓRIA 

Ellie Andrews, uma socialite controlada por seu pai, decide fugir para se encontrar com o homem que ama em Nova York, pois seu pai não aceita esse relacionamento, pois acredita que o homem está com a filha pelo dinheiro. Em um ônibus acaba viajando ao lado de um jornalista, que ao descobrir quem ela é, decide ajudá-la em troca de uma história. Peter Warne é um jornalista que foi demitido e para recuperar seu trabalho com honras, acredita que a história de Ellie, seja um furo perfeito. No entanto, no início, os dois se estranham, pois Ellie não quer a ajuda de Peter, achando que ele tem segundas intenções. Porém, Peter a acaba ajudando por ela sempre se meter em confusões e achar sua personalidade interessante. 

Devido a tantos acontecimentos inesperados, Ellie e Peter passam momentos difíceis juntos, mas um dependendo do outro. Porém, tendo certeza de que Ellie fez sua escolha e acreditando que não seja digno dela, Peter a deixa para ela ir ao encontro do homem que ama. Mas, ao conseguir que seu pai finalmente aceite seu noivo, ela percebe que não o ama mais. 








Ano de lançamento 1934

Duração 1h 45m

Direção Frank Capra

Elenco Clark Gable, Claudette Colbert



Trailer 





Minhas divagações 

Esse deve ser o filme mais antigo que já vi. 1934? Em preto e branco ainda. Sorte ter encontrado legendado. Um verdadeiro achado. Fora que só tive conhecimento desse filme, por uma curiosidade que vi sobre Clark Gable que venceu o Oscar de melhor ator com esse filme. Dizia que no fim da premiação, um garotinho o viu com a estatueta admirado e Gable lhe deu dizendo que o importante era ganhá-la não possuí-la. Achei interessante e quis conferir o filme. Eu já o tinha visto em E o vento levou, mas muitos anos atrás, de madrugada, então não me lembro muito do filme. Mas é um clássico que pretendo rever. Ainda mais por ter amado Clark Gable. 

Aconteceu naquela noite, é o tipo de comédia romântica que se vê muito nos dias de hoje, o famoso enemies to lovers. O casal que a primeira vista se odeiam mas devido a circunstâncias inesperadas, acabam convivendo juntos e se apaixonando. De início, Ellie se mantinha fiel ao seu amado, mas depois de tantos momentos juntos e sendo salva e cuidada por Peter, era questão de tempo mesmo para ela acabar se apaixonando por ele. E o mais engraçado é no final, seu pai, que não gostava do pretendente da filha, apoiou sua decisão se fosse querer ficar com Peter, pois para ele, acabou sendo um bom homem, com princípios e digno da filha. 

De início tive dificuldade de acompanhar o filme, porque os diálogos eram rápidos, com sotaque e quase não conseguia ler as legendas. Mas depois fui me acostumando e inesperadamente amei o filme. Melhor que muitos romances atuais. Achei o roteiro leve, divertido e não fiquei procurando saber motivos disso ou daquilo. Tudo fluiu satisfatoriamente. Peter foi um verdadeiro cavalheiro do início ao fim. Muito divertido quando dormiam nos quartos de hotéis, onde ele separava as camas com uma corda e um lençol, dividindo os lados. Me lembrou doramas coreanos onde o casal precisa passar a noite juntos mas de modo respeitoso como do filme. 

A parte mais divertida foi quando pediam carona e Ellie mostrou como se fazia, embora tenham pego carona com um ladrão. Desde essa época mostrando que não é seguro pedir carona. Ellie é uma personagem de várias facetas. Mimada de início, independente até conhecer Peter, desprotegida após conhecê-lo e claramente apaixonada com o tempo. Peter parecia ser o tipo mulherengo aproveitador, mas foi um verdadeiro cavalheiro, embora parecesse que seu único interesse seria entregar Ellie ao pai pela recompensa. Mas tudo não passava de fachada quando na verdade, ele também havia se apaixonado por ela. 

Para mim, filmes antigos são belíssimos pela estrutura da época, pois não havia tecnologia como hoje em dia, a beleza tinha outros padrões, o galã, emanava uma aura de cavalheiro. Não gosto de cigarro, mas até o modo como Peter acendia o seu, era de uma elegância sublime. O fato de ter visto em preto e branco não atrapalhou em nada, apenas o som que achei um pouco estourado. As diferencas de atuação da época também são diferentes, mas achei fascinante. 

Embora o final tenha sido satisfatório, ainda assim me pergunto se Peter não a tivesse deixado e aceitado seu amor de primeira e fugido juntos, qual teria sido o impacto dessa decisão? Embora, do jeito que terminou foi melhor pois o pai de Ellie acabou conhecendo Peter e vendo seu caráter. Que era completamente diferente do outro, apesar que no início Peter pode ter parecido mais interessado em Ellie apenas por uma história. Porém, vimos também que Ellie se apaixonava facilmente por aqueles que lhe salvavam, uma vez que aconteceu isso com Westley, por quem se apaixonou quando fugia dos seguranças de seu pai e entrou no carro do sujeito. Embora, com Peter a situação tenha sido diferente, pois se encontraram no ônibus disputando um lugar onde Peter havia lutado por ele. 

E, ela só continua com ele pois quando Peter descobre que seu pai a procura, ele faz um trato de não a entregar em troca de uma história exclusiva. Coisa que no final ele tenta fazer mesmo, escrever sobre Ellie uma vez que acredita que ela não o mereça, embora ela tenha se declarado para ele. Aqui que fiquei confusa com as atitudes de Peter. Pensei que ele tentaria falar com o pai dela para ficarem juntos, depois achei que a estava traindo entregando sua história no jornal, e apesar de ser óbvio que ele também a amava, como era discreto e um cavalheiro, até eu duvidei disso, até o pai de Ellie o forçar a admitir seus sentimentos. Sabendo da verdade, pensei que ele fosse cancelar o casamento, ou que na hora do sim, Peter fosse aparecer e levar a noiva, mas seu pai deixou que ela levasse tudo adiante, até contar sobre Peter enquanto a levava ao altar. Por mais que pensei em outras conclusões, essa de qualquer forma, foi divertida e satisfatória.

No mais, achei divertido, romântico e cheio de aventuras. Recomendo. 


Nota pessoal 10/10

Dica de Destaque

Resenhando Divagações sobre Noiva de Ali Hazelwood no Divagando Sempre

  Olá Divosos leitores. Trago pela primeira vez algo da autora Ali Hazelwood e que, seria perfeito se não tivesse tanto hot. CONTANDO A ...