Olá Divas e Divos do terror. Procurei por esse filme durante anos e finalmente consegui revê-lo.
A HISTÓRIA
Yoshimi Matsubara em meio a um divórcio conturbado, tenta manter a guarda da filha Ikuko, se mudando para um apartamento decadente, matriculando a menina em uma creche próxima e conseguindo um emprego. Porém, ela atrasa para buscar a filha na creche desencadeando amargas lembranças de quando a mãe se atrasava para buscá-la. Em um desses atrasos, seu ex-marido tenta levar Ikuko. Yoshimi promete a filha que enquanto estiverem juntas, ela suportará qualquer coisa.
Tudo poderia ser normal mas uma goteira no teto que vai aumentando gradativamente, passa a incomodar Yoshimi que começa a ter visões estranhas. Para começar, uma bolsinha vermelha que ela sempre descarta, aparece novamente em suas coisas. Ela então descobre que a bolsinha pertencia a uma garotinha desaparecida há dois anos chamada Mitsuko, que também frequentava a mesma creche de Ikuko e morava no apartamento acima delas. Estressada, Yoshimi decide se mudar novamente mas seu advogado sabendo que isso causaria problemas e Yoshimi poderia perder a guarda da filha, tenta resolver a questão da goteira e a convence a permanecer no local. Tudo parece ficar bem, mas a bolsinha volta a aparecer e Yoshimi tem a visão de uma garotinha de capa amarela e acaba descobrindo o que aconteceu com ela. Mas isso desencadeia um sacrifício para que sua filha fique segura.
Ano de lançamento 2002
Duração 1h 41m
Direção Hideo Nakata
Elenco Hitomi Kuroki, Fumiyo Kohinata, Asami Mizukawa
Trailer
Minhas divagações
Procurei muitos anos rever esse filme e confesso que na minha mente, ele era bem mais assustador. Na época que vi, residia no Japão, então qualquer filme de terror japonês, me dava um medo enorme. Morria de medo mas continuava assistindo, mesmo que fosse de dia e com som baixinho. Mas acabei vendo tantos que chegou uma época, que nem sentia mais medo, era por diversão mesmo. Revendo Água negra agora, achei mais triste do que de terror.
Acredito que por ser no interior e no início dos anos 2000, achei a ambientação bem sinistra assim como o ex-marido da protagonista, o novo chefe e o dono da creche. Pareciam suspeitos na verdade. Pelo que me lembrava, acontecia coisas bem mais assustadoras ou pelo menos na época pareceram ser. A garotinha aparece poucas vezes mas na minha memória, ela aterrorizava como a mulher no filme O grito.
Vendo críticas, todas que li, gostaram e recomendavam ver. Para um filme de terror, foi bem animador ver criticas positivas, embora eu tenha terminado mais triste do que assustada. Na minha memória, a cena no elevador, a menina mostrava seu rosto e era assustador, o que não aconteceu. E Ikuko chorava bem mais, nos fazendo chorar também, mas ela não chorou tanto assim, embora essa atriz esteja de parabéns na atuação.
O engraçado dessa história, é que quando vi um documentário sobre a Elisa Lam, uma estudante que estava hospedada no hotel Cecil e foi vista pela última vez nas câmeras do elevador e semanas depois seu corpo foi encontrado na caixa de água do hotel, por reclamações no abastecimento de água, me lembrei desse filme Água negra. E alguns comentários citam o caso de Elisa. Loucura. O caso de Elisa não foi solucionado até onde vi no doc, atualmente não sei se descobriram mais coisas. No filme, não sei porque, eu tinha certeza que a garotinha tinha sido jogada ali por alguém. Por isso ela assombrava o prédio. Confesso que seu motivo me deixou decepcionada e o sacrifício da mãe me deixou revoltada. Qual o sentido dela se sacrificar para apaziguar o espírito da criança e abandonar sua própria filha? Tudo o que ela lutou foi trocado assim facilmente? A melhor saída ainda seria ter exigido verificar a caixa de água alegando um sabor estranho na água e assim descobrir os restos mortais da menina. Tendo seu corpo encontrado, poderia ir para luz. Qual o sentido dela querer uma mãe? Talvez se tivessem trabalho nisso, falando que a mãe a abandonou e a menina sentia falta dela, poderia ter sido um motivo para tanto, mas do jeito que correu, achei absurdo esse final. Meio triste mas mais revoltante.
Não lembro porque gostei tanto do filme na época, acho que foi justamente pelo final ter sido diferente. A menina poderia ter sido encontrada e dado um fim no seu desaparecimento. Mas não, além de ficar com a mãe de Ikuko, a história avança 10 anos e sem explicações, ela retorna ao antigo prédio que morou, encontra a mãe e é como se a garotinha jogasse na cara de Ikuko que ela tem mãe agora. Embora Ikuko não se lembrasse do que aconteceu e nem viu mais a menina. Poderiam ter mostrado como Ikuko foi encontrada depois da cena do elevador ou o que aconteceu com o prédio nesses 10 anos. Foi abandonado pelo tempo ou pelo ocorrido com Yoshino? O que falaram para o pai de Ikuko sobre seu abandono? Consideraram que Yoshino fugiu? Morreu? Foi sequestrada? Antes eu não pensava nesses detalhes, mas agora, essas perguntas me atormentam. Talvez se não tivesse avançado no tempo e mostrado a mãe, não levantaria certas questões.
De qualquer forma, apesar de ser um bom filme, não foi bom ter visto novamente, era melhor ter deixado na minha memória. Mas ainda assim foi marcante pela pequena Ikuko e pela história diferenciada da época. Embora pudessem ter escolhido várias resoluções, preferiram uma mais dramática. Se você não curte levar susto, esse é o filme. Não tem jump scare e a menina mal aparece. O único sinal de assombração seria a água, que depois faz todo sentido e a bolsinha aparecendo misteriosamente. Mesmo no elevador a garotinha só fica agarrada a Yoshino. Gostei de uns comentários que li dizendo que a garotinha deveria assombrar o pai que a deixou sozinha e a pessoa que deixou a tampa da caixa da água aberta. Sinceramente, o que essa menina foi fazer lá exatamente? O que me lembrou que o mistério da Elisa Lam foi assim também, o que ela foi fazer lá? Sendo que o acesso era bem mais complicado do que do filme. Resumindo, se tivessem deixado a tampa fechada, não teria história. Ou, poderiam seguir pelo caminho que eu achava que fosse a história, algum molestador teria a deixado ali depois de abusar dela. Mas aí seu motivo para querer Yoshino teria que mudar. Como ela tem uma filha, o fantasma poderia alertá-la sobre o molestador e sobre onde estaria seu corpo. Eu honestamente preferiria um final desses. Mas recomendo o filme de qualquer forma.
Nota pessoal 8/10








































.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)




