Olá Divosos do terror. Hoje em plena sexta-feira 13, porque não ver o filme de mesmo nome.
A HISTÓRIA
Chris, que passou um trauma alguns anos atrás, decide enfrentá-los ao passar um fim de semana na casa de verão da família perto do lago, nos arredores de Crystal Lake. Ela vai com seus amigos Debbie, Andy, Shelly, Vera, Chuck e Chilli. Rick, seu namorado já a esperava no local.
Shelly e Vera vão a uma loja de conveniência e três motoqueiros os seguem para se vingar deles, incendiando o celeiro. Porém, já havia alguém ali, Jason, que estava se recuperando de alguns ferimentos passados. Ele mata os motoqueiros e passa a perseguir o grupo. Chris e Rick saem para dar uma volta e Chris lhe conta o que aconteceu anos atrás. O carro quebra e eles decidem voltar a pé. Mas ao chegar na cabana, não encontram os amigos. Começa uma ventania e então, Chris encontra os corpos dos amigos e um homem mascarado passa a perseguí-la. Quando ele tira a máscara, ela o reconhece como o agressor de anos atrás.
Ano de lançamento 1982
Duração 1h 35m
Direção Steve Miner
Elenco Dana Kimmell, Paul Kratka, Richard Brooker
Trailer
Minhas divagações
Eu achava que daria continuidade como o primeiro. Mas pelo que entendi, as atrizes não quiseram continuar nos seus papéis e por isso as histórias foram mudando. Minhas perguntas no final da parte 2 jamais serão respondidas e agora criou-se outra história. Jason continua praticamente imortal. Aqui, já não há mais motivos para ele matar ninguém, ele só vai lá e mata. Também não teve referências ao acampamento que deu origem ao Jason, mas finalmente ele obteve sua máscara de hóquei.
Chris, conta para seu namorado que foi atacada anos atrás por um homem deformado na floresta e para tentar superar esse trauma, ela retorna para a casa de verão dos pais. No início achei meio confuso pois acreditava que seguiriam os anteriores dando continuidade, embora o início tenha mostrado o final do segundo, a história que se seguiu mudou completamente de rumo. Nada de histórias de terror ao redor da fogueira ou menções sobre o acampamento e as mortes causadas por Jason.
O único conforto nessa história, foi quando o trio de motoqueiros tentaram fazer algo para o grupo mas foram atacados antes por Jason. Era óbvio que no final, quando alguém precisasse do carro, ele falharia por causa da gasolina. Embora muito clichê, atuações duvidosas e efeitos completamente inferiores aos de hoje, não há como negar que ainda assim consegue entregar um bom resultado de satisfação. Apesar de ter visto vários elogios para a parte 3, até o presente momento, o primeiro continua sendo o melhor para mim.
Esse terceiro, achei fraco e fora de contexto, mas, ao mesmo tempo interessante por estar indo para novos caminhos. Sair um pouco do ciclo de monitores que insistem em ir para as cabanas mesmo sabendo das histórias terríveis que aconteceram ali. O clichê dos jovens continua. Um romance, trauma, sexo, drogas, o de sempre. Embora tenha visto elogios sobre a cena da perseguição, confesso que da minha parte não achei grande coisa. As mortes dava para ver grotescamente que eram falsas, principiante quando Jason apertou a cabeça de um deles, mas, faz parte da época, então, nada a declarar.
No final Chris tem uma alucinação com alguém saindo do lago e lhe afundando com o barquinho, muito interessante essa referência. Todas as perguntas clichês de filmes de terror e situações cômicas e absurdas, estavam presentes aqui, mas acho que o que mais gostei, foi finalmente ter visto a origem da máscara de hóquei. Jason leva uma machadada na máscara, será que nos próximos vai estar a marca ou ele vai pegar outra máscara? Não sei quando verei os outros, só aproveitei esse pela sexta-feira 13 de novo.
Assim, não adianta questionar roteiro, motivos e situações nesse tipo de filme. Quando estavam indo ao local, encontraram um homem no meio da estrada que lhes falaram para não irem para aquele local. Por que? O que ele sabe? Como ele sabe? O casal da mercearia? O que tinha a ver para Jason simplesmente matá-los? E esse grupo novo que chegou? Não tinham conhecimento da lenda do acampamento, não eram monitores, não tinha nenhum sobrevivente entre eles, e se, segundo a Chris, ela foi atacada pelo Jason anos atrás, por que ele a deixou viva? Será que Jason agora só vai matar jovens aleatoriamente porque ele não teve essa experiência de juventude? E como sempre chamam a polícia se a única sobrevivente sempre está desmaiada no local? Embora Jason tenha sido mostrado inerte com o Machado na máscara, sabemos que não morreu. Porém, se fosse uma trilogia, poderia até ter sido encerrado ali.
Muito difícil falar sobre filmes antigos sem criticar negativamente, porém, não deixa de ser nostálgico. É com esses filmes que aprendemos como sobreviver a uma história de terror.
Confesso que sigo ansiosa para descobrir qual será o enredo nos próximos filmes. No mais, foi interessante.
Nota pessoal 7/10














