Mostrando postagens com marcador Saga Mad Max. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Saga Mad Max. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 3 de fevereiro de 2026

[Review/crítica pessoal] Mad Max: Estrada da fúria (Mad Max: Fury Road) - Divagando Sempre

 

Olá Divosos. Por que demorei para ver esse filme? A saga segue sem Mel Gibson agora, mas foi tão bom quanto. 






A HISTÓRIA 

Max, continua um andarilho solitário até ser atacado e capturado pelos rebeldes do tirano Immortan Joe. Embora tenha tentado fugir, ele agora é um prisioneiro doador de sangue. Enquanto isso,  a Imperatriz Furiosa, após demonstrar lealdade a Immortan, na verdade era um plano para iniciar uma guerra contra ele ao lhe roubar uma carga preciosa. 

Nux, um dos seguidores de Immortan, empolgado com a perseguição, leva Max, seu doador de sangue no momento, junto para que possa participar também. Furiosa, que já tinha tudo planejado, só não esperava que fosse perseguida por outros além dos lacaios de Immortan. De uma forma inesperada, Max consegue escapar do carro de Nux e vai parar com o comboio de Furiosa. Apesar de não estarem do mesmo lado a depois de uma breve luta, Max por hora, que também está fugindo de Immortan, se alia a Furiosa. Ele não entende de imediato o que representa a carga que Furiosa roubou, mas acaba percebendo que é importante para Immortan e vendo a determinação de Furiosa em proteger a carga, ele acaba cooperando com o grupo, enfrentando tempestades, ataques vindos de todos os lados, até chegarem ao local onde Furiosa esperava encontrar seu antigo lar. 










Ano de lançamento 2015

Duração 2h

Direção George Miller 

Elenco Charlize Theron, Tom Hardy, Nicholas Hoult, Hugh Keays-Byrne



Trailer 





Minhas divagações 

Há tempos eu deveria ter continuado essa saga, mas confesso que havia procrastinado principalmente por ter conhecimento de que Mel Gibson não seria mais o irreverente Max. A trilogia com Gibson, apesar da época, foi bem dirigida por Miller e estrelada por Gibson. Apesar da continuação ter Tom Hardy e Charlize Theron, ainda assim, não conseguia me desapegar de Gibson.

No início vemos Max sendo perseguido no deserto e capturado. O que já aconteceu várias vezes nos anteriores. Já que Max não é imortal nem tem super poderes. Porém, já fui tomada de grande ansiedade quando ele tenta fugir dos "soldados" esquisitos brancos de cara pintada. Apesar de não ter para onde ir, acreditei que conseguiria fugir. Mas claro que não seria tão fácil assim. 

Furiosa trai Immortan quando deveria ir pegar gasolina na Vila Gasolina e munição na Cidade da Bala, quando na verdade roubou uma carga preciosa. Agora, ele fará de tudo para conseguir sua carga de volta. Desenvolve uma perseguição desenfreada e me questionava até onde o veículo de Furiosa aguentaria. Embora tenha gostado do Max de Mel Gibson, confesso que Tom Hardy também cumpriu bem seu papel. 

Já Nux interpretado por Nicholas Hoult, achei intragável. Tirando o primeiro filme que vi dele que foi Meu namorado é um zumbi, os demais filmes ele só fez personagens com aparência de bobo e sendo enganado devido a sua ganância. Aqui não foi diferente, embora sua criação já fosse para ser um dos capangas de Immortan. As mulheres que Immortan usava para procriar, também eram insuportáveis. Me perguntava mesmo se aqueles filhos eram dele e agora entendi que sim e como nasciam. Não deixa de ser grotesco. 

Mas, tudo eram impressões inicias e no final, óbvio que muitas coisas mudaram. Por exemplo, as garotas resgatadas acabaram sendo úteis, claro, estavam lutando pela vida e liberdade. Nux, apesar de seu início detestável, acabou tendo sua redenção no final. Mas as cenas de perseguição, me deixaram ansiosa o filme todo. Não me recordo se de fato já havia visto o filme, algumas cenas me eram familiares, mas as vezes pode ser que esteja confundindo com cenas dos filmes anteriores. Perseguição no deserto é o tema de Mad Max né. 

E claro, algumas coisas nunca mudam na vida desse andarilho. Ele sempre perde suas coisas e no final, por mais que ajude uma pessoa ou uma comunidade, ele sempre acaba partindo. E claro, Charlize Theron mais uma vez mostrando seu enorme talento e beleza, mesmo careca e cheia de poeira. Confesso que amo o Max de Mel Gibson, mas Tom Hardy me conquistou totalmente nesse filme. Não diria que separaria os filmes, nem que esse seria o primeiro Mad Max, porque acho que seria importante conhecer a trilogia do Gibson para captar a essência da trama. Tom Hardy conseguiu dar continuidade ao personagem com maestria e acho que se tivesse mais sequências com ele, seria incrível. Falta ver o mais recente que saiu, que pelo que entendi, vai contar a história de Furiosa antes dos eventos desse filme. Espero não demorar muito para ver dessa vez. 

Embora o ano que foi gravado o filme tivesse mais avanços tecnológicos, a corrida no deserto não foi feito por computação gráfica, exceto alguns detalhes como o braço de Furiosa e alguns retoques nas cordas que prendiam os atores aos carros e caminhões. De resto era tudo maquiagem ou próteses, dando um ar mais real e grotesco a certos personagens. 

Furiosa tem seus motivos para se rebelar contra Immortan Joe. Não só pelo o que ele fazia com o povo ou as mulheres escravizadas sexualmente, mas também pelo seu passado, quando foi sequestrada de seu local onde nasceu, que pela sua memória era verde e cheio de vida. Com essa esperança de retornar ao lar, quando ela finalmente consegue um posto de confiança e um caminhão, é o momento em que ela decide agir. Por coincidência, Max estava preso nesse momento no local e foi levado a força para satisfazer os desejos de Nux, de se provar merecedor de ser notado por Immortan e ter sua recompensa ao ir para Valhala, coisa que depois ele descobre ter sido enganado e assim, mudado de lado.

Achei que Max fosse ficar com Furiosa, senti um clima ali, mas, ele ainda é assombrado pela família que perdeu e outras pessoas que não conseguiu proteger. Embora ache que já estava na hora dele se aposentar e se aquietar em algum lugar. Devido a sua jornada de andarilho, pensei que ele tinha sido pego no deserto por ser conhecido. Afinal, quantos vilões ele já derrotou? Embora não me pareça que seus feitos seja algo que circule por aí. Tanto que ele virou doador de sangue, sendo chamado por Nux de Bolsa de sangue. Quando Furiosa pergunta seu nome, achei que era porque ela queria confirmar a identidade dele. Mas como disse, era como se ele acabasse de sair em sua jornada de sobrevivência após perder a familia. Acho que seria interessante se Immortan tivesse atrás de Max por ter matado alguém do passado. Mas Immortan só era um tirano deformado. Me pergunto se, com um corpo daquele, como ele conseguia fazer filhos?

Teve algumas perdas, e o que me surpreendeu foi que fiquei triste por uma das garotas que no final estava sendo útil. Entre ela e as outras, acho que a Zoey Krevitz poderia ter tido aquele destino. Achei ela insuportável. No entanto, que filme minha gente. A corrida no deserto é de tirar o fôlego. Muito bem produzido. Vale a pena. 


Nota pessoal 10/10

segunda-feira, 26 de agosto de 2024

[Review/crítica] Mad Max além da cúpula do trovão - Divagando Sempre

 

Ano de lançamento 1985

Duração 1h 47m

Direção George Miller, George Ogilvie

Elenco Mel Gibson, Tina Turner, Bruce Spencer, Helen Buday, Angelo Rossitto




Trailer 




DIVAGAÇÕES APRESENTANDO A HISTÓRIA 

Sozinho no deserto, após uma guerra nuclear devastar as cidades, Max, um antigo patrulheiro das estradas, agora um nômade, cruza o deserto em um veículo puxado por camelos,  quando uma aeronave o ataca levando tudo. Seguindo seus rastros, ele vai parar em um povoado chamado Bartertown governado por Titia Entity.

Para reaver seus pertences, Max faz um acordo com Titia, que disputa a liderança do povoado contra o anão Master, que administra uma refinaria de metano alimentado por fezes de suíno. Max se infiltra na refinaria para conhecer seu oponente e enfrentá-lo na Cúpula do Trovão em um duelo até a morte. 

Embora o trato fosse acabar com Master, Max não cumpre o acordo e quebrando as regras, é deixado para morrer no deserto. Ele é encontrado por uma habitante do deserto e levado para uma comunidade primitiva formada por crianças e adolescentes, sobreviventes da queda de um avião e deixadas por seus pais que saíram em busca de ajuda e nunca retornaram. Encontrando Max, pensam ser o Capitão do avião que voltou para buscá-los.

Max tenta convencê-los de que não existe mais cidades e é obrigado a ir atrás de um grupo que sai pelo deserto em direção a única outra civilização que ele conhece por ali, Bartertown. Sabendo o que isso implica, ele vai atrás das crianças e segue então, uma perseguição feroz pelo deserto sob o comando de Titia atrás de Max. 









Minhas divagações finais 

Sendo o último filme de Mel Gibson como Max, apesar de ter terminado com portas abertas para sequências, e sabendo que ele não estará nas próximas, para mim essa parte da história com ele foi bem satisfatória, pela década em que foi produzido foi bem direcionado. 

Max termina como os anteriores, mesmo que encontre outras pessoas e as ajude, mesmo não sendo um herói declarado, ele sempre fica para trás e sozinho. Pensava que o homem que o roubou de aeronave fosse da comunidade de Titia e Max fosse enfrentá-lo para recuperar seus pertences. Pensando bem, ele sempre perde suas coisas. 

Em Bartertown, Titia e Master disputavam o local, mas ele tinha mais poder por comandar a refinaria que controlava todo o resto, embora ela fosse a líder. Por diversas vezes ela poderia ter simplesmente matado Max, mas todas as vezes optou em apenas deixá-lo no deserto.  Durante a luta na Cúpula eu tinha uma vaga lembrança que seria tipo corrida de motos com fogo ali dentro. Não sei de onde tirei isso. Mas enfim, minhas lembranças são mesmo hilárias. 

Óbvio que as corridas no deserto continuam eletrizantes e Tina Turner fez uma participação interessante sendo a vilã da história. Engraçado como esses sobreviventes se vestem, principalmente os grupos do lado do mal. Será que é para identificar melhor quem será os bandidos? Embora Master tenha se aproveitado de seu poder, ficou claro que Titia era das piores. 

No mais, gostei dessa trilogia com Mel Gibson e os efeitos visuais são bem mais realistas considerando a época que foi gravado. Um clássico imperdível com certeza. Recomendo. 

Nota 10/10

sexta-feira, 23 de agosto de 2024

[Review] Mad Max 2 A caçada continua - Divagando Sempre

 

Ano de lançamento 1981

Duração 1h 35m

Direção George Miller 

Elenco Mel Gibson,  Bruce Spence, Emil Minty, Kjell Nilsson, Max Phipps, Michael Preston




Trailer 




DIVAGAÇÕES APRESENTANDO A HISTÓRIA 

O planeta se tornou uma terra deserta e sem lei. Os sobreviventes lutam por gasolina pois quem a possui, controla tudo. Max, ex-policial, agora um nômade, percorre as estradas solitário e sem medo, remoendo as perdas do passado e enfrentando quem se meter no seu caminho. 

Assim confronta novamente outra gangue conseguindo fugir. No caminho encontra um veículo interessante e seu dono chamado Gyro, que vira prisioneiro de Max em troca de informações. Eles encontram um local fortificado organizado e com gasolina. 

Em troca do bem precioso, Max, consegue resgatar um membro da comunidade da gangue do deserto e faz um acordo. Mas, desconfiados eles prendem Max. No entanto a gangue aparece com reféns da comunidade exigindo em troca toda a gasolina que tiverem. Max faz um acordo com a comunidade em troca de sua liberdade e seu carro de volta, trará um caminhão que viu no caminho que poderá levar toda a gasolina que tiverem e fugirem para outro local. 

Embora seja arriscado, Max consegue trazer o caminhão e Gyro que havia ficado para trás, foi libertado por Max mas este em vez de fugir para outro local, vai atrás de Max acabando ajudando a comunidade em fugir da gangue. 











Minhas divagações finais 

Deve ser esse filme que tenho a lembrança de corridas no deserto. Mas ainda não é totalmente como eu lembrava. Mas, está ficando cada vez mais interessante. 

Max agora fica perambulando pelo deserto e por mais que encontre pessoas no caminho, seu único objetivo é conseguir gasolina. Embora tenha conhecido Gyro e ajudado a comunidade a fugir da gangue, ele só fez isso mais por vingança, já que perdeu seu cão e seu carro. Se não fosse por isso, ele teria partido. Pois aparentemente Max só funciona na base da vingança.

Garanto que na época, esse tipo de filme com certeza era sucesso. Como eu era criança, não me recordo de muitas coisas. Mel Gibson mais uma vez com um personagem do tipo policial problemático (Máquina Mortífera) e sempre acaba sendo um herói, querendo ou não. 

Max ainda guarda a dor da perda de sua família e não tendo mais o que perder, vive perigosamente. Eu sinceramente pensei que de repente ele fosse adotar aquele garotinho, que instantaneamente gostou tanto do Max, que sempre que podia seguia ele. Mas não foi o que aconteceu. Ele pode ter ajudado a comunidade, mas não era um líder e não pertencia a ninguém. Achei triste mas condizente com Max. Não poderia ser diferente.

 As cenas de perseguição na estrada, com certeza estão mais eletrizantes e embora a comunidade tenha perdido vários membros, incluindo seus líderes, candidatos que não faltavam para esse posto né, embora Max estivesse longe de aceitar algo do tipo. E por mais que repelisse Gyro e o garotinho, ambos gostaram muito dele. 

Max com certeza deixou a vida de policial para trás. A partir do momento que perdeu sua família, esse lado de servir e proteger não faz mais parte de sua índole. Tanto que ele não fez nada quando um casal foi atacado pela gangue. Ele só pegou o sobrevivente e levou de volta a comunidade como moeda de troca. E como eu disse antes, Max só aceitou ajudar a comunidade por vingança. O que fizeram com com ele, com seu cão e seu carro, foi o gatilho para se vingar.

Enfim, super recomendo. 

Nota 9/10


quinta-feira, 22 de agosto de 2024

[Review] Mad Max - Divagando Sempre

 

Ano de lançamento 1979

Duração 1h 33m

Direção George Miller 

Elenco Mel Gibson, Hugh Keays-Byrne, Joanne Samuel, Steve Bisley, Roger Ward




Trailer 




DIVAGAÇÕES APRESENTANDO A HISTÓRIA 

Não existe mais lei e ordem nas ruas da Austrália, principalmente nas estradas, onde gangues de motociclistas tomam conta, aterrorizando as estradas e os pequenos vilarejos por onde passam. Max, é um policial  rodoviário e na tentativa de parar um membro de uma gangue que fugia em um carro roubado, se envolve em uma perseguição em alta velocidade e em um grave acidente onde o perseguido, Nightrider e sua companheira acabam morrendo. 

A gangue de Nightrider liderado por Toecutter, chega a cidade para recuperar o corpo do colega e aproveitam para roubar e aterrorizar o local. Um dos membros é deixado para trás por estar muito drogado mas é preso por Max e Goose que ainda salvam uma moça que foi violentada por eles. No entanto, como não houve testemunhas para seu julgamento, Johnny é liberado deixando um Goose extremamente revoltado jurando vingança. 

Mas, Johnny sabota a motocicleta de Goose e este é emboscado por Johnny e Toecutter. Goose sofre terríveis queimaduras ficando irreconhecível e Max decide pedir demissão, pois sua sanidade está por um fio e sua família depende dele vivo. Saindo de férias então com sua esposa e filho, Max aproveita um tempo em família. 

Infelizmente, Jessie dá de cara com a gangue de motoqueiros de Toecutter que tentam violentá-la e como ela foge com seu filho, são perseguidos e por fim brutalmente atropelados. Inundado de dor e ódio, Max começa sua busca implacável por vingança, procurando nas estradas pela gangue de Toecutter e eliminando um por um.








Minhas divagações finais 

Confesso que só me lembrava vagamente de Mad Max no terceiro filme que contava com Tina Turner no elenco e a icônica música We don't need another hero. Mad Max para mim, pelo menos na minha memória, se tratava de corridas no deserto. Eu sei, não sei de onde tirei isso. 

Bom, voltando ao filme, misericórdia, Mel Gibson novinho de tudo e confesso que não associei a história com o título ainda. Mas, apesar de ter achado algumas coisas meio confusas, foi interessante. 

Max era o melhor policial em perseguição. Mas depois do que aconteceu com seu amigo, ele preferiu sair do trabalho do que eventualmente sofrer os mesmos ou até piores, danos do amigo. O que jamais poderia imaginar, era que sua família seria morta pela mesma gangue que feriu Goose. 

Falando sobre isso, juro que imaginei que a história giraria em torno da gangue perseguindo Max, pela morte do Nightrider. Pensei que seguiriam Max, descobririam onde morava e matariam sua família como vingança. Então Max, sairia em sua jornada de vingança atrás dos motoqueiros. Mas obviamente minhas teorias sempre estão erradas. 

Não achei muito interessante o modo como Toecutter encontrou sem querer a mulher de Max. Acho que teria dado um toque a mais na dramaticidade se Nightrider fosse irmão de Toecutter e este se vingasse de Max procurando sua família. 

Bom, só vi esse para tentar lembrar ou entender melhor esse universo para poder ver o mais recente que saiu. Sim, gosto de rever desde o início para acompanhar a história. Agora que sei o que ou quem era Mad Max, tudo fica melhor. 

Por ser antigo, a fotografia e o roteiro não é tão excepcional. Acho que vale a pena pelo Mel Gibson (ou para quem é fã dele, como eu) e pela conclusão da história. O que aconteceu com Johnny foi fenomenal. Bom, ver as sequencias para relembrar ou redescobrir mais desse universo. 

Nota 9/10

Dica de Destaque

Resenhando Divagações sobre Noiva de Ali Hazelwood no Divagando Sempre

  Olá Divosos leitores. Trago pela primeira vez algo da autora Ali Hazelwood e que, seria perfeito se não tivesse tanto hot. CONTANDO A ...