Mostrando postagens com marcador Universo It. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Universo It. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 16 de dezembro de 2025

[Review/crítica pessoal] It Welcome to Derry (episódios 7 e 8 final com SPOILERS) Divagando Sempre

 

Welcome Divosos do terror. Chegamos ao final dessa série incrível.  






A HISTÓRIA 

Os mistérios de Derry começam a ser revelados. O General está perto de realizar seu objetivo e as crianças passam por uma tragédia traumatizante. O mal de Derry vem somente instigado por It, ou é a natureza humana que tende a ser maligna? 


Episódio 7

O Black Spot 

Ronnie finalmente encontra o pai que está escondido no Black Spot. Porém, com uma denúncia anônima, uns homens mascarados invadem o local exigindo que entreguem Grogan. Porém, os planos dos homens são bem mais malignos quando trancam todos no local, além de Grogan, soldados e civis, entre eles mulheres e crianças e incendeiam o local, causando a maior tragédia. Por outro lado, It satisfeito com tantas mortes, finalmente volta a dormir. Mas, como Hallorann havia encontrado o artefato para o General, este o usa com outro propósito que pode culminar em mais tragédias para Derry.


Episódio 8

Brasas no inverno

Todas as crianças da escola desaparecem, incluindo Will, fazendo com que Lilly, Ronnie e Marge vão atrás dele. Lilly de posse da adaga especial de Rose, começa a sentir os efeitos negativos e as meninas passam a brigar para ficar com ela. Hanlon convence Hallorann a ajudá-lo a encontrar Will e pedem ajuda de Rose e Taniel, que sabem como podem prender It novamente na jaula. Mas, o General Shaw vai tentar impedí-los, nem que para isso precise atirar em todos eles. Porém, It, tem seus próprios planos e faz uma revelação bombástica para Marge.














Ano de lançamento 2025

Temporada 1 episódios 7 e 8



Trailer 







Minhas divagações 

Com certeza os últimos episódios foram bombásticos. Infelizmente não tem como falar sobre sem dar spoilers, então esteja avisado que daqui para frente tem SPOILERS 

No episódio 7, já temos a maior tragédia da história de Derry quando o Black Spot é incendiado. E tudo isso pelo grupo racista que queria pegar o Grogan. Infelizmente isso causou a morte de um personagem muito querido, Rich. Sua declaração para Marge e o modo como a salvou, é de arrancar lágrimas de qualquer marmanjo. Isso foi totalmente inesperado. Mortes? Tudo bem. Mas no grupo das crianças? Isso foi inovador. Nos filmes, o grupo só perde os amigos já na fase adulta. 

Mas, nada supera as revelações no final do episódio 8. Eu vinha falando que havia entendido que a série mostraria os acontecimentos antes do filme, mas não parecia que caminharia para esse lado, mas no final, acabou sendo isso mesmo, ainda mais com It tentando matar Marge e lhe contando que no futuro, ela teria um filho que com seus amigos, o mataria. E que, para ele passado, presente e futuro são a mesma coisa. E o mais sinistro, a morte para ele é um novo renascimento. Por isso, quando o Clube dos Otários acabaram com ele quando criança, ele ainda voltou 27 anos depois. E mesmo acabando com ele já adultos, aparentemente It conseguiu voltar no tempo e seu plano é matar os pais do Clube dos Otários para que eles não nasçam e no futuro o mate. Genial. Abre portas para mais histórias macabras com ele. 

O que podemos esperar então sobre a segunda temporada? Ele encontrou a mãe de um dos Perdedores, na próxima ele encontrará quem? No final Beverly aparece, embora mostrasse sua mãe, seu rosto não foi revelado. Por estar em Juniper Hill, poderia até ser Lilly que mudou de nome para se casar e seu marido não conhecer seu passado, mas que no final acabasse em Juniper novamente. Seria um arco interessante para conhecer a mãe de Bev e faria mais sentido o motivo dela estar em Juniper. Já temos a família de Mike Hanlon e conhecemos a mãe de Rich Tozier. Foi mencionado alguém da família Uris mas não lembro quem era. Mas acho que trabalhar agora na mãe de Bev e introduzir a família de outros seria interessante.

E claro, para todo e qualquer leitor de Stephen King, vai saber para onde o Hallorann disse que ia trabalhar depois dali. O interessante dele ter estado na série, foi também para aprender mais sobre seus poderes e no fim, entender que pode ajudar as pessoas, quando ele disse para os pais de Rich que ele estava ao lado deles. Pois em O Iluminado, vemos o carinho que ele sentiu por Danny, principalmente sabendo que o menino é Iluminado como ele. Foi uma boa introdução para Hallorann e para nós podermos imaginar de onde ele veio e o que fez antes de conhecer os Torrence. E também tivemos o misterioso nevoeiro que encobriu a cidade. Alguém mais associou com o conto e filme chamado O nevoeiro do Stephen King?  

Li alguns poucos comentários que acharam a série desnecessária e que foi mais para fins lucrativos. Meus amigos, para quem conhece os livros do mestre King e viu os filmes de It, com certeza concorda que a série superou qualquer expectativa que tivéssemos em relação a ela. Tanto nos cenários, figurinos, atuação, roteiro... Bill Skarsgård excelente mais uma vez tocando o terror em adultos e crianças. Acho que não temos do que reclamar. 

Infelizmente acho que a única pessoa que odiou a Ronnie fui eu. Não vi ninguém reclamando dela. Vi alguns dizendo que a Lily poderia ter morrido. Bom, como eu disse, o Rich era o personagem mais carismático, tanto que fizeram ele voltar mesmo que brevemente para ajudar os amigos a destruir It. Quem não se arrepiou com essa cena? Embora Lily, como eu disse no post anterior, parecesse sempre querer provar que não é louca e ficar sempre com cara de assustada, ainda prefiro ela do que Ronnie, que só depois que seu pai estava protegido, que ela se importou com a única outra criança que não fosse ela própria, ou seja, o Will. Ele, a gente já se apega, principalmente sabendo como Mike Hanlon é, então vemos de onde vem sua determinação de ficar em Derry. E, a morte mais satisfatória que acredito que a maioria concorda, foi do General Shaw. De início, pensei que seus planos fossem outros. Mas quando vi suas intenções, não tem como perdoar. Taniel não merecia morrer e quando It apareceu na frente do General, já estava torcendo para ele matá-lo. Pelo menos uma das mortes foi satisfatória. Convenhamos, o General mereceu né minha gente.

Já fui a loucura quando vi o pôster de Richie Tozer, mas Beverly aparecendo? Finalmente mostrando as ligações com os filmes, minha gente, nada mais satisfatório do que isso. Nunca imaginei que fariam uma obra-prima de uma adaptação de King. Melhor série da minha vida. Embora eu já esteja tão acostumada com It, que de assustador já não tem mais nada. Agora, como diz Lilo da animação Lilo e Stitch, seu nível de maldade está muito alto para alguém do seu tamanho. Mas agora ficou uma questão. Marge descobriu por It que terá um filho chamado Rich. Logo pensei que seria em homenagem ao Rich que morreu a salvando. Mas, e agora? Ela nomeou o filho em homenagem ao Rich ou porque sabia pelo It que teria um filho chamado Rich? Se ela mudasse o nome mudaria o destino do filho? É de explodir a mente. 

No mais, apesar de agora ficarmos esperando pela próxima temporada e especulando o resto da história, super recomendo essa série. 


Nota pessoal 10/10


sexta-feira, 12 de dezembro de 2025

[Review/crítica pessoal] It Welcome to Derry (episódios 5 e 6) - Divagando Sempre

 

Olá Divosos do terror. It está a todo vapor e os episódios 5 e 6 estão com tudo. Tanto as crianças quanto o exército se aproximam de It, mas a questão é: eles estão com sorte ou é o que o It quer? Também teremos mais explicações sobre a origem se It.






A HISTÓRIA 

Os segredos de Derry começam a se revelar. Tanto as crianças quanto os militares chegam perto de It, embora por motivos diferentes. E a tragédia iminente não tem como ser evitada. 


Episódio 5

Rua Neilbolt, 29

Depois que Hallorann entrou na cabeça de Taniel e descobriu onde os pilares estão enterrados, o General manda uma expedição de soldados até a casa da rua Neilbolt. Embaixo dela fica os esgotos de Derry, onde as crianças também entram nele, mas por outro caminho. Taniel que liderava a busca com um artefato que Rosie mantinha em segredo tenta fugir mas é baleado e perde o artefato. Os soldados acabam se dividindo e Hallorann tem sua própria experiência assustadora com It. Enquanto que as crianças descobrem o que realmente aconteceu com os amigos no cinema e Lily encontra o artefato perdido por Taniel. Ela e Hallorann são os últimos a saírem dos esgotos, mas em tempos diferentes. 


Episódio 6

Em nome do pai

Hallorann não é mais o mesmo depois de sair dos esgotos, sua visão do sobrenatural foi aberta por It e ele não consegue calar as vozes em sua cabeça. Em sua base, o Black Spot, um fugitivo está escondido ali e Hanlon e Will estão se afastando, quando seu pai o encontrou nos esgotos e quase o matou. Charlotte por sua vez, não concorda com o modo agressivo que seu marido tem tratado o filho e garante a ele que a família é mais importante do que o trabalho. Marge, após ser ferida por It, passou a acreditar em Lily e agora faz parte do grupinho, criando laços com Rich. Ronnie só se importa com o pai, tudo o que ela faz é somente em benefício próprio e se tiver relação com o pai. Ingrid, a confidente de Lily, tem seus próprios segredos e sua história é contada. 











Ano de lançamento 2025

Temporada 1 episódios 5 e 6



Trailer 






Minhas divagações 

Minha memória ficou embaralhada, pois assisti os episódios 5, 6 e 7 seguidos, então pode ser que eu tenha confundido ou adiantado algumas partes. Embora até o episódio 4 eu tenha falado sobre o maior envolvimento dos adultos, o lado bom é ter a história de Pennywise contada sobre sua origem. No livro, pelo que me lembre, Pennywise era um palhaço de circo, mas como ele realmente virou esse monstro devorador de crianças, era um mistério para mim. Na série, finalmente entendi como ele surgiu. É fato que It se transforma em coisas que vem do seu medo, mas a forma que ele aparentemente mais gosta de usar, è o palhaço Pennywise. Ele nem precisaria mudar de forma comigo, pois morro de medo de palhaços. 

Enfim, cada vez mais o desenrolar tem ficado mais e mais tenso. E diferente do livro, as crianças não começam e terminam juntas. Para início de conversa, confesso que tinha esperanças sobre as crianças do cinema, mas passado tanto tempo, não tinha como elas aparecerem vivas. Na minha cabeça, o caso do cinema era uma alucinação da Lily, infelizmente, não foi o caso. Principalmente pelas consequências, como o pai da Ronnie sendo acusado pelo desaparecimento das crianças. Ronnie, ah Ronnie, tinha tanto potencial para brilhar na série, mas sua personagem se tornou insuportável para mim. Tudo girava ao redor dela e seu pai. Tudo o que ela fez foi apenas em busca de inocentar seu pai. Nunca pensou nas crianças que sumiram do cinema, ela só se importava com o pai. Acabou ficando muito chata. Principalmente porque qualquer coisa que dava errado, ela culpava a Lily. Muito chata. 

Will, coitado, além de ter sido arrastado para Derry por causa do trabalho do pai, quando faz amigos, seu pai apenas o proíbe de sair de casa achando que assim o estaria protegendo, quando na verdade, suas atitudes acabam afastando sua esposa e filho. Charlotte no início a achei estranha, mas é uma mulher forte e guerreira, lutando contra o racismo ainda mais em uma cidade como Derry. Infelizmente Will sente uma quedinha por Ronnie.

Rich é o personagem mais carismático que foi me conquistando aos poucos. Embora tenha um jeito de moleque sapeca, quando precisa ele sabe ser bem maduro. No episódio 7 falarei mais sobre ele. E Marge, minha nossa, essa personagem brilhou para mim. Inicialmente eu a odiava, mas depois da experiência traumatizante e acreditando finalmente em Lily, ela mudou da água para o vinho. Ela e Rich se tornaram meus personagens preferidos. A Lily, não chega a ser tão chata quanto a Ronnie, mas sua cara de coitadinha o tempo todo, chega a ser cansativo. Sua mudança depois que encontrou o artefato, minha nossa, foi difícil de engolir. Ficou meio confuso pelo fato de, se esse artefato espanta o It, por que a afetou de modo agressivo? O poder subiu a sua cabeça? É tudo meio confuso por ter informações demais e por uma menção dos livros, terem trabalhado tão extensivamente criando esse novo universo sobre It. 

Mas como eu disse antes, It pode ser uma entidade maligna, mas o ser humano consegue ser pior. As intenções do General claramente tem propósitos egoístas e que com certeza culminará em uma tragédia gigantesca. Ele, mais do que qualquer um ali, que presenciou o mal quando criança, deveria saber que o que pretende fazer, será o fim de Derry. 

Minha única insatisfação, seria com as crianças da série. Will ainda pensa nos amigos, Rich também, mas Ronnie só pensa em salvar o pai e Lily em provar que não está louca. Falta nesse grupo as personalidades marcantes do Clube dos Otários do filme. Falta um líder com Bill Denbrough. E falando neles, o episódio sobre a casa da rua Neilbolt me lembrou muito o filme, quando o grupo foi para lá. Por mais que a série tenha cenas extremamente fortes quanto as mortes, o filme me deixou muito mais impressionado por ser as crianças a tentarem parar It. 

No mais, é aguardar o final dessa temporada. Que com certeza será chocante. 


Nota pessoal 10/10

segunda-feira, 8 de dezembro de 2025

[Review/crítica pessoal] It: Bem-vindo à Derry (episódios 3 e 4) - Divagando Sempre

 

Olá Divosos do terror. A maratona de Halloween acabou mas a série tão temida ainda não. Seguindo com os episódios 3 e 4, conhecemos um pouco mais sobre os poderes de Hallorann e a história sombria que envolve Pennywise. 






A HISTÓRIA 

Derry, cada vez mais sombria. Quem sai da cidade, eventualmente esquece tudo sobre ela, foi assim que aconteceu com Francis, um garoto de 12 anos que morava com seu pai e conheceu um circo sinistro, mas também fez uma amiga. Vivenciou horrores na floresta mas acabou se mudando com o pai e esquecendo Derry. Mas, agora como General do exército, a frente de uma operação secreta, ele foi capaz de lembrar de Rose...


Episódio 3 

Agora você o vê 

Lily sai de Juniper Hill e tenta se acertar com Ronnie, pois se sente culpada pela prisão de seu pai. No entanto, elas precisam de provas do que viram no cinema para Lily não voltar para Juniper Hill. Elas então pedem a ajuda de Will, que pode saber como revelar fotos. O plano é tentar fotografar a coisa que pegou os amigos no cinema. Rich, que é amigo de Will, diz que sabe um ritual para chamar espíritos e eles tentam fazer isso, mas inicialmente acaba sendo um fracasso, até que são atacados. Enquanto isso, o General Shaw recruta Leroy e Pauly para seguirem com a missão e levar Dick Hallorann em busca de um novo local de escavação mas procurando no ar. Enquanto pilotam, Dick tenta visualizar o local entrando em transe e traumatizando os pilotos. 


Episódio 4

O grande aparato giratório do funcionamento do nosso planeta

Mesmo com as fotos, óbvio que o chefe de polícia não acredita nas crianças. Charlotte encontra as fotos nas coisas de Will e ele conta a verdade para ela. A seu modo, ela tenta ajudar Hank e descobre onde ele estava na hora do desaparecimento das crianças no cinema e isso de qualquer forma não é favorável para ele. Marge tenta emboscar Lily a mando das meninas e acaba vendo coisas e Lily mais uma vez é pega no meio de alucinações. General Shaw prende Taniel e Dick entra em sua mente descobrindo coisas do passado.











Ano de lançamento 2025

Temporada 1 episódios 3 e 4

Elenco e detalhes dos primeiros episódios veja aqui.



Trailer 






Minhas divagações 

O diferencial da série, como disse nos dois primeiros episódios, é os adultos mais envolvidos na história. No filme mais atual de It, as crianças resolviam as coisas sozinhas pois sabiam que os adultos não poderiam ajudar porque não viam as coisas como elas. Lily foi muito ingênua em procurar a polícia na sua ânsia de ajudar o pai da Ronnie. Talvez, a única que possa fazer isso, seja a mãe de Will. Em contrapartida, seu pai está envolvido em um trabalho que talvez possa explicar o que acontece em Derry, mas sem saber o quão perigoso realmente é. 

O que ainda me encanta é a fotografia da série, muito bem ambientada na década de 60. E apesar da Lily parecer muito responsável, mais uma vez a achei ingênua por acreditar na Marge e que teria uns garotos interessado nela se antes a achavam estranha. Agora fiquei curiosa para saber o que farão com Lily depois do que presenciaram na escola. A parte em que ela e os outros tentaram tirar as fotos do que quer que esperassem encontrar, foi algo bem desesperador vindo de um menino, Rich, que estava muito tranquilo sobre o assunto. Estava na cara que ele não sabia o que estava fazendo. Porém, não importa o que fizessem, a coisa apareceria de qualquer forma. 

O fato interessante é sabermos mais sobre a origem da coisa, contada em forma de lenda através do povo da Rose e do Taniel. Também notei que na série o horror está bem mais pronunciado do que no filme. As mortes são bem mais horríveis assim como os delírios da Lily, tem um toque bem mais traumatizante. O poder de Dick é surreal e queria saber onde ele acaba se encaixando no Iluminado depois disso. Na verdade não me lembro de sua história, mas foi interessante misturar esse personagem com It. Embora eu acredite que de alguma forma sem ele, acabariam descobrindo a história que Taniel guardava em segredo. Mas Dick Hallorann dá um toque mais sinistro nesse seguimento. 

A série trata sobre o medo das crianças e a busca dos adultos, em específico do General sobre o sobrenatural. Talvez pela experiencia que teve no passado, o deixou determinado a descobrir meios de lutar contra o que passou na juventude. Embora, a questão seja, se a coisa estava presa através do círculo que o povo de Rose fez, com uma arma específica, quem quebrou esse círculo permitindo a libertação da criatura? E onde tudo isso se encaixa no final do filme It? Ou, o filme é um caso a parte e não tem relação com a série?  Pois até então, eu acreditava que a série contaria os anos da aparição de It antes dos acontecimentos do filme, jamais me passou pela cabeça que talvez a série poderia até contar com os casos anteriores, mas que nada tivesse a ver com o filme. Faria sentido então a história começar nos anos 60 sendo que o filme também é dessa época.  Pensando assim de forma isolada, faz mais sentido do que ficar esperando encontrar relação aos meninos do filme. Embora temos a família do Mike Hanlon, do Bowers e do Uris. Mas sei lá, sou eu divagando no contexto. 

No mais, apesar de já ter acontecido coisas bem assustadoras com Lily, acho que ela deveria estar mais preparada com o que ainda pode acontecer. Confesso que meu grupo preferido de crianças ainda é o grupo dos Perdedores do filme. E ainda sigo curiosa para saber o desfecho do desaparecimento das crianças no cinema. Depois de tanto tempo, duvido estarem vivas e por mais que adultos estejam mais envolvidos na série, cadê as familias dessas crianças? Não encontraram nenhum corpo, decidiram que houve assassinato e culparam o dono do cinema e o prenderam. Acabou as investigações aí. Se bem que estou pedindo demais por uma história de terror né, não é um suspense policial. E não dá para esquecer que Derry ignora certos casos de desaparecimentos. 

No mais, é aguardar o desfecho dessa história. 


Nota pessoal 10/10

sábado, 22 de novembro de 2025

[Review/crítica pessoal] It Uma obra-prima do medo - Divagando Sempre

 

Olá Divosos do terror. Hoje encerro a maratona de Halloween de 2025. Super atrasado mas consegui ver meus filmes que espero o ano todo para ver. Embora ainda tenha ficado muitos títulos para trás, como sempre. Mas termino com essa obra-prima do terror. 






A HISTÓRIA 

Após o desaparecimento de uma criança em Derry, Mike Hanlon ao sair do local, encontra um cartaz com a foto de George Denbrough, um garotinho assassinado quase 30 anos atrás. Ele então tem a triste missão de ligar para os outros seis amigos, que no passado, fizeram a promessa de retornarem caso Ele voltasse. E assim, Mike entra em contato com cada um, que durante todos esses anos, haviam se esquecido de Derry e o que enfrentaram lá quando criança, mas ao ouvirem Mike, suas lembranças vão retornando. 

Enquanto cada um retorna a Derry, suas lembranças dos amigos e do palhaço também retorna. Mas, apenas um deles não consegue enfrentar a coisa novamente e se mata. Enquanto os seis se reúnem e conversam sobre vida atual, sobre suas memórias e sobre o que vão fazer agora, o palhaço traça seu caminho maligno, criando discórdia no grupo em nome do medo. Porém, pelo George do passado e pelas crianças recém desaparecidas além de um deles que morreu e outro que ficou ferido, os cinco restante voltam ao esgoto para enfrentar o palhaço pela última vez. 
















Ano de lançamento 1990

Duração 3h 12m

Direção Tommy Lee Wallace

Elenco Tim Curry (Pennywise)

As crianças Jonathan Brandis, Brandon Crane, Adam Faraizl, Seth Green, Ben Heller, Emily Perkins, Marlon Taylor

Os adultos Richard Thomas, John Ritter, Dennis Christopher, Harry Anderson, Richard Masur, Annette O'Toole, Tim Reid



Trailer 





Minhas divagações 

Essa versão de It, eu assisti anos atrás e talvez daí tenha surgido meu medo de palhaços. Até então, eu achava a versão mais recente, apesar das mudanças, a melhor adaptação de algum livro de Stephen King perfeita. Mas, revendo esse antigo, ele me parece mais fiel ao livro, por seguir a cronologia do mesmo. A versão mais atual, foi dividida em duas partes, sendo a primeira a parte infantil e a segunda a fase adulta. No livro, as histórias são intercaladas entre passado e presente e segue sendo assim no filme. De qualquer forma, as duas versões são maravilhosas. Infelizmente não encontrei no áudio original, então estou assistindo dublado em português. 

Nem me lembrava que Bill criança era interpretado por Jonathan Brandis. Na adolescência ele era meu crush e muito triste saber que um ator com tanto potencial, tenha partido tão cedo. Tim Curry me lembro dele do filme Esqueceram de mim. Não nego que por ser antigo, alguns personagens do filme atual para mim foram melhores, na verdade acho que todos eles da fase infantil foram excelentes. Cada um extraiu muito bem os personagens descritos no livro, embora nesse filme antigo, eu tenha achado o Bill criança com uma interpretação maravilhosa. Porém, acho que a Bev do mais atual fez mais juz à sua personagem julgada na escola. 

Embora o livro tenha mais de mil páginas, acho que a versão mais atual conseguiu trabalhar mais os personagens principais e até os secundários por ter sido dividido em duas partes. Como no filme original foram 3 horas de filme e apesar de ter conseguido se manter fiel ao livro, deixaram algumas partes um pouco corridas. O início de Bill quando perde George, é visível que seus pais não se importam muito com Bill vivendo um luto pelo filho perdido. Mostra bem mais os problemas que Bev tem com seu pai controlador e talvez abusivo? Não lembro se isso era sugestionavel ou se ele realmente era assim. Ben teve seu primeiro contato com Bev muito mais emocionante no atual, que vou chamar de remake para entendermos melhor. E pelo que me lembre, era ele quem se interessou em pesquisar sobre Derry e ficava na biblioteca da escola. Assim, um dia distraído acabou saindo desprevenido e sendo perseguido por Henry Bowers e sua gangue. Assim como aconteceu com Mike, que foi perseguido pelos garotos e acabou sendo salvo por Bill e seus amigos, convidando Mike a participar do grupo que vieram a chamar de Clube dos Perdedores ou dependendo da tradução, Clube dos Otários. Mas como eu disse, com dois filmes com mais de duas horas cada, com certeza dava para trabalhar melhor nessas partes, por isso o remake para mim segue sendo a melhor adaptação de um livro de King até agora. 

Porém, considerando a época, anos 90, acho que o It original foi bem feito e assustador, pois sempre me lembrava dele com certo horror, pois quando vi a primeira vez, apesar de já estar amando o gênero filmes de terror, achei esse palhaço macabro demais. Enfim, mesmo sendo antigo, acho que seria um crime fazer comparações entre original e remake, pois os dois, a sua maneira, captaram a essência do terror que é It. Embora no original, a promessa do retorno foi selada de modo bem mais sadio e inocente do que no livro, que foi muito polêmico e fico feliz que em nenhuma das duas versões tenha sido mostrada. Já fazendo o corte na mão foi desconfortável, imagina o que fizeram no livro. 

Mas, em se tratando de Stephen King, nada mais me surpreende vindo dele. No final acaba restando cinco deles, mas o que morre, no remake se sacrifica pelo grupo, não lembro no livro como realmente aconteceu, pois estou relendo ele mas ainda estou no começo, mas no remake quem morreu foi diferente. Mas de resto seguiu parecido. Sempre torci por Bev e Bill, mas... enfim, o modo como enfrentam a criatura, não dá para comparar, pois obviamente com a tecnologia avançando, o remake teria efeitos melhores, e não nego que nesse quesito realmente impressiona mais, mas o antigo tem um lugar especial no meu coração pelo Jonathan Brandis. 

Mas enfim, recomendo qualquer coisa sobre It pois vai ser sempre uma experiência sobrenatural traumatizante. Digno de Stephen King. Vale muito a pena. 


Nota pessoal 10/10

segunda-feira, 3 de novembro de 2025

[Review/crítica pessoal] It: Bem-vindos a Derry (Episódios 1 e 2) - Divagando Sempre

 

Olá Divosos do terror. Halloween já passou mas minha maratona continua. Hoje trago essa série do universo de It, do palhaço mais mortal, Pennywise. Como ainda está em lançamento com um episódio semanal, vou trazer dois por vez. 







A HISTÓRIA 

Em 1962, um casal se muda para Derry no Maine com seu filho. Coincidentemente, um menino desaparece e coisas estranhas começam a acontecer na cidade. 


Episódio 1

Matty tenta fugir de Derry pedindo carona na estrada quando uma família o acolhe. Porém, a viagem se torna cada vez mais bizarra especialmente quando a mulher dá a luz um bebê mutante que ataca Matty e ele não é mais visto. Lilly se sente culpada pelo desaparecimento de Matty e passa a ouvir uma música cantada por Matty e procura seus amigos Teddy e Phil, mas nenhum deles acreditam nela, até que Teddy começa a ter estranhas visões. Quando descobrem que Matty foi visto pela última vez no cinema, eles procuram Ronnie, que também ouviu a canção de Matty. Ela abre o cinema para o grupo e coloca o filme da canção de Matty, todos desaparecem exceto Lilly e Ronnie.


Episódio 2

A polícia investiga Hank e todos suspeitam dele pelo desaparecimento das crianças. Embora Lilly tenha afirmado que não viu Hank no cinema, Clint Bowers chantageia a menina e Hank é preso. Ronnie confronta Lilly e esta, acaba tendo visões perturbadoras no mercado e sua mãe a deixa em Juniper Hill, um hospital psiquiátrico. A família Hanlon tem problemas de adaptação e sofre racismo da cidade. O General Shaw então, diz a Hanlon que tudo o que ele passou até agora foi um teste, pois ele precisa de alguém como ele para recuperar uma arma que inspira medo em todos, o levando até o local onde a arma poderia estar. 











Ano de lançamento 2025

Temporada 1

Elenco Taylour Paige (Charlotte), Jovan Adepo (Leroy), James Remar (General Shaw), Stephen Rider (Hank Grogan), Matilda Lawler (Marge), Amanda Christine (Veronica), Clara Stack (Lilly), Blake Cameron James (Will Hanlon), Arian S. Cartaya (Rich), Miles Ekhardt (Matty),  Mikkal Karim-Fidler (Teddy Uris), Jack Molloy Legault (Phil), Matilda Legaut (Susie), Chris Chalk (Dick Hallorann),  Peter Outerbridge (Clint Bowers), Bill Skarsgård (Pennywise)



Trailer 





Minhas divagações 

A série conta as aparições de Pennywise antes dos eventos do Clube dos Perdedores, onde Bill perdeu seu irmão George em um dia de chuva.  Baseado no livro de Stephen King, a série vai contar sobre os desaparecimentos e aparições estranhas do palhaço, que inclusive alguns fatos são mencionados no livro/filme, como a família de Mike presenciou alguns desses fatos terríveis. Lembrando que Mike foi o único do grupo que ficou na cidade, após enfrentarem Pennywise. 

Os dois primeiros episódios nos apresentam alguns personagens centrais, como a família Hanlon e Lilly. O primeiro episódio já mostra o desaparecimento de Matty. Que diga-se de passagem, achei bem sinistro. Embora seu motivo para sair de Derry me foi um pouco confuso. Ele queria ir embora porque sentia que algo ruim habitava a cidade ou só porque foi rejeitado pela Lilly? A cena do cinema eu tinha achado espetacular. Mas li alguém criticando dizendo que nunca viu nada tão tosco quanto essa cena. Eu particularmente gostei de tudo. Claro que, não curto muito ver séries por parte, ou seja, ficar esperando o próximo episódio semanalmente. Mas fora isso e embora o tão esperado Pennywise ainda não tenha aparecido, acho que está satisfatoriamente bom. 

A fotografia dos anos 60, como ambiente e figurino estão esplêndidos. Como eu já vi muito terror, posso dizer que não esteja tão assustador e óbvio que apesar de Matty ter desaparecido daquela forma, nada supera o encontro de George com Pennywise. Embora George tenha sido morto misteriosamente, não parecia ter muitos adultos envolvidos no desaparecimento de crianças. Já na série, o foco maior parece ser na vida adulta de alguns personagens. Embora algumas crianças tenham desaparecido, tem gente realmente que se importa e investiga o ocorrido. Embora Derry aparentemente pareça ser um péssimo lugar para se morar, não só pelo mal sobrenatural que paira no local, mas pelas pessoas em si mesmo. Bullying e racismo tem de sobra nos moradores dessa cidade. 

Lilly pode ser estranha, mas aquela Marge é ainda mais esquisita do que ela. Eu pensei que a história seguiria com Lilly e os meninos do cinema tentando descobrir o que houve com Matty, como no filme, que juntou Bill e seus amigos para descobrir o que houve com George. Mas os meninos realmente foram mortos? Que eles seguem desaparecidos isso é fato. Mas a participação deles foi só isso? Eles seriam o George da história?  Por causa deles outro grupinho se formará e encontrará Pennywise? Sinceramente não sei o que esperar dessa série. Mas o pouco que vi já achei incrivel. E Dick Hallorann que fiquei tentando descobrir onde tinha visto esse personagem. Gente, é do Iluminado. Será que vai ter mistura de outros universos de King na série? 

E o que será que o exército procura? Confesso que apesar de ter lido duas vezes o livro e visto mais de duas vezes o primeiro filme, não me recordo muita coisa fora daquele momento presente dos garotos enfrentando Pennywise. Quando Ben pesquisa sobre os fatos históricos da cidade, deve ter sido mencionado tudo o que passará na série, mas me lembro vagamente sobre um incêndio em algum lugar, que provavelmente teve a ver com Mike ou algo parecido. Pela série já pudemos ver que Hanlon, Uris e Bowers são familias antigas na cidade. O negócio é aguardar os próximos episódios. Mas esses dois primeiros foram interessantes.

Como é uma série, tem mais possibilidades de trabalhar com calma os personagens, os fatos e certos acontecimentos apenas mencionados no livro. Como é uma parte que King não detalhou, esperamos que se mantenham fiéis ao que King escreveria e claro, extremamente assustador. Sabemos que Pennywise é um ser que veio do espaço. Como ele hiberna a cada 27 anos depois de suas matanças, esperamos que mais histórias e esclarecimentos sobre ele. Por que a forma de um palhaço? Por que retorna a cada 27 anos? Por que ataca apenas Derry? E Lilly? Quem ela seria ou quem seria sua família que representaria no futuro? Ou é só uma personagem aleatória? Aguardando mais dessa história. Por enquanto, está bem interessante.  


Nota pessoal 10/10

domingo, 2 de outubro de 2022

It a coisa capítulo 2 - Divagando Sempre

 Maratona de Halloween 🎃

Outubro dia 2



Ano de lançamento 2019

Duração 2h 49m

Direção Andy Muschietti

Elenco principal: James McAvov, Jessica Chastain, Bill Skarsgard,  Bill Hader,  James Hansone, Jay Ryan, Isaiah Mustafa,  Andy Bean 


Sinopse

Vinte e sete anos depois dos eventos que chocaram os adolescentes que faziam parte do Clube dos Perdedores, os amigos realizam uma reunião. No entanto, o reencontro se torna uma verdadeira e sangrenta batalha quando Pennywise, o palhaço, retorna.


Trailer 









Minha análise e impressões pessoais 

Voltando com tudo nessa maratona do terror e com a volta de It. 

27 anos após o clube dos Perdedores terem derrotado o palhaço, eles fizeram um juramento de que se ele voltasse, eles voltariam também. Todos cresceram e saíram de Derry e acabaram esquecendo de sua infância, exceto Mike que ficou. 

Quando mortes começam a acontecer, Mike liga para todos avisando que está na hora de voltar. Todos têm seus problemas particulares e haviam esquecido até de Mike, mas ao se lembrarem, um deles não suporta a pressão e o medo de passar por tudo outra vez e jamais volta a rever os amigos...

O início de It foi com a morte de George, mas como sempre digo, King sabe mexer com sentimentos humanos, no capítulo 2, Derry prova como é uma cidade pequena e ignorante dos acontecimentos, um deles é o preconceito contra um  casal gay e sua violência desperta It que atrai o clube dos Perdedores para Derry novamente. 

Bowers para mim tinha morrido hahaha não acreditei que ele envelheceu e ainda encontrou o amigo, que bem, estava mais para aparição fantasmagórica horripilante... enfim, no fim das contas, alguns deles não alcançaram a felicidade plena na vida adulta. Eddie casou com uma mulher chata igual a mãe dele, Bill se tornou escritor mas vive um casamento vazio com uma atriz e Bev se casou com um homem violento. Quem quer crescer e ter uma vida assim não é mesmo? Sempre me senti triste pelo Bill e Bev não terem ficado juntos quando cresceram. 

A reunião deles foi despretensiosa pois ainda não lembravam de It, mas quando Mike lhes conta tudo e pede para se lembrarem, eles não querem. E quando descobrem sobre Stanley, eles preferem fugir.  

Mas Mike sabe como acabar com It e mostra para Bill, para que convença os outros a ajudarem. O melhor de tudo são as lembranças de quando eram crianças e achei perfeito como os atores adultos incorporaram seus personagens crianças. Eddie e Ritchie não mudaram nada hahaha Bill e Ben continuam meus preferidos até adultos também. 

A luta contra It segue sangrenta e cada um precisa desenterrar memórias traumáticas para enterrá-las para sempre. Para variar o final foi triste e chorei feito um bebê novamente. Apesar de insuportável, Richie tinha seus motivos. 

Talvez eu leia o livro novamente, afinal, sinto que teve algumas mudanças... pelo que me lembre, a mulher de Bill aparecia em Derry assim como o marido de Bev. No filme, depois que voltaram não foi mais mencionado nenhum dos dois. Obviamente que se fosse colocar em cena todos os detalhes do livro, teria que ser uma série. Mas, apesar de tudo, é minha história preferida e depois de ver o primeiro 3x e o segundo 2x, não sinto tanto medo quanto antes hahaha 

Detalhe super maneiro foi a participação de Stephen King. O que me fez lembrar que no livro a bicicleta de Bill era constantemente mencionada. Enfim, o clube dos Perdedores ou Otários, é o melhor grupo de amigos que conheço. Já estou com saudades de todos. 

Mas só para constar, alerta de spoiler eu queria que Bev e Bill tivessem terminado juntos. Por mais que eu ame o Ben e que na fase adulta ele voltou um pão, eu ainda assim achei que Bill e Bev tiveram muita química quando crianças e desejei que quando adultos ficassem juntos hahaha mas isso não interferiu no meu julgamento final. Algumas coisas não são para serem até mesmo nos filmes. 

Minha nota de satisfação pessoal 10/10

sábado, 1 de outubro de 2022

IT A Coisa - Divagando Sempre

 Maratona de Halloween 🎃

Outubro dia 1



( Ano de lançamento 2017 )

Duração 2h 15m

Diretor Andy Muschietti

Baseado no livro de Stephen King 

Elenco principal: Bill Skarsgard, Jaeden Martell ,  Finn Wolfhard, Sophia Lillis,   Jack Dylan Grazer,  Jeremy Rav Tavlor, Wyatt Oleff, Chosen Jacobs, Jackson Robert Scott


Sinopse 

Um grupo de crianças se une para investigar o misterioso desaparecimento de vários jovens em sua cidade. Eles descobrem que o culpado é Pennywise, um palhaço cruel que se alimenta de seus medos e cuja violência teve origem há vários séculos.


Trailer 




















Minha análise e impressões pessoais 

Para o melhor mês do ano, do Halloween, nada como iniciar minha maratona do terror com ele: It. Filme baseado na obra literária de Stephen King, que diga-se de passagem, é o meu maior pesadelo. Por que? Apenas porque eu ODEIO palhaços e transformá-los em monstros, só piora a situação hahaha e também iniciando com a melhor obra de terror de King, para mim claro. It é meu xodó tanto em livro como em filme. Mas chega de enrolação, vamos lá.

A primeira vez que vi It foi no cinema. Eu estava morrendo de ansiedade e depois de medo hahaha já tinha lido o livro, então sabia um pouco o que esperar, só não contava os sustos... 

Tudo começa em um dia de chuva na casa dos Denbrough. Bill está doente então não quer sair na chuva para brincar com seu irmão mais novo George. Para acalmar o pequeno, lhe faz um barquinho de papel para ele levar na chuva e ver até onde vai. Mas George perde o barquinho em um bueiro e fica com medo do irmão ficar bravo e tenta pegá-lo, aí vê It, o palhaço. Tenho certeza que Bill não se importaria de fazer outro barquinho e todos viveriam felizes para sempre hahaha 

O maior clichê dos filmes de terror com certeza sempre será a casa as escuras. Pode estar fazendo o maior sol, as janelas abertas, mas dentro da casa sempre vai estar escuro hahaha no caso de It,  como está chovendo, obviamente a casa fica as escuras. O mais sinistro é a mãe dos meninos tocando piano hahaha quando George vai ao porão, até eu senti medo junto com ele. Porão, sótão, são lugares sempre assustadores...

Nessas histórias de terror, ou geralmente quando o casal perde um filho, o que está vivo na maioria das vezes acaba sendo negligenciado ou sendo culpado da perda do outro filho. É a terceira vez que vejo esse filme e dessa vez, todo o carinho que George sentia por Bill pesou muito mais. E como os pais de Bill o tratavam depois da morte do irmão foi de partir corações. 

Beverly, Mike, Ben,  sofriam vários tipos de preconceitos. Eles se uniram ao grupo de Bill tecnicamente por causa do grupo perverso de Henry Bowers. Bill e Ben são meus personagens preferidos, tecnicamente são totalmente o oposto do outro, mas tem em comum a paixão pela Bev...

Transformar as palavras de King em imagens foi um trabalho espetacular. Só de ler o livro eu sentia o ar parado, um medo indescritível e vendo tudo isso é outro nível. King não mexe só com medo sobrenatural, ele mexe com o psicológico também. Em It temos vários abusos sendo questionados ao mesmo tempo, além do horror que o palhaço transmite. No final, são crianças todas perturbadas por algum abuso psicológico vindo dos adultos... Pennywise poderia pegar esses adultos não é? Hahaha são crianças atravessando aquela linha entre o crescer, descobrindo o mundo adulto e os terrores que vem com ele, deixando a inocência infantil para trás. 

Há vários momentos que quebra a tensão, o que nos deixa mais relaxados tornando o susto ainda pior hahaha os personagens mais insuportáveis eram o Richie com suas piadinhas infames e o Eddie com seu medo de tudo. Mas King sabe trabalhar uma amizade apesar das diferenças, isso ficou bem claro desde o conto Conta Comigo que também virou filme. Não sei se encaixaria no quesito terror, mas em breve farei uma Review desse filme também. 

O livro foi bem mais pesado, mas por se tratar de crianças, fico feliz que tenham contido certas coisas. King sabe trabalhar com nossos sentimentos em todos os livros. Você pode sentir amor, medo, raiva, alegria, chorar... Tudo em um único lugar. Quando Bill encontra a capa de chuva e todos o abraçam, chorei feito um bebê. A mãe de Eddie, o pai de Bev, me fez  sentir muita raiva. Até o pai de Henry me fez sentir raiva, não é a toa que o filho era daquele jeito. Mas a amizade do grupo, um ajudando o outro, até mesmo aqueles que não faziam parte ainda, como Ben e Mike,  apesar das discussões e divergências, que é até plausível, pois são crianças né, ninguém quer enfrentar o mal... Mas ainda assim, eles ficaram juntos. 

Ponto positivo: pelo menos nessa obra o diretor conseguiu extrair o que King transmitiu em seu livro. 

Por mais que seja um terror regado a sustos, não tive nenhum ponto negativo. 

Minha nota de satisfação pessoal 10/10

Do que você tem medo?

Dica de Destaque

Resenhando Divagações sobre Noiva de Ali Hazelwood no Divagando Sempre

  Olá Divosos leitores. Trago pela primeira vez algo da autora Ali Hazelwood e que, seria perfeito se não tivesse tanto hot. CONTANDO A ...