Mostrando postagens com marcador Animes Movies. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Animes Movies. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 11 de dezembro de 2025

[Review/crítica pessoal] One Piece Movie 1: O grande Pirata do Ouro - Divagando Sempre

 

Olá Divosos dos setes mares. Hoje trago o primeiro filme de One Piece, lançado em 2000. Apesar de curto é pura diversão. 






A HISTÓRIA 

Luffy e seus companheiros estão navegando quando são atacados por outros piratas e roubados. Nami, que teve seu tesouro roubado, sobe a bordo do navio de El Doraggo, um pirata que conseguiu o mapa do lendário Grande Pirata Dourado Woonan, que dizem ter uma montanha de ouro. Ele também comeu uma Akuma no mi e com seu poder de onda de choque, separa Luffy e Zoro, de Nami e Usopp. Luffy e Zoro encontram um garotinho chamado Tobio, que foi forçado a trabalhar no navio de El Doraggo. Luffy e Zoro morrendo de fome, sentem cheiro de comida e vão parar na barraca de Oden do avô de Tobio. 

Enquanto isso, Usopp é pego por El Doraggo e ele mente sobre conhecer o local onde o tesouro pode estar enterrado. Nami os encontra e eventualmente Luffy e Zoro também. Mas em companhia de Ganzo, o avô de Tobio, que confessa que conheceu Woonan e conta sua história. Isso faz com que Luffy derrote El Doraggo e eles finalmente descobrem o precioso tesouro de Woonan.













Ano de lançamento 2000

Duração 51m

Direção Junji Shimizu



Trailer 





Minhas divagações 

One Piece é um dos animes em que seus traços são bem peculiares. Quando lançou o anime, eu ainda acompanhava fervorosamente, pois estava em uma vibe de piratas. Mas, chegando perto do episosio 200, resolvi parar e esperar saírem mais e desde então, nunca mais retornei e agora já são mais de 1000 episódios... assistir os filmes pode ser um pouco confuso se não tiver conhecimento do anime, principalmente o início da história. Embora faça muitos anos, eu lembrava pelo menos de algumas coisas. Mas não lembro quem entrou primeiro para o grupo. Aqui falta o Sanji e o Chopper. Mas quem entrou primeiro? Nami ou Zoro?

Luffy e Zoro são uma dupla muito divertida e cômica. E confesso que Zoro é meu personagem preferido. Eu amo um espadachim e Zoro é perfeito. O filme foi bem curtinho, tanto que de início tive dúvidas se não era só um daqueles episódios bônus com mais duração. A princípio, quem conhece Luffy, pode não acreditar que conseguirá realizar seu sonho de ser o maior pirata do mundo, mas depois de ver seu poder e sua determinação, todos acabam sendo cativados por ele. Foi assim que ele conseguiu sua pequena tripulação, que até o momento deste filme era constituída por Nami, Zoro e Usopp. 

Pelas minhas pesquisas, o filme foi lançado durante o arco da saga East Blue. Confesso que não lembro muita coisa sobre os episódios que já vi, mas o filme apenas acrescenta mais diversão ao histórico do anime. Por mais que sejam piratas, sempre tem momentos de reflexão ali. Nessa história, foi sobre o tesouro do Woonan. Muitos, ao chegar ao local e descobrir qual era o tesouro, poderia ficar decepcionado, mas não o Luffy, que sempre leva tudo para o lado positivo da vida. Pelo menos é o que me parece até onde vi. 

Nami e Usopp são os personagens que menos gosto desse anime. Mas, quem sabe vendo mais filmes deles eu mude minha opinião. Nessa jornada pelo tesouro lendário One Piece, Luffy vai conhecer muitas pessoas, dentre eles boas e más. Como não acompanhei mais, não faço ideia se seus tripulantes irão aumentar além desses até aqui, junto com Sanji e Chopper. Que foram os últimos que vi entrar no navio. Confesso que gostaria de acompanhar essa história, mas mais de 1000 episódios? É um caso para refletir com cuidado. Principalmente porque além de One Piece, eu também queria ver Detetive Conan e Simpsons, que também tem mais de 1000 episódios. Não tenho certeza sobre Simpsons, mas também está no ar faz décadas. 

Eu quero continuar essa saga e descobrir mais sobre Luffy, sobre seu irmão e sobre outros personagens também. Achei que vendo os filmes eu conseguiria acompanhar a história, mas esse, não tem resumo no início, pelo menos o primeiro filme não fala nada, porque no Detetive Conan, conta como ele ficou pequeno e como ele vive agora sob o disfarce da criança chamada Conan. Talvez no segundo filme possa ter um resumo sobre o que Luffy busca e quem entrou no navio dele na ordem, ou pode ser que não. Mas verdade seja dita, já acho longo anime com 24 episódios imagina mais de 1000. Será que um dia estarei escrevendo sobre ter chegado pelo menos na metade? Queria.

Luffy é um personagem marcante pela sua determinação, nunca é corrompido e consegue fazer até os maus encarados se tornar seu amigo, como Zoro. Pelo menos na série Live action que saiu, foi assim, não lembro no anime como foi. Se a série foi fiel, então foi bem cômica o início dessa amizade. Pelo menos nesse filme, essa dupla foi a mais divertida. Eu achava que a Nami era da realeza, mas ela só parece uma ladra, das mais espertas mas uma ladra. Ou mais para frente terá essa revelação ou estou confundindo com outro anime? Será que era Fairy Tail? Mais um anime que comecei e larguei pela metade. Também queria continuar esse.

No mais, o filme é curto mas divertido. 


Nota pessoal 10/10

sexta-feira, 19 de setembro de 2025

[Review/crítica pessoal] Lupin III vs Cat's Eye - Divagando Sempre

 

Olá Divas e Divos. Hoje trago esse ladrão muito querido.






A HISTÓRIA 

Hitomi, Rui e Ai, são irmãs e também as famosas ladras Cat's Eye, que escondem suas identidades como jovens normais. Enquanto o pai está desaparecido, elas procuram por seus quadros em busca de qualquer pista sobre seu paradeiro. Quando elas conseguem roubar um quadro que faz parte de uma série de três, pintados pelo pai, ao mesmo tempo, Lupin III, o lendário ladrão consegue roubar um segundo quadro. O caos se instala quando Lupin é perseguido por Dennis Kirchmann, que faz parte de uma poderosa organização que também está atrás dos quadros. Além dele, Lupin ainda é perseguido pelo inspetor Zenigata, que tem como meta de vida prendê-lo onde quer que ele esteja. Zenigata acaba atrapalhando Kirchmann e Lupin consegue fugir. 

As Cat's Eye se sentem vulneráveis quando descobrem que Lupin também está atrás dos quadros. Heinrich Berger entra em contato com as meninas para lhes oferecer ajuda contra Lupin, contando que trabalhou com o pai delas e Lupin traiu a confiança dele e por esse motivo, elas não devem confiar no ladrão. Porém, após encontrarem o terceiro quadro, Lupin revela a verdade sobre o pai delas e seus quadros. Lupin conta com a ajuda de seus fiéis amigos Goemon e Jigen e embora pareçam rivais, Fujiko também sempre presente nas confusões de Lupin. 











Ano de lançamento 2023

Duração 1h 32m

Direção Hiroyuki Seshita, Kobun Shizuno



Trailer 






Minhas divagações 

O universo de Lupin deve ser extenso. Não conhecia ainda as Cat's Eye e por essa animação ser mais atual, os traços característicos dos personagens mudaram bastante. Pelo menos o dublador de Lupin segue sendo o mesmo. Conheci o Lupin pelo filme O castelo de Cagliostro e diga-se de passagem, segue sendo o meu preferido dele. Lupin é um ladrão ordinário e mulherengo, mas não é um assassino. Até o momento, todos os filmes dele que vi, mantém os mesmos personagens. O pistoleiro Jigen, o espadachim Goemon, o incansável inspetor Zenigata e Fujiko, que está sempre infiltrada nos lugares que Lupin vai assaltar e ela sempre acaba ajudando ele de uma forma ou outra. 

As Cat's Eye, por serem ladras, as achei um pouco ingênuas quando foram confiando no Berger, só porque ele usou uma lembrança de as terem conhecido ainda pequenas porque havia trabalhado com o pai delas, era óbvia demais. Muito conveniente ele chegar e já ir falando mal de Lupin. Desde o início eu desconfiei dele. A reviravolta foi Kirchmann. Como dizem, as aparências enganam. Embora não há de se negar que os dois sejam assassinos. 

A dupla cômica da vez, foi Zenigata e o policial local Utsumi, que pareceu tão fervoroso em cumprir a lei quanto Zenigata é. E para variar, Zenigata sempre começa atrás de Lupin e termina desvendando algum outro tipo de crime pior do que caçar o ladrãozinho. Pela magnitude do inimigo, realmente pensei que Jigen e Goemon fossem abandonar Lupin. Na verdade, nesse filme eles não tiveram muito destaque. Mas no pouco que apareceram, continuaram incríveis quanto eu me lembrava. 

A história foi bem clichê, e óbvio que embora seja um ladrão, no fim, me parece que Lupin sempre termina de mãos vazias. Salva alguém, de preferência mulher, de alguma organização criminosa e sempre começa com um assalto. Como eu não conheço as Cat's Eye, não sei se esse foi o início delas como ladras, mesmo tendo tecnologias e parecessem profissionais, as achei bem amadoras na verdade. Fujiko é alguém que sempre surpreende. Sempre está um passo a frente de Lupin e parece terminar como ele, de mãos vazias. Na verdade ela parece uma agente secreta. 

Apesar de Lupin ter essa fama de ladrão, se ele fosse de fato bom, com certeza seria milionário a essa altura. Tantos filmes em que começa roubando e no final nem fica com o dinheiro, sua fama deveria ser de desvendar crimes, pois sempre acaba se envolvendo com organizações perigosas, Zenigata aparece e soluciona o caso, mas nunca prende Lupin. Seu ponto fraco é esse ladrão. Não importa onde seja, se Lupin estiver, Zenigata logo aparecerá. Embora o trio seja esteja junto, nem sempre Jigen e Goemon estão de acordo com os planos de Lupin. Mas, mesmo que acabem se separando, Jigen e Goemon nunca deixam Lupin na mão. 

Vou procurar outros filmes para ver, em algum deles, deve contar mais sobre Jigen, Goemon, Zenigata e Fujiko, já que são personagens sempre essenciais para Lupin. Não vi muitos filmes, então em algum deles deve contar mais sobre Fujiko e Lupin. Aqui, deu a entender que ela foi uma ex namorada. Não é de se estranhar que quando ela aparece, Lupin parece morrer de amores por ela. Por mais mercenária que pareça, Fujiko sempre está atrás das mesmas coisas que Lupin, mas mesmo que ela consiga antes dele, no final, nenhum dos dois ficam com nada. Parece que o que vale mesmo é a aventura no momento e as pessoas que conhecem no caminho. 

No mais, recomendo. 


Nota pessoal 10/10

quinta-feira, 18 de setembro de 2025

[Review/crítica] Detetive Conan: O Punho da Safira Azul (The First Of Blue Sapphire) - Divagando Sempre

 Seguindo a ordem da franquia do anime Detetive Conan, esse seria o 23⁰ filme. Infelizmente nunca consegui ver na ordem e como esse é mais atual, em vista que o anime teve início no fim da década de 90, os traços e as tecnologias acompanharam as mudanças da modernidade. Como o anime também não passei do episódio 200, não acompanhei essas mudanças, mas a história em si continua a mesma ao logo dos anos. Vamos lá. 




Ano de lançamento 2019

Duração 1h 49m

Direção Chika Nagaoka

Recomendação: COM CERTEZA 



Trailer 




DIVAGAÇÕES APRESENTANDO A HISTÓRIA 

Shinichi Kudo é um adolescente que tem o dom investigativo apurado. Ele mesmo se intitula como um detetive universitário. No entanto, uma noite se divertindo com sua amiga Ran, ele presencia uma cena mas distraído, ele é pego e obrigado a tomar um líquido, que inicialmente seria para matá-lo. Mas o que estranhamente acontece, é que seu corpo encolhe e ele toma a forma de uma criança. Ele procura o professor e cientista Agasa que o aconselha a criar uma identidade para a criança, enquanto procura uma cura para trazê-lo de volta. Também, para manter seus amigos em segurança, para que seus captores pensem que o veneno funcionou. Enquanto isso, ele passa a morar com Ran e seu pai Mori Kogoro sob a identidade de Conan Edogawa.

Ran e sua amiga Sonoko vão a Cingapura ver um torneio de caratê onde a paixão de Sonoko irá competir, Makoto Kyogoku. Conan não tem passaporte e deveria ficar com o professor Agasa, no entanto ele é sequestrado e quando acorda está no meio de Cingapura. É quando ele descobre que quem o trouxe secretamente, foi o famoso ladrão Kaito Kid, que se disfarçou de Shinichi para enganar Ran e se Conan quiser voltar para o Japão sem problemas, deverá ajudá-lo. Para não ser descoberto, ele inventa que se chama Arthur Hirai e que está viajando sozinho, ficando com o grupo. 

Conan então descobre as intenções de Kaito. Durante o evento de caratê, um cinturão que será dado ao campeão obtém uma safira azul, conhecida como o punho da safira azul, objeto de interesse de Kaito. No entanto, antes do evento, uma famosa advogada que por coincidência é a pessoa que está patrocinando Makoto é assassinada. O principal suspeito é ninguém menos que o famoso ladrão Kaito Kid, uma vez que na cena do crime foi encontrado um cartão de visitas seu. 

Kaito pode ser um ladrão mas não é um assassino. Embora Conan o considere um rival, ele sabe que dessa vez o ladrão é inocente, embora suas intenções de roubar a jóia sejam visíveis, Conan o ajuda a provar quem são os culpados disso tudo. E vão descobrir que a trama envolve muito mais do que o simples roubo da safira azul. 







Minhas divagações finais 

Não vou negar que meu sonho é ver Conan voltando a ser Shinichi e ficando finalmente com Ran, mas sabemos que aí seria o fim do anime/mangá. Mesmo que seus casos sejam sempre interessantes, um dia terá que chegar ao fim. Ou pelo menos envelhecerem um pouco né. 

Acredito que a maioria irá concordar que Kaito Kid é um dos ladrões queridos como Lupin. E aqui, Kaito conta com a ajuda do nosso querido mini detetive Conan. Ninguém sabe a verdadeira identidade de Kaito, que tem a habilidade de se disfarçar de quem quiser, mas Kaito sabe o que aconteceu com Shinichi. Embora saiba a verdade, ele usa a informação para proveito próprio e nunca revelou a ninguém o que aconteceu a Shinichi. 

Kaito pode ser astuto, mas nesse roubo se não fosse por Conan, ele teria sido preso várias vezes. Mas, os dois se ajudaram em vários momentos tensos da história. Ran sempre surpreende por parecer ingênua mas atenta aos detalhes. Embora Kaito quase seja pego, ele sempre consegue fugir, mesmo que nem sempre com o objeto que veio roubar. 

A trama foi surpreendente por inicialmente mostrar um alvo mas com o passar da história, aquela reviravolta. Fazia tempo não via nada de Conan, quando você assiste ao anime, com o passar dos episódios vai começando a entender as nuances e como funciona cada mistério. Os suspeitos, os motivos, com o tempo você vai adivinhando os culpados, mas algumas vezes ainda surpreende. Nesse caso aqui, sempre foi óbvio desde o início quem era o assassino, mas, tinha outra pessoa atuando por trás. Desconfiei em determinado momento dessa pessoa, mas ainda não tinha visto o motivo. As vezes é fraco pelo caos que se criou, mas surpreende pela ousadia. 

Achei fofinho a Sonoko com Makoto, em vista que muitas vezes Sonoko é insuportável. Mas ele lutando com ela nas costas, foi hilário. Dessa vez Mori Kogoro não brilhou como geralmente acontece no anime. Ele não teve muita participação ativa como o detetive dorminhoco de sempre. E muito ingênuo que todos acreditassem que Arthur fosse só parecido com Conan. Mas, a dupla Kaito e Conan foi insuperável. Sonoko tem razão, qualquer mulher teria uma quedinha por Kaito. Com exceção de Ran que só tem olhos e coração para Shinichi. 

E, foi no trailer desse anime movie que conheci Hiromi Toosaka, com a música tema do filme Blue Sapphire. Que música, que voz, que beleza, que homem minha gente. Segue o vídeo. 





Enfim, não tinha muita expectativa porque fazia tempo não via nada de Conan, mas deu vontade de ver o anime novamente, mesmo lembrando que tem mais de mil episódios e eu parei no 200... não imaginava que teria tanta coisa para dizer sobre o filme, mas foi muito bom. No fim eu fico pensando, se o próprio anime já tem mais de mil episódios e tem vários filmes a parte, quantos crimes diferentes pode existir para ter tanta história assim? Não que seja ruim, é sempre divertido ver Conan entediado vivendo como criança e suportando aqueles amigos crianças, mas um dia terá fim? 

Nota 10/10 

sábado, 2 de novembro de 2024

[Review/crítica] O menino e a garça - Divagando Sempre

 

Voltando com a programação normal, animações aos sábados. Hoje trago esse trabalho incrível de Hayao Miyazaki. Vamos lá. 




Ano de lançamento 2023

Duração 2h 4m

Direção Hayao Miyazaki

Produtora Studio Ghibli

Recomendação: COM CERTEZA 



Trailer 




DIVAGAÇÕES APRESENTANDO A HISTÓRIA 

Mahito é um menino de 12 anos que após perder a mãe que morreu em um incêndio no hospital onde estava internada, foi obrigado a mudar de vida, onde seu pai se mudou para a casa da família da falecida esposa e apresentou a Mahito sua nova mãe, Natsuko, que vem a estar grávida. 

Com uma casa nova, uma mãe nova, teria uma escola nova também, mas, sofrendo bullying desde o início, ele se fere gravemente fazendo seu pai tomar a decisão de que ele não precisa estudar. No entanto, Mahito ainda não se aproxima de ninguém da família preso ao luto da perda da mãe. Até que uma misteriosa garça que o rondava desde o dia que chegou, resolve se aproximar e falar com ele. Mas Mahito não lhe dá ouvidos quando este diz que sua mãe está viva e precisa da sua ajuda. Como o menino ignora a garça, esta sequestra Natsuko obrigando Mahito a seguir a ave, já que para o menino, Natsuko é alguém importante para seu pai. 

Mahito é seguido por uma das idosas que ajudava Natsuko com os cuidados da casa e vão parar em outro mundo. Lá, conhecem melhor a história do tio-avô da mãe de Mahito, que havia construído a torre abandonada da propriedade e desaparecido depois. Existe uma disputa naquele local entre pelicanos e periquitos, onde cada grupo é repelido por alguém, como no caso dos pelicanos, que são afastados por uma jovem Kiriko, uma das idosas que seguiu Mahito mas acabou ficando para trás. E uma jovem Himi, com o poder do fogo que enfrenta os periquitos. 

Ao final, o tio-avô vê potencial em Mahito ser seu substituto no que ele chama de seu trabalho para a criação de um mundo perfeito. Mas o rei dos periquitos tenta tomar esse controle para si, causando a destruição do local. Mahito conseguirá encontrar Natsuko e voltar para casa?










Minhas divagações finais 

Eu esperava que fosse bom, mas superou ainda mais minhas expectativas. A história de Mahito e sua jornada foram incríveis. Inicialmente eu pensava que seu pai fosse ausente, mas sua preocupação quando ele se feriu ( e convenhamos, não esperava que ele fosse fazer isso sem apontar os culpados para que fossem expulsos da escola, muito pelo contrário, ele que acabou não precisando ir mais) e quando ele desapareceu junto da Natsuko, a parte que o pai vê um vislumbre do filho e depois acha que ele virou um piriquito, foi muito engraçado, mas sua preocupação com o filho, foi genuína, tocante. Eu pensava que com uma nova esposa e um novo filho a caminho, Mahito tivesse fugido porque não se sentia amado. Mas Natsuko desde o início recebeu o menino de braços abertos. 

A Garça, foi um misto de animal místico e maléfico para mim. De início parecia que queria chamar a atenção de Mahito para algo e depois de conseguir, o confrontava, era hilário como os dois brigavam como inimigos e amigos ao mesmo tempo. Para mim, foi uma daquelas histórias de bugar a mente quando fez sentido quem era Kiriko e a Himi. Mas no final compreensivo como foi essencial para Mahito passar por tudo isso e como ele amadureceu nesse meio tempo. 

Os traços inconfundíveis de Miyazaki estão presentes como a semelhança de todas as vovózinhas, ou um outro mundo ou histórias que se passam durante a guerra. Quem já viu os diversos trabalhos de Miyazaki pode imaginar quais são os filmes. De todos que vi até agora, meu xodó, meu preferido de todos, continua sendo O castelo animado e O castelo de Cagliostro, embora esse último não fosse da Studio Ghibli.  Esses dois já vi inúmeras vezes e nunca me canso. 

São sempre histórias marcantes, profundas e reflexivas, mesmo que tenha outros mundos, criaturas místicas ou sobrenaturais, a história do protagonista é sempre cheia de dor, sofrimento e superação. Não são só animações bonitinhas, sempre tem histórias inspiradoras. 

Mahito foi um menino incrível. Pelo título (no Brasil) eu havia pensado eu outro tipo de história. Achei que levaria para outro rumo bem mais dramático. Como Natsuko sempre dizia que acontecia coisas estranhas na casa, pensei que ela tinha sido responsável pela morte da mãe de Mahito para ocupar o lugar dela ao lado de seu pai. Então a Garça era um ser que tentava alertar Mahito sobre sua madrasta e levá-lo para o outro mundo, onde sua mãe na verdade tinha sobrevivido e estava presa lá. Pois é, sempre imagino as coisas mais loucas. Mas no fim, o pai de Mahito era muito mais engraçado do que parecia e embora trabalhasse muito, não era totalmente alheio ao filho e Natsuko não era uma madrasta ruim, e que sempre o amou como um filho. 

Enfim, foi lindo, maravilhoso, emocionante. Quase chorei com o final. Valeu muito a pena. 

Nota 10/10

sábado, 21 de setembro de 2024

[Review/crítica] Criança da montanha Kaminari (Child of Kamiari month) - Divagando Sempre

 

Ano de lançamento 2021

Duração 1h 40m

Direção Takana Shirai, Toshinari Shinohe

Recomendação: sim




Trailer 




DIVAGAÇÕES APRESENTANDO A HISTÓRIA 

Kanna, uma menina de 12 anos ainda sofre pela perda da mãe, que completa quase um ano. Assim como a mãe, ambas amavam correr, mas após a perda, Kanna sente dificuldade de sentir o mesmo novamente. Apesar de tentar demonstrar a todos que está bem, ela não está.

Um dia, durante a maratona escolar, Kanna aceita correr porque o pai vai estar lá, no entanto, ela não consegue completar a corrida e se irrita com o pai e foge. Quando chega ao templo, chovendo, ela coloca uma pulseirinha que era de sua mãe e coisas estranhas acontecem ao mesmo tempo. 

A chuva começa a cair lentamente, um "monstro " aparece a assustando e um garoto que inicialmente parecia a proteger, na verdade a ataca mandando tirar a pulseira. Então, Shiro, seu coelhinho de estimação, aparece a protegendo e falando. Kanna então descobre que sua mãe tinha uma missão no mundo dos deuses, onde nessa época do ano, ela andava de templo em templo, recolhendo as oferendas dos deuses para a reunião deles em Izumo.

Como descendente e usando a pulseira, Kanna foi capaz de visualizar o primeiro Deus daquele templo e o garoto na verdade era seu inimigo, um demônio que tinha raiva de Kanna e queria seu trabalho para erguer seu clã novamente que foi injustiçado no passado. Ele não aceitava Kanna como substituta de sua mãe, vendo como a menina era desajeitada e não sabia correr. 

Kanna só aceita a missão porque entendeu que em determinado momento da jornada, chegando ao destino, ela poderia se encontrar com sua mãe, já que ela era uma Deusa. Shiro não conseguiu revelar a verdade e Yasha, decidiu acompanhar os dois para talvez, se Kanna falhasse, ele ficaria em seu lugar. Usando a pulseira, o tempo continuava mas de forma diferente. Enquanto Kanna se movimentava normalmente o tempo no mundo real era lento, assim dando tempo deles percorrerem todos os templos necessários atrás das oferendas até chegarem em Izumo ao anoitecer. 









Minhas divagações finais 

Confesso que chega um determinado momento em que histórias desse tipo começam a ficar tediosas. Talvez porque nessa história muita coisa foram mal trabalhadas. A relação entre mãe e filha, captamos no início quando Kanna sempre tem o mesmo sonho correndo com a mãe. Entendemos que ali as duas tinham um relacionamento amável de mãe e filha e que também amavam correr. Depois da morte da mãe, sentimos um vazio através da Kanna que sente falta da mãe e quando chega em casa ainda tem que fazer a refeição e aparentemente tem um relacionamento distante com o pai ou ela que não sabe lidar com seus próprios sentimentos. 

Eu, teria dado um rumo diferente a essa história a partir daqui. Yayoi, a mãe de Kanna estava doente, ela sabia que talvez não aguentasse até a próxima reunião dos deuses, eu teria deixado uma mensagem para minha filha caso eu não chegasse nessa data revelando que agora ela, teria que cumprir a missão para a realização do evento. O choque seria o mesmo ao descobrir o que sua mãe fazia e a jornada seria mais sentimental por ter sido um pedido feito pela própria mãe. Mas óbvio, que a história foi por outro caminho. 

Eu estava confusa no início da história porque não entendia os motivos de Kanna querer tanto correr mas sentir dificuldade nisso e ela ainda dizer que seu pai viria vê-la e não queria decepcioná-lo, mas o que eu havia entendido da relação dos dois, é que ela nem se importava muito com ele. 

Ela ter aceito a missão só para ver a mãe, achei aceitável, lembrando que é uma menina de 12 anos. E era óbvio que Yasha, o menino demônio no fim viraria seu amigo. Achei a personalidade de Kanna meio fraquinha, embora estivesse ainda enfrentando o luto, já vi histórias melhores e mais emocionantes. Tanto que nem lembro se no final ela continuaria a recolher as oferendas no futuro. Ainda prefiro a minha versão, se Yayoi tivesse dado essa missão para a filha acreditando em seu potencial, talvez ela teria se esforçado mais e de qualquer forma ficaria mais próxima de sua mãe e a jornada teria um valor sentimental mais complexo para a personagem, que lutaria mais para não desapontar a mãe que acreditava nela do que o que foi de fato, onde pelo seu egoísmo de ver a mãe, ela quis completar a missão mas na primeira dificuldade real, ela desistiu porque não era obrigação dela. 

Também acho que seria mais emocionante ter mostrado ela retornando para casa e tendo uma boa conversa com o pai. Mas enfim, achei mediano. Só um detalhe que achei interessante foi a menção ao abandono dos deuses conforme a civilização vai crescendo e a tecnologia aumentando. Muitos símbolos de deuses perto de templos onde antes eram bem cuidados e visitados, hoje em dia realmente acabam sendo abandonados e esquecidos. 

Enfim, eu esperava mais no entanto, apesar de ser esquecivel, foi divertido a sua maneira. 

Nota 7/10

sábado, 31 de agosto de 2024

[Review/crítica] The first Slam Dunk (anime movie 2022) - Divagando Sempre

 

Ano de lançamento 2022

Duração 2h 4m

Direção Takehiko Inoue

Nota 9/10




Trailer 




DIVAGAÇÕES APRESENTANDO A HISTÓRIA 

Ryota Miyagi, armador do time de basquete da escola Shohoku, relembra sua história até aquele momento, enquanto seu time joga contra os campeões nacionais do colégio Sannoh. 

Ryota era mais jovem quando perdeu seu irmão, que já jogava basquete. Seu modo de enfrentar o luto e não esquecer de Sota, foi chegar onde era seu sonho e não conseguiu realizar. Também foi um meio de parar de criar confusão deixando sua mãe ainda mais apreensiva. 

Durante a dura partida, outros jogadores têm um breve momento de destaque, mas a história completa é de Ryota. 










Minhas divagações finais 

Sempre tive vontade de ver o anime, mas como era difícil encontrar onde ver, fui deixando o tempo passar. Me lembrou muito Kuroku no basket, que tinha a mesma pegada de jogadores colegiais e seus dramas. Porém, esse Slam Dunk o foco é em um jogador secundário. O protagonista mesmo é Hanamichi Sakuragi. 

Eu não sabia nada da história do anime, mas ainda assim acho que exatamente por isso, talvez se eu conseguir ver o anime, saberei um pouco mais sobre Ryota, que pelo que li, não tem sua história explicada. O anime é dos anos 90 e esse filme é mais atual, então o visual ficou um pouco diferente. Achei uma mistura entre estranho e diferente. Mas, no final acostumei e acabei gostando. 

Basquete é um dos meus esportes preferidos, embora não acompanhe mais e não saiba mais muita coisa sobre. Mas, achei o filme excelente, tanto nos gráficos quanto na história em si. Enquanto o jogo ia desenrolando, a história de Ryota ia acompanhando os momentos críticos do jogo e sua vida particular foi bem conturbada, mas isso não fez com que desistisse de jogar e a morte de um familiar, sempre acaba afastando aqueles que ficam. 

Lendo mais sobre o anime, entendi algumas coisas e inicialmente não tinha gostado muito do Hanamichi. Estranhamente ele me lembrava do Kuwabara de Yu Yu Hajusho, por ser rebelde e encrenqueiro e ser escandaloso, mas digo no modo de falar. E quando vou pesquisar, ele é o principal da história de Slam Dunk. 

Não precisa necessariamente ter conhecimento do anime ou mangá, mas com certeza eu teria apreciado mais a obra se conhecesse um pouquinho mais sobre eles. Os jogos foram tensos e frenéticos e espero que com o anime eu conheça mais um pouco sobre cada um deles. O desafio, a superação, é típico dessas histórias, mas garanto que vale a pena. Recomendo. 

Nota 9/10

sábado, 24 de agosto de 2024

[Review/crítica] Jujutsu Kaisen 0 - Divagando Sempre

 

Ano de lançamento 2021

Duração 1h 45m

Direção Sunghoo Park




Trailer 




DIVAGAÇÕES APRESENTANDO A HISTÓRIA 

Yuta Okkotsu é um jovem amaldiçoado desde a morte de sua melhor amiga Rika. Tomando conhecimento desse poder,  Satoru Gojo o convence a frequentar a escola Jujutsu a fim de controlar e entender melhor essa maldição. Lá, ele conhece Maki, Inumaki e Panda. Cada um com poderes peculiares. 

Yuta participa de lições de como exorcizar as maldições e eventualmente Rika aparece em situações de extremo perigo para ele. No entanto, ele consegue obter sucesso em uma missão com Inumaki. Mas, mal sabiam eles que era tudo um plano de Suguru Geto, um ex-aluno da Jujutsu que foi expulso por massacrar inocentes, manipulando maldições. Seu desejo é eliminar todos os não feiticeiros criando um mundo somente com feiticeiros jujutsu. 

Para isso, ele cobiça a maldição de Yuta. Mas apesar de Gojo descobrir a verdadeira origem de Yuta, ele confia em seu potencial para se proteger e ir além, quebrar a maldição de Rika. 






Minhas divagações finais 

Eu assisti a primeira temporada do anime mas não lembro muita coisa (novidade). Aqui, pelo que percebi, a história acontece um pouco antes do anime, talvez um ano antes do Itadori entrar. Eu me lembrava da Maki, do Inumaki e do Panda, mas não lembrava dos outros dois do primeiro ano, que ficaram junto com o Itadori. Obviamente que o Gojo é inesquecível. Penso em maratonar o anime em breve. 

Yuta foi um personagem interessante que passou anos assombrado por Rika e por isso acabou se isolando, não conseguindo interagir com outras pessoas. Pensou até em acabar com tudo mas Rika não permitia. Antes de conhecer a história de Yuta, ele parecia um garoto que sofria bullying ou que por causa da assombração não conseguia dormir. Pelo menos foi o que pensei na hora. 

Inicialmente também parece que Rika era potencialmente maligna, mas ela só atacava quem tentava fazer mal ao Yuta. Depois que ele aprendeu a invocar e usar os poderes de Rika, os dois eram bem poderosos. Não lembro do Yuta no anime, também só vi a primeira temporada então não sei em que momento ele aparece. Aparentemente por ser uma classe especial, ele não ficou com o trio Maki, Inumaki e Panda.

O foco principal do filme é em Yuta e no trio do primeiro ano. E claro, no inimigo Geto, que apesar de suas ideologias distorcidas, foi o melhor amigo de Gojo enquanto estudavam na escola. Infelizmente seguiu por outro caminho e sempre tenta atrapalhar Gojo com algum plano maligno. 

A história das origens de Maki, Inumaki e Panda não são muito expostas aqui, pois como eu disse, o foco principal é em Yuta. Mas descobrimos um pouco sobre Maki e suas limitações, que não deixam ela menos poderosa, muito pelo contrário, por isso mesmo ela se esforça o dobro para ser a melhor. 

Gojo é meu personagem preferido, pois além de poderoso ainda é engraçado e misterioso por andar sempre vendado. Para um prequel, foi bem interessante. E não poderia faltar as músicas que encaixaram muito bem. 

Obs: verão que os superiores, diante de alguém potencialmente poderoso, sempre optam em primeira mão, em eliminar o candidato. Foi assim com Itadori e foi assim com Yuta. E Gojo sempre toma a responsabilidade de lidar e treinar com esses candidatos. 

Recomendo. 

Nota 10/10

sábado, 17 de agosto de 2024

[Review] O imaginário (The imaginary) - Divagando Sempre

 

Ano de lançamento 2023

Duração 1h 49m

Direção Yoshiyuki Momose




Trailer 




DIVAGAÇÕES APRESENTANDO A HISTÓRIA 

Amanda, criou um amigo imaginário chamado Rudger e embora suas aventuras sejam fascinantes e divertidas, conforme sua mãe não acredita no que ela diz, eles descobrem um homem estranho que passa a perseguir Rudger. Na fuga, Amanda é atropelada e fica em coma. Perdido, Rudger encontra um gato misterioso que salva amigos imaginários antes que desapareçam ao serem esquecidos por seus amigos. 

Em um outro mundo, Rudger vê os vários amigos imaginários esquecidos mas mantém a promessa de nunca esquecer Amanda e nunca sair de seu lado. Ao descobrir que na verdade ela não morreu, ele se arrisca  enfrentando o homem que o perseguia para vê-la mais uma vez. 











Minhas divagações finais 

É sério, animações também conseguem me fazer chorar cachoeiras. E esse foi um desses casos. A história não me parecia grande coisa, mas com o desenrolar da história, foi ficando cada vez mais triste. 

Amanda é uma garotinha que ao perder o pai, criou seu amigo imaginário Rudger para diminuir sua dor e saudade. Com ele, embarcava em grandes aventuras no mundo da sua imaginação. No entanto, o que nenhum dos dois sabiam, era que andava por aí, um homem que comia, literalmente, os amigos imaginários para manter o seu próprio para sempre ao seu lado. Assim também permanecia vivo durante anos e anos. 

Foi em uma dessas fugas, que Rudger se perdeu de Amanda quando esta foi atropelada e perdendo os sentidos, parecia que Rudger estava desaparecendo achando que ela tinha morrido e por isso estava sendo esquecido. Mas enquanto ele estava no outro mundo, protegido contra o homem que o perseguia, conheceu Emily e vários outros amigos imaginários que viviam ali. Que ao meu ver parecia um tipo de reencarnação quando um deles encontrava alguém que os adotava como amigos imaginários permanentes, tendo a chance de viver no mundo real novamente. 

Mas com certeza a jornada de Amanda e Rudger foi emocionante e reflexiva. As crianças criam seus amigos por algum motivo e o dela foi especial e triste. E muitas vezes esses amigos podem ajudar as crianças a superar as perdas. Rudger manteve sua promessa e quando viu que realizou seu papel com sucesso, ficou grato a Amanda por tê-lo criado. Teve vários pontos interessantes nessa história. A principal claro foi como sua imaginação pode criar algo tão lindo e forte para te ajudar a superar a dor. Outro ponto foi o mundo para onde Rudger foi, parecendo o céu dos amigos imaginários, por isso meu comentário sobre eles terem uma chance de serem adotados por outro amigo. E como o homem que perseguia Rudger ser considerado uma lenda, como se fosse o bicho-papão. 

Enfim, o visual é cheio de cores, lindo e a história com certeza vai te emocionar. Super recomendo. 

Nota 10/10

Dica de Destaque

Resenhando Divagações sobre Noiva de Ali Hazelwood no Divagando Sempre

  Olá Divosos leitores. Trago pela primeira vez algo da autora Ali Hazelwood e que, seria perfeito se não tivesse tanto hot. CONTANDO A ...