terça-feira, 3 de fevereiro de 2026

[Review/crítica pessoal] Mad Max: Estrada da fúria (Mad Max: Fury Road) - Divagando Sempre

 

Olá Divosos. Por que demorei para ver esse filme? A saga segue sem Mel Gibson agora, mas foi tão bom quanto. 






A HISTÓRIA 

Max, continua um andarilho solitário até ser atacado e capturado pelos rebeldes do tirano Immortan Joe. Embora tenha tentado fugir, ele agora é um prisioneiro doador de sangue. Enquanto isso,  a Imperatriz Furiosa, após demonstrar lealdade a Immortan, na verdade era um plano para iniciar uma guerra contra ele ao lhe roubar uma carga preciosa. 

Nux, um dos seguidores de Immortan, empolgado com a perseguição, leva Max, seu doador de sangue no momento, junto para que possa participar também. Furiosa, que já tinha tudo planejado, só não esperava que fosse perseguida por outros além dos lacaios de Immortan. De uma forma inesperada, Max consegue escapar do carro de Nux e vai parar com o comboio de Furiosa. Apesar de não estarem do mesmo lado a depois de uma breve luta, Max por hora, que também está fugindo de Immortan, se alia a Furiosa. Ele não entende de imediato o que representa a carga que Furiosa roubou, mas acaba percebendo que é importante para Immortan e vendo a determinação de Furiosa em proteger a carga, ele acaba cooperando com o grupo, enfrentando tempestades, ataques vindos de todos os lados, até chegarem ao local onde Furiosa esperava encontrar seu antigo lar. 










Ano de lançamento 2015

Duração 2h

Direção George Miller 

Elenco Charlize Theron, Tom Hardy, Nicholas Hoult, Hugh Keays-Byrne



Trailer 





Minhas divagações 

Há tempos eu deveria ter continuado essa saga, mas confesso que havia procrastinado principalmente por ter conhecimento de que Mel Gibson não seria mais o irreverente Max. A trilogia com Gibson, apesar da época, foi bem dirigida por Miller e estrelada por Gibson. Apesar da continuação ter Tom Hardy e Charlize Theron, ainda assim, não conseguia me desapegar de Gibson.

No início vemos Max sendo perseguido no deserto e capturado. O que já aconteceu várias vezes nos anteriores. Já que Max não é imortal nem tem super poderes. Porém, já fui tomada de grande ansiedade quando ele tenta fugir dos "soldados" esquisitos brancos de cara pintada. Apesar de não ter para onde ir, acreditei que conseguiria fugir. Mas claro que não seria tão fácil assim. 

Furiosa trai Immortan quando deveria ir pegar gasolina na Vila Gasolina e munição na Cidade da Bala, quando na verdade roubou uma carga preciosa. Agora, ele fará de tudo para conseguir sua carga de volta. Desenvolve uma perseguição desenfreada e me questionava até onde o veículo de Furiosa aguentaria. Embora tenha gostado do Max de Mel Gibson, confesso que Tom Hardy também cumpriu bem seu papel. 

Já Nux interpretado por Nicholas Hoult, achei intragável. Tirando o primeiro filme que vi dele que foi Meu namorado é um zumbi, os demais filmes ele só fez personagens com aparência de bobo e sendo enganado devido a sua ganância. Aqui não foi diferente, embora sua criação já fosse para ser um dos capangas de Immortan. As mulheres que Immortan usava para procriar, também eram insuportáveis. Me perguntava mesmo se aqueles filhos eram dele e agora entendi que sim e como nasciam. Não deixa de ser grotesco. 

Mas, tudo eram impressões inicias e no final, óbvio que muitas coisas mudaram. Por exemplo, as garotas resgatadas acabaram sendo úteis, claro, estavam lutando pela vida e liberdade. Nux, apesar de seu início detestável, acabou tendo sua redenção no final. Mas as cenas de perseguição, me deixaram ansiosa o filme todo. Não me recordo se de fato já havia visto o filme, algumas cenas me eram familiares, mas as vezes pode ser que esteja confundindo com cenas dos filmes anteriores. Perseguição no deserto é o tema de Mad Max né. 

E claro, algumas coisas nunca mudam na vida desse andarilho. Ele sempre perde suas coisas e no final, por mais que ajude uma pessoa ou uma comunidade, ele sempre acaba partindo. E claro, Charlize Theron mais uma vez mostrando seu enorme talento e beleza, mesmo careca e cheia de poeira. Confesso que amo o Max de Mel Gibson, mas Tom Hardy me conquistou totalmente nesse filme. Não diria que separaria os filmes, nem que esse seria o primeiro Mad Max, porque acho que seria importante conhecer a trilogia do Gibson para captar a essência da trama. Tom Hardy conseguiu dar continuidade ao personagem com maestria e acho que se tivesse mais sequências com ele, seria incrível. Falta ver o mais recente que saiu, que pelo que entendi, vai contar a história de Furiosa antes dos eventos desse filme. Espero não demorar muito para ver dessa vez. 

Embora o ano que foi gravado o filme tivesse mais avanços tecnológicos, a corrida no deserto não foi feito por computação gráfica, exceto alguns detalhes como o braço de Furiosa e alguns retoques nas cordas que prendiam os atores aos carros e caminhões. De resto era tudo maquiagem ou próteses, dando um ar mais real e grotesco a certos personagens. 

Furiosa tem seus motivos para se rebelar contra Immortan Joe. Não só pelo o que ele fazia com o povo ou as mulheres escravizadas sexualmente, mas também pelo seu passado, quando foi sequestrada de seu local onde nasceu, que pela sua memória era verde e cheio de vida. Com essa esperança de retornar ao lar, quando ela finalmente consegue um posto de confiança e um caminhão, é o momento em que ela decide agir. Por coincidência, Max estava preso nesse momento no local e foi levado a força para satisfazer os desejos de Nux, de se provar merecedor de ser notado por Immortan e ter sua recompensa ao ir para Valhala, coisa que depois ele descobre ter sido enganado e assim, mudado de lado.

Achei que Max fosse ficar com Furiosa, senti um clima ali, mas, ele ainda é assombrado pela família que perdeu e outras pessoas que não conseguiu proteger. Embora ache que já estava na hora dele se aposentar e se aquietar em algum lugar. Devido a sua jornada de andarilho, pensei que ele tinha sido pego no deserto por ser conhecido. Afinal, quantos vilões ele já derrotou? Embora não me pareça que seus feitos seja algo que circule por aí. Tanto que ele virou doador de sangue, sendo chamado por Nux de Bolsa de sangue. Quando Furiosa pergunta seu nome, achei que era porque ela queria confirmar a identidade dele. Mas como disse, era como se ele acabasse de sair em sua jornada de sobrevivência após perder a familia. Acho que seria interessante se Immortan tivesse atrás de Max por ter matado alguém do passado. Mas Immortan só era um tirano deformado. Me pergunto se, com um corpo daquele, como ele conseguia fazer filhos?

Teve algumas perdas, e o que me surpreendeu foi que fiquei triste por uma das garotas que no final estava sendo útil. Entre ela e as outras, acho que a Zoey Krevitz poderia ter tido aquele destino. Achei ela insuportável. No entanto, que filme minha gente. A corrida no deserto é de tirar o fôlego. Muito bem produzido. Vale a pena. 


Nota pessoal 10/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dica de Destaque

Resenhando Divagações sobre Noiva de Ali Hazelwood no Divagando Sempre

  Olá Divosos leitores. Trago pela primeira vez algo da autora Ali Hazelwood e que, seria perfeito se não tivesse tanto hot. CONTANDO A ...