sábado, 21 de fevereiro de 2026

[Resenha/crítica pessoal] A Última Lista de Mabel Beaumont - Divagando Sempre

 

Olá Divosos leitores. Hoje trago essa leitura maravilhosa sobre o luto de uma idosa e uma missão que ela acha que seu marido deixou para ela. Misterioso? Um pouco. Mas o melhor de tudo, é a jornada dessa senhorinha sensacional. 






A HISTÓRIA 

Mabel sempre foi uma pessoa fechada e vivia apenas na companhia de seu marido Arthur. Porém, após sua morte, para não deixá-la sozinha pelo menos nos três primeiros meses, ele havia contratado uma empresa para que uma cuidadora pudesse dar uma olhada em Mabel, por pelo menos duas horas por dia. Inicialmente Mabel estranha a presença  da cuidadora, mas aos poucos Mabel cria vínculos com outras mulheres. 

Tudo começou com a cuidadora que levou Mabel para uma aula de dança e conhece Patrícia. Também conhece uma jovem recém mãe que passeia pela vizinhança com sua filha no carrinho. Além delas Mabel ainda conhece uma adolescente que trabalha no mercado onde ela costuma fazer compras as vezes. Cada uma dessas mulheres oferece oportunidades de um novo mundo para Mabel, que sempre evitou outras companhias e viver intensamente. Agora que Arthur se foi, além de se ocupar com essas novas amigas, ela ainda acredita que seu marido lhe deixou uma última lista de sua vida: procurar p/D. Mabel acreditava que era para ela procurar por Dot, uma amiga de infância que foi embora após a morte de seu irmão e nunca mais teve contato com ela. Após mais de 60 anos, Mabel decide então procurar por Dot e suas novas amigas passam a ajudá-la.



Ano de publicação 2025

Páginas 288

Autor/a Laura Pearson



Minhas divagações 

Inicialmente vemos a rotina de Mabel e Arthur juntos, até que ele vem a falecer. Sozinha pela primeira vez em décadas, ela tenta fazer uma lista para fazer as coisas certas enquanto resolve o velório e enterro do marido. Enquanto olhava suas coisas, encontra um papel escrito: procurar p/D. Ela acha que foi a última coisa que ele deixou para ela, porém, é um enigma, ele deixou sabendo que ia morrer? Ele deixou como um meio de não ficar parada e sozinha? Ela não sabe. 

Após sua morte, uma mulher vem até sua casa dizendo que seu marido havia contratado seus serviços como cuidadora para ficar com Mabel algumas horas por dia. De início, Mabel acha que não precisa disso, mas acaba gostando dessa mulher. Julie recentemente foi deixada pelo marido e está solitária. Mabel entende então que ela gostaria de voltar com o marido. E tenta fazer com que isso aconteça. 

Eles tinham um cachorro, Ollie, mas que aparentemente gostava apenas de Arthur e agora que só restam os dois, ela tenta levá-lo para passear e assim acaba conhecendo Kristy, uma jovem mãe que sai para passear com sua filha bebê. Ela instantaneamente amou Ollie e este parece ter gostado dela também. Então, Mabel pergunta se ela poderia levá-lo para passear quando fosse sair com a filha. Assim, acaba conhecendo Julie e fazendo amizade também. Mabel descobre que a jovem não fala mais com a família e acreditando que é isso que a deixa triste, cria um plano para reuní-los.

Julie costuma fazer algumas aulas de dança e convida Mabel para ir junto. Assim ela conhece Patrícia. Recentemente sua filha saiu de casa com suas duas netas para morar com o namorado. Acaba frequentando a casa e o círculo de amizades de Mabel. E por último e não menos importante, temos Erin, uma adolescente que trabalha no mercado onde no primeiro dia de luto de Mabel, a pegou roubando na loja. Um impulso inexplicável mas que a fez conhecer a jovem, que não a entregou ao gerente do mercado. 

Todas essas mulheres se sentiam tristes por algum motivo e Mabel tentou ajudá-las, onde de início pareceu que cometeu um erro por se intrometer em suas vidas, mas no final, deu a elas oportunidade de verem o que estava acontecendo e tentar consertar ou não a situação. Fora que essas mulheres lhe ajudaram na busca por Dot. Conforme a leitura avança, vamos descobrindo o por que de Dot ter ido embora de repente. Sempre achei que era porque secretamente ela gostava do Arthur. 

A história parecia simples mas conforme as mulheres vão aparecendo, a vida de Mabel vai mudando. Ela não gostava de socializar e depois que Dot foi embora, ela aceitou casar com Arthur mas não quis ter filhos e viveu uma vida simples ao seu lado. O mistério do desaparecimento de Dot era muito intrigante, mas conforme Mabel vai contando aos poucos o que aconteceu pouco antes dela ir embora, começamos a entender melhor a Mabel e como ela viveu todos esses anos. E embora Arthur claramente a amasse, desde o início Mabel deixa claro que não sente o mesmo que Arthur sente por ela, embora o amasse mas não da mesma forma. 

Procurar Dot foi ao mesmo tempo uma aventura e uma missão que acabou unindo essas mulheres e preenchendo o vazio da solidão até elas mesmas encontrarem algo para preenchê-lo. Assim como Mabel. Sua vida restante após a morte do marido, poderia ter sido solitária se ela não tivesse encontrado o papel dele. Mas o que significava na verdade chega a ser hilário. Imaginei que seria algo do tipo ou pela sinopse, pensei que ele teria deixado uma lista de coisas para ela fazer para se manter ocupada. Mas ao final, o bilhete foi proposital ou ao acaso? 

Não nego que ao mesmo tempo eu sabia que não seria algo grandioso mas ao mesmo tempo gostaria que fosse. Apesar de Mabel ter vivido aventuras, eu foquei no título do livro e achei mesmo que ele teria uma lista de coisas a fazer que Arthur deixou para ela. Embora não deixou de ter uma lista, onde ela mesma fez uma e acabou fazendo tudo dela. Mas no fim, foi uma leitura maravilhosa. A gente sempre vê histórias de jovens sofrendo o luto e tals, gostei que a aventura tenha sido na fase da velhice. Embora Mabel diga que teve bons momentos com Arthur e com certeza, devido a atitude final dele, ele a amava verdadeiramente, então acredito que nunca se arrependeu de ter casado com ela, sabendo ou não de seu segredo. Mas não deixa de ser um ponto a se refletir. Até onde podemos ir por amor a alguém? Até onde podemos esperar por alguém? Ao mesmo tempo foi divertido mas também me deixou meio triste. Mas é uma leitura que vale a pena. 


Nota pessoal 10/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dica de Destaque

Resenhando Divagações sobre Noiva de Ali Hazelwood no Divagando Sempre

  Olá Divosos leitores. Trago pela primeira vez algo da autora Ali Hazelwood e que, seria perfeito se não tivesse tanto hot. CONTANDO A ...