segunda-feira, 23 de fevereiro de 2026

[Review/crítica pessoal] The Assignment (Vingança) - Divagando Sempre

 

Olá Divas e Divos. Eu gosto de ver coisas diferentes, mas as vezes...









A HISTÓRIA 

Rachel Jane é uma cirurgiã plástica que está sendo avaliada pelo Dr. Ralph Galen, onde está internada após perder sua licença médica por prática ilegal e experimentos cirúrgicos que realizou em pessoas pobres e sem teto. Três anos antes, seu irmão  Sebastian foi assassinado pelo profissional Frank Kitchen e ao descobrir sua identidade, a Dra. Jane contrata Honest John Baconian para trair Frank. Buscando vingança mas também vendo uma oportunidade de avaliar a importância da identidade física, ela faz uma cirurgia de redesignação de sexo em Frank.

Ao acordar e descobrir sua nova condição, Frank entra em contato com Johnnie, uma mulher que havia conhecido dias antes e pede para ficar em sua casa enquanto se recupera. Por usar um nome falso, a polícia não encontra nada que comprove a existência de Frank e Jane então faz uma confissão judicial contando tudo o que fez com Frank. Este, por sua vez, havia seguido todos os envolvidos até chegar em Honest John e descobrir a médica que fez isso com ele. Após descobrir que sua situação era irreversível, decide se vingar da médica. 







Ano de lançamento 2016

Duração 1h 36m

Direção Walter Hill

Elenco Michelle Rodríguez, Sigourney Weaver, Tony Shalhoub



Trailer 





Minhas divagações 

O que me impressiona nesse filme? Os erros desde o início e as atrizes Michelle Rodríguez e Sigourney Weaver estarem nele. Confesso que achei a premissa interessante, quando li a Sinopse sobre um assassino de aluguel que passou por uma cirurgia que o transformou em mulher e agora ele queria vingança contra a médica. Até aí tudo bem. Mas, antes mesmo de ver o personagem em questão, começamos com a médica, interpretada pela Sigourney sendo entrevistada sobre os horrores que fez em nome da ciência. Então, finalmente nos mostra o assassino em questão, Frank. Aqui já começa o maior erro grotesco. Se, tivessem colocado um ator masculino para interpretar Frank no início, na minha opinião, teria sido melhor. 

Depois da cirurgia, quando Frank acorda, faltou mais realismo como seu rosto ficar inchado e com hematomas da cirurgia e seu corpo também. Ele tirou as ataduras e seu rosto/corpo estavam perfeitamente bem. Qual o sentido das ataduras então? Aí já tive vontade de desistir, mas já vi filmes piores até o fim e então decidi continuar. E tem como piorar. 

A história mistura o depoimento da Dra. Jane, pois tentam descobrir se o tal do Frank é real. Como sua clínica era clandestina, não tinha nenhum dado dos pacientes e como Frank não era o nome real do Frank, a polícia não encontra nenhum sinal de sua existência. O Dr. Galen menciona as mortes na clínica, mas até então eu achava que era os experimentos de Jane que não deram certo. Depois tudo faz sentido que só pegaram a Jane porque Frank a encontrou, matou seus comparsas e ligou para a polícia avisando sobre Jane. Ela conta sua história depois do que aconteceu a Frank enquanto isso, o que nos mostra sobre ele, seria antes de ser presa no manicômio. 

Uma coisa alguém estava certo sobre Frank, acho que foi o Honest John quem disse para ele, que parece ser muito esperto mas caiu nas mentiras de Johnnie. Quando se conheceram, até aí achei normal. Mas quando Frank virou mulher, a reação de Johnnie foi meio suspeita. Qualquer outra pessoa teria feito perguntas ou teria ficado impressionada ou teria qualquer reação que não fosse a da Johnnie. No trailer achei que ela também havia passado por algo semelhante, pensei que ela era John e agora virou Johnnie e junto de Frank iria atrás da médica. Sua reviravolta embora fosse clichê e óbvia, foi muito sem graça, minha teoria teria sido melhor. 

O motivo da médica ter feito isso em vez de matar logo Frank foi uma vingança muito melhor. Se matasse acabaria ali, mas forçando ele a viver em um corpo de mulher, era a vingança perfeita. A única coisa que me incomodou foi como tudo isso foi trabalhado. De novo, como ela também é uma cirurgiã plástica, faria sentido ter mexido no rosto de Frank. Se tivessem usado um ator diferente, teria dado mais realismo a cena, ali, só pareceu que tirou a barba e colocou as bandagens só para ter um efeito dramático. Por mais que Michelle tenha esse jeito másculo, como homem foi horrível. E mostrar ela nua com as partes masculinas? Desnecessário. Se fosse um homem, só pela constituição corporal dava para saber. Pelo menos aqui, achei que isso não combinou, diferente de Predestinado onde Jane vira John e a Sarah Snook arrasou na interpretação. Ali valeu a pena usar a mesma atriz. Como aqui além da mudança de sexo houve a cirurgia plástica, acho que valeria a pena ter um ator homem nas cenas de homem. Quando Frank tira a bandagem, a única coisa chocante é que tirou a barba. 

A parte que achei interessante foi Frank estar narrando os acontecimentos como investigações de detetives dos anos 50, só faltou ser em preto e branco. Tinha um ar meio melancólico também. Mas fora isso, de resto foi trabalho perdido. Duas atrizes boas, desperdiçando talento nesse filme. Tinha potencial sim de ser bom. Mas faltou trabalhar melhor nesse roteiro. A Dra. Jane havia dito que além de assassino Frank era machista. Poderiam ter trabalhado mais nisso, assim, quando ele fosse mulher, passasse pelas dificuldades que ele impunha nas mulheres. Seu instinto assassino não iria mudar só porque trocou de sexo. Seria como Jane querer dizer que as mulheres não matam? Ela é uma prova de como a mulher pode ser horrível com instrumentos certos nas mãos. Ela achou que transformando Frank em mulher ele pararia de matar? Ela achou que ele iria fazer o que? Eu aceitaria algo mais simples como se fosse só pela vingança mas ainda ficaria desproporcional. Já que é para fazer algum sentido, se, Frank tivesse arruinado a vida de uma irmã ao invés de irmão, aí sim, teria um motivo para transformar Frank em mulher. Aí sim teria gostado mais da história. 

Sigourney conheço mais pelo filme Alien, posso até ter visto outros trabalhos dela fora Alien mas não me lembraria. Assim como Michelle em Velozes e Furiosos. Acho que o que me chamou atenção nesse filme, foi ter as duas atrizes. No mais, foi uma trama interessante com grande potencial, mas com enredo mal trabalhado. 


Nota pessoal 5/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dica de Destaque

Resenhando Divagações sobre Noiva de Ali Hazelwood no Divagando Sempre

  Olá Divosos leitores. Trago pela primeira vez algo da autora Ali Hazelwood e que, seria perfeito se não tivesse tanto hot. CONTANDO A ...