Olá Divas e Divos. Hoje trago esse filme chinês fenomenal. É tenso, emocionante de tirar o fôlego.
A HISTÓRIA
No sul da China, um terremoto de nível 9.5 abala a região causando destruição. Porém, no centro industrial de Guangchen, vazamentos de oleodutos provocam explosões constantes. Se o incêndio dominar o local, poderá destruir a cidade toda. Para evitar a devastação, bombeiros chegam ao local para retirar as vítimas, funcionários que trabalhavam no local e para extinguir o incêndio. Mas explosões ocasionais tem dificultado o trabalho dos bombeiros, alguns acidentes acabam ferindo uns, mas até chegar mais reforços, o trabalho de um grupo específico segue mesmo sendo difícil.
Ano de lançamento 2023
Duração 1h 53m
Direção Oxide Chun Pang
Elenco Jiang Du, Qianyuan Wang, Liya Tong
Trailer
Minhas divagações
Tive sentimentos contraditórios durante e após terminar o filme. Mas independente disso, achei o filme espetacular. Já vi alguns doramas chineses e sempre achei a tecnologia que usam impecáveis. As produções de fantasia com histórias de época são sensacionais. Aqui, só o título poderia ter sido diferente, ou até mesmo usado o em inglês Flashover, pois o título Terremoto magnitude 9.5 dá a entender outro tipo de história. Pois foi o que eu achei. O terremoto mesmo acontece no início mas não fica claro qual sua magnitude. O que acontece é que os abalos causam um incêndio em um parque industrial repleto de produtos químicos altamente inflamáveis e tóxicos. A história gira em torno de equipes de bombeiros que entram em cena para resgatar sobreviventes e apagar o fogo.
O início é um pouco lento, mostrando o que inicialmente o terremoto causou e os bombeiros em ação. Depois mostra a vida de alguns deles, como o capitão que é tão comprometido com seu trabalho que sua noiva deseja adiar o casamento. Ou como um deles, que entende de câmeras e está sempre registrando tudo ou observando o local com drones. Esse também é apaixonado por uma professora. E tem outro carismático que envolve sua equipe com assuntos familiares como o aniversário de 60 anos de seu pai. Quando foca em alguns personagens, podemos supor que ou são protagonistas ou vai acontecer algo com um deles.
Os incêndios são tão intensos que passei praticamente metade do filme ansiosa esperando alguma outra grande explosão. Quando acontecia, já esperava o pior. Embora bem feito visualmente e ter tido momentos descontraídos entre os bombeiros, acho que faltou alguns desfechos. A escola que ficou destruída pela explosão, onde a noiva do capitão estava, tinha um aluno que dizia que seu pai era bombeiro. Aqui, dava para ter outra história. A noiva até ligou para o capitão, mas não é como se ele pudesse escolher o local onde poderia ir. Mas quando outros bombeiros chegaram para salvá-los, ela entendeu o sentimento do noivo pelo trabalho.
Li um comentário dizendo que o filme era bom mas que havia faltado mais realismo, pois devido a destruição, não tinha corpos, não tinha pessoas feridas nas ruas. Depois do resgate na escola, o foco foi no parque industrial, então acho que por isso, já não tinha necessidade de mostrar a cidade. Embora seja bom, como qualquer filme que não seja estadunidense, não é muito falado. Por isso só estava na minha lista porque pelo título achei que fosse algo sobre tragédia de terremoto.
Pela grandiosidade do desastre, achei que íamos ter mais perdas. Embora dois bombeiros tenham morrido, suas histórias foram tão emocionantes que quando dei por mim, estava chorando horrores. Não tinha como não se emocionar. Algo que eu li e concordo é sobre os bombeiros. Filmes com eles são sempre emocionantes. Eles estão ali para salvar vidas. Independente do perigo. O treinamento físico também é bem puxado. O modo de salvamento fiquei entre chocada e encantada. Se for apenas ficção está na hora de implementar essas tecnologias nos resgates. Só acho que as vestimentas dificultam os movimentos mas tem que ser assim para protegê-los.
A dosagem entre humor e drama foi perfeita. Só acho mesmo que além da escola, poderiam ter mostrado mais da cidade. Em uma emergência desse nível, o caos é esperado. Me parece que o filme foi inspirado em uma história real, não desse porte, mas de algo parecido e surgiu a história desse filme. Não sei se é verdade, li um comentário sobre isso mas nas minhas pesquisas não encontrei muita coisa. E não importa o país, cada decisão é tomada pelos de cima, como os governantes da nação em questão. Caso os bombeiros tomem alguma decisão contrária, mesmo a favor de civis, após tudo terminar, são claramente repreendidos ou suspensos. Aqui não foi o caso. Estou tentando ser vaga porque teve acontecimentos bem dramáticos e acho que vale a pena passar pela experiência de ver. Acho que focaram mais no trabalho dos bombeiros, mas ainda acho que se tivessem mostrado mais da cidade, mais dos bombeiros resgatando nas áreas habitadas, teria um impacto mais devastador. Entendo que o tempo era crucial pois se o fogo atingisse um local específico e explodisse, seria o fim da cidade, mas, apesar da correria, ficaria mais tenso com esse desafio, salvar os civis. A primeira explosão destruiu os arredores, a escola sofreu com o impacto, poderia ter mostrado outros locais também. Mas enfim.
Uma pena só que o título dá entender uma coisa e ficamos esperando o tempo todo pelo terremoto. Mas fora isso, foi um filme espetacular. Recomendo.
Nota pessoal 8/10





Nenhum comentário:
Postar um comentário