Olá Divas e Divos do meio oeste. Hoje trago esse faroeste incrível.
A HISTÓRIA
Link Jones vai até a fronteira entre o Texas e o México a procura de uma professora. Ao embarcar no trem, conhece um homem que faz perguntas demais e uma cantora. O trem é assaltado e por incrível que pareça, Link é deixado para trás e descobre que o homem falante e a cantora também ficaram fora do trem. Decididos a encontrar algum lugar para ficarem, começam a andar. Eles encontram no caminho uma casa aparentemente abandonada mas Link descobre que seu tio, Dock Tobin está ocupando o lugar. Link pertencia ao bando de Dock e juntos armaram grandes assaltos. Porém, Link abandonou o grupo e agora ressentido, Dock exige que Link volte e recupere o tempo perdido. Para proteger a cantora, Billie Ellis e o homem falante Sam Beasley, Link aceita voltar para o bando. Dock tem total confiança em Link, mas o restante do grupo vivem desconfiados. Eles armam um assalto em uma cidade que Dock tem certeza de que o banco lhes trará fortuna. Mas, antes disso, um de seus homens enfrenta Link e uma tragédia acontece.
Ano de lançamento 1958
Duração 1h 40m
Direção Anthony Mann
Elenco Gary Cooper, Lee J. Cobb, Julie London
Trailer
Minhas divagações
Filmes antigos tem uma composição incrivel de nostalgia. Os de faroeste, são ainda mais impressionantes. Eu adoro ver esses clássicos, por mais que o enredo seja absurdo de bizarro, eu amo qualquer filme de faroeste. Pelo menos os que vi até hoje são incríveis. Aqui, enquanto assistia, o que mais me chamou a atenção, foi a trilha sonora. Quando Link ia investigar a casa supostamente abandonada, a música que seguia seus passos, eram sincronizadas com seus passos e a situação. Parecia muito com cinema mudo, onde as músicas falavam pelos personagens. Achei muito divertido. Isso, apenas com as observações iniciais.
Claro que sendo um filme dos anos 60, vê-se muitas falhas no enredo, atuação, cenário. Mas, ainda assim achei divertido. Não teve duelo de pistolas, que é o que mais gosto nesses filmes, mas ainda assim foi bom. Link foi um personagem interessante e diga-se de passagem, um verdadeiro cavalheiro. Em nenhum momento teve segundas intenções para com a cantora e mesmo Sam sendo impertinente e falador, Link não os deixou desamparados quando encontraram Dock.
Billie, sendo uma mulher belíssima no meio daqueles selvagens, esperei o momento em que fosse violentada por eles, mas Link conseguiu mantê-la segua enquanto pôde. Assim como Sam, que segundo ele, se Link morresse, nenhum dos dois sobreviveria sem ele. Achei a atitude de Sam impressionante e não esperava aquilo vindo dele, mas creio que seus motivos com certeza estavam corretos.
Dava para notar que Dock já não estava muito bem da cabeça mas quem lhe falou sobre a tal cidade ou o enganou de propósito ou fazia muitos anos dessa notícia. Confesso que esperava outra coisa também. Mas o desenrolar da batalha nela e o final, foi surpreendente. Me perguntava como Link sairia dessa. Não sei se sua história era real, como ter formado família e o seu propósito em ter saído de casa. Não entendi sobre o dinheiro que ele perdeu. Era para contratar uma professora? Só sei que ele ficou desesperado pela perda, pois era dinheiro de pessoas boas. Ele demorou para ser aceito na sua nova vida e agora não queria por tudo a perder por causa desse infeliz reencontro com seu tio.
O ruim do faroeste é que a qualquer momento, um deles pode morrer. Link nem estava armado e por isso, pela hostilidade do bando, fiquei apreensiva de que fossem atirar nele a qualquer momento. Mas ele só ficou vivo pelo Dock, que ainda tinha confiança nele e o achava o melhor do bando pelos velhos tempos. Nota-se pelo desempenho no assalto ao trem, que o bando ou era inexperiente ou atrapalhado por natureza, pois como diz Dock, com apenas um homem armado no trem, não tiveram sucesso no assalto e ainda um deles foi baleado. Confesso que não havia prestado atenção nesse detalhe. Só sabia que havia um homem doente na cabana com o Dock e ele mandou um de seus subordinados dar fim ao sofrimento dele. Eu achava que era um refém ferido ou um deles sofrendo alguma doença. Nem imaginei que era um dos assaltantes do trem. Fez mais sentido ser assim.
Dock gostava tanto de Link, que o perdoou pelo abandono assim que este concorda em ajudar no assalto ao banco. Mas o que nenhum deles imaginava, era que a cidade se tornasse uma cidade fantasma. Dock perdeu a cabeça quando todos foram para o assalto, pois ficando sozinho com Billie, a espancou e a violentou, o que deixou Link enfurecido. Que coisa horrível. Link conseguiu evitar que o bando fizesse mal à ela mas Dock sozinho acabou fazendo isso. Nojento.
Billie acabou se apaixonando por Link mas ela sabia que ele era impossível, pois tinha família e eventualmente voltaria para eles. Não houve o clássico duelo dos faroestes, mas a história em si foi interessante. O cenário, meio desértico do velho oeste impecável nesse filme. Uma cena que achei divertidíssima foi a de Link no trem. Parecia ser sua primeira vez dentro de um trem e sua reação foi muito engraçada. Não conhecia ainda esse ator e pelo que li, este foi um dos seus últimos filmes antes de falecer em 1961. Com certeza seus filmes mais antigos foram um sucesso. Ele tinha cara de galã quando mais novo, mas daqueles típicos dos anos 40, 50. Se encontrar outros filmes de Gary Cooper, com certeza irei conferir. No mais, foi um ótimo filme.
Nota pessoal 9/10





Nenhum comentário:
Postar um comentário