sexta-feira, 16 de janeiro de 2026

[Review/crítica pessoal] O Clube do Crime das Quintas-feiras (filme) - Divagando Sempre

 

Olá Divosos investigativos. Hoje trago essa adaptação literária que achei que ficou perfeita. 






A HISTÓRIA 

Coopers Chase é um lar para idosos onde Joyce, uma enfermeira aposentada acaba de se mudar para o local. O que é perfeito para o Clube do Crime das Quintas-feiras composta pela misteriosa Elizabeth, pelo psiquiatra Ibrahim e pelo ex-líder sindical Ron. No momento, estão estudando um caso arquivado de 1973, que foi investigados e conduzido pela inspetora Penny Gray, que era membro do clube e agora reside no asilo em coma. O caso não resolvido era de uma mulher assassinada, que caiu da janela de seu apartamento e imediatamente seu namorado foi descartado como suspeito, desaparecendo dias depois. 

A policial Donna de Freitas, transferida de Londres, acaba indo a Coopers Chase, para fazer um trabalho entediante sobre prevenção de acidentes e acaba conhecendo o grupo do clube. Elizabeth fica interessada em fazer amizade com Donna, pois uma policial pode ser muito útil para seus casos. Coopers Chase está a ponto de ser demolida e seus moradores idosos não sabem qual será seu destino, mas, um dos sócios e dono do terreno, é assassinado. O Clube passa a investigar e conseguem colocar Donna na equipe das investigações policiais em troca de informações. Porém, quando o segundo sócio aparece morto, as coisas começam a complicar de verdade. Mas claro que Elizabeth daria um jeito de descobrir esse mistério. 











Ano de lançamento 2025

Duração 1h 58m

Direção Chris Columbus 

Elenco Helen Mirren, Pierce Brosnan, Celia Imrie, Ben Kingsley, Tom Ellis, Naomi Ackie, Daniel Mays



Trailer 





Minhas divagações 

Quando li o livro Clube do Crime das Quintas-feiras confesso que não sabia o que esperar, mas, esse Clube de idosos acabou me conquistando. E por incrível que pareça, mesmo tendo lido um tempo atrás, achei que os atores casaram bem com seus personagens. Elizabeth então, foi lindamente interpretada por Helen Mirren. E o quarteto de atores estão todos na casa dos 70 anos. Que trabalho fenomenal. E quem deu as caras nesse filme? Tom Ellis. Confesso que não cheguei a terminar Lúcifer, mas Tom caiu naquele estereótipo de papel, tipo homem sensual e perigoso. Mas também não vi muito de seu trabalho. Então não posso julgá-lo. 

Engraçado como a história começa com um caso arquivado e acaba tendo um caso real. Enquanto o clube trabalha em casos fechados, imagina-se que seja seguro para um grupo de idosos. Mas, se envolver em um caso real? Eu ficava o tempo todo apreensiva enquanto lia, imaginando os perigos que poderiam estar correndo, ainda por mais se intrometerem em um caso de assassinato, fora imaginar algum deles passando mal por causa da idade. Principalmente quando Elizabeth é seguida. 

O mais curioso do caso, é que os dois assassinatos dos sócios, imaginamos que tivessem ligação entre eles, porém, acaba tomando um rumo completamente diferente. Confesso que imaginei que Jason fosse realmente o culpado. Afinal, ele estava bem próximo da vítima e poderia ter feito aquilo, já que ele aparentava ser uma pessoa bem esquiva. Mas, seria fácil demais. Em casos de investigação, quando o suspeito é óbvio demais, é melhor descartar. 

O mais engraçado de tudo claro, é  como colocaram Donna como a fonte dentro da polícia e como passavam informações para ela também, a favorecendo no caso. Mas, a solução final para não perderem Coopers Chase, foi conveniente demais. Porém, como o livro tem sequências, será que o filme também terá? 

Cada um do clube tem sua personalidade e não tem como não amar nenhum deles. Não lembro como era a descrição de Coopers Chase no livro, mas quem não gostaria de morar em um local desses como do filme? Claramente é para aposentados com condições financeiras né. Ninguém com menos que isso, teria condições de ficar em um lugar tão bonito, limpo e apresentável como esse. Até eu gostaria de ficar em um local desses na minha velhice, se existisse na vida real. Ainda mais no Brasil, onde as condições de saúde como hospitais públicos já são meio precários, imagina lar de idosos. 

Não sei se perdi alguma coisa, mas só não entendi muito bem quem e por que, invadiram a casa da Elizabeth para deixar o aviso de não se intrometer mais. Era mesmo o florista? Isso não ficou claro para mim. Qual o motivo dele ter feito aquilo, se no fim, Elizabeth acabaria o encontrando. Se não fosse o aviso, ela teria o encontrado de um jeito ou de outro? 

Bom, eu gosto de histórias investigativas e com idosos foi bem interessante. Confesso que até comecei a ler a sequência do livro, tamanha a curiosidade para ver quais serão os próximos casos desse quarteto. O final, foi meio triste, pelo caso encerrado que eles investigavam no início. Tiveram a conclusão que procuravam, mas custou um preço. Mas agora Joyce é um membro oficial do clube e estou curiosa para saber mais. 

Alguns mais exigentes podem achar que o filme é típico sessão da tarde, mas achei bem interessante, bem adaptado e interpretado. Recomendo. E já adianto, pelo menos no próximo livro, as aventuras do clube foram bem mais intensas e desejo de coração que façam a sequência. Não comentei muito sobre o Bogdan nesse filme, embora na minha imaginação ele fosse bem diferente, no próximo livro ele tem bem mais destaque. Embora nesse filme tenha contado um pouco de como ele acaba aparecendo, não lembro se no primeiro livro teve realmente tudo isso, mas no segundo livro, ele era bem misterioso mas era alguém confiável para o clube. De novo, espero ansiosa que tenha um próximo filme. Acho que merece uma sequência. 


Nota pessoal 10/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dica de Destaque

Resenhando Divagações sobre Noiva de Ali Hazelwood no Divagando Sempre

  Olá Divosos leitores. Trago pela primeira vez algo da autora Ali Hazelwood e que, seria perfeito se não tivesse tanto hot. CONTANDO A ...