Olá Divas e Divos. Hoje trago esse filme brasileiro que merece a atenção que está tendo.
A HISTÓRIA
No ano de 1977, Armando Solimões, desembarca em Recife para ver seu filho Fernando que mora com os avós maternos. Armando fica em um albergue, gerido por Dona Sebastiana, onde abriga outros refugiados.
Armando começa a trabalhar no Instituto de Identificação sob o pseudônimo de Marcelo. Ali, ele também pode procurar nos arquivos a identidade de sua falecida mãe, de quem tem poucas lembranças.
Enquanto isso em São Paulo, Henrique Ghirotti, executivo da Eletrobrás e ex-ministro do governo militar, contrata dois assassinos de aluguel, Bobbi e Augusto, para matar Armando por disputa política e pessoal.
No tempo presente, uma estudante de história, pesquisa a rede de resistência de Elza, que inclusive ajudou Armando na época e manteve gravações de áudio sobre Armando contando como havia conhecido Henrique Ghirotti e através de acervos de jornais, descobriu o que havia acontecido com Armando.
Ano de lançamento 2025
Duração 2h 40m
Direção Kleber Mendonça Filho
Elenco Wagner Moura
Trailer
Minhas divagações
Finalmente vendo esse filme brasileiro tão falado. Fazia tempo que eu não fazia isso, comentar enquanto assisto a obra. Inicialmente eu já colocava minhas impressões enquanto assistia mas depois começou a ficar trabalhoso demais ficar parando e escrevendo. E depois, escrever após terminar o filme, para mim era melhor para manter a memória funcionando. Mas, confesso que algumas impressões ficam melhores no início. Esse filme eu quis muito ver, óbvio, pelo Wagner Moura. Sempre gostei desse ator desde que fazia novelas e minha admiração por ele só aumentou no filme Tropa de Elite.
Confesso que embora já tenha visto trailer e sinopse, não sei muito o que esperar do filme. Apesar de não gostar de ver coisas que estão no hype, sei que não vou me decepcionar porque foi a mesma coisa com o filme Ainda estou aqui. Que também é brasileiro. O Brasil tem muitos filmes bons, pelo menos para mim, eu, não dava valor por conta das novelas. Eram sempre as mesmas coisas e muita exploração de nudez. Por isso perdi o interesse nas produções nacionais. Mas, de vez em quando encontro obras realmente excelentes.
Já no início do filme, dá uma nostalgia pela ambientação antiga, como os carros, as roupas, as cidades. O protagonista já começa em um fusquinha. Maravilhoso. No posto onde ele para, tem um cadáver, gente. Já senti uma tensão quando a polícia chega mas em vez de cuidar do corpo, vai revistar o protagonista. E depois quando a cena muda para a perna dentro de um tubarão. Misericórdia. O que esperar dessa história.
Fica um suspense por conta do título, pois imaginamos que Armando deve ser fugitivo por fazer parte da resistência. Pois não vamos esquecer que o filme data da época da Ditadura militar. Como ele procurava documentos da mãe, achei que por alguma razão, ela tivesse sido da resistência e desapareceram com ela. Então, ele procurava documentos para provar que ela existiu. Também achei que ele estava se escondendo por conta disso. Que de alguma forma ela deixou uma missão secreta para ele. Mas, embora as explicações fossem mais simples que isso, não deixou de ser uma história interessante.
Entendi algumas pessoas dizendo que ficaram insatisfeitas com o final. Foi a maior tensão a perseguição de Armando e de repente... descobrimos o que houve com a estudante de história no tempo presente e com memórias de Fernando, o filho de Armando. Criança esquece rápido alguns acontecimentos né. Ou ele falou isso para não ter que conversar mais com a estudante sobre a história do passado de seu pai. Ele ficou com o pen-drive com os arquivos que ela havia copiado e não acredito que ele tenha esquecido o pai, depois de tudo o que aconteceu.
Uma personagem que se destacou para mim além de Armando, foi Dona Sebastiana. Que senhorinha intrigante. Cheia de segredos. O que será que aconteceu com ela e os outros que ela abrigava? Duas coisas paralelas que aconteceram mas não tiveram desenvolvimento, foram o corpo no posto de gasolina, que acho que é um caso normal, mas foi aleatório ou teve algum significado? Agora, o caso da perna no tubarão, achei que tivesse a ver com o perseguidor de Armando. Mas o mais bizarro foi as pessoas relatarem serem atacadas pela perna. Isso foi surreal.
Claro que Fernando crescendo a Ditadura teria acabado e Henrique Ghirotti vendo que Armando não era mais problema para ele, seguiria com a vida. Mas, achei que Fernando cresceria e tentaria vingar o pai e as estudantes pesquisavam os acontecimentos para ele. Sei que sempre vou além do que realmente é, mas embora tenha sido mais simples, terminou de um modo amargo, como se víssemos um documentário sobre alguém que sofreu na Ditadura e depois desapareceu. Quem conhece a história dessa época, vai entender melhor o filme. E Wagner Moura como sempre, arrasou.
Da minha parte, gostei bastante do filme. O lado bom dos filmes antigos, é que era tudo mais colorido, veja os carros por exemplo, azul, amarelo, verde, vermelho, o que temos hoje em dia? Preto, cinza ou branco. Apesar de não ter especificado o motivo de Armando ter se mudado, na verdade eu achava que era porque ele era informante da resistência, mas acho que ele estava só fugindo do Henrique Ghirotti. Não lembro se especificou como a esposa de Armando morreu, mas eu acreditava que tinha sido por causa do Henrique, tipo, como se fosse um aviso para o Armando. Confesso que só não entendi muito bem essa parte. Mas entendi a raiva do Henrique querer encomendar a morte de Armando. Embora penso que ele demorou para fazer isso ou Armando já estava fugindo depois do último encontro deles.
Também não entendi a curiosidade da estudante de história de se aprofundar nessa pesquisa a ponto de ir até Fernando, falar sobre o passado do pai. Achei que ela fosse algum parente do Armando ou conhecesse alguém daquela época, o que faria mais sentido suas pesquisas. Se nem o próprio Fernando foi atrás dessa história, o que seria até mais interessante se tivesse sido o caso, já que ele viveu aquele momento, embora fosse muito criança. Mas enfim, apesar de tantas perguntas, ainda foi um filme brilhante. Não há de se negar que conseguiu transmitir com excelência o medo e a sensação de ser vigiado, naquela época terrível que foi a ditadura.
Nota pessoal 10/10




Nenhum comentário:
Postar um comentário