Olá Divas e Divos. Essa história marcante é de destruir qualquer um.
A HISTÓRIA
Jesse é um estudante da quinta série, que mora com seus pais e mais quatro irmãs. Ainda divide o quarto com May Belle e vão juntos a mesma escola. Jesse precisa fugir da valentona da escola Janice enquanto é atormentado pelos colegas de sala Hoager e Fulcher. Um dia, chega uma aluna nova que acaba sendo vizinha de Jesse. Após um desentendimento inicial onde Leslie ganha uma corrida entre todos os garotos, ela e Jesse se tornam amigos.
Todos os dias após as aulas, Jesse e Leslie saem para brincar juntos e encontram um local perfeito para suas imaginações. Eles encontram uma casa na árvore abandonada e a reformam, criando seu local seguro, que chamam de Terabitia. Nesse local eles enfrentam inimigos poderosos como trolls gigantes ou pássaros enormes que querem destruí-los.
Jesse passa um dia com a familia de Leslie e Leslie vai a igreja um dia com Jesse e sua familia. Uma professora nova chega na escola e um dia convida Jesse para ir ao museu com ela. Em um momento de egoísmo, ele nem pensa em Leslie e se diverte com a professora no museu. Mas ao chegar em casa, recebe a pior notícia de sua vida.
Ano de lançamento 2007
Duração 1h 36m
Direção Gábor Csupó
Elenco Josh Hutcherson, Anna Sophia Robb, Bailee Madson, Robert Patrick, Kate S. Butler, Zooey Deschanel
Trailer
Minhas divagações finais
Como qualquer obra que eu tenha visto anos atrás, com certeza minha memória é muito falha. Não lembrava que a família de Jess, tinha tantos filhos. E as mais velhas eram muito folgadas e maltratavam o próprio irmão. Acho que ele era mais ligado a irmãzinha May Belle. A família de Jesse era tipicamente aquela que sofre problemas financeiros e tem um monte de filhos. E Jesse por ser o único menino, sofria mais nesse meio. As mais velhas eram insuportáveis e típica adolescentes que não servem para nada. Só sabiam perturbar o único irmão. Nem ajudavam a mãe com a casa e com as irmãs mais novas.
Já Leslie vem de uma família que é o oposto. Seus pais tem trabalhos que podem fazer de casa, tem condições de vida melhores, mas só tinham a Leslie como filha. Porém, ela se sentia meio solitária as vezes e por isso talvez, dava asas a sua imaginação. Sua amizade com Jesse ajudou a ambos, ela por ter companhia e ele, por abrir sua mente e ver o mundo fantasioso que ela enxergava.
Apesar de seu pai parecer preferir May Belle, talvez porque não tinha como não preferí-la, de tão fofinha que ela era. Mas em determinados momentos, ele parecia se importar com Jesse e entender como é difícil para o filho ser o único menino no meio de tantas mulheres. Mas também havia momentos em que seu pai era rígido com ele, tanto que em alguns momentos, ele até tentou se afastar de Leslie pois achava que ela imaginava coisas demais. Mas, quando aconteceu a tragédia e seu pai foi consolar Jesse, não tinha como segurar as lágrimas. Eu já vi uma vez, sabia que era triste e pelo andar da história, achei que não iria chorar tanto, mas me enganei. Me acabei de chorar. Principalmente pela negação de Jesse. Mas, na escola quando os meninos continuam o perturbando e ele dá um soco em um deles, a gente comemora demais, pena que ele não teve essa atitude antes. No entanto, quando a professora o chama para ir para fora da sala, pensei que ela fosse brigar com ele, mas apesar de sua postura parecer não se importar com os alunos, ela desabafou também sua perda para ele. Falando em professora, muito triste quando Jesse diz a Sra. Edmunds, que da próxima vez eles devem convidar Leslie também. Claramente ele se sentia culpado por isso e por não ter estado com ela naquele dia em que foi sozinha para Terabitia.
Leslie tinha conseguido dobrar a valentona Janice, quando ela e Jesse lhe pregaram uma peça a envergonhando na frente da escola. Desde então ela não perturbava mais ninguém. Meio hilário até vê-la se sentando ao seu lado no ônibus escolar quando ela própria monopolizava os bancos do fundo.
O início achei meio problemático pelo ambiente familiar de Jesse. Talvez por sabermos que ele seria o protagonista, ficamos do seu lado, mas será que tem alguém que gostou das suas irmãs mais velhas? Fora que a distância da mãe com ele, é compreensível pela sua carga de trabalho. Por isso talvez coube a seu pai tentar ensiná-lo a ter mais responsabilidades. E quem não viu em seu pai aquele policial maligno do filme Exterminador do futuro 2? Por isso achei que ele tinha cara de mau.
E para deixar a história mais triste ainda, o filme é adaptação do livro que a mãe do roteirista escreveu para ele quando ele era criança e perdeu sua melhor amiga. Para ajudar no luto, sua mãe escreveu essa história. O que deixa o filme mais marcante ainda. E apesar de ser dos anos 2000, nessa época ainda faziam ótimos filmes.
No livro, as condições financeiras da família do Jesse pareciam piores do que no filme. Suas irmãs mais velhas, apesar de entendermos a adolescência, ainda assim, por serem pobres, as meninas eram muito mimadas, insuportáveis e irresponsáveis. No livro elas eram mais odiáveis ainda. Teve bastante mudanças entre filme e livro, mas a essência mesmo está ali. Porém, não sei porque, mas no filme parece ser mais triste a ponto de nos fazer chorar. Não tive essa necessidade ao ler o livro. Mas isso não quer dizer que não seja triste.
Nota pessoal 10/10







Nenhum comentário:
Postar um comentário