sexta-feira, 30 de janeiro de 2026

[Review/crítica pessoal] Goblin (K-drama) - Divagando Sempre

 

Olá Divosos dorameiros. Hoje trago esse K-drama que amo muito. Não é perfeito porque teve episódios que achei muito irritantes, mas, de resto foi maravilhoso. 







DIVAGAÇÕES APRESENTANDO A HISTÓRIA 

Kim Shin foi um general da Dinastia Goryeo e acusado como traidor pelo jovem rei e morto. Seus soldados imploraram por sua inocência e clamavam perdão em seu túmulo. Anos depois, um de seus soldados já idoso, presencia seu retorno porém amaldiçoado. Kim Shin agora é um ser imortal que deve suportar a dor de ver seus entes queridos morrerem como punição pelos soldados que matou para proteger seu país. Embora lutasse contra inimigos, todos eram filhos de Deus. Agora ele é um Goblin e para ter descanso e quebrar sua maldição, ele precisa encontrar sua noiva.

Kim Shin, tem um secretário que seus descendentes o acompanham a cada geração. Seu novo secretário é um jovem chamado Yoo Deok-Hwa, mas diferente de seu avô, acompanha essa nova geração e é mais mimado e atrapalhado nos negócios. Como Kim Shin precisa mudar de identidade e local onde mora devido a sua imortalidade, como precisa passar um tempo fora, Deok-Hwa acaba alugando sua casa para um homem que possui uma casa de chá. Acontece que esse homem é um conhecido de Kim Shin, ele é um Ceifador.

Enquanto se prepara para as mudanças, Kim Shin é invocado sem querer por uma jovem estudante do ensino médio. Ji Eun-Tak. Quando sua mãe estava grávida dela, deveria ter morrido em um acidente de carro, mas Kim Shin se sentindo bondoso, resolve interferir e atender suas súplicas, cuidando para que ela e a bebê sobrevivessem,  deixando o Ceifador no encalço das duas por anos. Porém, no seu aniversário de 9 anos Eun-Tak perde a mãe e passa a morar com os tios. Ela então, triste e sozinha em seu aniversário invoca sem querer Kim Shin e assim que descobre como fez isso, ela sempre o chama. Eun-Tak sempre viu espíritos e inicialmente pensou que Kim Shin fosse um, mas ela desconfia que ele é um Goblin e além disso, afirma que ela é sua noiva. Mas Kim Shin não acredita porque ela então  seria capaz de ver um detalhe específico que só sua noiva seria  capaz de ver e assim libertá-lo. O que não parece ser o caso dessa jovem. Porém, devido a vários infortúnios na vida de Eun-Tak, ela acaba sempre invocando Kim Shin e os dois criam laços, principalmente porque Eun-Tak confessa que desde a primeira vez que viu Kim Shin, ela já tinha visto o detalhe que ele queria saber se ela conseguia ver. 

Enquanto Eun-Tak e Kim Shin se resolvem se ela é ou não sua verdadeira noiva, o Ceifador que agora mora com o Goblin, tem seus próprios problemas pessoais, além de lidar com ter que levar Eun-Tak como deveria ter acontecido antes de seu nascimento. O Ceifador não tem memórias de sua vida antes da transformação, mas quando encontra uma mulher casualmente, ele sente lágrimas em seus olhos e fica perturbado por conhecê-la. 

Apesar de toda comoção ao seu redor, embora tivesse esperado quase mil anos por esse momento, Kim Shin agora está relutante em contar um detalhe muito importante de sua condição. Embora ela de fato seja sua noiva, isso também significa que cumprida a profecia, o Goblin deixará de existir... mas na vida de Kim Shin nada é fácil, mesmo agora podendo finalmente ter a alma liberta, um espírito maligno do seu tempo, também vagou quase mil anos evitando os ceifadores e agora descobriu sobre a noiva do Goblin e continua com seus planos em destruir Kim Shin.













Ano de lançamento 2016

1 temporada 16 episódios 

Elenco Gong Yoo, Kim Go-Eun, Lee Dong-Wook, Yoo In-Na, Sung-Jae



Trailer 





Minhas divagações finais 

Já vi esse dorama uma vez e sempre vou amar essa história. Apesar que sempre achei de cunho depressivo. Já começa com a história do Goblin, que era um general fiel que lutou pelo seu rei e foi traído e morto. E ainda por cima foi obrigado a viver pela eternidade vendo quem amava morrer e a espera de uma noiva que fosse capaz de enxergar sua maldição e libertá-lo. Quem diria que quase mil anos depois, ele a encontraria na forma de uma estudante do ensino médio, que apesar de sofrer nas mãos dos tios, é super animada com ele. Talvez ela ficasse a vontade porque a primeira impressão ela achava que ele era um fantasma. 

Quando a Eun-Tak era criança, via espíritos. Mas esse dom deve ser por causa do Goblin, que salvou ela e sua mãe da morte. Porém, mesmo fugindo desse destino, a mãe da Eun-Tak acaba partindo quando ela ainda era criança. E por isso viveu solitária e negligenciada pela família da tia. Embora incrédulo que tenha encontrado sua noiva, Kim Shin acaba resolvendo os assuntos pendentes de Eun-Tak e a ajudando da melhor forma possível. A primeira vez que se encontram, Eun-Tak achando que ele poderia realizar desejos, faz três pedidos e o persegue desde então, para que ele possa ajudá-la a realizá-los. Mas claro que tudo nessa história tem ligação um com o outro. Nada é por coincidência. Por exemplo, a Eun-Tak ser noiva do Goblin. O Ceifador acabar morando na mesma casa que o Goblin. A chefe da Eun-Tak se apaixonar pelo Ceifador sem saber na verdade o que ele é. Mas convenhamos né, um Ceifador desses... quem não se apaixonaria? 

O lado bom de ver uma segunda vez é que podemos prestar mais atenção nos detalhes da história. Eu, havia me esquecido de muitas coisas. Primeiro, não lembrava qual a relação da mulher da pintura que Kim Shin guardou todos esses anos, cheguei a pensar que fosse a Eun-Tak reencarnada. Quando a história mistura deuses e humanos, não dá para imaginar como o romance terminaria. Tecnicamente seria impossível um final feliz. Sempre acreditei que Eun-Tak era alguém do passado do Kim Shin. Porém, o Goblin da mitologia e esse Goblin do dorama, acredito que são completamente diferentes. Ainda não entendi por que Kim Shin se transformou em um. Já a história dos ceifadores foi muito mais interessante. Eu achava que o pecado que cometeram para se tornarem ceifadores fosse outra coisa, mas acabou sendo algo bem mais triste. Apesar de ter conhecimento de outro tipo de Goblin, esse com certeza deve ser o mais bonito de todos. Sua história é ainda mais triste por ter sofrido quase mil anos com suas memórias do passado, as perdas do presente e viver eternamente com essas memórias. 

Chegando no episódio 14 mais ou menos, as coisas foram caminhando para um desfecho devastador e embora eu tenha compreendido que esse acontecimento tinha que ser naquele momento, admito que não gostei do depois. Passou 9 anos e todos que conheceram Kim Shin perderam suas memórias, incluindo Eun-Tak. Nessa fase adulta dela, a achei insuportável. Quando adolescente apaixonada pelo Goblin era mais divertida. Na fase adulta era muita séria, desconfiada e chata. Mas, depois ela voltou a ser ela mesma. A história envolvendo Kim Shin, o Ceifador e a Sunny, foi em partes hilaria, quando não se lembravam do passado e triste quando lembraram. Confesso que o final para mim foi meio agridoce. Esperava por isso mas ao mesmo tempo queria mais. No entanto, a parte mais sem graça foi com certeza a perda da memória e a separação, o tempo de espera. Se bem que, Kim Shin viveu quase mil anos sozinho, o que seria uns anos aí até seu final feliz. 

Vou soar contraditória, mas, achei os episódios muito longos e o desfecho da maldição muito rápido. Achei também que continuaria o depois, porque uma fantasma ficou para trás, pensei que Eun-Tak fosse resolver o assunto pendente dela, eu acreditava que ela teria uma história bem interessante por ter ficado tanto tempo no plano terreno, mas ela só foi embora quando achou que já era sua hora. Mas depois entendi que o plano final para Eun-Tak obviamente seria seu destino de ter escapado da morte inúmeras vezes. 

O início era apaixonante, mas o final, apesar de tudo, foi mediano. Mas, na época, gostei muito porque pude ver Gong Yoo, muito hilário ele no cinema com a Eun-Tak vendo um filme de zumbi, que a propósito é dele mesmo, Invasão Zumbi, um dos filmes de terror mais triste que já, chorei horrores com o final. Também pude ver mais um trabalho de Lee Dong-Wook, que diga-se de passagem, foi com ele que vi meu primeiro K-drama com Scent of a woman, foi com ele que meu vício começou. Conheci a Kim Go-Eun e já vi outros trabalhos dela, mas amei mesmo a Yoo In-Na. Seu personagem Sunny e a do Ceifador foram tão boas, tiveram tanta química, que eles fizeram outro dorama como protagonistas principais, Touch Your Heart. Mas a melhor dupla mesmo foi o Goblin e o Ceifador. Tivemos momentos hilários, tensos e fofinhos. Foi uma boa experiencia rever esse dorama. Continuo amando como a primeira vez que vi. As músicas também são marcantes e inesquecíveis. 


Nota pessoal 10/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dica de Destaque

Resenhando Divagações sobre Noiva de Ali Hazelwood no Divagando Sempre

  Olá Divosos leitores. Trago pela primeira vez algo da autora Ali Hazelwood e que, seria perfeito se não tivesse tanto hot. CONTANDO A ...