Olá Divosos dorameiros. Hoje trago esse filme inspirado em uma triste história real, onde 71 estudantes soldados protegeram um local contra a invasão norte coreana, por 11 horas.
A HISTÓRIA
Em 1950, aconteceu a Guerra da Coreia entre as Coreias do Norte e Sul. Os sul coreanos juntaram toda a sua força militar para a região sul do Rio Nakdong para evitar uma invasão e forçando um comandante de uma unidade de defesa, confiar a 71 alunos soldados inexperientes a proteger a área de Pohang, abrigados em uma escola fundamental para meninas, contra um exército norte coreano fortemente armados, que avançam em sua direção. Os alunos soldados sem treinamento e com medo, só podem esperar pela chegada dos reforços enquanto tentam retardar os avanços dos Norte coreanos. Coisa que conseguiram por 11 horas até que o comandante Kang finalmente chegasse com reforços, embora conseguissem evitar o avanço dos inimigos, infelizmente o comandante chega tarde demais.
Ano de lançamento 2010
Duração 2h
Direção John H. Lee
Elenco T.O.P, Cha Seung-Won, Kim Seung-Woo, Kwon Sang-Woo
Trailer
Minhas divagações
Assisti esse filme a primeira vez, lá pelo ano de 2011, 2012 e tudo pelo T.O.P, que na época eu acompanhava K-pop e era muito fã de Big Bang, grupo que o T.O.P fez parte. Recentemente ele fez participação na série Round 6 e foi muito criticado principalmente por quem não o conhecia. Mas para quem já era fã dele, adorou sua participação. Seu personagem era de caráter totalmente duvidosa e eu esperava que ele fosse ficar mais tempo, gostaria de tê-lo visto mais para frente, só para ver como reagiria a certas ocasiões. Sua morte precoce foi ridícula, admito, mas sua atuação foi incrível. Enquanto no grupo, T.O.P tem uma voz maravilhosa e era o rapper. Geralmente aparentava ser tímido e ao mesmo tempo era bem engraçado. Mas do grupo eu era fã mesmo do Taeyang.
Enfim, voltando ao filme, quando assisti, talvez meu foco fosse mais no T.O.P, então não me lembrava muito da história. Me lembrava de uma cena que na época havia me deixado chocada, que era quando foram enterrar os corpos dos soldados mortos e uns garotos puxaram o corpo e o braço saía mostrando os vermes já nele. Vendo hoje, acho que já me acostumei com tantos filmes de guerra que não sei porque na época me senti mal. Porém, o que me chocou nesse e que eu havia esquecido, era que o T.O.P, fazia parte do grupo de estudantes soldados que ficaram incubidos de proteger um local dos Norte coreanos. Foram 71 soldados jovens, sem experiências e que não acreditavam que poderiam enfrentar de fato a morte de perto.
O comandante Kang que já tinha visto T.O.P no campo de batalha, deixa ele como soldado experiente junto com mais dois, para comandar o grupo de estudantes. Tinha alguns que eram delinquentes presos por homicídio que se voluntariaram para a guerra. Vê-se claramente que T.O.P não se sentia confortável em liderar ninguém, ainda mais aquele grupo de desajustados. Tinha um que odiei quando chegou e obviamente quis enfrentar T.O.P. Eu fico falando T.O.P mas seu personagem se chamava Jang-Beom. Apesar das dificuldades, ele conseguiu ser um bom líder e junto com os outros, conseguiram segurar os Norte coreanos por 11 horas naquele local, até a chegada do comandante Kang, que só demorou porque não conseguia mais soldados para ajudá-los daquele lado. Sorte que um aliado americano lhe deu umas bombas e assim ele foi até a escola onde os alunos defendiam o local. Embora um pouco tarde, mas já era de se esperar que teríamos baixas nessa guerra.
Minha lembrança do T.O.P nesse filme, era de que ele quase não falava. Mas ele falou sim e muito até. Seu crescimento na história foi incrível e de uma certa forma, ele era o protagonista da história. Fazer um filme de guerra não é fácil, ainda mais inspirado em caso real. O filme foi baseado principalmente nas cartas que encontraram de um dos soldados, que imagino que fosse o Jang-Beom, já que era ele quem sempre aparecia escrevendo cartas para sua mãe. Os detalhes enquanto aguardavam o retorno do comandante, as intrigas causadas pelos desajustados, suas impressões e medos, ele relatou tudo nas cartas. Porém, o depois, ficou a cargo do comandante provavelmente, já que quando chegou, o pior já havia passado.
Um soldado que achei bem detestável no início, foi o Ko Gap-Jo. Típico jovem rebelde que confesso que cheguei a pensar que ele fosse atirar nos próprios companheiros. De tão idiota que ele parecia ser. No entanto, a guerra muda qualquer um e no final ele se redimiu, pelo menos comigo, terminando daquela forma junto com Jang-Beom.
Também reconheci outro rosto, que já vi outros filmes e doramas e olha, como vilão, ele é incrível. Estou falando do Cha Seung-Won. Seu papel como líder Norte coreano foi magnifico. Senti um ódio dele mas ao mesmo tempo admiração. Se ele não tivesse cismado com aquele local onde os estudantes estavam, nada daquilo teria acontecido. Fora que ele estar ali era um mero capricho dele, quando na verdade era para ter ido para outro lugar. Agora, quem não ficou satisfeito quando ele calou de vez aquele subordinado chato e insuportável. Pelo menos eu fiquei. Achei até que ele demorou para tomar essa atitude. Fora que ele subestimou os estudantes e não esperava que eles fossem ficar e proteger o local. Ele deu a opção dos estudantes rastearem a bandeira branca e fugirem, pois contava que eles eram jovens e inexperientes, jamais que fossem determinados a ficar e proteger o local. O que lhe custou muito na verdade.
Guerra é e sempre será uma coisa estúpida feita por homens estúpidos. Forçando homens de família, filhos e nesse caso, jovens estudantes a caminhar para a morte, lutando por algo que nem foram eles que criaram enquanto os responsáveis ficam sentados em suas salas aguardando a vitória.
No mais, apesar da história triste, filmes de guerra são sempre chocantes e marcantes. Se T.O.P tivesse investido mais nessa carreira, hoje estaria fazendo doramas até hoje. Não sei se esse foi o primeiro trabalho dele como ator, mas já aqui achei ele sensacional. Round 6 não deu muito certo, porque a segunda temporada já foi cheia de falhas. Vi gente comentando que T.O.P estava interpretando ele mesmo. Mas acho que confundiram ele com seus vídeos e o que ele é na vida real. Eu como fã, achei que ele interpretou muito bem seu papel, só teve uma morte ridícula.
Porém, aqui, ele representou uma história real e inesquecível. Quem não chorou com o final quando o comandante finalmente chega? Recomendo ver. Vale muito a pena.
Nota pessoal 10/10










Nenhum comentário:
Postar um comentário