Olá Divas e Divos. Hoje trago essa animação brasileira mais amada pela criançada e por adultos também.
A HISTÓRIA
Franjinha está em seu laboratório terminando sua mais nova máquina do tempo, alimentada pela energia dos quatro elementos contidas em frascos. Enquanto isso, do outro lado do bairro, Mônica e Magali aguardam a chegada do Cebolinha e Cascão para um piquenique que eles mesmos inventaram. Porém, era tudo um plano do Cebolinha para pegar o coelhinho de pelúcia, Sansão, da Mônica. Os meninos fogem para o laboratório do Franjinha e Mônica acidentalmente acerta a máquina dele quando tentava pegar o Cebolinha. A máquina entra em pane e acaba mandando os elementos para diferentes períodos no tempo. Franjinha então diz que se os frascos não forem recuperados, o tempo deixará de fluir e tudo será congelado.
Franjinha então pede a ajuda dos quatro amigos para recuperarem os elementos. Mônica e Bidu vão parar na pré-história onde devem recuperar o elemento do fogo, Cascão vai parar no período colonial e para sua infelicidade, seu elemento é a água, Cebolinha vai para o futuro no século XXX atrás do elemento ar e Magali vai para alguns anos no passado e deve recuperar o elemento terra. Cada um vai enfrentar dificuldades surreais mas também vão aprender os valores de cada elemento.
Ano de lançamento 2007
Duração 1h 20m
Direção Maurício de Souza
Trailer
Minhas divagações
Assisti essa animação inúmeras vezes anos atrás e mesmo agora depois de uns anos, continua tão bom quanto na época. Eu praticamente cresci com essa turminha, eu aprendi a ler com seus gibis e a primeira animação que vi deles, foi um especial de Natal sobre uma estrelinha que cai na Terra e a Mônica vai ajudar. Desde então, saiu outras animações mas a mais famosa com certeza foram as historinhas no Cine Gibi, que consiste em uma máquina inventada pelo Franjinha que reproduz as histórias dos gibis para uma tela de cinema. E sempre tem um tema que leva a turminha para o cinema. Porém, a história da máquina do tempo é diferente e talvez por isso é bem especial para mim.
A turma é separada para ir atrás dos quatro elementos e cada um viverá uma aventura inesquecível. Mônica vai parar na pré-história e conhece Piteco. Vemos o Horácio e a Thuga. Para recuperar o elemento fogo, Mônica terá que enfrentar um vulcão em erupção, que era nada mais nada menos, um homem das cavernas com o elemento fogo, tentando assustar os outros para conseguir ficar com a Thuga.
Cascão vai parar no período colonial e conhece Papa-Capim e sua tribo indígena. Ele terá que recuperar o elemento água e ajudar Papa-Capim contra um bandeirante que usa o elemento para secar o rio e minerar ouro, deixando os animais e a tribo na seca, passando fome e sede. Como Cascão caiu do céu, os indígenas pensam que ele é um salvador e mesmo que tenha ficado penalizado com o que a falta de água causa na natureza e aos animais, ele e Papa-Capim são apenas duas crianças contra um homem grande como o bandeirante é.
Cebolinha vai para o espaço no futuro e conhece Astronauta. O inimigo é uma bela alienígena que se denomina Cabeleira Negra e trará enormes problemas para Cebolinha, pois ela não suporta quem fala errado. Astronauta fica congelado por ter sido pego despreparado pela beleza da inimiga, deixando Cebolinha sozinho tendo que lidar com a intrusa. Porém, ela consegue roubar o elemento ar porque Cebolinha tem preocupações maiores como evitar de se transformar em um ratinho.
Por sua vez, Magali vai uns anos para o passado, quando ela e a turminha ainda eram bebês e terá que enfrentar uma Mônica bebê furiosa para conseguir o elemento terra. Ainda reencontra sua mãe que a confunde com sua prima que ao contrário da Magali, vive de dieta. Mas, o maior problema é quando a Mônica bebê não entrega de jeito nenhum o elemento causando um terremoto no bairro.
Mesmo que esteja em seu laboratório, Franjinha não está seguro. A turminha não tem muito tempo para recuperar os elementos agora, já que o tempo presente começa a congelar. Vemos Chico Bento pescando, Rolo e outros personagens sentindo os efeitos.
Embora separados, após recuperar um elemento, o outro vai ajudar alguém que precisa, Mônica acaba indo ajudar Cascão e Cascão o Cebolinha. Que diga-se de passagem, foi o mais Hilário por quase se transformar em ratinho por não conseguir desarmar a armadilha da Cabeleira Negra por causa da sua troca de r por l. E no final, todos vão ajudar Magali contra a Mônica bebê.
A história em si foi fenomenal, a música tema não sai da cabeça e a lição que cada um aprendeu com os elementos é maravilhosa. Embora a gente saiba que nas próximas histórias as coisas vão continuar a mesma. Cebolinha fazendo planos para pegar o Sansão, Mônica ficando nervosa e correndo atrás dele, Cascão se negando a tomar banho e Magali sendo a comilona de sempre. Mas cada história trás alegria e um quentinho no coração, principalmente para fãs dessa turminha. Fazia tempo que eu queria rever esse filminho. E valeu muito a pena.
E, não poderia deixar de compartilhar, a música de encerramento Máquina do tempo da banda 9volts. Pelas minhas pesquisas a banda segue ativa e tem relação com os estúdios do Maurício de Souza, os integrantes trabalham como dubladores e fazem parte da direção musical do estúdio. Por isso a musiquinha casou bem com o filminho.
Nota pessoal 10/10
































