terça-feira, 23 de dezembro de 2025

[Resenha/crítica pessoal] Devoradores de Estrelas (Project Hail Mary/livro) - Divagando Sempre

 

Olá Divosos amantes de livros. Hoje trago essa história, que em breve veremos nos cinemas, então quis conferir antes. Uma obra-prima espetacular. Ansiosa para o filme.






A HISTÓRIA 

Ryland Grace acorda no espaço, sem memória de como foi parar ali e muito menos como se chama. Investigando o local em que se encontra, ele vê dois corpos ainda no local onde deveriam estar dormindo e aos poucos, flashes de dias, ou talvez meses antes dele se encontrar ali, lhe dão informações de sua condição atual. Ele se lembra de seu nome, que era professor de ciências do ensino fundamental e que está em uma missão suicida. Ok, essa última informação não foi muito empolgante, mas após se lembrar sobre o que seria a missão, ele sente uma certa urgência e pressão, principalmente por ser o único sobrevivente para concluí-la. A Terra precisa ser salva e agora depende dele e de seus conhecimentos científicos para conseguir completar essa missão. 

Aos poucos ele vai se lembrando do que precisa fazer, quem eram seus companheiros de viagem e como ELE foi parar ali. Se passaram alguns anos enquanto ele esteve dormindo, comida e combustível programados apenas para a viagem de ida, totalmente solitário no espaço. Ou talvez não. Surpreendentemente Grace, vai contar com a ajuda  inesperada de alguém, que tem a mesma missão que ele. Apesar das diferenças, eles conseguem trabalhar juntos para conquistar seus objetivos. 



Ano de publicação 2021

Páginas 424

Autor/a Andy Weir



Minhas divagações 

A escrita de Andy é deliciosa de se ler. Embora o livro seja recheado de termos científicos, você não precisa necessariamente entender tudo para seguir com a leitura. No início temos um Grace totalmente perdido e sem memória, o que trás um pouco de momentos descontraídos para a situação, já que depois fica meio desesperador quando descobrimos que ele está sozinho no espaço, em uma viagem só de ida, para salvar a humanidade. O que acontece? Autoridades científicas descobrem que em alguns anos não terão mais o sol, pois alguma coisa está fazendo com que ele perca calor. Isso para a Terra é extremamente mortal. Sem Sol, sem vida no planeta. Grace, então tem a missão de descobrir como reverter essa situação. 

A viagem é longa, por isso, os responsáveis por essa missão, sabem que por algum tempo, a humanidade enfrentará grandes desafios, mas se a missão for um sucesso, a humanidade não será extinta. Sabendo disso, Grace tenta trabalhar nessa teoria desenvolvendo meios de descobrir como salvar a Terra. Porém, inesperadamente, ele não esperava encontrar outros seres vivos no espaço. Por mais absurdo que fosse, lá estava ele, sozinho, em uma missão que não havia retorno para casa, encontrando uma vida no espaço, sem ter a chance de comunicar a ninguém sobre sua descoberta. A partir daí, a solidão de Grace é preenchida por momentos hilários e divertidos, repletos de descobertas também cientificas e momentos tensos também. 

Bom, comecei o livro pois irá lançar o filme em 2026, com Ryan Gosling como Grace. Quem já viu o trailer sabe quem Grace encontrará no espaço. Eu achei uma leitura interessante e emocionante. Alguns podem achar cansativo pelos termos científicos, mas garanto que vale a pena. A jornada de Grace e suas memórias voltando aos poucos, acabam dizendo muito sobre ele. E conforme as coisas foram acontecendo, teorias nada animadoras vão se formando em sua mente. Mas para quem leu Perdido em Marte ou viu o filme, talvez esperasse um final menos trágico vindo de Andy. Apesar de todos os cenários possíveis, o plot foi muito interessante, pois confesso que não esperava por isso. Minha teoria era outra.

Como eu disse, quem viu o trailer, sabe que Grace não estará sozinho nessa viagem. Ele encontrará além de companhia, uma nova forma de comunicação e meios para salvar tanto a humanidade quanto outros planetas que também parecem sofrer o mesmo problema. Embora seja diferente, já que as necessidades se mostraram diferentes. Será uma jornada incrível, cheia de aprendizados e uma grande amizade improvável acaba se formando. Tão grande que Grace tomará decisões fatais por essa amizade. 

Eu sinto pavor de histórias no espaço pois me falta ar nessas jornadas. É uma solidão enorme ali, fora que se algo der errado, é morte na certa e seria como no mar, seu corpinho ficaria flutuando ali por toda a eternidade. E fora as vidas desconhecidas que se pode encontrar. Se for como no filme Alien já era. Apesar de tudo, nos deparamos com uma vida inteligente e mesmo sua descrição no livro, ele não parecia ser hostil. As memórias de Grace, conforme vão surgindo, também nos dá uma tristeza de como tudo aconteceu e como no final, ele foi parar na nave, já que seu trabalho nesse projeto não era esse. E pior de tudo, que ele não veria mais essas pessoas como elas eram, uma vez que ele mesmo envelheceu. Não é viagem no tempo, mas viagem no espaço também buga minha mente. 

Mas enfim, leitura divertida e fazia tempo não ficava tão ansiosa chegando nos momentos finais. Tentei ser bem vaga para não dar spoiler, pois vale muito a pena a experiência. Ótima leitura. Espero que o filme consiga retratar bem essa magnifica aventura. E esqueça tudo sobre o que imaginava dos aliens,  aqui, se não se apaixonar por ele, está lendo errado. 


Nota pessoal 10/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dica de Destaque

Resenhando Divagações sobre Noiva de Ali Hazelwood no Divagando Sempre

  Olá Divosos leitores. Trago pela primeira vez algo da autora Ali Hazelwood e que, seria perfeito se não tivesse tanto hot. CONTANDO A ...