Olá Divosos. Hoje trago essa adaptação literária, que não sei porque achei que poderia ser boa sendo que não achei o livro grande coisa.
A HISTÓRIA
Millie passou uma década cumprindo uma pena de 15 anos e o restante cumprirá em liberdade condicional. Para não voltar a prisão, ela precisa ter um emprego, onde morar e voltar a se relacionar socialmente. Ela acabou de perder um emprego e recentemente está morando no carro. Então ela vê um anúncio de empregada e tenta uma entrevista. A casa é maravilhosa, a dona, Nina, parece simpática e como tudo está organizado e perfeito, Millie não vê como essa mulher precisa de ajuda. Além do trabalho parecer fácil, Millie ainda terá que morar ali. Quão perfeito poderia ser? Mas, após a entrevista, uma semana se passa sem notícias de Nina e Millie desiste de ter esperanças. É quando recebe a ligação.
Millie fica empolgada com o novo trabalho, mas quando chega na casa, se pergunta o que aconteceu durante essa semana para Nina deixar a casa tão desleixada. Enquanto limpava Andrew e Cecelia chegam. Andrew fica surpreso por terem uma empregada mas aceita numa boa. Millie fica impressionada com a beleza e gentileza de Andrew. Mas tudo piora quando Nina tem um ataque pela manhã acusando Millie de ter jogado uma anotação sua importante e destrói a cozinha a procura do papel. Apesar do desconforto, Millie ainda continua no trabalho mesmo que Nina continue fazendo coisas incompreensíveis, mesmo que seu quarto seja estranho, quando é trancada pelo lado de fora, mesmo que tenha escutado fofocas sobre a saúde mental de Nina, mesmo que se sinta atraída por Andrew e mesmo que o jardineiro assustador tenha tentado lhe avisar sobre algo perigoso.
Apesar de tudo indicar que ela precisava sair, Millie continua e de uma certa forma, consegue o que quer. Mas então ela vai descobrir porque todas as outras coisas pareciam estranhas e qual o segredo do casal.
Ano de lançamento 2025
Duração 2h 11m
Direção Paul Feig
Elenco Sidney Sweeney, Amanda Seyfried, Brandon Sklenar, Michele Morrone.
Trailer
Minhas divagações
O lado bom de um livro, é podermos iniciar com o mistério de um corpo e alguém explicando como o encontrou. Não há nomes, não há vozes, não há imagens, não fazemos ideia de quem seja. Quem já leu o livro sabe como terminou e entende porque o filme não poderia começar assim. Já de cara entregaria o final. Enquanto eu lia o livro, só queria descobrir como chegaria naquela cena inicial. Porque convenhamos, Millie e Nina eram insuportáveis. Como eu li antes do filme lançar, vou ter que falar sobre mais uma vez. O início ter mudado, eu entendo perfeitamente. Mas, outras coisas não vi sentido. Apesar que sinceramente? Como já li, ver a história novamente, foi muito repetitivo.
Porém, para mim, teve erros e acertos. Algumas coisas foram bem fiéis, mas faltaram outras que dariam muito mais sentido a história. O jardineiro por exemplo. Desde a primeira vez que Millie pisou na casa, ele tentava avisá-la de algo perigoso ali. Por mais que Nina parecesse louca, no livro ela foi bem mais insuportável. Até sua filha Cecelia parecia chatinha. Aqui, a criança foi até adorável. Por não vermos os pensamentos de Millie, não dava para saber se ela achou estranho o modo como a menina se vestia. As roupas de Nina eram todas brancas também. Além disso, as mulheres falsas do círculo de amigas de Nina, falavam mal dela pelas costas e Millie pegou umas fofocas aqui e ali. Aqui foi tudo tão raso que ficou tudo estranho. Eu só entendi porque já havia lido o livro.
Agora aqui vai conter SPOILERS estejam avisados. Nina parecia bipolar a primeira vista e como todas as outras pessoas, vemos como Andrew é paciente e parecia amar a esposa. Depois que Nina consegue o que quer, ou seja, ser expulsa de casa, que começa o verdadeiro pesadelo de Millie. Ela achava que estava se dando bem, com uma casa maravilhosa, um homem bonito e gentil, até que, ela comete um erro e fica trancada no seu antigo quarto, descobrindo então, qual era sua utilidade.
Aqui, apesar da mudança ter sido mais horrível, no livro o motivo de seu erro, foram livros deixados fora do lugar. Seu castigo apesar de cansativo, foi menos sanguinolento do que no filme. Aqui, ela quebra uma louça de família e Andrew a faz se cortar na quantidade dos cacos da louça quebrada. Talvez, por falta de referência ou até mesmo para reforçar de onde viria essa loucura dele, tivessem mudado essa parte para mostrar que a culpada de tudo, era a mãe de Andrew pela forma que o criou. Que tudo que ele fazia era para agradar e ter aceitação absoluta de sua mãe.
Também faltou explicar o relacionamento entre Enzo, o jardineiro e Nina. Ele sabia de tudo e tentou ajudá-la, ele era contra Millie ficar no lugar dela, mas essas partes foram mal trabalhadas. No livro, Enzo e Nina tiveram um caso, mas o que mais Nina procurava, era liberdade. Enzo era italiano mas falava inglês. No livro, ele dava os avisos para Millie em italiano, dando a entender que não falava inglês e aparentemente dava essa impressão para todos, não sendo incomodado por trabalhar nos jardins da vizinhança. Porém, quando Nina vai embora, Andrew manda Enzo embora também. Mas ele ficava de olho em Millie. Foi assim que ele descobriu que fazia dias que Millie não saía da casa porque seu carro continuava parado no mesmo lugar. Preocupada e arrependida, Nina volta para casa, mas o que encontra no quartinho não era Millie.
Aqui nesse final, temos uma mudança radical. Mas aí já é spoiler demais. Senti falta também nas ameaças de Andrew para obrigar Nina a se comportar. No livro, ele dizia que se ela não fizesse tudo certo, se até mesmo Cecelia não se comportasse, ela também sofreria as consequências. Se Cecelia errasse, Nina ia para o quartinho. Cecelia não era boba, ela sabia que a mãe sofria algo imposta por Andrew, por isso, mesmo não gostando de suas roupas, ela as usava, suportando as piadas das outras crianças sabendo que se não usasse, a mãe seria punida. No livro dava a entender que se Nina procurasse ajuda ou tentasse fugir, ele a encontraria. Se tentasse avisar alguém, ninguém acreditaria nela, já que ele armou tudo para que isso não acontecesse mais, quando fez parecer que ela havia tentado afogar a filha e se matar depois. Com medo dessas ameaças e com ninguém do seu lado, ela sofreu tudo sozinha até formar o plano de ter uma substituta. Aqui, Nina sabendo da prisão de Millie e o motivo, ela tinha certeza que somente ela poderia enfrentar Andrew e por isso fez o que fez.
Depois de ler e ver o filme, posso dizer que a história melhorou um pouco. Mas julgando apenas o filme, faltou trabalhar melhor muitas coisas, principalmente no jardineiro misterioso. No livro eu achava ele muito suspeito. Mas depois pensei que ele só estava avisando Millie sobre Nina. O plot foi realmente inesperado. Mas no filme, foi tudo meio rápido ou era porque eu já sabia da história. Então não foi nenhuma surpresa.
Agora quanto aos atores, Sidney Sweeney eu vi um filme seu, Imaculada, que era terror, mas achei essa atriz muito caricata, o tipo que usa da beleza em vez de atuação. Porque achei Millie terrivelmente mal interpretada. Amanda Seyfried eu vi aqueles romances água com açúcar e alguns outros, mas ela também é do tipo beleza em primeiro lugar. Embora, sua atuação aqui foi a melhor de todos no filme. Brandon Sklenar me lembro dele no filme É assim que acaba, já veio de outro filme problemático. Michele Morrone não conheço, mas é famoso pelo filme 365 dias, que me recuso a ver, pois esse tipo de história além de problemática é doentia. Ou seja, com um elenco desses...
Ah é, quase ia me esquecendo, Nina no livro, chegou a procurar uma ex de Andrew, no filme, essa ex é mencionada quando a policial que interrogava a Nina falou sobre a história da irmã. Quando a policial falou o nome, Nina reconheceu, mas quando ela ouviu? Andrew em algum momento falou sobre ela? No livro Nina tentou encontrá-la. No filme Nina não fez muita coisa, a não ser bolar esse plano de deixar Millie em seu lugar. No final terminei como no livro, não foi grande coisa.
Nota pessoal 6/10











































