quinta-feira, 26 de fevereiro de 2026

[Review/crítica pessoal] Um anjo em nossas vidas - Divagando Sempre

 

Olá Divosos amigos. Hoje trago esse filme emocionante com uma pessoinha maravilhosa. 






A HISTÓRIA 

Edgar é um prisioneiro que está doente e é transferido para um hospital com mais recursos. Ele precisa de um transplante de rim. Enquanto está no hospital é vigiado 24 horas e algemado a cama. Perdeu contato da família após ser preso. 

Lucy é uma menina de 5 anos que mora com os pais e passa a ver o avô que morreu poucos anos atrás. Ela começa a ficar doente e acaba internada. Antes de ir para o hospital, ela dizia sonhar com um homem triste e acaba encontrando Edgar e dizendo que ele é o homem triste dos seus sonhos. Obviamente seu pai vendo que Edgar é um presidiário, exige que Lucy não fale com ele. 

Com sua condição de saúde piorando, seus pais revezam para ficar com ela no hospital. Assim, todas as noites, enquanto um dos pais dormem, ela sai do quarto na companhia do avô e vai falar com Edgar. No caminho para seu quarto, conhece outros pacientes também. Lucy cheia de fé, garante a todos que encontra que Jesus os ama e tudo dará certo. 









Ano de lançamento 2020

Duração 1h 27m

Direção Rob Diamond

Elenco Scarlett Diamond, Vincent Vargas, Adam Hightower, Florencia Contreras Stevens, Shawn Stevens



Trailer 





Minhas divagações 

Esse é um dos filmes que vi no shorts do YouTube faz um tempinho e sempre procrastinei para vê-lo. Imaginava que seria emocionante mas a atriz que interpreta Lucy, Scarlett Diamond é tão fofinha, que nos faz chorar horrores no final. A sua personagem assim como a atriz, foram mega cativantes. A história por mais que seja marcante, é tipica de sessão da tarde, mas que nos emociona fortemente. 

A única pessoa que não gostei foi do pai da Lucy. Mesmo que ele não acreditasse que ela via o vô, acho que a forma como ele tratou isso foi meio rude para uma criança. Assim como sua proibição de falar com Edgar. Sem mais explicações, só porque ele não queria. Se fosse outro tipo de filme, a falta de diálogo poderia ter desencadeado o pior. Mas, como o enredo era simples, Lucy tinha só que obedecê-lo. Embora ela dissesse que não falaria e depois sairia do quarto para visitar Edgar. Outro personagem detestável foi um dos guardas que vigiava Edgar. Que ser insuportável. Como não foi falado qual o crime de Edgar, não dava para entender o motivo do policial desprezá-lo tanto. Acho que poderiam ter falado qual o crime dele para vermos se ele mereceu essa segunda chance. Dependendo do crime não acho que a pessoa mereça, mas aí é tópico para outro assunto. 

O fato do vô estar ali, poderia ser várias coisas, mas pelo semblante triste dele, óbvio que estava esperando pela Lucy. E já sabemos o desfecho quando Lucy pede para o pai prometer que doará seu rim para Edgar. Só acho triste que não aprofundaram nesse personagem. Como questionei antes, poderiam ter falado seu crime para entendermos melhor o tratamento que recebia do guarda e o motivo dele mesmo acreditar que ele não merece viver. Para a família dele ter se afastado não foi um roubo comum, muito menos para ter esse tratamento de vigilância constante. Só o fato de ser grande, tatuado e ter cara de mal não explica o suficiente ser um presidiário. O próprio pai da Lucy disse que tatuagens não revelam quem é bom ou mal. Ele mesmo tinha tatuagens, semblante carrancudo, só não era fortinho. 

O fato de Edgar ter perdido a família, a falta que ele sentia delas, só prova que seu crime foi algo do tipo em defesa, ou acidental. E o guarda não gostar dele deve ser só porque o cara era mau amado mesmo. Acho que o foco seria na Lucy. Quem não amaria essa criança? E o hospital é bem fácil de perder os pacientes, pois como estão doentes não é como se fossem fugir. Mas enganar o policial para entrar no quarto? Para quem odeia Edgar ele é bem desatento na sua vigilância. 

A história é bem cristã. Fala sobre fé e Jesus. A passagem da Bíblia que Edgar leu para Lucy foi até interessante. O filme é bonito até, típico dos milagres de Natal. Bem triste ficar doente nessa época, principalmente para crianças que amam a data. Mas pior é o que aconteceu a Lucy depois. Tudo foi bem clichê, como Lucy sempre encontrar o faxineiro quando saía do quarto ou o policial de guarda distraído com seu celular e de fones de ouvido. 

Algo que ficou meio contraditório foi o pai de Lucy ser religioso mas julgar a filha por dizer que vê o pai ou ser boa com Edgar. Vê-se que empatia não foi ele quem ensinou. É amargurado porque perdeu o pai? Não entendi seu jeito contra Edgar. Se bem que, não nego ser cuidadoso quando vemos um paciente algemado no hospital com vigilância 24 horas ser meio assustador. Não dá para saber quando o prisioneiro vai surtar e aproveitar o momento de caos para fazer algo. Mas, no caso de Edgar ele nem conseguia andar, então achei a atitude do pai meio sem noção ao não explicar melhor o motivo de não querer que Lucy falasse com o prisioneiro, já que ela era bem inteligente e compreensiva. Eu vi várias questões aqui que mereciam ser mais trabalhadas, não sei se foi o orçamento ou se o roteiro era simples assim mesmo, mas trabalhando mais nessas questões, talvez o filme aumentasse uns 30 minutos a mais e talvez seria bem mais satisfatório. Lucy carregou o filme nas costas. 

Para mim as cenas mais fortes foi ela se despedindo de todos, deixando seu caderno de desenhos para Edgar e o mais intrigante foi ela lhe dando as chaves das algemas. Não tinha entendido o motivo. Para ele fugir? Aí que não receberia transplante, não veria a família e fora que nem ia longe, já que mal conseguia andar. Depois entendi o motivo mas já estava chorando horrores. Apesar de acreditar que poderia ter sido melhor, não foi de todo ruim. Lembrou aqueles filmes dramáticos dos anos 90 de sessão da tarde. Então para mim funcionou muito bem. 


Nota pessoal 8/10

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2026

[Review/crítica pessoal] Sayen - Divagando Sempre

 

Holla Divosos. Hoje trago esse filme chileno muito interessante embora fraco. 






A HISTÓRIA 

Nas florestas da Araucania no sul do Chile, Sayen, uma jovem mapuche retorna para a casa de sua avó Ilwen, após alguns meses fora. Seu retorno foi em boa hora, pois dias depois, um jovem visita sua avó com a intenção de comprar suas terras. Porém Ilwen não dá uma resposta positiva. Intrigada com essa oferta, Sayen segue o rapaz e descobre que na verdade ele trabalha para uma corporação que vem destruindo locais em busca de minérios, que no caso da propriedade da avó, encontraram cobalto. Sayen foi pega espionando e ao fugir conta para a avó o que eles pretendem com suas terras. Antonio nervoso acaba atirando em Ilwen e para não deixar testemunhas, atira em Sayen também. Ele ordena que seus subordinados coloque os corpos dentro da casa e incendeiam o local. Porém, Sayen ainda está viva e consegue fugir do incêndio. Agora começa uma caçada onde ela busca vinganca pela vó e Antonio querendo eliminar a única testemunha do crime. 









Ano de lançamento 2023

Duração 1h 34m

Direção Alexandre Witt

Elenco Rallen Montenegro, Arón Piper, Enrique Arce, Loreto Aravena, Camilo Arancibia, Roberto Garcia Ruiz, Tereza Ramos



Trailer





Minhas divagações 

Não sabia o que esperar do filme, porém, embora Sayen fosse treinada como guerreira, creio que ela jamais imaginou que fosse usar suas habilidades para vingar a avó. Uma coisa é certa, não importa o país, o homem branco sempre se achará superior aos demais. O povo de Sayen foi culpado pela morte e incêndio na casa da avó dela, tudo porque o branco rico pode comprar e manipular as pessoas. Como o pai de Sayen foi preso acusado de terrorismo, acusaram a filha do mesmo. Já em um caminho sem volta, Sayen cega pela vingança, elimina os culpados pelo caminho. 

Mas infelizmente foi como seu amigo disse, acho que era o José, ela iria atrás dos grandes um por um? Mas também é como ela pontuou, não existe justiça para eles, uma vez que nem poderiam confiar na polícia. José sendo jornalista queria investigar esse caso e expor na mídia, mas Antonio estava obcecado por pegar Sayen. Nesse ponto, me pergunto se tudo era para acontecer dessa forma. Quando Sayen sobreviveu ao incêndio, pensei que ela iria até os outros e juntos iriam atrás dos responsáveis pela morte da avó. Quando ela explodiu o carro, ferida, achei que foi um erro ter feito isso, pois agora estava exposta e óbvio que seria perseguida. 

Quando seus amigos vê o que aconteceu, três deles saem em busca de Sayen. Infelizmente é uma perseguição injusta, onde mesmo que eles estejam armados, claramente não era a primeira vez que Antonio e sua equipe matava alguém. Antonio então, que escroto matar Ilwen daquela forma. Fora que ele parece um inútil e o mais fraco de todos e não acredito que foi o último a perseguir Sayen. 

Bykov era o típico capanga enorme que tirava Antonio das burradas que cometia. Mas, ele não foi páreo para Sayen. Miranda era a típica soldado mulher que precisava ser bruta para não ser julgada mal por portar uma arma. Ela tinha potencial, pena que estava do lado errado da jogada. Máximo foi interpretado por quem? Enrique Arce. Não tem mais jeito, depois de La Casa de papel, seus personagens sempre serão esses empresários egoístas desgraçados que só pensam neles mesmos. E Antonio, mesmo que seja explosivo e precipitado, sempre me pareceu um playboy que só fazia as coisas para impressionar o pai e acabava piorando a situação. Por sua vez, não me pareceu que Máximo estava triste pelo que aconteceu com o filho. Vi que o filme tem mais duas continuações. Será que, Máximo vai continuar atrás de Sayen? Será que, Sayen vai atrás de cada um da corporação? Porque mais do que nunca ela não tem para onde voltar e ela precisa ou expor o que eles fazem ou eliminar todos. Qual será a história dos próximos?  Vai ser continuação ou casos novos? 

Como o filme não é estadunidense, não vi muita gente falando sobre. Mas amo filmes latinos e espanhol é uma língua linda. Gosto de ver filmes de outras culturas, conhecer suas histórias e a América do Sul tem muito potencial para filmes. As paisagens de Sayen foram maravilhosas. A cultura indígena é sempre belíssima. Defendem a natureza, são unidos e sabem métodos de luta e sobrevivência incríveis. Mas, apesar de tudo, a história foi um pouco fraca. Eu disse fraca, não ruim. Talvez porque iriam ainda introduzir a história de Sayen, visto que tem sequência. Mas, eu ainda acho que teria sido mais chocante se, Sayen ao sobreviver ao incêndio, tivesse fugido em silêncio, procurado seu povo, se armado e procurado o acampamento de Antônio e se vingando deles. Como eles seriam em número maior, teria perseguição de um jeito ou de outro. Sayen poderia ter sido acompanhada pelos 3 amigos ou mais deles e no caminho os perdendo, terminando sozinha como foi o que aconteceu. Achei meio precipitado o que ela fez revelando estar viva. Se os pegasse já no acampamento deles, destruindo equipamentos e matando alguns, pareceria mais como vingança mesmo. A perseguição na floresta parecia mais pela sobrevivência só. E o modo como terminou indica que ela pretende ir atrás da corporação. Mas em um futuro próximo talvez eu veja a sequência. 

Dito isso, achei fraco porém interessante. Poderia ter acrescentado alguns minutos a mais para explicar o treinamento da Sayen com o pai. Explicar a importância das terras para eles. Mostrar mais como o treinamento foi importante para lidar com seus agressores. Teve isso sim, mas foi muito raso. Não teve o por que de nos conectar com Sayen. Quando Antônio visitou a avó, poderia ter deixado ele mais suspeito em suas intenções para Sayen segui-lo. Quando dei por mim, ela já estava bisbilhotando o acampamento. O que fez ela suspeitar deles? Poderia também ter mostrado mais dos mapuche. Seu amor pelas terras, seus costumes, o desenvolvimento familiar entre Sayen e a avó. Depois de tudo que passou, ela não fala com seu povo sobre suas intenções? Só vai embora? Por isso espero que a sequência tenha mais explicações. No entanto, achei um bom filme. 


Nota pessoal 7/10

terça-feira, 24 de fevereiro de 2026

[Resenha/crítica pessoal] O Sobrevivente quer morrer no final - Divagando Sempre

 

Olá Divosos leitores. Hoje trago essa continuação que convenhamos, enrolou, enrolou e não revelou nada. 






A HISTÓRIA 

Paz Dario tinha 9 anos quando matou o pai para salvar a mãe e mesmo sendo inocentado durante seu julgamento, foi considerado um assassino pela sociedade. Desde então, sofria bullying nas escolas, nunca mais conseguiu nenhum papel no cinema, seu sonho era ser ator e depois de tentativas de suicídio, era constantemente vigiado pela mãe e pelo padrasto.

Alano Rosa é herdeiro da Central da Morte, empresa que consegue prever mortes  e avisa as pessoas no seu último dia para que possam se despedir de seus entes queridos ou viver um último dia inesquecível. Alano também já tentou se matar. 

Certa noite, Paz, desanimado com sua vida, decide acabar com ela subindo no letreiro de Hollywood para se matar. Ele está armado. Porém, antes que consiga realizar seu desejo, Alano aparece e o salva. Embora sempre seja inundado pelo desejo de morrer, Paz faz um acordo com Alano e tenta encontrar motivos para continuar vivendo, embora nos momentos mais difíceis, as vezes se corte para aliviar a pressão. 

Embora espere a ligação da Central da Morte toda noite, Paz tenta viver um dia de cada vez. Embora seja herdeiro da Central da Morte Alano desativou seus serviços após uma tentativa de assassinato contra sua vida. Embora tão diferentes, Alano e Paz tentam superar suas dores. Mas, Alano tem um segredo que pode mudar tudo no final. 



Ano de publicação 2025

Páginas 624

Autor/a Adam Silvera



Minhas divagações 

Não esperava mais um volume dessa série mas quando descobri que tinha mais história, decidi conferir. Desnecessário dizer que a Central da Morte já está ficando desgastante. E pior que o livro termina com garantias de mais um, que espero seja o final. Não lembrava com detalhes dos outros, mas, esse com certeza foi uma leitura cansativa. Não pela escrita, que foi fluída e gostosa de se ler. Mas pelos personagens mesmo. Paz, foi um personagem cansativo e chato demais. Só no final, quando finalmente confrontou a mãe pelos cuidados exagerados e admitiu se automutilar, que me conectei com ele. Principalmente que o pior pelo jeito, ainda está por vir com o segredo de Alano. 

Porém, foram 600 páginas onde ninguém morre no final, o que quebra a história original onde um sempre morria no final. Ficamos aguardando as revelações de tantos segredos e no final, ainda tem mais um livro. Não dá para acreditar. As críticas foram bem diversas, mas alguns se sentiram estafados com essa história. Paz ficou muito chato porque seu transtorno era toda hora mencionado. O autor conseguiu transformar um jovem cheio de trauma e problemas em um ser insuportável. Entendo tudo o que passou, entendo as pessoas sempre criticar erroneamente quando a história não é delas, é fácil julgar os outros, não existe empatia nesse mundo egoísta, mas, Paz também foi um ingrato por tudo o que a mãe lhe fez por terem sobrevivido ao pai e ele retribuir se cortando ou tentando se matar. Ele dava muita importância ao que os outros pensavam dele. Culpa do transtorno? Pode ser. Mas quando você não descobre um motivo para continuar vivendo, não há ajuda psicológica nem remédios suficientes para te salvar. 

Alano começou interessante, forte, mas acabou se perdendo no caminho. A única coisa boa que continuou até o final, foi sua determinação de salvar Paz e mantê-lo vivo. Embora tenha muitas questões pesadas e que as vezes desconhecemos, infelizmente o autor trabalhou de uma forma que só deixou cansativo demais. Tantas vezes tentando revelar o segredo e no final, ainda tem mais. Eu acho que poderia ter simplificado mais. A história acabou virando cunho político, cheio de traição de amigos íntimos e de confiança. Muita coisa poderia ter sido resumida e chegado finalmente em uma conclusão. Agora vamos ter que esperar mais um livro, com não sei quantas páginas de tortura para ver o desfecho dessa história. Com certeza Paz vai ser mais insuportável ainda quando descobrir que pelo tudo que passou na vida miserável na verdade foi culpa de Alano, vai achar que é por isso que ele se aproximou e tentou mantê-lo vivo, vai achar que é por culpa e não por que o ama de verdade e por aí vai. Paz já é bem previsível. A única coisa que mantém lendo essa série, é descobrir o segredo da Central da Morte. 

Li um comentário falando que a história começou com Paz e Alano tentando se matar, depois os dois tentando viver, o segredo quase sendo revelado inúmeras vezes mas não revelando nada e terminando no início, onde os dois tentam se matar de novo. É uma leitura extremamente cansativa. O assunto é de extrema importância para quem sofre desses transtornos, mas o autor criou um personagem tão repetitivo e chato, que em vez de gatilho, dá é raiva desse menino. Os pais dos dois tem hora que parecem pais, sábios e maduros e outra, parecem irresponsáveis ou inacabados, sem sentido. Quando os pais do Alano vai até a casa de Paz, Joaquim daquele jeito não arma barraco? Não fala sobre Paz? Deu a entender que teria intrigas e discussões e termina bem para todos? Muitas escolhas e situações iniciadas de uma forma e termina totalmente diferente. Eu só esperava que um deles morresse logo. Não é esse o propósito de um deles morrer no final? Tantos personagens amados nos anteriores que morreram, porque só esse foi diferente? Alano poderia revelar seu segredo a Paz e um dos dois ou os dois, recebessem a ligação da Central da Morte. Eu sei que Alano desativou a assinatura dele, mas no final vão descobrir o que houve, não me esqueci desse detalhe. Foi uma informação que descobriram no final e o que desencadeou Alano a querer morrer. 

Enfim, foi uma leitura complicada e quando vi que estava acabando as páginas mas a história caminhava sem solução, entrei em desespero. Se soubesse que teria mais um e que esse fosse tão maçante, nem teria lido.


Nota pessoal 2/10


segunda-feira, 23 de fevereiro de 2026

[Review/crítica pessoal] The Assignment (Vingança) - Divagando Sempre

 

Olá Divas e Divos. Eu gosto de ver coisas diferentes, mas as vezes...









A HISTÓRIA 

Rachel Jane é uma cirurgiã plástica que está sendo avaliada pelo Dr. Ralph Galen, onde está internada após perder sua licença médica por prática ilegal e experimentos cirúrgicos que realizou em pessoas pobres e sem teto. Três anos antes, seu irmão  Sebastian foi assassinado pelo profissional Frank Kitchen e ao descobrir sua identidade, a Dra. Jane contrata Honest John Baconian para trair Frank. Buscando vingança mas também vendo uma oportunidade de avaliar a importância da identidade física, ela faz uma cirurgia de redesignação de sexo em Frank.

Ao acordar e descobrir sua nova condição, Frank entra em contato com Johnnie, uma mulher que havia conhecido dias antes e pede para ficar em sua casa enquanto se recupera. Por usar um nome falso, a polícia não encontra nada que comprove a existência de Frank e Jane então faz uma confissão judicial contando tudo o que fez com Frank. Este, por sua vez, havia seguido todos os envolvidos até chegar em Honest John e descobrir a médica que fez isso com ele. Após descobrir que sua situação era irreversível, decide se vingar da médica. 







Ano de lançamento 2016

Duração 1h 36m

Direção Walter Hill

Elenco Michelle Rodríguez, Sigourney Weaver, Tony Shalhoub



Trailer 





Minhas divagações 

O que me impressiona nesse filme? Os erros desde o início e as atrizes Michelle Rodríguez e Sigourney Weaver estarem nele. Confesso que achei a premissa interessante, quando li a Sinopse sobre um assassino de aluguel que passou por uma cirurgia que o transformou em mulher e agora ele queria vingança contra a médica. Até aí tudo bem. Mas, antes mesmo de ver o personagem em questão, começamos com a médica, interpretada pela Sigourney sendo entrevistada sobre os horrores que fez em nome da ciência. Então, finalmente nos mostra o assassino em questão, Frank. Aqui já começa o maior erro grotesco. Se, tivessem colocado um ator masculino para interpretar Frank no início, na minha opinião, teria sido melhor. 

Depois da cirurgia, quando Frank acorda, faltou mais realismo como seu rosto ficar inchado e com hematomas da cirurgia e seu corpo também. Ele tirou as ataduras e seu rosto/corpo estavam perfeitamente bem. Qual o sentido das ataduras então? Aí já tive vontade de desistir, mas já vi filmes piores até o fim e então decidi continuar. E tem como piorar. 

A história mistura o depoimento da Dra. Jane, pois tentam descobrir se o tal do Frank é real. Como sua clínica era clandestina, não tinha nenhum dado dos pacientes e como Frank não era o nome real do Frank, a polícia não encontra nenhum sinal de sua existência. O Dr. Galen menciona as mortes na clínica, mas até então eu achava que era os experimentos de Jane que não deram certo. Depois tudo faz sentido que só pegaram a Jane porque Frank a encontrou, matou seus comparsas e ligou para a polícia avisando sobre Jane. Ela conta sua história depois do que aconteceu a Frank enquanto isso, o que nos mostra sobre ele, seria antes de ser presa no manicômio. 

Uma coisa alguém estava certo sobre Frank, acho que foi o Honest John quem disse para ele, que parece ser muito esperto mas caiu nas mentiras de Johnnie. Quando se conheceram, até aí achei normal. Mas quando Frank virou mulher, a reação de Johnnie foi meio suspeita. Qualquer outra pessoa teria feito perguntas ou teria ficado impressionada ou teria qualquer reação que não fosse a da Johnnie. No trailer achei que ela também havia passado por algo semelhante, pensei que ela era John e agora virou Johnnie e junto de Frank iria atrás da médica. Sua reviravolta embora fosse clichê e óbvia, foi muito sem graça, minha teoria teria sido melhor. 

O motivo da médica ter feito isso em vez de matar logo Frank foi uma vingança muito melhor. Se matasse acabaria ali, mas forçando ele a viver em um corpo de mulher, era a vingança perfeita. A única coisa que me incomodou foi como tudo isso foi trabalhado. De novo, como ela também é uma cirurgiã plástica, faria sentido ter mexido no rosto de Frank. Se tivessem usado um ator diferente, teria dado mais realismo a cena, ali, só pareceu que tirou a barba e colocou as bandagens só para ter um efeito dramático. Por mais que Michelle tenha esse jeito másculo, como homem foi horrível. E mostrar ela nua com as partes masculinas? Desnecessário. Se fosse um homem, só pela constituição corporal dava para saber. Pelo menos aqui, achei que isso não combinou, diferente de Predestinado onde Jane vira John e a Sarah Snook arrasou na interpretação. Ali valeu a pena usar a mesma atriz. Como aqui além da mudança de sexo houve a cirurgia plástica, acho que valeria a pena ter um ator homem nas cenas de homem. Quando Frank tira a bandagem, a única coisa chocante é que tirou a barba. 

A parte que achei interessante foi Frank estar narrando os acontecimentos como investigações de detetives dos anos 50, só faltou ser em preto e branco. Tinha um ar meio melancólico também. Mas fora isso, de resto foi trabalho perdido. Duas atrizes boas, desperdiçando talento nesse filme. Tinha potencial sim de ser bom. Mas faltou trabalhar melhor nesse roteiro. A Dra. Jane havia dito que além de assassino Frank era machista. Poderiam ter trabalhado mais nisso, assim, quando ele fosse mulher, passasse pelas dificuldades que ele impunha nas mulheres. Seu instinto assassino não iria mudar só porque trocou de sexo. Seria como Jane querer dizer que as mulheres não matam? Ela é uma prova de como a mulher pode ser horrível com instrumentos certos nas mãos. Ela achou que transformando Frank em mulher ele pararia de matar? Ela achou que ele iria fazer o que? Eu aceitaria algo mais simples como se fosse só pela vingança mas ainda ficaria desproporcional. Já que é para fazer algum sentido, se, Frank tivesse arruinado a vida de uma irmã ao invés de irmão, aí sim, teria um motivo para transformar Frank em mulher. Aí sim teria gostado mais da história. 

Sigourney conheço mais pelo filme Alien, posso até ter visto outros trabalhos dela fora Alien mas não me lembraria. Assim como Michelle em Velozes e Furiosos. Acho que o que me chamou atenção nesse filme, foi ter as duas atrizes. No mais, foi uma trama interessante com grande potencial, mas com enredo mal trabalhado. 


Nota pessoal 5/10

sábado, 21 de fevereiro de 2026

[Resenha/crítica pessoal] A Última Lista de Mabel Beaumont - Divagando Sempre

 

Olá Divosos leitores. Hoje trago essa leitura maravilhosa sobre o luto de uma idosa e uma missão que ela acha que seu marido deixou para ela. Misterioso? Um pouco. Mas o melhor de tudo, é a jornada dessa senhorinha sensacional. 






A HISTÓRIA 

Mabel sempre foi uma pessoa fechada e vivia apenas na companhia de seu marido Arthur. Porém, após sua morte, para não deixá-la sozinha pelo menos nos três primeiros meses, ele havia contratado uma empresa para que uma cuidadora pudesse dar uma olhada em Mabel, por pelo menos duas horas por dia. Inicialmente Mabel estranha a presença  da cuidadora, mas aos poucos Mabel cria vínculos com outras mulheres. 

Tudo começou com a cuidadora que levou Mabel para uma aula de dança e conhece Patrícia. Também conhece uma jovem recém mãe que passeia pela vizinhança com sua filha no carrinho. Além delas Mabel ainda conhece uma adolescente que trabalha no mercado onde ela costuma fazer compras as vezes. Cada uma dessas mulheres oferece oportunidades de um novo mundo para Mabel, que sempre evitou outras companhias e viver intensamente. Agora que Arthur se foi, além de se ocupar com essas novas amigas, ela ainda acredita que seu marido lhe deixou uma última lista de sua vida: procurar p/D. Mabel acreditava que era para ela procurar por Dot, uma amiga de infância que foi embora após a morte de seu irmão e nunca mais teve contato com ela. Após mais de 60 anos, Mabel decide então procurar por Dot e suas novas amigas passam a ajudá-la.



Ano de publicação 2025

Páginas 288

Autor/a Laura Pearson



Minhas divagações 

Inicialmente vemos a rotina de Mabel e Arthur juntos, até que ele vem a falecer. Sozinha pela primeira vez em décadas, ela tenta fazer uma lista para fazer as coisas certas enquanto resolve o velório e enterro do marido. Enquanto olhava suas coisas, encontra um papel escrito: procurar p/D. Ela acha que foi a última coisa que ele deixou para ela, porém, é um enigma, ele deixou sabendo que ia morrer? Ele deixou como um meio de não ficar parada e sozinha? Ela não sabe. 

Após sua morte, uma mulher vem até sua casa dizendo que seu marido havia contratado seus serviços como cuidadora para ficar com Mabel algumas horas por dia. De início, Mabel acha que não precisa disso, mas acaba gostando dessa mulher. Julie recentemente foi deixada pelo marido e está solitária. Mabel entende então que ela gostaria de voltar com o marido. E tenta fazer com que isso aconteça. 

Eles tinham um cachorro, Ollie, mas que aparentemente gostava apenas de Arthur e agora que só restam os dois, ela tenta levá-lo para passear e assim acaba conhecendo Kristy, uma jovem mãe que sai para passear com sua filha bebê. Ela instantaneamente amou Ollie e este parece ter gostado dela também. Então, Mabel pergunta se ela poderia levá-lo para passear quando fosse sair com a filha. Assim, acaba conhecendo Julie e fazendo amizade também. Mabel descobre que a jovem não fala mais com a família e acreditando que é isso que a deixa triste, cria um plano para reuní-los.

Julie costuma fazer algumas aulas de dança e convida Mabel para ir junto. Assim ela conhece Patrícia. Recentemente sua filha saiu de casa com suas duas netas para morar com o namorado. Acaba frequentando a casa e o círculo de amizades de Mabel. E por último e não menos importante, temos Erin, uma adolescente que trabalha no mercado onde no primeiro dia de luto de Mabel, a pegou roubando na loja. Um impulso inexplicável mas que a fez conhecer a jovem, que não a entregou ao gerente do mercado. 

Todas essas mulheres se sentiam tristes por algum motivo e Mabel tentou ajudá-las, onde de início pareceu que cometeu um erro por se intrometer em suas vidas, mas no final, deu a elas oportunidade de verem o que estava acontecendo e tentar consertar ou não a situação. Fora que essas mulheres lhe ajudaram na busca por Dot. Conforme a leitura avança, vamos descobrindo o por que de Dot ter ido embora de repente. Sempre achei que era porque secretamente ela gostava do Arthur. 

A história parecia simples mas conforme as mulheres vão aparecendo, a vida de Mabel vai mudando. Ela não gostava de socializar e depois que Dot foi embora, ela aceitou casar com Arthur mas não quis ter filhos e viveu uma vida simples ao seu lado. O mistério do desaparecimento de Dot era muito intrigante, mas conforme Mabel vai contando aos poucos o que aconteceu pouco antes dela ir embora, começamos a entender melhor a Mabel e como ela viveu todos esses anos. E embora Arthur claramente a amasse, desde o início Mabel deixa claro que não sente o mesmo que Arthur sente por ela, embora o amasse mas não da mesma forma. 

Procurar Dot foi ao mesmo tempo uma aventura e uma missão que acabou unindo essas mulheres e preenchendo o vazio da solidão até elas mesmas encontrarem algo para preenchê-lo. Assim como Mabel. Sua vida restante após a morte do marido, poderia ter sido solitária se ela não tivesse encontrado o papel dele. Mas o que significava na verdade chega a ser hilário. Imaginei que seria algo do tipo ou pela sinopse, pensei que ele teria deixado uma lista de coisas para ela fazer para se manter ocupada. Mas ao final, o bilhete foi proposital ou ao acaso? 

Não nego que ao mesmo tempo eu sabia que não seria algo grandioso mas ao mesmo tempo gostaria que fosse. Apesar de Mabel ter vivido aventuras, eu foquei no título do livro e achei mesmo que ele teria uma lista de coisas a fazer que Arthur deixou para ela. Embora não deixou de ter uma lista, onde ela mesma fez uma e acabou fazendo tudo dela. Mas no fim, foi uma leitura maravilhosa. A gente sempre vê histórias de jovens sofrendo o luto e tals, gostei que a aventura tenha sido na fase da velhice. Embora Mabel diga que teve bons momentos com Arthur e com certeza, devido a atitude final dele, ele a amava verdadeiramente, então acredito que nunca se arrependeu de ter casado com ela, sabendo ou não de seu segredo. Mas não deixa de ser um ponto a se refletir. Até onde podemos ir por amor a alguém? Até onde podemos esperar por alguém? Ao mesmo tempo foi divertido mas também me deixou meio triste. Mas é uma leitura que vale a pena. 


Nota pessoal 10/10

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026

[Review/crítica pessoal] Single's Inferno 5 (Solteiros, Ilhados e Desesperados 5) - Divagando Sempre


Anyong Divas e Divos. Mais uma temporada desse reality sempre cheio de gente sarada, bonita e indecisas. 





Ano de lançamento 2026

Temporada 5 episódios 12



Trailer 




Participantes iniciais 

1 - Youn Hyun-Jae




2- Song Seung-Il




3- Park Hee-Sun




4- Shin Hyeon-Woo




5- Kim Go-Eun 




6- Kim Jae-Jin




7- Ham Ye-Jin




8- Woo Sung-Min






9- Kim Min-Gee




Mais uma temporada desse realitty que a cada ano fica mais ousado. Os participantes continuam tão belos quanto os primeiros e os apresentadores mais engraçados que nunca. O primeiro episódio não teve surpresas como algumas temporadas anteriores. Os participantes chegaram um por um, se olharam e depois todos foram comer. Teve uma temporada que eu havia dito que sentia falta dessa interação, pois enquanto cozinham podem observar e interagir com os outros. E assim que comem já começa a escolha para a primeira noite no Paraíso. 



Apesar de inesperados, dois casais se formam. Os participantes escreveriam o nome daquele que gostaria de ir ao Paraíso e o mais votado poderia escolher. Os dois casais formados no Paraíso trocam informações como idade e profissão. A profissão geralmente é irrelevante mas a idade algumas vezes pesa para alguns. Quando o homem é mais novo por exemplo, parece gerar certo desconforto na mulher. Os participantes deixados no Inferno acabam tendo uma surpresa com a chegada de mais pessoas. 

10- Lim Su-Been




11- Lee Sung-Hun




12- Lee Joo-Young




13- Choi Mina Sue





Mais 4 participantes chegam de surpresa mas também animando e dando esperanças àqueles que ficaram no Inferno. Porém, os dois primeiros casais, voltam ansiosos para conversar com outros participantes. Depois de uma prova e conversas, 4 casais vão ao Paraíso. Apesar da primeira noite ter formado dois casais, quando voltam, decidem explorar mais as opções. Conforme participam de provas e interagem mais entre eles, os interesses acabam mudando para alguns. 

Dois participantes que achei que eram confiantes demais, acabaram não sendo escolhidos por ninguém. Apesar de achá-los egocêntricos por terem certeza que seriam escolhidos, dá dó ver a decepção neles por não terem a chance de ir ao Paraíso ou ter suas opções sendo escolhidos ou escolhendo outros. Mas, no começo é sempre assim e depois vem as reviravoltas. 

Na parte feminina, minhas preferidas são Min-Gee e a Go-Eun. Mina Sue estava entre as preferidas mas devido a algumas atitudes deixei de gostar dela. Na parte masculina, meus preferidos são Su-Been e talvez o Hyun-Jae. Na noite da fogueira foi caótico, pois teve o jogo da verdade e as perguntas eram obrigatoriamente respondidas. Sendo assim, o interesse da pessoa era revelado. Mina Sue tinha muito potencial de ser querida e preferida por todos, mas acredito que suas atitudes podem fazê-la ser a menos desejada no final. Já ia me esquecendo, houve uma espécie de prova, onde os parcipantes tirariam fotos sensuais de casais e o mais votado seria o vencedor. Nessa sessão de fotos, as mulheres por ordem numérica sorteadas, poderiam escolher seu par. Ali, formando casais diferentes, e devido a proximidade nas fotos, alguns passaram a ter interesse nos outros participantes. Mas acredito que como em TODA temporada, sempre tem uma que fica mudando de ideia. 

Apesar do clima tenso, os participantes têm um tempo de folga onde podem aproveitar a praia. Quando uma surpresa acontece. Mina Sue e Sung-Hun são chamados para uma conversa a sós com dois participantes novos. 


14- Jo I-Geon




15- Lee Ha-Eun




Passada a surpresa inicial, os dois novatos conversam com todos e ao final, devem escolher dois participantes cada para irem ao Paraíso. Enquanto isso no Inferno, aqueles que ficaram tentam colocar seus sentimentos em ordem ou tentar se aproximar mais de seus interesses. 


Minhas impressões 

Confesso que a cada temporada parece que vai ficando repetitivo, então, embora no início eu tenha ficado empolgada com mais uma temporada, faltando uns três episódios para o final, eu só queria terminar logo e ver quem escolheria quem. O início foi empolgante por que? Todo mundo se conhecendo, criando expectativas e nós já na torcida por possíveis casais. Porém, a medida que mais de um se interessa pela mesma pessoa ou um se interessa por mais de um, fica novamente naquela repetição das temporadas anteriores. 

Achei três participantes completamente sem graça. Hee-Sun, apesar de ter terminado com alguém, não gostei dela desde o início. Não gosto dessas que parecem bobinhas e se fazem de coitadinha. Não senti química com quem escolheu e odiei seu final. Se me lembro de sua apresentação inicial, era cheia de confiança mas demorou para ser escolhida. Ye-Jin, se teve algum interesse no início, não lembro quem era, pois para mim, ela não se conectou com ninguém. E finalmente Ha-Eun, que chegou no final e embora tenha ido com dois ao Paraíso, não chamou a atenção de ninguém. 

Casais que senti química e torci por eles: Mina Sue e Su-Been. Go-Eun e I-Geon. Joo-Young e Jae-Jin. E Min-Gee e Seung-Il. Nem todos terminaram juntos. Su-Been de aparência foi meu preferido. O casal que senti mais química foi Go-Eun e I-Geon, suas conversas eram divertidas de ver e o flerte ali insinuava que poderia rolar um romance. Mina Sue e Su-Been tiveram uma química inicial, pareciam enamorados, mas a indecisão de Mina Sue pode ter atrapalhado o progresso dessa relação.  Min-Gee foi determinada até o final e foi sofrido ver quem ela tinha interesse ser disputado por outra. Mas Joo-Young e Jae-Jin era o casal mais acertado. 

Sung-Hun fisicamente não faz meu tipo e apesar dele ter sido egocêntrico no início, desde o início foi fiel a seus sentimentos pela Mina Sue, mesmo que em determinado momento decidissem que eram só amigos. Em toda crise dela, ele estava ao seu lado. Mesmo falando de outros caras, ele estava ao seu lado ouvindo. Talvez por esses pontos ele acabe se tornando charmoso. Sung-Min também foi o que menos me chamou a atenção. Tipo fofinho mas nada mais. Não acredito no seu final. Hyeon-Woo era forte e determinado, mas acho que faltou tempo suficiente para passar com Go-Eun. Ele pode ser grande mas era muito sem jeito perto dela. Hyun-Jae também faz meu tipo, mas acho que poderia ter abordado melhor seu interesse. No final, é sempre triste ver aqueles que ficaram. Principalmente aqueles que tinham o mesmo interesse. Acho que teria sido mais chocante se Go-Eun não tivesse escolhido ninguém, não sei se foi sincera em sua escolha e não sei se é porque não gostei muito da sua escolha, ou se ela só escolheu para sair com alguém, mas no fim, apesar da Mina Sue ter sido indecisa, a Go-Eun foi a que acabei gostando menos no final. 

Essa temporada me cansou demais. Valeu a pena pelos apresentadores. Acho que falta ou seria interessante fazer um encontro com os participantes que saíram do Inferno com alguém. Rever os casais que saíram juntos e o que aconteceu com eles. Mesmo que não estiverem juntos, poderia ter um encontro com flashback do programa mostrando os melhores momentos dos casais. Ou, caso algum deles estiver com outra pessoa, obviamente não vai querer relembrar esses momentos, mas, seria uma ideia interessante. 









Acho que mudou o final, onde antes as mulheres ficavam em pontos estratégicos e os interessados ficavam ao lado delas. Dessa vez, foi chamada as mulheres para ficarem de frente ao portão do Inferno, na frente de todos e seus pretendes iam até ela. Falavam algumas palavras e ao final, a participante falava o nome de quem gostaria de sair junto do Inferno. E claro, deixaram a Go-Eun praticamente no final. Sempre assim. 

Acabei descobrindo que eventualmente depois do programa, eles fazem um reencontro sim. Só não sei onde passa. Eu comentei sobre mas como parte do programa. Para todos poderem ver. Dos casais que saíram juntos, aparentemente apenas um realmente continuou o namoro. Também vi criticas sobre a participação de alguns. Parece que teve um que entrou mas tinha namorada fora do programa. Ele assim como outra pessoa participaram mais pelo sucesso. Foi algo que havia pensado. Aparentemente parece que atualmente, os participantes buscam chamar a atenção para suas carreiras do que encontrar um parceiro de fato. As primeiras temporadas foram mais emocionantes pelo fato de estarem mesmo buscando um relacionamento. Nesse último, parece que depois de ver como os anteriores acabaram fazendo sucesso, quiseram mais isso, como se encontrar alguém fosse um brinde especial caso encontrassem alguém que tivessem interesse.  

Enfim, apesar de ter começado empolgada, terminei decepcionada. Mas vale pelo entretenimento principalmente para quem não gosta de pegação em excesso como eu. 


Nota pessoal 7/10

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2026

[Review/crítica pessoal] O Predestinado (Predestination) - Divagando Sempre

 

Olá Divas e Divos. Hoje trago esse filme que é a maior viagem, literalmente. 






A HISTÓRIA 

Um agente tem a missão de desarmar uma bomba e ao confrontar o suspeito, tem o rosto desfigurado por uma explosão. Após se recuperar, o agente tem uma última missão atrás do detonador, conhecido como Detonador Sussurrante. Agora o agente trabalha como bartender e conhece John. Avaliando seu cliente, este diz que pode lhe contar a melhor história que o bartender já ouviu e começa em 1945, quando um bebê foi abandonado no orfanato. 

O bebê cresce mas ainda criança, sente que não pertence a nenhum lugar e sofre a solidão de não ter família nem amigos. Quando cresce mais, Jane vai para um programa especial que treina jovens inteligentes com capacidades físicas acima da média. Jane era uma forte candidata mas seu temperamento explosivo a faz ser desqualificada. Então conhece um rapaz misterioso por quem se apaixona e engravida, mas ele desaparece. Mas seu infortúnio ainda não terminou. Após o parto, seu bebê é sequestrado e descobre-se que ela teve problemas ao dar a luz e que na verdade ela é hermafrodita. Como precisaram retirar seus órgãos femininos, ela agora precisa mudar seu gênero e se torna John. Sem surpresa John revela ao bartender que ele era Jane. 

O bartender então lhe pergunta se ele colocasse a pessoa responsável por tudo na frente de John, se ele o mataria? Então, o bartender lhe conta que na verdade é um agente do tempo e leva um incrédulo John ao passado. Ele explica sua missão e o deixa ali, é quando John vê Jane. Com o círculo se fechando, o bartender sai para resolver sua missão e depois volta para John e para ver qual será seu próximo passo. Após entender tudo, John se torna um agente também. 









Ano de lançamento 2014

Duração 1h 37m

Direção Michael Spierig, Peter Spierig

Elenco Ethan Hawke, Sarah Snook, Noah Taylor



Trailer 




Minhas divagações 

A história parecia simples mas desde a primeira cena da explosão, já ficam perguntas. Já aviso que o conteúdo é cheio de Spoilers.

O agente tem o rosto desfigurado pela explosão mas vemos que ao tentar recuperar o dispositivo que o levasse embora, outra pessoa que estava ali, o ajudou a pegá-lo. Se fosse o criminoso, teria ajudado? Essa foi minha questão inicial. 

No bar, já dava para entender que o agente que teve o rosto desfigurado se tornou o bartender. Então, aparece John. Ao contar a história, já podemos supor que Jane seria John. Até aí tudo bem. Só não entendi quem ele procurava. O cara do programa ou o cara que o engravidou? Robertson era o cara do programa que aparentemente era o agente chefe do bartender? 

Depois, no passado, John conhece Jane e se apaixona. Depois de reencontrar o bartender ele fala que descobriu que ele e Jane são as mesmas pessoas. Mas ainda não acabou, o bartender revela então que ele também é Jane/John, mas teve o rosto desfigurado por uma explosão. John aceita a missão de virar agente enquanto o bartender vai atrás do Detonador Sussurrante. Ao descobrir quem é ele o mata mesmo assim. 

Todo filme de viagem no tempo sempre falo que dão nó no cérebro. Minha primeira experiência foi com o filme O Exterminador do futuro. Onde John manda seu melhor amigo para o passado para proteger sua mãe. Os dois acabam se apaixonando e Sarah engravida. Como ela poderia ter tido John de um cara que veio do futuro que foi enviado pelo próprio John para proteger a mãe?  Mas tudo bem né. Viagens no tempo são complexas. 

Aqui tudo piora porque Jane é o bebê sequestrado que foi deixado na porta do orfanato. Jane vira John e se apaixona por ele mesmo e tem uma filha. E por mais que nesse meio tempo John como o bartender tenta mudar algumas coisas, o ciclo se fecha e continua nessa mesma história. Não é difícil entender o contexto, é difícil entender o por que da existência dessa história. Vou explicar. 

Tudo gira em torno então do personagem de Ethan Hawke. Seu nascimento, seu abandono, a gestação, a mudança de sexo. Tudo bem. Tem uma história. Mas até ele se tornar um agente, qual a verdadeira missão? Não entendi o que o Detonador queria com as explosões. Qual era seu propósito? Se ele tivesse indo atrás da agência para acabar com essas viagens no tempo, já que ele era o próprio John, então teria um motivo plausível ali e principalmente um motivo para a agência querer parar o Detonador. Li um comentário falando que o próprio Robertson era também o bartender. Aí minha cabeça explodiu. 

Aí começam as teorias sobre as referências e como o filme trata sobre Paradoxo da predestinação, como o enigma famoso do quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha? Ou a cobra comendo a própria cauda. Ou a canção sou meu próprio avô, são pistas da história mas que continuam confusas. Não digo que o filme seja ruim. É bem complexo e existem questões psicológicas em relação a Jane. Que não se encaixava mas se encontrou em John. Ou seja, nela mesma. O famoso amor próprio. 

Mas, apesar do choque que tive ao descobrir todo esse círculo confuso, minha única questão incômoda, foi a introdução do Detonador. Afirmou novamente, se, o motivo dele fosse destruir as instalações da agência para não ter mais viagens no tempo, teria sido melhor. Daria um motivo maior para a agência estar atrás dele. E mais, quem criou essa máquina do tempo? Foi o próprio John/Jane/bartender? Por isso ele queria a todo custo pegar o Detonador? O que também não fazia sentido porque o bartender só descobriu quem era ele mais para frente. A não ser que ficasse pulando no tempo e com isso sua mente começou a ficar bagunçado. 

Mas enfim. Não digo que foi ruim. Ao contrário de algumas críticas que li onde muitos falaram que não entenderam e por isso já decidiram que era ruim, eu achei interessante embora confuso. Mas, se tivesse alguns pontos diferentes, acho que para mim teria sido melhor. Eu gosto dos filmes do Ethan e Sarah Snook fez um excelente trabalho como Jane/John. Não vou dizer que é uma obra espetacular. É intrigante mas infelizmente esquecível. Mas durante o processo vale a pena. 


Nota pessoal 8/10

terça-feira, 17 de fevereiro de 2026

[Review/crítica pessoal] Bastardos Inglórios (Inglourious Basterds) - Divagando Sempre

 

Olá Divosos guerreiros. Hoje trago esse trabalho épico de Tarantino. 




A HISTÓRIA 

Em 1941, o coronel da SS, Hans Landa, vai até uma fazenda de leite da França Ocupada, investigar Perrier LaPadite, onde rumores dizem que ele esconde uma família judia. Depois que ele confessa que a família está debaixo da casa, Landa ordena que seus soldados atirem sobre o assoalho matando todos, com exceção de uma adolescente, Shosanna, que por algum motivo Landa ainda deixa fugir. 

Em 1944, o tenente Aldo Raine é incumbido de selecionar 8 soldados judeu-americanos para uma missão atrás das linhas inimigas. Eles aterrorizam soldados alemães, não deixam sobreviventes e colecionam escalpos dos nazistas. São conhecidos como os Bastardos. Os sobreviventes que deixam, Aldo costuma gravar uma suástica na testa para saber que este foi um soldado nazista mesmo que tire seu uniforme. 

Shosanna assumiu uma nova identidade, gerindo um cinema como Emmanuelle Mimieux, em Paris. Um atirador de elite alemão, Fredrick Zoller, fica encantado por Emmanuelle e como sua história de guerra será contada em um filme chamado Orgulho da nação, ele convence Joseph  Goebbels a fazer a estreia no cinema de Emmanuelle. Sabendo que vários oficiais de alta patente nazista estarão presentes, ela elabora um plano de vingança. 

Os britânicos descobrem sobre a estreia e com a ajuda dos Bastardos e uma atriz alemã, planejam se infiltrar no cinema. Mas, durante as negociações, as coisas saem fora de controle e acontece um tiroteio. A atriz sobrevive e é levada por Aldo. Mais tarde, Landa inspeciona o local encontrando pistas do envolvimento da atriz e Aldo e vai atrás deles. Durante a estreia, Shosanna coloca seu plano em prática enquanto Landa retira Aldo e Utivich e fazem um acordo, mas ele terá uma grande surpresa.








Ano de lançamento 2009

Duração 2h 33m

Direção Quentin Tarantino

Elenco Brad Pitt, Mélanie Laurent, Christoph Waltz, Daniel Brühl, Michael Fassbender, Eli Roth, Diane Kruger



Trailer 





Minhas divagações 

Segunda vez que vejo o filme e para variar não me lembrava de nada. Já vi praticamente todos os filmes de Tarantino, e apesar de achar que são sempre surreais, não quer dizer que sejam ruins. Preciso rever os outros também mas pelo que me lembre, eu só não gostava de Tarantino como pessoa mesmo. Porém, nem me lembro o motivo, apenas ficou aquela sensação de não gostar dele, embora deva admitir que como diretor ele é impressionante.

Bastardos começa já nos apresentando o comandante mais odiado desse filme. Sinal que foi muito bem interpretado. Landa vai até uma fazenda de leite suspeita de abrigar judeus. Inicialmente pensei que ele fosse recrutar o proprietário para lutar na guerra e levaria as filhas como garantia. De longe me passou pela cabeça que ele realmente abrigava judeus. O massacre foi traumatizante. Mas, nunca entendi por que ele deixou a menina fugir. 

Depois passam poucos anos e mudamos para Aldo e seus homens que caçavam soldados nazistas. Ele costumava escalpelar os homens e naqueles que sobreviviam, ele marcava a testa com uma suástica. Enquanto isso, a menina que conseguiu fugir do massacre, Shosanna, vive em Paris gerindo um cinema com outra identidade. Ela conhece um atirador de elite, Zoller, que ficou famoso pela sua história de guerra e terá até um filme em sua homenagem, muito famoso no local, mas que ficou encantado com Shosanna. Obviamente devido a quem ela é, evita todos os avanços do jovem mas aproveita uma oportunidade que surgiu para se vingar dos nazistas. Aqui, quando ela tem o encontro tenso com Landa, pensei que ele estaria a procura da jovem que ele deixou escapar na fazenda de leite. Não sei porque, mas pensei que a história dele seria essa, que por um motivo macabro, havia deixado Shosanna fugir para depois persegui-la. Da mesma forma que achei que a vingança dela no cinema, seria especialmente para ele. Quando ela diz seu nome real antes de falar sobre a vingança, acreditava que Landa se lembraria dela, mas ele nem estava no local durante a vingança. 

A cena do bar, foi a mais tensa possível. Mas me pergunto por que Aldo não levou seus homens mortos, pois assim, era uma prova de que eles estiveram ali. Por isso, quando Landa inspecionou o local, já criou suas teorias do que teria acontecido. Mas de tudo mesmo, acho que nada supera o final. Landa era tão bom no que fazia, não acredito que ele se deixou enganar daquela forma por Aldo. Isso realmente me surpreendeu. 

Apesar de amar todos os trabalhos de Brad Pitt, aqui meus elogios vão para Daneil Brühl e Christoph Waltz. Tudo que já vi do Daniel, mesmo sendo pequenas participações, acabam sendo sempre marcantes. E Christoph entregou um personagem inesquecível. O conjunto todo da obra, atuação, roteiro, cenário, foi realmente excepcional. E embora o título seja sobre os Bastardos, as cenas são divididas em partes entre os envolvidos, que apesar de acabarem no mesmo local, não se cruzaram na verdade. O objetivo caiu no mesmo lugar, mas tiveram fins diversos. 

Achei que Aldo e Shosanna se encontrariam e planejariam o que aconteceu no cinema juntos, mas apesar dos mesmos interesses, acabaram separados. Uma pena pela perda dos homens de Aldo. Falando nos homens dele, Eli Roth tinha um personagem para lá de marcante também. Só acho uma pena que não seguiu a linha de vingança em cima de Landa, embora o que aconteceu foi muito melhor do que ela ter pego apenas ele. Apesar de tudo, foi um filme realmente espetacular. Há várias curiosidades em torno do filme e de Tarantino, o que deixa a obra ainda mais interessante. Recomendo. 


Nota pessoal 10/10

Dica de Destaque

Resenhando Divagações sobre Noiva de Ali Hazelwood no Divagando Sempre

  Olá Divosos leitores. Trago pela primeira vez algo da autora Ali Hazelwood e que, seria perfeito se não tivesse tanto hot. CONTANDO A ...