Olá Divosos. Hoje trago esse filme que não sei porque foi parar na minha lista mas foi divertido até.
A HISTÓRIA
O dentista Dr. Pincus, passa por um procedimento de colonoscopia e pede por anestesia geral. Porém, ele acaba tendo uma parada cardíaca morrendo por 7 minutos. Agora, ele passa a ver os mortos e estes, sabendo que ele pode vê-los, passam a seguí-lo tentando fazer com que ele resolva seus assuntos inacabados e assim partir para a luz. Porém, Pincus é um homem solitário e rabugento que tenta evitar esses fantasmas a todo custo. Mas um em particular é extremamente persistente e garante que se Pincus o ajudar, mandará todos os outros se afastarem dele. Com apenas um deles para lidar, Pincus considera ajudá-lo.
Frank morreu em um acidente deixando sua esposa Gwen. Após um ano de seu falecimento, agora ela está com outro homem e pretende se casar novamente. Acontece que Frank não acha o homem adequado e acredita que este está tentando dar um golpe na ex esposa. Assim, ele tem a ideia de Pincus se aproximar de Gwen e fazê-la desistir de se casar com o outro homem e assim Frank pode ir para a luz. No entanto, Pincus acaba se apaixonando por Gwen e descobre que o que mantém Frank aqui ainda é a própria Gwen.
Ano de lançamento 2008
Duração 1h 42m
Direção David Koepp
Elenco Ricky Gervais, Téa Leoni, Greg Kinnear, Aasif Mandvi
Trailer
Minhas divagações
Não faço ideia do motivo de ter colocado esse filme na minha lista. Vi em um shorts no YouTube mas não lembro a cena. Me pareceu interessante pelo fato de Pincus ver os fantasmas, mas, confesso que esse tema é bem batido na verdade. Me lembrou um filme antigo do Robert Downey Jr que era perseguido por quatro fantasmas que queriam que ele resolvesse seus assuntos inacabados. Mas diferente daqui, Robert levou anos para entender o que precisava fazer. Pincus apenas não queria se envolver.
Desde o inicio vemos que Frank é um golpista e ainda por cima traía a esposa. Sua morte deixou marcas em Gwen porque só assim ela descobriu sua traição. Vivendo preso ainda no plano terreno, quando ele percebe que outro ser humano pode vê-lo, ele tenta convencer Pincus a ajudá-lo. Porém, não é só Frank que precisa de ajuda, muitos outros ficam colados em Pincus esperando uma chance de resolver também seus assuntos pendentes. Mas Pincus vai demorar para ceder seu tempo em ajudar alguém.
Apesar da trama parecer dramática, achei mais cômica do que qualquer outra coisa. Primeiro, o exame que Pincus foi fazer, já começa de modo hilário quando ele vai preencher sua ficha, eram perguntas que faziam sentido. Depois ele recebe alta mas ninguém teve a capacidade de lhe informar que teve uma parada cardíaca durante o procedimento. Depois que ele começa a ver os fantasmas, sua vida muda um pouco. Querendo ou não, ele acaba tendo mais contato social, mesmo que seja por causa dos fantasmas. E, embora o caso de Frank parecesse uma coisa, no final era outra.
No mais, foi interessante ver as mudanças de Pincus. Gosto quando o personagem tem um crescimento significativo e ele acaba vendo que a vida e as pessoas podem ter muito mais a oferecer do que apenas histórias chatas para contar. No entanto, não é um filme excepcional ou inesquecível. Mas foi divertido em determinados momentos. Apesar que me identifiquei muito com Pincus.
Embora ele tivesse um sócio no consultório odontológico, ele evitava ao máximo contato social. Mesmo com seus pacientes ele evitava manter conversas, embora uma paciente em particular, embora falasse e falasse e Pincus nunca prestou atenção, sua história acabou sendo triste, mas o modo como Pincus acabou ajudando, foi lindo.
Ver como as vezes nos afastamos das pessoas nos isolando, é meio deprimente, mas muitos acabam assim pelas experiências tristes e traumáticas que passamos ao longo da vida. Foi o que houve com Pincus. Embora tenha conhecido uma mulher fantastica, alem de ser viuva de um homem que não saía do seu pé, ainda estava para casar com outro, que não era de todo ruim, mas com certeza ela merecia algo melhor.
Só acho que de tantos espíritos que o perseguiram no início, enquanto havia decidido ajudar alguns, poderia ter sido um número maior com algumas dificuldades ou fatos emocionantes, para vermos como Pincus havia mudado depois de vê-los. E conhecendo suas histórias, ele poderia valorizar mais seu tempo enquanto ainda estava vivo, pois vendo o sofrimento daqueles que perderam alguém que amava, ele se tornasse mais empático e humano.
Mas fora isso, teve seus momentos divertidos. Acho que Frank e Gwen poderiam ter sido mais trabalhados em suas histórias, para ter um peso maior no pedido de ajuda de Frank. A forma como ele morreu e ainda mostrando que estava traindo a esposa, não fez muito sentido ele querer salvá-la de um possível golpista, sendo que ele foi bem pior com ela. Acho que poderiam ter tido uma história melhor, sem a traição e ela de fato estivesse com alguém mal. Se bem que, com apenas um ano de luto, só alguém traída já se casaria com outro. Ou, Frank poderia ainda estar preso no plano terreno porque ela o amava e não conseguia deixá-lo ir, assim, Frank tentaria encontrar alguém decente para ela. Mas aí sou eu indo além como sempre. Dificultando o que é mais simples.
Nota pessoal 7/10












































