Olá Divas e Divos. Hoje trago essa ação no gelo.
A HISTÓRIA
Mike McCann, é um motorista de caminhão que nos últimos 8 anos, tem se mudado bastante devido aos cuidados que tem com seus irmão Gurty, um ex-militar com traumas de guerra que não tem condições de se cuidar sozinho. Enquanto partem mais uma vez após perder o emprego, Mike recebe uma informação sobre precisarem de motoristas de caminhão, para transportar uma carga pesada através de uma rota constituída de água congelada.
Uma explosão prende 26 operários em uma mina subterrânea e a empresa sugere que sejam enviados cilindros de várias toneladas para contenção do gás e libertarem os mineiros. Jim Goldenrod aceita o desafio e chama Tantoo, que já trabalhou com ele e tem um motivo pessoal para querer cumprir essa missão, salvar seu irmão que está entre os mineiros presos na mina. Ao encontrar Mike e Gurty e ver as habilidades de Gurty como mecânico, o grupo parte em 3 caminhões, cada um levando um cilindro, onde na pior das hipóteses, somente um é necessário para salvar os mineiros.
A empresa que os contratou, manda um funcionário junto para garantir o sucesso da missão. Mas, no meio do caminho, atravessando uma perigosa parte de estrada de gelo, descobrem que um dos caminhões foi sabotado e acabam perdendo um deles. Além dos perigos da rota mortal, Mike descobre que há uma conspiração para a missão falhar.
Ano de lançamento 2021
Duração 1h 43m
Direção Jonathan Hensleigh
Elenco Liam Neeson, Amber Midthunder, Marcus Thomas, Lawrence Fishburne, Benjamin Walker
Trailer
Minhas divagações
Eu conheço Liam Neeson de alguns filmes e concordo que quando tem ele no elenco, o filme vai ser bom. Não imaginava a reviravolta que teria a missão, uma vez que pelo o que havia entendido, o único obstáculo seria atravessar uma estrada de rio congelado para chegar ao destino, carregando toneladas em caminhões. Pensei que o vilão da história fosse o tempo, mas é claro que é sempre o próprio ser humano.
Desde o início da explosão, podemos desconfiar que houve algo errado, mas descobrir toda uma conspiração para abafar o caso contratando "ajuda" quando na verdade já tinha um plano para essa ajuda? É macabro demais. Você acha que só vai transportar uma carga pesada, em uma estrada perigosa, ganhar um dinheiro e de quebra ser um herói, quando na verdade só assinou seu contrato de morte. Nem um por segundo suspeitei do idiota que foi com a Tantoo. E mesmo que Jim tenha sido sabotado, para quem estava assistindo vendo de fora, suspeitaria do sujeito. De cara já foi insinuando coisas sobre Tantoo. Caiu minha ficha ali.
Então, achamos que a intriga seria só do lado de fora, mas entre os sobreviventes ali, também acontecem discussões acaloradas e entre eles, descobrem também a sabotagem e os traidores dentro da equipe. Além de alguns terem se vendido a custa de vida de outros mineradores, sabiam o que estava errado. Agora, dependiam se teriam ajuda para conseguirem saírem dali.
Além de todo o drama, ainda temos o relacionamento dos irmãos Mike e Gurty. Embora fosse difícil cuidar do irmão, Mike só tinha ele como família. Então, confesso que fiquei chocada com o desdobramento dos acontecimentos. Mas mais chocada ainda é em como as pessoas amam criticar filmes dizendo o quanto são genéricos. Sim, já vimos muitas histórias sobre um cara meio idoso solitário que vira o herói local. Eu te pergunto, tem como fazer diferente? Então vai lá e faça. Acho que criticar algo que não gostou apenas dizendo que é porque é genérico? Não me convence. Eu sempre falo que por mais clichê que seja, quando é bom, vale a pena pela experiência em ver outros atores contando a mesma história. Eu pelo menos não ligo para os genéricos.
Apesar da idade, acredito que agora Liam deva se aposentar em algum momento desses filmes de ação. Porém, enquanto isso não acontece, podemos curtir seus filmes. Vi que tem uma sequência então, assim que puder vou conferir. Esse filme me lembrou Sisu, por ser ação de um homem de meia idade do tipo solitário, que estava só fazendo seu trabalho e de repente se vê em uma luta pela sobrevivência. Eu sempre acho interessante essa temática.
Fazia tempo não via nada do Lawrence, achei boa sua participação, embora curta demais. Tantoo foi interpretada lindamente pela Amber, embora tenha alguns trabalhos no currículo, não a conhecia. Mas, confesso que o desgraçado do Varney, foi bem interpretado por Benjamin, eu não tinha simpatizado com ele em nenhum momento, mas para mim era só mais um idiota. Fui enganada completamente. Marcus Thomas posso ter visto em algum filme mais antigo, mas não me lembro dele. Porém, achei seu personagem bem interpretado. Inicialmente pensei que ele fosse autista. Uma pena seu final.
No mais, eu particularmente gostei. Surreal pensar existir empresários tão sangue frio a ponto de considerar mineiros mortos insignificantes e seguir com a vida como se nada tivesse acontecido. Fora ter planejado acabar com os motoristas dos caminhões que foram contratados para salvar os mineiros. Um plano diabólico demais.
Nota pessoal 8/10











































