Holla Divosos. Hoje trago esse filme chileno muito interessante embora fraco.
A HISTÓRIA
Nas florestas da Araucania no sul do Chile, Sayen, uma jovem mapuche retorna para a casa de sua avó Ilwen, após alguns meses fora. Seu retorno foi em boa hora, pois dias depois, um jovem visita sua avó com a intenção de comprar suas terras. Porém Ilwen não dá uma resposta positiva. Intrigada com essa oferta, Sayen segue o rapaz e descobre que na verdade ele trabalha para uma corporação que vem destruindo locais em busca de minérios, que no caso da propriedade da avó, encontraram cobalto. Sayen foi pega espionando e ao fugir conta para a avó o que eles pretendem com suas terras. Antonio nervoso acaba atirando em Ilwen e para não deixar testemunhas, atira em Sayen também. Ele ordena que seus subordinados coloque os corpos dentro da casa e incendeiam o local. Porém, Sayen ainda está viva e consegue fugir do incêndio. Agora começa uma caçada onde ela busca vinganca pela vó e Antonio querendo eliminar a única testemunha do crime.
Ano de lançamento 2023
Duração 1h 34m
Direção Alexandre Witt
Elenco Rallen Montenegro, Arón Piper, Enrique Arce, Loreto Aravena, Camilo Arancibia, Roberto Garcia Ruiz, Tereza Ramos
Trailer
Minhas divagações
Não sabia o que esperar do filme, porém, embora Sayen fosse treinada como guerreira, creio que ela jamais imaginou que fosse usar suas habilidades para vingar a avó. Uma coisa é certa, não importa o país, o homem branco sempre se achará superior aos demais. O povo de Sayen foi culpado pela morte e incêndio na casa da avó dela, tudo porque o branco rico pode comprar e manipular as pessoas. Como o pai de Sayen foi preso acusado de terrorismo, acusaram a filha do mesmo. Já em um caminho sem volta, Sayen cega pela vingança, elimina os culpados pelo caminho.
Mas infelizmente foi como seu amigo disse, acho que era o José, ela iria atrás dos grandes um por um? Mas também é como ela pontuou, não existe justiça para eles, uma vez que nem poderiam confiar na polícia. José sendo jornalista queria investigar esse caso e expor na mídia, mas Antonio estava obcecado por pegar Sayen. Nesse ponto, me pergunto se tudo era para acontecer dessa forma. Quando Sayen sobreviveu ao incêndio, pensei que ela iria até os outros e juntos iriam atrás dos responsáveis pela morte da avó. Quando ela explodiu o carro, ferida, achei que foi um erro ter feito isso, pois agora estava exposta e óbvio que seria perseguida.
Quando seus amigos vê o que aconteceu, três deles saem em busca de Sayen. Infelizmente é uma perseguição injusta, onde mesmo que eles estejam armados, claramente não era a primeira vez que Antonio e sua equipe matava alguém. Antonio então, que escroto matar Ilwen daquela forma. Fora que ele parece um inútil e o mais fraco de todos e não acredito que foi o último a perseguir Sayen.
Bykov era o típico capanga enorme que tirava Antonio das burradas que cometia. Mas, ele não foi páreo para Sayen. Miranda era a típica soldado mulher que precisava ser bruta para não ser julgada mal por portar uma arma. Ela tinha potencial, pena que estava do lado errado da jogada. Máximo foi interpretado por quem? Enrique Arce. Não tem mais jeito, depois de La Casa de papel, seus personagens sempre serão esses empresários egoístas desgraçados que só pensam neles mesmos. E Antonio, mesmo que seja explosivo e precipitado, sempre me pareceu um playboy que só fazia as coisas para impressionar o pai e acabava piorando a situação. Por sua vez, não me pareceu que Máximo estava triste pelo que aconteceu com o filho. Vi que o filme tem mais duas continuações. Será que, Máximo vai continuar atrás de Sayen? Será que, Sayen vai atrás de cada um da corporação? Porque mais do que nunca ela não tem para onde voltar e ela precisa ou expor o que eles fazem ou eliminar todos. Qual será a história dos próximos? Vai ser continuação ou casos novos?
Como o filme não é estadunidense, não vi muita gente falando sobre. Mas amo filmes latinos e espanhol é uma língua linda. Gosto de ver filmes de outras culturas, conhecer suas histórias e a América do Sul tem muito potencial para filmes. As paisagens de Sayen foram maravilhosas. A cultura indígena é sempre belíssima. Defendem a natureza, são unidos e sabem métodos de luta e sobrevivência incríveis. Mas, apesar de tudo, a história foi um pouco fraca. Eu disse fraca, não ruim. Talvez porque iriam ainda introduzir a história de Sayen, visto que tem sequência. Mas, eu ainda acho que teria sido mais chocante se, Sayen ao sobreviver ao incêndio, tivesse fugido em silêncio, procurado seu povo, se armado e procurado o acampamento de Antônio e se vingando deles. Como eles seriam em número maior, teria perseguição de um jeito ou de outro. Sayen poderia ter sido acompanhada pelos 3 amigos ou mais deles e no caminho os perdendo, terminando sozinha como foi o que aconteceu. Achei meio precipitado o que ela fez revelando estar viva. Se os pegasse já no acampamento deles, destruindo equipamentos e matando alguns, pareceria mais como vingança mesmo. A perseguição na floresta parecia mais pela sobrevivência só. E o modo como terminou indica que ela pretende ir atrás da corporação. Mas em um futuro próximo talvez eu veja a sequência.
Dito isso, achei fraco porém interessante. Poderia ter acrescentado alguns minutos a mais para explicar o treinamento da Sayen com o pai. Explicar a importância das terras para eles. Mostrar mais como o treinamento foi importante para lidar com seus agressores. Teve isso sim, mas foi muito raso. Não teve o por que de nos conectar com Sayen. Quando Antônio visitou a avó, poderia ter deixado ele mais suspeito em suas intenções para Sayen segui-lo. Quando dei por mim, ela já estava bisbilhotando o acampamento. O que fez ela suspeitar deles? Poderia também ter mostrado mais dos mapuche. Seu amor pelas terras, seus costumes, o desenvolvimento familiar entre Sayen e a avó. Depois de tudo que passou, ela não fala com seu povo sobre suas intenções? Só vai embora? Por isso espero que a sequência tenha mais explicações. No entanto, achei um bom filme.
Nota pessoal 7/10



















































