Olá divosos. Vamos de ação dos anos 90?
A HISTÓRIA
John Spartan, é um policial que no seu tempo, nos anos 90, já era considerado violento e seus métodos duvidosos quando as suas prisões geravam polêmicas. Mas, foi quando prendeu Simon Phoenix, um terrível assassino, que junto acabou matando dezenas de reféns sem saber, é preso e condenado a crio-prisão, onde o prisioneiro fica congelado até o final de sua pena. Enquanto presos, o mundo evolui e as cidades Santa Mônica, San Diego e Los Angeles se unificaram se tornando San Angeles. A sociedade vive em paz, com crimes completamente zerados, palavras imorais são proibidos, assim como contatos físicos. Em meio a tantas mudanças na força policial, que é totalmente despreparada para lidar com a violência extrema, se veem perdidos quando Simons Phoenix, acordado para uma audiência, consegue fugir e causa o caos na pacífica San Angeles.
Lenina Huxley, tenente de polícia, é uma fã da década de 90 e fica mais do que empolgada quando descobrem que a única outra pessoa que poderá prender Simon, é alguém vindo de seu próprio tempo, ou seja, o policial bruto também preso, John Spartan. Mas, ao contrário de Simon, John foi reprogramado com utilidades pacíficas enquanto ilegalmente, Simon foi reprogramado como um verdadeiro soldado assassino. Ele volta sabendo mexer com as tecnologias do mundo atual e John suspeita de alguma conspiração vindo de Raymond Cocteau.
Ano de lançamento 1993
Duração 1h 55m
Direção Marco Bambilla
Elenco Sylvester Stallone, Wesley Snipes, Sandra Bullock
Trailer
Minhas divagações
Gente, eu amo os filmes da década de 90. Amo revisitar esses filmes antigos e ver que continuam tão bom quanto me lembrava. E, aqui temos três atores juntos que amo demais. Stallone, Snipes e Bullock. Acho que já comentei no filme Blade, que eu era apaixonada pelo Wesley Snipes. E aqui, eu achava ele um vilão top demais, principalmente com esse olho de cores diferentes. Dava um ar mais louco para seu personagem.
Obviamente foi injusto a prisão de John, uma vez que tivemos somente a palavra de Simon sobre os reféns, na hora, me questionei se não tinha como averiguar se morreram mesmo na explosão, principalmente porque no final, Simon revela que os reféns já estavam mortos. Mas, se John não fosse preso, no futuro não teria ninguém para prender Simon novamente. E convenhamos, qual a utilidade dessa prisão? Por mais que John tenha sido reprogramado e virasse uma costureira, suas outras habilidades e sua personalidade bruta, continuava. Qual seria o objetivo maior desse tipo de prisão? Já deu para perceber que reprogramar criminosos não funcionava muito bem.
E falando em Simon, quando ele conseguiu fugir, minha primeira pista de algo errado ali, foi quando um dos guardas lhe pergunta como ele sabia a senha das algemas. Fiquei pensando em que momento ele poderia ter obtido essa informação. Mais para frente, entendemos como foi. Era óbvio que alguém teria passado para ele, uma vez que John acorda e não sabe mexer na nova tecnologia. Nem utilizar o banheiro ele entendeu. Mas fica a pergunta, como seria aquelas três conchas?
A coisa mais bizarra que eu pensava na época, era sobre o sexo virtual, embora nos tempos atuais, não estamos tão distantes desse distanciamento de contato físico, principalmente pela tecnologia que deixa cada vez mais as pessoas presas em telas e distantes uma das outras. Porém, John ter ficado perdido nessa nova realidade, seria normal para alguém vindo de um tempo onde o contato físico e a agressão, eram coisas completamente normais. Para quem cresceu vendo essas mudanças, óbvio que acharia o certo. Mas, sempre terá uma pequena parcela de pessoas que não vão concordar com o novo estilo de vida e serão considerados os terroristas.
O plano de Cocteau poderia parecer até promissor ao trazer de volta um assassino inconsequente para acabar com os rebeldes quando sua força policial certinha não tinha meios de fazê-lo. Poderia ter dado certo mas ele não contava com duas coisas. Uma delas era óbvio, trazerem John de volta, que não estava nos seus planos. E segundo, ele foi ingênuo demais acreditando que Simon realmente o obedeceria.
Como toda ação sempre tem os momentos de piadas vergonhas alheias. Mas, a melhor para mim, foi a menção do nome Schwarzenegger. Stallone não perderia esse momento para zoar o rival. Top demais. E, vi o nome de Jack Black no elenco mas, confesso que não o vi e depois vi comentários falando sobre sua participação. Eu vi o sujeito mas não o reconheci. Lembrando que sou péssima com fisionomias.
Amei a Sandra Bullock como todo e qualquer filme dela. Sua personagem foi hilária e apaixonante. Snipes foi aquele vilão explosivo mas que a gente ama. E Stallone é Stallone. Não estamos muito longe de 2032, mas espero que a sociedade não fique mais alienada do que já está. Por mais que a tecnologia seja maravilhosa, realmente, os anos 90 tem um certo fascínio maravilhoso. Quem viveu essa transição de décadas sabe do que estou falando.
No mais, foi ótimo rever esse clássico.
Nota pessoal 10/10











































