Olá Divas e Divos Shakeasperianos. Hoje trago essa obra que amei por anos e tentei rever esse tempo todo e finalmente consegui. E continuo amando a obra.
A HISTÓRIA
Em Verona Beach, os Capuletos e os Montéquios, são duas famílias rivais, ostentando um império comercial, onde ambas as famílias se odeiam, a ponto de cada familiar puxar sua arma ao encontrar o rival. Assim são os rapazes Capuletos e Montéquios, onde se esbarram sempre há brigas. Nesse meio, vive o jovem depressivo Romeu, que nutre uma paixão platônica por Rosalina e anda a suspirar pelos lugares, alheio a última batalha entre seus primos contra os Capuletos. E do outro lado, temos a jovem Julieta que foi prometida pelos seus pais ao jovem Dave Paris, filho do governador.
Mas, na noite em que conheceria seu pretendente, em uma festa de fantasia em sua casa, Julieta acaba conhecendo Romeu, que junto de seus amigos, invadem a festa. Romeu e Julieta se apaixonam mesmo sabendo que são filhos de famílias rivais. Escondido, os dois são casados pelo Padre Lourenço, que tem esperanças de que essa união poderá acabar de vez com a rixa entre as duas famílias. Porém, após o casamento, Romeu procura seus amigos para contar a novidade mas segue uma luta entre Mercúcio e Tibaldo. Romeu ainda tenta manter a paz, mas uma tragédia acontece e Romeu é expulso da cidade.
Julieta fica desolada e seu pai decide casá-la com Paris. Ela nega mas é obrigada pela família e ela então procura o Padre Lourenço e pede ajuda, caso contrário ela tentará suicídio. O Padre encontra uma solução mas no final a tragédia segue sendo inevitável.
Ano de lançamento 1996
Duração 2h
Direção Baz Luhrmann
Elenco Leonardo DiCaprio, Claire Danes, John Leguizamo, Harold Perrineau Jr, Paul Rudd, Dash Mihok, Pete Postlethwaite
Trailer
Minhas divagações
Quando lançou esse filme, eu vi algumas vezes depois, principalmente porque na época, Leonardo DiCaprio era o galã das adolescentes dos anos 90. E fazer papel de Romeu? Quem não se apaixonaria por ele. E Claire Danes eu a conhecia por uma série adolescente que nunca consegui rever. Acho que foi cancelada e não teve muitos episódios e era com Jared Leto também. No Brasil era conhecida como Minha vida de cão. Nunca consegui rever. Quem sabe um dia consiga. Romeu e Julieta passei anos tentando rever novamente e finalmente consegui. Digamos que a sensação que tive enquanto assistia era de quando revi Os garotos perdidos. Não era como me lembrava mas ao mesmo tempo era igualzinho. No início não acreditava que amava tanto o filme, mas ao terminar ficou a mesma sensação de anos atrás: maravilhada. Além de nostálgico, é o tipo de filme que continua maravilhoso mesmo com o passar dos anos.
Sempre achei DiCaprio um excelente ator, desde que o vi a primeira vez em Gilbert Grape. Em Romeu e Julieta, temos o início onde Romeu é todo depressivo. Tão sério que não dava para imaginar o garoto bobo e atrapalhado que se tornou após conhecer Julieta. Eu vi a versão antiga dos anos 60, que a propósito, também foi maravilhoso. Vi que tem mais duas versões mas não sei se conseguirá superar essa de 96. Esse com certeza é meu xodó. Algumas coisas mudaram, embora o texto seja fiel a obra de Shakespeare. Como foi ambientado nos dias mais atuais, mudaram as armas de espadas para armas de fogo.
Minha cena preferida é a do aquário, onde Romeu e Julieta se veem a primeira vez. Sempre achei a festa surreal, principalmente por Mercúcio ter distribuído drogas aos amigos. Mercúcio era claramente amigo de Romeu, como ele pôde cantar na festa sem ser incomodado? Romeu só foi reconhecido por Tibaldo porque o infeliz tirou sua máscara ficando exposto. Ali, já acendeu o ódio de Tibaldo por seu inimigo ter a audácia de invadir a festa. Agora, minha dúvida é em como escreve esse nome. Já vi Tybaldo, Tibaldo e Teobaldo. Vou continuar com Tibaldo.
As músicas também são excelentes. A música da festa onde o casal se conhece, a música do casamento, são tantas maravilhosas. Não é spoiler falar sobre o fim de Romeu e Julieta né, será que tem alguém que não conhece essa história? Não lembro do primeiro filme, mas aqui, eu sempre achei precipitado o jeito como Romeu lidou com as coisas. Mas no fim, sabemos que Shakespeare queria uma tragédia romântica e acabou com nossos sonhos com essa história.
Aqui, Claire Danes brilhou para mim. Tão novinha e entregando uma Julieta cheia de emoções. Sempre amei essa atriz. Leonardo nem tem o que dizer, de jovem depressivo, para bobo apaixonado e depois assassino? Uma transição perfeita. E Paul Rudd como o jovem tolo pretendente de Julieta? Hilário. Outros dois que chamaram a atenção também foram John Leguizamo com seu explosivo Tibaldo e Harold com seu excelente Mercúcio. Dois opostos e extremos em tudo, mas que tiveram o mesmo final.
Na minha memória, a história era mais calma e no fim trágico. Mas na verdade foi tudo bem caótico. Vou tentar ver as outras adaptações com o tempo para futuras comparações, mas essa versão ainda segue sendo minha preferida. Talvez porque reuniu-se vários complementos, como atores excelentes, música perfeita, cenário maravilhoso. A ama da Julieta e o padre foram aliados perfeitos. Como é uma adaptação de uma peça de Shakespeare, não tem como exigir histórias mais completas dos personagens. Como as familias Montéquio e Capuleto, por que se odeiam tanto, de onde vem esse ódio? Romeu era bem atiradinho, sofria pela Rosalina (que nunca deu as caras) e no outro dia já estava perdidamente apaixonado por Julieta. Embora seus pais quisessem que a menina conhecesse o jovem Paris, Julieta nunca foi a favor desse encontro, se sentindo sempre forçada pela família a fazer o que eles queriam. E que relação mais estranha era a da mãe de Julieta com Tibaldo? A família dela era toda estranha. Já de Romeu, embora Mercúcio fosse um amigo bem escandaloso, eram na maioria das vezes mais calmos.
Claro que qualquer obra terá opiniões diversas e infelizmente acabei lendo uma muito negativa. Porém, não destruiu meus sentimentos quanto ao filme. Pode ter sim alguns erros ou exageros, mas para uma adaptação para dias atuais, lara mim, foi até satisfatório. Os acertos sobrepõe os erros e me deixam apaixonada pelo filme. É um dos clássicos inesquecíveis que da minha lista de top 3 melhores filmes antigos, já vai aumentando. Agora é Conta Comigo, 10 coisas que odeio em você, Romeu e Julieta, Os garotos perdidos, O sexto sentido e Os Goonies. No mais, foi tudo perfeito.
Nota pessoal 10/10





















































