segunda-feira, 23 de fevereiro de 2026

[Review/crítica pessoal] The Assignment (Vingança) - Divagando Sempre

 

Olá Divas e Divos. Eu gosto de ver coisas diferentes, mas as vezes...









A HISTÓRIA 

Rachel Jane é uma cirurgiã plástica que está sendo avaliada pelo Dr. Ralph Galen, onde está internada após perder sua licença médica por prática ilegal e experimentos cirúrgicos que realizou em pessoas pobres e sem teto. Três anos antes, seu irmão  Sebastian foi assassinado pelo profissional Frank Kitchen e ao descobrir sua identidade, a Dra. Jane contrata Honest John Baconian para trair Frank. Buscando vingança mas também vendo uma oportunidade de avaliar a importância da identidade física, ela faz uma cirurgia de redesignação de sexo em Frank.

Ao acordar e descobrir sua nova condição, Frank entra em contato com Johnnie, uma mulher que havia conhecido dias antes e pede para ficar em sua casa enquanto se recupera. Por usar um nome falso, a polícia não encontra nada que comprove a existência de Frank e Jane então faz uma confissão judicial contando tudo o que fez com Frank. Este, por sua vez, havia seguido todos os envolvidos até chegar em Honest John e descobrir a médica que fez isso com ele. Após descobrir que sua situação era irreversível, decide se vingar da médica. 







Ano de lançamento 2016

Duração 1h 36m

Direção Walter Hill

Elenco Michelle Rodríguez, Sigourney Weaver, Tony Shalhoub



Trailer 





Minhas divagações 

O que me impressiona nesse filme? Os erros desde o início e as atrizes Michelle Rodríguez e Sigourney Weaver estarem nele. Confesso que achei a premissa interessante, quando li a Sinopse sobre um assassino de aluguel que passou por uma cirurgia que o transformou em mulher e agora ele queria vingança contra a médica. Até aí tudo bem. Mas, antes mesmo de ver o personagem em questão, começamos com a médica, interpretada pela Sigourney sendo entrevistada sobre os horrores que fez em nome da ciência. Então, finalmente nos mostra o assassino em questão, Frank. Aqui já começa o maior erro grotesco. Se, tivessem colocado um ator masculino para interpretar Frank no início, na minha opinião, teria sido melhor. 

Depois da cirurgia, quando Frank acorda, faltou mais realismo como seu rosto ficar inchado e com hematomas da cirurgia e seu corpo também. Ele tirou as ataduras e seu rosto/corpo estavam perfeitamente bem. Qual o sentido das ataduras então? Aí já tive vontade de desistir, mas já vi filmes piores até o fim e então decidi continuar. E tem como piorar. 

A história mistura o depoimento da Dra. Jane, pois tentam descobrir se o tal do Frank é real. Como sua clínica era clandestina, não tinha nenhum dado dos pacientes e como Frank não era o nome real do Frank, a polícia não encontra nenhum sinal de sua existência. O Dr. Galen menciona as mortes na clínica, mas até então eu achava que era os experimentos de Jane que não deram certo. Depois tudo faz sentido que só pegaram a Jane porque Frank a encontrou, matou seus comparsas e ligou para a polícia avisando sobre Jane. Ela conta sua história depois do que aconteceu a Frank enquanto isso, o que nos mostra sobre ele, seria antes de ser presa no manicômio. 

Uma coisa alguém estava certo sobre Frank, acho que foi o Honest John quem disse para ele, que parece ser muito esperto mas caiu nas mentiras de Johnnie. Quando se conheceram, até aí achei normal. Mas quando Frank virou mulher, a reação de Johnnie foi meio suspeita. Qualquer outra pessoa teria feito perguntas ou teria ficado impressionada ou teria qualquer reação que não fosse a da Johnnie. No trailer achei que ela também havia passado por algo semelhante, pensei que ela era John e agora virou Johnnie e junto de Frank iria atrás da médica. Sua reviravolta embora fosse clichê e óbvia, foi muito sem graça, minha teoria teria sido melhor. 

O motivo da médica ter feito isso em vez de matar logo Frank foi uma vingança muito melhor. Se matasse acabaria ali, mas forçando ele a viver em um corpo de mulher, era a vingança perfeita. A única coisa que me incomodou foi como tudo isso foi trabalhado. De novo, como ela também é uma cirurgiã plástica, faria sentido ter mexido no rosto de Frank. Se tivessem usado um ator diferente, teria dado mais realismo a cena, ali, só pareceu que tirou a barba e colocou as bandagens só para ter um efeito dramático. Por mais que Michelle tenha esse jeito másculo, como homem foi horrível. E mostrar ela nua com as partes masculinas? Desnecessário. Se fosse um homem, só pela constituição corporal dava para saber. Pelo menos aqui, achei que isso não combinou, diferente de Predestinado onde Jane vira John e a Sarah Snook arrasou na interpretação. Ali valeu a pena usar a mesma atriz. Como aqui além da mudança de sexo houve a cirurgia plástica, acho que valeria a pena ter um ator homem nas cenas de homem. Quando Frank tira a bandagem, a única coisa chocante é que tirou a barba. 

A parte que achei interessante foi Frank estar narrando os acontecimentos como investigações de detetives dos anos 50, só faltou ser em preto e branco. Tinha um ar meio melancólico também. Mas fora isso, de resto foi trabalho perdido. Duas atrizes boas, desperdiçando talento nesse filme. Tinha potencial sim de ser bom. Mas faltou trabalhar melhor nesse roteiro. A Dra. Jane havia dito que além de assassino Frank era machista. Poderiam ter trabalhado mais nisso, assim, quando ele fosse mulher, passasse pelas dificuldades que ele impunha nas mulheres. Seu instinto assassino não iria mudar só porque trocou de sexo. Seria como Jane querer dizer que as mulheres não matam? Ela é uma prova de como a mulher pode ser horrível com instrumentos certos nas mãos. Ela achou que transformando Frank em mulher ele pararia de matar? Ela achou que ele iria fazer o que? Eu aceitaria algo mais simples como se fosse só pela vingança mas ainda ficaria desproporcional. Já que é para fazer algum sentido, se, Frank tivesse arruinado a vida de uma irmã ao invés de irmão, aí sim, teria um motivo para transformar Frank em mulher. Aí sim teria gostado mais da história. 

Sigourney conheço mais pelo filme Alien, posso até ter visto outros trabalhos dela fora Alien mas não me lembraria. Assim como Michelle em Velozes e Furiosos. Acho que o que me chamou atenção nesse filme, foi ter as duas atrizes. No mais, foi uma trama interessante com grande potencial, mas com enredo mal trabalhado. 


Nota pessoal 5/10

sábado, 21 de fevereiro de 2026

[Resenha/crítica pessoal] A Última Lista de Mabel Beaumont - Divagando Sempre

 

Olá Divosos leitores. Hoje trago essa leitura maravilhosa sobre o luto de uma idosa e uma missão que ela acha que seu marido deixou para ela. Misterioso? Um pouco. Mas o melhor de tudo, é a jornada dessa senhorinha sensacional. 






A HISTÓRIA 

Mabel sempre foi uma pessoa fechada e vivia apenas na companhia de seu marido Arthur. Porém, após sua morte, para não deixá-la sozinha pelo menos nos três primeiros meses, ele havia contratado uma empresa para que uma cuidadora pudesse dar uma olhada em Mabel, por pelo menos duas horas por dia. Inicialmente Mabel estranha a presença  da cuidadora, mas aos poucos Mabel cria vínculos com outras mulheres. 

Tudo começou com a cuidadora que levou Mabel para uma aula de dança e conhece Patrícia. Também conhece uma jovem recém mãe que passeia pela vizinhança com sua filha no carrinho. Além delas Mabel ainda conhece uma adolescente que trabalha no mercado onde ela costuma fazer compras as vezes. Cada uma dessas mulheres oferece oportunidades de um novo mundo para Mabel, que sempre evitou outras companhias e viver intensamente. Agora que Arthur se foi, além de se ocupar com essas novas amigas, ela ainda acredita que seu marido lhe deixou uma última lista de sua vida: procurar p/D. Mabel acreditava que era para ela procurar por Dot, uma amiga de infância que foi embora após a morte de seu irmão e nunca mais teve contato com ela. Após mais de 60 anos, Mabel decide então procurar por Dot e suas novas amigas passam a ajudá-la.



Ano de publicação 2025

Páginas 288

Autor/a Laura Pearson



Minhas divagações 

Inicialmente vemos a rotina de Mabel e Arthur juntos, até que ele vem a falecer. Sozinha pela primeira vez em décadas, ela tenta fazer uma lista para fazer as coisas certas enquanto resolve o velório e enterro do marido. Enquanto olhava suas coisas, encontra um papel escrito: procurar p/D. Ela acha que foi a última coisa que ele deixou para ela, porém, é um enigma, ele deixou sabendo que ia morrer? Ele deixou como um meio de não ficar parada e sozinha? Ela não sabe. 

Após sua morte, uma mulher vem até sua casa dizendo que seu marido havia contratado seus serviços como cuidadora para ficar com Mabel algumas horas por dia. De início, Mabel acha que não precisa disso, mas acaba gostando dessa mulher. Julie recentemente foi deixada pelo marido e está solitária. Mabel entende então que ela gostaria de voltar com o marido. E tenta fazer com que isso aconteça. 

Eles tinham um cachorro, Ollie, mas que aparentemente gostava apenas de Arthur e agora que só restam os dois, ela tenta levá-lo para passear e assim acaba conhecendo Kristy, uma jovem mãe que sai para passear com sua filha bebê. Ela instantaneamente amou Ollie e este parece ter gostado dela também. Então, Mabel pergunta se ela poderia levá-lo para passear quando fosse sair com a filha. Assim, acaba conhecendo Julie e fazendo amizade também. Mabel descobre que a jovem não fala mais com a família e acreditando que é isso que a deixa triste, cria um plano para reuní-los.

Julie costuma fazer algumas aulas de dança e convida Mabel para ir junto. Assim ela conhece Patrícia. Recentemente sua filha saiu de casa com suas duas netas para morar com o namorado. Acaba frequentando a casa e o círculo de amizades de Mabel. E por último e não menos importante, temos Erin, uma adolescente que trabalha no mercado onde no primeiro dia de luto de Mabel, a pegou roubando na loja. Um impulso inexplicável mas que a fez conhecer a jovem, que não a entregou ao gerente do mercado. 

Todas essas mulheres se sentiam tristes por algum motivo e Mabel tentou ajudá-las, onde de início pareceu que cometeu um erro por se intrometer em suas vidas, mas no final, deu a elas oportunidade de verem o que estava acontecendo e tentar consertar ou não a situação. Fora que essas mulheres lhe ajudaram na busca por Dot. Conforme a leitura avança, vamos descobrindo o por que de Dot ter ido embora de repente. Sempre achei que era porque secretamente ela gostava do Arthur. 

A história parecia simples mas conforme as mulheres vão aparecendo, a vida de Mabel vai mudando. Ela não gostava de socializar e depois que Dot foi embora, ela aceitou casar com Arthur mas não quis ter filhos e viveu uma vida simples ao seu lado. O mistério do desaparecimento de Dot era muito intrigante, mas conforme Mabel vai contando aos poucos o que aconteceu pouco antes dela ir embora, começamos a entender melhor a Mabel e como ela viveu todos esses anos. E embora Arthur claramente a amasse, desde o início Mabel deixa claro que não sente o mesmo que Arthur sente por ela, embora o amasse mas não da mesma forma. 

Procurar Dot foi ao mesmo tempo uma aventura e uma missão que acabou unindo essas mulheres e preenchendo o vazio da solidão até elas mesmas encontrarem algo para preenchê-lo. Assim como Mabel. Sua vida restante após a morte do marido, poderia ter sido solitária se ela não tivesse encontrado o papel dele. Mas o que significava na verdade chega a ser hilário. Imaginei que seria algo do tipo ou pela sinopse, pensei que ele teria deixado uma lista de coisas para ela fazer para se manter ocupada. Mas ao final, o bilhete foi proposital ou ao acaso? 

Não nego que ao mesmo tempo eu sabia que não seria algo grandioso mas ao mesmo tempo gostaria que fosse. Apesar de Mabel ter vivido aventuras, eu foquei no título do livro e achei mesmo que ele teria uma lista de coisas a fazer que Arthur deixou para ela. Embora não deixou de ter uma lista, onde ela mesma fez uma e acabou fazendo tudo dela. Mas no fim, foi uma leitura maravilhosa. A gente sempre vê histórias de jovens sofrendo o luto e tals, gostei que a aventura tenha sido na fase da velhice. Embora Mabel diga que teve bons momentos com Arthur e com certeza, devido a atitude final dele, ele a amava verdadeiramente, então acredito que nunca se arrependeu de ter casado com ela, sabendo ou não de seu segredo. Mas não deixa de ser um ponto a se refletir. Até onde podemos ir por amor a alguém? Até onde podemos esperar por alguém? Ao mesmo tempo foi divertido mas também me deixou meio triste. Mas é uma leitura que vale a pena. 


Nota pessoal 10/10

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026

[Review/crítica pessoal] Single's Inferno 5 (Solteiros, Ilhados e Desesperados 5) - Divagando Sempre


Anyong Divas e Divos. Mais uma temporada desse reality sempre cheio de gente sarada, bonita e indecisas. 





Ano de lançamento 2026

Temporada 5 episódios 12



Trailer 




Participantes iniciais 

1 - Youn Hyun-Jae




2- Song Seung-Il




3- Park Hee-Sun




4- Shin Hyeon-Woo




5- Kim Go-Eun 




6- Kim Jae-Jin




7- Ham Ye-Jin




8- Woo Sung-Min






9- Kim Min-Gee




Mais uma temporada desse realitty que a cada ano fica mais ousado. Os participantes continuam tão belos quanto os primeiros e os apresentadores mais engraçados que nunca. O primeiro episódio não teve surpresas como algumas temporadas anteriores. Os participantes chegaram um por um, se olharam e depois todos foram comer. Teve uma temporada que eu havia dito que sentia falta dessa interação, pois enquanto cozinham podem observar e interagir com os outros. E assim que comem já começa a escolha para a primeira noite no Paraíso. 



Apesar de inesperados, dois casais se formam. Os participantes escreveriam o nome daquele que gostaria de ir ao Paraíso e o mais votado poderia escolher. Os dois casais formados no Paraíso trocam informações como idade e profissão. A profissão geralmente é irrelevante mas a idade algumas vezes pesa para alguns. Quando o homem é mais novo por exemplo, parece gerar certo desconforto na mulher. Os participantes deixados no Inferno acabam tendo uma surpresa com a chegada de mais pessoas. 

10- Lim Su-Been




11- Lee Sung-Hun




12- Lee Joo-Young




13- Choi Mina Sue





Mais 4 participantes chegam de surpresa mas também animando e dando esperanças àqueles que ficaram no Inferno. Porém, os dois primeiros casais, voltam ansiosos para conversar com outros participantes. Depois de uma prova e conversas, 4 casais vão ao Paraíso. Apesar da primeira noite ter formado dois casais, quando voltam, decidem explorar mais as opções. Conforme participam de provas e interagem mais entre eles, os interesses acabam mudando para alguns. 

Dois participantes que achei que eram confiantes demais, acabaram não sendo escolhidos por ninguém. Apesar de achá-los egocêntricos por terem certeza que seriam escolhidos, dá dó ver a decepção neles por não terem a chance de ir ao Paraíso ou ter suas opções sendo escolhidos ou escolhendo outros. Mas, no começo é sempre assim e depois vem as reviravoltas. 

Na parte feminina, minhas preferidas são Min-Gee e a Go-Eun. Mina Sue estava entre as preferidas mas devido a algumas atitudes deixei de gostar dela. Na parte masculina, meus preferidos são Su-Been e talvez o Hyun-Jae. Na noite da fogueira foi caótico, pois teve o jogo da verdade e as perguntas eram obrigatoriamente respondidas. Sendo assim, o interesse da pessoa era revelado. Mina Sue tinha muito potencial de ser querida e preferida por todos, mas acredito que suas atitudes podem fazê-la ser a menos desejada no final. Já ia me esquecendo, houve uma espécie de prova, onde os parcipantes tirariam fotos sensuais de casais e o mais votado seria o vencedor. Nessa sessão de fotos, as mulheres por ordem numérica sorteadas, poderiam escolher seu par. Ali, formando casais diferentes, e devido a proximidade nas fotos, alguns passaram a ter interesse nos outros participantes. Mas acredito que como em TODA temporada, sempre tem uma que fica mudando de ideia. 

Apesar do clima tenso, os participantes têm um tempo de folga onde podem aproveitar a praia. Quando uma surpresa acontece. Mina Sue e Sung-Hun são chamados para uma conversa a sós com dois participantes novos. 


14- Jo I-Geon




15- Lee Ha-Eun




Passada a surpresa inicial, os dois novatos conversam com todos e ao final, devem escolher dois participantes cada para irem ao Paraíso. Enquanto isso no Inferno, aqueles que ficaram tentam colocar seus sentimentos em ordem ou tentar se aproximar mais de seus interesses. 


Minhas impressões 

Confesso que a cada temporada parece que vai ficando repetitivo, então, embora no início eu tenha ficado empolgada com mais uma temporada, faltando uns três episódios para o final, eu só queria terminar logo e ver quem escolheria quem. O início foi empolgante por que? Todo mundo se conhecendo, criando expectativas e nós já na torcida por possíveis casais. Porém, a medida que mais de um se interessa pela mesma pessoa ou um se interessa por mais de um, fica novamente naquela repetição das temporadas anteriores. 

Achei três participantes completamente sem graça. Hee-Sun, apesar de ter terminado com alguém, não gostei dela desde o início. Não gosto dessas que parecem bobinhas e se fazem de coitadinha. Não senti química com quem escolheu e odiei seu final. Se me lembro de sua apresentação inicial, era cheia de confiança mas demorou para ser escolhida. Ye-Jin, se teve algum interesse no início, não lembro quem era, pois para mim, ela não se conectou com ninguém. E finalmente Ha-Eun, que chegou no final e embora tenha ido com dois ao Paraíso, não chamou a atenção de ninguém. 

Casais que senti química e torci por eles: Mina Sue e Su-Been. Go-Eun e I-Geon. Joo-Young e Jae-Jin. E Min-Gee e Seung-Il. Nem todos terminaram juntos. Su-Been de aparência foi meu preferido. O casal que senti mais química foi Go-Eun e I-Geon, suas conversas eram divertidas de ver e o flerte ali insinuava que poderia rolar um romance. Mina Sue e Su-Been tiveram uma química inicial, pareciam enamorados, mas a indecisão de Mina Sue pode ter atrapalhado o progresso dessa relação.  Min-Gee foi determinada até o final e foi sofrido ver quem ela tinha interesse ser disputado por outra. Mas Joo-Young e Jae-Jin era o casal mais acertado. 

Sung-Hun fisicamente não faz meu tipo e apesar dele ter sido egocêntrico no início, desde o início foi fiel a seus sentimentos pela Mina Sue, mesmo que em determinado momento decidissem que eram só amigos. Em toda crise dela, ele estava ao seu lado. Mesmo falando de outros caras, ele estava ao seu lado ouvindo. Talvez por esses pontos ele acabe se tornando charmoso. Sung-Min também foi o que menos me chamou a atenção. Tipo fofinho mas nada mais. Não acredito no seu final. Hyeon-Woo era forte e determinado, mas acho que faltou tempo suficiente para passar com Go-Eun. Ele pode ser grande mas era muito sem jeito perto dela. Hyun-Jae também faz meu tipo, mas acho que poderia ter abordado melhor seu interesse. No final, é sempre triste ver aqueles que ficaram. Principalmente aqueles que tinham o mesmo interesse. Acho que teria sido mais chocante se Go-Eun não tivesse escolhido ninguém, não sei se foi sincera em sua escolha e não sei se é porque não gostei muito da sua escolha, ou se ela só escolheu para sair com alguém, mas no fim, apesar da Mina Sue ter sido indecisa, a Go-Eun foi a que acabei gostando menos no final. 

Essa temporada me cansou demais. Valeu a pena pelos apresentadores. Acho que falta ou seria interessante fazer um encontro com os participantes que saíram do Inferno com alguém. Rever os casais que saíram juntos e o que aconteceu com eles. Mesmo que não estiverem juntos, poderia ter um encontro com flashback do programa mostrando os melhores momentos dos casais. Ou, caso algum deles estiver com outra pessoa, obviamente não vai querer relembrar esses momentos, mas, seria uma ideia interessante. 









Acho que mudou o final, onde antes as mulheres ficavam em pontos estratégicos e os interessados ficavam ao lado delas. Dessa vez, foi chamada as mulheres para ficarem de frente ao portão do Inferno, na frente de todos e seus pretendes iam até ela. Falavam algumas palavras e ao final, a participante falava o nome de quem gostaria de sair junto do Inferno. E claro, deixaram a Go-Eun praticamente no final. Sempre assim. 

Acabei descobrindo que eventualmente depois do programa, eles fazem um reencontro sim. Só não sei onde passa. Eu comentei sobre mas como parte do programa. Para todos poderem ver. Dos casais que saíram juntos, aparentemente apenas um realmente continuou o namoro. Também vi criticas sobre a participação de alguns. Parece que teve um que entrou mas tinha namorada fora do programa. Ele assim como outra pessoa participaram mais pelo sucesso. Foi algo que havia pensado. Aparentemente parece que atualmente, os participantes buscam chamar a atenção para suas carreiras do que encontrar um parceiro de fato. As primeiras temporadas foram mais emocionantes pelo fato de estarem mesmo buscando um relacionamento. Nesse último, parece que depois de ver como os anteriores acabaram fazendo sucesso, quiseram mais isso, como se encontrar alguém fosse um brinde especial caso encontrassem alguém que tivessem interesse.  

Enfim, apesar de ter começado empolgada, terminei decepcionada. Mas vale pelo entretenimento principalmente para quem não gosta de pegação em excesso como eu. 


Nota pessoal 7/10

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2026

[Review/crítica pessoal] O Predestinado (Predestination) - Divagando Sempre

 

Olá Divas e Divos. Hoje trago esse filme que é a maior viagem, literalmente. 






A HISTÓRIA 

Um agente tem a missão de desarmar uma bomba e ao confrontar o suspeito, tem o rosto desfigurado por uma explosão. Após se recuperar, o agente tem uma última missão atrás do detonador, conhecido como Detonador Sussurrante. Agora o agente trabalha como bartender e conhece John. Avaliando seu cliente, este diz que pode lhe contar a melhor história que o bartender já ouviu e começa em 1945, quando um bebê foi abandonado no orfanato. 

O bebê cresce mas ainda criança, sente que não pertence a nenhum lugar e sofre a solidão de não ter família nem amigos. Quando cresce mais, Jane vai para um programa especial que treina jovens inteligentes com capacidades físicas acima da média. Jane era uma forte candidata mas seu temperamento explosivo a faz ser desqualificada. Então conhece um rapaz misterioso por quem se apaixona e engravida, mas ele desaparece. Mas seu infortúnio ainda não terminou. Após o parto, seu bebê é sequestrado e descobre-se que ela teve problemas ao dar a luz e que na verdade ela é hermafrodita. Como precisaram retirar seus órgãos femininos, ela agora precisa mudar seu gênero e se torna John. Sem surpresa John revela ao bartender que ele era Jane. 

O bartender então lhe pergunta se ele colocasse a pessoa responsável por tudo na frente de John, se ele o mataria? Então, o bartender lhe conta que na verdade é um agente do tempo e leva um incrédulo John ao passado. Ele explica sua missão e o deixa ali, é quando John vê Jane. Com o círculo se fechando, o bartender sai para resolver sua missão e depois volta para John e para ver qual será seu próximo passo. Após entender tudo, John se torna um agente também. 









Ano de lançamento 2014

Duração 1h 37m

Direção Michael Spierig, Peter Spierig

Elenco Ethan Hawke, Sarah Snook, Noah Taylor



Trailer 




Minhas divagações 

A história parecia simples mas desde a primeira cena da explosão, já ficam perguntas. Já aviso que o conteúdo é cheio de Spoilers.

O agente tem o rosto desfigurado pela explosão mas vemos que ao tentar recuperar o dispositivo que o levasse embora, outra pessoa que estava ali, o ajudou a pegá-lo. Se fosse o criminoso, teria ajudado? Essa foi minha questão inicial. 

No bar, já dava para entender que o agente que teve o rosto desfigurado se tornou o bartender. Então, aparece John. Ao contar a história, já podemos supor que Jane seria John. Até aí tudo bem. Só não entendi quem ele procurava. O cara do programa ou o cara que o engravidou? Robertson era o cara do programa que aparentemente era o agente chefe do bartender? 

Depois, no passado, John conhece Jane e se apaixona. Depois de reencontrar o bartender ele fala que descobriu que ele e Jane são as mesmas pessoas. Mas ainda não acabou, o bartender revela então que ele também é Jane/John, mas teve o rosto desfigurado por uma explosão. John aceita a missão de virar agente enquanto o bartender vai atrás do Detonador Sussurrante. Ao descobrir quem é ele o mata mesmo assim. 

Todo filme de viagem no tempo sempre falo que dão nó no cérebro. Minha primeira experiência foi com o filme O Exterminador do futuro. Onde John manda seu melhor amigo para o passado para proteger sua mãe. Os dois acabam se apaixonando e Sarah engravida. Como ela poderia ter tido John de um cara que veio do futuro que foi enviado pelo próprio John para proteger a mãe?  Mas tudo bem né. Viagens no tempo são complexas. 

Aqui tudo piora porque Jane é o bebê sequestrado que foi deixado na porta do orfanato. Jane vira John e se apaixona por ele mesmo e tem uma filha. E por mais que nesse meio tempo John como o bartender tenta mudar algumas coisas, o ciclo se fecha e continua nessa mesma história. Não é difícil entender o contexto, é difícil entender o por que da existência dessa história. Vou explicar. 

Tudo gira em torno então do personagem de Ethan Hawke. Seu nascimento, seu abandono, a gestação, a mudança de sexo. Tudo bem. Tem uma história. Mas até ele se tornar um agente, qual a verdadeira missão? Não entendi o que o Detonador queria com as explosões. Qual era seu propósito? Se ele tivesse indo atrás da agência para acabar com essas viagens no tempo, já que ele era o próprio John, então teria um motivo plausível ali e principalmente um motivo para a agência querer parar o Detonador. Li um comentário falando que o próprio Robertson era também o bartender. Aí minha cabeça explodiu. 

Aí começam as teorias sobre as referências e como o filme trata sobre Paradoxo da predestinação, como o enigma famoso do quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha? Ou a cobra comendo a própria cauda. Ou a canção sou meu próprio avô, são pistas da história mas que continuam confusas. Não digo que o filme seja ruim. É bem complexo e existem questões psicológicas em relação a Jane. Que não se encaixava mas se encontrou em John. Ou seja, nela mesma. O famoso amor próprio. 

Mas, apesar do choque que tive ao descobrir todo esse círculo confuso, minha única questão incômoda, foi a introdução do Detonador. Afirmou novamente, se, o motivo dele fosse destruir as instalações da agência para não ter mais viagens no tempo, teria sido melhor. Daria um motivo maior para a agência estar atrás dele. E mais, quem criou essa máquina do tempo? Foi o próprio John/Jane/bartender? Por isso ele queria a todo custo pegar o Detonador? O que também não fazia sentido porque o bartender só descobriu quem era ele mais para frente. A não ser que ficasse pulando no tempo e com isso sua mente começou a ficar bagunçado. 

Mas enfim. Não digo que foi ruim. Ao contrário de algumas críticas que li onde muitos falaram que não entenderam e por isso já decidiram que era ruim, eu achei interessante embora confuso. Mas, se tivesse alguns pontos diferentes, acho que para mim teria sido melhor. Eu gosto dos filmes do Ethan e Sarah Snook fez um excelente trabalho como Jane/John. Não vou dizer que é uma obra espetacular. É intrigante mas infelizmente esquecível. Mas durante o processo vale a pena. 


Nota pessoal 8/10

terça-feira, 17 de fevereiro de 2026

[Review/crítica pessoal] Bastardos Inglórios (Inglourious Basterds) - Divagando Sempre

 

Olá Divosos guerreiros. Hoje trago esse trabalho épico de Tarantino. 




A HISTÓRIA 

Em 1941, o coronel da SS, Hans Landa, vai até uma fazenda de leite da França Ocupada, investigar Perrier LaPadite, onde rumores dizem que ele esconde uma família judia. Depois que ele confessa que a família está debaixo da casa, Landa ordena que seus soldados atirem sobre o assoalho matando todos, com exceção de uma adolescente, Shosanna, que por algum motivo Landa ainda deixa fugir. 

Em 1944, o tenente Aldo Raine é incumbido de selecionar 8 soldados judeu-americanos para uma missão atrás das linhas inimigas. Eles aterrorizam soldados alemães, não deixam sobreviventes e colecionam escalpos dos nazistas. São conhecidos como os Bastardos. Os sobreviventes que deixam, Aldo costuma gravar uma suástica na testa para saber que este foi um soldado nazista mesmo que tire seu uniforme. 

Shosanna assumiu uma nova identidade, gerindo um cinema como Emmanuelle Mimieux, em Paris. Um atirador de elite alemão, Fredrick Zoller, fica encantado por Emmanuelle e como sua história de guerra será contada em um filme chamado Orgulho da nação, ele convence Joseph  Goebbels a fazer a estreia no cinema de Emmanuelle. Sabendo que vários oficiais de alta patente nazista estarão presentes, ela elabora um plano de vingança. 

Os britânicos descobrem sobre a estreia e com a ajuda dos Bastardos e uma atriz alemã, planejam se infiltrar no cinema. Mas, durante as negociações, as coisas saem fora de controle e acontece um tiroteio. A atriz sobrevive e é levada por Aldo. Mais tarde, Landa inspeciona o local encontrando pistas do envolvimento da atriz e Aldo e vai atrás deles. Durante a estreia, Shosanna coloca seu plano em prática enquanto Landa retira Aldo e Utivich e fazem um acordo, mas ele terá uma grande surpresa.








Ano de lançamento 2009

Duração 2h 33m

Direção Quentin Tarantino

Elenco Brad Pitt, Mélanie Laurent, Christoph Waltz, Daniel Brühl, Michael Fassbender, Eli Roth, Diane Kruger



Trailer 





Minhas divagações 

Segunda vez que vejo o filme e para variar não me lembrava de nada. Já vi praticamente todos os filmes de Tarantino, e apesar de achar que são sempre surreais, não quer dizer que sejam ruins. Preciso rever os outros também mas pelo que me lembre, eu só não gostava de Tarantino como pessoa mesmo. Porém, nem me lembro o motivo, apenas ficou aquela sensação de não gostar dele, embora deva admitir que como diretor ele é impressionante.

Bastardos começa já nos apresentando o comandante mais odiado desse filme. Sinal que foi muito bem interpretado. Landa vai até uma fazenda de leite suspeita de abrigar judeus. Inicialmente pensei que ele fosse recrutar o proprietário para lutar na guerra e levaria as filhas como garantia. De longe me passou pela cabeça que ele realmente abrigava judeus. O massacre foi traumatizante. Mas, nunca entendi por que ele deixou a menina fugir. 

Depois passam poucos anos e mudamos para Aldo e seus homens que caçavam soldados nazistas. Ele costumava escalpelar os homens e naqueles que sobreviviam, ele marcava a testa com uma suástica. Enquanto isso, a menina que conseguiu fugir do massacre, Shosanna, vive em Paris gerindo um cinema com outra identidade. Ela conhece um atirador de elite, Zoller, que ficou famoso pela sua história de guerra e terá até um filme em sua homenagem, muito famoso no local, mas que ficou encantado com Shosanna. Obviamente devido a quem ela é, evita todos os avanços do jovem mas aproveita uma oportunidade que surgiu para se vingar dos nazistas. Aqui, quando ela tem o encontro tenso com Landa, pensei que ele estaria a procura da jovem que ele deixou escapar na fazenda de leite. Não sei porque, mas pensei que a história dele seria essa, que por um motivo macabro, havia deixado Shosanna fugir para depois persegui-la. Da mesma forma que achei que a vingança dela no cinema, seria especialmente para ele. Quando ela diz seu nome real antes de falar sobre a vingança, acreditava que Landa se lembraria dela, mas ele nem estava no local durante a vingança. 

A cena do bar, foi a mais tensa possível. Mas me pergunto por que Aldo não levou seus homens mortos, pois assim, era uma prova de que eles estiveram ali. Por isso, quando Landa inspecionou o local, já criou suas teorias do que teria acontecido. Mas de tudo mesmo, acho que nada supera o final. Landa era tão bom no que fazia, não acredito que ele se deixou enganar daquela forma por Aldo. Isso realmente me surpreendeu. 

Apesar de amar todos os trabalhos de Brad Pitt, aqui meus elogios vão para Daneil Brühl e Christoph Waltz. Tudo que já vi do Daniel, mesmo sendo pequenas participações, acabam sendo sempre marcantes. E Christoph entregou um personagem inesquecível. O conjunto todo da obra, atuação, roteiro, cenário, foi realmente excepcional. E embora o título seja sobre os Bastardos, as cenas são divididas em partes entre os envolvidos, que apesar de acabarem no mesmo local, não se cruzaram na verdade. O objetivo caiu no mesmo lugar, mas tiveram fins diversos. 

Achei que Aldo e Shosanna se encontrariam e planejariam o que aconteceu no cinema juntos, mas apesar dos mesmos interesses, acabaram separados. Uma pena pela perda dos homens de Aldo. Falando nos homens dele, Eli Roth tinha um personagem para lá de marcante também. Só acho uma pena que não seguiu a linha de vingança em cima de Landa, embora o que aconteceu foi muito melhor do que ela ter pego apenas ele. Apesar de tudo, foi um filme realmente espetacular. Há várias curiosidades em torno do filme e de Tarantino, o que deixa a obra ainda mais interessante. Recomendo. 


Nota pessoal 10/10

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026

[Review/crítica pessoal] Sisu: Uma história de determinação - Divagando Sempre

 

Olá Divosos mineiros. Hoje trago essa história que para mim, superou minhas expectativas. Esqueça que o caso pareça surreal. Tivemos histórias parecidas com Rambo, John Wick e mesmo assim adoramos, então, Sisu é algo parecido. Parecido no quesito na luta de um homem só. 






A HISTÓRIA 

No final de 1944, quase no final da Segunda Guerra Mundial, durante a Guerra na Lapônia, Aatami Korpi, vive sozinho com seu cavalo e seu cachorro, em busca de ouro. Depois de dias minerando o local, ele encontra várias pepitas de ouro. Ele então segue em direção a cidade mais próxima na esperança de trocar por dinheiro. No caminho ele encontra um grande pelotão da Waffen-SS liderado por Bruno Helldorf. Eles destroem vilarejos durante sua retirada para a Noruega e fizeram algumas mulheres finlandesas prisioneiras. 

Helldorf ignora Aatami que segue caminho, mas ele acaba encontrando uma segunda tropa de soldados SS que decidem revistar Aatami encontrando o ouro. Decidido a não perdê-lo, Aatami mata os soldados e foge. Helldorf escutando os tiros, decide averiguar e encontra todos mortos. Ao avistar uma pepita de ouro caída, decide ir atrás de Aatami. Além da pepita encontram a placa de identificação de Aatami. Wolf, o segundo no comando de Helldorf, descobre pelo rádio o passado de Aatami. Ele foi um comandante do exército finlandês, sendo conhecido como o esquadrão da morte de um homem só e o Imortal. Wolf sugere deixar o minerador para lá e obedecer ordens de retornar. Mas, Helldorf está decidido a perseguir Aatami pelo ouro, já que estão perdendo a guerra e com ouro poderão escapar de um processo contra crimes de guerra. 

Assim, eles perseguem Aatami por um vale cheio de minas terrestres, por um rio, tentam enforcá-lo, mas Aatami realmente parece Imortal, agora sendo ele quem persegue os soldados. 









Ano de lançamento 2022

Duração 1h 31m

Direção Jalmari Helander

Elenco Jorma Tommila, Mimosa Willamo, Aksel Hennie, Onnie Tommila



Trailer 





Minhas divagações 

De uma forma estranha esse filme me fez lembrar de um do Zac Efron chamado Deserto do ouro. Mas a semelhança está mais na corrida do ouro e na solidão dos protagonistas. O resto da história segue bem diferente. Aqui, Aatami está seguindo com sua vida, procurando ouro e depois de muito trabalho é recompensado com várias pedras de ouro. Ele enche dois sacos de ouro e muito satisfeito parte para a cidade para trocar por notas. Eis que no caminho ele encontra uma tropa de soldados da SS. O primeiro pelotão deixa ele passar, achando ser apenas um pobre mineiro solitário. Mas, o segundo grupo, decide parar o mineiro e revistá-lo encontrando o ouro. Óbvio que Aatami não deixaria ser roubado assim, então mata todos e segue seu caminho. 

Mas, o primeiro grupo liderado por Helldorf escuta os tiros e decide voltar para dar uma olhada. Quando vê todos mortos e uma pepita de ouro caída, Helldorf decide perseguir o mineiro para ficar com seu ouro. Acontece que ele não conhece quem é Aatami e mesmo seu subordinado lhe contando histórias sobre ele e mesmo tendo ordens de retornar, Helldorf decide que o ouro é  mais importante obrigando seus subordinados a seguirem Aatami. 

Algumas mulheres capturadas conhecem a lenda em torno de Aatami e uma delas, até ri na cara dos soldados que as vigiam, pois ela sabe que mexeram com a pessoa errada e eles todos morrerão. De fato, Aatami acaba as encontrando e além de as libertarem, as deixam armadas. Mas ele segue sua perseguição para recuperar seu ouro. 

O filme embora curto, pela jornada pareceu mais longo. Algumas vezes achei que Aatami não falava, mas como estava sozinho, não tinha necessidade de dialogar. Na cena da explosão das minas, levei um susto gigantesco e senti pelo cavalo de Aatami. Achei uma cena brutal e muito realista. Porém, as situações em que Aatami passou, são dignas de ficção de guerra. Impossível um homem comum sobreviver a tudo que ele passou, mesmo que ele tenha se ferido, foram situações surreais.

Óbvio que a parte das mulheres foi top demais. Muito bom que elas conheciam a história de Aatami e ainda foram salvas por ele. A insubordinação de Helldorf em perseguir Aatami, me lembrou do Filme coreano 17 Into The fire, onde um comandante também tinha ordens de retornar para determinado local mas ele cismou com uma escola que estava sendo guardada por estudantes inexperientes e ele acreditou que eles fugiriam. Mas o que se seguiu, foi uma grande luta onde os estudantes tentaram proteger o local até a ajuda chegar. Se, no caso desses dois comandantes, tivessem só seguido ordens, muita coisa poderia ter sido diferente para todos os envolvidos. No caso dos estudantes, foi triste porque foi uma história real e por mais que fossem inexperientes, eles lutaram bravamente. Aqui, o comandante foi apenas ganancioso principalmente por achar que por ser um homem sozinho e velho, eles conseguiriam matá-lo facilmente. 

No caso de Aatami, parece uma história do tipo Rambo. Ele estava quieto no seu canto mas sempre tem alguém que cisma com ele e quer tirar satisfações. Só por ter um grupo de soldados armados mortos por um único homem, eu teria deixado para lá. Ninguém ia culpar Helldorf pelo ocorrido, afinal, estavam em guerra e soldados eram mortos. Mas, ele pensou apenas em si próprio quando afirmou que o ouro os salvaria de alguma condenação pelos crimes de guerra. Ou seja, a guerra estava no fim e eles claramente estavam perdendo. De qualquer forma eram soldados que não mereciam viver mesmo e o fim deles era mais que esperado. 

Algumas vezes achei que Aatami perderia seu cachorro. Quando Helldorf o encontrou, achei que o mandaria em pedaços e Aatami viraria um John Wick. Mas, ainda bem que o animalzinho não teve nenhum dano. Agora, aquele final de Aatami, foi muito cômico. " em notas grandes porque pesam menos..."

Tem uma sequência desse filme, não imagino como poderia ser. Assim que puder vou conferir. Pode parecer que a história vai ser monótona, por nosso protagonista estar só e não falar muito. Mas garanto que não teve um momento entediante e vale muito a pena. Aatami é aquele tipo de ex soldado que depois de perder tudo, só lhe resta tentar viver com os fantasmas da guerra. Mas quando cruzam seu caminho querendo lhe fazer mal, claro que ele não ia deixar passar. 


Nota pessoal 10/10


sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026

[Review/crítica pessoal] Guerra dos Mundos (o desastre de 2025?) - Divagando Sempre

 

Olá Divosos. Já aviso que esse decepcionante filme não terá nada de bom para falar...






A HISTÓRIA 

William Redford é um agente de segurança interna, onde trabalha para o governo, monitorando todas as pessoas na Terra. Isso inclui seus filhos, que sentem que não tem privacidade nenhuma. Faith que está grávida e Dave que vive no computador, são constantemente vigiados pelo pai, mantendo um relacionamento tenso entre eles. Apesar da vigilância pelos filhos, William ajuda agentes do FBI a encontrar um hacker conhecido como Disruptor. Enquanto isso, meteoros estranho passam a atingir a Terra em todos os lugares do planeta ao mesmo tempo, causando caos e destruição. 

Dentro desses meteoros, saem máquinas gigantes que começam a atacar os humanos e passam a se concentrar em pontos específicos. Depois de ajudar Faith a ficar em um local seguro, William descobre quem seria o Disruptor e que existe uma conspiração dentro do governo. Ao tentar denunciá-lo, ele perde todo seu acesso no programa, se juntando então ao Disruptor e trabalhando juntos para deter as máquinas e denunciar o culpado pela conspiração. 








Ano de lançamento 2025

Duração 1h 29m

Direção Rich Lee

Elenco Ice Cube, Eva Longoria, Iman Benson, Henry Hunter Hall



Trailer 





Minhas divagações 

Nunca até o presente momento, vi um filme onde todas, repito, TODAS as críticas que vi foram negativas. Fiquei até desanimada em fazer mais uma. Assim, quando comecei o filme, pensei mesmo na semelhança do título e me lembrei do filme estrelado por Tom Cruise. Porém, no dele, a ação ocorre em tempo real, onde nessa versão mais recente é em modo screenlife, onde vemos tudo pelo ponto de vista do usuário. Confesso que não lembro do filme do Tom Cruise, e parece que com esse do Ice Cube, já é a terceira adaptação de um livro. Óbvio que um dia irei ler, pois as críticas do livro foram bem positivas. Já esse filme mais recente... confesso que vi sem saber história e sem procurar nada sobre ele, por isso não acreditei em tanta negatividade, que confesso, foi justa. 

Esse modelo Screenlife não me incomodou por já ter visto outros títulos nesse modo, mas, aqui, acho que se tivesse partido mesmo para a ação em campo, teria sido um pouco melhor. O início foi bem parado mesmo, mostrando os abusos de William no trabalho vigiando de modo compulsivo e invasor de seus filhos. Entendo muitos dizerem que pararam de ver já no inicio. 

Ainda temos problemas no roteiro e atuação. Apesar de não concordar que o modo screenlife fosse ideal, a proposta soa interessante se tudo o mais fosse melhor trabalhado. O roteiro se perdeu na história e os atores pareciam estar ou entediados ou forçados a concluírem o trabalho por já terem aceitado o compromisso. Apesar do caos e pânico, você não sente o pavor dos envolvidos, não sente empatia pela Faith grávida tentando se esconder dos robôs. E o que o Dave fazia? Sério isso roteiristas? Muito conveniente né. Partindo daí já dava para imaginar quem salvaria o mundo. 

E o contexto sobre a invasão alienígena? Se na era atual foi esse, me pergunto qual era o do livro. Com certeza vou ter que ler agora ou no mínimo ver a versão do Tom Cruise. E os robôs? Com tanto desenvolvimento atual em CGI, parecia mais versões para jogos de vídeo game dos anos 2000. Parecia que tudo foi feito na obrigação pelo contrato. Sem contar na propaganda descarada da Amazon. Para salvar a humanidade tudo depende de uma assinatura? 

E o drama familiar? William prometeu cuidar dos filhos após a morte da esposa, mas isso não queria dizer invadir suas privacidades. Os diálogos, as tentativas de piadas em situações ruins, todo o caos acontecendo, mas o foco é na familia de William. Tudo muito conveniente demais. O responsável pelo Disruptor acaba ajudando William contra o governo. Sua filha que obviamente iria trabalhar com algo que pudesse ajudar a deter a invasão e ainda temos seu namorado que trabalha onde? Como entregador da Amazon. 

Já vi filmes ruins, mas que somam uma ou duas coisas que estragaram a produção. Aqui foi um conjunto enorme de fatores que deixaram a obra a desejar. Ice Cube e Eva Longoria são nomes de longa data, talvez aceitaram os papéis acreditando ser um novo sucesso como o de Tom Cruise, mas, com essa mudança de roteiro, não esperavam esse fracasso. Não nego que enquanto assistia, fiquei imersa na história, mas, quando o Disruptor é descoberto e os arquivos secretos revelam a história por trás da invasão, a situação fica meio ridícula demais. Aí só terminei para ver a conclusão dessa história, que claro, foi como todo o resto, de cair o queixo de tão previsível, sem emoção e decepcionante demais. E tudo isso com pouco mais de 90 minutos de vida desperdiçados. 

Se ao menos ele tivesse saído da sala e de repente, tentado pelo menos salvar a filha, mas ficou o tempo todo trancado só olhando telas, que diga-se de passagem, foi uma mistura de tela aqui tela ali, muita informação para pouca ação. De novo, o tema tinha potencial, ainda mais hoje em dia devido ao vício das telas, aos roubos de dados, a falta de privacidade através das câmeras, mas... não souberam aproveitar a história. 

Mas, como eu não tinha pesquisado antes sobre o filme, não imaginava que seria tão ruim. Infelizmente dessa vez não serei do contra. Concordo com todas as críticas ruins. Não tem nem o que defender nessa produção, fiquei aqui tentando encontrar algo bom, mas quando me vem a história toda, sinto um enorme desperdício de potencial. Até a introdução do título no filme foi super forçado. Fazia tempo não me decepcionava tanto com algo assim e assim como a maioria orienta, não recomendo ver. 


Nota pessoal 1/10

Dica de Destaque

Resenhando Divagações sobre Noiva de Ali Hazelwood no Divagando Sempre

  Olá Divosos leitores. Trago pela primeira vez algo da autora Ali Hazelwood e que, seria perfeito se não tivesse tanto hot. CONTANDO A ...