Olá Divosos mineiros. Hoje trago essa história que para mim, superou minhas expectativas. Esqueça que o caso pareça surreal. Tivemos histórias parecidas com Rambo, John Wick e mesmo assim adoramos, então, Sisu é algo parecido. Parecido no quesito na luta de um homem só.
A HISTÓRIA
No final de 1944, quase no final da Segunda Guerra Mundial, durante a Guerra na Lapônia, Aatami Korpi, vive sozinho com seu cavalo e seu cachorro, em busca de ouro. Depois de dias minerando o local, ele encontra várias pepitas de ouro. Ele então segue em direção a cidade mais próxima na esperança de trocar por dinheiro. No caminho ele encontra um grande pelotão da Waffen-SS liderado por Bruno Helldorf. Eles destroem vilarejos durante sua retirada para a Noruega e fizeram algumas mulheres finlandesas prisioneiras.
Helldorf ignora Aatami que segue caminho, mas ele acaba encontrando uma segunda tropa de soldados SS que decidem revistar Aatami encontrando o ouro. Decidido a não perdê-lo, Aatami mata os soldados e foge. Helldorf escutando os tiros, decide averiguar e encontra todos mortos. Ao avistar uma pepita de ouro caída, decide ir atrás de Aatami. Além da pepita encontram a placa de identificação de Aatami. Wolf, o segundo no comando de Helldorf, descobre pelo rádio o passado de Aatami. Ele foi um comandante do exército finlandês, sendo conhecido como o esquadrão da morte de um homem só e o Imortal. Wolf sugere deixar o minerador para lá e obedecer ordens de retornar. Mas, Helldorf está decidido a perseguir Aatami pelo ouro, já que estão perdendo a guerra e com ouro poderão escapar de um processo contra crimes de guerra.
Assim, eles perseguem Aatami por um vale cheio de minas terrestres, por um rio, tentam enforcá-lo, mas Aatami realmente parece Imortal, agora sendo ele quem persegue os soldados.
Ano de lançamento 2022
Duração 1h 31m
Direção Jalmari Helander
Elenco Jorma Tommila, Mimosa Willamo, Aksel Hennie, Onnie Tommila
Trailer
Minhas divagações
De uma forma estranha esse filme me fez lembrar de um do Zac Efron chamado Deserto do ouro. Mas a semelhança está mais na corrida do ouro e na solidão dos protagonistas. O resto da história segue bem diferente. Aqui, Aatami está seguindo com sua vida, procurando ouro e depois de muito trabalho é recompensado com várias pedras de ouro. Ele enche dois sacos de ouro e muito satisfeito parte para a cidade para trocar por notas. Eis que no caminho ele encontra uma tropa de soldados da SS. O primeiro pelotão deixa ele passar, achando ser apenas um pobre mineiro solitário. Mas, o segundo grupo, decide parar o mineiro e revistá-lo encontrando o ouro. Óbvio que Aatami não deixaria ser roubado assim, então mata todos e segue seu caminho.
Mas, o primeiro grupo liderado por Helldorf escuta os tiros e decide voltar para dar uma olhada. Quando vê todos mortos e uma pepita de ouro caída, Helldorf decide perseguir o mineiro para ficar com seu ouro. Acontece que ele não conhece quem é Aatami e mesmo seu subordinado lhe contando histórias sobre ele e mesmo tendo ordens de retornar, Helldorf decide que o ouro é mais importante obrigando seus subordinados a seguirem Aatami.
Algumas mulheres capturadas conhecem a lenda em torno de Aatami e uma delas, até ri na cara dos soldados que as vigiam, pois ela sabe que mexeram com a pessoa errada e eles todos morrerão. De fato, Aatami acaba as encontrando e além de as libertarem, as deixam armadas. Mas ele segue sua perseguição para recuperar seu ouro.
O filme embora curto, pela jornada pareceu mais longo. Algumas vezes achei que Aatami não falava, mas como estava sozinho, não tinha necessidade de dialogar. Na cena da explosão das minas, levei um susto gigantesco e senti pelo cavalo de Aatami. Achei uma cena brutal e muito realista. Porém, as situações em que Aatami passou, são dignas de ficção de guerra. Impossível um homem comum sobreviver a tudo que ele passou, mesmo que ele tenha se ferido, foram situações surreais.
Óbvio que a parte das mulheres foi top demais. Muito bom que elas conheciam a história de Aatami e ainda foram salvas por ele. A insubordinação de Helldorf em perseguir Aatami, me lembrou do Filme coreano 17 Into The fire, onde um comandante também tinha ordens de retornar para determinado local mas ele cismou com uma escola que estava sendo guardada por estudantes inexperientes e ele acreditou que eles fugiriam. Mas o que se seguiu, foi uma grande luta onde os estudantes tentaram proteger o local até a ajuda chegar. Se, no caso desses dois comandantes, tivessem só seguido ordens, muita coisa poderia ter sido diferente para todos os envolvidos. No caso dos estudantes, foi triste porque foi uma história real e por mais que fossem inexperientes, eles lutaram bravamente. Aqui, o comandante foi apenas ganancioso principalmente por achar que por ser um homem sozinho e velho, eles conseguiriam matá-lo facilmente.
No caso de Aatami, parece uma história do tipo Rambo. Ele estava quieto no seu canto mas sempre tem alguém que cisma com ele e quer tirar satisfações. Só por ter um grupo de soldados armados mortos por um único homem, eu teria deixado para lá. Ninguém ia culpar Helldorf pelo ocorrido, afinal, estavam em guerra e soldados eram mortos. Mas, ele pensou apenas em si próprio quando afirmou que o ouro os salvaria de alguma condenação pelos crimes de guerra. Ou seja, a guerra estava no fim e eles claramente estavam perdendo. De qualquer forma eram soldados que não mereciam viver mesmo e o fim deles era mais que esperado.
Algumas vezes achei que Aatami perderia seu cachorro. Quando Helldorf o encontrou, achei que o mandaria em pedaços e Aatami viraria um John Wick. Mas, ainda bem que o animalzinho não teve nenhum dano. Agora, aquele final de Aatami, foi muito cômico. " em notas grandes porque pesam menos..."
Tem uma sequência desse filme, não imagino como poderia ser. Assim que puder vou conferir. Pode parecer que a história vai ser monótona, por nosso protagonista estar só e não falar muito. Mas garanto que não teve um momento entediante e vale muito a pena. Aatami é aquele tipo de ex soldado que depois de perder tudo, só lhe resta tentar viver com os fantasmas da guerra. Mas quando cruzam seu caminho querendo lhe fazer mal, claro que ele não ia deixar passar.
Nota pessoal 10/10














































