sexta-feira, 10 de abril de 2026

Divagando sobre os gêmeos em LENDAS DO CRIME - Divagando Sempre

 

Olá Divosos do crime. Hoje trago esse filme sensacional sobre os irmãos Kray, interpretado maravilhosamente por Tom Hardy. 






A HISTÓRIA 

Nos anos 60, Reggie Kray, torna-se importante no mundo do crime londrino e se une a seu irmão gêmeo Ron, o tirando do hospital psiquiátrico sob fortes ameaças e assume o controle de uma boate local. Reggie conhece Frances, a irmã de seu motorista e passa a sair com ela, mesmo sua mãe sendo contra. 

Reggie acaba sendo preso por uma condenação anterior e Frances o faz jurar que deixará a vida do crime para trás, assim ela aceitará se casar com ele. Mas, quando Reggie sai da prisão, descobre que a instabilidade mental e violência do irmão, quase levaram a boate a falência. Os dois brigam violentamente mas depois se reconciliam, parcialmente. Reggie tenta reconquistar Frances que saiu da boate horrorizada com tamanha violência dos irmãos, mas acaba aceitando e se casando com Reggie.

Porém, Reggie é atraído pelo mundo do crime e Frances acaba viciada em remédio controlado ilegalmente. Mas tudo piora quando Reggie perde o controle e a agride e a violenta sexualmente. Ela decide deixá-lo e quando Reggie tenta reconciliar, uma tragédia acontece. Com seu casamento desmoronado, Reggie ainda tem que lidar com o temperamento explosivo do irmão, que gosta da vida de gangster e acaba matando um importante associado de uma gangue rival, Cornell,  publicamente. Reggie só não acaba com o irmão por causa da mãe. 

Porém, ainda insatisfeito, Ron paga McVitie para matar o sócio de Reggie, mas apenas o fere, que revoltado decide entregar os irmãos para a polícia. Ron é acusado de matar Cornell e Reggie pelo assassinato de McVitie, já que não podia matar o próprio irmão. 











Ano de lançamento 2015

Duração 2h 12m

Direção Brian Helgeland

Elenco Tom Hardy, Emily Browning, Paul Anderson



Trailer 







Minhas divagações 

Filmes de gangster são sempre fascinantes para mim. Mesmo que não tenha tiroteios, pois não sei porque coloquei na cabeça que esse tipo de filme sempre tem um, quando na verdade a maioria é mais questão de história pessoal dos envolvidos. Eu acho que a culpa foi de quando assisti pela primeira vez o filme Bonnie e Clyde, de 1967, embora fossem assaltantes, mas gostei da estética de gangue e dos tiroteios. 

Enfim, coloquei Lendas do crime na minha lista por ser com o ator Tom Hardy, por quem havia me interessado mais após ver o filme Mad Max a estrada da fúria e depois descobri que ele fez Venom também. Então passei a procurar mais de seus trabalhos para ver. Como recentemente vi Pecadores onde Michael B. Jordan interpreta dois irmãos gêmeos, não vou mentir que fiquei surpresa, mas com certeza acentuou mais minha admiração pelo Tom Hardy. Creio que minha surpresa maior foi quando vi O macaco e Theo James também interpretava irmãos gêmeos. Aqui, confesso que fiquei de queixo caído, mas talvez porque fazia tempo não via nenhum trabalho de Theo James depois de Divergente, então foi uma surpresa vê-lo interpretando dois irmãos, completamente diferentes. Não foi só colocar um óculos ou mudar a cor de um boné, foi uma mudança drástica, pois nem o reconheci, mas pode ser também pelo meu problema de quando a pessoa muda cor, corte de cabelo ou afins, eu já não reconheça mais. Mas apesar de tudo, Tom arrasou.

Confesso também que imaginei que a história fosse para outros caminhos. As atividades criminais dos irmãos, foram mais sutis, na minha opinião. Parecia mais que jogaram os crimes no colo de Ron, por ele já ser mentalmente instável. Embora fosse o chefe, Reggie foi pintado como mais sensato. A maioria dos crimes foram orquestrados por Ron. O mais chocante foi cometido por Reggie, que em um ataque de fúria, matou outro no lugar do irmão, já que não podia matá-lo. 

Filmes de gangster ou talvez seja a época mesmo, todos são terrivelmente elegantes e não foi a toa que Frances caiu no encanto de Reggie. Mas, eu esperei muito mais dessa personagem, infelizmente ela era certinha demais para esse mundo do crime. Achei que ela fosse diferente porque quando conheceu Reggie, parecia mais ousada e desafiadora. Achei que ela fosse se tornar a segunda dama, a mulher má do gangster. Mas depois que saiu com ele, ela se mostrou ser dócil e uma mulher decente. Infelizmente não aguentou a vida de crimes do marido e tomou uma decisão trágica. Nesse caso, deveria ter ouvido sua mãe quanto a conduta de Reggie. Infelizmente ela estava certa, só não soube como fazer a filha ver isso antes. Mas quando a pessoa se apaixona, não importa se é errado, se ela própria não enxergar o risco, nada a fará mudar de ideia, até uma tragédia acontecer. 

E, o mais chocante foi, descobrir que a história é real, os irmãos Kray realmente existiram. Talvez por isso a história não tenha sido tão surreal. Mas só descobri pesquisando mais sobre o filme. Pois não começou como outros dizendo que era baseado em uma história real nem mostrou no final fotos dos personagens verdadeiros, por isso fiquei chocada quando descobri ser real. E mais, dando uma pesquisada na história dos irmãos, a realidade foi bem mais macabra do que no filme. 

As diferenças, se minhas fontes estiverem corretas, diz que Frances na verdade foi morta por Ron, o que não acharia estranho, já que ele era emocionalmente instável e parecia ter ciúmes dela com o irmão. Segundo, Reggie teria matado McVitie por outro motivo. Acredito que as intenções estejam corretas, só os motivos foram modificados. O que não surpreende, mas ainda acho que seguindo a vida real, teria sido mais chocante. Como disse, as intenções estavam corretas, pois Ron mandou matar o sócio de Reggie, por ciúmes, aqui só trocaram a vítima. E Reggie matou McVitie por ter tentado matar seu sócio a mando de Ron e como deu errado, ele sabia que estavam perdidos. Com ódio do irmão, não podendo matá-lo, mata o outro. 

Confesso que achei que Reggie não fosse se deixar ser preso. Pensei que fugiria ou se mataria. Ambos foram presos e condenados a prisão perpétua. Ron morreu de ataque cardíaco em 1995 e Reggie de câncer em 2000. Achei o filme bom, mas poderia ter sido melhor se Frances fosse diferente. Ron realmente poderia tê-la matado se ela tivesse tentado mudar Reggie a desistir da vida criminosa e vendo a cunhada como obstáculo, teria se livrado dela. Mas, Ron ter matado Frances foi uma confissão de Reggie a um companheiro de cela, que disse que seu irmão havia confessado o crime dois dias depois que a esposa faleceu. Ficou meio estranho a linha do tempo, mas acho que mesmo que Reggie acreditasse nisso, se não pôde matar o irmão antes, teria matado pela esposa? 

Enfim, poderia me aprofundar na história dos irmãos, mas o filme em si, tratou mais a vida deles superficialmente, pois pelo que li, eles cometeram muito mais crimes do que o filme deixou transparecer. O que parecia dizer era que depois de tanto horror, os irmãos empenhariam suas energias em casas noturnas. Ou foi isso que entendi. De qualquer forma, foi um ótimo filme com atuação excelente de Tom Hardy.


Nota pessoal 10/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dica de Destaque

Resenhando Divagações sobre Noiva de Ali Hazelwood no Divagando Sempre

  Olá Divosos leitores. Trago pela primeira vez algo da autora Ali Hazelwood e que, seria perfeito se não tivesse tanto hot. CONTANDO A ...