segunda-feira, 27 de abril de 2026

Divagando sobre o que seria Looper: assassinos do futuro no Divagando Sempre

 

Olá Divosos. Mais um filme sobre viagem no tempo de dar nó no cérebro. 







A HISTÓRIA 

Em 2044, a sociedade vive uma depressão econômica dominada por organizações criminosas. Nesse cenário, é preciso lutar  para sobreviver e é o que Joe faz, trabalhando como Looper. Ele é encarregado de eliminar desafetos de mafiosos 30 anos no futuro, que enviam as vítimas para seu presente para serem assassinados. 

Em 2074, a viagem no tempo é uma realidade mas proibida por lei, então ela é usada para se livrar de desafetos. Os Loopers ao assinarem o contrato de trabalho, estão cientes que tem mais 30 anos de vida. Depois disso, seu eu do futuro é enviado para que o eu do presente o mate. O pagamento é em barras de ouro. 

Joe, é ótimo no que faz mas sua vida se resume a trabalho, drogas e ter um sonho de aprender francês e ir para a França. Então, seu amigo Seth lhe procura dizendo que não conseguiu terminar seu último trabalho porque não conseguiu matar sua versão mais velha, que disse que no futuro, há um assassino eliminando os loopers. Mas a regra é clara, se chegar à sua hora, o looper tem que acabar o serviço. Joe, só vai entender a crise de Seth, quando chega a sua vez. Porém, o Joe do futuro, chega com um propósito. Além de saber do assassino de Loopers, ele ainda tem uma missão pessoal para salvar quem ama. Mas, o Joe do presente não acredita na sua versão mais velha e está determinado em terminar seu trabalho. 









Ano de lançamento 2012

Duração 1h 59m

Direção Rian Johnson

Elenco Joseph Gordon-Levitt, Bruce Willis, Emily Blunt



Minhas divagações 

Tive conhecimento desse filme obviamente por um shorts no YouTube. Vi uma cena que na verdade pode ser o maior spoiler do filme, mas enfim, achei interessante pois não tinha conhecimento de um filme da Emily Blunt com Bruce Willis, então tive que conferir. E eis minha surpresa ao ver Joseph Gordon-Levitt. Mas a surpresa maior ainda, foi descobrir que o filme fala sobre o que? Viagem no tempo. Não importa quantos filmes eu veja sobre, sempre me dão nó no cérebro. Mas quem ganha ainda é O Exterminador do futuro. Sempre dou o exemplo da minha confusão citando esse filme. Pois, como que John manda seu amigo para salvar sua mãe no passado e o cara acaba sendo seu pai? Mas enfim. Voltando ao filme. 

Apesar da cena de spoiler que vi e dos comentários que acabei lendo porque fui curiosa, o filme é bem complexo, mas no quesito moral. Joe não tem muita perspectiva de vida, sendo um Looper e viciado. Como ele tinha um sonho de ir a França, não acreditou no seu eu do futuro que disse que era melhor aprender chinês. Detalhe que seu empregador ressalta em uma de suas conversas. Pois diz que ele sabe do futuro de Joe porque viu. Eu não tinha entendido até ver o Joe do futuro. A história não explica quem criou a máquina do tempo, como funciona ou quem controla ela. Se existe só uma ou várias. O foco é em Joe. Seu futuro depende do que fará com a informação que seu eu mais velho trouxe.

Aqui vemos uma mudança drástica na personalidade de Joe. Embora ele seja um assassino, seu eu do futuro ficou implacável após perder quem ama. Como sua salvadora e quem lhe proporcionou uma vida digna depois de tudo que fez, ele está determinado a eliminar o responsável pela morte dos loopers no futuro, que no presente de Joe, pode ser apenas uma criança. Analisando aqui esse confronto, entra no nó no cérebro. Vamos analisar. Supostamente esse vilão que passou a eliminar os loopers, tem como motivo, vingança pela perda da mãe. O decorrer da história acontece esse incidente porque o Joe do futuro veio para o presente a fim de eliminar o assassino. Mas de onde isso teve início? Porque até então, o Joe do passado desconhecia isso e o assassino só vira vilão, por causa do Joe do futuro. Em que momento entre presente e futuro, o assassino poderia ter sido criado sem a perturbação do Joe do futuro? Não é  de enlouquecer?

Se, os eus, presente e futuro sentem a mesma coisa, como por exemplo, Seth que foi pego e torturado, seu eu do futuro sentia o que ele estava sofrendo. Se, Joe do futuro trouxe informações que fez Joe do passado começar a mudar, como sua determinação de proteger o filho de Sarah, por que o Joe do futuro não passou a mudar seus pensamentos? A mudar suas atitudes? A ver outras opções de mudar o futuro. Tanta matança para no final ser daquele jeito. Se gostei? Não tenho certeza. Como levei spoiler, acabei deduzindo o que aconteceria. Mas ainda foi chocante. Não sei se foi a melhor opção. Talvez para sua vida no presente tenha sido. Sem perspectivas, viciado. Até  conhecer Sarah. A partir daí também mudaria seu futuro. Porque como Joe apareceu e acabou fazendo surgir esse assassino, como ele viveu mais 30 anos até chegar nesse momento? Então a vida dos loopers vai até 30 depois de aceitar o trabalho e se aposentam matando seu eu do futuro, pra que? Não entendi esse fechamento. Quando ele mata seu eu do futuro vai viver mais 30 anos sabendo que depois disso vai ser enviado para o passado e ser morto por ele mesmo? Muito confuso. Mas enfim. 

Viagens no tempo melhor não pensar demais. É ficção, então para que tentar entender?  Apesar do final, foi interessante. O filho da Sarah era sinistro. Me pergunto se mesmo ela o criando do jeito certo, vai crescer uma boa pessoa? O perigo estava em todo lugar. Mesmo que Joe não fosse mais sofrer a perda de quem ama, ainda existiria crimes e assassinos no mundo. Como Sarah poderia proteger seu filho disso? A história de Joe terminou ali, mas e o resto? Não existiria mais loopers? Como funcionava com a comunicação para saberem onde e qual horário esperar a vítima? Se não fosse por esses detalhes, talvez tivesse sido bem mais interessante. Mas, se for analisar somente pelo arco de Joe, apesar de acreditar que no fim, a culpa foi dele mesmo, foi uma trajetória intensa. Mas me pergunto se somente Joe fosse enviado para o passado para morrer, ele teria feito tudo aquilo? Se a esposa continuasse viva? Os caras que foram buscar Joe eram o que? Se enviavam os escolhidos para serem executados no presente de Joe, para morrerem, o que os impedia de matá-los ali mesmo, uma vez que mataram a esposa de Joe. Embora muitas coisas não façam sentido, ainda assim foi um ótimo filme. Não reconheci o Joseph logo de início por conta de sua maquiagem para parecer sua versão mais velha, que seria o Bruce Willis. Todo filme que vejo do Joseph é sensacional. Bruce Willis nem se fala. 


Nota pessoal 10/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dica de Destaque

Resenhando Divagações sobre Noiva de Ali Hazelwood no Divagando Sempre

  Olá Divosos leitores. Trago pela primeira vez algo da autora Ali Hazelwood e que, seria perfeito se não tivesse tanto hot. CONTANDO A ...