Olá Divosos sugadores de sangue.hoje trago mais um livro de vampiros, dessa vez do mestre King.
A HISTÓRIA
Ben Mears, após 25 anos, retorna a Jerusalem's Lot para exorcizar traumas passados e escrever sobre a casa Marsten. Embora seja um escritor famoso, a pequena população olha seu retorno com desconfiança. Ao mesmo tempo que ele chega, ele descobre que a casa Marsten abandonada a muitos anos, agora foi comprada por Barlow, um imigrante austríaco que ninguém vê, pois seu sócio Straker, alega que ele está sempre viajando para comprar itens novos para a loja de antiguidades que vão abrir na cidade.
Desde a chegada dos dois, pessoas começam a desaparecer. Primeiro foi Ralphie Glick, quando ia com seu irmão Danny para a casa de Mark Petrie. Danny então morre misteriosamente e a partir daí, mais pessoas começam a morrer e voltar de forma diferente. Inicialmente Bem era o maior suspeito, principalmente porque tinha interesse na casa Marsten e porque começou um relacionamento com Susan, uma moça local jovem e bonita onde sua mãe desaprova Ben e um pretendente que também não aceita os dois juntos.
Eventualmente Ben se junta a Matt, seu médico Cody, padre Callahan e o jovem Mark para destruir os vampiros, que descobriram sua existência do pior modo. Infelizmente o vampiro chefe está alguns passos a frente e muitas vidas são ceifadas. O grupo conseguirá salvar a cidade ou a si próprios?
Ano de publicação 1975
Páginas 576
Autor Stephen King
Minhas divagações
Alguns anos atrás já havia lido esse livro com o título A hora do vampiro além de ter visto o filme recentemente. Mas quando achei um com o título Salem, achei que era um livro que eu ainda não tinha lido do mestre King. Eis minha surpresa quando descobri que já conhecia a história. Mas como sempre digo, Stephen King nunca é demais.
Só fui conferir o final do filme que achei que tinham mudado e mudou mesmo. Mas só vi a parte da Susan. Honestamente, achei ela bem idiota e mereceu o que lhe aconteceu. Foi praticamente o mesmo que Nora fez em A queda de Del Toro e Hogan. Decisões idiotas que levaram a resultados catastróficos. Se, Susan e Mark, mesmo sabendo quem era Barlow e onde estava, poderiam só ter fugido e encontrado com o resto do grupo para juntos lutarem contra o mal. Mas não, Susan idiota do jeito que era, primeiro não aguentou ficar sem fazer nada e foi sozinha até a casa Marsten, sorte que primeiro encontrou Mark. Azar de ter sido idiotas de entrarem na casa sozinhos. Mark ainda teve sorte, já Susan...
King questiona aqui a religião onde alguns nem eram religiosos devotos e até mesmo o padre Callahan teve a fé abalada, onde Barlow aproveitou esse momento de fraqueza para deixá-lo impuro. Ele não conseguia mais entrar na igreja e saiu da cidade. Mas e aí? O que aconteceu com ele? Virou vampiro?
Mark foi quem mais sofreu nessa história. Viu em primeira mão seu amigo que morreu transformado em vampiro. Foi capturado por Straker mas conseguiu fugir antes que algo pior acontecesse, embora tenha perdido Susan, a moça que acabara de conhecer. Viu seus pais serem mortos por Barlow. Perdeu o padre Callahan. Viu Cody morrer e enfrentou Barlow junto com Ben. Acho que ele foi mais heroico do que qualquer outro personagem dessa história.
E Ben. Que azar dele voltar para sua antiga cidade justo quando isso acontece. O mistério da casa Marsten não tinha nada demais, principalmente porque ficou abandonada todo esse tempo. O mal só chegou mesmo com Barlow. Ben também teve sua cota de sofrimento. Primeiro foi hostilizado por alguns moradores da cidade. Já havia perdido a esposa em um acidente e não entendi, acho que era um policial que era apaixonado pela Susan? Não entendi ele insinuar coisas sobre o acidente que matou a esposa de Ben. Mas enfim. Matt foi o melhor aliado de Ben. Embora seja compreensivel que mesmo para uma cidade pequena, acreditar em vampiros? Coisa de doido mesmo. Eu amo como cada autor visualiza essas criaturas de modos diferentes. Embora ainda prefira os de Anne Rice por ela imaginá-los como seres belíssimos, embora mortais. Na verdade seus vampiros são meio depressivos se for pensar bem.
King geralmente em seus livros, apresenta vários personagens que no fim, acabam interligados ou sendo úteis em algum momento. Infelizmente aqui, a única coisa que serviu a passagem da história da família que vivia em um trailer? Onde a mãe batia no filho bebê, foi só para passar raiva mesmo. Essa família não acrescentou nada para a história. Só deixou implícito que essa mulher era mais terrível do que o próprio Barlow.
Não lembro como foi o fim do filme. Dei uma passada de olhos em algumas cenas e pelo que tinha visto, o grupo entrou junto na casa Marsten. Não faço ideia o que aconteceu mas só restaram dois como no livro de fato. E, confesso que achei o final meio decepcionante. Eu acreditava que os vampiros de King fossem mais parecidos com aquelas histórias onde se o líder fosse morto, quem ele transformou voltaria ao normal. Mas todos ali tinham se alimentado em algum momento, então entendo a problemática desse desfecho. Na minha cabeça salvariam Susan assim, embora ache que ela mereceu seu final por ter sido precipitada e burra. Achei o final decepcionante porque depois de toda aquela tensão e luta, os dois sobreviventes saem da cidade e passa um ano até retornarem para lutar contra os vampiros novamente. Eles começam um incêndio mas não ficam olhando para ver se o plano dará certo. E, se existiu um Barlow, deve ter outros? Quem transformou Barlow? E, se um dos moradores de Jerusalem's Lot saiu dali e foi para uma cidade próxima e contaminou outros enquanto os dois sobreviventes ficaram fora se recuperando do ocorrido? Se toda a cidade se transformou, onde conseguiam se alimentar?
Mas enfim. A história era de Jerusalem's Lot e o foco era nessa cidade. Ela já tinha um ponto misterioso que era a casa Marsten e terminou abandonada como a própria. Assim como o filme não achei assustador, como sempre nas histórias de King, o mal mesmo é sempre o ser humano. No entanto, King é King e sempre vou amar seus livros.
Nota pessoal 10/10

Nenhum comentário:
Postar um comentário