quinta-feira, 9 de abril de 2026

Divagando Simple Plan: Os garotos na multidão - Divagando Sempre

 

Olá Divas e Divos do Rock. Hoje trago esse documentário, e como vocês devem saber, eu amo documentários e o de hoje é de uma das bandas que eu vi surgir nos anos 2000. 






A HISTÓRIA 

Documentário sobre a trajetória dos membros da banda Simple Plan. Cada membro conta um pouco de sua história e de como tudo começou. Chuck, o baterista e talvez o membro mais dedicado, formou com Pierre, seu amigo de infância a banda Reset. O pai de Chuck no início ainda falava que tudo isso era só uma fase, coisa que Chuck no final, levou muito a sério. Eles começaram aos 14 anos mais ou menos, e aos 18, faziam turnê com o MXPX. Porém, tudo mudou quando Chuck um dia escutou Pierre e o guitarrista conversando sobre o tirarem da banda por sua personalidade não ser mais compatível com o grupo. Chateado, Chuck diz que não precisam expulsá-lo, pois ele mesmo estava saindo. Assim, por dois anos, Chuck e Pierre não se falaram mais. 

No entanto, Jeff e Chuck começaram a tocar juntos e mais tarde o jovem Sébastien se juntou aos amigos. Faltava agora um vocalista. Testaram vários vocais, mas Chuck já tinha a certeza de quem deveria estar ali: Pierre. Então, engolindo seu orgulho, foi atrás do antigo amigo. Então, em 1999 formava o Simple Plan, em 2000, David se juntava a banda. O início, como de qualquer músico, não foi fácil. Apesar do primeiro álbum terem tido o apoio de Mark Hoppus do Blink-182, a banda foi muito hostilizada no Warped Tour, principalmente pelo estilo musical da banda não ser definido. Mas, depois de viajarem juntos com Avril Lavigne abrindo seus shows em seu tour, Simple Plan começou finalmente a fazer sucesso. 

Porém, após 20 anos de estrada, David deixa a banda por acusações de assédio e o Simple Plan se pronuncia dando apoio aos fãs mas que apesar de tudo, não podem continuar com David. Simple Plan segue ainda fazendo shows, mas agora alguns já tem familia e cada um amadureceu com o tempo. 







Ano de lançamento 2025

Duração 1h 34m

Direção Didier Charette

Banda Pierre Bouvier (desde 1999), Chuck Comeau (desde 1999), Jeff Stinco (desde 1999), Sébastien Lefebvre (desde 1999), David Desrosiers (2000-2020)


Trailer 





Minhas divagações 

Eu conheci Simple Plan pelas músicas Perfect e Welcome to my Life, mas o que me fez gostar deles mesmo, foi a música de abertura de Scooby-Doo, What's New Scooby-Doo, onde eles até tiveram uma participação depois em um episódio. Eu nunca pulava a abertura em nenhum episódio, amava a música e o desenho é claro. 



Senti falta de mencionarem esse fato. Mas quem sou eu para exigir algo deles, sendo que só descobri o nome dos membros da banda, com esse documentário. Eu ouvia algumas músicas, não era tão fã assim. Eu raramente sei sobre as bandas que escuto e geralmente fico chocada com os documentários quando vejo um. Ou biografias, onde mais uma vez citarei minha decepção na conduta de Anthony Kieds, o vocalista do Red Hot Chilli Peppers, onde li sua biografia e fiquei horrorizada. Depois disso, sempre fiquei com receio de ler biografias. A gente costuma idealizar os artistas, e eles gostam de jogar bombas em você. Simple Plan acabou tendo uma polêmica, mas com um dos integrantes que após 20 anos juntos, acabou deixando a banda. Não foi mencionado com exatidão o motivo, mas dei uma pesquisada e ele foi acusado de assédio. 

Quando se trata de artista, sempre fico com receio da veracidade da acusação, porque infelizmente já teve muitas oportunistas que acusam artistas por fama ou dinheiro. E isso infelizmente causa dificuldade em dar créditos quando a acusação é realmente séria. Mas, como ele já saiu em 2020, não sei o que acabou acontecendo. E confesso que nem tinha percebido muito ele na banda, porque não focaram muito ele. Tanto que vi um comentário de gente dizendo que tinham cortado o nome dele nos créditos. Acho que não sou só eu que não sabia de sua saída e o motivo. 

Quando se trata de banda, sempre acho que o vocalista é quem formou e criou a banda, quando geralmente são os últimos a entrar. Aqui não foi diferente. Apesar de Pierre e Chuck já terem tocados juntos, eles haviam se separado e não se falavam durante dois anos. Quando Chuck formou uma banda, só faltava o vocalista e por mais que testasse outros caras, para ele só poderia ser um que daria certo, então chamou Pierre para tocar juntos novamente. Acho que houve redenção, perdão e amadurecimento nesse tempo que ficaram separados e depois de tocarem todos esses anos juntos. Se viver em família as vezes é um pé de guerra, imagina amigos viajando juntos e tocando juntos por mais de 20 anos... impossível não ter discussão nesse meio tempo. Ainda que foi uma relação saudável considerando outras bandas que já vi. Só no início Chuck e Pierre se desentenderam, mas se tiveram outras crises, não foram tão sérias a ponto de mencionarem. 

Também não teve a rivalidade sobre a parte de criação, mas pode ser porque o doc era sobre o grupo no geral e comemorando todos esses anos de estrada. Embora eu tenha visto o primeiro MV deles, concordo que para alcançarem o sucesso, foi bem doloroso para eles, ainda mais quando surgiram no meio de outras bandas como Blink-182, Offspring, Green Day, Avril Lavigne entre outras. Mas, apesar das dificuldades iniciais, eles conseguiram seu público e seguem firme nos dias atuais. Não vou dizer que virei fã, mas achei emocionante e amo quando contam o início de sua jornada e mostram gravações antigas, é muito nostálgico, ainda mais quando você cresce vendo isso, o desenvolvimento e sucesso do artista. Eu continuo gostando de algumas músicas e quem sabe agora passe a ouvir mais eles. 

Li algumas críticas e fico feliz que foram todas positivas, embora concorde que poderiam ter explorado mais sobre eles. Pelo que li, parece que tem outro doc sobre eles e um livro, não sei nada sobre isso, mas talvez explique porque aqui foi tão condensado a história. Também mencionaram o fato sobre não explicarem com mais detalhes sobre a saída do David. De início, quando mencionaram os momentos difíceis e tals, achei que um deles tinha depressão e tentou o suicídio ou tinha problemas com drogas. Por último pensei que poderia ser acusação de assédio. Como li, a ausência de explicações, realmente me fizeram pesquisar sobre o ocorrido. Mas, acredito que ninguém quer ficar falando muito sobre algo que pode manchar o grupo todo. Só não pesquisei a fundo, só li que David foi acusado, não sei o que aconteceu com ele, mas pelos comentários, muitos gostavam dele.

Mas acho que no geral, para quem não conhecia muito sobre a banda, acredito que o doc fez um bom trabalho. Foi curtinho infelizmente mas foi interessante. Mas de novo, só faltou falarem sobre a música do desenho que mais amo, aí seria mais perfeito ainda. 


Nota pessoal 10/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dica de Destaque

Resenhando Divagações sobre Noiva de Ali Hazelwood no Divagando Sempre

  Olá Divosos leitores. Trago pela primeira vez algo da autora Ali Hazelwood e que, seria perfeito se não tivesse tanto hot. CONTANDO A ...