segunda-feira, 20 de abril de 2026

Divagando e resenhando Zorro: começa a lenda no Divagando Sempre

 

Olá Divosos leitores. Hoje trago essa leitura que poderia ter sido melhor, já que se trata do mascarado mais famoso do mundo, Zorro. 






A HISTÓRIA 

Alejandro de La Vega, um soldado espanhol, casa-se com Regina, uma mulher indígena. Eles têm um filho, Diego. Durante sua gestação, ela ficou aos cuidados de Ana, outra indígena que também estava grávida e deu a luz Bernardo. Os dois meninos cresceram juntos e passaram juntos até por um ritual de passagem indígena para provar sua maturidade. Porém, a casa dos La Vega é saqueada por bandidos e Ana é violentada e morta diante de Bernardo, que com o choque, nunca mais falou uma palavra. Diego conseguiu se esconder com sua mãe ferida até poderem sair. Diego e Bernardo são criados juntos como irmãos, mas embora Diego tenha descendência indígena, Bernardo sempre foi considerado seu criado pelos outros, mesmo que Diego insistisse dizendo que eram irmãos. 

A jornada dos irmãos muda, quando Diego é enviado para a Espanha sob os cuidados de Tomás de Romeu, para obter uma boa educação e aprender esgrima com Manuel Escalante. Lá, Diego conhece as filhas de Romeu e se apaixona por Juliana. Porém, esta é cortejada por Rafael Moncada que fará de tudo para conquistar Juliana. Diego e Moncada duelam pela jovem e Diego humilha seu adversário. Escalante vendo potencial em Diego, o convida para participar da sociedade secreta La Justicia, adotando o nome Zorro.

Escalante e De Romeu são presos acusados de serem simpatizantes franceses e Diego consegue resgatar Escalante com a ajuda de La Justicia. Quanto a De Romeu, Moncada aceita ajudá-lo sob a condição de Juliana se casar com ele. Mas após suas filhas terem um encontro emocionante com o pai, descobrem que Moncada foi quem denunciou De Romeu. Diego promete que protegerá Juliana e Isabell e assim, quando De Romeu é executado, os três mais Nuria, a ama das meninas fogem para as Américas. 

Durante a viagem, um pirata, Jean Lafitte, saqueia o navio que Diego e as meninas estão e os fazem de refém. Mas, Juliana acaba se apaixonando por Lafitte e fica para trás. Quando o trio chega finalmente a casa de Diego, Bernardo que havia retornado anos atrás para ficar com Raio da Noite, que esperava um filho seu, recebe Diego com péssimas notícias. Moncada havia invadido sua casa e seu pai foi preso sob acusação de traição. Moncada fez tudo isso por vingança e estava atrás de Juliana. Diego convence Bernardo de um plano arriscado para salvar o pai e assim Zorro entra em cena. 



Ano de publicação 2005

Páginas 382

Autor/a Isabel Allende



Minhas divagações 

Não vou mentir, só conhecia Zorro pelo filme A máscara do Zorro de 1998, com Antonio Banderas e Catherine Zeta-Jones, mas não lembrava muito da história. Só pequenos detalhes como usar máscara, capa preta, espada e deixar um z nos inimigos. Então, achei que seria interessante conhecer outro ponto de vista sobre Zorro. Mas, confesso que foi uma leitura cansativa e tenho certeza que a autora só queria criar um romance usando o nome do Zorro. Se você espera uma história cheia de ação e atos heroicos e magnificos do Zorro, esqueça. A história começa desde o nascimento de Diego e se torna chatíssima quando ele se apaixona por Juliana. Que diga-se de passagem, odiei essa personagem. 

Desde o início ela nunca demonstrou nenhum afeto por Diego, sequer foi grata por ter tentado ajudar o pai muito menos por tê-la mantida viva durante as investidas e perseguições de Moncada e ainda por cima se apaixonou por um pirata. Sinceramente? Achei sua passagem na história ridícula. Ela nunca fazia nada especial, só exaltaram sua beleza, parecia mimada e que não sabia fazer nada na vida. Como é que do nada, ela é a escolhida para ficar com Lafitte porque era digna? Me poupe. Mulherzinha fresca que não colaborou em nada para a história, a não ser trazer tragédia na vida de Diego. Pois só foi perseguido por Moncada por causa dessa sonsa da Juliana. Se ela não existisse, pelo menos o motivo de ter um inimigo, poderia ser outro. 

Isabell sim, era personagem que merecia destaque. Não vi motivo dela ser diferente em aparência da irmã. Ela poderia ser bonita mas Diego poderia se apaixonar pela Juliana por outros motivos. O que ainda não entendo o que ele viu nela. Mas enfim, Isabell era muito mais perspicaz, fazia esgrima, era mais inteligente, uma pena ter se apaixonado por Diego. Mesmo Juliana ficando com todos aqueles que ela se apaixonava, Isabell nunca odiou a irmã nem viveu amargurada por isso. 

Bernardo era muito superior ao Diego, principalmente em sabedoria. Por ter passado por um trauma horrível, ele se tornou um homem muito antes que Diego. Na verdade, achei Diego infantil, impaciente e imprudente demais. Fora que esse amor platônico pela Juliana era muito chato. Confesso que nas partes dela com Lafitte, pulei várias páginas porque não suportava mais essa menina. Claramente ela era esnobe e do nada virou defensora dos escravos. Patética. 

Tudo bem que Diego era muito jovem, todo mundo tem sua história antes de ser um herói ou bandido. Mas, talvez por não conhecer muito a história de Zorro, eu esperava algo melhor. Diego foi um jovem patético e isso só foi bom para não suspeitarem dele como Zorro, que tinha uma personalidade completamente diferente. Mesmo que a autora quisesse transmitir isso, acho que ter focado no romance improdutivo entre Diego e Juliana foi muito cansativo. Mas, não nego que ter dado motivos para Moncada perseguir Diego nesse ciclo de vingança foi interessante. Juliana deveria ser uma beldade para fazer Moncada agir do modo como agiu. 

Só acho que Diego e Bernardo não deveriam ter se separado tão cedo. Tinha muito potencial os dois juntos. Os momentos finais foram bem frenéticos e só valeu a pena quando finalmente Juliana saiu de cena. A história poderia ter rivalidade entre Diego e Moncada sem ser por mulher. Ainda mais por uma que não tinha virtude nenhuma e no final ainda teve caráter duvidoso. Talvez Moncada poderia ser o preferido de Escalante mas como tinha personalidade explosiva e caráter a ser trabalhado, quando conheceu Diego e viu justiça em seus atos, poderia ter mudado de pupilo causando inveja em Moncada. E em um duelo para provar quem seria melhor, humilhado por Diego, nasceria aí seu ódio e desejo de vingança por ele. Poderia perseguí-lo e ter feito o que fez com o pai dele do mesmo jeito. Tiraria as partes chatas com Juliana e acrescentaria um motivo melhor de odiar o rapaz. Isabell poderia ser filha única e Diego ter ficado na casa De Romeu da mesma forma. Só não teria todos aqueles momentos chatos com Juliana. 

No mais, achei que seria uma história muito mais interessante mas acabou sendo uma leitura arrastada. O final compensou mas como sempre digo, a jornada para se chegar à esse final, não valeu a pena.


Nota pessoal 6/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dica de Destaque

Resenhando Divagações sobre Noiva de Ali Hazelwood no Divagando Sempre

  Olá Divosos leitores. Trago pela primeira vez algo da autora Ali Hazelwood e que, seria perfeito se não tivesse tanto hot. CONTANDO A ...