quarta-feira, 17 de setembro de 2025

[Review/crítica pessoal] Dororo (Anime) - Divagando Sempre

 

Olá Divas e Divos. Seguindo com esse anime maravilhoso. 






A HISTÓRIA 

Lorde Daigo Kagemitsu, durante o periodo de guerras civis, vendo seu povo passando fome e sofrendo vários infortúnios, faz um pacto com 12 demônios, oferecendo qualquer coisa em troca da prosperidade de suas terras. Sua esposa que estava grávida, no momento do parto, sofre durante ao dar a luz um menino. Porém, o bebê nasce lhe faltando partes do corpo. Daigo, ordena então que a parteira dê um fim ao bebê.

Ao chegar próximo a um rio, a parteira com dó, deixa o bebê em um barquinho, confiando que seu destino fosse o que fosse. Mas, ela não retorna a casa pois é atacada e devorada por um demônio. Assim, ninguém sabe o que aconteceu com os dois. Daigo prospera se tornando um poderoso líder e tem outro filho. Mas, anos depois, suas terras passam por dificuldades, lembrando aquele terrível ano em que seu primeiro filho nasceu. Então ele passa a investigar o paradeiro da parteira para descobrir o que aconteceu com o bebê. Mas ele desconfia que ele sobreviveu quando olha o local onde fez o pacto com os demônios e descobre que alguns deles foram destruídos. 

Dororo é uma criança órfã que estava sendo perseguida por um demônio quando conhece um jovem misterioso que parece não enxergar mas que luta muito bem. Depois Dororo também percebe que ele não fala e nem escuta e que partes de seu corpo são constituídas de próteses. Acontece que um ex soldado que agora constrói próteses e deixa nos corpos que encontra pelo caminho, havia encontrado o bebê abandonado no rio e decidido criá-lo. Lhe fez próteses e lhe ensinou a lutar para se defender e lhe deu o nome de Hyakkimaru. 

Hyakkimaru enxerga por cores, então quando vê algo vermelho, sabe que é um demônio. Dependendo do demônio derrotado, ele recupera uma parte de seu corpo. Assim, Dororo permanece ao seu lado, lhe ajudando a ser mais humano e a lidar com as partes de seu corpo recuperadas. Dororo possui dois segredos, um que nem mesmo ele sabia e outro que precisou esconder para sobreviver após a morte dos pais. Conforme Hyakkimaru vai recuperando seu corpo, ele e Dororo descobrem sobre sua família e sobre o pacto que seu pai fez com os demônios. Hyakkimaru decide então a todo custo recuperar o que é seu de direito para proteger Dororo, que sente medo dessa busca transformar Hyakkimaru em um demônio completo, pois se ele recuperar seu corpo, seus pais e irmão podem morrer e os vilarejos enfrentarão as secas e as dificuldades de quando ele nasceu. 













Ano de lançamento 2019

1 temporada 24 episódios 



Trailer 





Minhas divagações 

Segunda vez que vejo esse anime e continua tão bom quanto da primeira vez. E claro, algumas coisas ficaram mais claras do que da primeira vez. A vida de Dororo e Hyakkimaru antes de se encontrarem, era excepcionalmente triste e solitária. Dororo é o tipo de criança que não para de falar, o que vem a calhar já que Hyakkimaru não escuta nada. 

Alguns de seus encontros com outras pessoas foram marcantes e outras terríveis. A parte que eles encontram uma mulher que cuidava de crianças órfãs, para mim, foi terrível pelo o que aconteceu com eles, mesmo que o trabalho dela para manter as crianças alimentadas fosse meio duvidoso, ela não merecia aquele destino. A guerra em qualquer situação só mostra o quão horrível é a transformação de alguns homens. E por Hyakkimaru não entender sobre as pessoas, como ele só enxergava a aura delas, essa mulher lhe parecia amável, principalmente porque quando ele recuperou sua audição, ele gostava de ouví-la cantar. Era um som que não feria seus ouvidos. 

Apesar de Dororo ter ficado órfão cedo, ele ainda teve o amor dos pais. Dororo e Jukai, foi o mais próximo de uma família que Hyakkimaru teve. Daigo foi tão cego e egoísta em seu desejo de prosperar, que se arrependeu no final ao ver a determinação de Hyakkimaru em viver. Talvez, se tivesse confiado que ao crescer seu filho prosperassse e liderasse com ele, não teria perdido tudo. Pois convenhamos, aquele segundo filho dele, era tipicamente o menino mimado que não prestava para nada e fazia de tudo para chamar a atenção dos pais. E ainda acho que seria um final digno se Daigo tivesse sido devorado pelos demônios. 

Dororo sofreu tanto e isso porque ainda manteve seu segredo. Minha pergunta seria se Hyakkimaru após conseguir seu corpo de volta, ele seria meio imortal? Claramente ele era bem mais velho que Dororo, mas no final, ficou meio implícito ali um reencontro. E aquele velhinho cego que vira e mexe esbarrava com os dois? No mínimo eram encontros sempre hilários. A não ser o primeiro, que com sua ajuda, Dororo pôde compreender o que se passava com Hyakkimaru e sua busca. 

Acho que de todos os sentidos que Hyakkimaru recuperou, o melhor de todos foi quando ele viu Dororo pela primeira vez. Essa versão que vi é mais recente. Existe uma da década de 70 acho, então os traços são bem diferentes. Não encontrei para ver, então não faço ideia se essa versão atual foi fiel. Pois Fruits Basket também teve versões antiga e atual e a atual foi bem diferente da original. Não só os traços, mas mudaram coisas na história. 

Enfim, poderia até ter uma segunda temporada, contando o que Hyakkimaru fez enquanto foi embora e Dororo cresceu. E depois claro, como seria o reencontro. Mas enfim, o anime em si foi sensacional. Principalmente porque tem espadachim. E a música de abertura é magnífica. Apesar da jornada de Hyakkimaru parecer ser o foco da história, o título leva o nome Dororo, tanto que no início eu achava que Dororo era o Hyakkimaru. Por que é assim? Também não entendi muito bem. A história começa com a família de Hyakkimaru,  mas acho que embora a jornada de Dororo também tenha sido difícil, seus pais lhe deixaram algo que o tornaria grande. Talvez fosse esse o motivo do título levar seu nome. O que não faz diferença, uma vez que os dois estavam sempre juntos. 

Recomendo e vale muito a pena. 


Nota pessoal 10/10

terça-feira, 16 de setembro de 2025

[Review/crítica pessoal] Inuyashiki Last Hero (Anime) - Divagando Sempre

 

Olá Divas e Divos. Hoje começo uma maratona de animes ou anime movie. Já que terminei a Live Action de Inuyashiki, trago agora o anime. 






A HISTÓRIA 

Inuyashiki, um trabalhador e pai de família de 58 anos, assalariado, acaba de conseguir uma nova casa, mas ainda assim sua família fica descontente e não o respeita. Um dia ele encontra um cãozinho abandonado e a chama de Hanako. Porém, sua esposa não quer o cachorro mas ele fica com ela em seu quarto. Para piorar, ele recebe um diagnóstico de câncer terminal. Ao se dirigir para um parque a fim de abandonar Hanako, já que tem certeza que sua família não cuidará dela após sua morte, ele percebe um rapaz ali também. Então, uma explosão acontece. 

Inuyashiki acorda sozinho com Hanako ali e vai para casa. Então percebe que já não é mais o mesmo. Impressionado e assustado, ele descobre que agora é um robô. Ele continua com sua vida normalmente mas aos poucos vai descobrindo como controlar seu novo corpo. Ele então escuta gritos de socorro e vai até o local, mas chega tarde demais. Então o assassino aparece e ele reconhece o rapaz do parque, mas antes que consiga dizer algo ele atira. Mas Inuyashiki se levanta e o rapaz vai embora. 

Shishigami é um jovem que por fora demonstra ser um adolescente normal, popular na escola, tem amigos, na casa de seu pai é querido por todos, mas por dentro, ele não suporta as pessoas, ele só se importa com sua mãe e seu amigo Ando. Quando descobre seu novo corpo, Shishigami vai até a casa de Ando porque ele não tem ido a escola, pois sofre bullying constantemente. Shishigami mostra seu novo eu e que não tem com o que se preocupar, pois ele irá lhe proteger. Ele cumpre sua promessa e afasta o grupo que faz bullying com Ando, mas o deixa apreensivo pelos métodos que usa. Quando ele vê que Shishigami mudou e agora mata sem sentimento nenhum, ele decide se afastar.

Shishigami quase muda seu modo de viver, mas sua mãe lhe conta que está doente e depois de secretamente curá-la, ele decide mudar de vida com ela. Mas alguém o denuncia e a polícia aparece. Agora ele é um fugitivo e sua mãe alvo de comentários negativos que a fazem acabar com sua vida. Revoltado, ele decide se vingar de todos aqueles que fizeram os comentários maldosos e acaba descobrindo quem o denunciou. Mas, mesmo após tantas mortes, sem ter para onde ir, ele acaba ficando com Shion, uma garota da escola que se declarou para ele. Ficando escondido com ela e sua avó, ele passa dias como se fossem família e ele se apega a elas. Mas, obviamente, ninguém havia esquecido o que ele fez e a polícia invade a casa de Shion. 

Enquanto isso, Shishigami continua com sua vida, agora que descobriu que não tem e nem pode mais ficar doente e decide usar seu novo corpo para salvar vidas. Ele acaba conhecendo Ando e este lhe pede para parar Shishigami. Eles treinam juntos até o momento final da luta. Porém, outro perigo surge em suas vidas, um meteoro vem se aproximando e o fim do mundo é inevitável. Shishigami entende então qual seu propósito de ter se tornado um robô e se despede de sua família e Ando.











Ano de lançamento 2017

1 temporada 11 episódios 



Trailer 





Minhas Divagações

Eu comecei a ver o anime primeiro mas terminei a Live Action antes. Há diferenças entre os dois e vamos admitir, o anime com certeza é bem mais violento. Shishigami mostra seu lado mais cruel, porém, ele dá uma breve explicação para Shion de que após se transformar no robô, a única coisa que lhe dava algum sentimento era matar. Mas Shion o aceitava como ele era e fez um trato com ele, de curar o mesmo tanto de pessoas que ele matou antes. Por um tempo, ele e Shion tiveram uma vida divertida e ele se sentiu amado e acolhido com ela e sua avó. Mas, ninguém havia esquecido o que ele fez antes e as pessoas no seu lado mais cruel, continuaram buscando sua prisão ou morte. Então, a polícia invade a casa de Shion e simplesmente atira nela e na avó. Nesse sentido, fiquei totalmente do lado de Shishigami ao querer vingá-las. Elas poderiam ter escondido ele, mas atirar a queima roupa, estando desarmadas e sendo civis? Porém, no anime ele salva Shion e sua avó e elas vivem bem. 

Quanto a Inuysashiki, ele é treinado por Ando, que conhece alguns poderes de Shishigami e presumi que Inuysashiki possa fazer o mesmo. Em um desses treinamentos, Mari, a filha mais velha de Inuyashiki e que estuda na mesma turma de Ando, os vê juntos e descobre o segredo deles. Embora seu comportamento fosse de uma típica adolescente revoltada, conforma ela vê em segredo o que o pai tem feito, ela começa a vê-lo com outros olhos. Apesar de ter certeza de que sua família o desprezava, no final, o aceitaram como ele era.

Parece uma história boba de dois humanos que foram transformados em robôs, mas a complexidade em como cada um fosse utilizar esse novo poder, foi intrigante. Inuyashiki por ser rejeitado por todos, poderia muito bem ter usado esse novo poder para se fazer respeitar e conquistar o mundo, mas sua natureza era calma e tranquila e ele só fazia o bem. Em contrapartida, Shishigami era popular e aparentava ter tudo o que quisesse, mas com seus novos poderes, ele preferiu matar aqueles que o incomodavam ou simplesmente matava qualquer um só para sentir algo, pois sua natureza, já era de um psicopata. 

E apesar da Live action ser com meu ator japonês preferido, preferi a conclusão final no anime. Acho que foi bem trabalhado e teve aquela resolução final, pois não teria como explicar como os dois ficaram daquele jeito e nem ficarem lutando para sempre e ainda salvaram o mundo. Mesmo que Shishigami tivesse matado inúmeras pessoas inocentes, espantosamente ele queria salvar Shion e sua avó e principalmente seu amigo Ando. Esse final do anime foi muito mais emocionante. Pelo menos a família de Inuyashiki descobre o que ele se tornou e demonstram carinho por ele. No filme só a Mari descobre que ele é um robô. 

E embora o filme termine com a intenção de dizer que não é o fim, não vejo como poderiam fazer uma sequência ainda. Mas... se tiver, creio que não seria ruim. A música tema de abertura é maravilhosa. Sempre a escutei mas nem imaginava que era de anime. Quando puderem escutem, Man With A Mission, My Hero.




O que mais me surpreende nesse tipo de história e que não consigo me acostumar, é na maldade humana. De início eu havia pensado que quem tinha denunciado Shishigami fosse o Ando, já que ele sabia o que o amigo tinha feito. Mas não,  foi um cara aleatório que fez uma denúncia anônima e nem sabia direito do que Shishigami podia fazer. Ele só fez isso, por pura maldade, para acusar alguém e se divertir as custas dos infortúnios da família denunciada. Infelizmente ele acusou a pessoa certa e pagou por isso. A Shion, até dou créditos por ela ter conseguido mudar as atitudes de Shishigami por um tempo, mas, ela era muito barulhenta, irritante demais. 

Enfim, parecia uma história boba, mas acabou sendo complexa e reflexiva. O que nós faríamos se fôssemos transformados como Inuyashiki e Shishigami? E o mais interessante da história, é o protagonista e herói,  não ser o típico adolescente bonitinho de todo anime. Era um idoso solitário. Super recomendo. 


Nota pessoal 10/10

segunda-feira, 15 de setembro de 2025

[Review/crítica pessoal] Inuyashiki (Live Action) - Divagando Sempre

 

Olá Divosos. Terminando minha maratona de Live action, hoje trago essa adaptação no mínimo intrigante. 






A HISTÓRIA 

Ichiro Inuyashiki, 58 anos, trabalhador e pai de família, não é respeitado em seu trabalho muito menos em casa. Sem amigos e ainda por cima sua família o despreza. Ele encontra um cãozinho abandonado chamado Hanako e a adota. Ao mesmo tempo que encontra um ser feliz com sua presença ele recebe o diagnóstico de um câncer com 3 meses de vida. Ao tentar comunicar sua família, ele desiste consciente de que se morresse, eles chorariam por ele? Desolado, ele passeia a noite com Hanako com o intuito de abandoná-la, pois sabe que se morrer sua família não ficará com ela de qualquer forma. Porém, ao chegar em um parque, percebe um rapaz ali também, com semblante tão desolador quanto o dele. Mas, então, uma explosão acontece e ele perde a consciência. Ao acordar está sozinho com Hanako no parque. 

Inuyashaki volta para casa mas continua arrasado com a consciência de que vai morrer em breve e com o desprezo de sua família. Ao entrar em seu quarto, percebe seu corpo estranho e horrorizado descobre que não é mais humano. 

Por sua vez, Hiro Shishigami, um adolescente que estava no parque no mesmo instante que Inuyashiki, também sofreu o impacto da explosão e também acordou diferente. Mas ao contrário de Inuyashiki, Shishigami aprendeu a usar seus poderes e vai até seu amigo Ando Naoyuki, que sofre bullying na escola e por isso tem faltado as aulas. Shishigami vai até a casa de Ando para lhe mostrar seus novos poderes. Mas ao contrário de Inuyashiki, Shishigami tem ímpetos de violência, e mata uma família sem piedade. Inuyashiki ouve os apelos da vítima e corre até a casa para salvá-la, sendo tarde demais. Mas seria seu primeiro encontro com Shishigami, outra pessoa com poderes como ele. Mas percebe que ao contrário dele, que tenta salvar pessoas, o jovem parece querer eliminá-las. 

Ando vendo como Shishigami mudou, recusa o dinheiro que este tenta lhe dar e também diz que não pode mais ser seu amigo, já que sabe que foi ele quem matou a família que saiu na TV. Vítimas de tiro sem balas no local. Ando não pode aceitar que seu amigo seja um assassino. Shishigami até repensa suas atitudes, mas então sua mãe lhe informa que está com câncer e que seria melhor ele morar com seu pai e a família dele. Arrasado, ele promete que ela não vai morrer. 

Inuyashiki descobre que tem o poder de salvar vidas e secretamente vai a hospitais curar doentes terminais. Mas apesar desse poder, ele não pode curar sua família que está quebrada e evidentemente o despreza com todas as forças. Mas tudo muda quando Ando pede socorro para alguém impedir seu amigo. Inuyashiki então conhece Ando e os dois passam a treinar juntos para derrotar Shishigami. 

O câncer de sua mãe é curado mas Shishigami é denunciado e ao fugir da polícia, mata alguns no local. Sua identidade é exposta e a mídia não perdoa. Cercada por repórteres cruéis, sua mãe não suporta e uma tragédia acontece. Isso motiva Shishigami a se vingar e eliminar todos de Tóquio. Inuyashiki tenta impedí-lo e acaba se revelando a sua filha na tentativa de salvá-la. 













Ano de lançamento 2018

Duração 2h 2m

Direção Shinsuke Sato

Elenco Takeru Satoh, Noritake Kinashi, Ayaka Miyoshi, Kanata Hongo



Trailer 





Minhas divagações 

Fazia muito tempo que eu não escrevia minhas impressões enquanto assistia algo. E para piorar, além de parar para escrever, também estou assistindo o anime em paralelo, então, para não me confundir, resolvi escrever minhas impressões do filme, já que vou terminá-lo primeiro. Descobri a Live action por acaso e me interessei obviamente pelo Takeru Satoh. Mas, ainda acho seu melhor personagem o Kenshin de Samurai X. 

Mas vamos ao filme. O início de Inuyashiki achei bem fiel ao anime, principalmente quando se mudam de casa e o desprezo de sua família. Porém, quando Inuyashiki sofre a explosão, no anime fica mais claro o que houve e porque reconstruiram seu corpo. Já Shishigami foi tudo quase diferente. Até sua visita a Ando, que no anime está sempre deitado e seu semblante é sempre de tristeza. Shishigami mostra seu novo corpo em seu quarto mesmo, mas no filme eles saem da casa de Ando. Em nenhum momento Ando fica impressionado com o novo Shishigami, ele fica sempre temeroso ao seu lado. No filme, ele pareceu um pouco impressionado com o novo amigo. Só quando viu as notícias das mortes na TV e o método usado, ele sente medo do amigo. 

Embora Shishigami seja imprevisível e parecer odiar as pessoas sem motivo, ele lembra muito psicopatas que fingem ser uma pessoa completamente diferente do que realmente é.  Para seus colegas de escola, seu pai e a família dele e sua mãe, ele mostra um lado típico de adolescente comum. Apenas Ando sabe quem realmente o amigo é. Porém, tirando as pessoas que ele matou sem motivo e acreditem, no anime ele foi bem mais cruel, ele tinha sentimentos por sua mãe, por Ando e por uma garota que gostava dele e o acolheu e escondeu da polícia. Veja bem, seus motivos para querer matar todos foi justificável pelo que fizeram a sua mãe e a garota que o acolheu. Elas não tinham culpa pelo o que ele fez, mas a sociedade e a polícia nem ligaram pelo que fizeram com elas, que eram inocente. Eu entendo o lado dele de que querer eliminar certas pessoas. 

Mas em contrapartida, temos Inuyashiki, que apesar de todos seus infortúnios e que teria motivos para odiar os seres humanos, ele fazia de tudo para salvá-las e sem mérito ou reconhecimento nenhum. Tendo apenas Ando ao seu lado. Ainda não terminei o anime e pelo modo como terminou o filme, poderíamos esperar uma sequência, mas dado o tempo que se passou, não sei se ainda seria possível. 

Apesar das diferenças entre anime e Live action, achei bastante satisfatória. Só espero que Inuyashiki tenha pelo menos apoio de sua família. Acredito que depois de tudo que sua filha passou e viu, sua atitude com ele vá mudar. Acho que partindo dela, já seria suficiente para dar um pouco de amor para ele. De início achei que Inuyashiki morasse com a filha e netos, por aí daria para entender o desprezo deles. Quando vi que era marido e pai fiquei abismada. Me perguntava se seria normal uma família dessas mesmo. Com todo esse poder, ele poderia ter abandonado essa família sem amor por ele e fazer o que quisesse, mas sua natureza era boa demais até mesmo para abandonar pessoas que não se importavam com ele. 

Enfim, como toda Live Action, nem sempre será fiel ao original, mas o importante é manter a essência. E julgando pelos efeitos especiais, já que é uma história que envolve poderes, pode-se dizer que foi bom. Recomendo. 


Nota pessoal 10/10

sexta-feira, 12 de setembro de 2025

Divagando sobre Death Note (Live Action) - Divagando Sempre

 

Olá Divosos. Ainda com as Live action, hoje trago esse que o anime foi fenomenal e o filme ficou satisfatoriamente bom. 






A HISTÓRIA

Light Yagami, um jovem estudante universitário, filho de um inspetor da polícia, estuda incansavelmente para ser como seu pai. No entanto, a realidade da justiça o acaba desanimando. Até que uma noite, ele encontra um caderno preto onde na capa está escrito Death Note. Existe regras nas primeiras folhas, onde o caderno diz que o nome que for escrito nele junto com a imagem da pessoa na mente de quem escreve, ela morrerá em alguns segundos de ataque cardíaco. Obviamente Light não acredita, mas apenas por brincadeira, ao ver o nome de um bandido na TV, ele escreve o nome visualizando seu rosto e depois vai dormir. No dia seguinte, ao ver a notícia que o sujeito morreu, ele passa a usar o Death Note, com o propósito de eliminar os criminosos e assim construir um novo mundo. 

Junto do caderno, Light agora pode ver Ryuk, um shinigami ao qual era o antigo dono do Death Note. Interessado no que Light pode fazer ele deixa o caderno com ele. Embora ele coloque nomes de criminosos no caderno, acaba chamando a atenção de todos pelas mortes misteriosas. A força policial acaba trabalhando junto a um jovem chamado L que após eliminar evidências aqui e ali, acaba tendo seus suspeitos reduzidos, incluindo o filho do inspetor Yagami. Light, tendo acesso aos arquivos usando a senha de seu pai, consegue burlar as suspeitas sobre ele, sempre um passo a frente de L. Até que, quando se vê encurralado, ele toma uma decisão drástica para eliminar de vez as suspeitas sobre ele. 












Ano de lançamento 2006

Duração 2h 6m

Direção Shusuke Kaneko

Elenco Tatsuya Fujiwara, Kenichi Matsuyama, Nakamura Shido II (Ryuk voz), Takeshi Kaga, Shunji Fujimura



Trailer 





Minhas divagações 

Assisti o anime muito tempo atrás e tinha achado Kira genial, embora ele tenha iniciado o caderno com boas intenções, acaba sendo dominado pela audácia de não ser pego e escrevendo nomes no caderno que no final, já não tinham mais relação com criminosos. Ao mesmo tempo que você o vê como herói, você também o vê como um assassino. É como dizem, se quiser saber o caráter de alguém, lhe dê algum poder. 

Diferente do anime, senti falta do início onde Ryuk entediado com sua vida de Shinigami, decide jogar seu Death Note no mundo humano e esperar para ver o que acontece. Infelizmente é Yagami Light quem o encontra. Inicialmente ele ainda tinha um senso de justiça, porém, ao perceber como o sistema era falho e na verdade muito injusto, a partir do momento que aprende como usar o Death Note, acaba criando um sistema de mortes, que embora suas vítimas sejam criminosos, acaba chamando a atenção das autoridades. Isso inclui, obviamente, o trabalho de seu pai. 

Empolgado em eliminar o mal no mundo, também se empolga em enfrentar L, um jovem tão inteligente quanto ele que fará de tudo para descobrir quem Kira é  de verdade. Algumas coisas havia me esquecido e embora imaginasse que todo o anime seria o primeiro filme, óbvio que seria dividido em partes. Light cria planos cada vez mais elaborados e no final, até Ryuk fica impressionado com a maldade dele. O filme acaba provavelmente na primeira temporada do anime. Light consegue fazer com que pelo menos seu pai acredite que ele é inocente. 

L aparecendo e afirmando que Light poderá fazer parte da equipe segurando um pacote de salgadinho, diz muitas coisa. Claro que no anime, tendo liberdade de animação se pode fazer o que quiser, mas, essa Live action, embora obviamente tenha mudanças e pelo ano de lançamento, foi um acerto raro no mundo das Live action. L parecia o anime encarnado. E o Ryuk também foi muito bem feito. Mas, infelizmente, não gostei muito da Misa nem da atriz que a interpreta. Embora já tenha visto outro trabalho dela. Porém, a atriz trabalhou bem em interpretar a Misa já que a achei insuportável e muito barulhenta. Personagens desse nível não me são muito atraentes. Apesar que ela terá um papel importante na história. 

Será que eventualmente Light teria parado por conta se entediando, se as mortes não chamassem a atenção da polícia? Será que ele só continuou porque L apareceu para solucionar o caso e ele achou que encontrou um adversário a altura? Light foi um vilão que sua transformação foi sensacional. Ele tinha tudo e poderia ter sido muito mais, porém, ao tocar o Death Note suas ideologias sobre justiça mudaram ou será que ele sempre teve esse lado escondido por dentro? Preciso rever o restante para terminar essa história fantástica. 

Tatsuya e Kenichi já vi de outros doramas ou filmes. Mas acho que ficaram mais conhecidos por terem interpretado Light e L. Achava bizarro que Light tão novo pudesse ser tão inteligente a ponto de manipular a força policial daquele modo, mas L acaba superando Light nisso. Ou ficam ali em pé de igualdade. Embora L aparentemente seja milionário, tem um secretário guardião que atende a todos seus caprichos e come doce de uma forma que qualquer outro ser humano normal teria morrido de diabetes. Fora seu jeito bizarro de segurar as coisas com as pontas dos dedos. E a paciência de seu secretário é sublime. 

No mais, alguns pontos foram bem impressionantes, principalmente se não conhecer a história do anime. Mas o melhor de tudo com certeza é a mudança de personalidade de Light. O que ele fez com o agente que o seguia, ao mesmo tempo foi genial quanto terrivelmente cruel. E ele enganando as câmeras de vigilância no seu quarto enquanto estudava? Coisa de gênio. Embora, tenhamos que concordar que em determinadas partes ele tenha sido ingênuo, como na primeira vez em que achou que o homem que aparecia na TV era o verdadeiro L. E, por não ter pensado que as mortes aconteciam mais na região em que morava. Uma hora iriam descobrir que o assassino estava mais perto do que imaginavam. Mas se ele começasse a viajar pelo mundo, seria mais óbvio que ele era. Mas não dá para negar que com um caderno desses, há várias possibilidades de histórias. Muito impressionante mesmo. 

Recomendo. 


Nota pessoal 10/10

quarta-feira, 10 de setembro de 2025

Divavando e resenhando Mufasa: O Rei Leão - Divagando Sempre

 

Olá Divas e Divos. Hoje trago a história de Mufasa. 






A HISTÓRIA 

Simba e Nala tem uma filha chamada Kiara. Enquanto Nala está em um oásis para dar a luz, Simba pede a Timão e Pumba que cuidem da filha. Rafiki aparece e para entreter Kiara, conta a história de Mufasa, seu avô.

Mufasa e seus pais estão em busca do mítico Milele, mas uma enchente os separa e Mufasa é arrastado para longe. Em uma área pantanosa, Mufasa é salvo por Taka, um filhote da realeza, mas ao tentar sair da água, são atacados por crocodilos. Eshe, a mãe de Taka, os salva e ouvindo a triste história de Mufasa, decide criá-lo, embora Obasi, o rei, seja contra abrigar desgarrados. 

Assim, Mufasa é criado por Eshe e aprende a arte da caça, enquanto Taka é treinado para ser rei, ou seja, não fazer nada. Durante uma caçada, Eshe e Mufasa são atacados por leões brancos e para defender Eshe, Mufasa mata um deles. Acontece que o leão era filho do temido Kiros, líder dos exilados. Este jura vingança pelo filho e ataca o bando de Obasi. Sendo grato pela coragem de Mufasa ao defender Eshe, ele ordena que ele e Taka fujam. 

No caminho encontram Sarabi,  outra vítima dos exilados e juntos partem em busca de Milele. Eventualmente acabam encontrando Rafiki que os incentiva em encontrar Milele. Porém, os exilados não desistem e partem atrás do bando. Em um determinado momento, Taka trai o grupo e são atacados quando chegam ao destino. 









Ano de lançamento 2024

Duração 1h 58m

Direção Barry Jenkis



Trailer 





Minhas divagações 

Depois de críticas cruéis ao Rei Leão, dessa vez tentaram colocar mais expressões nos animais. No entanto, não vi muitos sentido fazer uma Live action quando os animais não são verdadeiros. Acredito que se fosse uma animação a história de Mufasa, teria sido tão emocionante quanto a história de Simba. 

Mas já que temos essa Live action, vamos falar sobre. Não tinha nenhuma expectativa ao iniciar o filme e qualquer empolgação que tivesse se desvaneceu quando começaram a cantar. Quem me acompanha sabe que não sou muito fã de musicais. Confesso que as partes cantadas eu avancei. Então, se tinha alguma informação importante ali, eu perdi. Mas não me arrependo. 

Apesar de todos os efeitos visuais serem belíssimos, pelo menos eu achei, vi ainda algumas críticas negativas sobre a obra. Nem li muitas porque minha opinião não iria mudar. A jornada de Mufasa foi meio óbvia,  embora eu acreditasse que ele e Scar eram irmãos de sangue. Talvez eu tenha esquecido esse detalhe. Preciso rever a animação do Rei Leão, embora eu duvide que tenha alguém que não chorou com a cena de Simba e seu pai. 

O ponto positivo, foi conhecermos como foi a vida de Mufasa e entender mais a inveja de Scar sobre ele. Mesmo sendo filho de um rei, infelizmente ele não teve os ensinamentos corretos e por isso acabou perdendo Sarabi e seu posto de rei. Já Mufasa conseguiu esse posto sem muito esforço e ele nem queria na verdade ser Rei. O erro foi a criação do rei achar que o filho nasceu já sabendo ser rei e não ensinando nada. Por isso ao não saber fazer nada, em momentos críticos só soube ser covarde. 

O ponto negativo, foi que, por mais que gostasse de Timão e Pumba nas animações, me perdoem, mas achei eles muito insuportáveis. Mas só aqui. E não que o Pumba seja fofinho, mas aqui ele estava feio demais. Se eles aparecessem só no início e no final, porque a história não envolvia eles, teria sido melhor do que ficarem pausando a história para eles ficarem aparecendo fazendo coisas nada a ver. E, algumas vezes eu não sabia quem era quem, entre Mufasa e Taka. Embora as vezes dava para notar uma sutil diferença. 

Dito isso, apesar de histórias distintas, Simba e Mufasa tiveram jornadas parecidas. Embora Mufasa com certeza teve uma vida repleta de perdas. Primeiro seus pais, depois Eshe e seu bando, restando apenas Taka, que no futuro sabemos o que aprontará com Mufasa. E Simba perderá o pai restando novamente Scar, por incrível que pareça, mais maléfico do que nunca. De um filhote mimado e covarde, para um ser tão vingativo e inescrupuloso, foi uma jornada bem curta para ele. Talvez sua sina não fosse ser rei, mesmo que não conhecesse Mufasa, pois sua natureza, acredito que seria essa mesmo, independente de quem cruzasse seu caminho. Seu pai veria o quão inútil era, se os exilados atacassem e mesmo sem conhecer Mufasa, certeza que Taka daria um jeito de fugir. 

Simba perdeu o pai, mas se Scar fosse seu tio de sangue, eu diria que tinha puxado ele quando viveu ignorando o reino, na companhia de Timão e Pumba. Um verdadeiro covarde. Porém, tendo o sangue e o destino de um verdadeiro rei, retornou para salvar aquilo que seu pai sempre lutou para proteger. Mais uma vez, se fosse uma animação, teria sido bem mais interessante conhecer a história de Mufasa e de Scar. 

Mas enfim. Achei que seria pior, mas até que gostei, tirando a parte musical. 


Nota pessoal 8/10

terça-feira, 9 de setembro de 2025

Divagando sobre Lilo & Stitch (Live Action) - Divagando Sempre

 

Olá Divosos. Seguindo com a Live action, hoje trago essa aventura alienígena havaiana.






A HISTÓRIA 

No planeta Turo, Dr. Jumba é condenado pela Federação Galáctica Unida, por fazer experimentos genéticos ilegais. Seu mais recente trabalho consiste em um ser que ele chama de Experimento 626, uma criatura agressiva e quase indestrutível que foi exilado. Mas, 626, consegue fugir e vai parar na Terra. A grande Conselheira oferece liberdade a Jumba se ele trazer 626 de volta. Para isso, o especialista na Terra, o Agente Peakley irá junto. 

Enquanto isso na Terra, Lilo, uma garotinha havaiana é expulsa da escola por agressão contra uma colega. Nani, sua irmã mais velha e tutora legal após a morte dos pais, recebe a visita da assistente social e sua situação não é nada boa. Ela poderá perder a guarda da Lilo se esta não se comportar e ajudá-la com a casa. Nani tem uma semana para ter tudo arrumado e continuar com Lilo.

A noite, Lilo vê uma estrela cadente e faz um desejo. Acontece que era 626 caindo com a nave. Ele vai parar em um abrigo de animais e Lilo acaba o adotando e lhe dando o nome de Stitch. Mas as coisas só pioram com a chegada de Stitch culminando na separação das irmãs. Arrependido por ser mal, Stitch volta para o abrigo, mas Jumba aparece o perseguindo. Lilo tenta proteger Stitch e os dois são levados na nave de Jumba. Nani procura desesperadamente por Lilo, pedindo a ajuda do agente da CIA Bubbles. Ao contrário de Peakley, a única motivação de Jumba é capturar Stitch e transformá-lo mais ainda em um animal agressivo. 










Ano de lançamento 2025

Duração 1h 48m

Direção Dean Fleischer Camp

Elenco Sydney Agudong, Maia Kealoha, Zach Galifianakis, Billy Magnussen, Chris Sanders, Amy Hill, Courtney B. Vance



Trailer 





Minhas divagações 

Ok. Quem assistiu a animação deve concordar que foi mil vezes melhor. E me desculpem mas a dublagem brasileira também é a melhor. Do que me lembro do filme, algumas coisas mudaram. Na verdade cortaram muitas coisas que eram divertidas no relacionamento entre Nani e Lilo e nas brigas iniciais entre Lilo e Stitch, que pareciam dois irmãos.  E olha que a animação teve menos tempo e foi muito mais divertida. 

Como treinar seu Dragão acabou sendo muito mais fiel a animação. Mas, não digo que foi de tudo ruim. Embora não veja onde podem ter aumentado tanto a história e ainda assim tirado tanta coisa boa. O fato de Lilo ser solitária e estranha foi bem mais trabalhado na animação. A garotinha que fazia bullying com a Lilo nem apareceu mais no filme. 

A perda da família e a luta em manter o que restou dela unida foi bem mais emocionante na animação. Embora Nani no filme tenha tentado como na animação, senti muita diferença. E o que é esse David? Misericórdia. Ele era meio bobo, mas no filme, pura vergonha alheia. Achei o final meio fraco, acreditem. Na animação me emocionei mais. Lilo tinha ido no abrigo no início da animação com a Nani. Ela até pagou pelo Stitch, fato usado depois no final que permitiria que ele ficasse com Lilo, pois tecnicamente ela pagou por ele e sendo assim, ele lhe pertence. 

As músicas do Elvis também foram melhor aproveitadas. Nani nem prestou atenção na façanha do Stitch que tocava a música saindo de sua boca. Os efeitos foram interessantes mas pelo que me lembre, Jumba e Peakley não se disfarsaram de humanos. Se não me falha a memória, a confusão foi maior porque eram eles mesmos. Mas enfim, como eu disse, não foi de todo ruim, mas também não foi excepcional. Não me decepcionou porque não tive expectativas. Mas foi fofinho ao seu modo. Se parar de comparar com a animação fica perfeito. 

Embora tenha atores reais, acho que dava para transmitir mais sentimentos, confesso que me emocionei e me diverti mais com a animação. Porém, Stitch ficou bem fofinho, fiel a animação. Mas, eu acho, na minha humilde opinião, que uma Live action não era necessária. Contar a mesma história dependendo, pode vir a ser muito repetitivo. Cadê as novidades? Cadê criações originais? Dependendo da Live Action, sempre vou preferir o original, a não ser, Samurai X, que continua sendo a melhor Live Action de anime que já vi. 

Nota pessoal 8/10

segunda-feira, 8 de setembro de 2025

[Review/crítica pessoal] Como treinar seu Dragão (Live action) - Divagando Sempre

 

Olá Divosos. A semana agora começa com Live action e hoje trago esse carismático filme que me surpreendeu e superou minhas expectativas. 






DIVAGAÇÕES 

Na vila de Berk, uma comunidade viking, liderado por Stoico, sofre constantes ataques dos Dragões. Soluço, filho do chefe da vila, tenta de tudo para participar das caçadas, mas ele é terrivelmente desastrado. Soluço é aprendiz do ferreiro Bocão e cria dispositivos mecânicos e uma noite, durante um ataque dos dragões, ele usa sua mais nova arma. Para sua surpresa, ele acaba acertando um Fúria da Noite, um Dragão raro que ninguém havia visto antes. Porém, ninguém acredita nele. 

Determinado a provar seu feito, Soluço parte em busca do Dragão. Ao encontrá-lo porém, vendo o animal ferido e indefeso, não consegue matá-lo. Ao soltá-lo, se surpreende, pois os vikings sempre alegaram que os dragões nunca deixavam suas presas vivas, embora aquele irritado, tenha partido deixado Soluço vivo. 

Enquanto Stoico parte mais uma vez em busca ao ninho dos dragões, matricula Soluço no treinamento contra os dragões e é ridicularizado pelos outros alunos, incluindo sua paixão Astrid. Soluço retorna a floresta e seguindo um rastro, descobre que Fúria da Noite está preso em uma enseada pois seus ferimentos dificultam que voe. Soluço tenta interagir com o Dragão e o chama de Banguela, por causa de seus dentes. Também constrói um arreio, uma sela e uma barbatana protética, lhe permitindo voar em suas costas para guiá-lo. Também acaba aprendendo mais sobre seu comportamento os usando durante seu treinamento e conquistando a todos. Menos Astrid que fica desconfiada. Ela então descobre Banguela.

Soluço mostra que pode confiar no Dragão e a leva para um passeio de voo, onde acabam descobrindo o ninho dos dragões, onde existe uma rainha que domina os demais. Soluço bola um plano para contar a seu pai, mas dá errado e Banguela é preso. Determinado e com a ajuda de Astrid, Perna de Peixe, Melequento e os gêmeos Cabeça Quente e Cabeça Dura, eles domam os dragões usados para treinamento e seguem para o ninho ajudar Stoico. 









Ano de lançamento 2025

Duração 2h 5m

Direção Dean DeBlois

Elenco Mason Thames, Gerard Butler, Nico Parker



Trailer 





Minhas divagações 

Quando se trata de Live action, é sempre um risco se decepcionar dependendo da obra, ainda mais envolvendo dragões. Mas, apesar de fazer um tempo que vi a animação, lembrava poucas coisas, no entanto, devo admitir que me surpreendi com a obra. 

Como é praticamente igual a animação, a história seguiu fluída, tendo seus momentos como diversão, tensão e superação. A única coisa que eu não me lembrava, era de que Soluço era sozinho. Nas minhas memórias, ele já era amigo do grupinho que treinava com Astrid, para mim, só seu pai o via como decepção no quesito matar dragões. E convenhamos, achei Gerard Butler perfeito para o papel. 

Inicialmente não tinha gostado muito de Astrid e olha só, nem a reconheci, tinha a achado muito bonita mas só quando vi o nome da atriz que lembrei de onde a vi antes, na série The Last of US. Sim, é comprovado que sou péssima com fisionomias. Mudou Corte de cabelo já não reconheço mais. Seria péssimo depender de mim para reconhecer possíveis suspeitos. Mas enfim. Depois que Astrid conheceu Banguela e começou a ajudar Soluço, passei a gostar mais dela. 

Me lembrava vagamente do motivo dos dragões atacarem a vila, mas não imaginava que era uma rainha folgada. Por seu tamanho e como só ficava no ninho, nem imaginava que poderia voar. Soluço poderia ser desastrado ao tentar provar seu valor, mas quando chegou realmente a hora, mostrou ser digno de ser filho do chefe. A emoção dele acordando em seu quarto com Banguela ali dentro, a noção do que aconteceu com sua perna, a emoção de ver seu pai e o povoado com os dragões, igualzinho o final que eu me lembrava. Deu vontade de rever o primeiro, nem cheguei a ver as sequências ainda. Um dia ainda verei.

A fotografia achei incrível. Claro, que tem momentos que ainda dá para perceber os efeitos visuais quando Soluço interage com Banguela, mas tudo sutil. E olha que só percebi por acaso, porque geralmente nem presto atenção. Agora me questiono, terá sequência? Espero que sim. Embora pelo que ouvi falar do segundo é meio triste. Vou ter que assistir a animação primeiro. 

Não vi muita gente falando de modo negativo, mas também não sei se foi muito esperado essa obra, porque não vi falando muito por aí. Se eu não estivesse fazendo uma semana de Live action nem ia ver esse filme tão cedo. Mas, ainda bem que vi. Foi maravilhoso. Recomendo. 


Nota pessoal 10/10

Dica de Destaque

Resenhando Divagações sobre Noiva de Ali Hazelwood no Divagando Sempre

  Olá Divosos leitores. Trago pela primeira vez algo da autora Ali Hazelwood e que, seria perfeito se não tivesse tanto hot. CONTANDO A ...