Olá Divosos do terror. Hoje trago mais uma obra destruidora de infâncias.
A HISTÓRIA
Quinze anos atrás, Peter Pan trabalhava em um circo como mímico. Depois de um show, ele tenta sequestrar James Gancho, um garotinho de seis anos, mas sua mãe luta bravamente contra Peter, porém, ele consegue levar James e mata sua mãe.
Nos dias atuais, Wendy, vive com sua mãe e seus dois irmãos Michael e John. No dia do aniversário de Michael, Wendy se distrai com o namorado e perde o irmão de vista. Michael então é sequestrado por Peter, que liga para a casa do menino e diz que o levará para Terra do Nunca.
Desesperada e se sentindo culpada, Wendy passa a noite na casa de sua amiga Lily, onde seu irmão mais novo Joey é o melhor amigo de Michael. Sabendo disso, Peter decide sequestrar Joey para ficar com Michael e mandá-los para a Terra do Nunca. Wendy segue Peter e encontra seu esconderijo. Antes de salvar Joey, ela vê Sininho, uma criança que foi sequestrada anos atrás e que seu pai ainda espera por ela. Ao lhe dizer isso, Sininho tenta ajudar Wendy, que ainda descobre outra criança desaparecida que cresceu trancada ali.
Ano de lançamento 2025
Duração 1h 29m
Direção Scott Chambers
Elenco Megan Placito, Martin Portlock, Peter DeSouza-Feighoney, Teresa Banham, Campbell Wallace, Christopher Green
Trailer
Minhas divagações
Confesso que apesar do terror ser mais carnificina, esse foi bem melhor do que o terror do Ursinho Pooh. Em um sentido mais literal, dá para entender Peter sendo obcecado por um local dominado por sua sombra que o fazia sequestrar crianças para ir a Terra do Nunca. No entanto, não entendi muito bem por que ele fez aquilo as crianças no ônibus. Cheguei a pensar que fosse um ritual para recuperar sua aparência, ou seja, ficar jovem novamente.
Tudo nesse filme foi além do que imaginei. Nós podemos acreditar que Peter, um psicopata, cresceu com a ideia da Terra do Nunca. Parece até com a ideia original, já que Peter levava as crianças que estivessem emburradas com seus pais. No entanto, aqui, as crianças não estavam particularmente assim. A história da Sininho e do Capitão Gancho, foram modificadas terrivelmente bem, principalmente a da Sininho. Viciada em pó de pirlimpimpim? Genial.
Claro que até então, você só via a história como um psicopata que sequestrava as crianças até ter um momento em particular que parece que Peter quase consegue voar, ao se elevar alguns centímetros do chão. Na minha concepção dessa história, Peter teria crescido ao sair da Terra do Nunca ao procurar Wendy, se tornando esse psicopata sequestrando crianças para voltar a sua Terra. Ao matar algumas delas recuperaria aos poucos a juventude. Claro que não faz tanto sentido quanto fez na minha cabeça na hora, mas eu preferia que fosse assim. Pois apesar de conhecermos a história de Peter Pan, nessa versão de terror, não vi muito sentido em manter os personagens Wendy e seus irmãos, a não ser que tivesse sido como havia imaginado. Também pensei que Peter do terror estaria atrás dos filhos da Wendy, uma vez que ela deixou a Terra do Nunca e se esqueceu dele. Como vingança, ele viria buscar seus filhos.
Mas enfim, apesar da minha imaginação sempre ir além, até que foi um filme interessante. Embora eu prefira mais terror com espíritos e jump scare, foi uma versão interessante destruidora de infâncias. Só acho que Pesadelo na Terra do Nunca seria um título meio sem sentido, quando ninguém nunca viu esse lugar e fica aquela dúvida de onde Peter tirou isso. O ruim de transformar contos em terror é quando precisa incorporar os personagens principais na história. Embora tenha achado genial a criação da Sininho, como o Capitão Gancho acabou daquela forma?
Li algumas pessoas falando sobre referências de outros filmes, eu só peguei a do It mesmo. Talvez porque minha expectativa fosse um pouco grande demais, já que esperava um terror dos bons em vista dos que tenho visto ultimamente. Mas, foi mais um com grande potencial de exploração para várias direções, mas que acabou sendo mediana para mim.
Como sempre digo, alguns filmes de terror não tem muita coerência mesmo. As vezes a pessoa que teve uma ideia de história, simplesmente coloca os acontecimentos ali e o final. Não explica de onde pode ter surgido tal monstro ou maldição. Já começa com o terror e só se certificam que seja assustador e tenha um final, mesmo que ruim. Por Peter Pan ser uma história infantil, aqui já temos algumas informações. Mas, como eu disse antes, como eles refizeram o conto todo, faltou algumas explicações. Na minha cabeça, eu pensei que essa história fosse tipo uma continuação do conto original. Pelo que me lembre, Wendy volta para casa com seus irmãos. Já teve filmes que vi que sugere que eles ao voltarem teriam esquecido tudo sobre Peter Pan e a Terra do Nunca. Partindo daí, teria sido interessante se Peter tivesse ficado algum tempo fora da Terra do Nunca procurando pela Wendy e como todos foram crescendo e ele sendo esquecido, começou a crescer também. Tendo que viver ali, começou a trabalhar enquanto sua mente ia esquecendo aos poucos sobre quem era também. Mas, sua sombra, poderia estar ali o lembrando de quem era e que para retornar a sua Terra, deveria encontrar Wendy e seus irmãos e levá-los de volta para que recuperasse sua juventude.
Claro que teria que ser melhor trabalhado nessa história, mas foi o melhor que pude imaginar para Peter, ao invés do que realmente foi. Principalmente porque a história do Peter não fez sentido nenhum. Ele era um homem comum? Que virou psicopata? Ou ele tinha poderes sobrenaturais? Como ele encontrava as crianças? Por que o irmão da Wendy era especial? E repararam que ele só pegava meninos? A Wendy foi a única garota que Peter conheceu, por que? Pensando bem, a história de Peter Pan ficou meio estranha agora. Vou parar de pensar nisso pois até o conto original vai acabar parecendo terror.
Apesar de ter esperado mais e apesar de que ainda acho que poderia ter sido mais, foi até interessante como usaram os personagens os transformando em terror.
Nota pessoal 6/10

















































