Olá Divas e Divos. Começando a maratona de Halloween com uma adaptação do livro do mestre do terror, Stephen King.
A HISTÓRIA
David e sua família tem a casa destruída por uma violenta tempestade. Um nevoeiro começa a se formar ao longe, mas alheio ao que pode significar, David decide ir até o mercado próximo para abastecer sua despensa. David tem uma certa desavença com seu vizinho, mas devido as circunstâncias, vão ao mercado juntos.
Fazendo compras, o nevoeiro alcança o local e uma pessoa entra totalmente apavorada dizendo que tem algo sinistro no nevoeiro. Aqueles que tentam sair são mortos. David e alguns homens tentam encontrar outra saída pelo armazém, mas são detidos por tentáculos misteriosos que levam um deles. Mesmo tentando alertar as pessoas sobre os perigos fora do mercado, muitos não acreditam neles.
Alguns céticos, dentre eles o vizinho de David, decidem fazer alguma coisa e sair do mercado. Porém, são massacrados. Ao anoitecer, insetos e pássaros mutantes acertam as janelas do mercado, invadindo o local. Os sobreviventes conseguem dominar as criaturas com fogo. Porém, entre eles, existe uma fanática religiosa que afirma que o nevoeiro e as criaturas é a ira de Deus contra os humanos. O caos se instala quando ela garante que precisam sacrificar um sobrevivente por noite para conseguirem avançar o dia seguinte.
Depois de dar um jeito na fanática, David e alguns aliados decidem tentar a sorte saindo do mercado. Eles encontram um carro e vão avançando até a gasolina acabar. Porém, só encontram nevoeiro e uma criatura enorme. Desesperado, David toma uma decisão drástica.
Ano de lançamento 2007
Duração 2h 6m
Direção Frank Darabont
Elenco Thomas Jane, Marcia Gay Harden, Laurie Holden, Andre Braugher
Trailer
Minhas divagações
Já vi esse filme uma vez e confesso que não me lembrava desse final. Stephen King sempre me proporcionou em seus livros horror, medo e ódio pelo ser humano. O nevoeiro foi um misto de sentimentos entre ansiedade pelo o que poderia estar no nevoeiro e ódio principalmente pela fanática religiosa. Mas nada supera o final que me deixou entre perplexa, triste e revoltada. Talvez por isso eu tenha bloqueado esse final e esquecido como tudo terminava.
David era um artista que durante uma tempestade, tem seu trabalho destruído pela chuva e a queda de uma árvore. Ao longe ele avista o estranho nevoeiro avançando mas pensando ser algo natural após a chuva, segue para o mercado a fim de reabastecer sua despensa. Porém, ele não foi o único a tomar essa decisão. No mercado, sem energia, muitas pessoas discutem por vários motivos até se darem conta de que o nevoeiro chegou até eles.
O problema do ser humano nesses casos, é justamente esse, ser um humano. Nós vemos a verdadeira natureza quando o egoísmo da sobrevivência sobrepõe o desejo de viver, arriscando a vida do outro pela sua. Mas o pior é quando no meio ainda existe uma fanática religiosa. Onde Deus mandaria uma neblina assassina para punir pecadores e ainda exigisse um sacrifício para que outros pudessem sobreviver mais uma noite? Confesso que as partes dessa mulher pregando essas baboseiras eu avancei. Só parei quando ela foi detida. E infelizmente teve alguns que ficaram do seu lado, talvez porque realmente acreditavam nela ou simplesmente por estarem ao seu lado, não seriam vistos como sacrifícios.
Foi muito difícil ver esse filme, porque por mais que eu ame Stephen King, dificilmente conseguem adaptar seus livros tão bem quando a história original. Com excessão de It, que apesar de ter diferenças, achei a melhor adaptação de livro até o momento. O nevoeiro foi lento nos acontecimentos e teve um final extremamente infeliz. A explicação dessas criaturas e como chegaram ali, foi mediano. Mas não nego que até sabermos o que tinha no nevoeiro, era um mistério para lá de intrigante.
Achei a decisão de David prematura demais no final. Poderia ter esperado o momento certo para fazer aquilo. Tipo, realmente ter certeza que era o fim de tudo. Achei muito precipitado. De certa forma mereceu esse trauma final. Carregar isso enquanto viver não será fácil. Mas claro que o terror principal na minha opinião, foi o próprio ser humano.
Não tinha muito o que fazer na realidade. Se saíssem morreriam. Se ficassem, eventualmente acabariam matando um ao outro ou as criaturas acabariam invadindo o local. Mas, a pergunta que não calar, como a primeira mulher que saiu do mercado porque estava preocupada com as filhas conseguiu sair, salvar as filhas e ficar bem no final? Se alguém tivesse ido com ela, também conseguiria sobreviver? Como ela conseguiu chegar em casa em segurança? Ou passar a noite? Melissa McBride sobreviveu ao nevoeiro para enfrentar um Apocalipse zumbi em The Walking Dead e perder as filhas. De qualquer forma, meio inexplicável, uma vez que a casa de David foi invadida e sua mulher morta pelas coisas no nevoeiro.
Mas enfim, apesar de ser obra do meu mestre do terror King, acho que preciso reler o livro para ver se a adaptação foi fiel. Por enquanto, o filme foi mediano. Se o final seguir sendo o mesmo, decididamente King tem problemas com finais. Embora chocante, afirmo novamente que ele se precipitou. Mas acho que era para terminar dessa forma mesmo. Pois embora estivessem em uma situação de vida ou morte, David foi meio sacana por ter ficado com outra mulher, sabendo que seu filho estava ali e que sua esposa estava sozinha em casa. Mesmo sentindo que ela provavelmente teria morrido, por que então ir para confirmar? Mas enfim.
Nota pessoal 7/10







Nenhum comentário:
Postar um comentário