sexta-feira, 19 de setembro de 2025

[Review/crítica pessoal] Lupin III vs Cat's Eye - Divagando Sempre

 

Olá Divas e Divos. Hoje trago esse ladrão muito querido.






A HISTÓRIA 

Hitomi, Rui e Ai, são irmãs e também as famosas ladras Cat's Eye, que escondem suas identidades como jovens normais. Enquanto o pai está desaparecido, elas procuram por seus quadros em busca de qualquer pista sobre seu paradeiro. Quando elas conseguem roubar um quadro que faz parte de uma série de três, pintados pelo pai, ao mesmo tempo, Lupin III, o lendário ladrão consegue roubar um segundo quadro. O caos se instala quando Lupin é perseguido por Dennis Kirchmann, que faz parte de uma poderosa organização que também está atrás dos quadros. Além dele, Lupin ainda é perseguido pelo inspetor Zenigata, que tem como meta de vida prendê-lo onde quer que ele esteja. Zenigata acaba atrapalhando Kirchmann e Lupin consegue fugir. 

As Cat's Eye se sentem vulneráveis quando descobrem que Lupin também está atrás dos quadros. Heinrich Berger entra em contato com as meninas para lhes oferecer ajuda contra Lupin, contando que trabalhou com o pai delas e Lupin traiu a confiança dele e por esse motivo, elas não devem confiar no ladrão. Porém, após encontrarem o terceiro quadro, Lupin revela a verdade sobre o pai delas e seus quadros. Lupin conta com a ajuda de seus fiéis amigos Goemon e Jigen e embora pareçam rivais, Fujiko também sempre presente nas confusões de Lupin. 











Ano de lançamento 2023

Duração 1h 32m

Direção Hiroyuki Seshita, Kobun Shizuno



Trailer 






Minhas divagações 

O universo de Lupin deve ser extenso. Não conhecia ainda as Cat's Eye e por essa animação ser mais atual, os traços característicos dos personagens mudaram bastante. Pelo menos o dublador de Lupin segue sendo o mesmo. Conheci o Lupin pelo filme O castelo de Cagliostro e diga-se de passagem, segue sendo o meu preferido dele. Lupin é um ladrão ordinário e mulherengo, mas não é um assassino. Até o momento, todos os filmes dele que vi, mantém os mesmos personagens. O pistoleiro Jigen, o espadachim Goemon, o incansável inspetor Zenigata e Fujiko, que está sempre infiltrada nos lugares que Lupin vai assaltar e ela sempre acaba ajudando ele de uma forma ou outra. 

As Cat's Eye, por serem ladras, as achei um pouco ingênuas quando foram confiando no Berger, só porque ele usou uma lembrança de as terem conhecido ainda pequenas porque havia trabalhado com o pai delas, era óbvia demais. Muito conveniente ele chegar e já ir falando mal de Lupin. Desde o início eu desconfiei dele. A reviravolta foi Kirchmann. Como dizem, as aparências enganam. Embora não há de se negar que os dois sejam assassinos. 

A dupla cômica da vez, foi Zenigata e o policial local Utsumi, que pareceu tão fervoroso em cumprir a lei quanto Zenigata é. E para variar, Zenigata sempre começa atrás de Lupin e termina desvendando algum outro tipo de crime pior do que caçar o ladrãozinho. Pela magnitude do inimigo, realmente pensei que Jigen e Goemon fossem abandonar Lupin. Na verdade, nesse filme eles não tiveram muito destaque. Mas no pouco que apareceram, continuaram incríveis quanto eu me lembrava. 

A história foi bem clichê, e óbvio que embora seja um ladrão, no fim, me parece que Lupin sempre termina de mãos vazias. Salva alguém, de preferência mulher, de alguma organização criminosa e sempre começa com um assalto. Como eu não conheço as Cat's Eye, não sei se esse foi o início delas como ladras, mesmo tendo tecnologias e parecessem profissionais, as achei bem amadoras na verdade. Fujiko é alguém que sempre surpreende. Sempre está um passo a frente de Lupin e parece terminar como ele, de mãos vazias. Na verdade ela parece uma agente secreta. 

Apesar de Lupin ter essa fama de ladrão, se ele fosse de fato bom, com certeza seria milionário a essa altura. Tantos filmes em que começa roubando e no final nem fica com o dinheiro, sua fama deveria ser de desvendar crimes, pois sempre acaba se envolvendo com organizações perigosas, Zenigata aparece e soluciona o caso, mas nunca prende Lupin. Seu ponto fraco é esse ladrão. Não importa onde seja, se Lupin estiver, Zenigata logo aparecerá. Embora o trio seja esteja junto, nem sempre Jigen e Goemon estão de acordo com os planos de Lupin. Mas, mesmo que acabem se separando, Jigen e Goemon nunca deixam Lupin na mão. 

Vou procurar outros filmes para ver, em algum deles, deve contar mais sobre Jigen, Goemon, Zenigata e Fujiko, já que são personagens sempre essenciais para Lupin. Não vi muitos filmes, então em algum deles deve contar mais sobre Fujiko e Lupin. Aqui, deu a entender que ela foi uma ex namorada. Não é de se estranhar que quando ela aparece, Lupin parece morrer de amores por ela. Por mais mercenária que pareça, Fujiko sempre está atrás das mesmas coisas que Lupin, mas mesmo que ela consiga antes dele, no final, nenhum dos dois ficam com nada. Parece que o que vale mesmo é a aventura no momento e as pessoas que conhecem no caminho. 

No mais, recomendo. 


Nota pessoal 10/10

quinta-feira, 18 de setembro de 2025

[Review/crítica] Detetive Conan: O Punho da Safira Azul (The First Of Blue Sapphire) - Divagando Sempre

 Seguindo a ordem da franquia do anime Detetive Conan, esse seria o 23⁰ filme. Infelizmente nunca consegui ver na ordem e como esse é mais atual, em vista que o anime teve início no fim da década de 90, os traços e as tecnologias acompanharam as mudanças da modernidade. Como o anime também não passei do episódio 200, não acompanhei essas mudanças, mas a história em si continua a mesma ao logo dos anos. Vamos lá. 




Ano de lançamento 2019

Duração 1h 49m

Direção Chika Nagaoka

Recomendação: COM CERTEZA 



Trailer 




DIVAGAÇÕES APRESENTANDO A HISTÓRIA 

Shinichi Kudo é um adolescente que tem o dom investigativo apurado. Ele mesmo se intitula como um detetive universitário. No entanto, uma noite se divertindo com sua amiga Ran, ele presencia uma cena mas distraído, ele é pego e obrigado a tomar um líquido, que inicialmente seria para matá-lo. Mas o que estranhamente acontece, é que seu corpo encolhe e ele toma a forma de uma criança. Ele procura o professor e cientista Agasa que o aconselha a criar uma identidade para a criança, enquanto procura uma cura para trazê-lo de volta. Também, para manter seus amigos em segurança, para que seus captores pensem que o veneno funcionou. Enquanto isso, ele passa a morar com Ran e seu pai Mori Kogoro sob a identidade de Conan Edogawa.

Ran e sua amiga Sonoko vão a Cingapura ver um torneio de caratê onde a paixão de Sonoko irá competir, Makoto Kyogoku. Conan não tem passaporte e deveria ficar com o professor Agasa, no entanto ele é sequestrado e quando acorda está no meio de Cingapura. É quando ele descobre que quem o trouxe secretamente, foi o famoso ladrão Kaito Kid, que se disfarçou de Shinichi para enganar Ran e se Conan quiser voltar para o Japão sem problemas, deverá ajudá-lo. Para não ser descoberto, ele inventa que se chama Arthur Hirai e que está viajando sozinho, ficando com o grupo. 

Conan então descobre as intenções de Kaito. Durante o evento de caratê, um cinturão que será dado ao campeão obtém uma safira azul, conhecida como o punho da safira azul, objeto de interesse de Kaito. No entanto, antes do evento, uma famosa advogada que por coincidência é a pessoa que está patrocinando Makoto é assassinada. O principal suspeito é ninguém menos que o famoso ladrão Kaito Kid, uma vez que na cena do crime foi encontrado um cartão de visitas seu. 

Kaito pode ser um ladrão mas não é um assassino. Embora Conan o considere um rival, ele sabe que dessa vez o ladrão é inocente, embora suas intenções de roubar a jóia sejam visíveis, Conan o ajuda a provar quem são os culpados disso tudo. E vão descobrir que a trama envolve muito mais do que o simples roubo da safira azul. 







Minhas divagações finais 

Não vou negar que meu sonho é ver Conan voltando a ser Shinichi e ficando finalmente com Ran, mas sabemos que aí seria o fim do anime/mangá. Mesmo que seus casos sejam sempre interessantes, um dia terá que chegar ao fim. Ou pelo menos envelhecerem um pouco né. 

Acredito que a maioria irá concordar que Kaito Kid é um dos ladrões queridos como Lupin. E aqui, Kaito conta com a ajuda do nosso querido mini detetive Conan. Ninguém sabe a verdadeira identidade de Kaito, que tem a habilidade de se disfarçar de quem quiser, mas Kaito sabe o que aconteceu com Shinichi. Embora saiba a verdade, ele usa a informação para proveito próprio e nunca revelou a ninguém o que aconteceu a Shinichi. 

Kaito pode ser astuto, mas nesse roubo se não fosse por Conan, ele teria sido preso várias vezes. Mas, os dois se ajudaram em vários momentos tensos da história. Ran sempre surpreende por parecer ingênua mas atenta aos detalhes. Embora Kaito quase seja pego, ele sempre consegue fugir, mesmo que nem sempre com o objeto que veio roubar. 

A trama foi surpreendente por inicialmente mostrar um alvo mas com o passar da história, aquela reviravolta. Fazia tempo não via nada de Conan, quando você assiste ao anime, com o passar dos episódios vai começando a entender as nuances e como funciona cada mistério. Os suspeitos, os motivos, com o tempo você vai adivinhando os culpados, mas algumas vezes ainda surpreende. Nesse caso aqui, sempre foi óbvio desde o início quem era o assassino, mas, tinha outra pessoa atuando por trás. Desconfiei em determinado momento dessa pessoa, mas ainda não tinha visto o motivo. As vezes é fraco pelo caos que se criou, mas surpreende pela ousadia. 

Achei fofinho a Sonoko com Makoto, em vista que muitas vezes Sonoko é insuportável. Mas ele lutando com ela nas costas, foi hilário. Dessa vez Mori Kogoro não brilhou como geralmente acontece no anime. Ele não teve muita participação ativa como o detetive dorminhoco de sempre. E muito ingênuo que todos acreditassem que Arthur fosse só parecido com Conan. Mas, a dupla Kaito e Conan foi insuperável. Sonoko tem razão, qualquer mulher teria uma quedinha por Kaito. Com exceção de Ran que só tem olhos e coração para Shinichi. 

E, foi no trailer desse anime movie que conheci Hiromi Toosaka, com a música tema do filme Blue Sapphire. Que música, que voz, que beleza, que homem minha gente. Segue o vídeo. 





Enfim, não tinha muita expectativa porque fazia tempo não via nada de Conan, mas deu vontade de ver o anime novamente, mesmo lembrando que tem mais de mil episódios e eu parei no 200... não imaginava que teria tanta coisa para dizer sobre o filme, mas foi muito bom. No fim eu fico pensando, se o próprio anime já tem mais de mil episódios e tem vários filmes a parte, quantos crimes diferentes pode existir para ter tanta história assim? Não que seja ruim, é sempre divertido ver Conan entediado vivendo como criança e suportando aqueles amigos crianças, mas um dia terá fim? 

Nota 10/10 

quarta-feira, 17 de setembro de 2025

[Review/crítica pessoal] Dororo (Anime) - Divagando Sempre

 

Olá Divas e Divos. Seguindo com esse anime maravilhoso. 






A HISTÓRIA 

Lorde Daigo Kagemitsu, durante o periodo de guerras civis, vendo seu povo passando fome e sofrendo vários infortúnios, faz um pacto com 12 demônios, oferecendo qualquer coisa em troca da prosperidade de suas terras. Sua esposa que estava grávida, no momento do parto, sofre durante ao dar a luz um menino. Porém, o bebê nasce lhe faltando partes do corpo. Daigo, ordena então que a parteira dê um fim ao bebê.

Ao chegar próximo a um rio, a parteira com dó, deixa o bebê em um barquinho, confiando que seu destino fosse o que fosse. Mas, ela não retorna a casa pois é atacada e devorada por um demônio. Assim, ninguém sabe o que aconteceu com os dois. Daigo prospera se tornando um poderoso líder e tem outro filho. Mas, anos depois, suas terras passam por dificuldades, lembrando aquele terrível ano em que seu primeiro filho nasceu. Então ele passa a investigar o paradeiro da parteira para descobrir o que aconteceu com o bebê. Mas ele desconfia que ele sobreviveu quando olha o local onde fez o pacto com os demônios e descobre que alguns deles foram destruídos. 

Dororo é uma criança órfã que estava sendo perseguida por um demônio quando conhece um jovem misterioso que parece não enxergar mas que luta muito bem. Depois Dororo também percebe que ele não fala e nem escuta e que partes de seu corpo são constituídas de próteses. Acontece que um ex soldado que agora constrói próteses e deixa nos corpos que encontra pelo caminho, havia encontrado o bebê abandonado no rio e decidido criá-lo. Lhe fez próteses e lhe ensinou a lutar para se defender e lhe deu o nome de Hyakkimaru. 

Hyakkimaru enxerga por cores, então quando vê algo vermelho, sabe que é um demônio. Dependendo do demônio derrotado, ele recupera uma parte de seu corpo. Assim, Dororo permanece ao seu lado, lhe ajudando a ser mais humano e a lidar com as partes de seu corpo recuperadas. Dororo possui dois segredos, um que nem mesmo ele sabia e outro que precisou esconder para sobreviver após a morte dos pais. Conforme Hyakkimaru vai recuperando seu corpo, ele e Dororo descobrem sobre sua família e sobre o pacto que seu pai fez com os demônios. Hyakkimaru decide então a todo custo recuperar o que é seu de direito para proteger Dororo, que sente medo dessa busca transformar Hyakkimaru em um demônio completo, pois se ele recuperar seu corpo, seus pais e irmão podem morrer e os vilarejos enfrentarão as secas e as dificuldades de quando ele nasceu. 













Ano de lançamento 2019

1 temporada 24 episódios 



Trailer 





Minhas divagações 

Segunda vez que vejo esse anime e continua tão bom quanto da primeira vez. E claro, algumas coisas ficaram mais claras do que da primeira vez. A vida de Dororo e Hyakkimaru antes de se encontrarem, era excepcionalmente triste e solitária. Dororo é o tipo de criança que não para de falar, o que vem a calhar já que Hyakkimaru não escuta nada. 

Alguns de seus encontros com outras pessoas foram marcantes e outras terríveis. A parte que eles encontram uma mulher que cuidava de crianças órfãs, para mim, foi terrível pelo o que aconteceu com eles, mesmo que o trabalho dela para manter as crianças alimentadas fosse meio duvidoso, ela não merecia aquele destino. A guerra em qualquer situação só mostra o quão horrível é a transformação de alguns homens. E por Hyakkimaru não entender sobre as pessoas, como ele só enxergava a aura delas, essa mulher lhe parecia amável, principalmente porque quando ele recuperou sua audição, ele gostava de ouví-la cantar. Era um som que não feria seus ouvidos. 

Apesar de Dororo ter ficado órfão cedo, ele ainda teve o amor dos pais. Dororo e Jukai, foi o mais próximo de uma família que Hyakkimaru teve. Daigo foi tão cego e egoísta em seu desejo de prosperar, que se arrependeu no final ao ver a determinação de Hyakkimaru em viver. Talvez, se tivesse confiado que ao crescer seu filho prosperassse e liderasse com ele, não teria perdido tudo. Pois convenhamos, aquele segundo filho dele, era tipicamente o menino mimado que não prestava para nada e fazia de tudo para chamar a atenção dos pais. E ainda acho que seria um final digno se Daigo tivesse sido devorado pelos demônios. 

Dororo sofreu tanto e isso porque ainda manteve seu segredo. Minha pergunta seria se Hyakkimaru após conseguir seu corpo de volta, ele seria meio imortal? Claramente ele era bem mais velho que Dororo, mas no final, ficou meio implícito ali um reencontro. E aquele velhinho cego que vira e mexe esbarrava com os dois? No mínimo eram encontros sempre hilários. A não ser o primeiro, que com sua ajuda, Dororo pôde compreender o que se passava com Hyakkimaru e sua busca. 

Acho que de todos os sentidos que Hyakkimaru recuperou, o melhor de todos foi quando ele viu Dororo pela primeira vez. Essa versão que vi é mais recente. Existe uma da década de 70 acho, então os traços são bem diferentes. Não encontrei para ver, então não faço ideia se essa versão atual foi fiel. Pois Fruits Basket também teve versões antiga e atual e a atual foi bem diferente da original. Não só os traços, mas mudaram coisas na história. 

Enfim, poderia até ter uma segunda temporada, contando o que Hyakkimaru fez enquanto foi embora e Dororo cresceu. E depois claro, como seria o reencontro. Mas enfim, o anime em si foi sensacional. Principalmente porque tem espadachim. E a música de abertura é magnífica. Apesar da jornada de Hyakkimaru parecer ser o foco da história, o título leva o nome Dororo, tanto que no início eu achava que Dororo era o Hyakkimaru. Por que é assim? Também não entendi muito bem. A história começa com a família de Hyakkimaru,  mas acho que embora a jornada de Dororo também tenha sido difícil, seus pais lhe deixaram algo que o tornaria grande. Talvez fosse esse o motivo do título levar seu nome. O que não faz diferença, uma vez que os dois estavam sempre juntos. 

Recomendo e vale muito a pena. 


Nota pessoal 10/10

terça-feira, 16 de setembro de 2025

[Review/crítica pessoal] Inuyashiki Last Hero (Anime) - Divagando Sempre

 

Olá Divas e Divos. Hoje começo uma maratona de animes ou anime movie. Já que terminei a Live Action de Inuyashiki, trago agora o anime. 






A HISTÓRIA 

Inuyashiki, um trabalhador e pai de família de 58 anos, assalariado, acaba de conseguir uma nova casa, mas ainda assim sua família fica descontente e não o respeita. Um dia ele encontra um cãozinho abandonado e a chama de Hanako. Porém, sua esposa não quer o cachorro mas ele fica com ela em seu quarto. Para piorar, ele recebe um diagnóstico de câncer terminal. Ao se dirigir para um parque a fim de abandonar Hanako, já que tem certeza que sua família não cuidará dela após sua morte, ele percebe um rapaz ali também. Então, uma explosão acontece. 

Inuyashiki acorda sozinho com Hanako ali e vai para casa. Então percebe que já não é mais o mesmo. Impressionado e assustado, ele descobre que agora é um robô. Ele continua com sua vida normalmente mas aos poucos vai descobrindo como controlar seu novo corpo. Ele então escuta gritos de socorro e vai até o local, mas chega tarde demais. Então o assassino aparece e ele reconhece o rapaz do parque, mas antes que consiga dizer algo ele atira. Mas Inuyashiki se levanta e o rapaz vai embora. 

Shishigami é um jovem que por fora demonstra ser um adolescente normal, popular na escola, tem amigos, na casa de seu pai é querido por todos, mas por dentro, ele não suporta as pessoas, ele só se importa com sua mãe e seu amigo Ando. Quando descobre seu novo corpo, Shishigami vai até a casa de Ando porque ele não tem ido a escola, pois sofre bullying constantemente. Shishigami mostra seu novo eu e que não tem com o que se preocupar, pois ele irá lhe proteger. Ele cumpre sua promessa e afasta o grupo que faz bullying com Ando, mas o deixa apreensivo pelos métodos que usa. Quando ele vê que Shishigami mudou e agora mata sem sentimento nenhum, ele decide se afastar.

Shishigami quase muda seu modo de viver, mas sua mãe lhe conta que está doente e depois de secretamente curá-la, ele decide mudar de vida com ela. Mas alguém o denuncia e a polícia aparece. Agora ele é um fugitivo e sua mãe alvo de comentários negativos que a fazem acabar com sua vida. Revoltado, ele decide se vingar de todos aqueles que fizeram os comentários maldosos e acaba descobrindo quem o denunciou. Mas, mesmo após tantas mortes, sem ter para onde ir, ele acaba ficando com Shion, uma garota da escola que se declarou para ele. Ficando escondido com ela e sua avó, ele passa dias como se fossem família e ele se apega a elas. Mas, obviamente, ninguém havia esquecido o que ele fez e a polícia invade a casa de Shion. 

Enquanto isso, Shishigami continua com sua vida, agora que descobriu que não tem e nem pode mais ficar doente e decide usar seu novo corpo para salvar vidas. Ele acaba conhecendo Ando e este lhe pede para parar Shishigami. Eles treinam juntos até o momento final da luta. Porém, outro perigo surge em suas vidas, um meteoro vem se aproximando e o fim do mundo é inevitável. Shishigami entende então qual seu propósito de ter se tornado um robô e se despede de sua família e Ando.











Ano de lançamento 2017

1 temporada 11 episódios 



Trailer 





Minhas Divagações

Eu comecei a ver o anime primeiro mas terminei a Live Action antes. Há diferenças entre os dois e vamos admitir, o anime com certeza é bem mais violento. Shishigami mostra seu lado mais cruel, porém, ele dá uma breve explicação para Shion de que após se transformar no robô, a única coisa que lhe dava algum sentimento era matar. Mas Shion o aceitava como ele era e fez um trato com ele, de curar o mesmo tanto de pessoas que ele matou antes. Por um tempo, ele e Shion tiveram uma vida divertida e ele se sentiu amado e acolhido com ela e sua avó. Mas, ninguém havia esquecido o que ele fez antes e as pessoas no seu lado mais cruel, continuaram buscando sua prisão ou morte. Então, a polícia invade a casa de Shion e simplesmente atira nela e na avó. Nesse sentido, fiquei totalmente do lado de Shishigami ao querer vingá-las. Elas poderiam ter escondido ele, mas atirar a queima roupa, estando desarmadas e sendo civis? Porém, no anime ele salva Shion e sua avó e elas vivem bem. 

Quanto a Inuysashiki, ele é treinado por Ando, que conhece alguns poderes de Shishigami e presumi que Inuysashiki possa fazer o mesmo. Em um desses treinamentos, Mari, a filha mais velha de Inuyashiki e que estuda na mesma turma de Ando, os vê juntos e descobre o segredo deles. Embora seu comportamento fosse de uma típica adolescente revoltada, conforma ela vê em segredo o que o pai tem feito, ela começa a vê-lo com outros olhos. Apesar de ter certeza de que sua família o desprezava, no final, o aceitaram como ele era.

Parece uma história boba de dois humanos que foram transformados em robôs, mas a complexidade em como cada um fosse utilizar esse novo poder, foi intrigante. Inuyashiki por ser rejeitado por todos, poderia muito bem ter usado esse novo poder para se fazer respeitar e conquistar o mundo, mas sua natureza era calma e tranquila e ele só fazia o bem. Em contrapartida, Shishigami era popular e aparentava ter tudo o que quisesse, mas com seus novos poderes, ele preferiu matar aqueles que o incomodavam ou simplesmente matava qualquer um só para sentir algo, pois sua natureza, já era de um psicopata. 

E apesar da Live action ser com meu ator japonês preferido, preferi a conclusão final no anime. Acho que foi bem trabalhado e teve aquela resolução final, pois não teria como explicar como os dois ficaram daquele jeito e nem ficarem lutando para sempre e ainda salvaram o mundo. Mesmo que Shishigami tivesse matado inúmeras pessoas inocentes, espantosamente ele queria salvar Shion e sua avó e principalmente seu amigo Ando. Esse final do anime foi muito mais emocionante. Pelo menos a família de Inuyashiki descobre o que ele se tornou e demonstram carinho por ele. No filme só a Mari descobre que ele é um robô. 

E embora o filme termine com a intenção de dizer que não é o fim, não vejo como poderiam fazer uma sequência ainda. Mas... se tiver, creio que não seria ruim. A música tema de abertura é maravilhosa. Sempre a escutei mas nem imaginava que era de anime. Quando puderem escutem, Man With A Mission, My Hero.




O que mais me surpreende nesse tipo de história e que não consigo me acostumar, é na maldade humana. De início eu havia pensado que quem tinha denunciado Shishigami fosse o Ando, já que ele sabia o que o amigo tinha feito. Mas não,  foi um cara aleatório que fez uma denúncia anônima e nem sabia direito do que Shishigami podia fazer. Ele só fez isso, por pura maldade, para acusar alguém e se divertir as custas dos infortúnios da família denunciada. Infelizmente ele acusou a pessoa certa e pagou por isso. A Shion, até dou créditos por ela ter conseguido mudar as atitudes de Shishigami por um tempo, mas, ela era muito barulhenta, irritante demais. 

Enfim, parecia uma história boba, mas acabou sendo complexa e reflexiva. O que nós faríamos se fôssemos transformados como Inuyashiki e Shishigami? E o mais interessante da história, é o protagonista e herói,  não ser o típico adolescente bonitinho de todo anime. Era um idoso solitário. Super recomendo. 


Nota pessoal 10/10

segunda-feira, 15 de setembro de 2025

[Review/crítica pessoal] Inuyashiki (Live Action) - Divagando Sempre

 

Olá Divosos. Terminando minha maratona de Live action, hoje trago essa adaptação no mínimo intrigante. 






A HISTÓRIA 

Ichiro Inuyashiki, 58 anos, trabalhador e pai de família, não é respeitado em seu trabalho muito menos em casa. Sem amigos e ainda por cima sua família o despreza. Ele encontra um cãozinho abandonado chamado Hanako e a adota. Ao mesmo tempo que encontra um ser feliz com sua presença ele recebe o diagnóstico de um câncer com 3 meses de vida. Ao tentar comunicar sua família, ele desiste consciente de que se morresse, eles chorariam por ele? Desolado, ele passeia a noite com Hanako com o intuito de abandoná-la, pois sabe que se morrer sua família não ficará com ela de qualquer forma. Porém, ao chegar em um parque, percebe um rapaz ali também, com semblante tão desolador quanto o dele. Mas, então, uma explosão acontece e ele perde a consciência. Ao acordar está sozinho com Hanako no parque. 

Inuyashaki volta para casa mas continua arrasado com a consciência de que vai morrer em breve e com o desprezo de sua família. Ao entrar em seu quarto, percebe seu corpo estranho e horrorizado descobre que não é mais humano. 

Por sua vez, Hiro Shishigami, um adolescente que estava no parque no mesmo instante que Inuyashiki, também sofreu o impacto da explosão e também acordou diferente. Mas ao contrário de Inuyashiki, Shishigami aprendeu a usar seus poderes e vai até seu amigo Ando Naoyuki, que sofre bullying na escola e por isso tem faltado as aulas. Shishigami vai até a casa de Ando para lhe mostrar seus novos poderes. Mas ao contrário de Inuyashiki, Shishigami tem ímpetos de violência, e mata uma família sem piedade. Inuyashiki ouve os apelos da vítima e corre até a casa para salvá-la, sendo tarde demais. Mas seria seu primeiro encontro com Shishigami, outra pessoa com poderes como ele. Mas percebe que ao contrário dele, que tenta salvar pessoas, o jovem parece querer eliminá-las. 

Ando vendo como Shishigami mudou, recusa o dinheiro que este tenta lhe dar e também diz que não pode mais ser seu amigo, já que sabe que foi ele quem matou a família que saiu na TV. Vítimas de tiro sem balas no local. Ando não pode aceitar que seu amigo seja um assassino. Shishigami até repensa suas atitudes, mas então sua mãe lhe informa que está com câncer e que seria melhor ele morar com seu pai e a família dele. Arrasado, ele promete que ela não vai morrer. 

Inuyashiki descobre que tem o poder de salvar vidas e secretamente vai a hospitais curar doentes terminais. Mas apesar desse poder, ele não pode curar sua família que está quebrada e evidentemente o despreza com todas as forças. Mas tudo muda quando Ando pede socorro para alguém impedir seu amigo. Inuyashiki então conhece Ando e os dois passam a treinar juntos para derrotar Shishigami. 

O câncer de sua mãe é curado mas Shishigami é denunciado e ao fugir da polícia, mata alguns no local. Sua identidade é exposta e a mídia não perdoa. Cercada por repórteres cruéis, sua mãe não suporta e uma tragédia acontece. Isso motiva Shishigami a se vingar e eliminar todos de Tóquio. Inuyashiki tenta impedí-lo e acaba se revelando a sua filha na tentativa de salvá-la. 













Ano de lançamento 2018

Duração 2h 2m

Direção Shinsuke Sato

Elenco Takeru Satoh, Noritake Kinashi, Ayaka Miyoshi, Kanata Hongo



Trailer 





Minhas divagações 

Fazia muito tempo que eu não escrevia minhas impressões enquanto assistia algo. E para piorar, além de parar para escrever, também estou assistindo o anime em paralelo, então, para não me confundir, resolvi escrever minhas impressões do filme, já que vou terminá-lo primeiro. Descobri a Live action por acaso e me interessei obviamente pelo Takeru Satoh. Mas, ainda acho seu melhor personagem o Kenshin de Samurai X. 

Mas vamos ao filme. O início de Inuyashiki achei bem fiel ao anime, principalmente quando se mudam de casa e o desprezo de sua família. Porém, quando Inuyashiki sofre a explosão, no anime fica mais claro o que houve e porque reconstruiram seu corpo. Já Shishigami foi tudo quase diferente. Até sua visita a Ando, que no anime está sempre deitado e seu semblante é sempre de tristeza. Shishigami mostra seu novo corpo em seu quarto mesmo, mas no filme eles saem da casa de Ando. Em nenhum momento Ando fica impressionado com o novo Shishigami, ele fica sempre temeroso ao seu lado. No filme, ele pareceu um pouco impressionado com o novo amigo. Só quando viu as notícias das mortes na TV e o método usado, ele sente medo do amigo. 

Embora Shishigami seja imprevisível e parecer odiar as pessoas sem motivo, ele lembra muito psicopatas que fingem ser uma pessoa completamente diferente do que realmente é.  Para seus colegas de escola, seu pai e a família dele e sua mãe, ele mostra um lado típico de adolescente comum. Apenas Ando sabe quem realmente o amigo é. Porém, tirando as pessoas que ele matou sem motivo e acreditem, no anime ele foi bem mais cruel, ele tinha sentimentos por sua mãe, por Ando e por uma garota que gostava dele e o acolheu e escondeu da polícia. Veja bem, seus motivos para querer matar todos foi justificável pelo que fizeram a sua mãe e a garota que o acolheu. Elas não tinham culpa pelo o que ele fez, mas a sociedade e a polícia nem ligaram pelo que fizeram com elas, que eram inocente. Eu entendo o lado dele de que querer eliminar certas pessoas. 

Mas em contrapartida, temos Inuyashiki, que apesar de todos seus infortúnios e que teria motivos para odiar os seres humanos, ele fazia de tudo para salvá-las e sem mérito ou reconhecimento nenhum. Tendo apenas Ando ao seu lado. Ainda não terminei o anime e pelo modo como terminou o filme, poderíamos esperar uma sequência, mas dado o tempo que se passou, não sei se ainda seria possível. 

Apesar das diferenças entre anime e Live action, achei bastante satisfatória. Só espero que Inuyashiki tenha pelo menos apoio de sua família. Acredito que depois de tudo que sua filha passou e viu, sua atitude com ele vá mudar. Acho que partindo dela, já seria suficiente para dar um pouco de amor para ele. De início achei que Inuyashiki morasse com a filha e netos, por aí daria para entender o desprezo deles. Quando vi que era marido e pai fiquei abismada. Me perguntava se seria normal uma família dessas mesmo. Com todo esse poder, ele poderia ter abandonado essa família sem amor por ele e fazer o que quisesse, mas sua natureza era boa demais até mesmo para abandonar pessoas que não se importavam com ele. 

Enfim, como toda Live Action, nem sempre será fiel ao original, mas o importante é manter a essência. E julgando pelos efeitos especiais, já que é uma história que envolve poderes, pode-se dizer que foi bom. Recomendo. 


Nota pessoal 10/10

sexta-feira, 12 de setembro de 2025

Divagando sobre Death Note (Live Action) - Divagando Sempre

 

Olá Divosos. Ainda com as Live action, hoje trago esse que o anime foi fenomenal e o filme ficou satisfatoriamente bom. 






A HISTÓRIA

Light Yagami, um jovem estudante universitário, filho de um inspetor da polícia, estuda incansavelmente para ser como seu pai. No entanto, a realidade da justiça o acaba desanimando. Até que uma noite, ele encontra um caderno preto onde na capa está escrito Death Note. Existe regras nas primeiras folhas, onde o caderno diz que o nome que for escrito nele junto com a imagem da pessoa na mente de quem escreve, ela morrerá em alguns segundos de ataque cardíaco. Obviamente Light não acredita, mas apenas por brincadeira, ao ver o nome de um bandido na TV, ele escreve o nome visualizando seu rosto e depois vai dormir. No dia seguinte, ao ver a notícia que o sujeito morreu, ele passa a usar o Death Note, com o propósito de eliminar os criminosos e assim construir um novo mundo. 

Junto do caderno, Light agora pode ver Ryuk, um shinigami ao qual era o antigo dono do Death Note. Interessado no que Light pode fazer ele deixa o caderno com ele. Embora ele coloque nomes de criminosos no caderno, acaba chamando a atenção de todos pelas mortes misteriosas. A força policial acaba trabalhando junto a um jovem chamado L que após eliminar evidências aqui e ali, acaba tendo seus suspeitos reduzidos, incluindo o filho do inspetor Yagami. Light, tendo acesso aos arquivos usando a senha de seu pai, consegue burlar as suspeitas sobre ele, sempre um passo a frente de L. Até que, quando se vê encurralado, ele toma uma decisão drástica para eliminar de vez as suspeitas sobre ele. 












Ano de lançamento 2006

Duração 2h 6m

Direção Shusuke Kaneko

Elenco Tatsuya Fujiwara, Kenichi Matsuyama, Nakamura Shido II (Ryuk voz), Takeshi Kaga, Shunji Fujimura



Trailer 





Minhas divagações 

Assisti o anime muito tempo atrás e tinha achado Kira genial, embora ele tenha iniciado o caderno com boas intenções, acaba sendo dominado pela audácia de não ser pego e escrevendo nomes no caderno que no final, já não tinham mais relação com criminosos. Ao mesmo tempo que você o vê como herói, você também o vê como um assassino. É como dizem, se quiser saber o caráter de alguém, lhe dê algum poder. 

Diferente do anime, senti falta do início onde Ryuk entediado com sua vida de Shinigami, decide jogar seu Death Note no mundo humano e esperar para ver o que acontece. Infelizmente é Yagami Light quem o encontra. Inicialmente ele ainda tinha um senso de justiça, porém, ao perceber como o sistema era falho e na verdade muito injusto, a partir do momento que aprende como usar o Death Note, acaba criando um sistema de mortes, que embora suas vítimas sejam criminosos, acaba chamando a atenção das autoridades. Isso inclui, obviamente, o trabalho de seu pai. 

Empolgado em eliminar o mal no mundo, também se empolga em enfrentar L, um jovem tão inteligente quanto ele que fará de tudo para descobrir quem Kira é  de verdade. Algumas coisas havia me esquecido e embora imaginasse que todo o anime seria o primeiro filme, óbvio que seria dividido em partes. Light cria planos cada vez mais elaborados e no final, até Ryuk fica impressionado com a maldade dele. O filme acaba provavelmente na primeira temporada do anime. Light consegue fazer com que pelo menos seu pai acredite que ele é inocente. 

L aparecendo e afirmando que Light poderá fazer parte da equipe segurando um pacote de salgadinho, diz muitas coisa. Claro que no anime, tendo liberdade de animação se pode fazer o que quiser, mas, essa Live action, embora obviamente tenha mudanças e pelo ano de lançamento, foi um acerto raro no mundo das Live action. L parecia o anime encarnado. E o Ryuk também foi muito bem feito. Mas, infelizmente, não gostei muito da Misa nem da atriz que a interpreta. Embora já tenha visto outro trabalho dela. Porém, a atriz trabalhou bem em interpretar a Misa já que a achei insuportável e muito barulhenta. Personagens desse nível não me são muito atraentes. Apesar que ela terá um papel importante na história. 

Será que eventualmente Light teria parado por conta se entediando, se as mortes não chamassem a atenção da polícia? Será que ele só continuou porque L apareceu para solucionar o caso e ele achou que encontrou um adversário a altura? Light foi um vilão que sua transformação foi sensacional. Ele tinha tudo e poderia ter sido muito mais, porém, ao tocar o Death Note suas ideologias sobre justiça mudaram ou será que ele sempre teve esse lado escondido por dentro? Preciso rever o restante para terminar essa história fantástica. 

Tatsuya e Kenichi já vi de outros doramas ou filmes. Mas acho que ficaram mais conhecidos por terem interpretado Light e L. Achava bizarro que Light tão novo pudesse ser tão inteligente a ponto de manipular a força policial daquele modo, mas L acaba superando Light nisso. Ou ficam ali em pé de igualdade. Embora L aparentemente seja milionário, tem um secretário guardião que atende a todos seus caprichos e come doce de uma forma que qualquer outro ser humano normal teria morrido de diabetes. Fora seu jeito bizarro de segurar as coisas com as pontas dos dedos. E a paciência de seu secretário é sublime. 

No mais, alguns pontos foram bem impressionantes, principalmente se não conhecer a história do anime. Mas o melhor de tudo com certeza é a mudança de personalidade de Light. O que ele fez com o agente que o seguia, ao mesmo tempo foi genial quanto terrivelmente cruel. E ele enganando as câmeras de vigilância no seu quarto enquanto estudava? Coisa de gênio. Embora, tenhamos que concordar que em determinadas partes ele tenha sido ingênuo, como na primeira vez em que achou que o homem que aparecia na TV era o verdadeiro L. E, por não ter pensado que as mortes aconteciam mais na região em que morava. Uma hora iriam descobrir que o assassino estava mais perto do que imaginavam. Mas se ele começasse a viajar pelo mundo, seria mais óbvio que ele era. Mas não dá para negar que com um caderno desses, há várias possibilidades de histórias. Muito impressionante mesmo. 

Recomendo. 


Nota pessoal 10/10

quarta-feira, 10 de setembro de 2025

Divavando e resenhando Mufasa: O Rei Leão - Divagando Sempre

 

Olá Divas e Divos. Hoje trago a história de Mufasa. 






A HISTÓRIA 

Simba e Nala tem uma filha chamada Kiara. Enquanto Nala está em um oásis para dar a luz, Simba pede a Timão e Pumba que cuidem da filha. Rafiki aparece e para entreter Kiara, conta a história de Mufasa, seu avô.

Mufasa e seus pais estão em busca do mítico Milele, mas uma enchente os separa e Mufasa é arrastado para longe. Em uma área pantanosa, Mufasa é salvo por Taka, um filhote da realeza, mas ao tentar sair da água, são atacados por crocodilos. Eshe, a mãe de Taka, os salva e ouvindo a triste história de Mufasa, decide criá-lo, embora Obasi, o rei, seja contra abrigar desgarrados. 

Assim, Mufasa é criado por Eshe e aprende a arte da caça, enquanto Taka é treinado para ser rei, ou seja, não fazer nada. Durante uma caçada, Eshe e Mufasa são atacados por leões brancos e para defender Eshe, Mufasa mata um deles. Acontece que o leão era filho do temido Kiros, líder dos exilados. Este jura vingança pelo filho e ataca o bando de Obasi. Sendo grato pela coragem de Mufasa ao defender Eshe, ele ordena que ele e Taka fujam. 

No caminho encontram Sarabi,  outra vítima dos exilados e juntos partem em busca de Milele. Eventualmente acabam encontrando Rafiki que os incentiva em encontrar Milele. Porém, os exilados não desistem e partem atrás do bando. Em um determinado momento, Taka trai o grupo e são atacados quando chegam ao destino. 









Ano de lançamento 2024

Duração 1h 58m

Direção Barry Jenkis



Trailer 





Minhas divagações 

Depois de críticas cruéis ao Rei Leão, dessa vez tentaram colocar mais expressões nos animais. No entanto, não vi muitos sentido fazer uma Live action quando os animais não são verdadeiros. Acredito que se fosse uma animação a história de Mufasa, teria sido tão emocionante quanto a história de Simba. 

Mas já que temos essa Live action, vamos falar sobre. Não tinha nenhuma expectativa ao iniciar o filme e qualquer empolgação que tivesse se desvaneceu quando começaram a cantar. Quem me acompanha sabe que não sou muito fã de musicais. Confesso que as partes cantadas eu avancei. Então, se tinha alguma informação importante ali, eu perdi. Mas não me arrependo. 

Apesar de todos os efeitos visuais serem belíssimos, pelo menos eu achei, vi ainda algumas críticas negativas sobre a obra. Nem li muitas porque minha opinião não iria mudar. A jornada de Mufasa foi meio óbvia,  embora eu acreditasse que ele e Scar eram irmãos de sangue. Talvez eu tenha esquecido esse detalhe. Preciso rever a animação do Rei Leão, embora eu duvide que tenha alguém que não chorou com a cena de Simba e seu pai. 

O ponto positivo, foi conhecermos como foi a vida de Mufasa e entender mais a inveja de Scar sobre ele. Mesmo sendo filho de um rei, infelizmente ele não teve os ensinamentos corretos e por isso acabou perdendo Sarabi e seu posto de rei. Já Mufasa conseguiu esse posto sem muito esforço e ele nem queria na verdade ser Rei. O erro foi a criação do rei achar que o filho nasceu já sabendo ser rei e não ensinando nada. Por isso ao não saber fazer nada, em momentos críticos só soube ser covarde. 

O ponto negativo, foi que, por mais que gostasse de Timão e Pumba nas animações, me perdoem, mas achei eles muito insuportáveis. Mas só aqui. E não que o Pumba seja fofinho, mas aqui ele estava feio demais. Se eles aparecessem só no início e no final, porque a história não envolvia eles, teria sido melhor do que ficarem pausando a história para eles ficarem aparecendo fazendo coisas nada a ver. E, algumas vezes eu não sabia quem era quem, entre Mufasa e Taka. Embora as vezes dava para notar uma sutil diferença. 

Dito isso, apesar de histórias distintas, Simba e Mufasa tiveram jornadas parecidas. Embora Mufasa com certeza teve uma vida repleta de perdas. Primeiro seus pais, depois Eshe e seu bando, restando apenas Taka, que no futuro sabemos o que aprontará com Mufasa. E Simba perderá o pai restando novamente Scar, por incrível que pareça, mais maléfico do que nunca. De um filhote mimado e covarde, para um ser tão vingativo e inescrupuloso, foi uma jornada bem curta para ele. Talvez sua sina não fosse ser rei, mesmo que não conhecesse Mufasa, pois sua natureza, acredito que seria essa mesmo, independente de quem cruzasse seu caminho. Seu pai veria o quão inútil era, se os exilados atacassem e mesmo sem conhecer Mufasa, certeza que Taka daria um jeito de fugir. 

Simba perdeu o pai, mas se Scar fosse seu tio de sangue, eu diria que tinha puxado ele quando viveu ignorando o reino, na companhia de Timão e Pumba. Um verdadeiro covarde. Porém, tendo o sangue e o destino de um verdadeiro rei, retornou para salvar aquilo que seu pai sempre lutou para proteger. Mais uma vez, se fosse uma animação, teria sido bem mais interessante conhecer a história de Mufasa e de Scar. 

Mas enfim. Achei que seria pior, mas até que gostei, tirando a parte musical. 


Nota pessoal 8/10

Dica de Destaque

Resenhando Divagações sobre Noiva de Ali Hazelwood no Divagando Sempre

  Olá Divosos leitores. Trago pela primeira vez algo da autora Ali Hazelwood e que, seria perfeito se não tivesse tanto hot. CONTANDO A ...