quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024

[Review] Espiral o legado de Jogos mortais ( Jigsaw 10) - Divagando Sempre

 

Ano de lançamento 2021

Duração 1h 33m

Direção Darren Lynn Bousman

Elenco Chris Rock, Marisol Nichols, Max Minghella, Samuel L. Jackson



Trailer 




DIVAGAÇÕES APRESENTANDO A HISTÓRIA 

Zeke Banks é um detetive que após denunciar seu parceiro, não é bem visto por seus colegas, ainda mais que seu pai, foi capitão da unidade. Zeke é imprudente e trabalha sozinho, pois ninguem confia nele. Mas, a capitã Angie designa um parceiro novato para Zeke. William, segue Zeke nos casos e observa como seus colegas o tratam mal, embora seja frio, ele se dá bem com seu novo parceiro. 

Entretanto, uma série de assassinatos intriga a polícia, principalmente porque os alvos são pociais e a assinatura lembra Jigsaw, que fazia jogos terríveis com suas vítimas os levando a morte. Zeke começa a investigar mas cada vez que chega perto, um policial é morto. Tudo piora quando seu pai e seu novo parceiro desaparecem. 






Minhas divagações finais 

Misericórdia. Sério isso? Bom, lá vamos nós com os SPOILERS

Primeiro, gente, depois do Hoffman, vai ser sempre assim? Um policial que vai seguir os passos de Jigsaw?  O alvo agora vai ser a polícia?

E sinceramente? Achei que Chris Rock era muito mais do que mostrou ser nesse filme. Seu personagem era cheio de problemas mas tinha potencial para ser duas coisas: o herói ou o vilão. Mas não sei se porque não conhecia muitos trabalhos desse ator, achei ele meio forçado como o ator que interpretou Hoffman. 

Depois, já está ficando meio repetitivo esse negócio de alguém copiar as armadilhas de John e sair matando policiais. E assim como no episódio de Lawrence, o final desse ficou a desejar. O imitador conseguiu culpar outra pessoa e saiu ileso e certeza que vai terminar assim. Não vai ser mais trabalhado esse momento na próxima sequência. Ou, se depois do 10 ainda estiverem pensando em mais sequências, o que acho que já vai ficar mais do que cansativo e voltar a falar desses que ficaram para trás. 

Eu até pensei que esse ia ser melhor, por ter Chris Rock e Samuel L. Jackson que são dois nomes conhecidos, mas infelizmente para mim, o final acabou deixando a desejar. Zeke investigando com seu novo parceiro e encontrando algumas vítimas ainda vivas nas armadilhas e tentando salvá-las, assim meio que participando indiretamente dos jogos, foi uma boa mudança. 

Os motivos do imitador estar fazendo tudo isso, foi até compreensível mas como sempre, essas pessoas acabam indo além do seus objetivos e causando o caos. O imitador demorou anos para realizar sua vingança, assim como no filme passado que ficaram 10 anos sem Jigsaw, de repente os jogos começaram novamente. Ok que essa divisão merecia uma penalidade por tanta corrupção, maaaas... entendemos o lema ser servir e proteger, mas nem todos seguiam a risca. Não que eu quisesse que o imitador fosse morto, mas que pelo menos Zeke não terminasse daquela forma. 

Essa franquia é cheia de altos e baixos. Querem tanto aproveitar o sucesso que por isso saem histórias cada vez mais repetitivos e cansativos. O primeiro ainda segue sendo o melhor de todos. Eu acho que poderia ter terminado no mínimo no 7...

Nota 6/10

terça-feira, 20 de fevereiro de 2024

[Review] Jogos mortais 8: Jigsaw - Divagando Sempre

 

Ano de lançamento 2017

Duração 1h 32m

Direção Michael Spierig, Peter Spierig

Elenco Tobin Bell, Matt Passmore, Clé Bennett, Callum Keith Rennie, Hannah Emily Anderson



Trailer 




DIVAGAÇÕES APRESENTANDO A HISTÓRIA 

10 anos após a morte de John Kramer, uma sequência de mortes faz as pessoas pensarem no retorno de Jigsaw. Porém, os investigadores têm certeza que se trata apenas de um imitador. 

Os legistas Logan e Eleanor logo se tornam suspeitos do detetive Halloran e Hunt. Enquanto são investigados, tudo leva a crer que os jogos estão acontecendo enquanto mais corpos das vítimas vão aparecendo. Hunt é convencido por Logan que Halloran, devido a sua conduta imprópria, deve ser o imitador de John e passam a persegui-lo. 

Enquanto Hunt investiga a casa de Halloran, este segue Logan e Eleanor. Eleanor, fã das obras de John,  acaba descobrindo um local que era da Jill, esposa de John, que desde sua morte estava abandonada. Porém descobrem que tem alguém ali. Quando entram, Halloran que os seguiu, os confronta e Eleanor foge. Halloran e Logan acordam presos em uma armadilha. Então descobre-se quem era o imitador de John, que na verdade foi um de seus pupilos e treinado por ele. 








Minhas divagações finais 

O início foi até promissor e mesmo que aquela dúvida sobre John fique impressa em sua memória, pelos sinais durante o filme, da para perceber qual seria a verdade. 

Contém SPOILERS 

O filme foi até bem construído no início, nos apresentando as 5 pessoas presas e conforme elas morriam, o corpo era deixado para a polícia. Eu, para variar, só suspeitei que era um acontecimento anterior a morte de John, após o terceiro corpo aparecer, pois ele havia acabado de morrer e seu corpo foi retirado do local como? Além do que, o próprio John apareceu para as últimas duas vítimas e nenhuma delas ficaram surpresas com ele ali, uma vez que era conhecimento de todos que ele havia morrido. 

Realmente fiquei na dúvida entre o imitador de John ser Halloran ou Eleanor e acabou sendo que não era nenhum dos dois. Para variar, sempre tem uma vítima envolvida com John. Um deles foi responsável pela morte do sobrinho dele e outro foi responsável por passar um diagnóstico errado ao John. Se não fosse isso, ele teria descoberto o câncer mais cedo e vivido mais. 

Como legista, Logan tinha acesso aos corpos das vítimas e somente ele poderia saber onde estava a mensagem que John havia deixado. Assim como ele tinha acesso a amostras de sangue e plantou as de John em uma das vítimas para fazer parecer que era ele. Assim como plantar provas incriminadoras contra Halloran. E o melhor de tudo foi usar fitas antigas gravadas por John em um jogo que ninguém tinha conhecimento, fazendo parecer que estava acontecendo naquele momento.  

Mas, embora a história tivesse potencial e ficasse claro que se tratava de algum cúmplice de John, esse ficou desproporcional aos anteriores por não ter dado seguimento, como por exemplo, saltou 10 anos na linha do tempo e pelo jeito não havia acontecido mais nenhum jogo. Então, me pergunto, o que aconteceu com Lawrence? A missão dele terminou pegando Hoffman? E por que Logan demorou todo esse tempo para fazer esse jogo para pegar Halloran? Pois ele foi um sobrevivente do jogo que ninguém teve conhecimento e isso foi antes de John morrer, 10 anos atrás... nem mesmo Hoffman demorou tanto tempo para dar continuidade nos jogos.

Com o tempo vai perdendo a graça pois por mais que os jogos intricados de John e seus cúmplices sejam  bem planejados, vai ficando repetitivo, pois é um ciclo sem fim. Se John começou isso tudo fazendo os jogos com pessoas envolvidas em seu sofrimento e pegar um cúmplice com o mesmo objetivo, não terá fim... 

Eu gostei do anterior porque finalmente os cúmplices de John, principalmente Hoffman tiveram seus jogos terminado. À excessão de Lawrence que não teve um final, por isso imaginei que de alguma forma essa sequência teria algo a ver com ele... foi interessante o desdobramento dos acontecimentos e fiquei surpresa com o culpado, pois julguei mal para variar, mas de resto, quantas vezes John vai ficar aparecendo como uma fantasmagórica lembrança para nos aterrorizar? 

Já nem espero mais com expectativa os próximos. Seja o que Deus quiser.

Nota 7/10


segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024

[Review] Saw 3D Jogos mortais: o final ( mas que não é o final / Jigsaw 7) - Divagando Sempre

 

Ano de lançamento 2010

Duração 1h 30m

Direção Kevin Greutert

Elenco Tobin Bell, Cary Elwes, Costas Mandylor, Betsy Russel, Sean Patrick Flanery, Gina Holden, Chad Donella, Chester Bennington



Trailer 




DIVAGAÇÕES APRESENTANDO A HISTÓRIA 

Uma nova exibição de horrores dos jogos de Jigsaw está acontecendo agora em tempo real e aos olhos de todos. Enquanto isso, Bobby, um sobrevivente, ganha a vida escrevendo livros, fazendo palestras e se reunindo com outros sobreviventes de Jigsaw, para a gravação de um DVD, com o intuito de confortar as pessoas após as experiências traumáticas a como seguirem em frente. 

Jill, tentou aplicar o jogo final em Hoffman, porém, ele consegue escapar e agora, com medo de ser pega, Jill vai a polícia em busca de proteção em troca de contar tudo o que sabe e quem era o cúmplice de John. Enquanto o detetive Gibson protege Jill, tenta encontrar Hoffman além de ter encontrado vítimas do jogo que acontecia naquele momento, envolvendo Bobby. 









Minhas divagações finais 

Confesso que não esperava que essa sequência fosse tão boa. Primeiro porque já fiquei decepcionada que Hoffman havia conseguido sobreviver. Não aguentava mais esse cara. 

Mas, os acontecimentos e os envolvidos, foram ficando interessantes. Fora a participação especial do nosso eterno Chester Bennington, vocalista do Linkin Park.  

Bom, a partir daqui contém SPOILERS

Minha gente, eu jurava que o Lawrence havia morrido no primeiro filme, eu sinceramente acreditei que Amanda o tinha matado. Que reviravolta incrível. Como que John consegue recrutar os sobreviventes certos para dar continuidade em seu trabalho? E o pior, John sempre mil passos a frente né... 

Foram três jogos, onde imagino que o primeiro foi só para abertura do filme, já o segundo teve um significado maior e o terceiro, obviamente, seria com alguém que em algum momento teve contato com John. Fora que Bobby foi abusado em mentir dizendo ser um sobrevivente. 

E o ciclo da máscara se fecha, com Jill. Não sei se ela merecia tudo isso, pois apesar de louca, acho que as caras e bocas que ela fazia, faz parte da atriz mesmo. Já o  tão esperado final de Hoffman, eu espero que tenha realmente terminado ali. Quando ele fugia eu quase arranquei os cabelos de revolta, já imaginando que ele continuaria no próximo. E então, eis que aparece Lawrence. Foi surreal. 

Acho incrível como a partir do primeiro, que foi algo simples, se tornou algo grandioso dessa forma cheio de surpresas. O retorno do Lawrence foi algo que jamais imaginei. A partir daí ficamos pensando então sobre outros sobreviventes que poderiam ter sido manipulados por John a se tornarem seus cúmplices. A pior ainda foi a Amanda... 

Mas o melhor de todos ainda foi o primeiro. Pois foi a apresentação do jogo, mostrada nos mínimos detalhes, desde as vítimas acordando naquele ambiente sinistro, descobrindo pouco a pouco o que deveriam fazer, também tinham mais tempo para descobrir como saírem dali. Os outros eram questões de segundos ou minutos. Mas também deve ser porque Jigsaw ficou famoso e ao acordarem e se verem presos, as vítimas já poderiam imaginar o que estava acontecendo. 

Porém, mais uma vez, Hoffman deixa um rastro de policiais mortos... não vou mentir, já estava ficando cansada dessa história. Parecia sempre a mesma coisa, sempre alguém que teve contato com John e que mesmo após sua morte, sofreu horrores. John teve muito tempo para elaborar esses planos com essas pessoas que ele conheceu. Com o retorno de Lawrence, o que vem a seguir? Ele estando ali na espreita para pegar Hoffman foi interessante, porém, ele só fez isso porque Jill corria perigo. Minha questão é: por que todos eles, incluindo a Jill, fizeram o que John pediu mesmo ele estando morto? Ele não ia saber se não cumprissem seu pedido... ia?

Como eu disse nos anteriores, não dá para torcer por alguém nessa história, muito menos pelos policiais... agora estou ansiosa para saber o que virá a seguir...

Nota 9/10

domingo, 18 de fevereiro de 2024

[Review] 1Q84 ( livro 3 ) - Divagando Sempre

 

Ano da primeira publicação 2013

Páginas 447

Autor/a Haruki Murakami



DIVAGAÇÕES APRESENTANDO A HISTÓRIA 

Tengo e Aomame continuam em 1Q84, como Aomame chama esse mundo que tem duas luas. Porém, eles seguem separados mas procurando um ao outro. 

Tengo sai de seu apartamento por algumas semanas para ficar com seu pai que está em coma. Fukaeri que continua escondida em sua casa, permanece no local sozinha. 

Aomame também está escondida mas deseja ficar ali até o fim do ano, para tentar encontrar Tengo. Toda noite ela fica escondida na varanda de olho no parquinho que tem em frente, onde uma vez ela viu Tengo sentado no topo do escorregador. Ela tem esperanças de vê-lo ali novamente. 

Mas tudo estaria bem se um detetive implacável chamado Ushikiwa não estivesse no encalço de Aomame. Por sua dedicação, persistência e uma grande intuição, ele está cada vez mais perto de Aomame. Mas agora, mais do que nunca, ela precisa ter esse encontro com Tengo. 


Minhas divagações finais 

Não lembro com detalhes do primeiro, por exemplo, não faço ideia de como Tengo e Aomame foram parar nesse mundo estranho. Mas, lembro de alguns acontecimentos do segundo. 

Porém, cuidado com SPOILERS a partir daqui. 

Tengo passou momentos estranhos enquanto ficava com seu pai. Conheceu enfermeiras que fez amizades e esperava um sinal de Aomame, que por sua vez, estava escondida sozinha, esperando encontrar Tengo. Enquanto isso, eram perseguidos por Ushikawa. 

Pensei que não seria grande coisa, mas até que essa enrolação toda foi interessante. Parecia que ia ser monótona pois cada um desses três tinham suas rotinas detalhadas. Mas foi estranhamente interessante. 

Por várias questões e momentos, os três não se encontraram diretamente. Mas após chegar ao fim da leitura, fiquei me questionando sobre alguns mistérios que aconteceram. Primeiro, quem era a mulher mais velha casada que Tengo tinha um caso? O que aconteceu com ela? Segundo, o cobrador que aparecia na porta de Aomame, Tengo e Ushikawa era mesmo o pai de Tengo?  Terceiro, Tengo terminou a história sem saber o que tinha acontecido com sua mãe de verdade. 

Embora, talvez algumas questões não importassem mais depois que finalmente Tengo e Aomame se encontraram. Gostei da investigação de Ushikawa, embora ele tenha tido um final desafortunado. Uma pena que Aomame e a velha senhora não se viram mais. Tamaru foi um personagem extremamente competente e interessante. 

O primeiro eu havia achado confuso, o segundo foi meio cansativo, mas o terceiro foi em partes esclarecedor. Dessa vez achei a escrita fluida embora os diálogos ainda fossem um pouco repetitivos... mas no geral, foi uma história interessante. 

Gostei da menção ao livro de Proust, Em busca do tempo perdido. Não lembro quem disse no livro mas achei muito verdadeiro, pois comecei a ler mas embora estivesse empolgada, terminei só o primeiro volume. " Eu nunca estive na cadeia nem precisei me esconder durante muito tempo. Dizem que, se a pessoa não passar por alguma dessas situações, é difícil conseguir ler Em busca do tempo perdido inteiro."

Será que Aomame conseguiu ler tudo? 

Enfim, feliz que consegui terminar mais uma trilogia. Apesar das loucuras, terminou até que um pouco satisfatoriamente.

Nota 9/10

sábado, 17 de fevereiro de 2024

[Review] O gabinete de curiosidades de Guilhermo Del Toro - Divagando Sempre

 

Ano de lançamento 2022

1 temporada 8 episódios 

Direção Guilhermo Del Toro 




Sinopse 

Macabra e deslumbrante, essa coleção de terror conta com oito histórias arrepiantes e cheias de pesadelos grotescos.


Trailer 






Lote 36 ( Guilhermo Navarro )

Um homem endividado mantém um depósito cheio de artigos misteriosos para vender, mas acaba se metendo em uma situação desesperadora.




Ratos de cemitério ( Vincenzo Natali )

Um ladrão passa por um labirinto de túneis cheio de roedores para chegar ao túmulo de um milionário.




A Autópsia ( David Prior )

Para desvendar o mistério de um cadáver encontrado na floresta, um xerife experiente pede a ajuda de um velho amigo: um médico legista. 




Por fora ( Ana Lily Amirpour )

Tentando se encaixar no trabalho, a esquisitona Stacey começa a usar um creme famoso, que provoca uma reação  arrepiante e uma transformação perturbadora.




Modelo de Pickman ( Keith Thomas )

Com suas obras de arte assustadoras, o introvertido Richard começa a alterar o senso de realidade do estudante Will.




Sonhos na casa da bruxa ( Catherine Hardwicke) 

Anos após a morte da irmã gêmea, um pesquisador usa uma droga especial para entrar em um mundo misterioso e sombrio e tentar trazê-la de volta.




A inspeção ( Panos Cosmatos )

Um milionário recluso recebe quatro convidados em sua mansão para uma experiência inesquecível , que acaba virando numa noite de terror.




O murmúrio ( Jennifer Kent)

Depois de uma tragédia, os ornitólogos Nancy e Edgar, se isolam em uma casa para estudar os pássaros. Mas a história do lugar é cheia de tristezas e terrores. 


DIVAGAÇÕES, ANÁLISES E IMPRESSÕES PESSOAIS 

Del Toro consegue transformar pequenos contos em verdadeiras obras de terror. Lote 36 achei mais ambicioso do que assustador, embora ratos de cemitério também tenha ambição, achei horrível pois envolvia ratos. 

A autópsia foi a mais interessante até o momento. Um velho policial pede a ajuda de um velho amigo para fazer autópsia em corpos encontrados em uma mina após desabar soterrando alguns trabalhadores. Então, o médico legista faz uma terrível descoberta. O próximo episódio porém, para mim, deixou a desejar. Foi mais bizarro que assustador. Embora não saiba qual o verdadeiro tema do gabinete de curiosidades, talvez não seja de fato terror, mas sim de histórias macabras ou bizarras. 

Os episódios sobre as obras de artes e a inspeção, foram meio macabros mas não achei tão interessantes. A inspeção foi muito bizarra, pois o início foi super lento, parecia que seria mais sobre drogas, mas depois apareceu um objeto estranho e do nada saiu um monstro de dentro dele... foi totalmente sem sentido. Achei que o idoso que convidou aquelas pessoas para sua casa, fosse fazer experimentos com eles hahaha 

Já o da bruxa e murmúrios, foram mais interessantes. Também tiveram no elenco Rupert Grint, nosso eterno Ron de Harry Potter e Andrew Lincoln, o Rick de The Walking Dead.

O da bruxa, dois irmãos gêmeos são separados, quando um deles vem a falecer. Porém, o irmão vê o fantasma da irmã e algo a puxando através de algo parecido com um portal e desaparecendo. O irmão passa então a vida tentando descobrir meios de encontrar a irmã e trazê-la de volta, sem saber que algo terrível espera por ele. 

Murmúrios foi meio lento e estranho, mas conta com um casal que estuda um determinado tipo de pássaro e vão para um local isolado, para estudá-los melhor. Porém, desde o início, embora a casa fosse enorme, por estar abandonada tinha um certo ar sinistro. No entanto, a mulher passa a ouvir vozes e ver coisas e descobre o trágico passado dos moradores dessa casa. 

Adorei ver Rupert de novo, deu até vontade de ver Harry Potter. Assim como Andrew, embora ver The walking dead não seja minha meta de vida. Devido a vários acontecimentos, parei na 5ª temporada e não tive mais vontade de continuar. 

Enfim, como qualquer conto, são curtos e as vezes desconexos. Não há tempo para ter um começo, meio e fim todo elaborado. Só acho que o da inspeção, o roteirista usou alucinógenos porque a história toda era muito doida. Eu comecei a série um pouco depois de ter sido lançado e sim, parei depois dos dois primeiros episódios e finalmente resolvi dar continuidade. Não porque achei ruim, as vezes faço isso mesmo, começo algo, vou ver outra coisa e depois de muito tempo lembro de ter abandonado algo...

Guilhermo aparecendo no início de cada episódio mexendo naquela casinha pegando algo relacionado ao episódio e fazendo alguma citação, era incrível. Nem todo conto vai ser agradável, mas como toda obra que tem os dedos de Guilhermo, com certeza vai ter uma pitada de coisas bizarras, mórbidas ou sinistras... O que não decepciona na verdade. Me arrependo de não ter visto logo. 



Nota 9/10

sexta-feira, 16 de fevereiro de 2024

[Review] Jogos mortais VI - Divagando Sempre

 Ano de lançamento 2009

Duração 1h 30m

Direção Kevin Greutert

Elenco Tobin Bell, Costas Mandylor, Mark Rolston, Betsy Russel



Trailer




DIVAGAÇÕES, ANÁLISES E IMPRESSÕES PESSOAIS 

Ninguém sabe o que aconteceu com Strahm, a não ser o detetive Hoffman. Ele plantou provas contra Strahm mas não imaginou que as investigações acabariam se aproximando dele. 

Enquanto tenta se livrar dos detetives na sua cola, outra vítima, que por acaso passou pela vida de John, agora sofre o seu pior pesadelo tendo que jogar para sobreviver. 

Jill, ex esposa de John, recebeu após sua morte, uma caixa com o jogo final. Hoffman, toma conhecimento dessa caixa e vai até Jill pegá-la, alegando que ele quem terminará o jogo que John começou. Mal sabia ele que o jogo final seria dele. 








Minhas divagações finais 

Pelo modo como terminou, fica a incógnita se teria uma continuação. Hoffman parecia tão culpado que desde o início eu teria desconfiado dele. 

Se lá atrás quando ele disse que Strahm estaria desconfiado de alguém de dentro da polícia e percebeu que os arquivos de todos os casos referentes a Jigsaw desapareceram e que Hoffman esteve envolvido nas investigações, você desconfiaria de quem?

Não sei porque acharam que o cúmplice de John seria Strahm. Sempre achei que John tinha planejado o próximo jogo para Amanda por não concordar com seus métodos. Fiquei chocada que fazia parte do plano de Hoffman. 

Cada ponta solta dessa saga é amarrada depois. Jill não é menos culpada só porque não participou ativamente dos jogos como Hoffman, pois ela sabia o que John estava fazendo e nunca o denunciou. Por isso sempre achei que por trás de tudo, estaria ela... mesmo ela pedindo a John que parasse, seu semblante em determinados momentos, mostrava que ela sentia uma pequena satisfação pelo que o marido fazia... caso contrário, ela não teria estômago para fazer o que fez, no jogo final.

Esse ainda foi mais eletrizante que o anterior, pois tudo tinha um propósito envolvendo os planos e o passado de John. No final, algumas pessoas de seus jogos, não eram só castigadas por não darem valor a vida, mas por terem passado pela sua lhe nagando uma chance de viver. 

A jornada do investidor foi triste, pois ele lutou pela sua vida e de outras pessoas, mas no final, o jogo não era dele, quem decidia se ele vivia ou morria dependia de outra pessoa. Eu achava que a amante dele quem morreria primeiro... 

Infelizmente investigadores que descobriram sobre Hoffman morreram, mas o final, como será esclarecido no próximo? John já morreu. Seus pupilos acabaram envolvidos no jogo final preparado por ele, qual será a história dos próximos? Sendo assim, como pode ter tanta sequência sendo que o personagem que começou isso morreu no início? Seria mais instigante se o Jigsaw passasse todo esse tempo sendo ainda desconhecido. 

Mas gostei das pontas soltas sendo amarradas. John era tão vingativo que cada pessoa que lhe negou a chance de viver mais, passou pelo seu jogo mortal. Hoffman foi tão ordinário que deixou um rastro de morte de policiais pelo caminho. E sua atuação era péssima, pois desde o início ele dava a entender que era culpado hahaha 

Ansiosa para saber como será os próximos filmes... 

Nota 9/10

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2024

[Review] Jogos mortais V - Divagando Sempre

 

Ano de lançamento 2008

Duração 1h 38m

Direção David Hackl

Elenco Tobin Bell, Scott Patterson, Costas Mandylor, Betsy Russel, Donnie Wahlberg



Trailer 



DIVAGAÇÕES APRESENTANDO A HISTÓRIA 

Seguindo o final do IV, pensava-se que apenas o investigador Hoffman tinha sobrevivido as armadilhas sangrentas de John. Porém, uma outra vítima sai com vida, o policial Strahm. Após se recuperar dos ferimentos pela tentativa de fuga, ele tem em mente que John tinha outro cúmplice, fora Amanda, que agora estava fora do jogo. 

Obcecado em encontrar esse cúmplice, afastado da polícia para recuperação e por ter infringido as regras, ele decide investigar por conta. Seu principal suspeito é Hoffman. 

Hoffman por sua vez, faz com que tudo indique que o cúmplice de John na verdade, era Strahm. Enquanto persegue Hoffman indo nos lugares dos jogos, é contado como as vítimas chegaram ali e como Hoffman se aliou à John. 





Minhas divagações finais 

A cada filme as provas vão ficando mais sangrentas. Se eu parei de ver a saga anos atrás porque não aguentava ver membros decepados, imagina se tivesse continuado. 

Minha dúvida seria apenas se o primeiro filme foi um tiro de sorte e as continuações foram projetadas depois, ou se a história já estava toda pronta. Porque minha gente, confesso que essas sequências trazendo as vítimas anteriores e com soluções de como foram parar lá, estão sendo deveras interessante. 

Jamais imaginei John casado hahaha se bem que a Jill as vezes faz umas caras e bocas perturbadoras. Não duvido nada no final ela ser uma das cúmplices dele hahaha principalmente quando ela recebe a "herança " deixada por John. 

Na verdade achei meio confuso e o mais fraco da franquia até agora. Quando John deixou seu legado para Hoffman, já era de se imaginar que nem ele muito menos a Amanda seguiriam a risca os passos de John com sua ideologia de que não matava ninguém. Ainda acho que a Amanda foi a pior personagem de todos. 

Eu vivia confundindo o Hoffman e o Strahm, mas vendo algumas partes pela segunda vez, passei a entender melhor. Também fica confuso pois as voltas no tempo atrapalham um pouco. Revendo a cena onde Strahm procura o momento em que Hoffman conhece e se alia a John, finalmente entendi essa parte da história. Pois como misturam o antes e depois e com o momento de agora enquanto viam a cena passada, me confundiam muito. 

Hoffman pegou o assassino de sua irmã e fez o trabalho do pêndulo como se fosse Jigsaw quem tivesse feito. Assim, John pega Hoffman e da aquele sermão sobre vingança e de como a imitação dele foi mal feita e tals e acaba ensinando seus métodos e como deve jogar. No fim, Hoffman armou para Strahm parecer culpado e Jill obviamente teve sua participação...

Achei esse tão desinteressante que nem me apeguei a detalhes nem prestei muita atenção. É assistível, porém, nada tão marcante quanto o primeiro. E só tenho a dizer, que a maioria dos detetives se deram mal, porque não ouviram o Jigsaw... E como a perseguição frenética de Strahm pelo Hoffman foi o foco maior, as outras vítimas nas armadilhas ficaram meio fora da trama... quero dizer, faz parte dos jogos do Jigsaw, mas para aquele momento, não teve muito sentido...

Eu havia iniciado a franquia como maratona de Halloween no ano passado, mas não consegui terminar. Então resolvi fazer isso agora... 

Nota 6/10

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2024

[Review] Na cola dos assassinos (documentário) - Divagando Sempre

 

Ano de lançamento 2021

3 temporadas 



Trailer 




1ª temporada 4 episódios 

1- Contagem de corpos: o assassino de Green River

Os assassinatos de mulheres em uma região próxima a Seattle assombraram investigadores por décadas. Mas, com a evolução da ciência forense, o cenário começou a mudar. 


2- Caçadoras de homens: Aileen Wuornos 

Em 1990, assassinatos em série cometidos na Flórida levam os investigadores a se disfarçarem para chegarem a uma suspeita inesperada. 


3- Mentiras verdadeiras - Parte 1: o assassino das carinhas felizes

Suspeitos estranhos, confissões questionáveis e novas versões do crime confundem os detetives na caça ao assassino de uma mulher no início dos anos 1990


4- Mentiras verdadeiras - Parte 2: o assassino das carinhas felizes

Uma carta com revelações surpreendentes reabre um caso  aparentemente encerrado,  colocando em dúvida aqueles que foram presos pelo crime. 





Minhas divagações finais 

O documentário, como o próprio título diz, fala sobre assassinatos que devido a tecnologia na época ainda ser escassa, os detetives contavam com investigações mais demoradas. Felizmente conseguiram encontrar os culpados. 

O segundo episódio conta sobre uma serial killer mulher, coisa rara de acontecer. Tanto que, foi após soltarem na mídia, um retrato falado da suspeita, que conseguiram chegar perto da assassina. Seu caso foi tão inédito que até foi contada através de um filme conhecido por Monster: desejo assassino, interpretado por Charlize Theron. Embora no filme, que eu me lembre, tenham contado mais detalhes sobre a vida de Aileen e seus motivos para matar, no documentário, o foco maior foram as investigações. 

O último caso foi de um corpo encontrado e as investigações levaram até um homem. Sua esposa, alguns anos mais velha, planta uma prova incriminadora para acusar o marido, pois este a agredia e querendo se livrar dele, o acusa do assassinato. Depois ela confessa que acabou ajudando o marido e os dois são presos. Mesmo achando o caso estranho, as provas e a confissão indicavam que o casal estava envolvido. Após alguns anos na cadeia, o verdadeiro assassino passa a mandar cartas para a polícia dizendo que prenderam as pessoas erradas e que ele era o verdadeiro culpado. Depois de conseguirem provas e encontrar o sujeito, o casal é solto. 

Ao perguntar a senhora por que mentiu sobre o caso, ela disse apenas que queria se livrar do marido... E ser presa era melhor do que denunciá-lo? De qualquer forma, o ego do verdadeiro culpado não deixou que o casal ficasse como os verdadeiros assassinos. Mas se ele agisse novamente com o casal preso, a polícia acabaria descobrindo a verdade com o tempo. Já que a senhora não parecia se importar de estar presa. Já o marido... 

Enfim, pensei que o documentário fosse diferente. Que se tratasse de casos antigos que foram resolvidos anos depois com a ajuda da tecnologia. Mas foi mais como no título mesmo, na cola dos assassinos. Mesmo porque, a maioria dos crimes acabam se resolvendo. 

Já vi vários documentários criminais, e confesso que achei esse mais sentimental. Pois os investigadores que trabalharam no caso na época, ao relatarem suas experiências como encontrando os corpos e procurando os suspeitos, alguns revisitando os locais dos crimes, ficaram bem emotivos. 

No mais, os crimes são hediondos, os episódios e a temporada são curtinhas, as histórias não são prolongadas demais só para dar o tempo do filme, é direto e conclusivo. Para um documentário é muito bom.

Nota 10/10


terça-feira, 13 de fevereiro de 2024

[Review] Desaparecida: O Caso Lucie Blackman - Divagando Sempre

 

Ano de lançamento 2023

Duração 1h 22m

Direção Hyoe Yamamoto



Trailer




DIVAGAÇÕES APRESENTANDO A HISTÓRIA

Lucie Blackman, uma jovem britânica que viajou para o Japão, desaparece. Seu pai e sua irmã viajam até o país para acompanhar as investigações. 

Lucie, comissária de bordo, havia decidido tirar um ano sabático e ela e sua amiga foram para o Japão. Embora tivesse um visto de turista, Lucie conseguiu um trabalho em um clube localizado em Roppongi, na capital. Porém, o clube exigia que as anfitriãs (hostess) fossem a encontros pagos com seus clientes. Mas, segundo algumas entrevistas com moças estrangeiras que faziam esse tipo de serviço, não havia nenhum envolvimento sexual. Elas eram pagas somente para acompanhar os homens e beber junto com eles.

Lucie teria tido seu primeiro encontro desses com um homem e estava animada, segundo sua amiga, que foi a última a falar com Lucie, pois depois desse encontro, não foi mais encontrada. 

O pai de Lucie, desesperado e ainda com esperança de encontrar a filha viva, não estando acostumado com as diferenças de leis entre seu país e o Japão, começou a instigar a mídia, forçando o Japão a fazer uma investigação internacional. Vários policiais foram chamados para colher informações na capital. 

Após descobrirem alguns casos em que as hostess voltavam se sentindo mal depois de um encontro com um determinado cliente, as investigações começaram a tomar um rumo, mas se quisessem encontrar Lucie com vida, precisavam agir com cuidado. 

Muitas teorias e especulações foram apresentadas, mas felizmente encontraram o suposto cliente misterioso. Segundo investigações, ele dopava as moças, abusava delas e ainda as filmava. Foram encontradas diversas fitas VHS com diversas mulheres sendo violentadas. Apenas de Lucie nada foi encontrado que poderia provar que o suspeito esteve com ela. Mesmo após sendo preso, ele jamais confessou seus crimes muito menos que conhecia Lucie.

Mas, os policiais japoneses continuaram procurando algum indício entre as propriedades do acusado, refazendo seus passos até o último dia de vida de Lucie, até que finalmente a encontraram...






Minhas divagações finais 

Primeiro, não existe lugar no mundo totalmente seguro quando existe seres humanos. O Japão, por ser um país que sofreu no passado, também teve lá suas parcelas de monstruosidade, mas conseguiram superar e se reerguer, se tornado um país de primeiro mundo. A educação nas escolas, no trânsito, a limpeza das ruas e muitas outras coisas de dar inveja no Brasil, não quer dizer que seja um lugar imune a pobreza ou crimes. 

Eles só não ficam expondo essas falhas, pois não é algo a que se orgulhar. Existem lugares sujos lá sim, moradores de rua, crimes sexuais ou vingança, familiares que matam os pais pela herança, como qualquer outro país. Estou dizendo isso, pois logo no início, acho que era um jornalista, enfatizou que por o Japão ser conhecido por ser um país onde dificilmente acontecia um crime, uma jovem britânica havia desaparecido. 

Mas vamos lá. Lucie trabalhava como Hostess em um clube na capital. Tóquio é com certeza o maior local do Japão onde se pode encontrar pervertidos, ainda mais em clubes...

Detalhes sobre a vida do criminoso não foram expostas, só que ele era  bem de vida e odiava as mulheres. Ele não era assassino, mas um predador sexual. Deixava as mulheres inconscientes, as violentava e ainda filmava o ato. Muitas delas nem faziam ideia de que haviam sido violentadas. Após voltarem de encontros com o criminoso, só relatavam sentirem uma dor de cabeça. Achavam que tinham bebido demais e adormecendo na casa do suspeito. 

Porém, uma das mulheres, acabou morrendo no hospital, devido ao que o criminoso usava para deixar as mulheres inconscientes. Ele mesmo a levou ao hospital mas dizendo que esta sofria uma intoxicação alimentar. Então não havendo suspeitas, nem uma autópsia foi feita. Felizmente um rim ( eu acho ) havia sido guardado e foi comprovado restos do que o criminoso costumava usar. 

Quando finalmente encontraram Lucie, não era do jeito que todos gostariam... ainda assim, demorou para ele ser acusado, embora sua pena já fosse prisão perpétua devido às outras acusações. E apesar de Lucie ter sido a última vítima a ser encontrada, se não fosse por seu desaparecimento, Joji Obara jamais seria encontrado e quem sabe quantas outras vítimas continuaria fazendo?

Crimes sexuais, predadores sexuais, tráfico sexual... fiquem atentos, existe em qualquer lugar do mundo...

Nota 9/10

Dica de Destaque

Resenhando Divagações sobre Noiva de Ali Hazelwood no Divagando Sempre

  Olá Divosos leitores. Trago pela primeira vez algo da autora Ali Hazelwood e que, seria perfeito se não tivesse tanto hot. CONTANDO A ...