segunda-feira, 24 de novembro de 2025

[Review/crítica pessoal] Crimes que abalaram o mundo - Divagando Sempre

 

Olá Divas e Divos. Hoje trago um doc sobre alguns crimes que chocaram a população na época em que ocorreram. 






DIVAGAÇÕES APRESENTANDO A HISTÓRIA 

Histórias de crimes chocantes, conheça alguns que compõem esse documentário.


1- Andrea Yates

Andrea, que aparentava ser uma mãe feliz, mata seus cinco filhos afogados na banheira da residência em 2001. O filho mais velho percebe que há algo errado e tenta fugir, mas não consegue. Foram quatro meninos e a mais nova, uma menina de seis meses. Durante o julgamento foi descoberto que ela sofria de depressão pós parto além de ter sido diagnosticada com psicose pós parto. Durante seu julgamento, a acusação queria a pena de morte, mas ela foi sentenciada a prisão perpétua e no seu segundo julgamento foi inocentada por insanidade, sendo internada em uma clínica para tratamento mental. Em seu interrogatório, Andrea alegou que fez isso para salvar seus filhos do inferno. 


2- Atentado ao Parque Olímpico em Atlanta

Nos jogos Olímpicos de 1996, um segurança encontra uma mochila suspeita e evacua a área, no entanto, a bomba ainda explode e fere várias pessoas. Ele é considerado um herói, passa a dar entrevistas, sua vida é investigada e de repente, de herói passa a ser um suspeito. A casa onde mora com a mãe é revistada pelo FBI, a mídia já o pontuava como potencial suspeito e no final, sem provas Jewell foi deixado de lado, embora sua vida fosse destruída pelas falsas acusações. Somente em 1997 em outro atentado semelhante que um novo suspeito aparece e em 2003 o verdadeiro culpado é preso.


3- O Julgamento da Escola Infantil McMartin

Foi um processo judicial na década de 1980, envolvendo uma escola de educação infantil, tendo 115 acusações de abuso sexual contra menores. Em 1983, a mãe de um dos alunos da instituição relatou a polícia que seu filho havia sido abusado por seu ex-marido que trabalhava na instituição. Todos os sete funcionários da escola foram presos e investigados, mas cinco deles acabaram sendo liberados. Peggy e Ray McMartin, foram julgados e absolvidos em 1990. Devido a grande atração da mídia, o caso acabou levando a histeria coletiva e pânico moral.


4- Os irmãos Menendez

Lyle e Erik Menendez ligam para a polícia dizendo que encontraram os pais mortos em casa. Depois de alguns meses, os dois são presos acusados de terem matado os pais. Durante o julgamento a reviravolta acontece quando a defesa alega o motivo: os irmãos sofriam abusos por parte de pai e a mãe sabia mas não fazia nada. Diante disso, mataram os dois pois acreditavam que era legítima defesa. Embora a acusação sobre abusos terem desencadeado os assassinatos, por lei, tirar a vida de outra pessoa ainda é crime, ainda mais que os irmãos planejaram em detalhes como fariam. Foram considerados culpados, mas a questão ainda gerou controvérsias se seriam condenados a pena de morte ou prisão perpétua. 


5- Selena

Selena, foi uma cantora de origem mexicana, que no auge do seu sucesso, foi morta por sua amiga, fã e gerente de suas butiques Yolanda Saldívar. No dia do ocorrido, Yolanda atrai Selena para um motel e atira nela. Enquanto Selena foge e pede socorre, Yolanda se tranca em seu carro e passa mais de sete horas ameaçando se matar. Depois de muita conversa, cansada, Yolanda decide sair do carro e é presa. Apesar de confessar ter atirado em Selena, nunca revelou seu verdadeiro motivo.


6- O Julgamento da Babá

Louise Woodward, 19 anos, inglesa, foi para os Estados Unidos trabalhar como au pair, onde jovens prestam serviços domésticos em troca de casa e comida, enquanto estudam no país. Louise foi para a casa da família Eappon e cuidava do filho mais novo Mathew de 9 meses. Após 3 meses na casa, o acidente acontece. Louise liga para a emergência pedindo socorro para Mathew. Após exames e uma cirurgia de emergência, foi constatado uma lesão antiga de três meses atrás e recentemente foi sacudido violentamente causando o trauma. Louise foi presa acusada de matar Mathew, mas após cumprir alguns meses foi liberada. 


7- Patty Hearst

Vinda de uma família rica, na década de 70, foi sequestrada por ativistas do exército Simbionês de Libertação e após dois meses presa, sofreu lavagem cerebral se juntando a causa de seus sequestradores. Patty foi pega pelas câmeras de segurança do banco Hiberna segurando uma arma. 


8- Rodney King

Em 1991, Rodney foi parado por policiais e espancado mais de 50 vezes com socos e chutes, sendo filmado por um civil que depois mandou as imagens para uma emissora de TV. As imagens causaram fúria pública e após o julgamento, três dos quatro policiais que agrediram Rodney foram liberados. Então começou o Distúrbio de Los Angeles em 1992, pela minoria indignada por questões raciais resultando em seis dias de tumulto, revolta e agressões, terminado com 63 pessoas mortas e mais de 2 mil feridas. 








Ano de lançamento 2020

1 Temporada 8 Episódios 



Trailer 





Minhas divagações finais 

Documentários de crimes são interessantes pelo lado emocional do ser humano. Alguns crimes são extremamente brutais, como a mãe que matou os próprios filhos e os filhos que mataram os pais. Porém, alguns crimes, mesmo com a severidade dos casos, alguns cumprem alguns anos de prisão e logo são liberados. É complicado julgar alguns casos, porque dependendo, o criminoso tirou a vida de outra pessoa mas para a família da vítima, não há justiça quando o criminoso sai em liberdade algum tempo depois. Para mim foi o caso da Babá que achei extremamente estranho e ficou aquela questão se ela realmente teve intenção de matar o bebê. O fato é que ela cumpriu pena de alguns meses e logo foi liberada. Pesquisando descobri que casou e teve seu próprio filho. 

E no caso da mãe que matou seus filhos? Acho que o marido errou em insistir em ter mais filhos quando ela já havia sido diagnosticada com depressão pós parto. Mas o pior foi ela alucinar dizendo que seguiu ordens de um pastor que dizia em seus cultos que as crianças deveriam morrer antes de completar 10 anos para serem salvas e irem para o paraíso. 

Já o caso da escola infantil, acredito que a ex mulher iniciou a acusação por algum motivo pessoal contra o ex marido e acabou criando aquele circo todo, e pelas filmagens acho que as crianças foram induzidas sim, a dizerem que foram abusadas na escola. E como sempre, a mídia arma o maior circo em torno disso e as investigações acabam sendo prejudicadas pela opinião pública. O mesmo que aconteceu com o segurança do atentado Olímpico em Atlanta. De herói virou suspeito, porque a mídia começou a especular suas atitudes depois que ficou famoso e passou a aparecer na TV. No fim, ele realmente era inocente.

Já o caso dos irmãos Menendez, é bem conhecido pela brutalidade dos assassinatos. No Brasil também teve um caso que ficou bem famoso que foi o da Richthofen, que também armou para matar os próprios pais. Pelo menos eles ainda seguem presos. Até onde eu saiba.

A Selena, apesar da criminosa confessar ter a matado, nunca revelou o motivo, mas talvez pode ter sido por inveja, ciúme ou dinheiro. Há várias camadas quando um famoso confia demais em alguém desconhecido que de repente de fã, vira agente e melhor amiga. O caso da Patty foi o mais sem graça possível, sem mencionar que foi completamente estranho. De família rica, ela é sequestrada e depois de dizerem que "sofreu lavagem cerebral", de vítima vira bandida?  Foi um caso muito estranho. 

Já o do Rodney, é muito triste saber que mesmo depois do que lhe aconteceu, isso volta a se repetir da mesma forma. Não há movimento que possa mudar os racistas, ainda mais quando são policiais brancos. São todos crimes que aconteceram nas décadas de 80,90 e que continuam acontecendo. Infelizmente o ser humano é a pura maldade desse planeta. Porém, por ser um documentário que explora vários casos diferentes por episódio, ainda assim achei que não foram muito bem trabalhados. É apenas um resumo bem simplificado dos casos que acharam mais chocantes para o doc. 


Nota pessoal 8/10

sábado, 22 de novembro de 2025

[Review/crítica pessoal] It Uma obra-prima do medo - Divagando Sempre

 

Olá Divosos do terror. Hoje encerro a maratona de Halloween de 2025. Super atrasado mas consegui ver meus filmes que espero o ano todo para ver. Embora ainda tenha ficado muitos títulos para trás, como sempre. Mas termino com essa obra-prima do terror. 






A HISTÓRIA 

Após o desaparecimento de uma criança em Derry, Mike Hanlon ao sair do local, encontra um cartaz com a foto de George Denbrough, um garotinho assassinado quase 30 anos atrás. Ele então tem a triste missão de ligar para os outros seis amigos, que no passado, fizeram a promessa de retornarem caso Ele voltasse. E assim, Mike entra em contato com cada um, que durante todos esses anos, haviam se esquecido de Derry e o que enfrentaram lá quando criança, mas ao ouvirem Mike, suas lembranças vão retornando. 

Enquanto cada um retorna a Derry, suas lembranças dos amigos e do palhaço também retorna. Mas, apenas um deles não consegue enfrentar a coisa novamente e se mata. Enquanto os seis se reúnem e conversam sobre vida atual, sobre suas memórias e sobre o que vão fazer agora, o palhaço traça seu caminho maligno, criando discórdia no grupo em nome do medo. Porém, pelo George do passado e pelas crianças recém desaparecidas além de um deles que morreu e outro que ficou ferido, os cinco restante voltam ao esgoto para enfrentar o palhaço pela última vez. 
















Ano de lançamento 1990

Duração 3h 12m

Direção Tommy Lee Wallace

Elenco Tim Curry (Pennywise)

As crianças Jonathan Brandis, Brandon Crane, Adam Faraizl, Seth Green, Ben Heller, Emily Perkins, Marlon Taylor

Os adultos Richard Thomas, John Ritter, Dennis Christopher, Harry Anderson, Richard Masur, Annette O'Toole, Tim Reid



Trailer 





Minhas divagações 

Essa versão de It, eu assisti anos atrás e talvez daí tenha surgido meu medo de palhaços. Até então, eu achava a versão mais recente, apesar das mudanças, a melhor adaptação de algum livro de Stephen King perfeita. Mas, revendo esse antigo, ele me parece mais fiel ao livro, por seguir a cronologia do mesmo. A versão mais atual, foi dividida em duas partes, sendo a primeira a parte infantil e a segunda a fase adulta. No livro, as histórias são intercaladas entre passado e presente e segue sendo assim no filme. De qualquer forma, as duas versões são maravilhosas. Infelizmente não encontrei no áudio original, então estou assistindo dublado em português. 

Nem me lembrava que Bill criança era interpretado por Jonathan Brandis. Na adolescência ele era meu crush e muito triste saber que um ator com tanto potencial, tenha partido tão cedo. Tim Curry me lembro dele do filme Esqueceram de mim. Não nego que por ser antigo, alguns personagens do filme atual para mim foram melhores, na verdade acho que todos eles da fase infantil foram excelentes. Cada um extraiu muito bem os personagens descritos no livro, embora nesse filme antigo, eu tenha achado o Bill criança com uma interpretação maravilhosa. Porém, acho que a Bev do mais atual fez mais juz à sua personagem julgada na escola. 

Embora o livro tenha mais de mil páginas, acho que a versão mais atual conseguiu trabalhar mais os personagens principais e até os secundários por ter sido dividido em duas partes. Como no filme original foram 3 horas de filme e apesar de ter conseguido se manter fiel ao livro, deixaram algumas partes um pouco corridas. O início de Bill quando perde George, é visível que seus pais não se importam muito com Bill vivendo um luto pelo filho perdido. Mostra bem mais os problemas que Bev tem com seu pai controlador e talvez abusivo? Não lembro se isso era sugestionavel ou se ele realmente era assim. Ben teve seu primeiro contato com Bev muito mais emocionante no atual, que vou chamar de remake para entendermos melhor. E pelo que me lembre, era ele quem se interessou em pesquisar sobre Derry e ficava na biblioteca da escola. Assim, um dia distraído acabou saindo desprevenido e sendo perseguido por Henry Bowers e sua gangue. Assim como aconteceu com Mike, que foi perseguido pelos garotos e acabou sendo salvo por Bill e seus amigos, convidando Mike a participar do grupo que vieram a chamar de Clube dos Perdedores ou dependendo da tradução, Clube dos Otários. Mas como eu disse, com dois filmes com mais de duas horas cada, com certeza dava para trabalhar melhor nessas partes, por isso o remake para mim segue sendo a melhor adaptação de um livro de King até agora. 

Porém, considerando a época, anos 90, acho que o It original foi bem feito e assustador, pois sempre me lembrava dele com certo horror, pois quando vi a primeira vez, apesar de já estar amando o gênero filmes de terror, achei esse palhaço macabro demais. Enfim, mesmo sendo antigo, acho que seria um crime fazer comparações entre original e remake, pois os dois, a sua maneira, captaram a essência do terror que é It. Embora no original, a promessa do retorno foi selada de modo bem mais sadio e inocente do que no livro, que foi muito polêmico e fico feliz que em nenhuma das duas versões tenha sido mostrada. Já fazendo o corte na mão foi desconfortável, imagina o que fizeram no livro. 

Mas, em se tratando de Stephen King, nada mais me surpreende vindo dele. No final acaba restando cinco deles, mas o que morre, no remake se sacrifica pelo grupo, não lembro no livro como realmente aconteceu, pois estou relendo ele mas ainda estou no começo, mas no remake quem morreu foi diferente. Mas de resto seguiu parecido. Sempre torci por Bev e Bill, mas... enfim, o modo como enfrentam a criatura, não dá para comparar, pois obviamente com a tecnologia avançando, o remake teria efeitos melhores, e não nego que nesse quesito realmente impressiona mais, mas o antigo tem um lugar especial no meu coração pelo Jonathan Brandis. 

Mas enfim, recomendo qualquer coisa sobre It pois vai ser sempre uma experiência sobrenatural traumatizante. Digno de Stephen King. Vale muito a pena. 


Nota pessoal 10/10

quinta-feira, 20 de novembro de 2025

[Review/crítica pessoal] Valentine: O dia do terror - Divagando Sempre


Olá Divosos do terror. Quase finalizando a maratona de Halloween, tenho encontrado filmes curiosos até. Esse foi um deles. 







A HISTÓRIA 

Em 1988, em um baile de dia dos namorados, o jovem Jeremy Melton, convida esperançosamente meninas para dançar. Devido a sua aparência e personalidade desajeitada, Shelley, Lily e Paige recusam o pedido o tratando mal. Já Kate diz talvez mais tarde dando uma esperança ao jovem mas é Dorothy quem aceita, por no fundo também ser uma solitária. Eles dançam e acabam se beijando. Mas, uns garotos flagram o casal com risadinhas e piadas e Dorothy envergonhada acaba dizendo que Jeremy a agarrou. Os garotos enfurecidos jogam um balde de ponche em Jeremy, tiram suas roupas e o espancam na frente de todos. Anos depois, alguém diz que pelas informações, Jeremy foi parar no manicômio e ninguém sabia mais dele. 

No tempo presente, com o dia dos namorados chegando, a primeira vítima é Shelley, estudante de medicina, trabalha em um necrotério e recebe um cartão de dia dos namorados macabro assinado JM. Shelley é a primeira vítima. Até então, ninguém consegue imaginar quem poderia tê-la matado. Até que as demais comentam que também receberam cartões sinistros assinado por um tal JM. Embora correndo perigo, cada uma delas tem envolvimento com algum homem estranho, no minimo suspeito e mesmo assim, Dorothy dá uma festa de dia dos namorados em sua casa, culminando na tragédia final.










Ano de lançamento 2001

Duração 1h 36m

Direção Jamie Blanks



Elenco David Boreanaz, Katherine Heigl, Denise Richards, Marley Shelton, Jessica Capshaw, Jessica Cauffiel



Trailer 





Minhas divagações 

Bom, fazia tempo que eu não dizia isso, mas encontrei esse filme por um shorts no YouTube. A cena era do início onde o jovem Jeremy Melton era repelido pelas garotas e agredido no final. A legenda era sobre esse jovem crescer e no futuro se vingar das meninas que o maltrataram. Parecia interessante? Sim, principalmente porque vi David Boreanaz no elenco. O conheci em Buffy, depois vi Angel e Bones. Todos pela metade. Um dia gostaria de terminar essas séries. Mas uma vida só é muito curta para ver tudo que quero.

Mas vamos lá, o filme em si, típico da época em que foi lançado, explorava muito esse tema de perseguição, sempre motivado por um sentimento de vingança. No entanto, apesar de entender os sentimentos de Jeremy, eu sinceramente achei que ele fosse se vingar de todos os envolvidos daquela noite, incluindo principalmente os garotos que bateram nele. Porque convenhamos, se não fosse por esses meninos terem zombado dos dois se beijando, nada daquilo teria acontecido. Eu, já que ia começar um ataque de vingança, aproveitaria e pegaria esses moleques também. Ser rejeitado e humilhado é uma coisa, mas ser agredido e humilhado e ainda ser julgado por algo que não era? Pegaria também os professores que demoraram para impedir o ataque e aqueles que só ficaram olhando ou rindo. Parece que sou mais vingativa do que o Jeremy, mas como disse, se fosse começar um plano vingativo, que já é um caminho sem volta, faria algo mais complexo. 

Quanto aos personagens, óbvio que todas teriam uma história rasa e embora tenha atrizes hoje bem conhecidas, como Katherine Heigl e Jessica Capshaw,  que por coincidência trabalharam na mesma série famosa Grey's Anatomy, as duas para mim, eram personagens que eu menos gostava lá. Parei na sexta temporada depois da morte de alguém que eu gostava muito. Shelly apesar de ter sido a primeira vítima, pelo menos teve uma morte mais interessante pela perseguição que se seguiu. Lily era tão sem graça que acabei esquecendo essa personagem. Paige era a típica gostosona do grupo que se atirava para qualquer um e Dorothy era insuportável por se vitimizar o tempo todo. Fora que a primeira vez que apareceu achei que fosse a mãe de alguma delas, pois aparentava ser mais velha. Kate era claramente a protagonista mas que também não tinha muito o que acrescentar na história.

Acho que o assassino poderia ter dado mais pistas do que deixar suas iniciais no cartão sinistro. A polícia nesses filmes são sempre inúteis. Aquele policial safado então, sem comentários. Eu até achei que poderia ser ele, se já não soubesse quem era o assassino. Que era bem óbvio desde o início. Mas, não nego que a manobra do assassino no final foi genial. Claro que se esperava outro desdobramento e tenho certeza que muitos acharam decepcionante, mas, confesso que achei muito boa. Pela primeira vez, todo o desenrolar foi mediano mas o final valeu a pena para mim. 

Só achei o motivo do assassino meio fraco. Já vi vingança por coisas piores, mas, o mais importante de tudo, nunca faça bullying com ninguém. Eu acho que já vi esse filme antes e tirando algumas partes que achei que não contribuíram em nada para a história, o desenvolvimento das personagens poderia ter sido melhor. A única coisa que salvou para mim, foi o final. A melhor perseguição foi a da Shelley e a melhor morte foi a da Paige. Dorothy era tão desesperada que acolheu um idiota em sua casa que claramente era um golpista. Os dois mereceram o que tiveram. Enfim. Não foi perfeito mas me diverti. A vingança só poderia ter sido um pouco mais abrangente. 


Nota pessoal 7/10

quarta-feira, 19 de novembro de 2025

[Review/crítica pessoal] Extermínio (28 dias depois) - Divagando Sempre

 

Olá Divosos do terror. Quase no fim da maratona encontrei esse filme que foi um grande achado. 







A HISTÓRIA 

Na Grã-Bretanha, um grupo de ativistas em defesa dos animais, invadem um laboratório para libertar chimpanzés. O que não sabiam era que os animais estavam infectados com o vírus da raiva. Assim que um dos chimpanzés é libertado, ele ataca a ativista a infectando em questão de segundos e assim ela ataca seu companheiro mais próximo, desencadeando a propagação do vírus para fora do laboratório e em questão de dias, se torna uma epidemia. 

Jim, um entregador, acorda 28 dias depois do surto inicial, quando ficou em coma após sofrer um acidente. Totalmente sozinho no local, ele perambula pela cidade abandonada e destruída, indo parar em uma igreja, quando vê seus primeiros infectados sendo salvo por dois sobreviventes, Selena e Mark. A dupla leva Jim para seu esconderijo e assim ele descobre o que aconteceu com a cidade. Preocupado com seus pais, ele decide ir para casa, mas já era tarde demais. Porém, são atacados e perdem Mark no processo. 

Selena e Jim seguem em frente e acabam conhecendo mais dois sobreviventes, um pai e sua filha, Frank e Hannah, que mesmo estando aparentemente seguros, sabem que não poderão viver ali assim eternamente. Ouvindo uma mensagem gravada no rádio, o grupo decide ir até esse local, onde aparentemente acolhem sobreviventes. No caminho, Selena que garantia a Jim que sobreviveriam melhor sozinhos, admite que serem um grupo é bem melhor. No entanto, quando finalmente conseguem encontrar o lugar, perdem Frank e descobrem que o local é composta por soldados que tem outros objetivos para os sobreviventes e com certeza não é algo que Jim e as meninas vão gostar. Assim, eles precisam lutar se quiserem sobreviverem além dos infectados. 









Ano de lançamento 2002

Duração 1h 53m

Direção Danny Boyle

Elenco Cillian Murphy, Naomi Harris, Brendan Gleesson, Christopher Eccleston, Megan Burns



Trailer 





Minhas divagações 

Descobri esse filme por acaso, quando olhava um catálogo de filmes de terror. Achei quase no fim da lista e o que me chamou a atenção foi Cillian Murphy no elenco. Na hora pensei, como assim um filme de terror do Cillian que nem sabia que existia? Precisava conferir. E convenhamos, nessa época, ele gostava de aparecer nu...

Enfim, a história me lembrou dois filmes distintos com zumbis, um na verdade é uma série muito famosa, The Walking Dead. Vai me dizer que não pensou no Rick acordando em um quarto de hospital sozinho depois de um Apocalipse zumbi?  E, os zumbis que aqui não são tecnicamente zumbis, mas são muito semelhantes, pelo modo de atacarem, me lembrou do filme coreano Invasão Zumbi, gente, que filme tenso. 

A única coisa que para mim foi óbvia e que cheirava a armadilha, foi a gravação atraindo sobreviventes. Minhas suspeitas só aumentaram quando o grupo encontrou o local, mas não tinha outros sobreviventes, apenas alguns soldados. Só direi isso, fica na sua imaginação o que eles queriam dos sobreviventes. E olha que pensei em outras possibilidades além do que de fato era. 

Nessas histórias sempre tem o básico, algum solitário que acaba encontrando outro sobrevivente e se unindo criando laços, tem um grupo de sobreviventes que explora o pior lado do ser humano, tem o clímax da luta entre infectados e o grupo mau de seres humanos e o final, que pode ser satisfatório ou traumático. Em Invasão Zumbi, foi o único filme de terror que chorei horrores em todas as três vezes em que assisti. Aqui, apesar da tensão, tem um final aberto para sua imaginação. 

E sim, vi que tem sequências e tanto que esse ano, lançou o terceiro filme. Cada filme pelo que percebi, vai contar com protagonistas diferentes e nenhum personagem do anterior aparece nas sequências. Então, fica a cargo de sua imaginação dizer o que aconteceu ao trio Jim, Selena e Hannah. O filme é do início dos anos 2000, nessa época eu via mais terror sobrenatural e não conhecia Cillian Murphy ainda, mas, mesmo com a passagem dos anos, achei o filme bem trabalhado. 

Algumas coisas você tenta imaginar se fosse diferente teria mudado algo? Como o grupo de ativistas, que tipo de informações tiveram que só entraram no local para libertar os animais? Mesmo depois de um cientista ter aparecido e falado que os chimpanzés estavam infectados com raiva, ninguém acreditou. Se tivessem acreditado o que teriam feito? E essa infecção foi intencional? Era alguma pesquisa? Pois já vimos que todo Apocalipse começa assim né. E quem não teve uma arrepiante lembrança do Jim andando pelas ruas vazias com o início da pandemia? Surreal. 

Percorrendo a cidade vazia, em apenas 28 dias, foi uma senhora destruição. Acho que em um Apocalipse, a pior coisa não é sobreviver, mas sim, ter que sair de seu esconderijo, por mais seguro que possa parecer, para procurar comida ou eventualmente outros sobreviventes. Eu, se pudesse viver sozinha tendo comida, que se dane os outros. Embora se fosse família, ia querer saber o que aconteceu com eles. Mesmo tendo uma mínima esperança. Mas, depois de confirmar estar realmente sozinha, permaneceria em um local seguro. Nesse tipo de terror Apocalipse, sempre supeite dessas mensagens onde dizem que existe um local seguro e é para todos os sobreviventes irem para lá. Se você encontrar um local desses, ia querer compartilhar o que tem com outros? É o fim do mundo, outros tempos, cada um por si. Mas, por mais difícil que possa parecer, ainda tem histórias onde as mensagens realmente acolhem sobreviventes e tem um final melhor. 

Bom, tecnicamente é isso. Não esperava muito desse filme mas terminei satisfeita. Vale a pena. 


Nota pessoal 10/10

terça-feira, 18 de novembro de 2025

[Review/crítica pessoal] O Armário (The Closet / 2020) - Divagando Sempre

 

Olá Divosos do terror. Hoje trago esse terror coreano muito bom.







A HISTÓRIA 

Sang-Won, um arquiteto, após perder a esposa de modo traumático, se muda com sua filha para uma casa nova. Devido ao trabalho, seu relacionamento com a filha já não era muito próximo, e agora sobrecarregado com a perda da esposa, o trabalho e a guarda da filha, ele mantém distância de I-Na, fazendo com que a menina se sinta abandonada além do luto pela mãe. Porém, aos poucos sua personalidade vai mudando e certo dia ela desaparece. 

Sang-Won busca pela filha incansavelmente e Kyung-Hoon que acompanha as notícias sobre desaparecimentos de crianças, se interessa pelo caso e vai até a casa de Sang-Won para ajudar. Inicialmente o pai, cético, não acredita nas histórias de Kyung-Hoon, mas, sem mais nenhuma perspectiva de encontrar a filha, aceita a ajuda do estranho. Kyung-Hoon faz esse trabalho por 10 anos, onde conta a história de sua mãe, uma xamã que foi morta misteriosamente quando fazia um exorcismo em frente a um armário. Por todos esses anos ele busca desvendar o mistério do armário e afirma para Sang-Won que a partir de agora, eles não têm muito tempo se quiserem encontrar I-Na ainda viva. 










Ano de lançamento 2020

Duração 1h 38m

Direção Kwang-Bin Kim

Elenco Kim Nam-Gil, Ha Jung-Woo, Kim Si-A, Heo Yool



Trailer 





Minhas divagações 

Kim Nam-Gil eu conheci em A Ilha e confesso que não o havia reconhecido, devido a diferenças nos personagens e claro, na aparência. Assim como Kim Si-A que já vi seu talento no dorama Te vejo na próxima vida. Dois grandes atores compondo um contraste em seus personagens em lados opostos da história. 

Comecei o filme primeiro, porque estou na vibe de terror de outros países e quando vi esse, achei que poderia ser interessante e confesso que realmente foi. A história trabalha no sobrenatural mas também no que acontece em alguns lares, onde crianças são abusadas ou negligenciadas. A partir desse ponto, várias crianças ao longo de uma década, desapareceram dentro de suas casas. Inicialmente eu havia pensado que o armário daquela casa que estava amaldiçoada, mas devido ao número de crianças desaparecidas, podemos supor que as crianças magoadas ou deprimidas atraíam o espírito maligno que as levava. 

De fato, não chega a ser tão assustador. Mas a história foi como geralmente gosto, tem o suspense, tem o motivo por trás e a origem de como tudo começou. Eu não tive do que reclamar. O exorcista Kyung-Hoon teve seus momentos hilários mas quando a necessidade surgiu, ele fez habilmente seu trabalho. Além de conseguir encontrar a origem dos desaparecimentos, ainda conseguiu unir pai e filha e fazer Sang-Won perceber o que é mais importante na vida. Kyung-Hoon dando sermão por Sang-Won não saber nada da filha, foi fenomenal. São coisas que realmente acontecem em lares onde um dos pais trabalham tanto, que não percebem mais o que é importante na vida. 

Porém, o final foi típico desses filmes que deixa uma janela aberta para uma sequência talvez? Teria futuro, já que aparentemente Kyung-Hoon e Sang-Won ficaram próximos. Com a experiência do primeiro e o dinheiro do segundo, poderiam investir em uma agência de exorcismo ou investigações sobrenaturais. Mas aí sou eu querendo demais da história. 

No início, como I-Na se sentia triste pela perda da mãe, achei que talvez o espírito maligno fosse utilizar esse artifício para atrair a menina, mas achei a história por trás muito mais devastadora. Não era a toa que o pai de uma das meninas desaparecidas acabou morando em um local isolado e enlouquecendo. Depois que você entende o motivo, se pergunta como ele sobreviveu ao que fez anteriormente? E como viveu esse tempo todo sem ser punido pelo Espírito. 

Depois que Sang-Won conseguiu uma Babá para a filha, achei que a mulher sofreria mais por ser uma salafrária. Ou que a bandida de algum modo tivesse a ver com os desaparecimentos das crianças. Afinal, babá, teria acesso às crianças tranquilamente e poderia descobrir aquelas que sofriam mais. No entanto, claro que a história caminhou para algo mais simples mas não menos perturbadora. 

Pode ser que ache que já viu essa história em algum lugar, mas eu achei sensacional. Você via as mudanças na pequena I-Na de criança feliz para deprimida a mal criada. Algumas vezes senti ódio dela mas também do pai que tendo seus próprios fantasmas para lidar, não conseguia apoiar a filha. De certa forma é triste ver como famílias desmoronam quando um dos cônjuges morrem de forma traumática. Serve também para pais que perdem filhos desse modo. Mas enfim, gostei do filme pois tem várias camadas e reflexões, além de um armário assombrado. 

Embora o espírito tivesse sua história contada e aparentemente uma resolução, me pareceu que ainda continuaria seus atos de terror. Por isso acredito que se tivesse continuação com os dois se unindo para combater o sobrenatural, seria bem interessante. E I-Na que passou por essa experiência no outro mundo, poderia ao crescer trabalhar mais nesse assunto. Terror não tem limites, então, por que não?

No mais, recomendo. 


Nota pessoal 10/10

segunda-feira, 17 de novembro de 2025

[Review/crítica pessoal] 1974: La Posesión de Altair - Divagando Sempre

 

Olá Divosos do terror. Estamos quase chegando no fim da minha maratona de Halloween. Esse ano foi meio atrasado mas não poderia deixar de ver meus filmes de terror que aguardo o ano inteiro. Hoje trago esse filme que me surpreendeu.






A HISTÓRIA 

Manoel presenteia sua esposa Altair com um filhotinho de cachorro e passa a documentar vários momentos de seu dia a dia em família. No entanto, aos poucos coisas estranhas passam a acontecer, como uma chuva de pássaros negros que acabam mortos ao redor da casa, o desaparecimento do filhotinho, mas o pior de tudo é o comportamento de Altair, que passa a dizer que tem sonhado com anjos e seu comportamento fica completamente estranho. Sem saber o que fazer, Manoel pede a seu amigo Callahan para lhe ajudar ficando em sua casa gravando tudo em video o que achar importante. Com o comportamento de Altair piorando, Manoel pede ajuda de sua cunhada Tere, que inicialmente não quer se envolver nos problemas do casal, mas depois acaba revelando coisas do passado de Altair quando criança que pode explicar o que está lhe acontecendo agora. 










Ano de lançamento 2016

Duração 1h 22m

Direção Victor Dryere

Elenco Diana Bovio, Rolando Breme, Guillermo Callahan, Blanca Alarcón



Trailer 





Minhas divagações 

O maior desafio desse filme, foi não ter encontrado em português, então assisti em espanhol e dessa vez nem legenda tinha, então, pode ser que algumas coisas eu tenha deixado passar. Mas, o filme em si foi muito interessante. O tipo da filmagem foi o chamado Found footage, que já falei sobre como A Bruxa de Blair, Rec e o mais recente que vi Perdidos. São tipo de filmes gravados com câmeras como se os protagonistas estivessem fazendo suas filmagens caseiras e de algum modo desapareceram, sendo as filmagens encontradas depois. A possessão de Altair tem um toque diferente por ter sido filmada em 8mm.

Acompanhamos o casal em sua rotina feliz até que, inesperadamente Altair tem seu comportamento mudado, ficando mais calada e fazendo coisas estranhas. Não nego que esse tipo de filmagem dá uma agonia e um pânico tremendo, porque a cena não pega o local todo, então, quando a pessoa filmando passava pelos lugares tecnicamente assombrados, eu ficava apreensiva esperando um jump scare. A conclusão não foi grande coisa e confesso que me faltou maior entendimento da história, pois ainda fiquei com algumas perguntas na cabeça. Mas, no geral, foi um filme tenso e aterrorizante. 

Achei Manoel bem corajoso, pois mesmo sabendo das coisas estranhas e assustadoras que acontecia com Altair, ele ainda dormia tranquilamente ao seu lado e em qualquer situação que precisasse ele estava ao seu lado. Eu teria medo até de tocar na pessoa. Ou Manoel estava tão cansado que conseguia dormir daquele jeito. Callahan em muitas ocasiões foi bem medroso, mas teve seus momentos surpreendentes. 

Como a história é contada sob o ponto de vista de Manoel,  sabemos o que ele foi descobrindo com a cunhada e o que ele passava ali com Altair. Teve momentos realmente assustadores e a atuação fez parecer ser muito real. Parecia mesmo uma filmagem caseira encontrada depois. Imagino que fica perguntas sem respostas porque esse tipo de filmagem não trás a história contadinha, pois vamos acompanhando os acontecimentos com Manoel. Assim como ele está descobrindo as coisas, descobrimos pouco com ele. Eu, precariamente entendi que Altair já havia passado por isso quando criança, mas o que desencadeou isso novamente ou o por que de ter acontecido antes, fiquei sem saber. No entanto, nada que estragasse a terrível experiência. A ambientação para os anos 70 está incrível. Talvez o final não seja o esperado e não agrade a todos, mas acho que é o padrão para esse gênero.

Só queria dominar bem o espanhol para ter entendido muito melhor. Não lembro o que houve com o cachorrinho. Teve algumas cenas perturbadoras. Pelo que  entendi, Altair estava tentando construir um portal? Porque ela pintava uns tijolos de preto e ia empilhando como se construísse uma porta. Queria ter entendido melhor o que causou a sua possessão na infância e o que desencadeou o retorno. Ela dizia que via um anjo, mas creio que ela foi enganada por um demônio. O único pesar para esse tipo de filmagem, é que a história acaba com as gravações. Você não sabe o que aconteceu depois. Em A Bruxa de Blair ainda tinha o mito sobre algo numa floresta. Aqui, a Altair muda do nada, a irmã conta história estranha e o mistério acaba sem solução. Mas, ainda assim vale a experiência do terror.  

Acho que as plataformas poderiam investir mais em filmes assim, de outras culturas, as vezes é surpreendente. E o terror em cada país tem seus próprios demônios. Mas enfim, recomendo pela experiência. Eu achei no YouTube para ver. 


Nota pessoal 8/10

sábado, 15 de novembro de 2025

[Review/crítica pessoal] Perdidos (2014) - Divagando Sempre

 

Olá Divosos do terror. Ainda continuando com a maratona, hoje trago um filme que apesar de ter potencial, foi bem fraquinho. 







A HISTÓRIA 

Em 2012, quatro estudantes, Lalo, Lucio, Daniela e Roman, vão a um prédio abandonado no centro do México, no bairro de Santa Maria La Ribera,  para fazer um documentário sobre manifestações sobrenaturais. O grupo instala câmeras em pontos estratégicos e circulam pelo local gravando a todo momento. Se dividem, se reúnem e chegam a conclusão que nada está acontecendo, mas um deles sem querer desistir, insiste em continuar gravando. Sons começam a ser ouvidos e uma porta que antes estava trancada, agora aparece aberta. O grupo acaba se perdendo um do outro e no fim das gravações, nenhum deles é mais visto. 










Ano de lançamento 2014

Duração 1h 33m

Direção Diego Cohen

Elenco Eduardo Montes, Daniela Mosca Steinhauer, Adrián Romero, Román Garcia, Carlos Romeno Cravioto, Orlando Moguel



Trailer 





Minhas divagações 

Bom, o meu maior desafio nesse filme, foi que como não tinha legenda em português, só em inglês ou espanhol, eu assisti no áudio original e legenda em espanhol. Foi bom para treinar meu espanhol e aprendi gírias e palavrões...

O filme em si, apesar de tentar fazer o mesmo que a Bruxa de Blair e Rec, que é o filme o tempo todo passado através das câmeras dos protagonistas, infelizmente não teve uma história muito boa. A Bruxa de Blair foi interessante por ser inovadora, parecia mesmo muito real e apesar que a primeira vez que vi passei mal por causa das câmeras, foi um bom filme. Eu até achava na época que eram filmagens reais, pois não conhecia os atores. 

Perdidos deixou a desejar no quesito história. No início mostra o exorcismo, ou melhor, o áudio dessa sessão e aparentemente o demônio foi selado em uma caixa trancado atrás de uma porta (que convenhamos, não tinha segurança nenhuma né, uma corrente vagabunda, atrás de uma porta frágil, em um edifício abandonado?).

Não entendi exatamente os motivos do grupo terem ido justo nesse edifício abandonado, que me pareceu ser uma casa de banho, mas era enorme, pois pediram até um mapa para o rapaz que os deixaram entrar. O rapaz mostrou alguns lugares onde eles poderiam investigar e quando chega na porta trancada apenas diz que eles não devem mexer nela. Ou seja, é o mesmo que dizer, se estiverem curiosos podem entrar. Esse sujeito era no minimo suspeito. E uma porta trancada precariamente onde eles poderiam arrombar, já que não tinha mais ninguém com eles? Já dizem né,  a curiosidade matou o gato. 

O grupo passa a noite no local instalando câmeras e passeando pelos andares. Quando uma câmera cai, um deles cético que poderia ter sido algo sobrenatural, acusa o outro de armar a pegadinha, sai discussão e seguem investigando. Deixaram a menina sozinha nos piores lugares. E no final, fica a questão, se o demônio estava preso atrás da porta, quem estava fazendo os barulhos? Quem abriu a porta para um deles encontrar o local? 

Confesso que levei uns sustinhos e a tensão era enorme em cada lugar que eles iluminavam no escuro esperando algo aparecer, mas fora os barulhos, o som da entidade, parecia mais um animal, como um tigre ali. O ambiente era bem propício para despertar medo, porém, acho que faltou trabalhar mais na história. Em vídeos de youtubers investigando lugares assombrados, embora nunca apareça nada, é mais assustador que esse filme. Além das câmeras, acho que poderiam ter usados mais aparelhos para entrar em contato com as entidades e sim, poderiam ter algumas confirmações de que havia algo ali. Mas poderia ter tido uma história mais curiosa acerca do local para que o grupo se interessasse em ir lá. E no final, poderia ter mostrado o caseiro voltando na manhã seguinte, encontrando as coisas do grupo que deixaram ali na entrada mas não encontrando nenhum deles. O modo como terminou ali foi muito insatisfatório. Tinha potencial para ter sido bem melhor. 

Mas, por mais que no fim muitos digam que foi ruim, acho que vale a experiência de ver por si mesmo. Apesar de ter achado fraco, é interesse ver outras culturas fazendo terror. Acho que as atuações poderiam ter sido melhores, não foram muito convincentes e os sons, não precisava ser um tigre rosnando. O fato da porta trancada instigar a curiosidade, sua história poderia ter sido melhor elaborada. Mas também entendo que por ser uma história que acompanhamos através das filmagens, o que sabemos e vemos, é o que o grupo sabe e vê. Qualquer informação fora disso, só se como disse, o caseiro tivesse voltado pela manhã e encontrado as câmeras. Caso não quisessem quebrar as cenas gravadas, poderiam ter terminado então com o caseiro dando entrevistas, dizendo que retornou ao local na manhã seguinte como o combinado com o grupo, mas ao entrar, só encontrou as câmeras na entrada. Pois as que estavam com o grupo no momento que desapareceram, só se uma equipe entrasse no local para procurar o grupo e encontrasse as câmeras. E aí sim, o caseiro de repente poderia contar um pouco a história do local e o que poderia ter atraído aquele grupo que o fizessem passar uma noite assustadora sozinhos ali. 

Mas enfim, sempre gosto de ir além do que realmente foi. Embora minha versão pareça clichê, eu ia preferir mais se terminasse assim. De qualquer modo, foi mediano.


Nota pessoal 6/10

sexta-feira, 14 de novembro de 2025

[Review/crítica pessoal] Lugares Amaldiçoados: Possessão - Divagando Sempre

 

Olá Divosos do terror. Terror japonês, por mais bizarro que possa parecer, muitas vezes são os melhores. 






A HISTÓRIA 

Yahiro Kuwata, um jovem operário, abandona seu emprego em Fukuoka decidido a seguir carreira na TV em Tóquio. Seu chefe lhe passa um contato então, para começar sua nova vida e assim ele conhece o Sr. Fujiyoshi, que se torna seu agente e influenciado por ele, para ter mais experiência no mercado de trabalho, ele passa a morar em casas estigmatizados, que seriam propriedade marcadas por tragédias e por isso seus preços são mais acessíveis. 

Em seu primeiro apartamento, ele consegue uma ponta em um filme e conhece uma jovem que também busca reconhecimento como atriz, chamada Karin. Após uma experiência sobrenatural, Yahiro vai mudando de casa e ficando mais famoso com seu programa sobre aparições sobrenaturais, porém, uma experiência traumatizante e quase fatal, o faz repensar se está no caminho certo. 

Karin o acolhe em sua casa e lá, ele descobre que também está assombrada, descobrindo assim o segredo de Karin. Yahiro a convence de que está tudo bem e decide levá-la junto com ele para visitar sua mãe que está doente. Ao tentar contatar Fujiyoshi para avisá-lo de sua ausência, ele acaba descobrindo que seu número de telefone não existe e que seu escritório estava fechado a anos. Assim, como era o plano de Fujiyoshi, Yahito também acaba descobrindo seu segredo e decide continuar morando em casas estigmatizadas e conhecer suas histórias.







Ano de lançamento 2025

Duração 1h 51m

Direção Hideo Nakata

Elenco Shota Watanabe, Kotaro Yoshida, Miku Hatta



Trailer 






Minhas divagações 

Filmes de terror japonês sempre acabam me deixando com uma sensação desconfortável no final, pois suas assombrações, por mais bizarras que possam parecer, são muito assustadoras. Um filme que senti muito medo foi O grito. Pode não parecer tão assustador, mas para quem morava no Japão e convivia com essas lendas e filmes de terror, pode ter certeza que eu sentia muito medo. Porém, continuava a ver os filmes. Depois desse, um outro filme marcante que nunca esqueci, foi Água negra. Confesso que amo filmes que tem histórias por trás de todo esse terror e pelo diretor ser o mesmo de O Chamado e Água Negra, pode ter certeza que Lugares Amaldiçoados teve terror e história por trás que por sinal, acabou fazendo muito sentido. 

Se prestar atenção, as vezes a conclusão de tudo pode estar ali desde o início, eu desconfiei de algumas coisas, aqui o caso parece muito com o filme O Sexto Sentido, a resposta estava ali desde o início, mas eu só percebi no final. Aqui, eu desvendei o mistério com uma fala específica de um personagem, que ficou meio óbvio depois. Com as visões de Yahiro, as vezes eu nem sabia quem era real, suspeitei até da Karin, mas como na filmagem onde se conheceram o diretor interagiu com ela, pensei que talvez ela tivesse morrido depois. Mas a resposta para tudo no final, foi até emocionante. 

Os fantasmas são bem típicos do terror japonês, como aparições femininas de cabelos longos ou imagens infantis. Crianças nesse gênero são tremendamente assustadoras. Yahiro foi um personagem que por aparentar ser tímido e querer entrar no mundo da mídia, teve uma personalidade calma e até bizarra, pois mesmo sabendo que morava em um local perturbador e mesmo tendo sido atacado, ele continuava ali e ainda sentia empatia pelos fantasmas. Como diz o Sr. Fujiyoshi, pessoas boas também podem atrair os fantasmas. 

Karin inicialmente parecia estranha, mas não sei se seria porque estava escondendo algo ou se estava possuída por algo em determinados momentos. Sua história foi triste, considerando o que ela passou na infância. Aquele homem que a agrediu mereceu seu final, se era para bater na menina, para que ele queria ficar com ela? A mãe também, já tinha abandonado a casa para ficar com outro homem, por que ia querer a guarda da filha a essa altura? Resultou naquela tragédia e o que aconteceu com a mãe?  

Eu, particularmente gosto de histórias com espíritos que contam seus motivos de estarem assombrando alguém ou acabar descobrindo como morreram. Cada casa que Yahito morou teve uma história e o mais sinistro é a reflexão de como a tragédia alheia atrai público, de como o medo vira um espetáculo. Mas a quebra do terror foi o final, que também mostra que as vezes os espíritos buscam ajuda para a conclusão de sua própria história. 

E o mais fantástico de tudo, é como um filme pode transformar lugares comuns em lugares assustadores. Mas enfim. O filme em si foi muito bom, recomendo. Confesso que iniciei sem muitas expectativas mas acabei surpreendida no final. Filmes que contam a história em si, sem deixar mais perguntas do que respostas, são muito bons. Eu gosto dessas histórias que os espíritos têm motivos do porque estão assombrando o local ou porque entraram em contato com os vivos. Gosto desses que tem assuntos pendentes e esperam ajuda. Também gosto dos assustadores onde os espíritos são dominados por outros maus e querem vingança. Mas nada supera os que os demônios que fazem o mal na Terra. 

No mais, filmes de terror de várias culturas são muito interessantes. Recomendo. 


Nota pessoal 10/10

Dica de Destaque

Resenhando Divagações sobre Noiva de Ali Hazelwood no Divagando Sempre

  Olá Divosos leitores. Trago pela primeira vez algo da autora Ali Hazelwood e que, seria perfeito se não tivesse tanto hot. CONTANDO A ...