quinta-feira, 8 de maio de 2025

[Review/críticas pessoais] Quilos mortais (Temporada 2) - Divagando Sempre

 

Olá Divas e Divos. Hoje trago esse reality não tão atrativo mas inspirador emocionalmente. A luta contra o peso sempre foi complexa, mas para essas pessoas, já eram caso de vida ou morte. 






Ano de lançamento 2012

Temporada 2 episódios 8


Trailer (Não encontrei nada para essa temporada)



DIVAGAÇÕES APRESENTANDO A HISTÓRIA 

O programa acompanha o dia a dia de pacientes vítimas da obesidade. O antes de procurar o médico Nowzaradan, contando um pouco da história de cada um, seus pesos e os motivos de os terem levado a comer tanto. O durante o processo de perder peso, para o Dr. Nowzaradan confirmar que os pacientes são comprometidos e conseguem perder peso e o depois da cirurgia. Onde alguns, saem da dieta voltando ao que eram antes, mas a maioria consegue se superar e levar uma vida saudável. Um grande desafio, principalmente para quem via a comida como única companhia. Os participantes são:


A história de Zsalynn




Com 270 kg, Zsalynn decidiu que era hora de mudar. Por ela mesma e principalmente por sua filha Hannah, que cresceu seus 8 anos convivendo com a mãe e suas limitações. Com medo de morrer antes da hora por causa da obesidade, ela decide fazer uma bariátrica. Mas seu marido, que sempre gostou de gordinhas, não aceitou bem sua decisão e em vez de apoiá-la, depois da cirurgia, a primeira coisa que fez, foi parar para comer fast food.





História da Olivia 



Olivia, 46 anos, não sai de sua casa a dois anos. Vive no porão, onde consegue se locomover melhor, mas respira com ajuda de um tanque de oxigênio. Com mais de 270 quilos e sofrendo de linfedema nas pernas, ela toma uma atitude e tenta perder peso para a cirurgia bariátrica. Ela também sofre de depressão e por isso a comida era sua terapia. 





A história de Penny




Penny de 46 anos, está acamada a 4 anos, casada e com um filho de 9 anos, ela tenta a cirurgia bariátrica na esperança de perder peso. Porém, o médico que fez a cirurgia, tem certeza que Penny não conseguirá pois colocou na cabeça que não é capaz e usa sua condição para se fazer de vítima. Seu marido faz tudo o que ela pede e sendo assim, sua dieta continua a mesma, então, mesmo após a cirurgia, ela ganha peso ao invés de perder. O médico fez tudo o que pôde, mas se Penny não lutar, não conseguirá emagrecer e seu tempo de vida pode estar contado... (Penny é teimosa e não acredita que o problema seja ela mesma)





A história de Chuck




Chuck nem sempre teve problemas com seu peso, no entanto, após sua esposa ter sido assassinada, ele se isolou de tudo e apenas comia sem parar. Acabou adquirindo um Linfedema na perna esquerda e a última vez que se pesou, para sua surpresa, já estava com mais de 300 kg. Mas, ele só decidiu optar pela cirurgia bariátrica depois que seu segundo casamento começou a desmoronar. O casal adotou um filho, mas para sua segunda esposa, estava difícil cuidar da casa, do filho e do marido sozinha. Depois que ele fez a cirurgia, por causa da dor, ficou agressivo e quando sua esposa decidiu fazer a cirurgia também, como ele não a ajudava como ela o ajudou após a cirurgia, ela decidiu deixá-lo. Desesperado, Chuck tenta mudar e reconquistar a esposa novamente. 





A história de Christina




Christina tem 22 anos e mais de 300 kg. Quando tinha 18 se casou mas depois disso passou a comer mais e assim chegou ao peso atual. Preocupados com ela, a família procurou o médico Nowzaradan optando pela cirurgia bariátrica. Mas, sendo a família quem cuida dela, como o marido, a mãe e a irmã mais nova, ela não consegue perder peso para a cirurgia. Mesmo o médico a internando para manter a família afastada, ela não consegue perder peso. Então ele decide fazer primeiro a cirurgia para retirar os dois linfedemas que ela acabou adquirindo em ambas as pernas. O intuito é que ela possa caminhar e assim perder os 20 kg mais ou menos, para poder fazer a bariátrica. Embora sua família esteja acostumada a lhe dar comida, eles aprendem que o melhor para Christina é comida saudável.


A história de Paula




Paula tem 39 anos e perdeu o marido pelo mesmo problema que ela, excesso de peso. Com quatro filhos para criar, Paula sabe que se continuar a comer e engordar, não terá muito tempo de vida. Então decide tentar a cirurgia bariátrica. No entanto, no primeiro mês de experimento na qual precisaria perder no mínimo 10 kg, na verdade ela acabou engordando 7 kg. E para piorar ela tem uma hérnia que precisa ser operada também, mas para isso precisa perder peso. Embora fosse difícil mudar seus hábitos alimentares e deixar a tristeza dominá-la, Paula consegue dar a volta por cima. Consegue provar que pode emagrecer, faz a cirurgia, faz mais atividade física, decidiu fazer terapia, pois além da morte do marido, quando tinha 5 anos ela foi molestada causando danos psicológicos a fazendo comer cada vez mais. Mas Paula decide seguir em frente e mudar de vida, principalmente porque sua filha mais nova começa a enfrentar o mesmo problema de obesidade que seus pais. 


A história de James




James, 37 anos, pesa mais de 300 kg e mora com sua mãe já de idade. James sofre de obesidade genética, seu pai tinha o mesmo problema mas acabou falecendo, assim como sua irmã. James então decide que está na hora de mudar, ele não quer que sua mãe perca mais alguém da família e fique sozinha. Além disso, James conhece alguém pela internet, Summer, que também passou pela mesma cirurgia que ele e assim, eles tem muito em comum. Após a cirurgia, James agora precisa perder mais peso para retirar a gordura extra. Como ele sente muita dor de estômago e após exames constatarem que ele está bem, o médico decide agilizar a retirada de pele extra. James foi um dos pacientes mais determinados do programa até então. 




A história de Tara




Tara, 35 anos, pesa mais de 270 kg. Sua obesidade se dá desde que era pequena, mas foi com 26 anos, depois de ser violentada, que ela decidiu que se fosse gorda e feia, não chamaria atenção e ninguém iria querer tocá-la novamente. Porém, seu peso é extremamente prejudicial a sua saúde. Após consultar o Dr. Nowzaradan, ele lhe diz que é preciso mudar sua alimentação e seu peso se quiser viver mais do que 5 anos. Mas, apesar de sua força de vontade, mudar sua dieta é difícil quando a comida era sua única amiga. Após um surto no consultório e sua revolta, ela retorna mais determinada e consegue realizar a cirurgia e reduzir seu peso.




Minhas divagações finais 

Quilos mortais é um programa complexo, cheio de histórias, de medos, de superação, e no quanto o ser humano pode ser ao mesmo tempo relaxado e determinado quando querem. Muitos deles sendo genética ou psicológica, viam a comida como um prazer ou um amigo. Se sentiam bem e não conseguiam parar. Mas quem gostaria de ficar acamado? Quem gostaria de ficar limitado dentro de casa sem participar da vida da família, dos filhos? Quem gostaria de saber que por causa de seu peso, não terá muito tempo de vida se continuar assim? 

De todos eles, apesar da Tara ser uma das que surtou com o médico e quis desistir, a única que não conseguiu, que não levou a sério as recomendações do médico, que desdenhou e fez pouco caso de uma nutricionista, foi a Penny. Mesmo tendo um filho para cuidar, mesmo sabendo que poderia morrer, para ela, enquanto estiver se sentindo bem, é o que importa. Mesmo fazendo a cirurgia, ela não conseguiu manter o peso e de todos, é a única que continuou tendo dificuldades e acamada. 

Ser obeso não é só esteticamente falando. Muita coisa vai acontecendo com seu corpo nesse tempo, muitos problemas de saúde vão surgindo, mas para alguém que chegou a quase 300 kg, é difícil mudar a rotina da dieta. Quem não gosta de um fast-food? Mas enquanto que para alguns comer de vez em quando basta, para outros é uma refeição diária. E com isso surgem os problemas cardíacos, respiratórios, linfedemas nas pernas... mesmo assim, é difícil para eles mudarem de vida. 

Alguns casos foram tristes quando o parceiro não apoiava o companheiro que sofria. Como o caso da Zsalynn que podia morrer mas ainda assim seu marido era contra ela perder peso. Que tipo de companheiro vê sua mulher acamada, só comendo e correndo risco de morrer, ainda acha que ela está melhor assim? Entre um homem desses e prezar por sua vida, mesmo que ela tenha escolhido viver pela filha, foi a melhor decisão da vida dela. 

Teve mais que acabou se separando, por seu temperamento agressivo diante da dor e das dificuldades pós cirurgia. Embora tenha pedido perdão e mostrado que conseguiria mudar, sua esposa que passou pela mesma cirurgia na esperança de que assim os dois pudessem se apoiar, Chuck não foi capaz disso e sua esposa saiu de casa. 

São, acho que mais de 10  temporadas. E depois ainda temos o Quilos mortais: como eles estão agora, que acompanham os participantes de cada temporada durante dois anos após a cirurgia. Nenhum morreu durante o programa nem durante as cirurgias, pelo menos o que nos mostraram, em off ja nao sei. Acho que fez tanto sucesso que tem do México, Brasil, deve ser igual Casamento às cegas, que tem de vários países já. Se vou ver todos? Não sei, talvez veja uma temporada de cada país, porque no final, depois de tantas temporadas, acaba ficando repetitivo. 

No mais, é interessante ver o meio de vida de algumas pessoas, como chegaram a esse peso e sua determinação para mudar de vida é inspiradora. É satisfatório ver quando conseguem mudar seus hábitos alimentares, como conseguem mudar a dinâmica da família convivendo juntos, podendo passear fora de casa e alguns até encontraram o amor, coisa que pensavam que jamais iam ter. Recomendo. Mas se for sensível, tem cenas fortes de cirurgias. E vamos combinar, a coisa mais impressionante é a  paciência do Dr. Nowzaradan.


Nota pessoal 10/10





quarta-feira, 7 de maio de 2025

[Resenha/crítica pessoal] Coração de aço (Brandon Sanderson) - Divagando Sempre

 

Olá leitores Divas e Divos. Essa com certeza foi uma leitura épica. 






DIVAGAÇÕES APRESENTANDO A HISTÓRIA 

David tinha 8 anos quando viu seu pai ser morto por Coração de aço. Um homem que como outros, adquiriu poderes depois que a luz da Calamidade surgiu nos céus. São chamados de Épicos. Coração de aço dominou Chicago, criando sua própria cidade banhada em aço. David então, após sobreviver aos eventos que culminou na morte de seu pai, estudou durante 10 anos sobre os Épicos. Assim como naquele dia fatídico, ele sabe que todo Épico possui uma fraqueza. Ele viu Coração de aço sangrar, mas até então, jamais descobriu como. Além de estudar os Épicos, David toma conhecimento dos Executores. Um grupo de sobreviventes que lutam matando os Épicos. 

David sempre quis se encontrar com os Executores e fazer parte da equipe. Mas, quando finalmente os encontra, entrar para a equipe não é tão fácil assim. Megan foi a primeira que conheceu. Desde o primeiro momento até o final, ela não simpatizou com David e era contra ele entrar para a equipe. Prof, é o líder e fundador dos Executores. Sua equipe são Thia, Cody, Megan e Abraham. Nenhum deles confiava em David, até ele provar que era capaz e que seus anos de estudos poderia ajudá-los a destruir os Épicos. 



Ano da primeira publicação 2013

Páginas 400

Autor/a Brandon Sanderson



Minhas divagações finais 

Primeiro livro que leio desse autor e não nego que a leitura foi bem frenética. Desde o início, com um jovem David encurralado no banco onde seu pai foi morto. Ele foi o único que conseguiu sobreviver e tudo o que viu ali, ficou guardado por anos em sua memória, para jamais esquecer Coração de aço e se vingar dele. 

David odiava todos os Épicos, pois ao contrário de seu pai, que acreditava que pelo menos um deles seria um herói, David viu com os próprios olhos que não existe um Épico bom. Passou anos se disfarçando de mero trabalhador até atingir a maioridade e passar a viver por conta. Até os 18 trabalhou e guardou um dinheiro como também guardou 10 anos de estudos sobre os Épicos. Com eles, também estudou tudo o que conseguiu com os Executores, pois tinha esperanças de se juntar à eles e destruir Coração de aço. 

Desde o início jamais simpatizei com a Megan, não importa se demonstrasse um mínimo de afeto por David. Suas atitudes sempre foram arredias e era contra os planos de David. Para ela destruir os Épicos menores já era suficiente, para ela já mostrava que eram capazes de lutar. Após destruir um deles, queria que continuassem como antes, ou seja, abandonando o local do último Épicos destruindo, se movendo como sempre fizeram. Mas, com a chegada de David,  suas ideias e conhecimentos sobre os Épicos, Prof e os outros preferem mudar os planos e enfrentar Coração de aço. O sinal já estava ali do por que não tinha gostado dela desde o início. Ainda assim, David jamais a odiou. 

Os planos para chegarem perto de Coração de aço foi tenso do início ao fim. Tudo poderia dar errado e deu. Por que? Obviamente que Coração de aço teria um informante. Pois como poderia ser possível em todos os ataques, eles já estarem preparados. Mas é aquela velha história do infiltrado acabar se apegando ao grupo que deveria espionar e mudando de lado. No entanto, dessa vez, apagar a memória talvez não seja um benefício para o infiltrado nessa história. 

Eu amo quando a narrativa é tão fluída que você se joga dentro da história e nem vê o tempo passar. Os momentos de tensão são terríveis, eu os odeio, pois não sei lidar com isso, mas apesar de tudo, foi uma excelente leitura. Senti medo em perder o Prof, apesar de que em alguns momentos suspeitei dele. Era cheio de mistérios. Mas acreditava em David. Senti medo pelo David, mas querendo ou não, ele é o protagonista né, mas em todo caso, cometendo erros, se precipitando, ele foi aprendendo e melhorando e se tornou um ótimo iniciante de Executor. Mas jamais estava preparada para o desfecho final. 

Claro que como sempre, não teria como o livro ser filho único né. Muitas crenças de David irão a prova e acredito que no próximo volume talvez aconteça o que o seu pai acreditava. Seria mesmo possível existir um Épico que seria o herói? Ainda precisamos de respostas sobre a tal Calamidade que apareceu e deu esses estranhos poderes para alguns seres humanos. David conseguiu sua vingança, e não é spoiler porque é o de se esperar né, mas agora, como ele conseguiu vencer um Épico invencível, poderoso e que parecia imortal? Aí sim, recomendo ler para descobrir. Pois depois de tanta luta, não estava encontrando respostas. Mas a ideia de David no final foi excelente. Não havia pensado nisso. 

Bom, devido a algumas revelações desse final, pela primeira vez aguardo ansiosa pela sequência. Descobri depois que li obviamente, mas embora esteja ansiosa para continuar, ainda tenho outros títulos mofando na minha lista de leitura. Embora tenha odiado a Megan, os outros, Thia, Cody e Abraham são magníficos, do jeito deles, mas são excelentes. David cresceu muito e espero um David melhor no próximo volume. Pois depois da vingança, qual seu próximo passo? Pois ele passou a vida estudando para isso. Mas duvido que pensou no que fazer depois que conseguisse realizá-la. 

No mais, foi uma leitura surpreendente. Recomendo. 


Nota pessoal 10/10

terça-feira, 6 de maio de 2025

[Resenha/crítica pessoal] Perseguindo o Bicho-papão - Divagando Sempre

 

Olá leitores Divas e Divos. Quatro assassinatos e nenhum suspeito? Um escritor e uma jornalista procuram pistas. Um mistério que durou anos. Quem era o assassino? Alguém real ou algo sobrenatural? 






DIVAGAÇÕES APRESENTANDO A HISTÓRIA 

Richard Chizmar retorna a sua pequena cidade natal, para morar um tempo com seus pais, para economizar dinheiro até a data de seu casamento. Com lembranças nostálgicas da cidade e vizinhos, começa então o maior mistério e pesadelo da cidade. Uma jovem desaparece e logo depois seu corpo é encontrado. Apesar das buscas e investigações, nenhum suspeito é encontrado. Nenhuma pista de quem poderia ter matado a jovem. 

A vítima se chamava Natasha Gallagher. Havia se recolhido para dormir e a mãe só percebeu sua ausência de manhã, quando não a viu para o café da manhã. Ao subir ao seu quarto, não a encontrou. Olhando para a janela, vê uma gota de sangue e a tela de proteção caída no jardim. 

Não há tempo para lamentos quando a segunda vítima é encontrada. Kacey Robinson voltava para casa e esperava sua amiga na rua, quando desapareceu. Foi encontrada na mesma noite, porém foi violentada, diferente de Natasha. Mas o modo parecia o mesmo e começam a indagar se seria o caso de um serial killer. 

Chizmar e sua amiga Carly Albright, que está iniciando sua carreira de jornalista, se interessam pelos casos e passam a tomar notas das vítimas, parentes e amigos e como de praxe, também são interrogados pela polícia sobre álibis e se conheciam as vítimas. Chizmar como escritor, pensa em escrever algo usando como inspiração os assassinatos, mas quando passa a receber ligações perturbadoras e se sentir vigiado, acredita que alguém não está satisfeito com suas pesquisas. Então, mais uma jovem desaparece. 

Madeline Wilcox desaparece literalmente na porta de casa. Ao parar o carro na garagem, sua mãe ao ouvir o barulho se sente aliviada pela filha ter chegado. Mas percebe que não ouviu o barulho da porta do carro nem da filha entrando em casa. Ao ir verificar o carro, a porta está aberta mas nem sinal da filha. Então o desespero, medo, paranoia, toque de recolher, tudo muda na até então pacata cidade. Nesse tempo Chizmar consegue a amizade do detetive Lyle Harper.

Por algumas semanas nada acontece, até que  Cassidy Burch desaparece ao chegar em casa. Sua amiga a deixa em frente de sua casa mas não a espera entrar, nesse meio tempo, Cassidy desaparece.  Apesar das investigações, o caso permaneceu sem solução por anos. Até que anos mais tarde, Chizmar descobre algo. 



Ano da primeira publicação 2024

Páginas 336

Autor/a Richard Chizmar



Minhas divagações finais 

Um dos maiores mistérios para mim, era se as fotos no livro eram de casos reais. Sim, fui pesquisar na Internet para ler depois do próprio autor na nota final do livro, que os casos eram fictícios. Mas o que era real foi seu retorno a sua cidade, seu casamento e sua amizade com Stephen King.  

Só fui descobrir o culpado nos momentos finais com Chizmar, tudo relacionado a primeira vítima. A maior pista estava nela. No entanto, não é tão comentado então por isso deixei passar esse detalhe. Mas ficou uma pontinha de dúvida martelando na mente. Depois explode e a revelação é surpreendente. 

O mais interessante na leitura foi ver tudo pela perspectiva do autor e nos fazendo acreditar que parecia mesmo ser um acontecimento real. Sim, acreditei até dado momento que ele havia passado por essa experiência e por isso escreveu o livro. 

A leitura é leve. O suspense é intenso. Por nomear o assassino de Bicho-papão, ficamos nos perguntando se seria algo sobrenatural ou apenas humano. O modo como as jovens desapareciam faziam parecer que poderia ser algo sobrenatural, como um monstro ou alguém conhecido que fazia as vítimas irem com a pessoa, sem sinais de luta. Não há descrições horríveis das vítimas após serem encontradas nem versões perturbadoras das intenções do Bicho-papão, e algumas vezes pode ser entendiante principalmente quando Chizmar relata detalhes da cidade. Mas garanto que vale a pena pela descoberta final. 

É uma história de terror sem ser necessariamente de terror. É perturbador a sensação de Chizmar estar sendo vigiado. É perturbador imaginar se seria um demônio ou um homem matando as mulheres. É perturbador que passou anos e as 4 mulheres não tiveram o caso solucionado. E é mais perturbador ainda descobrir quem fez tudo isso no final. Ótima leitura. Recomendo. 


Nota pessoal 10/10

segunda-feira, 5 de maio de 2025

[Resenha/crítica pessoal] Em um porão escuro - Divagando Sempre

 

Olá leitores Divas e Divos. Hoje trago esse suspense de tirar o fôlego. O que você imaginaria se soubesse que na casa do seu vizinho idoso com Alzheimer, foi encontrado em seu porão, uma mulher e uma criança? De cara o idoso seria o principal suspeito certo? Mas, desde o início achei fácil demais...






DIVAGAÇÕES APRESENTANDO A HISTÓRIA 

Harper é um idoso excêntrico que mora sozinho e teve sua casa invadida quando descobriram em seu porão uma mulher e uma criança. A casa vizinha estava em reforma e ao quebrar uma parede que faz divisa com o porão do Sr. Harper, os trabalhadores se assustaram ao ver um rosto através do buraco que fizeram. Ao serem resgatados, a mulher não consegue falar nada e a criança aparentemente parece ter nascido naquele local. Não há denúncias de desaparecido com a descrição da mulher e enquanto ela permanece internada, a polícia tenta interrogar o Sr. Harper. 

Mas, Harper sofre de Alzheimer e afirma nunca ter visto essas pessoas. O detetive Adam Fawley começa a investigar e o caso toma proporções complexas. Na casa ao lado, mora um homem que perdeu a esposa misteriosamente. A babá que aparentemente agora parece ter um caso com o proprietário da casa, deixa escapar alguns detalhes sobre o relacionamento do casal antes da esposa desaparecer. Será um suspeito? Matou a esposa, raptou outra mulher e a trancou no porão da casa do idoso senil? 

Porém, as investigações levam a vários caminhos, vários suspeitos e Fawley começa a entrelaçar o caso da repórter desaparecida e a mulher encontrada no porão. O marido seria mesmo o culpado? Ou o idoso teria sequestrado a mulher antes do Alzheimer enfim o dominá-lo?   



Ano da primeira publicação 2022

Páginas 376

Autor/a Cara Hunter



Minhas divagações finais 

É o tipo de história que tudo leva a crer que o provável culpado seria o dono da casa. Em algum momento antes do Alzheimer o dominá-lo, Harper havia sequestrado a mulher, abusado e engravidado ela e a manteve presa por vários anos mesmo após o nascimento da criança. Levava comida para eles e eventualmente foi parando quando acabou se esquecendo da mulher no porão. Seria óbvio demais. Mas guardamos essa suspeita para mais tarde. Ainda temos um parente, que não lembro se era filho, neto ou sobrinho, mas que foi algumas vezes na casa de Harper. Será ele o sequestrador? Aproveitou que Harper não estava bem e não perceberia movimentação no porão e trancou a mulher lá?

Harper ainda recebia a visita de um homem, assistente social, que cuidava de coisas básicas para o idoso de modo que conseguisse sobreviver sozinho sem precisar ir para uma casa de repouso. Seria ele o culpado? Aproveitava as visitas para trazer vítimas ao porão? E por fim, ainda temos o outro vizinho, cuja mulher que era repórter, desapareceu misteriosamente. Seria o marido o culpado? Depois de depoimentos da babá sobre o homem ser violento? 

Mas nada te prepara para a revelação final. Fiquei de queixo caído, jamais esperei algo desse tipo. Mas como sempre falo sobre histórias de suspense policial, não gosto de dar muitos detalhes pois pode estragar a experiência. E com certeza nesse caso, vale muito a pena. Ao longo da história vamos criando teorias, vamos voltando sempre ao Harper como potencial suspeito e quando enfim tudo é revelado, nada mais nessa história faz sentido. Foi algo tão bem planejado, que se não fosse a loucura dessa pessoa, teria sido um plano quase perfeito. 

Pelo que entendi, esse livro faz parte da saga do detetive Adam Fawley e me parece que são três volumes. E olha só a coincidência, esse é o segundo volume, mas eu comecei pelo terceiro... sem comentários né... mas segue a mesma linha de suspense. Um crime, vários suspeitos e teorias e no final, te surpreende. 

Mas uma coisa é certa, jamais imaginei algo tão complexo quanto essa história. Acho que o essencial é prestar atenção nos mínimos detalhes, mas mesmo tentando lembrar de tudo, não consigo imaginar como toda história tomou esse rumo tão macabro. Cara Hunter te dá um caso de sequestro, um idoso com Alzheimer e um vizinho que a esposa desapareceu e um detalhe que talvez seja um pequeno SPOILER, encontram o corpo da vizinha, a repórter, no galpão da casa de Harper. É aí que voltamos novamente ao Harper. Muita loucura essa leitura. O que fizeram com Harper foi horrível e foi incrível como as peças acabaram se juntando e revelando a verdade.  Recomendo. 


Nota pessoal 10/10

sexta-feira, 2 de maio de 2025

[Resenha/crítica pessoal] Predestinados - Divagando Sempre

 

Olá leitores Divas e Divos. Nesse mundo literário, encontramos diversos tipos de histórias, mas infelizmente, podemos nos deparar com aquelas que vão além de nossas crenças e nos causam nojo. Predestinados foi o caso para mim. Foi uma leitura difícil. 






DIVAGAÇÕES APRESENTANDO A HISTÓRIA 

Ambientada na Itália, no século XVII, conta sobre a família Manfredi, influentes por toda a Europa, forneceu por décadas exércitos imbatíveis para Reis e imperadores, construindo sua riqueza e respeito no mundo dos vivos e dos mortos. 

Atualmente os Manfredi esperam pela realização de uma professia, onde tudo indica que os gêmeos, Luciano e Jade possam cumprí-lo. Para manter o sangue puro na família, os Manfredi geram filhos entre si, mas o maior segredo é o fato de se comunicarem com os mortos. Um dom passado de pai para filho e como Dominico, o filho mais velho não nasceu com o dom, ele então foi incubido de entrar na igreja, onde seu pai, Don Alfeo tem grandes aliados. 

Já Luaciano, apesar de toda a estranheza, conforme foi crescendo foi mostrando habilidades que agradou tremendamente seu pai e passou a estudar com ele sobre necromancia. E sua função agora era gerar um novo herdeiro que pudesse carregar o dom da família. 

Mas os terríveis segredos dos Manfredi, correm perigo quando um novo Papa é nomeado e este não faz parte da lista de pagamentos dos Manfredi. Na verdade, seu maior objetivo é desmascarar essa família e denunciar os horrores que praticam, no entanto, será que conseguirá deter as forças dos Manfredi?



Ano da primeira publicação 2023

Páginas 592

Autor/a Amanda Orlando



Minhas divagações finais 

Por ser uma escritora brasileira, teve pontos positivos e negativos. Como a história se passa no século XVII, sua ambientação não foi no Brasil, então eu só descobri que ela é brasileira depois que li sobre ela. Até então nem desconfiei. Se a intenção era essa, conseguiu. A escrita é boa, porém, alguns capítulos eram longos demais, tinha personagens demais, mas o pior de tudo, que quase me fez desistir, foi o incesto. 

Me pergunto como todos que leram não se incomodaram com isso? Jade e Luciano tiveram relações e geraram gêmeos, mas um deles nasceu com problemas físicos. Todos os bebês que nasciam com problemas ou acabavam morrendo ou eram levados para um local afastado mantido pelos Manfredi. Como alguém pode achar isso interessante? Achei nojento e grotesco. 

No início, quando começa com Jade e Luciano brincando no cemitério, parecia interessante por dar indícios do poder macabro que Luciano demonstrava ter. Até aí tudo bem. Mas quando deu a entender que eles eram fruto de relacionamento entre irmãos e que enquanto dormiam juntos eles faziam coisas sexuais, comecei a não querer continuar.

Depois teve o breve relato de uma ajudante de cozinha que conheceu uma camareira que foi trabalhar no infantário, onde Jade e Luciano dormiam juntos desde que nasceram. A camareira se envolveu com o primo Frederico e engravidou. No fim desapareceu e a ajudante de cozinha também sumiu da história. Para mim, tinha entendido que uma dessas duas, seriam algum tipo de rebeldes que revelariam o sinistro segredo da família e acabariam com eles. Mas, a camareira só serviu para mostrar como Frederico era desprezível e ajudar Luciano em seus estudos macabros. 

Eu não imaginava que tipo de história seria, mas tirando o incesto, para mim a história seria de outro nível. Quem não se incomoda, tudo bem, mas não faz meu tipo, ainda mais que essa família é um tipo de herói da história. Os vilões são quem querem acabar com essas atrocidades que essa família faz. Mesmo Francesca, a irmã de Don Alfeo e Lizbeta, que não aceitava o que a família fazia, não os abandonou. E no final, ainda aceitou usufruir dos poderes de Luciano. 

Domenico, teve um filho com uma freira e o destino deles foi terrível. Faltou esclarecer essa parte para ele, com certeza ficaria decepcionado com a mãe. Frederico apesar de no início parecer nojento por ter desejos de se casar com Jade, no final, provou ser alguém no mínimo melhor do que o restante de sua família. E Jade e Luciano, depois que cresceram e ela finalmente engravidou, gerou gêmeos, mas um deles tinha problemas nas pernas enquanto que o outro, seria tão poderoso quanto o pai. 

Não me entra na cabeça essa família ser o herói da história com tantos atos nojentos. Para manter o sangue puro, eles se relacionavam entre si. Os bebês com defeitos eram descartados. Que crueldade é essa que faz dessa família ser o herói? E infelizmente li que a autora disse em uma entrevista que seria uma série de quatro livros. Minha gente, sério isso? Quatro livros de incesto? Eu só terminei na força do ódio e não tenho vontade de ler sequências se tiver. Como eu disse, a história tem muito potencial, mas se tirasse o incesto, com certeza teria sido mais agradável para mim.  

A história dos Pamphili, embora também seja complexa, ainda foi mais aceitável do que a dos Manfredi. Teria sido uma reviravolta incrível se o Pamphili tivesse no mínimo conseguido provar e denunciar os horrores que os Manfredi faziam para conseguirem estar no poder. Mas, estranhamente a autora quer endeusar essa família né, fazer o que, o livro é dela. Eu, particularmente passei a leitura inteira sentindo asco pelos personagens e senti enorme alívio ao terminar. Vi que foram poucos que se sentiram assim. Não nego que a história é envolvente e se esquecer como eles foram gerados, em determinados momentos até torcemos pela família. Mas não há como negar esse fato quando a autora sempre esfrega esse detalhe na nossa cara. 

Eu me sinto incomodada com esse tipo de relação, então não recomendo se for sensível também. Caso contrário, aproveite a leitura. Admiro o esforço da autora que estudou anos sobre a época da história, as guerras e costumes, mas de novo, se não fosse pelo incesto, eu teria aproveitado mais a leitura. 


Nota pessoal 0,5/10


[Resenha/crítica pessoal] Rivais a bordo - Divagando Sempre

 

Olá leitores Divas e Divos. Hoje trago essa leitura que se a protagonista fosse diferente, teria sido uma leitura interessante...






DIVAGAÇÕES APRESENTANDO A HISTÓRIA 

Henley Evans, sacrificou muitas coisas em sua vida em nome de sua profissão. Como gerente de marketing em uma empresa de cruzeiros, ela vê seus esforços enfim valerem a pena, quando entra para a lista de candidatos para a promoção de seus sonhos. Mas, seria perfeito se seu maior rival Graeme Crawford-Collins, o gerente remoto de redes sociais, também não estivesse concorrendo. 

Claramente seu chefe machista preferia Graeme como o melhor candidato, no entanto, para equilibrar a competição, ele propõe que os dois embarquem em um cruzeiro da empresa, para as ilhas Galápagos e a melhor proposta será o vencedor. Henley fica totalmente obcecada pela vitória e faz de tudo para vencer essa competição, mesmo que com o tempo acabe se sentindo atraída pelo inimigo Graeme. 


Ano da primeira publicação 2024

Páginas 320

Autor/a Angie Hockman



Minhas divagações finais 

Foi uma das piores leituras que já tive. Henley foi uma personagem completamente fútil e detestável. Ela via coisas em Graeme que nem existiam e o tempo todo, obcecada por ganhar a promoção, implicava com ele por coisas que só existiam na sua cabeça. 

E para piorar, é o tipo de história em que a protagonista é insegura com sua aparência porque tem uma irmã linda e maravilhosa. E que além de sempre a fazer se sentir inferior por isso, Henley mesmo assim a convida para viajarem juntas no cruzeiro. E então o que acontece? A irmã passa a dar em cima de Graeme. Mesmo que por trás tivesse outra intenção, mesmo que ela sofresse algo por trás dessa fachada de mulher deslumbrante, para mim não colou, ela não passou de uma vadia para mim. Odiei ela do início ao fim. A escritora poderia ter trabalhado melhor nela, ao invés de tentar passar essa imagem fútil e de mulher sem caráter para só no final, expor seus motivos para ser assim. Para mim esse tipo de personagem não desce. 

Henley então, que protagonista mais sem vida, chata e insuportável. Passou por decepções e traições? Ok. Mas, há outros modos de ser além dessa pessoa desconfiada que já vai tirando conclusões das ações de Graeme que só ela enxergava como se ele quisesse lhe tirar seu trabalho. Suas atitudes foram 90% do tempo infantis. Até pensei que no fim era um livro adolescente escrito por uma adolescente. Seriam atitudes que eu tomaria se tivesse lá meus 15 anos. 

Eu entendo a competitividade em um ambiente de trabalho machista, onde mesmo nos dias atuais, a mulher precise se esforçar mais para conseguir uma chance melhor, mas Henley, por ter tido uma péssima experiência anterior, passou a desconfiar de todos. Principalmente de Graeme, que foi o único que enxergou a verdadeira Henley, que fazia de tudo para que fosse reconhecida e no entanto, ela só focou no pensamento de que ele estava tentando lhe roubar a promoção de seus sonhos. O único momento deslumbrante que valeu toda a leitura odiosa, foi o momento que desmascararam o chefe da Henley. De resto, foi tudo pessimamente trabalhado. 

E a irmã da Henley? Não vi sentido em descrevê-la como uma fútil, que preza a aparência e consegue todos os homens que quer, para no final estar sofrendo no relacionamento daquela forma. E seu motivo para tentar chamar a atenção de Graeme? Sem comentários. Enfim, já li livros que não gostei, mas esse me tirou profundamente do sério. Se Henley não fosse tão obcecada pelo trabalho, pela vitória, se tivesse aberto os olhos antes, se tivesse conversado direito com Geaeme, que tentou diversas vezes lhe abrir os olhos, talvez não tivesse história ou o rumo poderia ter sido outro, mas pelo menos ela seria uma personagem mais querida e poderia torcer mais por ela. No entanto, desse jeito, só a odiei e detestei a leitura. 


Nota pessoal 3/10

quinta-feira, 1 de maio de 2025

[Resenha/crítica pessoal] Enquanto eu não te encontro - Divagando Sempre

 

Olá leitores Divas e Divos. Trouxe mais um trabalho de Pedro Rhuas, embora tenha lido em audiobook, a história foi leve e divertida. 






DIVAGAÇÕES APRESENTANDO A HISTÓRIA 

Lucas e seu melhor amigo Eric, enfrentam problemas na amizade quando Eric passa a namorar e Lucas não vê mais o amigo com tanta frequência. Para consertar isso, Eric chama Lucas para irem na inauguração do Titanic, uma nova balada da cidade. Porém, o que Lucas não esperava era que Eric fosse chamar seu namorado, estragando sua noite que achava ser só ele e o amigo. 

Porém, se a noite já não estava boa, alguém esbarra em Lucas derramando algo em sua calça e ele enfurecido, nem olha quem fez isso e corre para o banheiro. Lá, ele conhece Pierre, um jovem francês de passagem pelo Brasil que seguiu Lucas após esbarrar nele. Sim, Pierre foi o culpado pela calça molhada de Lucas, mas devido a beleza e encanto do rapaz, Lucas esquece esse detalhe. Os dois conversam e criam uma conexão instantânea. Mas, a noite perfeita termina com Eric bêbado atrás de Lucas.

Lucas e Pierre trocam número de telefone e Lucas vai embora com Eric. No entanto, bêbado que estava, Eric vomita em Lucas e ainda derruba seu celular o quebrando. Ou seja, Lucas perdeu o celular e o único meio de contato de Pierre. Passam meses com Lucas sofrendo a perda e sem falar direito com Eric. Até que, em uma noite de volta ao Titanic, Lucas e Pierre se reencontram. Apesar do tempo separados e da explicação da perda do celular, os dois não perderam a conexão e tentam recuperar o tempo perdido. Mas, como Pierre achava que Lucas tinha dado um perdido nele, ele havia marcado seu retorno para a França. 



Ano da primeira publicação 2021

Páginas 320

Autor/a Pedro Rhuas 



Minhas divagações finais 

Essa história foi com certeza mais emocionante e fofinha do que o primeiro que li desse autor. No entanto, Enquanto eu não te encontro li em audiobook narrado pelo próprio autor. Por mais que já tenha lido alguns livros em audiobook, confesso que não consigo me acostumar e muitas vezes me distraio. Fora que com o tempo eu começo a enjoar da voz. 

Mas, vamos lá. O casal pelo menos teve química. Desde o primeiro instante. Mas a relação de Lucas e Eric, no início achei mal trabalhado e confuso. Parecia que Lucas tinha interesse no amigo e estava enciumado por este estar namorando outro. No entanto, acho que era mais ciúmes pelo amigo estar saindo sempre com o namorado e o deixando sozinho. Se bem que, depois de tudo que Eric aprontou, eu também não falaria com ele. O cara bebe demais, dá trabalho, quebra o celular do Lucas? Faz ele perder a chance de também ter um namorado e acha que pode acabar tudo bem? Claro que não. 

O encontro de Lucas e Pierre foi do tipo escrito nas estrelas, o que deixa o terreno preparado para o livro O mar me levou a você, já que Matias acreditava em qualquer sinal que o universo mandava para unir ele e Júlio. Mas, o encontro de Lucas e Pierre foi mais divertido e apesar do tempo separados, o reencontro foi divertido. Apesar que não sou muito fã do tipo de história onde o casal passa um tempo separado. E ainda bem que Pierre não foi ao bar novamente e ficou com outro cara, já que achava que Lucas tinha dado um perdido nele. 

Ao contrário de Matias, Lucas é um personagem inseguro mas muito querido, atrapalhado com certeza. Mas seu relacionamento com Pierre foi fofinho e divertido. Não teve muito drama, não teve problemas familiares pesados, teve resoluções e embora o final parecesse triste, podemos ter um vislumbre de Lucas e Pierre no final de O mar me levou a você. 

Bom, se não for acostumado com audiobook, recomendo ler normal. Pedro Rhuas até foi divertido na narração e seu sotaque deixou tudo mais engraçado. Mas acabei enjoando da sua voz, desculpa Pedro. Fora que as vezes tocava uma música na transição de capítulos que não faz muito meu estilo. Mas no mais, recomendo a leitura. Eu amava romances heteros, até conhecer os romances gays. Acho muito mais divertido. 


Nota pessoal 8/10

[Resenha/crítica pessoal] O mar me levou a você - Divagando Sempre

 

Olá leitores Divas e Divos. Começa mais uma semana de leitura. Hoje trago esse romance de um escritor brasileiro, que é seu primeiro trabalho que leio. 






DIVAGAÇÕES APRESENTANDO A HISTÓRIA 

Matias Mendonza é filho de uma famosa surfista, agora aposentada, que passa metade do ano morando na Espanha e a outra metade no Brasil, mais precisamente em Canoa Quebrada no Ceará, onde seus pais mantém um hostel. 

Matias e Melissa são filhos do segundo casamento de sua mãe, então tem um irmão mais velho, Pablo, que seguiu os passos da mãe e se encaminha para o surfe profissional. Enquanto Matias é pressionado para decidir o que quer fazer da vida, seguir o legado da família no surfe ou administrar o hostel Hippie no Ceará. 

Embora seja bom no surfe, Matias guarda um segredo que aconteceu no passado entre ele e Pablo, por essa razão ele odeia seu irmão e odeia como sua mãe não enxerga o verdadeiro Pablo. Tudo que Matias faz não chega aos pés do filho idolatrado mais velho. Por isso, surfe não é o seu maior desejo no momento. Para isso, ele precisa provar então que é capaz de cuidar do hostel sozinho.

Seria fácil se ele não tivesse conhecido um garoto misterioso na praia que lhe chamou a atenção. Júlio é um garoto por quem Matias se sentiu atraído imediatamente, porém, o outro o ignora com todas as forças. Ambos são completamente diferentes, mas Matias, ao contrário de Júlio, acredita nas forças do destino, principalmente quando passam a se encontrar em lugares inusitados. Júlio é influencer e posta sobre suas viagens pelo mundo. Melissa o segue nas redes sociais e Matias encontra na irmã, uma grande aliada para seu mais novo amor. 



Ano da primeira publicação 2023

Páginas 424

Autor/a Pedro Rhuas



Minhas divagações finais 

Foi o primeiro livro desse autor que li e embora eu ame histórias homossexuais, senti muitos altos e baixos nessa história. Primeiro incômodo foi obviamente o relacionamento entre Matias/Pablo/mãe. Fora que, dado a agressividade de certo acontecimento entre Pablo e Matias, ter terminado daquela forma, achei odiável. No mínimo, a mãe deveria ter conhecimento disso. O desfecho de Pablo foi inaceitável. 

Entendo que a mãe de Matias perdeu o primeiro marido, pai de Pablo, mas ela teve dois filhos depois, por que Pablo era tão admirado por ela daquela forma? A única coisa que não gostava muito no Matias, era que ele se achava demais, embora em algumas coisas fosse inseguro e era muito atirado. Já Júlio, era marrento demais. Desconfiado demais. E mesmo que o universo tentasse unir os dois mandando mensagens surreais, não senti conexão entre eles. Não senti aquela química arrebatadora que faz nosso coração acelerar e sentirmos vontade de nos apaixonar também. 

Acho que os únicos personagens maravilhosos foram o pai de Matias e sua irmã Melissa. Acho que ela merecia sua própria história. Mas enfim, é uma escrita gostosa de ler, o tema é instigante, porém, seu desenvolvimento deixou muito a desejar. Faltou química entre Matias e Júlio. Faltou mais desenvolvimento no relacionamento familiar. Faltou trabalhar mais no Pablo e Matias. Não aceito terem terminado daquela forma. Queria sim, ver a decepção nos olhos da mãe ao descobrir os defeitos do filho venerado, embora duvide que ela fosse acreditar mesmo que Pablo faria algo daquele tipo. No mínimo ela ainda culparia Matias pelo desentendimento e diria que Pablo só fez aquilo para o bem do irmão. 

No mais, o livro Enquanto não te encontro do mesmo autor, segue sendo o melhor (li depois desse). O romance foi fofinho, o casal tinha química e a história foi bem mais divertida. Matias forçava demais suas intenções com Júlio, o Hot pelo menos achei leve, já li livros piores ( não sou muito fã de Hot ), só acho mesmo que faltou química neles. Apesar que a história de Júlio foi bem emocionante. Recomendo para passar o tempo. Não diria que seja marcante. 


Nota pessoal 6/10

quarta-feira, 30 de abril de 2025

[Review/crítica pessoal] Guerreiro/Warrior - Divagando Sempre

 

Olá Divas e Divos. Para quem gosta de luta, drama e Tom Hardy, aqui tem.






DIVAGAÇÕES APRESENTANDO A HISTÓRIA

Paddy Conlon se surpreende com a visita inesperada de seu filho mais novo Tommy. Ele pede que seu pai o treine já que ele foi treinador de MMA. Paddy pensa ser uma ótima oportunidade de se aproximar do filho, que fugiu com a mãe quando era mais novo, pois Paddy era alcóolatra. Brendan, o filho mais velho ficou com o pai, pois se apaixonou por uma jovem e se casou com ela tendo dois filhos. Mas também se afastou do pai por causa de seu vício. 

Paddy aceita treinar Tommy, mas este ainda não o perdoou por tudo o que ele passou quando jovem. Brendan, para não perder a casa, volta a treinar e entrar em pequenos campeonatos até chegar ao maior deles, para ganhar mais dinheiro. No final, Tommy e Brendan se reencontram após anos afastados, mas Tommy também não consegue perdoar o irmão que o abandonou para ficar com uma mulher. No final do torneio, os irmãos acabam se enfrentando. 

Brendan é professor de física na atualidade, mas foi suspenso quando descoberto que lutava fora do expediente. Para ganhar mais dinheiro, ele acaba entrando para o torneio. Tommy foi reconhecido por um batalhão do exército e a notícia de que ele é um herói de guerra se espalhou e sua torcida foi enorme. Quando os irmãos se enfrentaram, as chances de Tommy vencer eram maiores. 







Ano de lançamento 2011

Duração 2h 20m

Direção Gavin O'Connor

Elenco Tom Hardy, Joel Edgerton, Nick Nolte, Jennifer Morrison, Frank Grillo


Trailer 




Minhas divagações finais 

Confesso que não tinha reconhecido Tom Hardy e fiquei com a impressão de já ter visto Joel Edgerton em algum lugar. Mas enfim. Quanto ao filme, li alguns comentários antes de chegar ao final e entendi o descontentamento de todos. Mas vamos lá. 

A história segue um pai e seus dois filhos. No entanto, viviam separados por conta do vício de Paddy. Tommy fugiu com a mãe, mas esta, acabou adoecendo e falecendo. Tommy guarda ressentimentos do pai e também de seu irmão Brendan, que como irmão mais velho, Tommy esperava que fosse fugir junto da mãe e do irmão e ajudá-los. Mas, Brendan preferiu ficar com o pai, apenas porque não queria se separar de sua namorada. Apesar de Brendan ter se casado com ela, no final, também passou a evitar o pai. 

Mas, Paddy conseguiu parar de beber recentemente e recebe a inesperada visita de Tommy, que pede apenas que ele o treine para lutar MMA. Paddy vai atrás de Brendan para dizer que Tommy voltou, mas os irmãos só se  reencontram durante o evento promocional da luta, que os dois estão competindo. 

Tommy está lutando para conseguir um dinheiro para ajudar a esposa de um companheiro que perdeu durante o tempo em que esteve no exército. Brendan volta a lutar para conseguir dinheiro para não perder a casa. Os dois precisavam do dinheiro para ajudar uma família, mas, quem será que realmente merecia?

Apesar do porte físico de Tommy e do modo como ele lutava, conforme foi derrotando seus oponentes em questão de segundos, já imaginávamos que Brendan não tinha a menor chance. Ainda mais que ele tinha parado de lutar e virado professor de física. Os dois se enfrentaram com determinação principalmente porque Tommy ainda guardava mágoa do irmão. Mas com o resultado final, acredito que aconteceu um sentimentalismo ali entre eles. 

Mas a cena mais emocionante para mim, foi entre Tommy e seu pai. Depois de falar umas verdades para o pai, Paddy totalmente magoado, infelizmente volta a beber. Depois de encontrar o pai em um estado de partir o coração, ele acaba o consolando e acredito que viu que ele estava realmente tentando se reconciliar com o filho, mesmo que fosse tarde para isso. Achei a cena muito emocionante, fiquei com lágrimas nos olhos. Nick Nolte não teve muito tempo de tela, mas só nessa cena valeu pelo filme inteiro. 

O único que não me cativou foi o Brendan. Eu entendo seu motivo de não querer perder a casa. Mas, sua própria esposa disse várias vezes que não havia problema em morarem em outro lugar, que era melhor do que passar pelos horrores pós luta novamente de quando ele lutava e ia parar no hospital. Mas o que ele faz? Insiste nisso. Então pareceu querer dizer que Brendan estava fazendo isso pela família, como um apelo emocional já que ele perdeu a forma e passou a treinar com afinco e determinação, mostrando aquela história clichê do azarão que ninguém dava nada mas que acabava vencendo a muito custo. Estilo Rock Balboa, que depois de apanhar horrores, vencia no último minuto. 

Obviamente que eu tinha meu preferido para ser o vencedor. Mas, apesar de tudo isso, entendi o ponto, embora ache que Brendan tenha sido egoísta desde sempre. Deixou a mãe doente para o irmão mais novo cuidar sozinho, acabou deixando o pai de lado, tudo por uma mulher. No fim, achei Tommy muito mais maduro que Brendan. E ainda sofreu mais, a separação do irmão mais velho que admirava, a perda da mãe, os horrores da guerra. Tommy merecia só conquistas em sua vida. Acho que por isso o final foi amargo para muita gente. 

A atuação foi ótima. Tom Hardy estava em ótima forma. Nick Nolte emocionou muito nas cenas pela busca do perdão. Joel Edgerton interpretou bem o papel de homem desesperado, mas seu personagem ainda acho que foi egoísta. No mais, as lutas foram impressionantes. 


Nota pessoal 9/10

terça-feira, 29 de abril de 2025

[Review/crítica pessoal] Virgem Maria - Divagando Sempre

 

Olá Divas e Divos. Agora trago a história de Maria, mãe de Jesus. 







DIVAGAÇÕES APRESENTANDO A HISTÓRIA 

Anna e Joaquim desejam ter um filho e são abençoados com um milagre e com a visita de um anjo, que lhes dizem que a criança será uma menina e no futuro cumprirá uma professia ao trazer ao mundo o Salvador, o Messias. Mas, enquanto o anjo coloca em seu caminho José, ela também sofre julgamento e preconceitos ao ficar grávida antes do casamento. O que ninguém sabe é como ela engravidou. A notícia se espalha assim como se espalha pelos devotos a Deus, de que ela carrega seu filho. Herodes, um impiedoso rei, não aceita essa notícia e persegue Maria até o nascimento da criança, que vem a se chamar Jesus. 







Ano de lançamento 2024

Duração 1h 52m

Direção D. J. Caruso 

Elenco Anthony Hopkins, Noa Cohen, Ido Tako, Hilla Vidor, Ori Pfeffer


Trailer 




Minhas divagações finais 

Em Virgem Maria, nos conta sobre o nascimento de Maria e sua jornada ao trazer ao mundo Jesus. Recentemente assisti A Paixão de Cristo e confesso que achei bem mais emocionante, cativante e meio traumatizante. Por mais que Herodes fosse ambicioso e completamente maligno, é Anthony Hopkins né minha gente, aposto como muitos foram ver o filme só por causa dele. (Confesso que sou uma).

As críticas negativas e polêmicas nesse filme, foram sobre outros motivos mais atuais, no entanto, como sempre, vamos apenas falar sobre o filme em si. Não conheço muito a história de Maria, a não ser o básico, que foi visitada por um anjo que lhe diz que ela dará a luz o Messias. Como eu disse em A Paixão de Cristo, eu via desenhos bíblicos contando brevemente essa passagem e como desenho, não tinha tanta violência, então na minha cabeça a história era que Maria casou com José, um marceneiro e antes que consumassem a união, foi visitada pelo anjo que lhe disse que sua missão na vida, era carregar o filho de Deus. Depois, já grávida, perseguidos pelos soldados de alguém (porque nunca soube quem perseguia eles), Maria e José fugiam e ela dava a luz na manjedoura em Belém? Essa era minha memória da história de Maria. 

Então, quando fui ver o filme, já achei meio monótono, com todo o respeito. Primeiro que como não sei exatamente qual a idade que Maria tinha quando deu a luz Jesus, então achei essa Maria meio insossa. Não gostei dessa atriz nesse papel. Mesmo que a Maria de A Paixão de Cristo fosse mais velha pois Jesus já era adulto, sua interpretação foi esplêndida. Noa Cohen como Maria não me cativou. 

Jesus foi perseguido antes mesmo de nascer. Embora eu acredite mais que católicos entendam melhor a história de Jesus, o filme em si foi mais entretenimento. Maria por estar grávida misteriosamente, obviamente foi julgada e condenada, pois ninguém acreditava que poderia ser possível sendo virgem. Entendi alguns comentários sobre como tentaram retratar Maria como sendo uma mulher comum, que ao conhecer José, seu encontro foi até romantizado, mas embora fosse perseguida, pelo que entendi dos comentários que li, ela sofreu muito mais e até José teve um momento de dúvida sobre ela e a gravidez, até que o anjo o visitasse. Mas assim como Mel Gibson que aparentemente mudou algumas coisas com sua visão da história, aqui o diretor fez o mesmo. 

Enfim, retratar histórias antigas já são difíceis, ainda mais tão significativas na vida das pessoas. Ainda mais com fontes tão antigas quanto a história. Mas no fim, o impossível aconteceu e é essa a história retratada aqui. Embora Hopkins tenha como sempre entregado um ótimo trabalho, confesso que não conhecia a história de Herodes, então para mim a jornada de Maria foi uma novidade. Mas, achei que a atriz não combinou com a história, por isso infelizmente, não gostei tanto quanto de A Paixão de Cristo, que apesar da violência gráfica, recomendo mais. 


Nota pessoal 6/10

Dica de Destaque

Divagando o melhor de Better Call Saul no Divagando Sempre

  Olá Divas e Divos. Hoje trago essa série que não vi ninguém comentando tanto quanto Breaking Bad e é boa tanto quanto.  A HISTÓRIA  Ji...