quinta-feira, 10 de abril de 2025

[Review/crítica pessoal] Shrek - Divagando Sempre

 

Olá Divas e Divos. Essa animação sim, é inesquecível e sempre divertida. 






DIVAGAÇÕES APRESENTANDO A HISTÓRIA 

Shrek, é um ogro temido e aterrorizante que mora sozinho em seu pântano. Mas de repente vê sua vida sendo invadida por várias criaturas de contos de fadas que foram exilados pelo Lorde Farquaad. Burro, faz parte dessas criaturas, no entanto seu diferencial é que ele é um burro falante. Sua dona até tentou ganhar dinheiro com ele, mas antes de ser preso ele foge e vai parar no pântano e é assim que ele conhece Shrek.

Vendo seu lar invadido por essas criaturas, Shrek pega Burro e parte para o castelo para enfrentar o tal do Lorde e tirar as criaturas de suas terras. Mas, Lorde Farquaad que pretende ser  o rei, precisa casar com uma princesa e escolhe a princesa Fiona que está presa em uma torre guardada por um dragão. Lorde Farquaad havia planejado uma disputa para o então vencedor resgatar a princesa para ele. Mas Shrek e Burro entram com tudo derrotando todos. Então Farquaad tem um plano melhor ainda, Shrek terá suas terras de volta se lhe trazer a princesa Fiona para ele. 

Após uma longa caminhada, finalmente encontram o castelo e se separam. Burro acaba encontrando o dragão que na verdade é uma fêmea e ainda se apaixona por ele. Shrek encontra Fiona e esta se decepciona pela falta de romantismo de seu salvador. Após resgatar Burro (que foi aprisionado pela dragão apaixonada) e saírem do local, Fiona se decepciona quando Shrek tira o capacete e revela ser um ogro. No entanto ele diz que apenas veio resgatá-la em nome de Farquaad. Após outra longa caminhada, estranhamente Fiona e Shrek criam uma forte conexão e Burro percebe um clima entre o casal. Mas, Fiona guarda um segredo e por um desentendimento, Shrek a leva para se casar com o Lorde. 

Mas durante a cerimônia, Shrek invade o local para se declarar e é quando Fiona revela seu segredo. Horrorizado, Farquaad tenta dar um jeito em sua noiva e Shrek mas Burro chega a tempo com sua nova parceira, a dragão fêmea. 











Ano de lançamento 2001

Duração 1h 29m

Direção Andrew Adamson, Vicky Jenson  



Trailer 




Minhas divagações finais 

Pelo menos esse primeiro, acredito que como a maioria dos filmes, foi muito bom, a começar pelas músicas, que são divertidas e grudam feito chiclete. Pode passar anos, mas é só começar a tocar e Shrek vem a mente. A dublagem (em português) é excelente. E olha que prefiro assistir no áudio original, mas quando se trata de animações, acho a dublagem brasileira icônica. 

Shrek também tem suas mensagens por trás, mas a primeira coisa que reparei, foi que Lorde Farquaad tinha uma cara de safado nojento. Antes, das outras vezes em que havia assistido, só o achava cômico pelo seu tamanho e sua ganância em ser o rei. Mas, prestando atenção em alguns diálogos, depois de anos, percebi que algumas tinham duplo sentido. Como é bom quando somos inocentes e só vemos diversão né. Depois que a gente tem a mente poluída vemos duplo sentido em tudo.

Enfim, fora que Shrek tinha uns hábitos extremamente nojentos, eu sei, ele é um ogro, vive em um pântano, mas, misericórdia, não me lembrava que era tão nojento. Fiona definitivamente era bem diferente do que eu lembrava. Mas, sempre me perguntava por que ela ficou presa todos esse tempo, se claramente tinha meios de fugir sozinha. Óbvio, ela tinha uma maldição e esperava um príncipe para quebrá-lo. Mas minha questão é: como ela se alimentava? Mas ok, já estou indo muito além. A proposta da história é o que está por trás desse resgate. 

Fiona e Shrek se deram bem e tinham muito em comum, apesar das diferenças. Mas o segredo de Fiona poderia mudar tudo. Shrek podia ser um ogro e tinha fama de ser assustador, mas naturalmente que ele ganhou fama disso apenas porque aparentemente ele era horrível para os outros. Mas no fundo ele era só solitário. 

Burro é aquele membro da família inquieto e falante, mas que nunca desiste de você. A única coisa que achei bizarra foi seu relacionamento com a dragão. Mas ok né. Não lembrava o destino final de Farquaad, achava que ele voltaria em algum momento nos próximos para se vingar, mas acho que não tem como.

Enfim, é uma animação divertida e mesmo com os anos não perdeu a essência. Recomendo. 





Nota pessoal 10/10


quarta-feira, 9 de abril de 2025

[Review/crítica] Os sem floresta/Over the hedge - Divagando Sempre

 

Olá Divas e Divos. A animação de hoje é sobre como a humanidade tem má influência sobre a natureza e os animais. 






DIVAGAÇÕES APRESENTANDO A HISTÓRIA 

Após acordar do período de hibernação, os animais da floresta descobrem uma cerca misteriosa ao redor do local. Verne, o responsável pelos animais, vai dar uma olhada e assim conhece RJ, um guaxinim que conhece os humanos de longa data e o que eles comem. 

Rj em sua ganância por esses alimentos dos humanos, tenta roubar o urso Vincent que estava hibernando em sua caverna, mas é descoberto. Na tentativa de fugir, todo o alimentado estocado pelo urso é destruído. Assim, Vincent dá o prazo de uma semana para RJ conseguir tudo de volta. 

E é assim que RJ se envolve com os animais da floresta, os mostrando o que tem do outro lado da cerca e os convencendo que seus alimentos são fáceis de conseguir e são mais deliciosos. No entanto, essa bondade toda é somente para usar esses animais para conseguir reunir os alimentos necessários para devolver ao urso. 



Ano de lançamento 2006

Duração 1h 23m

Direção Karey Kirkpatrick, Tim Johnson








Trailer 




Minhas divagações finais 

Confesso que não é exatamente um dos melhores filmes de animação que já vi. A começar pelo RJ que é daqueles personagens que aparenta ser descolado quando na verdade é um trapaceiro. Mesmo que depois de ter passado um tempo com os animais da floresta e tentado se redmir depois, era muito óbvio que ele usaria alguém como Verne para trapacear. 

Também não gosto de histórias quando a comunidade é desfeita por um trapaceiro que conquista os outros mas com más intenções. Verne poderia ser tradicional quando se tratava em buscar alimentos, preferindo os naturais porque não conhecia ainda os humanos e RJ se aproveitando dessa inocência para reunir os alimentos para ele, foi tremendamente injusto. Principalmente da parte da comunidade que tinha alguém de confiança ali mas trocaram por causa de uns doces ou salgados que antes nem conheciam. 

Nunca gostei muito dessa animação porque desde o início já dava para imaginar o que RJ faria com os animais. Embora ver todos sendo presos enquanto ele fugia com tudo, só foi pesar na consciência quando Vincent observou que aquilo foi um golpe baixo até para os próprios padrões do RJ. Se não fosse por esse comentário, será que o guaxinim teria voltado e salvado os animais? Será que só de pensar no quanto eles o trataram como alguém do grupo e agora estaria sozinho poderia fazê-lo mudar? 

Verne como todo líder de grupo, só queria o bem de seus amigos. Mas os amigos vendo outras possibilidades, ficaram encantados com novas perspectivas de se conseguir alimentos. Embora fosse arriscado e parecesse perigoso, depois de ser convencido, Verne participou das caçadas e até se divertiu. Mas estava sempre certo quanto aos humanos. Além de terem tomado metade da floresta ainda queriam eliminar os animais que invadiram seus quintais em busca de comida. Crítica certíssima, uma vez que invadimos e destruímos muitos lares desses animais, sendo assim, não lhes restam muitas opções a não ser invadir casas em busca de alimentos. 

Claro que a animação tem seus momentos, como a Stella se disfarçando de gata para distrair o gato de uma casa e Hammy ficando ainda mais elétrico após beber energético. O exterminador de animais me lembrou de Lucas no formigueiro, que também tinha um desses para eliminar as formigas. 

Enfim, é aquela velha história sobre conhecer novas coisas e pessoas, conquistar amizades e depois traí-las e a redenção e o perdão. Para a época foi divertido. Mas revendo hoje, não é tão marcante quanto os primeiros que vi, mas foi divertido. 


Nota pessoal 8/10


terça-feira, 8 de abril de 2025

[Review/crítica pessoal] Madagascar - Divagando Sempre

 

Olá Divas e Divos. Hoje trago uma fuga extraordinária de um zoológico.






DIVAGAÇÕES APRESENTANDO A HISTÓRIA 

Alex, o leão, é a atração principal do zoológico de Nova York. Assim como seus amigos Marty, a zebra, Melman, a girafa e Glória, a hipopótamo fêmea, eles cresceram em cativeiro e vivem felizes com sua rotina e alimentação regulares. No entanto, em mais um aniversário, Marty questiona como seria a vida fora do zoológico. Quando ele descobre que os pinguins estão tramando fugir do zoológico, ele acha uma ótima oportunidade para fugir também. 

Mas, seus amigos preocupados com sua segurança lá fora, decidem ir atrás dele. No entanto, ao encontrá-lo, causam a maior confusão na cidade e acabam sendo enviados para a África. Lá, precisam aprender a sobreviver sozinhos, mas Alex, passa a sofrer e lutar contra sua fera interior e acaba ferindo Marty. Eles encontram outros animais na floresta mas Alex decide se isolar porque acredita ser um perigo para seus amigos. 

Desolados, Marty, Glória e Melman, esperam na praia quando avistam um navio se aproximando. Por coincidência são os pinguins do zoológico. Com a possibilidade de sair dali, Marty vai atrás de Alex para irem embora juntos. Segue-se então, uma missão de resgate. 



Ano de lançamento 2005

Duração 1h 26m

Direção Tom McGrath, Eric Darnell


Trailer 












Minhas divagações finais 

Mais um clássico da animação, Madagascar também é cheio de significados e divertido. A começar pela dublagem e músicas maravilhosas. 

Marty, mesmo que tenha uma vida tranquila no zoológico, ele acredita que exista muito mais que apenas comer e se exibir para os humanos. Já Alex, que é a atração principal e é sempre bem alimentado, acha que não existe vida melhor que essa que eles levam ali. Até que, Marty foge do zoológico. 

Claro que como melhores amigos que são, Alex, Glória e Melman vão atrás de Marty. E embora pensem que estão apenas resgatando o amigo, nada é mais assustador do que ver um leão na rua. Mesmo que Alex não saiba o que é ser selvagem, para as pessoas ele é assustador. Por esse motivo, os animais são tirados do zoológico e são transportados para outro local. Mas, eles acabam indo parar em uma praia aparentemente deserta. 

O lado bom, é que todos acabam juntos no mesmo local. O lado ruim é que Alex culpa Marty pelo infortúnio que estão passando e acabam brigados. Mas então conhecem Julian, que se auto proclama o rei do local que tem planos mirabolantes de usar Alex para espantar os animais selvagens que insistem em atacá-los. No entanto, Alex quem acaba virando um desses selvagens quando a fome por carne aperta.

Mas a amizade fala mais alto e Alex volta a si a tempo de salvar os amigos. Agora, todos concordam que  Mort era insuportável, pelo menos para mim era. E todos concordam que os pinguins eram os mais divertidos: sorriem e acenem...

Algumas animações, que conheci dublado em português eu prefiro ver novamente dublado, pois alguns são épicos. Esse não teve uma mensagem tão dramática quanto O segredo dos animais, mas foi divertido igual. 


Nota pessoal 10/10

segunda-feira, 7 de abril de 2025

[Review/crítica pessoal] O segredo dos animais - Divagando Sempre

 

Olá Divas e Divos. Essa semana estarei trazendo animações dos anos 2000 que com certeza são nostálgicos e inesquecíveis. Começando com 






DIVAGAÇÕES APRESENTANDO A HISTÓRIA 

Otis é um touro que gosta de se divertir com outros animais quando o fazendeiro sai do celeiro onde moram. Porém, Ben, seu pai, que toma conta da organização do local, espera que seu filho tome seu lugar um dia e por isso sempre o repreende pela vida cheia de farra que Otis leva. Achando que ainda tem todo o tempo do mundo para diversão, Otis não leva tão a sério o que seu pai faz e sai para se divertir. 

Porém, os coiotes atacam o galinheiro e embora Ben consiga afugentá-los, ele fica mortalmente ferido. Otis é escolhido por todos para ficar no lugar de Ben, achando que seria fácil e só diversão, mas uma noite vê os coiotes e tomado de uma fúria tenta atacá-los mas é facilmente vencido. Apavorado, decide deixar a fazenda, mas as galinhas foram roubadas pelos coiotes e Otis decide ir resgatá-las. 











Ano de lançamento 2006

Duração 1h 30m

Direção Steve Oedekerk


Trailer 






Minhas divagações finais 

As animações dessa época, até 2010 mais ou menos, eram cheias de significados com mensagens de reflexões. Eram curtinhos, com menos de 1h 30m de filme, mas que entretiam muito mais que os de hoje em dia, com mais de duas horas sem nenhum significado. Diversão? Pode até ter, mas os de antigamente eram bem superiores. 

O segredo dos animais faz parte das animações que vi repetidas vezes por causa dos filhos. Depois que cresceram não vi mais. Então resolvi matar a saudade. Já no início nos deparamos com o relacionamento de pai e filho. Um, responsável e cheio de regras e o outro, imaturo correndo atrás de diversão. Até que uma fatalidade faz o jovem assumir responsabilidades e é forçado a crescer. O que? Uma mensagem dessas em um desenho? Pois é. Aqui tem. A dinâmica da estrutura corporal é polêmica, porém, melhor do que se fosse  mais real. 

Otis entendeu os ensinamentos do pai, quando ele próprio passou a sentir que tinha seres indefesos para proteger. Ele passou por fases como diversão, depois que viu que tinha responsabilidades sentiu medo, quando foi enfrentar os coiotes mas eles eram superiores e depois determinado, enfrentou seu medo e com um plano arriscado, foi resgatar as galinhas e enfrentou os coiotes como um bom líder que era. 

Claro que tinha também as partes engraçadas, como o fazendeiro saindo ou indo dormir e os animais fazendo a festa. Ou a vizinha fofoqueira que via coisas mas era desacreditada por seu marido. A entrega de pizza no celeiro ou a perseguição de carro, são cenas icônicas. O segredo dos animais é o tipo de filme que podemos ver inúmeras vezes e nunca perde a graça. Recomendo. 


" O homem forte protege a si mesmo. O homem mais forte protege a todos"




Nota pessoal 10/10

sexta-feira, 4 de abril de 2025

[Resenha/crítica pessoal] A probabilidade de todas as coisas - Divagando Sempre

 

Olá leitores Divas e Divos. Hoje trago esse livro que é muito mais do que aparenta ser. É emocionante, tocante e com um final de partir corações. 






DIVAGAÇÕES APRESENTANDO A HISTÓRIA 

Kemi tem 11 anos e ama estatísticas. Ela adora calcular as probabilidades de todas as coisas. Mas, quando recebe a notícia com a família diante da TV sobre um asteroide que está prestes a colidir com a Terra, logo as chances de 84,7% de colisão não são nada promissoras. 

Com apenas 4 dias restantes antes da colisão, assim que saiu a notícia, Kimi é deixada por um momento na casa vizinha e após algumas horas uma tia vem buscá-la para ficar um tempo em sua casa. Ela não vai mais a escola e não entende como as outras pessoas levam uma vida normal sabendo do fim cada vez mais próximo. 

Determinada a não ser esquecida, ela decide fazer uma cápsula do tempo para os futuros terráqueos com coisas que pessoas que ela ama achem importante guardar para a posteridade. Mas, ao chegar no objeto preferido de seu pai, ela encontra dificuldade para encontrar o que ele mais ama e fica até próxima do fim procurando encontrar. Mas, ela toma ciência da grandiosidade do que está por trás do asteroide e agora precisa lidar com sentimentos conflitantes. 



Ano da primeira publicação 2024

Páginas 256

Autor/a Sarah Everett



Minhas divagações finais 

Não se engane com esse livro. Parece um romance inocente para adolescentes mas o desfecho foi tão surpreendente e chocante, que chorei feito um bebê. Kimi passa a maior parte do tempo procurando itens para guardar em sua cápsula do tempo. Até chegar nos momentos finais, é meio irritante essa obsessão dela até descobrirmos o verdadeiro motivo de tudo. 

As vezes os mais ligados, podem perceber ao longo da leitura, pequenas pistas que te levará ao desfecho final. No entanto, eu só prestei atenção nos mínimos detalhes porque eu já havia pego um spoiler e por isso já sabia o final. Mas, nada que tivesse tirado a experiência chocante da compreensão de Kimi sobre o asteroide. 

Não quero falar muito para não acabar revelando o final, mas apesar de parecer infantil, com certeza não é nada disso. A reunião da família para ficar juntas até a colisão final, as indagações de Kimi sobre sua melhor amiga indo a escola normalmente enquanto que ela não poderia ir porque tinha que ficar com a família. Ela desesperada para deixar objetos em sua cápsula de tempo. Cada detalhe nos mostrava o caminho até a notícia sobre o asteroide. A revelação daquela cena em particular, jamais poderia imaginar algo desse porte. 

É uma leitura interessante com reflexões sobre certos temas da história. Muito profundo e real. Infelizmente não consigo comentar tudo o que queria porque acabaria revelando coisas que acho seria interessante quem for ler, ir descobrindo lentamente e juntando as peças para a compreensão final. Afirmo que vale muito a pena. 


Nota pessoal 10/10

quinta-feira, 3 de abril de 2025

[Resenha/crítica pessoal] Instinto Assassino (série Os naturais) - Divagando Sempre

 

Olá leitores Divas e Divos. Hoje trago a sequência da série Os Naturais. Mais um assassino imitando os crimes de alguém próximo do grupo. Quem será a vítima dessa vez?






DIVAGAÇÕES APRESENTANDO A HISTÓRIA 

Após os eventos anteriores, depois de enfrentarem um assassino dentro da própria academia, Os Naturais precisam se acostumar com uma nova agente, que ao contrário da anterior, tem fortes intenções de fechar o programa. 

Cassie, depois dos eventos traumáticos, esperava um pouco de tranquilidade, ainda mais agora que seus sentimentos já divididos entre Michael e Dean aumentaram e a pressão para escolher um também, quando ela achava que estava se aproximando mais de Dean, um assassino começa a agir e mais uma vez, imita os assassinatos de alguém próximo ao grupo, fazendo com que fantasmas do passado volte a assombrar um deles. 

Dean, o mais fechado do grupo, agora precisa enfrentar o maior desafio de sua vida: reencontrar seu pai. Talvez ele tenha respostas para o novo caso de assassinatos, mas, o maior medo de Dean continua sendo o e se ele for igual a seu pai. Cassie vai adentrar um pouco mais na vida sombria de Dean e descobrir os motivos dele não querer ser próximo de ninguém e de seu maior medo. 

Claro que, mais uma vez, não importa as ordens ou regras, muito menos as consequências, Os Naturais não vão conseguir ficar parados enquanto não descobrirem esse novo assassino, que aparentemente vem imitando os crimes do pai de Dean. Será mesmo apenas um imitador ou será algum cúmplice do passado de seu pai? 



Ano da primeira publicação 2024

Páginas 340

Autor/a Jennifer Lynn Barnes



Minhas divagações finais 

Não dá para negar que a história de vida mais triste e complexa, com certeza é a de Dean. Seu pai era um assassino que esperava que o filho fosse como ele. Matava na sua frente e uma vez o fez fazer o mesmo. Não é a toa que ele não quer proximidade com ninguém. 

Alguns personagens não mudaram nada. A Lia continua sendo insuportável. Mesmo que tenha sido de grande ajuda para descobrir pistas sobre o novo caso, que eles estavam proibidos de participar ou mesmo tentando acobertar Cassie, a maioria do tempo ela foi insuportável. Não gosto de personagens como ela, então em nenhum momento achei que suas intenções foram realmente para ajudar Cassie sem segundas intenções. 

A escrita é fluída e a leitura fácil, mas, Cassie não é uma protagonista que você sente conexão ou vai amar. Pelo menos eu não gostei tanto assim dela. Michael é outro que mesmo sabendo que Cassie está dividida entre ele e Dean, insiste em se declarar para ela. Lia insuportável. Dean é problemático. Acho que só Sloane me cativou. 

Em meio a tantas mortes e investigações ainda sobra tempo para triângulo amoroso? Mas não nego que a investigação desse volume foi interessante e no meio de tantos suspeitos, fui completamente enganada. Porém, não gostei do final. Achei o culpado totalmente sem sentido. Mesmo que fosse algo inesperado, não achei satisfatório. A trama tinha até potencial, mas para mim, acabou se perdendo no meio do caminho. A investigação foi muito boa, tensa e até deu algumas respostas. Mas, tudo isso se perdeu no momento em que o verdadeiro culpado é revelado. 

Eu sinceramente achei que o mistério da morte ou desaparecimento da mãe de Cassie, fosse enfim revelado. Será que será no próximo volume? Espero que sim e que seja o final. Não aguento mais esse grupinho chato.


Nota pessoal 7/10


quarta-feira, 2 de abril de 2025

[Resenha/crítica pessoal] Flores para Algernon - Divagando Sempre



Olá leitores Divas e Divos. Hoje trago uma história diferente, sobre o que é ser humano ou um animal? Sobre ser inteligente trará sucesso e felicidade em sua vida? Charlie buscou tudo isso, mas no final, há limites para o quanto se pode mexer no corpo humano cirurgicamente falando...






DIVAGAÇÕES APRESENTANDO A HISTÓRIA 

Charlie Gordon, 32 anos, QI de 62, trabalhava em uma padaria como faxineiro e tinha aulas especiais com a senhorita Alice Kinnian. Dois pesquisadores professor Nemur e Dr. Strauss, realizam experimentos cirúrgicos que aumentam a inteligência. Até o momento sendo testados em animais, o mais promissor foi em um rato chamado de Algernon.

Sendo assim, vendo potencial em Charlie, eles o submetem a cirurgia e seu QI aumenta para 185, durante alguns meses onde Charlie começa a relembrar sua infância, o tratamento de sua mãe, o ressentimento de sua irmã mais nova, os colegas de trabalho que na verdade o humilhavam e se divertiam as suas custas e a compreensão de que Nemur e Strauss o viam apenas como cobaia humana para promover seu experimento. 

Cansado de tudo, em uma convenção científica, Charlie se sente humilhado e foge com Algernon. Ele decide continuar e melhorar o experimento de Nemur e Strauss, mas nota uma mudança em Algernon, que aos poucos vai regredindo seu estado mental e acaba morrendo. Sabendo qual será seu destino, pois já sente as mudanças em sua inteligência, ele volta para sua antiga casa para descobrir que sua mãe está com demência e sua irmã está morando e cuidando dela. Mas ele não pretende ficar. Ele visita seu pai mas este não o reconhece mais. 

Em seus últimos momentos, Charlie volta a ter um relacionamento com  senhorita Kinnian e mantém contato com Strauss, mas devido a sua regressão, não querendo a pena de ninguém, ele decide deixá-los.



Ano da primeira publicação 1959

Páginas 288

Autor/a Daniel Keyes



Minhas divagações finais 

Mais um livro que a experiência foi complicada porque li em audiobook. Mas, esse não tinha muito mistério, então consegui me concentrar mais. A única questão que não me lembro com detalhes, foi se quando Charlie faz a cirurgia ele já estava separado de sua família. Essa parte não entendi direito. Talvez ele tenha sido enviado para um local especial que abriga crianças nas condições de Charlie e lá, o Dr. Strauss deve ter o conhecido e visto o potencial de seu experimento ser testado nele. 

Pois, nas lembranças de Charlie, após ficar inteligente, ele se lembrou que sua mãe o queria longe dali com medo de que ele pudesse machucar sua irmãzinha. Depois, quando ele reencontra a irmã e a mãe, aqui eu acreditei em karma, pois sua irmã havia confidenciado que quando crianças, talvez a culpa tenha sido dela ao falar aos pais que Charlie tivesse a machucado. O Karma é que agora ela tem que cuidar da mãe com demência sozinha. 

Charlie conforme foi ficando mais inteligente, teve dois relacionamentos amorosos, um com a senhorita Kinnian e outro com sua vizinha. Acredito que a única que talvez tivesse realmente amado Charlie foi a Kinnian, pois mesmo ele regredindo ela ainda queria estar ao seu lado, mesmo com as dificuldades. Já sua vizinha, pulou para o próximo cara rapidinho.

Achei uma história triste embora inacreditável cientificamente falando. Mas, aqui nos mostrou duas vidas de Charlie e as duas ele só sofreu. Quando não era inteligente, sua mãe o repreendia constantemente porque não queria acreditar que ele tivesse algum problema. Mas quando teve outro filho, já não queria mais Charlie porque agora tinha uma filha saudável. Seu pai não era muito diferente de sua mãe, já que fazia o que ela queria. Era zombado por todos, inclusive no trabalho, mas sua percepção na época era diferente então considerava essas pessoas seus amigos e que eles eram divertidos. 

Mas, quando ficou inteligente, teve clareza em suas memórias, como os abusos de sua mãe, as zombarias do amigo e mesmo agora estando inteligente, as pessoas agora achavam que ele estava zombado deles porque agora ele era mais inteligente. Até Strauss e Nemur se sentiram diminuídos pela inteligência de Charlie. Ou seja, em ambas as vidas, Charlie só sofreu. 

Li comentários positivos sobre o livro, alguns choraram horrores, mas não sei em que parte, porque não achei tão comovente assim. Na verdade não sei como classificar essa leitura. Fiquei horrorizada pelo experimento e triste pela ingenuidade de Charlie, achando que ficando inteligente as pessoas gostassem mais dele. Não entendi o título Flores para Algernon, se ficou subentendido em alguma passagem no final, não captei. Não achei interessante suas descobertas sexuais com a vizinha ou mesmo com a Kinnian e Algernon, por ter seu nome no título, pensei que fosse ter mais relevância na história, sem contar que inicialmente pensei que Algernon fosse o protagonista até descobrir que era um rato. 

Acho que só gostei mesmo de como foi narrada com algumas passagens do que Charlie chamava de relatórios de progresso. Foi triste admito, vê-lo regredindo em sua escrita, tendo já dificuldade no final para concluir seus relatórios com palavras simples. Mas infelizmente não foi aquela história marcante ou reflexiva como muitos afirmam ser. Pelo menos para mim não foi. 


Nota pessoal 7/10

[Resenha/crítica pessoal] Os relógios (Agatha Christie) - Divagando Sempre

 

Olá leitores Divas e Divos. Hoje trago este romance policial da rainha do crime Agatha Christie. 






DIVAGAÇÕES APRESENTANDO A HISTÓRIA

A estenógrafa Sheila Webb, recebe ordens para trabalhar na casa da senhorita Pebmarsh, uma senhora cega que havia solicitado seus serviços e deixado instruções para entrar em sua casa, caso ela não tivesse chegado ainda no horário marcado. Assim, Sheila vai até o local e vendo que a Senhorita Pebmarsh não está, ela entra em sua casa. No entanto, ao entrar no local e se dirigir a sala onde foi instruída a esperar, ela se depara com um corpo morto. 

Tomada de susto, ela sai gritando quando a senhorita Pebmarsh chega em sua casa e percebe que tem mais alguém ali. Ao sair correndo da casa, Sheila acaba encontrando Colin Lamb, um agente do serviço secreto que casualmente passava por ali de visita ao condomínio Wilbraham Crescent.

Na cena do crime são encontrados quatro relógios parados marcando 4:13 e para piorar, a senhorita Pebmarsh afirma não ter solicitado nenhum trabalho de estenografia e jamais ter conhecido Sheila. Colin Lamb acha o caso tão curioso e complexo que decide visitar seu amigo Hercule Poirot, que garante que pode solucionar o caso sem sair de sua poltrona. 



Ano da primeira publicação 1963

Páginas 336

Autor/a Agatha Christie 



Minhas divagações finais 

Eu sempre gostei dos livros da Agatha Christie e sempre achei seus mistérios interessantes. Infelizmente, essa experiência me faltou em Os relógios porque ouvi em audiobook. Esse tipo de livro, ainda mais para pessoas como eu, que algumas vezes acaba se distraindo, não é muito aconselhável quando se trata de suspense policial. Mas, ainda assim consegui acompanhar algumas coisas. 

O mistério dos relógios, o mistério de quem seria o morto, o mistério de quem teria chamado Sheila para a casa da senhorita Pebmarsh, foi tudo intrigante. Teve até momentos em que desconfiei do próprio Colin Lamb, porque ele estava passando coincidentemente naquele momento em que Sheila sai correndo da casa ao descobrir o corpo. Mas faltava o motivo. 

E por ser audiobook, muitas vezes eu não entendia a pronúncia dos nomes, tanto que demorei para entender que Colin estava visitando Hercule Poirot para contar sobre o caso. Isso me atrapalhou muito. Mas depois que me acostumei com seu nome, foi melhor. Na linha de investigação, ainda tínhamos o detetive Hardcastle, que achei muito astuto ao interrogar uma criança que debilitada em casa, poderia ter visto algo de sua janela, ou foi Colin quem fez isso?

A escrita de Agatha é sempre instigante e muitas vezes me enganei sobre o verdadeiro culpado. Em histórias de investigação não tem muito o que comentar sem revelar algum detalhe que possa servir de pista para o culpado, então apenas digo que não imaginei nada disso. 

Como disse, suspeitei de início do Colin e depois da própria Sheila, pois ela poderia muito bem ter sondado a senhorita Pebmarsh e marcado seus horários de rotina e assim cometido o crime. Ou até mesmo a própria Pebmarsh poderia ser a culpada, mas de novo, me faltava o motivo. Ainda mais porque demoraram para identificar o corpo ou ter alguém que o conhecesse. 

Mas enfim, como todo livro se Agatha Christie, foi muito bom. Mas recomendo ler o livro caso for um pouco distraído como eu para ouvir em audiobook...


Nota pessoal 9/10

terça-feira, 1 de abril de 2025

[Resenha/crítica pessoal] Scar Tissue por Anthony Kiedis - Divagando Sempre

 

Olá Divas e Divos roqueiros. Hoje trago essa autobiografia do vocalista da banda Red Hot Chili Peppers. Prepare-se para o choque.






Ano da primeira publicação 2004

Páginas 336

Autor/a  Anthony Kiedis e Larry Sloman



DIVAGAÇÕES APRESENTANDO A HISTÓRIA 

Anthony Kiedis, mais conhecido como vocalista da banda de rock Red Hot Chili Peppers (RHCP para os íntimos) conta sua trajetória de vida, desde seu nascimento até os dias de 2004. Seu vício em drogas começou aos 12 anos quando lhe foi apresentada por seu pai, a quem passou a morar junto na Califórnia. 

Assim que conheceu Michael Peter Bazary, depois mais conhecido como Flea, montaram uma banda e passaram por muitos altos e baixos. Principalmente por conta dos vícios de Kiedis. Também havia um entra e sai de membros da banda até ficarem fixos como o grupo atual. 

Hillel Slovak foi um dos membros que saiu e voltou. Ótimo guitarrista, no entanto, seu vício era pesado e acabou morrendo de overdose em 1988. Sem rumo, Kiedis acabou se afundando ainda mais nas drogas. Tentou inúmeras vezes ficar limpo, se internando em clínicas, no entanto, sempre voltava para as drogas. Isso atrapalhou tanto a banda que por um período ele foi expulso de seu próprio grupo. 

Mas, acabou voltando e mesmo assim, ainda passou por períodos tenebrosos com o vício em drogas e mulheres. Teve relacionamentos complicados de vai e volta e jamais ficou com alguém para formar uma família. Assim que o sucesso da banda foi aumentando, a banda sofreu mudanças nos integrantes, até ser formado como atualmente: Kiedis, Flea, John Frusciante e Chad Smith. Sendo que Frusciante saiu uma vez mas acabou voltando. 



Minhas divagações finais 

Red Hot Chili Peppers sempre foi uma banda especial para mim, principalmente porque foi o único show internacional que consegui ver. Apesar de ter sido de uma maneira inusitada, sempre me lembro do quão deslumbrante foi ver o grupo tocando, ainda mais com o novo álbum Californication. Fiquei chocada quando vi o Anthony, pois minha última lembrança dele, ainda tinha os cabelos longos. Ele tinha cortado e tingido de louro. Começaram tocando Around The world e fui ao delírio. Enquanto lia o livro, a julgar que foi lançado em 2004, esperei encontrar alguma passagem referente a esse show em que fui no Japão. Foi em 2000. Claramente não era novidade para eles, que ao longo da carreira, foram outras vezes tocar no Japão, mas por eu ter estado lá, achei que fosse encontrar uma nota de Kiedis como uma boa experiência, mas, eis que ele disse brevemente sobre o show e que ainda foi horrível. Decepcionada? Não nego que fiquei, mas, apesar de tudo, ainda falo com orgulho o que senti ao ir em seu show. 

Percebi que nem toda autobiografia pode ser inspiradora e muitas vezes nós idealizamos nossos ídolos e quando conhecemos suas verdadeiras histórias, podem ser um pouco decepcionantes. Kiedis faz jus aos que todos acreditam ser o mundo do rock: drogas e sexo. Claro que 90% dos roqueiros, já experimentaram ou vivem desse vício. Mas Kiedis me impressionou por ter começado cedo (12 anos) e mesmo vendo amigos próximos morrendo disso, não conseguiu sair dessa. Sempre achei na minha cabeça, que ele tinha formado uma família e de alguma forma fosse limpo. Acompanhar décadas de vício foi desesperador. 

Muito do livro não é sobre o Red Hot, é mais sobre a jornada de Kiedis, no entanto, chegou em determinado momento que eu não suportava mais ler, pois era tudo sobre sexo e drogas. Jamais imaginei ele desse modo e pensar que em Californication ele ainda era viciado e de que talvez no show em que fui, ele poderia estar completamente chapado é chocante. Mas, apesar de tudo, o achei corajoso em escrever sua vida tão abertamente. Uma coisa é você saber através da mídia e tabloides de fofocas, outra é você ouvir da própria pessoa. 

Uma coisa é certa, não foi fácil para a banda crescer e ser o que se tornou hoje. Sua jornada assim como tantas outras bandas, enfrentaram um início extremamente difícil. E para quem jamais passou por algo assim, com certeza não saberá entender como Kiedis pode ter usado todo o dinheiro que ganhava para manter seu vício. Eu por exemplo, sou uma pessoa que não entendo, mas, sei como isso destrói a própria pessoa e as pessoas ao redor. Também sei que se a pessoa não quiser sair dessa, não pedir ajuda, as vezes o final é triste mesmo. 

Como sempre falo sobre os artistas, não acompanhei muito Red Hot depois de By The way e por não saber o quão viciado Kiedis era, diz muito sobre mim, mas depois de ouvir dele dizer que saiu e voltou tantas vezes do vício, a pergunta é: será que hoje em dia ele está limpo? Mas uma vez tendo uma vida polêmica, cedo ou tarde alguma notícia bombástica pode aparecer e muitas vezes são coisas que cavaram a fundo e soltaram na mídia hoje, por isso, não sou muito de ver as notícias, mas enquanto procurava referências acabei vendo uma sobre Kiedis, sobre seu relacionamento com mulheres jovens. Muito questionável pois no próprio livro, uma de suas namoradas tinha 16 anos enquanto que na época ele tinha 30, eu tentei ignorar mas algo desse tipo não dá, ainda mais vindo de figuras públicas. Fiquei tão chocada que li duas vezes para confirmar e segui esperando o pior dele depois.  

Mas ignorando toda sua vida destrutiva, como músicos, Red Hot com certeza sempre será uma banda que terá um espaço especial em meu coração. Apesar de tanta polêmica e sabendo o quão chocante foi sua vida, me admira um livro assim ter sido publicado, contada sua história por ele mesmo e não ter sido massacrado. Apesar de sempre ter amado Red Hot, querendo ou não, agora ao olhar para Kiedis, não tem como não ver um viciado que gosta de menininhas. Será que é agora que irá surgir denúncias de abusos? Tudo bem que ele foi aberto com a história de sua vida, mas essas pessoas que ele mencionou foram consultadas antes? Não seria um choque um dia você abrir a Internet e ver seu nome lá em alta porque um ex famoso contou sua história em uma biografia? Não sei como isso funciona, mas eu ficaria horrorizada... 

Mas minha maior pergunta enquanto lia o livro era: como é que ele ainda está vivo? Pela sua história, teve momentos que além de não ter onde morar, ele se picava de modo totalmente irresponsável. Ele mesmo contou que usava agulhas usadas, sem higiene... gente, e não pegou nenhuma doença? E mesmo dizendo que ficou abalado pelas mortes de amigos queridos pelas drogas, não parou? Se afundou mais? Não nego que minha expectativa por esse livro era enorme, pois acreditava que seria mais uma sobre as dificuldades de fazer uma banda de rock ser um sucesso contando claro, detalhes de sua vida. Mas ficou muito repetitivo porque como disse anteriormente, a maior parte é sobre drogas e sexo. Além de não ser inspirador, de ser destrutivo e destruir sua imagem de roqueiro diferente que eu tinha de Kiedis, terminei na verdade mais depressiva e decepcionada... e isso que eu achava que o Flea era o mais doido de todos.


Anthony Kiedis 






Flea






John Frusciante 






Chad Smith 






Red Hot Chili Peppers 











Minhas músicas preferidas 

Under The bridge




Around The world 




Scar tissue





Nota pessoal 6/10


Dica de Destaque

Resenhando Divagações sobre Noiva de Ali Hazelwood no Divagando Sempre

  Olá Divosos leitores. Trago pela primeira vez algo da autora Ali Hazelwood e que, seria perfeito se não tivesse tanto hot. CONTANDO A ...