sexta-feira, 18 de outubro de 2024

[Review/crítica] Lá fora (Outside/2024) - Divagando Sempre

 

Maratona de Halloween 🎃 

Sinceramente pensei que fosse o terror, mas me enganei. Por ser filipino achei que seria extremamente assustador, mas, tirando uns zumbis aqui e ali, a história acompanha o drama de uma família que já estava fadada a separação antes mesmo dos zumbis aparecerem. Vamos lá. 



Ano de lançamento 2024

Duração 2h 22m

Direção Carlo Ledesma

Elenco Sid Lucero, Beauty Gonzales, Marco Masa, Aiden Tyler Patdu

Recomendação: NÃO 



Trailer 




DIVAGAÇÕES APRESENTANDO A HISTÓRIA 

Uma família composta por Francis (o pai), Iris (a mãe) e os irmãos Josh e Lucas, estão fugindo após um Apocalipse zumbi. Embora em seu estágio inicial, a compreensão do perigo real se dá quando são atacados mesmo por conhecidos, fazendo com que fujam da cidade. 

Francis vai até a casa de seus pais, mas infelizmente o casal foi vítima dos ataques. Francis decide permanecer no local, mas Iris insiste em procurar o abrigo que ouviram falar antes de saírem de sua casa. Mas, eles chegam em uma ponte bloqueada e são atacados pelos zumbis. 

Decidem permanecer na casa por enquanto. Mas, apesar de aparentar ser um local seguro, a vizinhança foi infectada e atraídos por barulho, eles tentam invadir a casa. Porém, são salvos pelo irmão de Francis que mais tarde vai ao seu encontro e por motivos pessoais o manda embora. Ele diz a sua esposa que chegou tarde demais e o encontrou morto. 

Eles tentam continuar sobrevivendo mas Josh, vendo que seu pai está cada vez mais estranho, foge para encontrar ajuda. Francis por sua vez, atormentado por alucinações de sua infância e pela pressão de proteger sua família, acaba perdendo sua sanidade. 







Minhas divagações finais 

Apesar dos zumbis, o filme retrata mais o terror psicológico da família, principalmente a pressão do pai em proteger a família e guardando um segredo de sua esposa. Inicialmente, ela, na verdade, na maior parte do tempo, parecia infeliz e contrariada de estar junto deles, então pensei que fosse Francis e seus três filhos e que Iris ficou revoltada quando perdeu a mãe. Mas quando Josh a chamou de mãe, então algumas coisas começaram a se encaixar na minha mente. 

O tratamento que Francis dava para Josh, ficava uma suspeita na minha mente, principalmente quando falavam sobre um tio, acho que era Diego? E claramente Francis não suportava essa pessoa. De todos eles, Iris foi a personagem que mais odiei. Se não estava satisfeita com a família e se seu plano desde antes do Apocalipse era abandoná-los, por que não aproveitou a tragédia e fugiu de uma vez?

Como é um filme novo, eu tive esperanças de que fosse bom, pois achei que seria uma história de uma família fugindo de zumbis. Os zumbis até que aparecem, mas são bizarros, repetindo as últimas palavras antes de se transformarem. Apesar da loucura iminente de Francis, ele ainda foi um bom representante de família, pois apesar do seu tratamento para com Josh, ele pensava mais na família do que Iris. Eu realmente achei que ela fosse morrer. 

Mas agora sendo realista quanto ao filme? Fui totalmente enganada. Nem como terror psicológico foi algo além de sem graça e cansativo. Como algumas críticas que li, eu também pulei algumas partes. Confesso que até o momento da família chegar na casa dos pais de Francis, eu senti certa apreensão sobre o desenrolar da história. Mas após esse encontro, algumas coisas ficaram a desejar. 

Nem adianta se questionar sobre qual o motivo dos zumbis. Simplesmente aconteceu e o foco é só nessa família que além de tentar sobreviver, se desestabilizou principalmente pela teimosia da mãe, que claramente queria ir embora para encontrar outro homem. Não que eu esteja totalmente do lado de Francis, pois se ele sabia a verdade e aceitou Josh, o modo como o tratava era odiável. E, Iris foi pior ainda continuando com Francis e tendo Lucas. 

Então, o filme seria mais um drama em um Apocalipse zumbi. Sem sustos nem terror de fato. Talvez se tivesse sido classificado como qualquer coisa menos terror, em outro momento eu teria aproveitado mais. No entanto, como estou ávida por terror, infelizmente para mim não agradou. Já falei que a Iris foi a pior personagem da história?  E o final? Por mim, ninguém sobreviveria. Ou então o irmão de Francis poderia ter voltado e salvado Iris e os filhos. Já que ele perdeu sua família, poderia constituir outra. Enfim, não vou dizer que perdi tempo assistindo, mas achei muita coisa monótona para mais de 2 horas de filme. 

Nota 3/10


quinta-feira, 17 de outubro de 2024

[Review/crítica] Cadáver: a possessão de Hannah Grace - Divagando Sempre


Maratona de Halloween 🎃 

Não é um filme perfeito mas foi o melhor até agora. O ambiente foi bem assustador apesar do necrotério ser bem atualizado, tudo digital e com seguranças, no entanto, foi bem tenso e apesar de o foco não ser de onde veio a possessão e o que ele queria, a tensão de acompanhar Megan em seu novo trabalho foi bem assustador. Vamos lá. 




Ano de lançamento 2018

Duração 1h 26m

Direção Diederik Van Rooijen

Elenco Shay Mitchell, Kirby Johnson, Gray Damon, Louis Herthum

Recomendação: SIM



Trailer 




DIVAGAÇÕES APRESENTANDO A HISTÓRIA 


Megan, era uma policial que se afastou do trabalho devido a um contratempo em um caso que afetou seu psicológico. Uma enfermeira em um hospital lhe consegue um trabalho no necrotério do local, no turno da noite. 

As primeiras noites são tranquilas, embora o ambiente seja assustador e solitário. Até que, ela recebe um corpo de uma mulher que foi brutalmente agredida e ainda tentaram lhe tacar fogo. Impressionada, Megan faz todos os procedimentos de seu trabalho mas durante as horas seguintes, coisas estranhas passam a acontecer.

Megan pede a Andrew, seu ex companheiro e ainda policial, para conferir as digitais tiradas do cadáver da mulher e após um tempo ele lhe informa que pode ter havido um engano, já que consta que a mulher está morta a 3 meses. 

Investigando alguma notícia sobre a mulher chamada Hannah, Megan descobre que ela foi morta e a família alegou que Hannah fora vítima de possessão e que um exorcismo teria dado errado. Megan seria cética a isso se não fosse por um homem ter invadido o necrotério e a atacado para ter acesso ao corpo e enlouquecido lhe dito que a mulher não estava morta. 

Após juntar esses fatos com a notícia de Andrew, Megan passa a prestar mais atenção ao corpo que parecia estar se recuperando dos ferimentos mortais. Andrew lhe avisa que o suspeito que a atacou fugiu da cadeia e ela o encontra, mas ele não é o que parece e conta a verdadeira história de Hannah. 






Minhas divagações finais 

O início começa com o exorcismo de Hannah e depois passa para a história de Megan. Nesse meio tempo, eu me perguntava o que Hannah teria a ver com a história mas já esperando esse desfecho. Quando o corpo de Hannah chega ao necrotério, eu ainda não associava a ela, já que o tempo de sua morte não batia. Não achei que fosse possível ser ela, mas por mais sem sentido que fosse a resposta, ela veio através de seu pai. 

Filmes com necrotério para mim, são sempre assustadores. Uns dois anos atrás, quando iniciei a maratona de Halloween, eu assisti um de terror chamado justamente Necrotério e diga-se de passagem, foi assustador. Embora fosse filmado em um único local a maior parte do tempo e apesar da simplicidade, conseguiu me manter atenta ao filme e com medo de levar sustos. De todos os filmes que vi até agora, Cadáver conseguiu me manter um pouco atenta a história e senti um medinho.

Claro que as histórias são completamente diferentes. Daria até para dizer que Necrotério foi inspirado em uma história real, já cadáver ultrapassa um pouco a credibilidade no sobrenatural. Primeiro porque foi feito um exorcismo mal feito na menina e depois porque o espírito maligno continuou no corpo dela e ao se alimentar das pessoas que matava, seu corpo se regenerava. Aí é um exagero até para esses padrões de terror. 

Não é um filme muito falado e pelo pouco que vi das críticas, não é todo mundo que gostou. Em minha defesa, visto tudo o que vi até agora, esse foi o mais próximo de tensão e medo que senti, como sinto nos filmes verdadeiramente assustadores e bons. Talvez chegue uma época em que terei que revisar franquias ou rever filmes que gostei, a não ser que façam mais filmes de terror inovadores e assustadoras. Não que eu esteja falando do famoso mais do mesmo, eu não ligo para clichês nem em histórias repetidas, porque mudam a época e atores então acho que já dá um diferencial. Mas eu queria mesmo era algo que desse medo de verdade, como vários filmes antigos que vi anos atrás. A não ser que já vi tantos que nem sinto mais nada. 

Enfim, me empolguei um pouco pois era disso que senti falta. Claro, houve coisas que gostaríamos de ver esclarecidos e alguns pontos eu obviamente fui para outros caminhos. Um dos exemplos seria no fim, Megan ter alucinado com tudo aquilo devido aos remédios que tomava, o que não faria sentido a cena inicial do exorcismo de Hannah. Ou indo por esse caminho, o Demônio poderia ter possuído Megan que estava frágil e aberta psicologicamente para ser possuída e assim poderia se livrar do corpo de Hannah. 

Mas enfim, nunca é como imaginamos. No entanto, ainda achei um bom filme. 

Nota 8/10

quarta-feira, 16 de outubro de 2024

[Review/crítica] O último portal - Divagando Sempre

 

Maratona de Halloween 🎃 

Assisti mais por dois motivos: Johnny Depp e porque vai sair do catálogo. Terror? Nadinha. Pode ser estranho, mas assustador passou longe. Foi misterioso e investigativo, não classificaria como gênero terror, talvez suspense, mas como tem seita demoníaca no meio da história, talvez associaram com terror. Mas vamos lá. 




Ano de lançamento 1999

Duração 2h 13m

Direção Roman Polanski 

Elenco Johnny Depp, Emmanuelle Seigner, Lena Olin, Frank Langella

Recomendação: talvez não recomendaria para todos



Trailer 




DIVAGAÇÕES APRESENTANDO A HISTÓRIA 

Dean Corso é contratado por Boris Balkan, para estudar e confirmar se um livro que ele possuiu recentemente, é o original, já que no mundo o mesmo possui mais duas cópias. O livro seria supostamente escrito pelo Diabo. Conhecido por seu excelente trabalho e ainda mais quando há muito dinheiro envolvido, Balkan paga muito bem, para Corso viajar pelo mundo atrás das duas cópias e estudá-las.

Seria um trabalho simples, se pelo caminho ele não fosse seguido e intimidado e pessoas morrerem diante de seus olhos. Ele também passa a encontrar uma mulher em situações inusitadas e inesperadas. Mas quanto mais se envolve com os livros, ele vai descobrindo algo oculto e sinistro, embora sua crença não seja na Fé, Deus ou Demônios. 








Minhas divagações finais 

Um dos filmes dessa maratona que achei o mais estranho de todos. Mas sem julgamentos principalmente pelo ano lançado, 1999. E ainda temos um Johnny Depp novinho, em um personagem quase normal. 

Corso passa praticamente a maior parte do filme atrás das cópias a pedido de Balkan. Após analisar as três obras, ele percebe que são idênticas no primeiro momento, no entanto, ao passar por uma análise minuciosa, ele descobre que as diferenças entre os três livros, estão nas imagens. As gravuras apresentam pequenas diferenças entre si, revelando no final qual seu verdadeiro significado e porque Balkan queria tanto os livros. 

Minha única questão nisso tudo, era quem de fato era aquela mulher que aparecia e desaparecia misteriosamente para Corso. Até pensei que só ele visse ela. Mas ela ajudou a bater em um cara e dirigiu um carro, então acho que apesar de ter um pé no sobrenatural, ela parecia bem real. Não entendi muito bem qual era a dela, mas estava claramente ajudando Corso. Inicialmente também havia achado que era espiã mandada por Balkan. 

Corso iniciou esse trabalho cético e terminou pelo menos acreditando um pouco mais no Demônio. A trama em si não foi complexa, inspiradora nem nada parecido. Foi misterioso não nego. Mas de certa forma, juro que fui por um caminho completamente diferente (novidade né). Eu achava que Corso ia começar a ter alucinações e devido a suas pesquisas e por ter tido contato com os três livros, ou ele seria escolhido pelo Demônio ou ele acabaria ficando maligno devido ao contato com as páginas amaldiçoadas. Mas foi uma história bem levinha. Na verdade não teve sustos, não teve assombrações, objetos se movendo sozinhos, aparições malignas e assustadoras, jump scare e nem conclusão definitiva. O final foi do tipo: tire suas próprias conclusões. 

Ver atores antes da fama, em filmes pouco lembrados, pelo menos é uma ótima experiência. Depp ainda não tinha trejeitos que o marcaram como Jack Sparrow em Piratas do Caribe por exemplo. E depois do escândalo com sua ex Amber Heard, dificilmente o veremos em algo novo, eu acho. Embora ainda tenha vários filmes dele que posso rever e outros que desconhecia, como esse por exemplo. 

Corso foi um personagem quase normal, do tipo profissional em seu trabalho mas usado de modo marginal, onde seu maior interesse era o dinheiro que ganharia em cima de livros raros. O início até achei promissor, mas confesso que depois ficou tão sem graça, chato e monótono, que nem me decepcionei com o final de tão ansiosa que estava para que terminasse logo. Se fosse um suspense ou terror psicológico, eu até daria uma chance. Mas o motivo de Balkan para querer os livros, muito clichê e pobre de vontade. Mas enfim, foi o que senti vendo esse filme. 

Nesse tipo de filme sempre tem alguém nu e cenas de sexo. Não entendi o que a garota era, nem porque teve que fazer sexo com Corso enquanto o castelo pegava fogo. Tantos momentos que tiveram para fazer isso, naquele instante foi meio bizarro. Só posso concluir que seja algo demoníaco, já que no final, aparentemente Corso conseguiu o que Balkan tentou mas falhou. 

Não gostei nem desgostei. Foi interessante pela atuação de um jovem Depp. Mas a história em si foi meio sem graça. Não nego que o que mais amei foram as coleções de livros, mas não o gênero, ocultismo não é muito minha área. E Balkan já tinha dinheiro, poderia ter aproveitado a vida muito mais do que indo atrás de algo que lhe custou quase uma vida inteira. 

Não lembro de ter visto algo desse diretor, Roman Polanski, mas pelo pouco que li sobre ele, apesar de alguns títulos famosos mas que ainda não vi, ele foi acusado de abuso sexual contra uma menor nos anos 70. O caso parece que ainda segue em aberto nos dias atuais. Depois dos últimos acontecimentos, vemos que esse meio artístico é abusivo e assustador. Mas saí do foco que é sobre o filme. 

Talvez o mais interessante de tudo, seja nos apresentar histórias sobre Lúcifer e assim como existem cultos a Deus, também existem ao Demônio. Vendo agora por essa perspectiva, passa a ser mais interessante. E apesar de não mostrar nada assustador, existe algo ali dizendo que o sobrenatural existe. Embora eu sempre repita que o maior mal ainda seja o próprio ser humano. Mas, é ter mente aberta para ver o filme e achei mediano. 

Nota 6/10

terça-feira, 15 de outubro de 2024

[Review/crítica] Silent Hill: revelação - Divagando Sempre

 

Maratona de Halloween 🎃 

Seguindo com as diversões e nenhum susto... 



Ano de lançamento 2012

Duração 1h 35m

Direção M. J. Basset

Elenco Adelaide Clemens, Sean Bean, Kit Harington

Recomendação: mediana



Trailer 




DIVAGAÇÕES APRESENTANDO A HISTÓRIA 

Chris e agora Sharon com o nome trocado para Heather, acabam de chegar em sua nova cidade e casa, por conta de um acontecimento uns anos atrás que os tornou fugitivos. No entanto, a verdade é outra mas Heather perdeu a memória de sua infância. 

Ao começar na nova escola, já acostumada com comentários desagradáveis, ela já deixa claro que não se importa e não tem intenção nenhuma de fazer amizade com ninguém. Mas, além dela, um outro aluno coincidentemente também acaba de entrar na escola e que se mostra muito interessado em Heather.

Mas, ela acaba tendo visões e ainda percebe que está sendo seguida. Ela liga para seu pai e marcam de se encontrarem no shopping, mas Chris é sequestrado e Heather encurralada pelo homem que a seguia, que diz ser um detetive particular e que quem o contratou é de Silent Hill. Heather consegue despistá-lo mas são perseguidos por monstros e o detetive é morto. Suspeita pelo crime a polícia a persegue. 

Heather volta para casa e não encontra o pai, apenas uma mensagem na parede dizendo para ir a Silent Hill. Vincent, o novato, acaba a ajudando a escapar da polícia e ir para Silent Hill. No entanto, no meio do caminho ele revela quem é na verdade mas isso não impede Heather de continuar procurando pelo pai. Ela então descobre a verdade sobre a cidade, sobre sua origem e sobre sua outra metade Alessa.






Minhas divagações finais 

Eu, sinceramente pensei que algumas coisas fossem ser esclarecidas do primeiro filme mas achei mais confuso ainda. Talvez tenha spoilers, então, esteja avisado. 

Sharon, agora adolescente e com o nome de Heather, perdeu a memória após ter voltado de Silent Hill. Sua mãe a salvou mas ela aparentemente ficou presa naquela dimensão. Já vou comentando aqui o que eu esperava dessa parte que não ficou claro. O primeiro filme terminou com mãe e filha voltando para casa, mas aparentemente estavam em outra dimensão, pois Chris estava ali, mas ambos não se viam. Fora que parecia que Sharon havia sido possuída antes de retornar para casa. 

Pelo que eu entendi do primeiro, Alessa havia sido abusada pelo zelador da escola e dado a luz a Sharon. Por esse pecado, o culto de Christabella tenta purificar Alessa a queimando viva e esta sobrevivendo, ao dar a luz, teria deixado Sharon para adoção. O que não fez sentido, pois a ordem cronológica da idade entre Alessa e Sharon não batia. Por isso terminei o primeiro confusa.

Depois foi falado que Alessa comandava Silent Hill permitindo só quem ela quisesse que entrasse na cidade, já que Chris no primeiro não conseguiu. Pelo o que eu tinha entendido, a cidade inicialmente pegou fogo e as minas de carvão atingidas, continuavam queimando por isso a neblina e as cinzas caindo do céu. Então imaginei que todos tinham morrido. Aí surgiu o culto de sobreviventes que achavam que atos nefastos tinham que ser punidos como Alessa foi. Sua revolta foi tão grande que despertou o mal e assim os monstros da cidade. 

No segundo já contou outra história. Onde Alessa se dividiu em duas e colocou sua parte boa em um bebê órfão. Qual o sentido disso? Depois o culto queria Sharon para ser o receptáculo. De onde surgiu isso? Mas lembrando que não conheço a história do jogo, minha crítica é com a história do filme que não faço ideia se é fiel ao jogo. Só sei que terminei com mais dúvidas do que esclarecimentos. 

De novo Sean Bean  não teve participação relevante na história. O Vincent apareceu para levar Sharon mas logo se apaixonou por ela. E se Silent Hill só entrava e saía quem Alessa permitia, como que ele saiu sendo que seu culto comandado por sua mãe, era contra Sharon e Alessa? De onde saiu o amuleto que mostrava a forma original como fez com o avô e a mãe de Vincent?O Pirâmide Head protegia Sharon? Sinceramente? Se todas essas questões foram respondidas no filme, me perdoem mas não devo ter prestado atenção porque começou a ficar muito sem graça. 

Como venho falando desde o início dessa maratona, até agora só vi filmes para distração ou diversão. Nenhum assustador ou bom o suficiente para um 10/10. Esse foi para diversão. Não nego que a parte das enfermeiras é sempre tenso. Mas o terror mesmo está sempre nas atitudes dos seres humanos. 

Acho que o primeiro ainda foi melhor pelo suspense de entrarmos na cidade junto com Rose e descobrir os horrores junto com ela. Sharon voltou mas nada era novidade. Embora tivesse um monstro esquisito feito de cabeças de manequim. Mas enfim, eu ainda preferia como minha imaginação pensou. Espero que o jogo seja melhor. 

Nota 6/10

segunda-feira, 14 de outubro de 2024

[Review/crítica] Terror em Silent Hill - Divagando Sempre

 

Maratona de Halloween 🎃 

Já assisti o filme uma vez e como vi que tem uma sequência, resolvi refrescar a memória e diga-se de passagem, só me recordava mesmo da cena das enfermeiras. Não conheço a história do jogo, mas as críticas me dividiram quanto a fidelidade do filme. No entanto, não afetou minha conclusão da história. Vamos lá. 



Ano de lançamento 2006

Duração 2h 7m

Direção Christophe Gans

Elenco Sean Bean, Radha Mitchell, Laurie Holden, Jodelle Ferland

Recomendação: mediana 



Trailer 




DIVAGAÇÕES APRESENTANDO A HISTÓRIA 

Rose e Chris passam momentos difíceis com sua filha Sharon, que cada vez mais tem sofrido de sonambulismo pondo em risco sua própria vida. Intrigada com um nome que Sharon sempre repete em seus sonhos, após pesquisas, Rose decide procurar o local, mas deixa Chris de fora. 

Ao fugir com Sharon, elas sofrem um acidente e quando Rose acorda, a filha desapareceu e ela se vê em um local coberto por neblina e cinzas caindo do céu. Enquanto ela adentra a cidade, Chris tenta encontrar modos de encontrar as duas. 

Rose havia sido parada por uma policial que a segue e as duas acabam presas na cidade. Elas acabam descobrindo que após um sinal assustador, a escuridão cai sobre a cidade revelando seres grotescos e assassinos. Por sua vez, Chris também é parado por um policial que o acompanha até a cidade não encontrando nenhum vestígio de Rose. A cidade porém não está coberta de neblina. 

Conforme vai passando o tempo em Silent Hill, Rose vai descobrindo a história do local e encontra sobreviventes escondidos na igreja. Mas não são o que parece, quando se revelam serem um grupo religioso fanático que "purificam" os pecadores. 









Minhas divagações finais  

Confesso que tive que ir atrás de muitas reviews e críticas para entender um pouco melhor dessa história. O que me confundiu foi a linha do tempo dos acontecimentos. Não havia entendido a diferença do incêndio e o que aconteceu com a filha perdida da Dahlia. A primeira vez que ela apareceu, achei que fosse um fantasma. 

Esclarecido sobre o incêndio inicial, na minha concepção da história, pensei que caminharia para espíritos dos mortos no incêndio que assombravam a cidade abandonada. Mas nem tanto, pois sempre existe alguns sobreviventes e por sua vez, esses sobreviventes lutavam por um meio de sair da cidade, pois sempre que tentavam, um alarme era disparado e caía a escuridão e os mortos agora transformados em seres hediondos, perseguiam os sobreviventes impedindo-os de sairem. Mas eis que não tinha nada ver, obviamente. 

Existia um grupo religioso fanático que sobreviveu ao incêndio e permaneceu na cidade mas quando cometeram um ato hediondo de purificação em uma criança, acabou gerando todo o horror que prendeu a cidade. Sharon infelizmente foi uma vítima inocente que acabou sendo atraída para o local junto de sua mãe. 

Talvez da primeira vez tenha achado meio assustador, mas dessa vez, senti mais raiva do que qualquer outra coisa. Primeiro que não vi sentido em Rose ser parada pela policial e muito menos algemada. Segundo por ter acontecido o mesmo com Chris, sendo impedido pelo policial de continuar procurando sua esposa. Até achei que o policial fazia parte da seita religiosa não deixando mais ninguém entrar na cidade. E claro, por último, essa lider dessa seita religiosa fanática e odiáveis que achavam certo fazer o que fizeram com Alessa.

Outra coisa que fiquei confusa foi no tempo em que Alessa sofreu tudo aquilo e o nascimento de Sharon. Onde tudo isso se encaixava? No final, minha conclusão foi que todos estavam mortos vivendo numa dimensão onde não sabiam que haviam morrido e continuavam com suas crenças e lutas. E óbvio que na sequência a explicação será outra. 

Sempre achei que o mistério de Silent Hill ser cheia de névoa e deserta, tivesse outro significado. Parecia bem mais assustador do que foi, se bem que, quando Rose chegou na cidade, fiquei apreensiva pela solidão do local e tensa quando o alarme soou e a escuridão chegou. A parte das enfermeiras também foi bem tenso. Mas acredito que jogar o jogo seria uma experiência mais imersivo e com certeza mais assustadora. Só me resta ver a sequência e torcer para que algumas coisas sejam explicadas melhor. 

Não vou negar que assisti principalmente pelo ator Sean Bean e também porque é terror. Mas, como digo muito isso ultimamente, foi bom mais para diversão. Alguns elementos foram bem feitos, mas muitas decisões foram claramente erradas e desnecessárias e no final Sean Bean nem apareceu muito. Na verdade Chris foi um personagem totalmente desnecessário, já que suas descobertas não ajudaram Rose, uma vez que eles não se encontram mais. 

Nota 7/10

domingo, 13 de outubro de 2024

[Review/crítica] Ouija o jogo dos espíritos - Divagando Sempre

 

Maratona de Halloween 🎃 

Já tinha visto esse filme uns anos atrás. Só lembrei por algumas cenas. Fui ver novamente depois que percebi que Ouija A origem contava anos antes desse, então queria conferir. Mas, achei que teve algumas inconsistências apesar que A origem acabou sendo melhor que esse. Vamos lá. 




Ano de lançamento 2014

Duração 1h 29m

Direção Stiles White

Elenco Olivia Cooke, Daren Kagasoff, Ana Coto, Shelley Henning, Bianca A. Santos, Douglas Smith, Lin Shaye

Recomendação: mediana



Trailer 




DIVAGAÇÕES APRESENTANDO A HISTÓRIA 

Debbie e Laine brincavam com um tabuleiro Ouija quando crianças, mas anos depois, com a brincadeira já esquecida, Debbie no entanto, uma noite, prefere ficar em casa a sair com os amigos, mas toca no assunto com Laine sobre a brincadeira de Ouija no passado. 

Elas então combinam de se encontrarem no dia seguinte para tomarem café da manhã juntas. Mas Debbie não aparece e depois Laine recebe a notícia da morte da amiga. Devastados, a família de Debbie após o funeral, decidem passar um tempo fora e Laine fica encarregada de olhar a casa de vez em quando. 

Laine descobre que Debbie tinha um tabuleiro Ouija e reúne os amigos para tentar entrar em contato com a amiga para se despedirem. Após o uso do tabuleiro, um deles é encontrado morto. Eles decidem parar mas Laine encontra uma gravação de Debbie mostrando que ela encontrou o tabuleiro no sótão da casa e o usou primeiro sozinha. 

Laine investiga o sótão e encontra alguns pertences dos moradores antigos incluindo fotos. Pesquisando na Internet, eles encontram uma notícia antiga sobre uma mãe viúva e duas filhas, onde uma delas desapareceu e a outra sobreviveu vivendo agora internada por problemas mentais. 

Laine vai ao encontro de Lina que conta a história de sua mãe e sua irmã Doris. Laine faz tudo o que Lina recomendou mas não funciona, as mortes continuam os perseguindo até ela perceber o erro que cometeu. 








Minhas divagações finais 

Eu confesso que não me lembro de já ter visto esse filme uma vez. Com certeza já, pois algumas cenas não me eram estranhas. Só vi para dar luz ao recente que vi dessa história, que conta anos antes desses acontecimentos. E digo mais, apesar das críticas negativas, não achei tão ruim. 

Em filmes de terror, já sabemos que os protagonistas vão fazer coisas estúpidas. Uma das principais coisas é mexer com o desconhecido e duvidar da existência de coisas malignas. Se existe um Deus e céu, por que não um Demônio e inferno? 

O erro da Debbie foi mexer na tábua sozinha e não contar para ninguém. Se bem que, já vimos que contando ou não, algo sinistro aconteceria de qualquer forma. Mas, nada supera a obsessão de Laine em querer entrar em contato com a amiga. Se tivesse visto alguma pista ou alguma mensagem que sugeriria que Debbie fez algo que não devia, eu até entenderia. Mas, seus motivos me pareceram forçados. 

Mas o pior ainda estava por vir. A origem do mal explicou como Doris acabou invocando sem querer a entidade maligna que habitava o local. Quando Lina conta a história para Laine, achei completamente diferente, mas teve um motivo por trás, explicado por ela mesma depois, mas que não fez muito sentido. Porque de todos ali, ela era a mais centrada na realidade e não entendo no por que depois de todos esses anos, ela mudou de ideia. 

O modo como a história foi contada e o final, não condiz muito com o que aconteceu depois. Na minha humilde opinião claro. Não que mudou algo sobre minha percepção da história. Não foi excelente mas foi satisfatório. Sem ser exigente claro. Tirando a Lin Shaye que amo essa atriz, não lembro de ter visto os outros em algum filme. Então a atuação é típica de filmes de terror desse gênero. 

Ficou confuso porque Laine fez algo que parecia certo, mas na verdade ela libertou o mal. Mas se o que ela libertou era o mal de verdade, o que matou Debbie? Se o que Laine viu era na verdade alguém tentando impedí-los de continuar o contato? Enfim, apesar de não entender essa parte e não quero dar mais detalhes pois viraria spoiler, ainda foi interessante. Não teve sustos nem foi de fato assustador. Mas ainda gostei. Acho que as críticas negativas sobre esse, pode ser porque a história da Doris não foi explicado, mas achei que ficou meio confuso mesmo. A não ser, que tinha muitos espíritos malignos nela e despertaram alguns que foi o que matou Debbie e enganou Laine e seus amigos. 

Enfim, apesar de tudo deu para se divertir. 

Nota 7/10

sábado, 12 de outubro de 2024

[Review/crítica] Ouija origem do mal - Divagando Sempre

 

Maratona de Halloween 🎃 

Só fui conferir pela atriz Elizabeth Reaser que até então, que eu me lembre, só a vi em Crepúsculo. Apesar de ultimamente estar dizendo isso, não foi excepcional mas achei interessante. Considerando que esse mês, a minha tão esperada maratona de Halloween está sendo um desastre, pelo menos aparece alguns meia boca para diversão. Ainda não vi nada tão assustador ou bom digno de 10/10. Talvez até o fim da maratona não encontre esse ano. Mas vamos lá. 




Ano de lançamento 2016

Duração 1h 39m

Direção Mike Flanagan

Elenco Elizabeth Reaser, Lulu Wilson, Annalise Basso, Henry Thomas

Recomendação: mediana



Trailer 




DIVAGAÇÕES APRESENTANDO A HISTÓRIA 

No final dos anos 60, Alice, após a morte do marido, para sustentar as filhas Lina e Doris, faz consultoria espiritual usando as meninas como ajudantes em seus truques falsos de vidente. Lina, como qualquer típica adolescente, sai uma noite escondida de casa e ela e mais três amigas brincam com uma tábua Ouija. Descobertas, sua mãe é chamada e esta mostra sua decepção pela filha. 

Porém, inspirada pela brincadeira, Alice decide comprar uma tábua de Ouija para dar mais credibilidade à seus negócios. No entanto, Doris acaba mexendo nela na tentativa de contatar seu pai para pedir ajuda para sua mãe, que está prestes a perder a casa. Mas, quem apareceu na verdade não foi seu pai, é algo terrível que agora quer a família para ele. 









Minhas divagações finais 

Por um instante, achei mesmo que a história tinha potencial de ser assustador. Tábuas de Ouija sempre acabam em tragédias atraindo sempre o mal. Aqui obviamente não foi diferente. No entanto, eu realmente pensei que Alice tinha alguma clarividência. Que decepção ser uma fraude. Eu pensei que a filha ao mexer na tábua fosse permitir que o mal entrasse na casa delas, porque após a sessão não teria se despedido da entidade e por isso ela ficaria por ali assombrando as meninas. E, como Alice tinha o dom, teria que encontrar o que prendia a entidade na Terra e o que fazer para se livrar dela. Claro que a história foi outra. 

Não nego que foi bem macabro e ao mesmo tempo clichê, como seria de se esperar nessas histórias. Doris, apesar de irritante em alguns momentos, atuou muito bem ao interpretar sua mudança de comportamento de criança doce e meiga, para alguém agressivo. Alice também carregou nas costas uma enorme carga de trambiqueira para alguém que acreditava que o marido falecido realmente estava ali, tentando ajudar a família. Mas Lina, apesar de parecer uma adolescente irritante, foi por incrível que pareça, a que percebeu desde o início, que alguma coisa estava errada com Doris, não parecia, mas no fim, foi a que mais teve maturidade com a coisa toda. 

A partir do momento que a entidade maligna começou a dominar Doris, a história decaiu um pouco. O que aconteceu com Mickey e o padre, foi chocante. Principalmente com o padre. A gente espera que tendo alguém como um padre ao nosso lado, o mal jamais prevalecerá mas quando mostra o contrário, não há fé que resista e assim somos dominados pelo medo. Muitas vezes, o mal é vencido por pessoas de pouca fé o que acho bem complexo no final. 

E, falando em final, como não lembro de ter visto o primeiro Ouija, que aliás, nem sabia que esse seria contando a origem desse espírito maligno que ainda está assombrando no primeiro filme. Então, infelizmente vou assistir ao contrário. Quem sabe assim eu compreenda melhor o final desse filme. 

Não teve sustos, mas eu ficava apreensiva quando Doris olhava pelo vidro da tábua esperando uma aparição assustadora. Depois que descobrimos quem é a assombração, o por que está ali e seus motivos malignos, deixa de ser menos assustador. Mas enquanto a entidade mexia algo aqui e ali, assustava as meninas, a tensão era enorme. Mas, para uma mulher madura, mãe e responsável, achei a Alice bem ingênua ao acreditar de primeira que seria realmente seu falecido marido ali. Mas é compreensível, uma vez que o Padre só desconfiou da entidade pelas cartas traduzidas que ele leu e assim entendeu uma parte da história do espírito e como ele sabia segredos da família da Alice. 

Claro que eu sempre espero mais de filmes de terror, mas, apesar de tudo, o suspense foi mediano mas interessante. Eu gosto quando a história tem início e fim. Quando é explicado porque a entidade se tornou maligna, o que ela quer e como exorcizá-la. Mas como eu sempre digo, o mal é sempre o próprio ser humano. As entidades se tornam malignas por causa dos humanos e são atraídos por eles por sua maldade. Não tem erro, é sempre isso. No mais, ainda assim, apesar das cenas pós créditos ter me deixado confusa, também me deixou curiosa para ver o primeiro. 

Nota 8/10

sexta-feira, 11 de outubro de 2024

[Review/crítica] Assombrosas (Fenómenas) - Divagando Sempre

 

Maratona de Halloween 🎃 

Ainda não encontrei nenhum título digno de ser assustador, mas pela diversão está melhorando. Vamos lá.




Ano de lançamento 2023

Duração 1h 35m

Direção Carlos Therón

Elenco Belén Rueda, Gracia Olayo, Toni Acosta, Emilio Gutiérrez, Miren Ibarguren, Ivan Massagué, Óscar  Ortuño, Antonio Pagudo, Lorena López,  Fran Cantos

Recomendação: sim



Trailer 




DIVAGAÇÕES APRESENTANDO A HISTÓRIA 

Paz, Gloria e Sagrario formam o grupo Hepta, que junto do Padre Pilón, estudam fenômenos sobrenaturais. O Padre marca uma reunião com as três para investigarem um potencial local assombrado. Mas como apenas Sagrario aparece, o Padre resolve investigar sozinho e acaba em coma.

Intrigadas com o que aconteceu, elas vão até o local, que vem a ser um antiquário. Lá, realmente coisas estranhas acontecem e através do ritual da tábua de Ouija, elas tentam entrar em contato com o que pode ter atacado Padre Pilón. Elas também contam com a companhia do estudante de física Pablo, que encontra explicação para tudo através da ciência. Porém, após a conclusão da primeira sessão, ele é dispensado apesar de ter mudado totalmente seu pensamento sobre o sobrenatural. 

Assim, as três amigas estão prontas para irem embora, quando Gloria sente algo anormal e volta para o antiquário. Ouvindo gritos e barulhos, Paz e Sagrario entram novamente para procurar Gloria e vão acabar descobrindo o que realmente assombra o local. 





Minhas divagações finais 

O intrigante do filme é que quando começa, fala sobre ser inspirado em uma história real. Não duvido, ainda mais depois de Invocação do mal e do casal Warren. Então porque não poderia ter histórias assim em outros países? 

O título do filme em espanhol é muito melhor, fenómenas. E apesar de não ter sido tão assustador, o contexto foi interessante. Paz, já é avó e é a cinegrafista do trio. Gloria é a vidente e Sagrario busca no sobrenatural, um meio de se comunicar com seu falecido marido. Padre Pilón reuniu essas mulheres para lhe ajudar a investigar casos potencialmente sobrenaturais. 

Durante a investigação no antiquário, o dono é possuído mas o mal permanece ali e o melhor de tudo é Gloria voltando ao local depois de sentir algo estranho, mesmo sendo aquela do grupo que mais queria sair e ter uma vida normal. No entanto, Paz e Sagrario não podem deixar a amiga lá e tentam de tudo após ver que ela foi possuída. 

A partir daí achei que a história deu uma guinada, mas para ladeira abaixo. Sagrario parecia a líder do grupo, depois do Padre Pilón mas quando o espírito maligno se fez passar pelo marido dela, achei que foi forçado demais. Paz ainda tentou abrir os olhos da amiga dizendo que não poderia ser o marido dela, mas Sagrario já estava totalmente cega pelo desejo de se comunicar com o marido. O que quase custou a vida de Gloria. 

A história no início foi promissora. A investigação no antiquário foi excelente, mas pensei que o estagiário, acho que era Pablo o nome dele, fosse participar mais da história. Ainda mais por ser cético quanto ao sobrenatural. Eu gosto quando é assim e acontecem coisas que fazem a pessoa mudar de ideia. 

Eu sempre vou lutar contra a ideia do mais do mesmo, porque convenhamos, dois mil anos de histórias, ainda tem como apresentar alguma novidade? Não dá para ser exigente. Clichês a parte, embora o motivo do espírito maligno querer as três foi meio piegas, fez todo sentido. Uma pena que contradizendo as crenças de Sagrario, ela não conseguiu o que queria, mas ao mesmo tempo foi algo que a impulsionou a seguir em frente. Eu amei essa atriz. Realmente, do trio, a Paz é a mais pé no chão. Achei ela uma personagem forte e seu trabalho é muito interessante. Filmar as sessões e depois assistir tudo procurando pistas, é algo incrível também. 

Agora, a porteira ou sei lá o que aquela mulher era, ser possuída daquela forma e Paz e Sagrario descobrirem de modos diferentes, foi muito tenso. Os possuídos tem uma força física incrível. Achei que Sagrario não resistiria. Mas enfim, elogios a parte, não é algo excepcional, mas amo histórias com investigações paranormais. Então sou suspeita para falar, ainda mais quando a língua é espanhol, que acho linda demais. 

Enfim, foi divertido.

Nota 8/10

Dica de Destaque

Resenhando Divagações sobre Noiva de Ali Hazelwood no Divagando Sempre

  Olá Divosos leitores. Trago pela primeira vez algo da autora Ali Hazelwood e que, seria perfeito se não tivesse tanto hot. CONTANDO A ...