sexta-feira, 27 de setembro de 2024

[Review/crítica] O Fantasma (The Phantom) - Divagando Sempre

 

Ano de lançamento 1996

Duração 1h 40m

Direção Simon Wincer

Elenco Billy Zane (Fantasma/Kit Walker)

Treat Williams (Xander Drax)

Kristy Swanson (Diana Palmer)

Catherine Zeta-Jones (Sala)

Recomendação: mediana




Trailer 




DIVAGAÇÕES APRESENTANDO A HISTÓRIA 

Há 400 anos, um menino é levado pelas ondas até a ilha conhecida como Bengalla, vítima de um ataque da implacável Irmandade Singh,  liderada por Kabai Singh. Sendo o único sobrevivente, ele jura dedicar sua vida a destruição da pirataria, a ganância, crueldade e injustiça, adotando ao crescer, a identidade de O Fantasma, o vingador mascarado e sua missão assim, é passada de pai para filho  ao longo dos anos, fazendo com que surgisse a lenda de que o Fantasma fosse imortal. Recebendo apelidos também como  Espírito que anda e Homem que nunca morre. 

Na atualidade, Kit Walker é o 21⁰ Fantasma e confronta um mercenário que está atrás das caveiras de Touganda, quando as três são reunidas, confere ao portador, um poder destrutivo. Kit descobre que o mercenário tem a marca da Irmandade Singh, mas ele consegue fugir com a caveira, indo para Nova York.

Diana Palmer, que estudou junto com Kit na faculdade, é enviada para a Ilha de Bengalla para investigar o possível envolvimento de Xander Drax, um poderoso empresário, com a pirataria. No entanto, ela é sequestrada pelos piratas de Bengalla, liderado por Sala, que trabalha para Drax. O Fantasma resgata Diana e a manda de volta para Nova York, indo para lá também, como Kit Walker e se encontra com Dave Palmer. 

Drax infelizmente consegue a segunda caveira e juntas, revelam o paradeiro da terceira. Drax captura Diana novamente e a leva junto para procurarem pela terceira caveira. Felizmente o Fantasma consegue ir junto escondido. Será que ele conseguirá deter Drax?









Minhas divagações finais 

Não é todo mundo que deve conhecer O Fanfasma. Eu lembro vagamente de já ter lido alguma HQ com ele. Mas confesso que ele não é o meu tipo de herói preferido. Não sei o que me atraiu para ver o filme, mas talvez eu já tenha visto anos atrás, algumas cenas não me eram estranhas. 

Na década de 90, não dava para esperar muito sobre filmes de heróis e não esperar pelos clichês. Agora, que era um tanto confuso no início não vou negar. Primeiro eu realmente achei que o Fantasma de Kit fosse o garotinho do início e ele era imortal. Depois não havia entendido como ele sabia andar por Nova York, como era imortal, não imaginei que ele tivesse estudado, só depois obviamente entendi tudo. 

Parecia que teria uma sequência uma vez que Diana descobriu a identidade do Fantasma e pela narração do Pai de Kit, poderia mesmo continuar com Diana retornando a ilha e se casando com Kit. A vilã de Catherine Zeta-Jones foi bem clichê, pois ao final acaba ficando do lado dos mocinhos. Agora, Billy Zane tem mais cara de vilão do que de herói. 

Não é uma história surpreendente, é um herói tipo Batman dos anos 60 com roupas colada ao corpo e máscara, tem luta, perseguição, eu diria que funciona bem para diversão. Eu sempre achei que o anel de caveira ou o cinto, dava poderes ao Fantasma, não sei porque achei isso, mas teria sido interessante. 

Enfim, não é muito complicado então não tem muito o que falar sobre a história. Só mantenha a mente aberta para roteiro e efeitos especiais dos anos 90. 

Nota 8/10

quinta-feira, 26 de setembro de 2024

[Review/crítica] O casamento do ano (participação especial de Robin Williams) - Divagando Sempre

 

Mais um título na minha lista que resolvi conferir porque está saindo do catálogo. Sou do tipo que é movida na força do ódio. Se não fosse por isso, vai saber quando eu assistiria esse filme. A surpresa foi ver uma participação de Robin Williams como o padre de cerimônia. Já vi ele em outro filme que fazia o mesmo papel. Bom demais (o Robin, não o filme). Vamos lá. 



Ano de lançamento 2013

Duração 1h 29m

Direção 

Elenco Robert De Niro (Don Griffin)

Diane Keaton (Ellie Griffin)

Susan Saradon (Bebe)

Katherine Heigl (Lyla Griffin)

Robin Williams (Padre Moinighan)

Amanda Seyfried (Missy)

Topher Grace (Jared Griffin)

Ben Barnes (Alejandro Griffin)

Patricia Rae (Madonna)

Recomendação: moderada 



Trailer 




DIVAGAÇÕES APRESENTANDO A HISTÓRIA 

Alejandro está para se casar, mas sua mãe biológica tradicionalmente religiosa, vem para a cerimônia. O problema é que seus pais são divorciados e ele tem uma madrasta. Para não decepcionar a mãe, os pais terão que fingir durante o fim de semana, que ainda são casados. Porém, isso deixa Bebe, a atual mulher de Don, de fora. 

Mas isso de longe resolve o problema. Madonna, a mãe biológica de Alejandro chega com sua filha Nuria, que desperta interesse no irmão adotivo de Alejandro, Jared, um virgem de 30 anos que se resguardou para o verdadeiro amor. Ainda temos a irmã adotiva Lyla que acabou de se separar e lutava para ter um filho. Sem contar Bebe que fica rondando o casamento por não aceitar ficar de fora, já que também ajudou na criação de Alejandro. Fora outras coisas que vão saindo do controle durante o dia da cerimônia. 










Minhas divagações finais 

Eu, particularmente acho que se tirasse algumas coisas e trabalhasse melhor em outras, talvez eu teria apreciado mais a história. Comédia? Tudo bem, eu entendo as vezes ter algum personagem meio bobo (como Jared) ou o que Nuria fazia com ele por baixo da mesa durante o jantar, contradizendo a crença dele de se guardar para o verdadeiro amor e depois de conhecê-la querer partir para a ação, mas confesso que não curto comédia desse calibre. 

De longe ele foi um personagem que se não existisse na história, não faria falta nenhuma assim como Nuria. Ao invés disso poderiam ter trabalhado mais na Lyla e no seu relacionamento com seu pai. Fora que seu início pareceu demonstrar outra coisa quando ela via bebês, sinceramente eu achei que ela não gostava deles. Já se vê como o roteiro foi mal trabalhado por aí. Depois poderiam ter trabalhado mais no triângulo amoroso que foi Don, Ellie e Bebe. Descobrimos muito rapidamente quem traiu quem nos momentos finais. 

E claro, a explicação do por que Alejandro foi adotado era algo que me incomodava muito, uma vez que ele tinha contato com a mãe biológica e esta teve outro filho. E claro que foi rapidamente explicado mas nada me foi satisfatório. Tirando o elenco de peso, Robert De Niro, Diane Keaton, Susan Saradon e nosso saudoso Robin Williams, não tirei mais nenhum proveito da história. Nem para diversão. E Amanda Seyfried com seu papel insignificante, mesmo que já tenho visto outros trabalhos da atriz, aqui, para mim, ela foi totalmente esquecivel. 

Nota 5/10


quarta-feira, 25 de setembro de 2024

[Review/crítica] Três estranhos idênticos - Divagando Sempre

 

Mais um título mofando na minha lista e resolvi conferir, principalmente porque está saindo do catálogo de streaming, pode ser que volte ou não, mas quando é assim gosto de já assistir e se estava na minha lista, algo chamou minha atenção, embora eu nunca lembre os motivos na verdade. Mas vamos lá. 




Ano de lançamento 2018

Duração 1h 36m

Direção Tim Wardle

Recomendação: SIM




Trailer 




DIVAGAÇÕES APRESENTANDO A HISTÓRIA 

Robert Shafran, aos 19 anos se muda para uma nova faculdade, não conhece ninguém e sabe como será difícil seu início. No entanto, ao chegar no local, estranhamente, todos que passam por ele o cumprimentam até ele descobrir que possivelmente o estão confundindo com outra pessoa, já que seu nome não é Eddy.

Assim que encontra seu dormitório, um rapaz bate a sua porta e pergunta se ele foi adotado e qual a data de seu nascimento. Robert, mais conhecido como Bobby, descobre então que tem um irmão gêmeo. Ele e o melhor amigo de Eddy, percorrem uma curta viagem até a casa de Eddy para comprovarem se era mesmo possível serem irmãos. A partir de então, os dois viram notícia de jornal. 

David Kellman foi procurado por sua amiga para lhe informar que dois garotos parecidos com ele saíram no jornal. Eis então que os trigêmeos descobrem a existência um do outro. Eddy, Bobby e David viram praticamente celebridades, estão em jornais, revistas e aparecem na televisão em programas de entrevistas. 

Com 19 anos, estão mais do que felizes em saber que são trigêmeos, e passam a fazer tudo juntos para compensar o tempo perdido. Mas, como cada um viveu em um lar diferente, seus pais foram atrás de saber o que tinha acontecido na casa de adoção para terem separado os irmãos. O que parecia uma descoberta incrível, passou a ser um pesadelo quando a verdade vem a tona. 







Minhas divagações finais 

A história começa até divertida, então jamais imaginei o rumo sombrio no final. Bobby acaba encontrando Eddy sem querer (ou não) e a reunião de gêmeos que se encontram após 19 anos separados quando bebês vira notícia, até um terceiro idêntico aparecer. Aí você pensa, tudo muito divertido, estão ficando famosos, qual será o drama que a Sinopse implica? Jamais, imaginei algo desse tipo.

Cheguei até a pensar que quando fossem atrás da mãe biológica, ela vendo o sucesso dos filhos, iria queria ficar com eles ou quem sabe pedir algum dinheiro. Mas jamais imaginei que... dessa vez tem SPOILERS

Onde foram adotados, a agência participava de um programa experimental onde separavam gêmeos após o nascimento entregando cada um para lares diferentes. Dizendo aos pais que precisavam acompanhar o crescimento e desenvolvimento das crianças adotas, sempre iam nas casas fotografar e fazer pequenos testes de QI entre outras coisas. O intuito do teste não foi esclarecido pois não chegou a ser concluído e nem publicado, como o criador afirmava que um dia seria. 

O responsável pela criação desse teste faleceu antes das conclusões mas embora os trigêmeos não tenham sido os únicos separados, não se sabe ao certo quantos mais podem ter por aí, que não sabem que tem um irmão perdido. Sabe-se que o teste vai ainda mais além. Os pais biológicos sofriam algum tipo de doença neurológica que talvez pudesse ser hereditário. Infelizmente, atingiu um dos trigêmeos que não suportou mais e tirou a própria vida. 

Só fui me dar conta quando começaram a falar sobre ele no passado. O documentário começa divertido e termina totalmente devastador e triste. Mais duas irmãs se encontraram inesperadamente como os trigêmeos, vindo da mesma casa de adoção e embora estivessem separadas, também apresentaram semelhanças nas vidas que tiveram e doenças neurológicas que provavelmente teve origem na mãe biológica. 

A morte de um dos trigêmeos foi um baque para a família. Apesar do sucesso e tals, um deles não se sentia mais confortável com toda essa agitação e acaba se afastando de todos. Após a morte do irmão, os dois sobreviventes, tentam descobrir mais sobre a adoção, os testes e as consequências dessa separação que podem afetar o futuro das crianças. Quem criou esse projeto foi desumano e morreu sem ser acusado de nada. Felizmente pararam com as pesquisas, mas não se sabe quantas crianças foram separadas e quantas podem estar sofrendo sem saber os motivos. 

Enfim, achei o doc muito bem conduzido. Dividido nos momentos certos, proporcionando a surpresa e divertimento, para o choque e devastação. Não foi entediante, as entrevistas com os gêmeos sobreviventes foram emocionantes e acabamos percebendo que naquela época, aconteciam muitos casos bizarros, me lembrou do médico que fazia inseminação artificial no doc chamado Pai nosso. Essas coisas aconteceram entre os anos de 1960 a 1980. Imagina o que fariam com a tecnologia de hoje em dia.

No mais, história interessante embora tenha um desfecho triste. 

Nota 10/10

terça-feira, 24 de setembro de 2024

[Review] O agente faixa preta (Officer Black Belt/Kim Woo-Bin) - Divagando Sempre

 

Ano de lançamento 2024

Duração 1h 49m

Direção Jason Kim

Elenco Kim Woo-Bin, Kim Seong-Gyoon, Lee Hae-Young

Recomendação: SIM




Trailer 




DIVAGAÇÕES APRESENTANDO A HISTÓRIA 

Lee Jeong-Do, vivia despreocupadamente sua vida dividida entre ser bom em artes marciais e jogos online e ajudar seu pai nas entregas de seu restaurante. Porém, essa rotina muda quando um dia vê um policial lutando contra um homem e quando vê que o policial está em desvantagem, Jeong-Do intervém salvando o policial. 

Ele então toma conhecimento do trabalho desse policial, que é monitorar os ex-presidiários em liberdade condicional que usam tornozeleiras. São monitorados 24 horas por dia e qualquer irregularidade, os agentes vão até o local verificar os ex-presidiários. Enquanto o policial que Jeong-Do ajudou se recupera, ele é contratado para auxiliar nos monitoramentos e acaba descobrindo coisas que antes não tinha conhecimento e agora, não consegue mais ignorar os bandidos, que saem da prisão mas continuam os mesmos, ou seja, continuam cometendo os mesmos crimes pelos quais foram presos. Se antes Jeong-Do queria algo para se divertir, agora ele faz algo para proteger. 








Minhas divagações finais 

Vi um shorts no YouTube onde Jeong-Do pegava um criminoso e usava um teaser de choque, na maior alegria e satisfação, porém, embora inicialmente o filme pareça comédia, depois a história vai tomando um rumo completamente dramático e sério. 

Ultimamente temas como esse tem saído bastante, talvez para ressaltar o quão horrível é a pornografia infantil e o abuso de menores, devido a vários escândalos envolvendo artistas famosos. E o pior, são os criminosos que saem da prisão mas continuam com essas atividades nojentas. 

Jeong-Do era um jovem que vivia só curtindo com os amigos e ajudava o pai no restaurante. Apesar de ser bom nas artes marciais, não esperava que isso fosse usado para combater o crime. Achei interessante o quão fácil um civil como ele conseguiu virar agente, mesmo que no início fosse temporário e nenhum outro funcionário ou superior fosse contra, pelo modo como ele entrou. Nenhum colega quis boicotar seu serviço, nenhum invejoso... achei que ia ter muito disso. 

Inicialmente já imaginei que ele já trabalhasse com isso. Seus amigos também foram úteis ao combate ao crime, principalmente para capturarem um criminoso que acabava de sair da prisão mas já estava se envolvendo em negócios sombrios novamente. Foi muito emocionante quando Jeong-Do salvou uma criança e chorei horrores com a morte de um deles. 

O crescimento de Jeong-Do é excepcional e o modo como pensava onde o criminoso iria, sensacional. A forma como ele pensou rápido e conseguiu também salvar sua tia, foi emocionante. Apesar do tema pesado, tem as partes divertidas e muita pancadaria. Sabia que seria bom, mas além de bom foi surpreendente e emocionante. Como não é um dorama, então tudo é trabalhado na correria, mas não deixa de ser cativante o relacionamento de Jeong-Do e do agente Kim. 

Recomendo porque vai além de diversão, é emocionante e Kim Woo-Bin continua arrasando em qualquer papel que faz. 

Nota 10/10

segunda-feira, 23 de setembro de 2024

[Review] Um lugar silencioso: dia um - Divagando Sempre

 

Ano de lançamento 2024

Duração 1h 39m

Direção Michael Sarnoski

Elenco Joseph Quinn, Lupita Nyong'O

Recomendação: SIM




Trailer 




DIVAGAÇÕES APRESENTANDO A HISTÓRIA 

Sam, com câncer terminal, vive em uma casa de apoio quando seu grupo sai para a cidade em um passeio. Já que está ali, seu desejo é comer pizza. No entanto, a cidade sofre uma invasão alienígena onde atraídos pelo barulho, os seres atacam qualquer um. Acabando sozinha, ela decide ir até a pizzaria onde ia com seu pai. 

No caminho acaba encontrando um jovem, chamado Eric, que aterrorizado não quer ficar sozinho e apesar da relutância, Sam permite que ele fique com ela. Apesar de realizar seu último desejo, Sam tenta ajudar Eric a chegar até o navio que levará sobreviventes para um local seguro. 









Minhas divagações finais 

É o terceiro filme da franquia, mas conta uma história antes dos filmes de sucesso com John Krasinski e Emily Blunt no elenco. Apesar de na história anterior já ter mencionado como esses seres apareceram, aqui, retrata o que seria o primeiro dia, mas na vida de Sam, a protagonista dessa história. 

Sam sofre de câncer terminal e não tem muita perspectiva no futuro, já que não tem muitos anos de vida pela frente. Seu único amor, é seu gatinho de suporte emocional, talvez por isso ele seja obediente e quietinho, porque achei que ele fosse o primeiro a morrer quando miasse. Apesar do ataque alienígena, embora já não tivesse muitos dias de vida, Sam ainda lutou para sobreviver e mesmo que quisesse ficar sozinha, acabou sendo acompanhada por Eric, um jovem que claramente não sobreviveria sozinho.

No entanto, Eric quando foi preciso, tomou a frente e foi corajoso principalmente quando saiu sozinho em busca de um remédio que aliviasse as dores de Sam. Os dois, apesar da tensão do momento, viveram cheios de adrenalina e medo, mas também curtiram juntos. Sam conseguiu realizar seu último desejo graças a Eric e como retribuição, o ajudou a chegar até o navio de resgate. 

Apesar de sabermos que poderia ir mesmo por esse caminho, você deseja no seu íntimo que pudesse ser diferente. E o gatinho claro, também foi a estrela dessa história. Não é nenhuma novidade em vista do que já sabemos de Um lugar silencioso. Apesar do destino sombrio da população nas horas iniciais da invasão, nada se compara a jornada traumática da família do primeiro filme. Chorei horrores. Mas, o caos, os monstros, a cidade destruída e deserta, foram cenários maravilhosos. E não tem como não se emocionar com os destinos finais de Sam e Eric. 

Não achei excepcional mas também não foi decepcionante. 

Nota 8/10

domingo, 22 de setembro de 2024

[Resenha/crítica] Academia dos casos arquivados - Divagando Sempre

 

Ano da primeira publicação 2024

Páginas 264

Autor/a Jennifer Lynn Barnes

Recomendação: SIM




DIVAGAÇÕES APRESENTANDO A HISTÓRIA 

Cassie, é uma adolescente que perdeu a mãe de forma traumática e agora vive com a família de seu pai. Embora seja bem acolhida e tenha um trabalho razoável, ela sente que não está no lugar certo. Até que um dia, um jovem intrigante com aparência de bad boy, aparece em seu trabalho e lhe faz uma pergunta estranha. Ainda assim, ela acaba lendo o rapaz deduzindo o que ele gostaria de pedir. Ao final, ele desaparece deixando um cartão, com um número e um nome. 

Intrigada, ela acaba ligando para o número e conhece o agente Briggs e convidada a fazer parte de um treinamento para agentes do FBI, que possuem certas habilidades que podem ajudar a encontrar assassinos em série. Embora inicialmente os jovens irão trabalhar em casos arquivados. Mas o agente Briggs garante que o convite não tem nada a ver com o caso da mãe de Cassie e mesmo assim ela acaba aceitando ir. 

Na casa, já tem alguns alunos como Michael, que ela conheceu no trabalho e quem deixou o cartão de Briggs, ele consegue ler emoções. Temos ainda Dean, um perfilador como Cassie, Lia que consegue saber se alguém está mentindo ( o que a leva mentir descaradamente também) e Sloane, que vive de probabilidades. Além da agente Locke, que também é uma perfiladora mas do modo tradicional, sendo assim, esses jovens são chamados de Naturais. 

Inicialmente Cassie tenta aprender algo com as aulas e se relacionar com os outros da casa, mas descobre que Lia a odeia, Sloane só pensa em números e acaba tendo um triângulo amoroso entre Michael e Dean. Mas, sua vida muda quando em um caso de assassinato em série, ela descobre que as vítimas são parecidas com sua mãe e após muita insistência e algumas mortes depois, é confirmado que o assassino realmente pode ter algo com a morte de sua mãe, já que agora parece querer algo com a própria Cassie. O assassino está mais próximo do que ela imagina. 



Minhas divagações finais 

É uma leitura curta, narrativa fácil de ler, personagens típicos adolescentes mas o mistério, me pegou totalmente de surpresa. Minha teoria foi para outro caminho, porque jamais foi mencionado nada que pudesse levar a essa pessoa. O trabalho da mãe da Cassie, a própria mãe da Cassie, foi mencionado apenas coisas passageiras e que foi assassinada mas o corpo nunca foi encontrado. 

Na verdade, eu revirava os olhos quando Lia aparecia, porque achei ela completamente insuportável e não vi sentido em ela estar presente na história, já que não foi útil para nada. Na falta de emoção, agora Cassie vive até um triângulo amoroso. O que até entendo ela, pois ficamos divididos entre Michael e Dean, por vários momentos fiquei do lado de Dean, mesmo em determinado momento ter duvidado dele. Mas Michael se mostrou no final para mim, digno de confiança. 

No entanto, apesar do desfecho final ter me surpreendido, como sempre, acabou sendo corrido e tudo resolvido as pressas. Ou seja, a cansativa jornada para se chegar a esse resultado, mesmo que jamais tivesse me passado pela cabeça, para mim, não valeu tanto a pena. Cassie, só queria aprender as coisas para descobrir o que houve com sua mãe, apesar que depois quando mais vítimas foram aparecendo, ela viu a gravidade das coisas quando não era só descobrir o assassino e sim, proteger as vítimas, já que uma delas ainda tinham chances de salvar. 

Lia era insuportável e não ficou claro para mim seu relacionamento com Michael e Dean. Embora Michael tenha confessado para Cassie que já tinha ficado com Lia, não suporto personagens como ela e mesmo que seu talento natural seja detectar quando alguém está mentindo, não quer dizer que ela poderia fazer isso torto e a direito né? Sloane tem potencial para ser uma boa amiga da Cassie e Dean, não entendi porque desde o início se mostrou arredio com Cassie, por essa e outras atitudes, a acabei desconfiando dele. Michael sempre se mostrou interessado em Cassie, mas as vezes parecia meio distante ou sem interesse, o que pode confundir as vezes. 

Como já estou acostumada com temas sobre serial killer e já li livros muito mais detalhados, não achei esse nada forte nem perturbador. Mas, um aviso para quem não está acostumado é sempre bom né. Porque esse assunto pode ser amenizado mas nunca deixa de ser horrível. A narrativa as vezes é composta pela visão do assassino e talvez ali, os mais atenciosos comecem a formar seu suspeito. Eu simplesmente ignorei né. Só fui começar a desconfiar nos momentos finais e ainda em choque lutei entre acreditar ou não. 

Óbvio que tem sequência e eu não sabia, novidade. Mas acho que é o primeiro livro que leio dessa autora. Talvez o primeiro dessa saga tenha sido assim, para quem sabe no próximo termos mais amadurecimento do grupo e espero que a Lia mude para melhor. E ainda ficou um suspense para ser resolvido. Enfim, espero apreciar mais a próxima história. 

Nota 6/10


sábado, 21 de setembro de 2024

[Review/crítica] Criança da montanha Kaminari (Child of Kamiari month) - Divagando Sempre

 

Ano de lançamento 2021

Duração 1h 40m

Direção Takana Shirai, Toshinari Shinohe

Recomendação: sim




Trailer 




DIVAGAÇÕES APRESENTANDO A HISTÓRIA 

Kanna, uma menina de 12 anos ainda sofre pela perda da mãe, que completa quase um ano. Assim como a mãe, ambas amavam correr, mas após a perda, Kanna sente dificuldade de sentir o mesmo novamente. Apesar de tentar demonstrar a todos que está bem, ela não está.

Um dia, durante a maratona escolar, Kanna aceita correr porque o pai vai estar lá, no entanto, ela não consegue completar a corrida e se irrita com o pai e foge. Quando chega ao templo, chovendo, ela coloca uma pulseirinha que era de sua mãe e coisas estranhas acontecem ao mesmo tempo. 

A chuva começa a cair lentamente, um "monstro " aparece a assustando e um garoto que inicialmente parecia a proteger, na verdade a ataca mandando tirar a pulseira. Então, Shiro, seu coelhinho de estimação, aparece a protegendo e falando. Kanna então descobre que sua mãe tinha uma missão no mundo dos deuses, onde nessa época do ano, ela andava de templo em templo, recolhendo as oferendas dos deuses para a reunião deles em Izumo.

Como descendente e usando a pulseira, Kanna foi capaz de visualizar o primeiro Deus daquele templo e o garoto na verdade era seu inimigo, um demônio que tinha raiva de Kanna e queria seu trabalho para erguer seu clã novamente que foi injustiçado no passado. Ele não aceitava Kanna como substituta de sua mãe, vendo como a menina era desajeitada e não sabia correr. 

Kanna só aceita a missão porque entendeu que em determinado momento da jornada, chegando ao destino, ela poderia se encontrar com sua mãe, já que ela era uma Deusa. Shiro não conseguiu revelar a verdade e Yasha, decidiu acompanhar os dois para talvez, se Kanna falhasse, ele ficaria em seu lugar. Usando a pulseira, o tempo continuava mas de forma diferente. Enquanto Kanna se movimentava normalmente o tempo no mundo real era lento, assim dando tempo deles percorrerem todos os templos necessários atrás das oferendas até chegarem em Izumo ao anoitecer. 









Minhas divagações finais 

Confesso que chega um determinado momento em que histórias desse tipo começam a ficar tediosas. Talvez porque nessa história muita coisa foram mal trabalhadas. A relação entre mãe e filha, captamos no início quando Kanna sempre tem o mesmo sonho correndo com a mãe. Entendemos que ali as duas tinham um relacionamento amável de mãe e filha e que também amavam correr. Depois da morte da mãe, sentimos um vazio através da Kanna que sente falta da mãe e quando chega em casa ainda tem que fazer a refeição e aparentemente tem um relacionamento distante com o pai ou ela que não sabe lidar com seus próprios sentimentos. 

Eu, teria dado um rumo diferente a essa história a partir daqui. Yayoi, a mãe de Kanna estava doente, ela sabia que talvez não aguentasse até a próxima reunião dos deuses, eu teria deixado uma mensagem para minha filha caso eu não chegasse nessa data revelando que agora ela, teria que cumprir a missão para a realização do evento. O choque seria o mesmo ao descobrir o que sua mãe fazia e a jornada seria mais sentimental por ter sido um pedido feito pela própria mãe. Mas óbvio, que a história foi por outro caminho. 

Eu estava confusa no início da história porque não entendia os motivos de Kanna querer tanto correr mas sentir dificuldade nisso e ela ainda dizer que seu pai viria vê-la e não queria decepcioná-lo, mas o que eu havia entendido da relação dos dois, é que ela nem se importava muito com ele. 

Ela ter aceito a missão só para ver a mãe, achei aceitável, lembrando que é uma menina de 12 anos. E era óbvio que Yasha, o menino demônio no fim viraria seu amigo. Achei a personalidade de Kanna meio fraquinha, embora estivesse ainda enfrentando o luto, já vi histórias melhores e mais emocionantes. Tanto que nem lembro se no final ela continuaria a recolher as oferendas no futuro. Ainda prefiro a minha versão, se Yayoi tivesse dado essa missão para a filha acreditando em seu potencial, talvez ela teria se esforçado mais e de qualquer forma ficaria mais próxima de sua mãe e a jornada teria um valor sentimental mais complexo para a personagem, que lutaria mais para não desapontar a mãe que acreditava nela do que o que foi de fato, onde pelo seu egoísmo de ver a mãe, ela quis completar a missão mas na primeira dificuldade real, ela desistiu porque não era obrigação dela. 

Também acho que seria mais emocionante ter mostrado ela retornando para casa e tendo uma boa conversa com o pai. Mas enfim, achei mediano. Só um detalhe que achei interessante foi a menção ao abandono dos deuses conforme a civilização vai crescendo e a tecnologia aumentando. Muitos símbolos de deuses perto de templos onde antes eram bem cuidados e visitados, hoje em dia realmente acabam sendo abandonados e esquecidos. 

Enfim, eu esperava mais no entanto, apesar de ser esquecivel, foi divertido a sua maneira. 

Nota 7/10

sexta-feira, 20 de setembro de 2024

[Review/crítica] Os 13 sobreviventes da caverna - Divagando Sempre

 

Ano de lançamento 2022

Duração 1h 43m

Direção Pailin Wedel

Recomendação: SIM




Trailer 




DIVAGAÇÕES APRESENTANDO A HISTÓRIA 

Um time de futebol tailandês conhecido como Javali Selvagens, composta pelo treinador e seus 12 jovens jogadores entre 11 e 16 anos, após terminarem o treino, decidem visitar a caverna Tham Luang. O treinador conhecido como Ake, na época com seus 24 anos, treinava esses jovens com problemas de comportamento e para recompensar o ótimo desempenho do time, decidiu levá-los para visitarem a caverna. 

O ano era 2018, uma manhã de sábado no fim de junho. Animados, com o tempo bom, eles se deparam com uma placa na entrada da caverna com um aviso advertindo os visitantes, que entre os meses de julho a novembro, era proibido entrar devido às chuvas que alagavam os corredores da caverna. Em uma votação unânime, eles decidem entrar. Mas a intenção era ficar pouco tempo, já que um dos jogadores precisava voltar cedo. 

No entanto, ao retornarem a uma bifurcação, ela está inundada e Ake após tentar encontrar uma saída, afirma que estão presos ali. Acontece que inesperadamente começou a chover e alagou essa parte da caverna. Por sorte, um vigia que constantemente verificava a entrada da caverna, se depara com as bicicletas ali e chama reforços. Ao entrarem mais pela caverna, encontram mochilas com celulares e descobrem ser o time de futebol composta de crianças. Começa então a longa jornada pelo resgate dos 13 sobreviventes a caverna. 








Minhas divagações finais 

O documentário é composto por gravações dos sobreviventes e as cenas gravadas dentro da caverna foram feitas por atores, seguindo os depoimentos recebidos. De toda a busca, apenas um mergulhador acabou perdendo a vida. 

Os jovens ficaram 10 dias presos na caverna até serem encontrados mas ainda levou mais de uma semana para todos saírem de lá. Com a caverna alagada, o único meio de saída seria mergulhando, mas todos sentiam medo dos jovens acabarem entrando em pânico durante o percurso de quase três horas e morrendo no caminho. 

Foram várias especulações e planos, até decidirem por sedarem os jovens e transportá-los até a saída. Apesar dos riscos, ainda era a melhor saída. Inocentemente os jovens decidiram quem sairia primeiro por ordem de quem morava mais longe. Na cabeça deles sairiam e voltariam para casa nas bicicletas. Levou três dias para que todos finalmente fossem resgatados. 

Enquanto assistia o desenrolar do drama, me perguntava como conseguiram sobreviver 17 dias na caverna, mas depois entendi. Já os 10 dias foram surpreendente. Não tinham comida mas ainda tinham água e oxigênio. E a coragem do professor que nunca permitiu que seus alunos desabassem ou desistissem. Ake ainda se sentia culpado pelo o que havia acontecido, mas ninguém poderia imaginar que a chuva chegaria antes do previsto. Difícil imaginar o que ambas as partes (pais e alunos) sentiram durante esse processo desesperador até o alívio do resgate. 

Parecia um passeio divertido e sem perigo, ninguém controla a natureza e ninguém imaginaria o que poderia acontecer em algumas horas dentro da caverna. Ake foi impressionante e protegeu e cuidou das crianças até o fim. É uma história emocionante. Vale a pena conferir. 

Nota 10/10

Dica de Destaque

Resenhando Divagações sobre Noiva de Ali Hazelwood no Divagando Sempre

  Olá Divosos leitores. Trago pela primeira vez algo da autora Ali Hazelwood e que, seria perfeito se não tivesse tanto hot. CONTANDO A ...