domingo, 11 de agosto de 2024

[RESENHA] Sem querer querendo, memórias (Livro/Roberto Bolaños - Divagando Sempre

 

Ano da primeira publicação 2006/2021

Páginas 448

Autor/a Roberto Gomez Bolaños 




DIVAGAÇÕES APRESENTANDO A HISTÓRIA 

Uma autobiografia narrada por ninguém menos que nosso conhecido Chaves/Chapolin. Roberto Gomez Bolaños, relata histórias de sua vida desde sua infância até o momento dessas páginas, passando por altos e baixos na vida, além de perdas de amigos passando por momentos históricos e políticos no México. 



Minhas divagações finais 

Como é de conhecimento geral, autobiografias para mim em geral são contraditórias. Pois obviamente o autor de sua história vai contar os fatos sob seu ponto de vista, que as vezes pode ser diferente do que aconteceu. Os envolvidos dos fatos podem ter outra versão. Mas, ainda assim foi uma leitura divertida e Bolaños tem o dom de entreter e divertir na escrita também. 

Pelo título, não sei se todos, mas pelo menos eu, esperei algo mais detalhado nas histórias mencionadas sobre Chaves e Chapolin, que eram programas mais conhecidos no Brasil. Como Bolaños ao fim desses dois se entregou ao teatro, fazendo shows no México, nunca tive conhecimento nessa parte. Para mim, ele sempre fez somente Chaves e Chapolin. 

Claro que eu queria mais detalhes sobre suas inspirações nos episódios de Chaves, mas lendo sobre seu passado, talvez ficasse óbvio de onde veio suas histórias ou era somente sua mente criativa trabalhando sem parar. Alguns fatos eu sabia por alto, como os personagens Quico, Seu Madruga e Chiquinha terem saído do programa, mas os dois últimos ainda voltaram. Quico seguiu sozinho. Nunca havia reparado que as mudanças nas histórias eram devido a ausência desses atores. 

Apesar de ter visto mais Chaves, como não passava na TV por ordem, não imaginava onde alguns deles já haviam saído do programa. Mas pensando agora faz sentido. Bolaños cresceu no mundo artístico e como sabemos, em qualquer área que você tiver sucesso, sempre terá alguém que vai puxar o seu tapete. Nem Bolaños escapou das trapaças do ser humano. 

Seu talento foi muito além de Chaves, mas pelo menos aqui no Brasil, acredito que Bolaños seria mais conhecido pelos programas Chaves e Chapolin, e quando chegou aqui e fez sucesso, lá já era o fim do programa. O primeiro do elenco a falecer, foi o querido Seu Madruga com suas frases icônicas e motivacionais. 

Bolaños acabou se separando de sua primeira esposa e se casando com Florinda, cujo personagem do Chaves teria o mesmo nome. Engraçado pensar que Dona Florinda de bobs na cabeça e avental, viúva, com um filho mimado, fosse casada com o Chaves... 

Eu adorei o modo como Bolaños escreveu sua biografia. Não achei cansativa, embora alguns fatos políticos e históricos do México fossem interessantes, talvez não seja do agrado de todos. Mas eu achei interessante relatar esses momentos que também fizeram parte da vida de Bolaños.  

No mais, recomendo a leitura para saber mais detalhes. 

Nota 10/10

sábado, 10 de agosto de 2024

[Review] A missão de Sandy Bochechas (Saving Bikini Bottom: the Sandy Cheeks movie) - Divagando Sempre

 

Ano de lançamento 2024

Duração 1h 26m

Direção Liza Johnson




Trailer 




DIVAGAÇÕES APRESENTANDO A HISTÓRIA 

Sandy chega a Fenda do Biquíni para mais uma divertida visita ao  seus amigos no fundo do mar, quando de repente, todos são levados para a superfície. Apenas ela e Bob Esponja conseguem escapar. Sandy descobre que a Fenda do Biquíni foi levada pelo laboratório onde ela fazia suas pesquisas. Decidida a resgatar seus amigos, ela e Bob Esponja embarcam em uma aventura na superfície atrás de seus amigos. Para isso, ainda contam com a ajuda da família de Sandy.








Minhas divagações finais 

Visualmente falando, achei o filme muito bonito, ainda que continuem mesclando desenho e pessoas reais. Sendo o primeiro que vi Bob Esponja o filme, de 2004. Quando Bob e Patrick saem pelo oceano em busca da coroa roubada de Netuno para inocentar o Sirigueijo. 

Acho que depois de O incrível resgate de 2020, o visual mudou tirando aquele ar de desenho animado mesmo mas continuando a misturar os personagens com o mundo real. Eu gostei desse da Sandy porque ela sempre foi uma personagem forte, carismática e inteligente. Suas criações, mesmo que algumas não funcionassem como deveriam, eram extraordinárias. E dessa vez temos mais contato com sua família. Tipicamente texana. 

Não é novidade o que vou dizer, pois enquanto lia uma crítica, percebi que o filme não agradou a muitos. Então já imaginam a minha opinião. Pois eu adorei. Concordo apenas que as motivações da vilã, eram completamente descabidas, mas estamos falando de uma história do mundo do Bob Esponja, onde tem lógica nesse desenho? 

Eu gostei que a dupla da vez tenha sido Sandy e Bob Esponja. Patrick não é um dos meus personagens preferidos. E não é só porque ele é bobão, distraído e egoísta. Ele me irrita profundamente. Apesar que achei que fizeram o Bob meio Patrick para a Sandy ser a protagonista. 

Achei interessante como usaram as visitas de Sandy a Fenda do Biquíni para transformar em uma pesquisa que seria usada contra os amigos dela. Claro que vindo do universo de Bob Esponja, não dava para esperar uma motivação mais elaborada e o fim da vilã foi mais surreal ainda, mas combinando com o que acontece no fundo do mar. 

Dizer que o roteiro foi infantil? Bob Esponja sempre foi infantil, então se você é um adulto cheio de críticas e exigências, não recomendo. Acho que muitos não gostaram porque deixaram a Sandy como protagonista, Bob como secundário e Patrick quase não apareceu (agradeço por isso hahaha). Gente, o Plankton sofre mesmo aparecendo por segundos... esse é um personagem que também adoro. 

No mais, super recomendo. 

Nota 10/10


sexta-feira, 9 de agosto de 2024

[Review] O assassino da minha filha (Documentário) - Divagando Sempre

 

Ano de lançamento 2022

Duração 1h 23m

Direção Antoine Tassin




Trailer (dublado em português)




DIVAGAÇÕES APRESENTANDO A HISTÓRIA 

André Bamberski lutou por justiça durante quase 30 anos. Sua filha Kalinka morreu aos 14 anos de modo suspeito e André tentou a todo custo provar que sua morte foi assassinato. 

Na época, André já era divorciado e sua ex mulher se casou com o médico Dieter Krombach, com quem mantinha um caso antes do divórcio. Kalinka foi "socorrida" por Dieter, mas já estava morta ao chegar no hospital. André sempre suspeitou do padrasto de sua filha, ainda mais após receber o relatório da autópsia que achou inconclusiva. Dieter jamais foi interrogado e por ser médico e bem sucedido, jamais foi considerado suspeito. 

Até André insistir em sua culpa, divulgar sua história e acabar tendo testemunhas que alegavam terem sido dopadas e estupradas pelo médico. Mas sem provas, Dieter seguiu em liberdade até em um plano arriscado, André conseguir sequestrar o médico e levar para França onde poderia ser julgado. 






Minhas divagações finais 

Esse com certeza é o tipo de história onde um pai sempre é desacreditado diante de um médico. Ainda mais porque André era o ex marido e muitos poderiam julgar que ele queria culpar o médico pela traição da esposa. Mas André foi persistente e embora tenha demorado décadas, a justiça foi feita. Embora o médico tenha sido preso, não ficou muito tempo condenado mas veio a falecer uns anos atrás. O que é totalmente injusto diante do crimes que cometeu ao longo da vida. 

Enquanto André tentava provar e condenar o médico, este continuava exercendo a profissão em outro país como médico substituo e continuando cometendo seus crimes. Muitas mulheres não denunciaram na hora, pelo motivo de sempre, vergonha e por ele ser rico e influente, quem acreditaria nelas? 

Muito triste e nojento pensar que um profissional da saúde, utilize de uma profissão tão bonita, que é salvar pessoas, para violentá-las. O que André fez com Anton, parecia coisa de filme. André deu permissão para Anton sequestrar o médico mas nunca disse que queria que o ferissem, embora seja a palavra dele, de qualquer forma, a justiça feita com as próprias mãos, sempre tem consequências, como Anton e André sendo condenados pelo sequestro. Mesmo que fosse em regime aberto ou por um ano, se não fosse por eles, quem sabe onde o médico estaria e quantas outras vítimas ainda teria feito? 

Se a ex mulher de André não fosse tão cega pelo médico, quem sabe já não teria sido preso muito antes? Imagina a dor de ser mãe e descobrir que o assassino de sua filha esteve ao seu lado esse tempo todo? E mais um caso onde a justiça demora mas acontece. Os métodos que o médico usava em todas as mulheres, já deveria ser considerado suspeito e uma prova de como ele se aproximava delas para conquistar a confiança e depois abusá-las. Faltou como sempre, uma investigação minuciosa após encontrar Kalinka morta. Um civil, acabou desvendando todo o caso. Até onde um pai é capaz de ir para encontrar a sua própria paz? 

Como todo documentário criminal, foi chocante e emocionante. Recomendo. 

Nota 10/10

quinta-feira, 8 de agosto de 2024

[Review] Wham (Documentário) - Divagando Sempre

 

Ano de lançamento 2023

Duração 1h 32m

Direção Chris smith 




Trailer 




DIVAGAÇÕES APRESENTANDO A HISTÓRIA 

Documentário com cenas gravadas na época em que George Michael e Andrew Ridgeley, formaram o Wham.  Amigos desde os 12 anos, Andrew queria muito cantar com George, embora seu pai fosse claramente contra. Na época, artistas musicais não eram bem vistos como forma de sucesso na vida, já que seu pai gostaria que George se formasse em medicina ou algo do tipo. Ele também achava que Andrew não era uma boa influência ao filho. No entanto, isso não impediu que George  cantasse. 

Não só de cantor George se destacou, ele também compôs algumas músicas saindo da sombra de Andrew. Mas, George passou a vida se escondendo por conta de sua sexualidade e só muitos anos depois, ele finalmente afirmou ser gay. Andrew sempre esteve bem com tudo, o sucesso de George ou sua sexualidade não afetaram sua amizade com ele, na verdade ele sempre fez o que quis e sempre foi feliz e tranquilo com sua vida. 

Só depois de muitos anos, que o Wham se separou e George seguiu carreira solo. Mas veio a falecer em 2016 com seus 53 anos. 







Minhas divagações finais 

Dessa vez fui surpreendida por achar que o documentário era antigo, por conta das gravações com entrevistas ou vídeos de quando George e Andrew eram ainda jovens. Mas, quando fui ver  a data de lançamento, é muito recente, de 2023. 

Confesso que apesar de tantos sucessos do Wham, só conhecia algumas já da carreira solo de George Michael. Tanto que nem sabia que o Wham era composto por ele e Andrew. Ainda assim, achei a história deles maravilhosa. Achei Andrew espetacular por ser o tipo de pessoa que nunca teve inveja do sucesso do companheiro. Incentivava ele a criar suas próprias músicas e quando se separaram, foi com tristeza por não estar mais ao lado do amigo e com alegria que o mesmo seguiria seu próprio caminho e brilharia ainda mais. 

Como George escondeu por muitos anos sua sexualidade, achei triste que morreu tão novo e quem sabe se viveu um grande amor? O doc foca mais no seu passado, por isso pensei que fosse de antes dos anos 2000. No início do Wham, suas músicas não eram exatamente o meu tipo, mas todos com certeza conhecem ou já ouviram Careless Whisper. Clichê dizer ou não, essa sempre foi minha música favorita dele. 




Eu amo documentários musicais pois contam sobre a vida do artista, como começou, as lutas para chegar ao sucesso, enfim, apesar de que podemos encontrar tudo na Internet, os filmes documentais tem imagens com entrevistas, as vezes até antigas, como no caso de Wham, quando ainda eram bem jovens. Embora, no doc não tenha mencionado sobre, li que George se envolveu com drogas. Uma pena, mas nesse meio com certeza deve ser mais fácil se envolver devido a vários fatores. O que as vezes nunca pensam, é nas consequências depois. 

Obviamente que não acompanhei a carreira de George, então não imagino o que passou depois dos anos 90. Eu sempre escutei Careless Whisper, Last christmas e Wake me up before a go go, confesso que não conheço muitos outros sucessos. A história de George é cheia de inspiração, dedicação e sucesso. Ele mereceu todo o reconhecimento que teve. 

Recomendo.

Nota 9/10

quarta-feira, 7 de agosto de 2024

[Review] Monte Carlo - Divagando Sempre

 

Ano de lançamento 2011

Duração 1h 49m

Direção Thomas Bezucha

Elenco Selena Gomez (Cordelia/Grace)

Leighton Meester (Meg)

Katie Cassidy (Emma)

Pierre Boulanger (Theo)

Luke Bracey (Riley)

Cory Monteith (Owen)

Andie MacDowell (Pamela)




Trailer 




DIVAGAÇÕES APRESENTANDO A HISTÓRIA 

Grace, esperou e economizou dinheiro pacientemente para após se formar, fazer uma maravilhosa viagem de uma semana em Paris. Ela e sua melhor amiga, que conheceu onde trabalham juntas, estão prontas para finalmente viajar, quando a mãe de Grace lhes informa, que Meg, a filha de seu padrasto irá junto. Embora as duas não concordem com isso, são obrigadas a aceitar a viagem. 

O trio embarca então para o que seria a viagem de seus sonhos, mas tudo começa a desandar. Primeiro Emma rompe com o namorado Owen que não apoia sua viagem a Paris. Depois o grupo turístico em que Grace se inscreveu não era dos melhores, o quarto de hotel que se hospedaram era um horror e para completar são abandonadas pelo grupo turístico na chuva.

Grace entra no banheiro de um hotel luxuoso e enquanto entra em uma cabine, Emma e Meg se deparam com uma sósia sua, mas a diferença é que ela é uma herdeira britânica. Elas ouvem a jovem dizer que vai estar em outro lugar enquanto todos pensam que irá para Monte Carlo com tudo pago. Ao sair do banheiro Grace é confundida com a herdeira, que vem a se chamar Cordelia e aproveitando o engano, as três amigas resolvem continuar a farsa para usufruir de quartos de hotel luxuosos, boa comida e festas. 

Grace conhece um jovem, Theo, Meg conhece Riley e apesar das aparências, Emma sente falta de Owen. Mas tudo pode piorar quando a verdadeira Cordelia aparece. 















Minhas divagações finais 

Confesso que este filme só estava na minha lista por causa de Selena Gomez. Sempre gostei de seus trabalhos tantos musicais quanto de atuações. E, depois que vi Gossip Girl, conheci Leighton Meester. Gostei de sua personagem aqui, que foi bem diferente da Blair. Como ela já fez um papel de menina rica e mimada, achei que seria perfeito para ela. Mas Selena arrasou e combinou mais com a personagem. 

Grace e Meg não se davam bem porque além da diferença de idade, o pai de Meg se casou com a mãe de Grace, então não precisavam se considerar necessariamente irmãs. Mas, não era o que seus pais esperavam delas e por isso, tecnicamente as forçaram a viajar juntas. E como todo clichê, no final acabariam se considerando irmãs. 

Emma era colega de escola de Meg e largou os estudos e foi trabalhar. Assim conheceu Grace, pois as duas trabalhavam juntas. Meg não aprovava muito o estilo de Emma, já que era toda certinha. Mas chegando em Paris, além de encontrar um amor, ela se encontrou. Eu não estava acreditando muito no Riley, achei que fosse um interesseiro ou ladrão. Mas Meg não merecia sofrer tanto assim né. 

Theo também foi um personagem que inicialmente pensei que fosse outro tipo de pessoa. Mas gostei que terminou sendo diferente do que imaginei. Só o desfecho do encontro de Grace e Cordelia que achei que ficou meio a desejar. Esperava uma solução mais dramática ou que Grace tivesse alguma compensação por ter sido uma Cordelia muito melhor do que a verdadeira. E Andie MacDowell como a mãe de Grace, teve uma rápida participação, já que não apareceu mais no restante do filme. 

Emma teve um final merecido, apesar de parecer que seria uma devassa em Paris, ela sentia falta do namorado. Ou seja, foi um filme cheio de clichês, divertido e valeu muito em ver Selena atuando. Recomendo. 

Nota 9/10

terça-feira, 6 de agosto de 2024

[Review] The last days (documentário 1998) - Divagando Sempre

 

Ano de lançamento 1998

Duração 1h 27m

Direção James Mall




Trailer 




DIVAGAÇÕES APRESENTANDO A HISTÓRIA 

Cinco sobreviventes húngaros, contam sobre os horrores do holocausto. Depoimentos comoventes sobre como foi o início da perseguição aos judeus aos últimos dias. Após quase 4 décadas, os sobreviventes voltam aos campos de concentração e emocionados relatam como chegaram perto da morte. 

Nesse período, os nazistas, ao ver seus aliados serem derrotados, concentraram suas forças em assassinar o maior número possível de judeus do que reagrupar seu próprio exército. Com isso, milhares de judeus foram presos, torturados e mortos nos campos de concentração. O início da identificação dos judeus, era o uso da estrela amarela. Depois contavam mentiras sobre trabalhos que esperançosos fazia os judeus embarcarem nos trens em longas viagens até descobrirem seu verdadeiro destino. Alguns eram imediatamente separados de suas famílias e mortos nas câmaras de gás. O pesadelo só teve fim quando os americanos entraram na guerra e descobriram os campos de concentração. Entre eles, o mais famoso se tornaria o de Auschwitz. Tendo também os campos de Bunchenwald, Dachau e Bergen-Belsen.






Minhas divagações finais 

Esse documentário me surpreendeu de várias formas. Primeiro que eu não tinha visto a data de lançamento, então pensava ser mais atual, dos anos 2010 pra frente. Fiquei surpresa quando vi que é de 1998. Talvez por isso o corte de cabelo e a maquiagem de algumas mulheres, eram diferentes. Mas pensei que era porque eram de outro país. Depois a produção conta com a participação de Steven Spielberg e eu tinha ficado surpresa com esse documentário ser dele e tão atual. Mas acho que como vi remasterizado, não percebi que já era meio antigo. 

Qualquer história relatada sobre o holocausto que vi desde então, todos me arrancaram lágrimas dos olhos, mas esse, foi o mais forte que já vi, por ter mostrado exatamente fotos e filmagens dos prisioneiros judeus nos campos de concentração. Após os Estados Unidos invadirem o local e resgatar os judeus, vários deles foram encontrados em condições sobre humanas. Pele e osso. Feridos. Uma cena traumatizante e de partir o coração. Pensar que seres humanos foram capazes de fazer tamanha atrocidade com outros seres humanos é incompreensível. 

Já li e já vi vários relatos e filmes sobre a Segunda Guerra Mundial e cada novo filme ou documentário que vejo, aprendo mais sobre aqueles tempos terríveis. A primeira vez que entrei em contato com a história dos judeus, foi através do livro tirado do diário de Anne Frank. Mas no caso dela, apesar dos horrores da guerra, seus relatos são dentro do esconderijo, seu dia a dia nos anos escondida. Após serem descobertos e levados aos campos de concentração, já não sabemos mais os horrores que ela vivenciou naquele local. 

Os soldados eram agressivos e não viam diferenças entre crianças, adultos ou idosos. Sendo judeus, eles matavam sem dó nem piedade. Tudo por um idealismo sem sentido. Os relatos dos sobreviventes são tensos e tristes. Eles, como sobreviventes, sabem melhor do que ninguém o que se passava nos trens que levavam os judeus aos campos, como era a viagem, já sofrendo fome, sede, passando horas em condições de falta de higiene, para chegarem ainda em outro local pior, onde as vezes eram levados diretamente para a morte. 

Enfim, por mais que já tenha visto sobre, ver fotos reais dos sobreviventes após a rendição dos nazistas foi chocante. Nenhum ser humano merece viver naquelas condições muito menos serem julgados daquela forma só por serem judeus. É uma dor horrível o que eles passaram e o que deixaram para a história desse ato tão abominável. O doc é curtinho mas consegue nesses 90 minutos de tela, impressionar, emocionar e se revoltar com o que o ser humano é capaz de fazer. Embora a luta por um recomeço foi o maior passo para esses sobreviventes. 

Super recomendo. Melhor doc que já vi sobre o holocausto. 

Nota 10/10

segunda-feira, 5 de agosto de 2024

[Review] Deadpool - Divagando Sempre

 

Ano de lançamento 2016

Duração 1h 48m

Direção Tim Miller

Elenco Ryan Reynolds (Wade Wilson/Deadpool)

Morena Baccarin (Vanessa)

Gina Carano (Pó de anjo)

Stefan Kapičić (Colossus)

Ed Skrein (Ajax/Francis Freeman)

Brianna Hildebrand (Míssil Adolescente Megassônico)




Trailer 




DIVAGAÇÕES APRESENTANDO A HISTÓRIA 

Wade Wilson, um ex agente especial que se tornou mercenário, aceita trabalhos para dar uma lição em pessoas de má índole. Até que conhece Vanessa. Eles tem uma forte conexão e quando Wade a propõe em casamento, ele descobre então que está com um câncer terminal. Embora ela diga que ficará do seu lado e passe a buscar curas alternativas, Wade é abordado por um sujeito peculiar que diz conhecer um local sigiloso onde podem curar seu câncer. 

Sem nenhum aviso ele decide abandonar Vanessa para se submeter ao tratamento, mas acaba descobrindo que o responsável, Ajax, faz experimentos nos doentes, injetando um soro que desperta genes mutantes dando poderes ao portador. Wade então passa dias sendo torturado para induzir o stress que irá desencadear qualquer que seja sua mutação mas sem resultado. 

Mas, quando Wade descobre o nome verdadeiro de Ajax e zomba dele, este o deixa o fim de semana em uma câmara que o leva a asfixia periodicamente mas que acaba ativando sua mutação, no entanto ele fica todo desfigurado, semelhante a aparência de queimaduras por todo o corpo, principalmente seu rosto. Ele ataca Ajax mas este garante que tem uma cura para sua deformidade, Wade hesita e Ajax o ataca. O laboratório pega fogo e Wade é abandonado no incêndio e dado como morto. 

Wade sobrevive ao incêndio e agora, com sua nova habilidade, uma máscara e um novo nome, ele procura por Ajax em busca de vingança.










Minhas divagações finais 

A primeira vez que vi, estava receosa pelo tipo de violência que poderia ter no filme. Embora seja chocante, tem um lado meio cômico. Na época em que vi, não reparava muito nos detalhes nem na história. Tanto que não lembrava de muita coisa. Lembrava da mãozinha...

Eu pensava que Deadpool sempre foi Deadpool. Mas todo herói, ou vilão, tem sua história. E a de Wade foi horrível. Ele só queria uma chance de viver mais ao lado de Vanessa e ele só sumiu por medo dela rejeitá-lo depois do experimento. (Na verdade, nem imaginava que Deadpool pudesse ter uma companheira, sendo quem é, então para mim foi um choque que ele continuou com ela). 

E convenhamos, Ryan Reynolds simplesmente incorporou Deadpool de uma maneira que ninguém mais o faria. Esse universo é muito extenso e não acompanho as HQs, então não conhecia Colossus ou não lembrava. X-Man foi um dos desenhos que vi mas já faz muitos anos. Os filmes também não tenho grandes recordações. Nem mesmo a história de Wolwerine me recordo bem. Talvez faça uma maratona de todos eles um dia desses. 

Deadpool além da violência também tem aquelas piadas infames que quem não tem senso de humor pode não entender ou se ofender. Wade passando a morar com a idosa cega, foi cômico demais. Já que não poderia vê-lo, não teria as reações de seu amigo quando o viu. E o taxista Dopinder? Personagem hilário. Quem imaginaria o que faria ao seu rival?

Agora, Gina Carano sempre nesses personagens fortes praticamente invencível. Ou só na aparência. Mas quem brilha mesmo é Ryan Reynolds. Que filme incrível. Tem de tudo. As referências de filmes antigos, as músicas, tudo perfeito. Resolvi rever o primeiro antes de ver o mais recente que saiu e com certeza deve ser épico. 

Enfim, recomendo mas não para todas as idades. 

Nota 10/10

domingo, 4 de agosto de 2024

[Resenha] Ferinos: O encantador de corvos (vol.1) - Divagando Sempre

 

Ano da primeira publicação 2017

Páginas 256

Autor/a Jacob Grey




DIVAGAÇÕES APRESENTANDO A HISTÓRIA 

Caw, um jovem órfão, tem pesadelos cada vez mais realistas e acaba descobrindo a verdade sobre seu passado e sua origem. Ele não foi abandonado aos 5 anos como acreditava e seus pais, principalmente sua mãe, é o motivo por ele ser quem é. Sua única certeza é que quando criança foi levado por corvos e criado por eles desde então. 

Caw, sempre vigiava o diretor do presídio local e acabou conhecendo sua filha Lydia, quando três dos prisioneiros mais ferozes fugiram e colocaram em risco a vida do diretor. Embora tenha tentado fazer algo, o pai de Lydia não acredita nas boas intenções de Caw, devido a sua aparência. 

Lydia acaba seguindo Caw e descobrindo seu esconderijo. Mas essa união revelará segredos e mistérios guardados a muitos anos. Ninguém está a salvo e Caw precisará entender quem é e como proteger sua nova amiga. 



Minhas divagações finais 

Esse tipo de história não é meu gênero favorito mas sempre acabo lendo. Caw ainda é jovem e como viveu desde os 5 anos com os corvos, me admira como ele saiba falar normalmente, já que com 5 anos ainda estamos aprendendo a falar. Pelo menos não saber ler foi correto. 

Não lembro os motivos dele ficar vigiando a família do diretor. No meu entendimento, ele achava que eram os pais dele. Mas de repente não foi mais mencionado isso a partir do momento que ele conhece Lydia. Fiquei muito confusa nessa parte. Sinceramente cheguei a pensar que ela fosse tipo, meia irmã dele e o pai o havia jogado da janela e matado a mãe por achar o filho uma aberração e um perigo a sociedade. Aí se casou novamente e teve Lydia. 

Mas óbvio que não era nada disso. Os três prisioneiros procuravam um artefato e um encantador de corvos para abrir uma passagem entre os mundos e trazer de volta o líder deles. Também tive algumas teorias quanto a isso. E óbvio, tem SPOILERS 

Por ser encantador de corvos, Caw tem o poder de controlar, se comunicar e virar um Corvo. Dom que herdou de sua mãe mas que só se manifesta quando o portador anterior morre. Então era certeza que Caw era órfão. Quando Lydia pega a espada no momento que uma fenda é aberta para o mundo dos mortos, imaginei que lá, como a mãe de Caw poderia estar, talvez conseguisse mandar Lydia de volta, já que foi encantadora de corvos, mas claramente não é assim que as coisas funcionam. 

Caw teve que ir até lá e resgatar a amiga. Claro que como estava ainda aprendendo tudo sobre esse novo mundo, o início de sua aventura seria lento. Ninguém quer descobrir que tem poderes e para isso, terá que lutar com inimigos. Sinceramente, havia achado essa premissa interessante. Um garoto criado por corvos. Mas o desenrolar da história acabou ficando confuso. Talvez porque acabamos vendo tudo como Caw, pela primeira vez. 

Caw tinha 3 corvos fiéis que estavam sempre com ele e apesar de sempre o alertarem de suas escolhas, Caw nunca os ouvia. Conhecer Lydia foi um dos avisos. No início achei essa menina insuportável. Não tinha porque querer conhecer Caw, quando ela parecia ser a filhinha do papai mimada. Acho que a história se perdeu um pouco nos personagens. Não senti conexão nem afinidade com nenhum deles. Embora esse universo pareça interessante, uma vez que algumas pessoas possam conversar e controlar outros animais. 

Talvez, se os corvos tivessem contado desde o início sobre quem Caw era, seus poderes e como usá-los, teria tido uma história diferente. Talvez se eles o tivessem treinado já esperando o pior, pois se existem outros como ele, que controla animais, seria questão de tempo para aparecer algum com intenções malignas né. Como seria ainda jovem, não precisava controlar todo o poder, mas que pelo menos soubesse de algo. Acho que não saber nada e viver como um mendigo foi meio sem graça. 

No mais, para quem gosta desse tipo de aventura, recomendo. 

Nota 8/10


sábado, 3 de agosto de 2024

[Review] Os Croods - Divagando Sempre

 

Ano de lançamento 2013

Duração 1h 38m

Direção Chris Sanders, Kirk DeMicco

Elenco de dublagem original 

Nicolas Cage (Grug)

Ryan Reynolds (Guy)

Emma Stone (Eep)

Clark Duke (Thunk)

Catherine Keener (Ugga)

Cloris Leachman (Vovó)




Trailer 




DIVAGAÇÕES APRESENTANDO A HISTÓRIA 

Os Croods são uma família pré histórica protegida por Grug, o pai da família. Devido às outras famílias terem morrido de modo trágico, Grug criou a regra de nunca sair da caverna ao anoitecer, nunca ser curioso e nada novo é bom. Sua família consiste em sua esposa Ugga e seus filhos, Eep, Thunk e Sandy e por último, a vovó, mãe de Ugga. Visto que Grug esperava por uma oportunidade da sogra não estar mais com eles. 

Porém, Eep, está cansada de nunca poder ir além, até que uma noite sai escondida e conhece um garoto chamado Guy, que lhe conta que está indo onde o Sol o levar e que um grande terremoto irá destruir todo o local e que o ideal seria ela fugir com ele para a montanha. 

Obviamente Grug não acredita em nada disso, até que sua caverna é destruída pelo terremoto e eles são forçados a procurar outro lugar para morar. Devido estarem caminhando pelo desconhecido, Grug inicialmente mantém Guy como refém, até ver que suas habilidades e seus conhecimentos são importantes para manter todos vivos. Devido a destruição que se aproxima, Grug acaba aceitando que seguir Guy pode ser a única chance de sobreviverem. 











Minhas divagações finais 

Confesso que inicialmente não estava gostando do filme, mas o que me fez continuar foram as dublagens de Nicolas Cage, Emma Stone e Ryan Reynolds. Eep não é o meu tipo de personagem preferida. Visto que de início estava vendo pela perspectiva de ser mãe. Então entendia o medo de Grug abraçar o novo e se arriscar nesse mundo cheio de perigos. Mas também tinha o lado da Eep que como toda adolescente, quer experimentar coisas novas. 

No entanto, apesar de quase ter desistido, continuei a seguir em frente e a partir do momento que Guy aparece, as coisas foram melhorando. O humor no modo como ele conhece Eep e sua família foi cômico demais. Sem contar em quantas vezes Grug teve esperanças que a sogra não estivesse mais com eles. 

Guy era um solitário que havia perdido a família, mas no início Grug não confiava nele. Mas devido às aventuras percorrendo caminhos e situações juntos, Grug acaba aceitando que o novo pode ser assustador mas ao mesmo tempo divertido. Prova disso é quando todos se divertiram até ali. Mas quando o terremoto avança, eles precisam correr para chegar ao outro lado da montanha. Era óbvio que ali Grug mudaria seu jeito troglodita de ser e pensaria em como salvaria sua família. 

O estilo da animação pode parecer bem rude, pois tenta retratar uma época em que não existia as modernidades atuais. Guy até ensinou a família a usar sapatos improvisados. Foi muito engraçado. A animação não é tão nova, mas como disse no início, não estava muito empolgada, mas depois foi surpreendentemente bom. Diversão certa para toda a família. Não tem como não se apaixonar pelo jovem Guy, de longe meu personagem preferido. Recomendo. 

Nota 9/10

Dica de Destaque

Divagando o melhor de Better Call Saul no Divagando Sempre

  Olá Divas e Divos. Hoje trago essa série que não vi ninguém comentando tanto quanto Breaking Bad e é boa tanto quanto.  A HISTÓRIA  Ji...