quinta-feira, 18 de abril de 2024

[Review] O que Jennifer fez? ( documentário ) - Divagando Sempre

 

Ano de lançamento 2024

Duração 1h 24m



Trailer 




DIVAGAÇÕES APRESENTANDO A HISTÓRIA 

Jennifer Pan liga para a polícia para relatar uma invasão em sua casa. Sua mãe acaba falecendo e seu pai gravemente ferido. Foram dias de interrogatório e três depoimentos até descobrirem a verdade. 

No primeiro interrogatório, Jennifer está visivelmente abalada e conta o que aconteceu naquela noite. Após o jantar e depois de sua mãe chegar, ela sobe para seu quarto quando ouve barulhos na casa. Segundo ela, três invasores prendem seus pais e a levam para o andar  superior. Ela fica amarrada e sua mãe leva tiros enquanto pede para que não façam nada com a filha. Enquanto tentam matar o pai, ela consegue ligar para a polícia e pedir ajuda. Seu pai fica gravemente ferido e em coma por alguns dias. 

Os investigadores descobrem um ex namorado envolvido com o tráfego de drogas e a questionam sobre não ter mencionado ele antes. Como já haviam terminado uns dois anos atrás, ela não achou que o caso tivesse algo a ver. No entanto, alguns pontos vão aparecendo como o fato dos pais não aprovarem o relacionamento dos dois e ela ter sido intimada a escolher entre eles ou o rapaz. Ela decide ficar com a família. 

No entanto, outras informações vão aparecendo como o fato dela ter mentido para os pais que fez faculdade, chegando a falsificar bilhetes ou diplomas mostrando que estava estudando. Diante de uma mentira desse porte, os investigadores passam a se questionar até que ponto dos depoimentos ela está contando a verdade. 

Mas a pergunta que não quer calar é: se ela estava presa, como conseguiu ligar para a polícia? A fizeram mostrar como estava presa e como conseguiu fazer a ligação. No entanto, várias coisas pareciam inconsistentes. Primeiro, não houve arrombamento na casa. Se fosse roubo o motivo da invasão, várias coisas de valor haviam sido deixadas para trás. Depois foi o modo como ela contou sobre como fez a ligação e por último, qual o motivo de terem matado a mãe, ferido o pai e deixado somente ela viva?

Só por isso imediatamente já suspeitaria dela. Primeiro depoimento toda vítima se mostra transtornada ou traumatizada, mas conforme a investigação vai seguindo, sempre tem uma falha que aparece em algum momento ou o suspeito deixa algo escapar que acaba se tornado algo controverso com o que foi declarado no início. Embora, ela tenha tentado criar outra história em cima do que realmente aconteceu, a verdade sempre vem a tona. 





Minhas divagações finais 

Eu já falei sempre que vejo um, que amo documentários né. E os criminais são sempre interessantes pela natureza do crime, o tipo de pessoa que o cometeu, seus motivos e principalmente o lugar no mundo ou que tipo de cultura a pessoa tinha. 

Jennifer estava tão apaixonada pelo ex, mas não via problema dele ser traficante e não entendia porque seus pais não aprovavam o relacionamento. Eu entendo a preocupação deles, mas fazer a menina escolher entre eles ou o rapaz, ou proibí-la de simplesmente manter contato com ele, é o mesmo que incentivar a ficar com ele. Sem uma conversa, sem expor o que poderia acontecer ou as consequências dessa união, ela só ia achar que os pais achavam que tinham o direito de controlar sua vida e ela ficaria revoltada acabando fazendo algo errado. 

Acho que o mais absurdo de sua história, foi dizer que havia contratado os homens para invadirem sua casa e matá-la. Como o alvo poderia ter dado tão errado a ponto da mãe morrer e o pai ficar ferido? E se ela não aguentava mais, morrer sozinha não era tão difícil a ponto de organizar tudo isso. 

O ser humano é tão incrível nas desculpas quando se trata de homicídio. Jennifer pelo menos ainda demonstrou certo sentimento em seus depoimentos, ao contrário da Richthofen que matou os pais. A diferença é que ela estava a frente da operação. Jennifer pode ter se arrependido na hora do ato ou não, mas o certo é que fez tudo isso porque ainda gostava do ex namorado e tinha planos de ficar com ele. 

Eu gosto do início dos depoimentos, pois os culpados enganam muito bem, nos fazendo acreditar que eram inocentes. Até sentimos empatia por eles. Mas quando a verdade surge e nos vemos enganados, percebemos o nível de maldade nessas pessoas. A frieza em relatar os acontecimentos, as vezes as lágrimas derramadas mostrando trauma, medo e ansiedade. Eu acho válido chamar a testemunha para depor mais de uma vez. As vezes elas esquecem o que disseram na primeira vez e novas informações vão surgindo. 

 Os pais de Jennifer, viviam no Canadá a 30 anos, seus vizinhos diziam que o casal era hospitaleiro e ficaram amedrontados com o crime. Mas ainda não imaginavam que Jennifer estava por trás disso. Ela sofria por seus pais serem rigorosos demais, tudo bem, as vezes os pais tendem a ser assim. Mas sendo maior de idade, não seria mais fácil ela sair de casa? Quem quer a independência luta por ela. Então, ao meu ver, ela esperava receber algum dinheiro com isso, mas planejou algo muito amador, porque como eu disse antes, tirar a própria vida não precisa todo esse trabalho. Então é óbvio que o alvo era os pais. 

Eu, particularmente achei que o documentário foi bem fraquinho. Se pesquisar mais sobre o caso na Internet ou até mesmo vídeos de outras pessoas que se interessam por esse assunto, eles tem mais detalhes e explicações melhores. Ou seja, faz mais sentido que o próprio documentário. É o mesmo caso do Curry com cianeto. Deixaram alguns pontos de fora. Igual, o ex namorado da Jennifer no início deu seu depoimento, mas depois que o caso virou, o que aconteceu com ele? 

Mas enfim, acho que esses documentários visam focar mais no tema, que foi o crime, que inicialmente acreditava-se ter sido um assalto. Depois, vira o caso e vemos quem Jennifer realmente é. Minha conclusão é o que falei antes, ela tinha outros caminhos para sair de casa e não depender dos pais. Mas ela preferiu escolher o pior. Pois agora perdeu os pais, está presa e não vai ficar com o ex...

Nota 7/10

quarta-feira, 17 de abril de 2024

[Review] Curry com cianeto ( documentário ) - Divagando Sempre

 

Ano de lançamento 2023

Duração 1h 38m

Direção Christo Tomy




Trailer 


Trailer dublado em português 




DIVAGAÇÕES APRESENTANDO A HISTÓRIA

" Por poder, ela matou a sogra. Pela propriedade ela matou o sogro. Por questionar as amizades, matou o marido. Por levantar suspeitas, ela matou o tio. Para se casar com Shaju, ela matou sua esposa Sili e a filha deles, Alphine. "

Jolly Joseph cometeu assassinato por cianeto por mais de uma década, até que finalmente foi presa. Tudo começou com sua sogra Annamma. Jolly ao entrar para a família, já começou mentindo sobre seu histórico escolar. Annamma sempre insistia para que Jolly aproveitasse seu diploma para trabalhar. Incomodada com a insistência, Annamma foi sua primeira vítima. Assim ela assume o lugar da sogra, cuidando da casa e da família. 

Seis anos depois foi a vez do sogro Tom Thomas. Como já estava de idade e pela propriedade, ela forjou o testamento, onde seu marido ficava com a casa da família. Ninguém ainda suspeitava de Jolly, pois o casal já era de idade e na época autópsia não era muito comum e pela cultura também não era bem vista. 

Depois foi a vez de Roy Thomas, marido de Jolly. Ele foi encontrado morto, trancado no banheiro de sua casa. Foi encontrado veneno em seu organismo na qual Jolly convenceu as autoridades que foi suicídio, pois Roy estava endividado. Porém, a partir daí, a irmã de Roy começou a suspeitar de Jolly, quando comparou o que ela disse sobre o dia do marido com o que havia no relatório de sua morte. 

Mathew, o tio de Roy, convencido pela sobrinha e também suspeitando da morte de Roy, pede para abrir uma nova investigação sobre o caso. Então, é a vez dele morrer. Acabou aí? Não, depois de não ter mais ninguém no seu caminho, Jolly decidiu que só faltava uma coisa. Se livrar da esposa de Shaju, quem sempre esteve interessada desde o início. Para isso ela primeiro matou a filhinha dele de dois anos e depois sua esposa. Passado um tempo, conseguiu se casar com ele. Todas as vítimas foram mortas por cianeto.






Minhas divagações finais 

De tanto ver documentários criminais, acabamos percebendo que a história real é cheia de furos, ou, os documentários que são conduzidos de forma inconsistente. Ou talvez, dependendo da cultura, as investigações sejam diferentes. 

Os sogros de Jolly, concordo ninguém ter desconfiado, principalmente da sogra. Foi a primeira e parecia não ter motivo nenhum. Já o sogro... ainda mais com um testamento suspeito. E piora com a morte do marido. Jolly tinha tanta influência que conseguia convencer as autoridades que o marido tinha se suicidado? Simples assim? Você encontra veneno no organismo e acredita em suicídio? Depois de duas mortes na família? Ou são amaldiçoados ou tem coisa aí né. 

E para piorar, o tio que queria uma investigação melhor da morte do sobrinho cai duro depois e ninguém faz nada? E tem mais, o primo do marido perde a filha e a esposa e convenientemente se casa com Jolly? É minha gente, eu suspeitaria desse homem também. Não tenho certeza se Shaju, era primo mesmo de Roy, no entanto, Jolly ficou de olho nele pela questão financeira. Ela sempre quis ter uma vida de luxo pela infância difícil que teve. O que o documentário insinua é que supostamente ela cometeu todas essas mentiras e crimes, somente para ter uma vida melhor. 

O que se soube até o fim do documentário é que seus dois filhos acabaram ficando com sua tia e Jolly seria julgada por seus crimes. A irmã de Roy havia pedido a exumação dos seis corpos, mas em apenas dois, se não me engano, foram encontrados resquícios de cianeto. Porém, Jolly foi presa quando encontraram na casa, cianeto suficiente para matar mais duas pessoas. 

Seu filho mais velho ficou tão devastado com o que sua mãe havia feito, que disse em entrevista para o documentário que não poderia chamar essa mulher de mãe. Jolly apesar dos crimes, jamais aparentou esse lado sombrio, tanto que enganou os vizinhos que pensavam que ela era uma boa esposa e mãe. A contradição de tudo é ter dois filhos e ter tido a coragem de matar uma criança de 2 anos. 

Em crimes assim, principalmente para familiares e vizinhos, é difícil de acreditar que ela seria capaz de fazer tudo o que fez. Os motivos desses assassinos geralmente são, abusos, miséria, ganância, vingança... mas no caso de Jolly, todas as vítimas da mesma família? Ainda bem que tinha a cunhada que desconfiou e não foi a próxima vítima. Quem sabe onde Jolly iria parar? 

Só faltou mesmo mencionar o que houve com Shaju. Ou eu não prestei atenção no final. Nessa parte dele da história, onde perdeu a filha e a esposa, pareceu um borrão. Não sei se eles não ficam de luto, apesar que Sili ficou depressiva pela perda da filha e Jolly se aproveitou para se aproximar dela e assim conseguir envenená-la. Como é que Shaju não suspeitou de Jolly, devido a tantas mortes em sua família e onde ela sempre estava presente? Ainda casou com ela. Foi uma história sinistra porque jamais saberemos quem colocamos dentro de casa. E ninguém fica conferindo histórico escolar ou vigiando os passos dos membros da família. Embora eu acredite que depois da morte do próprio marido eu desconfiaria. 

A pergunta como ela conseguia o cianeto? Foi uma das causas de seu marido ter sido vítima, pois ela fez amizade com um homem que providenciava isso para ela. Seu marido começou a questionar suas amizades e acabou sendo vítima. Se não fosse isso, acabaria sendo cúmplice de alguma forma, pois falsificou o testamento do pai pela propriedade. 

Enfim, pelo menos foi presa e que a justiça seja feita. 

Apesar da história sinistra, o documentário me pareceu apresentar pequenas falhas em alguns pontos. No entanto, a apresentação geral foi até satisfatória. Para isso minha nota é 7/10

terça-feira, 16 de abril de 2024

[Review] Um romance do além ( Marry my dead body/ tailandês ) - Divagando Sempre

 

Ano de lançamento 2023

Duração 2h 9m

Direção Cheng Wei-Hao

Elenco Hsu Kuang Han, Austin Lin




Trailer 





DIVAGAÇÕES APRESENTANDO A HISTÓRIA 

Wu Ming-Han é um policial hétero homofóbico, que foi rebaixado depois de agredir um homossexual. Quando perseguia um suspeito, ao recolher provas do crime, ele acidentalmente pega um envelope vermelho e é forçado a se casar com um fantasma, caso contrário sofrerá infortúnios ao longo da vida. 

Obviamente ele não acredita em nada disso, porém, coisas vão acontecendo e ele decide aceitar o casamento somente para continuar vivendo, já que acidentes começam a acontecer. Mao Pang-Yu é seu noivo e a avó de Mao que planejou tudo isso, pois seu sonho e sua promessa para o neto, era de vê-lo se casar. Mao era gay assumido e tinha total apoio de sua avó. 

Mas, seu sinal de consentimento para o casamento foi interpretado de modo errado e agora ele também está preso em Wu. Os dois são obrigados a passarem a noite juntos e Mao aparece para Wu o assustando. Ligeiramente Mao possui o corpo de Wu e vão parar no templo do monge, que explica a Wu que Mao, para reencarnar, deve resolver assuntos pendentes e para se livrar logo de seu marido fantasma, ele tenta descobrir qual o desejo de Mao. 

Ele então vai descobrindo coisas, como o pai de Mao não ter aceitado bem quando ele disse ao pai que era gay, que tinha um namorado que pretendia se casar com ele e o principal, que morreu de forma inesperada, pois foi atropelado. E o mais chocante de tudo, é que Wu acaba descobrindo que o suspeito que ele andava perseguindo tem relação com o motorista que atropelou Mao. Aos poucos Wu acaba aceitando o marido fantasma mais amigavelmente e os dois passam a investigar o suspeito em comum. 





Minhas divagações finais 

Não vou mentir que pensei que a história fosse tomar outro rumo. Primeiro pensei que fosse um casal gay, mas do tipo que um deles ainda não saiu do armário e só descobre que é gay quando conhecia o fantasma. Mas desse jeito que foi, ainda rendeu momentos engraçados e emocionantes.  

O modo como a história foi se desenrolando foi surpreendente. Primeiro porque mostrava algo e fazia parecer que não era coisa boa. Por exemplo, o pai de Mao não aceitando ele se casar. Não era por ser com outro homem, mas porque ele descobriu algo que não quis ou não soube revelar ao filho, e por isso, pareceu grosseiro e contra o casamento. Mas no fundo, só o estava protegendo. 

As cenas do Wu com Mao eram hilárias. Principalmente inicialmente que Mao também não queria se casar com ele, porque já tinha seu namorado. Achei que Wu era homofóbico porque não queria aceitar que era gay, e depois de conhecer Mao sairia do armário, mas obviamente fui longe demais nas minhas teorias. Mas seria mais interessante. 

Também cheguei a pensar que a morte de Mao teria sido encomendada pelo namorado. Mas o caso foi bem mais simples. E Wu só concordou em ajudar Mao, porque achava que ele teria poderes para fazê-lo voltar a seu antigo posto. Mas não deixa de ser uma história engraçada, com momentos trágicos. 

Além do desfecho da operação em que Wu estava trabalhando foi para mim, uma surpresa e ao mesmo tempo clichê. Eu realmente não esperava algo desse tipo. Dessa vez não darei spoiler porque acho interessante desvendar tudo com o filme. 

Recomendo. 

Nota 9/10

segunda-feira, 15 de abril de 2024

[Review] Campeonato dos sonhos - Divagando Sempre

 

Ano de lançamento 2023

Duração 2h 5m

Direção Lee Byeong-Heon

Elenco Park Seo-Joon, IU, Lee Hyun-Woo, Heo Joon-Seok, Baek Ji-Won, Ko Chang-Seok, Kim Jong-Soo




Trailer 




DIVAGAÇÕES APRESENTANDO A HISTÓRIA 

Em 2010, um time de futebol composto por pessoas em situação de vulnerabilidade social, treinam para competir no torneio Social Mundial. Cada jogador se voluntariou para isso, no entanto, cada um tem seus motivos e desejos para continuar ou desistir. Além do que, sem um treinamento profissional, são todos ruins de bola, tendo algum potencial se forem melhores trabalhados. 

Yoon Hong Dae está passando por momentos delicados e em toda sua vida sempre foi o segundo em tudo. Cansado disso, se estressa com um repórter que o persegue implacavelmente e acaba o agredindo ficando famoso viralisando na Internet. E ainda tem problemas com sua mãe, que é uma foragida e deve dinheiro para pessoas que ele nem quer imaginar. 

Para melhorar um pouco sua imagem, sua agência propõe que ele treine um time formado por pessoas em situação de vulnerabilidade social, enquanto a produtora So Min grava um documentário. Apesar de achar a ideia ridícula, não tendo outra alternativa, ele acaba aceitando. 

So Min, a frente do documentário, propõe a Hong Dae escolher jogadores com histórias de vida comoventes para dar um ar mais dramático ao documentário. Entre eles está Son Bum Soon, um homem que perdeu tudo após um acidente de trabalho e foi parar na rua. Então ele conhece uma mulher com doença mental que o ajuda e ele acaba se apaixonando por ela. Seu sonho é ajudá-la a pagar um lugar para ela morar. 

Kim In Su é órfão e vive vendendo revistas nas ruas. Quando estava no orfanato conheceu outra órfã e logo ficaram amigos. Porém um acidente os separa e ele passa a vida procurando por ela. Jun Hyo Bong perdeu dinheiro que emprestou para um amigo e por isso sua esposa pediu o divórcio e agora vai morar em outro lugar com a filha. Seu objetivo é ter uma casa para  levar a menina. 

Também temos Kim Hwa-Dong, que era CEO de médio porte, mas trocou a família por mulheres e álcool. Agora, tenta se redimir pelo menos para sua filha. Jeon Moon-Su é imprevisível e diz ser um ex gangster e que agora mora na rua. E por último completando o time temos Young-Jin, que faz uma declaração chocante ao grupo mas que no final faz todos rirem. 

Apesar das dificuldades iniciais em treinar esses péssimos jogadores, Hong Dae ainda se envolveu emocionalmente com cada um deles, após ver a determinação de alguns em alcançar seus objetivos. Tudo parecia dar errado, principalmente quando perderam o patrocínio, mas devido a um acontecimento que faz a imagem de Hong Dae cair novamente para um homem violento, So Min consegue com depoimentos e breves imagens limpar a barra do colega. 

Então, assim que consegue limpar sua imagem, seu empresário cancela seu contrato com a produtora e ele deixa de ser o técnico do time. Mas quando o time está indo para a Hungria, desanimados, Hong Dae aparece. Mas isso era só o início da trajetória do time, quando veem que os adversários não eram nada como imaginaram, ainda assim jogaram todas as partidas.











Minhas divagações finais 

Não imagino o motivo desse título estar na minha lista. Com certeza foi pelos atores Park Seo-Joon e IU. Mas, IU teve um papel minúsculo se comparado ao restante, apesar dela ter uma personagem forte e interessante, o restante do time teve bem mais destaque. 

Não espere um romance, pois aqui o foco é além de limpar a imagem de Hong Dae, também mostrar a determinação dos jogadores. A história de cada um é potencialmente inspiradora. 

"Quem garante que amanhã você não vire um sem teto?" Após perderem o patrocínio, o agente responsável pelo documentário diz isso para o sujeito que resolveu desistir de patrocinar o time. E isso é uma verdade, pois até o Kim Hwa-Dong,  que vivia até bem, no fim, perdeu tudo. E isso é uma realidade que ninguém sabe com quem pode acontecer. No entanto, todos perderam tudo por motivos diferentes, mas acho que o mais maltratado foi o Bum Soon. Ele sofreu um acidente de trabalho e foi parar na rua, além de ser sem teto, ainda foi covardemente espancado. Não é como se ele tivesse escolhido essa vida. 

Hong Dae não era bilionário, mas aprendeu muito convivendo com esse time peculiar. Cada jogador tinha sua personalidade, seu estilo de jogar e um objetivo para terminar o campeonato e aparecer no documentário. Park Seo-Joon está em um papel completamente diferente do que estou acostumada a ver, que geralmente é um poderoso CEO e que sempre, por causa de algum escândalo ou problema, conhece uma garota que vai se apaixonar e cuidar dela. Mas como um ótimo ator que é, vai assumir qualquer papel lindamente. 

A história é inspirada em um caso real e até teve a participação de dois jogadores brasileiros que poderiam ter trazido mais vitórias para eles, mas decidiram conseguir, ou pelo menos tentar, com seus próprios esforços. Claro que não saíram vencedores, mas marcaram presença pela determinação de nunca desistirem. Ou seja, história sobre perseverança e luta de vida. 

Recomendo. 

Nota 10/10


domingo, 14 de abril de 2024

[Resenha] O iluminado ( livro ) - Divagando Sempre

 

Ano da primeira publicação 1977

Páginas 463

Autor/a Stephen King 




DIVAGAÇÕES APRESENTANDO A HISTÓRIA 

Jack Torrance, após algumas dificuldades com bebida e a perda de seu emprego, consegue uma última chance trabalhando como zelador de um hotel no inverno. Poderá levar a família e ficarão meses ali sozinhos, até o fim do inverno. 

Wendy está animada, já que passaram por muitas coisas e embora Danny esteja receoso do que poderá acontecer, vendo os pais se dando bem novamente, o deixa animado e feliz. Mas quando chegam ao hotel e conhecem o cozinheiro Dick Halloran, Danny descobre uma particularidade que ele não sabia que tinha um nome. Ele e Dick eram Iluminados. O próprio Dick chamou o que tinham assim. Ele explicou em poucas palavras o que poderiam fazer e que cada iluminado tinha seu grau de poder e via que Danny era bem poderoso. Antes de partir, ele disse a Danny que se precisasse era só chamar que ele viria correndo. 

Então os dias passam no hotel Overlook. Antes do frio chegar, tudo ia caminhando bem, até que começaram as nevascas e o hotel começou a tomar conta de Jack. Danny sempre sentiu que ali era perigoso, mas confiava no que Dick havia lhe dito sobre estar seguro. No entanto, cada dia que passava, Jack já atormentado, sentia ímpetos de acabar com sua esposa e filho. Assim, com medo, os dois tentam prender Jack enquanto Danny chamava por Dick. Será que ele ouviria? Conseguiria ajudar?


Minhas divagações finais 

Stephen King é o único autor que consigo ler seus livros mais de uma vez e cada vez é ainda mais maravilhoso. Segunda ou terceira vez que leio O iluminado e dessa vez, entendo melhor porque King odiou o filme. 

Sim, precisamos comparar filme e livro. Decididamente concordo com King em relação às mudanças gritantes no enredo. A começar pela escolha dos atores. À exceção de Danny e Dick que ainda acho que combinaram. Mas Wendy e Jack? Wendy é descrita como loira e a imaginei completamente diferente dessa atriz. Já Jack, o ator que o interpretou lhe deu uma personalidade completamente diferente da descrita por King. Apesar que Nicholson é um excelente ator, achei que deu um ar exagerado na loucura de Jack já desde o início. 

Enfim, obviamente nesse caso eu prefiro mil vezes o livro. A sensação de urgência, medo e terror, foram tão bem escritas que não senti todo esse medo vendo o filme. E o final foi completamente diferente. Não sei porque mudaram isso. 

SPOILERS

No filme mataram o Dick. Eu sempre fiquei triste com a morte dele, pois achei tão rápida. Mas no livro ele consegue salvar Danny e Wendy.  E a forma como Jack morreu também foi completamente diferente. No livro obviamente foi melhor. E a perseguição dele contra Wendy, ele quebra a porta e a ataca com um taco de beisebol, não tem a cena icônica dele quebrando a porta e enfiando a cara ali com uma frase nada a ver. 

Fim dos spoiler

Ou seja, apesar do filme ter sido incrível, após ler o livro, cheguei a conclusão que se quiser conhecer essa história, o melhor é ler mesmo. Houve mudanças gritantes que achei desnecessário e tornaram a história confusa. Mas, garanto que o livro é perturbador e assustador digno de Stephen King.  

Só conheci esse filme por causa de outro filme, onde passava ele na tela de um cinema para carros. O filme era Twister.  Naquela época eu já curtia um filme de terror, mas conhecer Stephen King foi um achado maravilhoso. Quando vi O iluminado, sentia que Nicholson deu uma exagerada no personagem pois desde o início ele já parecia louco. A Wendy parecia uma mulher fraca e mais louca que o Jack. Nas descrições do livro, Jack, apesar da bebida, aparentava ser um homem comum, cheio de problemas mas você já não o via como louco desde o início. Você podia imaginar ele mudando gradualmente e se transformando, o desejo de ser o escolhido pelo hotel em vez de Danny, a loucura o envolvendo o fazendo odiar sua própria família. E embora ele tenha decidido trabalhar no hotel para também conseguir escrever em paz, esse não era o foco principal, tanto que nem é mencionado o que ele andou escrevendo como no filme. 

Admito que as cenas da mulher na banheira no quarto 217, as gêmeas no corredor  e o elevador foram bem assustadores. Mas acho que o maior erro foram ter matado o Dick. Mesmo que eventualmente ele viesse a falecer mais para frente, acho que seria mais convincente ele ter conseguido salvar Wendy e Danny, do que os dois terem conseguido fugir sozinhos. Dava para sentir a angústia da fuga do trio, principalmente por Dick e Wendy estarem gravemente feridos. Nessas páginas você realmente sentia o medo e a dor, assim como a tristeza de deixar Jack enlouquecido para trás. 

Enfim, King é um dos poucos escritores que leio seus livros mais de uma vez e sempre termino satisfeita. Recomendo. 


Onde comprar: Mercado livre 

Use meu link e aproveite as ofertas aqui


Ou se preferir pode adquirir na Amazon:

Meu link aqui 


Nota 10/10

sábado, 13 de abril de 2024

[Review] O reino dos gatos ( Neko no ongaeshi ) - Divagando Sempre

 

Ano de lançamento 2002

Duração 1h 15m

Direção Hiroyuki Morita




Trailer




DIVAGAÇÕES APRESENTANDO A HISTÓRIA 

Haru, uma estudante comum do ensino médio, se sente um pouco cansada de seu cotidiano, como se ali não fosse seu lugar. Ela sempre perde a hora para ir a escola, o garoto por quem está apaixonada tem namorada, além de parecer sempre atrair o azar para si. No entanto, uma manhã ela salva um gatinho de ser atropelado por um caminhão. Em poucos segundos ela acha que enlouqueceu quando o mesmo gatinho lhe agradece pelo salvamento. 

Assim, a noite, ela recebe uma visita de um cortejo de gatos comandada pelo próprio rei do Reino dos gatos. Ele veio lhe agradecer pessoalmente por ter salvado seu filho. O que ela não imaginava, era que o rei tinha planos para Haru visitar seu reino como noiva de seu filho. 

Haru então é indicada a ir para um local onde recebe a ajuda do Barão, Muta e Toto. Mas enquanto estão decidindo como ajudá-la, Haru é sequestrada pelos gatos e levada para o reino, onde somente Muta consegue ir com ela, deixando Barão e Toto para trás. 

Haru inicialmente fica encantada com a beleza do reino e enquanto Muta se distrai com a comida do lugar, Haru já começa a sofrer transformações de virar um gato. Desesperada, passa a cerimônia toda triste até que Barão chega para seu resgate. Enquanto tentam fugir do castelo, alguém chamou o filho do rei, que não fazia ideia dos planos de seu pai e tenta ajudar Haru a fugir. 












Minhas divagações finais 

Acho que já vi esse filme várias vezes, mas só agora prestei atenção de fato na história. Eu sempre gostei de como o Barão aparecia e a forma como ele era. Um personagem carismático, forte e apaixonante. Acho que por ele Haru aceitaria se transformar em gato hahaha 

Sentia medo do cortejo quando o rei foi visitar Haru, sempre achei essa parte sinistra, dos gatos andando em duas patas, mas só os seguranças quebravam o ar sinistro sendo hilários. Eles pegando e chutando os gatos comuns, minha gente, não tem como não rir. 

E o mais incrível e que eu sempre fico admirada, é que nenhum personagem aparece por acaso, muito menos um gatinho. Nem havia cogitado o significado de terem contado quando Haru era criança e havia dado comida para um gatinho abandonado. Depois ele aparece e é aquela surpresa. 

Haru mudou consideravelmente da noite para o dia depois dessa grande aventura. Após retornar ao seu mundo, ela parecia outra pessoa, mais madura e como se enfim tivesse encontrado seu lugar no mundo. 

Foi o filme mais curto que já vi, porém foi intenso, cheio de expectativas e emoções. Mas obviamente minhas teorias eram outras. Pensei que Yuki ajudou Haru porque tinha acontecido o mesmo com ela. Ou seja, que ela era humana e acabou ficando presa no reino dos gatos e virando um gatinho, por isso desejava salvar Haru. 

O Barão foi um gato misterioso mas um verdadeiro cavalheiro. Muta era divertido a seu modo e as brigas com Toto eram muito engraçadas. Mas de qualquer forma, o rei não fez tudo isso porque era mau, apenas achava que poderia fazer qualquer coisa  só porque era rei e nem sequer sabia das intenções do filho. 

Mas acho que a maior mensagem foi o amadurecimento de Haru. Pena que ela não seguiu com a amizade com os gatinhos. Pelo menos foi o que pareceu. Pois ela passou por Muta como se nunca o tivesse visto. Achei que ela fosse pelo menos fazer um carinho nele. Será que esqueceu tudo o que viveu no reino dos gatos? 

Enfim, essas histórias são sempre fantasiosas mas cheias de emoções e o estilo de desenho são sempre lindos, apesar de ser de 2002 parece muito traços dos anos 90. 

Enfim, recomendo. 

Nota 10/10

sexta-feira, 12 de abril de 2024

[Review] Master's sun ( K-drama) - Divagando Sempre

 

Ano de lançamento 2013

1 temporada 17 episódios 

Elenco So Ji-Sub, Gong Hyo-Jin, Seo In-Guk, Jung-Woo Choi, L ( Kim Myung-Soo), Kim Mi-Kyung 



Trailer 




DIVAGAÇÕES APRESENTANDO A HISTÓRIA 

Gong-Sil depois de um acidente, passa a ver espíritos. Como suas imagens geralmente são a forma que morreram, eles parecem assustadores. Embora tenha medo, ela tenta fazer o que pedem para que a deixem em paz. Uma noite, voltando de um velório, ela pede carona na estrada e acaba no carro com Joong-Won. No meio do caminho ela vê algo assustador e sem querer toca Joong-Won e misteriosamente o fantasma desaparece. 

Joong-Won é um importante CEO de um famoso conglomerado de lojas de departamento e hotel  considerado frio e calculista. Assim que conhece Gong-Sil só tem o desejo de mandá-la embora por sua aparência desleixada e completamente louca. Por sua vez, Gong-Sil não está interessada no dinheiro de Joong-Won mas sim na paz que ele pode proporcionar à ela quando o toca. Mas Gong-Sil acaba percebendo que tem alguém ao lado dele e acaba tirando conclusões de que era alguém que ele amou muito. 

Apesar de inicialmente Joong-Won repelir a estranha Gong-Sil, com o tempo ele percebe que ela pode lhe ser útil e trazer mais dinheiro para ele, então, com essa desculpa passa mais tempo com ela e aos poucos vai realmente acreditando que ela pode ver fantasmas. Enquanto isso, Joong-Won é observado pelo novo segurança contratado que por coincidência acabou tendo interesse em Gong-Sil.  

Kang-Woo trabalha na segurança do shopping de Joong-Won e ao mesmo tempo que pode vigiá-lo agora também pode ficar de olho em Gong-Sil, que acabou de conseguir um trabalho na área da limpeza no shopping também, na esperança de poder ficar mais perto de Joong-Won. Se já não bastasse o triângulo, surge a modelo Tae Yi-Ryung que acaba tendo interesse em Kang-Woo, após Gong-Sil acabar com seu casamento, pois seu noivo tinha uma pendência com o espírito de sua falecida noiva e desistiu do atual casamento. 

Humilhada, inicialmente Yi-Ryung buscava meios de acabar com Gong-Sil, mas sempre acabava esbarrando em Kang-Woo e seu jeito de ignorá-la, pois já tinha sentimentos por outra pessoa, a fez se interessar ainda mais por ele, pois ninguém a ignorava. Além do que, Yi-Ryung e Gong-Sil se conhecem desde os tempos de escola. 

Com alguns casos acontecendo no edifício de Joong-Won, ele acaba aceitando Gong-Sil, mas de modo profissional, ao seu lado, para resolver casos de fantasmas que estejam prejudicando a imagem de seu shopping/hotel. Teve casos como o fantasma da fonte, na piscina e até um cachorro que trouxeram mais confiança em Joong-Won, de que apesar de não acreditar em fantasmas, ele passa a perceber que Gong-Sil fala a verdade resolvendo alguns casos. 

Joong-Won ainda tem seu próprio fantasma do passado, onde quando jovem foi sequestrado e antes de morrer, descobriu que sua namorada fazia parte do golpe. Mas durante 15 anos ele guardou esse segredo, pois jamais encontraram seu cúmplice e ela havia morrido na fuga. Durante 15 anos ele odiou a namorada, se desentendeu com o pai, pois desconfiava que ele não tinha pago o resgate e buscava o dinheiro perdido, caso seu pai realmente tivesse pago os sequestradores. Por 15 anos ele viveu com ódio, na dúvida e sempre procurando. 

Até que ele conhece Gong-Sil, uma mulher estranha, de aparência sempre cansada, que vive assustada, que diz ver fantasmas e já viu sua falecida namorada ao seu lado e que estranhamente mudou seu mundo frio e calculista. Inicialmente ele a usa como radar para descobrir o que aconteceu no seu passado, mas gradualmente vai se apaixonando pela estranha mas radiante Gong-Sil. 










Minhas divagações finais 

A primeira vez que vi esse dorama, estava na fase do vício de K-drama e K-pop.  Mas naquela época não era tão fácil encontrar doramas legendados pois ainda não faziam tanto sucesso como hoje em dia, que os streaming se interessaram e é possível encontrar títulos na Netflix, Max e Amazon Prime vídeo. Ainda tem apps como Viki que é exclusivo para doramas. Antes, eu assistia nos sites legendados por fãs. Ainda assim, alguns títulos são difíceis de encontrar. 

A primeira vez assisti obviamente pelo meu ator preferido So Ji-Sub e pela história ter fantasmas. Mas, assistindo pela segunda vez, foi algo completamente diferente. E minhas memórias como sempre, devem ter se misturado com outros doramas, pois acabei confundindo a história. 

Joong-Won era um personagem ganancioso que só pensava em fazer dinheiro, mas quando conheceu Gong-Sil, apesar de mostrar ser frio e calculista com ela, aos poucos foi permitindo entrar em seu mundo sombrio. Ele não acreditava e não sentia medo de fantasmas, mas via como Gong-Sil vivia assustada e como não dormia por medo de ser possuída pelos espíritos. Sempre que podia, ia ao encontro dela e a tocava para espantar os fantasmas. Essa parte continuou maravilhosa. 

Mas quanto ao seu passado, ele jamais havia encontrado o mandante do seu sequestro e como Kang-Woo o vigiava, inicialmente pensei que ele conhecia a falecida namorada do Joong-Won e estava ali para se vingar. Depois ficou confuso quando o pai de Joong-Won apareceu na história e achei que ele era o culpado do sequestro, o que não fazia sentido. 

Na minha memória Yi-Ryung ficava atrás de Joong-Won, eu achava que a tia dele iria forçá-lo a se casar com ela e como ela conhecia Gong-Sil, que a faria sofrer ainda mais. Mas ela se interessou pelo segurança e ficava correndo atrás dele, foi interessante essa personagem. 

Me confundi com a história do sequestro, com a aparição do cúmplice, eu achava que Joong-Won seria sequestrado e Kang-Woo era o mandante, não sei de onde me confundi e Gong-Sil sequestrada junto, mas como Kang-Woo tinha sentimentos por ela, a ajudava. O que também não fazia sentido. No fim, o desfecho era bem mais simples. Não dá para descartar nenhuma possibilidade. 

Enfim, na parte do romance, apesar de ter sentido alguns friozinho na barriga, não foi como eu esperava. Acho que Joong-Won era um personagem muito confuso. Talvez por sua personalidade ser do tipo que sofreu quando jovem e guardou as consequências e lembranças ruins sozinho por tantos anos, ele tinha dificuldade de confiar nas pessoas, por isso se voltou ao dinheiro, então, mesmo que estivesse interessado em Gong-Sil, suas trapalhadas para afastá-la ou mantê-la junto, eram sempre interpretadas de modo errado. Mas sempre que aparecia para salvá-la eu ia ao delírio. 

Também não curti muito na parte que Joong-Won se fere e para salvá-lo, Gong-Sil faz um trato, porém, ele volta mas perde a memória. Depois disso, mesmo querendo ficar próxima a ele, ela se fazia de difícil e o mandava embora. Fora que teve a típica separação do casal. Na minha lembrança esse dorama era incrível. Mas senti dificuldade em manter conexão com esse casal protagonista.

Além disso, sempre pensei que a falecida namorada quisesse viver no corpo da Gong-Sil para ficar com Joong-Won.  Enfim, algumas histórias depois de algum tempo, pode não ser como era quando vimos a primeira vez. Lembro que chorei muito com esse dorama e terminei apaixonada por ele. Ainda mais pelo So Ji-Sub. E também pelo ator e cantor L ( Kim Myung-Soo, integrante da boy band Infinite ). Para mim, Gong-Sil, depois de conhecer Joong-Won, teria mais confiança em si mesma e passaria a ajudar mais casos de fantasmas pendentes. Eu entendo que o que ela passou com o fantasma da criança desaparecida foi traumatizante porque o assassino da criança a perseguiu e com isso Joong-Won se feriu. Mas mesmo depois de pegarem o assassino, ela não queria ajudar a criança que implorava para socorrer a mãe dele. Ela simplesmente negou porque tinha medo dos sentimentos que aquilo trazia novamente, porque quase perdeu Joong-Won. Eu fiquei com raiva dela porque ela mudou muito no decorrer da história. 

Ela era constantemente apavorada, vivia correndo atrás do Joong-Won depois que descobriu que ele repelia os fantasmas e depois, foi ficando egoísta só o mandando embora. Era como se tivesse sido possuída hahaha e aquele sujeito que apareceu contando sobre o acidente da Gong-Sil e que durante 3 anos, ela ficou ao seu lado como espírito? E ela foi embora com ele para tentar descobrir um modo de voltar ao normal. E Joong-Won ainda esperou pacientemente por ela. Naquela época eu ainda tinha achado essa história maravilhosa. Mas anos depois... não concordo com boa parte dos acontecimentos. Os motivos do sequestro quando Joong-Won era adolescente foram muito rasos. Que motivo mais sem noção. Se fosse só para se livrar de uma certa pessoa, para que voltar anos depois e ainda faltando alguns dias para o caso ser definitivamente encerrado? 

Enfim, apesar de So Ji-Sub estar maravilhosamente encantador como sempre, faltou a química apaixonante que ele teve com a Shin Min-A em Oh My Vênus.  Gong Hyo-Jin é maravilhosa, adoro os doramas dela, mas aqui, o início tendia para a comédia e foi representado muito bem, mas depois teve uma virada que deixou a desejar. Nem a Kim Mi-Kyung, a ajhuma que aparece em todo dorama fez diferença, pois seu papel não era muito divertido. Pelo menos para mim, não foi tão satisfatório quanto anos atrás, que para mim eu daria uma nota 10, mas hoje...

Nota 8/10


Dica de Destaque

Divagando o melhor de Better Call Saul no Divagando Sempre

  Olá Divas e Divos. Hoje trago essa série que não vi ninguém comentando tanto quanto Breaking Bad e é boa tanto quanto.  A HISTÓRIA  Ji...