sábado, 17 de fevereiro de 2024

[Review] O gabinete de curiosidades de Guilhermo Del Toro - Divagando Sempre

 

Ano de lançamento 2022

1 temporada 8 episódios 

Direção Guilhermo Del Toro 




Sinopse 

Macabra e deslumbrante, essa coleção de terror conta com oito histórias arrepiantes e cheias de pesadelos grotescos.


Trailer 






Lote 36 ( Guilhermo Navarro )

Um homem endividado mantém um depósito cheio de artigos misteriosos para vender, mas acaba se metendo em uma situação desesperadora.




Ratos de cemitério ( Vincenzo Natali )

Um ladrão passa por um labirinto de túneis cheio de roedores para chegar ao túmulo de um milionário.




A Autópsia ( David Prior )

Para desvendar o mistério de um cadáver encontrado na floresta, um xerife experiente pede a ajuda de um velho amigo: um médico legista. 




Por fora ( Ana Lily Amirpour )

Tentando se encaixar no trabalho, a esquisitona Stacey começa a usar um creme famoso, que provoca uma reação  arrepiante e uma transformação perturbadora.




Modelo de Pickman ( Keith Thomas )

Com suas obras de arte assustadoras, o introvertido Richard começa a alterar o senso de realidade do estudante Will.




Sonhos na casa da bruxa ( Catherine Hardwicke) 

Anos após a morte da irmã gêmea, um pesquisador usa uma droga especial para entrar em um mundo misterioso e sombrio e tentar trazê-la de volta.




A inspeção ( Panos Cosmatos )

Um milionário recluso recebe quatro convidados em sua mansão para uma experiência inesquecível , que acaba virando numa noite de terror.




O murmúrio ( Jennifer Kent)

Depois de uma tragédia, os ornitólogos Nancy e Edgar, se isolam em uma casa para estudar os pássaros. Mas a história do lugar é cheia de tristezas e terrores. 


DIVAGAÇÕES, ANÁLISES E IMPRESSÕES PESSOAIS 

Del Toro consegue transformar pequenos contos em verdadeiras obras de terror. Lote 36 achei mais ambicioso do que assustador, embora ratos de cemitério também tenha ambição, achei horrível pois envolvia ratos. 

A autópsia foi a mais interessante até o momento. Um velho policial pede a ajuda de um velho amigo para fazer autópsia em corpos encontrados em uma mina após desabar soterrando alguns trabalhadores. Então, o médico legista faz uma terrível descoberta. O próximo episódio porém, para mim, deixou a desejar. Foi mais bizarro que assustador. Embora não saiba qual o verdadeiro tema do gabinete de curiosidades, talvez não seja de fato terror, mas sim de histórias macabras ou bizarras. 

Os episódios sobre as obras de artes e a inspeção, foram meio macabros mas não achei tão interessantes. A inspeção foi muito bizarra, pois o início foi super lento, parecia que seria mais sobre drogas, mas depois apareceu um objeto estranho e do nada saiu um monstro de dentro dele... foi totalmente sem sentido. Achei que o idoso que convidou aquelas pessoas para sua casa, fosse fazer experimentos com eles hahaha 

Já o da bruxa e murmúrios, foram mais interessantes. Também tiveram no elenco Rupert Grint, nosso eterno Ron de Harry Potter e Andrew Lincoln, o Rick de The Walking Dead.

O da bruxa, dois irmãos gêmeos são separados, quando um deles vem a falecer. Porém, o irmão vê o fantasma da irmã e algo a puxando através de algo parecido com um portal e desaparecendo. O irmão passa então a vida tentando descobrir meios de encontrar a irmã e trazê-la de volta, sem saber que algo terrível espera por ele. 

Murmúrios foi meio lento e estranho, mas conta com um casal que estuda um determinado tipo de pássaro e vão para um local isolado, para estudá-los melhor. Porém, desde o início, embora a casa fosse enorme, por estar abandonada tinha um certo ar sinistro. No entanto, a mulher passa a ouvir vozes e ver coisas e descobre o trágico passado dos moradores dessa casa. 

Adorei ver Rupert de novo, deu até vontade de ver Harry Potter. Assim como Andrew, embora ver The walking dead não seja minha meta de vida. Devido a vários acontecimentos, parei na 5ª temporada e não tive mais vontade de continuar. 

Enfim, como qualquer conto, são curtos e as vezes desconexos. Não há tempo para ter um começo, meio e fim todo elaborado. Só acho que o da inspeção, o roteirista usou alucinógenos porque a história toda era muito doida. Eu comecei a série um pouco depois de ter sido lançado e sim, parei depois dos dois primeiros episódios e finalmente resolvi dar continuidade. Não porque achei ruim, as vezes faço isso mesmo, começo algo, vou ver outra coisa e depois de muito tempo lembro de ter abandonado algo...

Guilhermo aparecendo no início de cada episódio mexendo naquela casinha pegando algo relacionado ao episódio e fazendo alguma citação, era incrível. Nem todo conto vai ser agradável, mas como toda obra que tem os dedos de Guilhermo, com certeza vai ter uma pitada de coisas bizarras, mórbidas ou sinistras... O que não decepciona na verdade. Me arrependo de não ter visto logo. 



Nota 9/10

sexta-feira, 16 de fevereiro de 2024

[Review] Jogos mortais VI - Divagando Sempre

 Ano de lançamento 2009

Duração 1h 30m

Direção Kevin Greutert

Elenco Tobin Bell, Costas Mandylor, Mark Rolston, Betsy Russel



Trailer




DIVAGAÇÕES, ANÁLISES E IMPRESSÕES PESSOAIS 

Ninguém sabe o que aconteceu com Strahm, a não ser o detetive Hoffman. Ele plantou provas contra Strahm mas não imaginou que as investigações acabariam se aproximando dele. 

Enquanto tenta se livrar dos detetives na sua cola, outra vítima, que por acaso passou pela vida de John, agora sofre o seu pior pesadelo tendo que jogar para sobreviver. 

Jill, ex esposa de John, recebeu após sua morte, uma caixa com o jogo final. Hoffman, toma conhecimento dessa caixa e vai até Jill pegá-la, alegando que ele quem terminará o jogo que John começou. Mal sabia ele que o jogo final seria dele. 








Minhas divagações finais 

Pelo modo como terminou, fica a incógnita se teria uma continuação. Hoffman parecia tão culpado que desde o início eu teria desconfiado dele. 

Se lá atrás quando ele disse que Strahm estaria desconfiado de alguém de dentro da polícia e percebeu que os arquivos de todos os casos referentes a Jigsaw desapareceram e que Hoffman esteve envolvido nas investigações, você desconfiaria de quem?

Não sei porque acharam que o cúmplice de John seria Strahm. Sempre achei que John tinha planejado o próximo jogo para Amanda por não concordar com seus métodos. Fiquei chocada que fazia parte do plano de Hoffman. 

Cada ponta solta dessa saga é amarrada depois. Jill não é menos culpada só porque não participou ativamente dos jogos como Hoffman, pois ela sabia o que John estava fazendo e nunca o denunciou. Por isso sempre achei que por trás de tudo, estaria ela... mesmo ela pedindo a John que parasse, seu semblante em determinados momentos, mostrava que ela sentia uma pequena satisfação pelo que o marido fazia... caso contrário, ela não teria estômago para fazer o que fez, no jogo final.

Esse ainda foi mais eletrizante que o anterior, pois tudo tinha um propósito envolvendo os planos e o passado de John. No final, algumas pessoas de seus jogos, não eram só castigadas por não darem valor a vida, mas por terem passado pela sua lhe nagando uma chance de viver. 

A jornada do investidor foi triste, pois ele lutou pela sua vida e de outras pessoas, mas no final, o jogo não era dele, quem decidia se ele vivia ou morria dependia de outra pessoa. Eu achava que a amante dele quem morreria primeiro... 

Infelizmente investigadores que descobriram sobre Hoffman morreram, mas o final, como será esclarecido no próximo? John já morreu. Seus pupilos acabaram envolvidos no jogo final preparado por ele, qual será a história dos próximos? Sendo assim, como pode ter tanta sequência sendo que o personagem que começou isso morreu no início? Seria mais instigante se o Jigsaw passasse todo esse tempo sendo ainda desconhecido. 

Mas gostei das pontas soltas sendo amarradas. John era tão vingativo que cada pessoa que lhe negou a chance de viver mais, passou pelo seu jogo mortal. Hoffman foi tão ordinário que deixou um rastro de morte de policiais pelo caminho. E sua atuação era péssima, pois desde o início ele dava a entender que era culpado hahaha 

Ansiosa para saber como será os próximos filmes... 

Nota 9/10

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2024

[Review] Jogos mortais V - Divagando Sempre

 

Ano de lançamento 2008

Duração 1h 38m

Direção David Hackl

Elenco Tobin Bell, Scott Patterson, Costas Mandylor, Betsy Russel, Donnie Wahlberg



Trailer 



DIVAGAÇÕES APRESENTANDO A HISTÓRIA 

Seguindo o final do IV, pensava-se que apenas o investigador Hoffman tinha sobrevivido as armadilhas sangrentas de John. Porém, uma outra vítima sai com vida, o policial Strahm. Após se recuperar dos ferimentos pela tentativa de fuga, ele tem em mente que John tinha outro cúmplice, fora Amanda, que agora estava fora do jogo. 

Obcecado em encontrar esse cúmplice, afastado da polícia para recuperação e por ter infringido as regras, ele decide investigar por conta. Seu principal suspeito é Hoffman. 

Hoffman por sua vez, faz com que tudo indique que o cúmplice de John na verdade, era Strahm. Enquanto persegue Hoffman indo nos lugares dos jogos, é contado como as vítimas chegaram ali e como Hoffman se aliou à John. 





Minhas divagações finais 

A cada filme as provas vão ficando mais sangrentas. Se eu parei de ver a saga anos atrás porque não aguentava ver membros decepados, imagina se tivesse continuado. 

Minha dúvida seria apenas se o primeiro filme foi um tiro de sorte e as continuações foram projetadas depois, ou se a história já estava toda pronta. Porque minha gente, confesso que essas sequências trazendo as vítimas anteriores e com soluções de como foram parar lá, estão sendo deveras interessante. 

Jamais imaginei John casado hahaha se bem que a Jill as vezes faz umas caras e bocas perturbadoras. Não duvido nada no final ela ser uma das cúmplices dele hahaha principalmente quando ela recebe a "herança " deixada por John. 

Na verdade achei meio confuso e o mais fraco da franquia até agora. Quando John deixou seu legado para Hoffman, já era de se imaginar que nem ele muito menos a Amanda seguiriam a risca os passos de John com sua ideologia de que não matava ninguém. Ainda acho que a Amanda foi a pior personagem de todos. 

Eu vivia confundindo o Hoffman e o Strahm, mas vendo algumas partes pela segunda vez, passei a entender melhor. Também fica confuso pois as voltas no tempo atrapalham um pouco. Revendo a cena onde Strahm procura o momento em que Hoffman conhece e se alia a John, finalmente entendi essa parte da história. Pois como misturam o antes e depois e com o momento de agora enquanto viam a cena passada, me confundiam muito. 

Hoffman pegou o assassino de sua irmã e fez o trabalho do pêndulo como se fosse Jigsaw quem tivesse feito. Assim, John pega Hoffman e da aquele sermão sobre vingança e de como a imitação dele foi mal feita e tals e acaba ensinando seus métodos e como deve jogar. No fim, Hoffman armou para Strahm parecer culpado e Jill obviamente teve sua participação...

Achei esse tão desinteressante que nem me apeguei a detalhes nem prestei muita atenção. É assistível, porém, nada tão marcante quanto o primeiro. E só tenho a dizer, que a maioria dos detetives se deram mal, porque não ouviram o Jigsaw... E como a perseguição frenética de Strahm pelo Hoffman foi o foco maior, as outras vítimas nas armadilhas ficaram meio fora da trama... quero dizer, faz parte dos jogos do Jigsaw, mas para aquele momento, não teve muito sentido...

Eu havia iniciado a franquia como maratona de Halloween no ano passado, mas não consegui terminar. Então resolvi fazer isso agora... 

Nota 6/10

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2024

[Review] Na cola dos assassinos (documentário) - Divagando Sempre

 

Ano de lançamento 2021

3 temporadas 



Trailer 




1ª temporada 4 episódios 

1- Contagem de corpos: o assassino de Green River

Os assassinatos de mulheres em uma região próxima a Seattle assombraram investigadores por décadas. Mas, com a evolução da ciência forense, o cenário começou a mudar. 


2- Caçadoras de homens: Aileen Wuornos 

Em 1990, assassinatos em série cometidos na Flórida levam os investigadores a se disfarçarem para chegarem a uma suspeita inesperada. 


3- Mentiras verdadeiras - Parte 1: o assassino das carinhas felizes

Suspeitos estranhos, confissões questionáveis e novas versões do crime confundem os detetives na caça ao assassino de uma mulher no início dos anos 1990


4- Mentiras verdadeiras - Parte 2: o assassino das carinhas felizes

Uma carta com revelações surpreendentes reabre um caso  aparentemente encerrado,  colocando em dúvida aqueles que foram presos pelo crime. 





Minhas divagações finais 

O documentário, como o próprio título diz, fala sobre assassinatos que devido a tecnologia na época ainda ser escassa, os detetives contavam com investigações mais demoradas. Felizmente conseguiram encontrar os culpados. 

O segundo episódio conta sobre uma serial killer mulher, coisa rara de acontecer. Tanto que, foi após soltarem na mídia, um retrato falado da suspeita, que conseguiram chegar perto da assassina. Seu caso foi tão inédito que até foi contada através de um filme conhecido por Monster: desejo assassino, interpretado por Charlize Theron. Embora no filme, que eu me lembre, tenham contado mais detalhes sobre a vida de Aileen e seus motivos para matar, no documentário, o foco maior foram as investigações. 

O último caso foi de um corpo encontrado e as investigações levaram até um homem. Sua esposa, alguns anos mais velha, planta uma prova incriminadora para acusar o marido, pois este a agredia e querendo se livrar dele, o acusa do assassinato. Depois ela confessa que acabou ajudando o marido e os dois são presos. Mesmo achando o caso estranho, as provas e a confissão indicavam que o casal estava envolvido. Após alguns anos na cadeia, o verdadeiro assassino passa a mandar cartas para a polícia dizendo que prenderam as pessoas erradas e que ele era o verdadeiro culpado. Depois de conseguirem provas e encontrar o sujeito, o casal é solto. 

Ao perguntar a senhora por que mentiu sobre o caso, ela disse apenas que queria se livrar do marido... E ser presa era melhor do que denunciá-lo? De qualquer forma, o ego do verdadeiro culpado não deixou que o casal ficasse como os verdadeiros assassinos. Mas se ele agisse novamente com o casal preso, a polícia acabaria descobrindo a verdade com o tempo. Já que a senhora não parecia se importar de estar presa. Já o marido... 

Enfim, pensei que o documentário fosse diferente. Que se tratasse de casos antigos que foram resolvidos anos depois com a ajuda da tecnologia. Mas foi mais como no título mesmo, na cola dos assassinos. Mesmo porque, a maioria dos crimes acabam se resolvendo. 

Já vi vários documentários criminais, e confesso que achei esse mais sentimental. Pois os investigadores que trabalharam no caso na época, ao relatarem suas experiências como encontrando os corpos e procurando os suspeitos, alguns revisitando os locais dos crimes, ficaram bem emotivos. 

No mais, os crimes são hediondos, os episódios e a temporada são curtinhas, as histórias não são prolongadas demais só para dar o tempo do filme, é direto e conclusivo. Para um documentário é muito bom.

Nota 10/10


terça-feira, 13 de fevereiro de 2024

[Review] Desaparecida: O Caso Lucie Blackman - Divagando Sempre

 

Ano de lançamento 2023

Duração 1h 22m

Direção Hyoe Yamamoto



Trailer




DIVAGAÇÕES APRESENTANDO A HISTÓRIA

Lucie Blackman, uma jovem britânica que viajou para o Japão, desaparece. Seu pai e sua irmã viajam até o país para acompanhar as investigações. 

Lucie, comissária de bordo, havia decidido tirar um ano sabático e ela e sua amiga foram para o Japão. Embora tivesse um visto de turista, Lucie conseguiu um trabalho em um clube localizado em Roppongi, na capital. Porém, o clube exigia que as anfitriãs (hostess) fossem a encontros pagos com seus clientes. Mas, segundo algumas entrevistas com moças estrangeiras que faziam esse tipo de serviço, não havia nenhum envolvimento sexual. Elas eram pagas somente para acompanhar os homens e beber junto com eles.

Lucie teria tido seu primeiro encontro desses com um homem e estava animada, segundo sua amiga, que foi a última a falar com Lucie, pois depois desse encontro, não foi mais encontrada. 

O pai de Lucie, desesperado e ainda com esperança de encontrar a filha viva, não estando acostumado com as diferenças de leis entre seu país e o Japão, começou a instigar a mídia, forçando o Japão a fazer uma investigação internacional. Vários policiais foram chamados para colher informações na capital. 

Após descobrirem alguns casos em que as hostess voltavam se sentindo mal depois de um encontro com um determinado cliente, as investigações começaram a tomar um rumo, mas se quisessem encontrar Lucie com vida, precisavam agir com cuidado. 

Muitas teorias e especulações foram apresentadas, mas felizmente encontraram o suposto cliente misterioso. Segundo investigações, ele dopava as moças, abusava delas e ainda as filmava. Foram encontradas diversas fitas VHS com diversas mulheres sendo violentadas. Apenas de Lucie nada foi encontrado que poderia provar que o suspeito esteve com ela. Mesmo após sendo preso, ele jamais confessou seus crimes muito menos que conhecia Lucie.

Mas, os policiais japoneses continuaram procurando algum indício entre as propriedades do acusado, refazendo seus passos até o último dia de vida de Lucie, até que finalmente a encontraram...






Minhas divagações finais 

Primeiro, não existe lugar no mundo totalmente seguro quando existe seres humanos. O Japão, por ser um país que sofreu no passado, também teve lá suas parcelas de monstruosidade, mas conseguiram superar e se reerguer, se tornado um país de primeiro mundo. A educação nas escolas, no trânsito, a limpeza das ruas e muitas outras coisas de dar inveja no Brasil, não quer dizer que seja um lugar imune a pobreza ou crimes. 

Eles só não ficam expondo essas falhas, pois não é algo a que se orgulhar. Existem lugares sujos lá sim, moradores de rua, crimes sexuais ou vingança, familiares que matam os pais pela herança, como qualquer outro país. Estou dizendo isso, pois logo no início, acho que era um jornalista, enfatizou que por o Japão ser conhecido por ser um país onde dificilmente acontecia um crime, uma jovem britânica havia desaparecido. 

Mas vamos lá. Lucie trabalhava como Hostess em um clube na capital. Tóquio é com certeza o maior local do Japão onde se pode encontrar pervertidos, ainda mais em clubes...

Detalhes sobre a vida do criminoso não foram expostas, só que ele era  bem de vida e odiava as mulheres. Ele não era assassino, mas um predador sexual. Deixava as mulheres inconscientes, as violentava e ainda filmava o ato. Muitas delas nem faziam ideia de que haviam sido violentadas. Após voltarem de encontros com o criminoso, só relatavam sentirem uma dor de cabeça. Achavam que tinham bebido demais e adormecendo na casa do suspeito. 

Porém, uma das mulheres, acabou morrendo no hospital, devido ao que o criminoso usava para deixar as mulheres inconscientes. Ele mesmo a levou ao hospital mas dizendo que esta sofria uma intoxicação alimentar. Então não havendo suspeitas, nem uma autópsia foi feita. Felizmente um rim ( eu acho ) havia sido guardado e foi comprovado restos do que o criminoso costumava usar. 

Quando finalmente encontraram Lucie, não era do jeito que todos gostariam... ainda assim, demorou para ele ser acusado, embora sua pena já fosse prisão perpétua devido às outras acusações. E apesar de Lucie ter sido a última vítima a ser encontrada, se não fosse por seu desaparecimento, Joji Obara jamais seria encontrado e quem sabe quantas outras vítimas continuaria fazendo?

Crimes sexuais, predadores sexuais, tráfico sexual... fiquem atentos, existe em qualquer lugar do mundo...

Nota 9/10

segunda-feira, 12 de fevereiro de 2024

[Review] Dinheiro à mesa ( reallity gastronômico 2ª temporada) - Divagando Sempre

 

Ano de lançamento 2018

2 temporadas 6 episódios 



2ª temporada 

1- The Duck Truck, BBQ Dreamz e Jah Jyot - fast casual 

Os investidores avaliam o potencial da comida saborosa e rápida. Na disputa: carne de pato, comida filipina e uma experiência indiana completa.


2- Baba G's, KraPow, XXVI- novos asiáticos 

Os investidores avaliam um hambúrguer com especiarias indianas, a autêntica comida tailandesa e uma fusão única entre sabores do Nepal e da Índia.


3- MATR, Pilgrim, Blue Caribou Canteen - nova cozinha internacional 

Os investidores avaliam pratos com sabores escandinavos ousados, um novo estilo de culinária regional espanhola e poutine, um clássico canadense.


4- Sustainable Food Story, Skaus, Devi's -  sustentável 

De olho no consumo consciente, os investidores experimentam os pratos de um café orgânico, delícias de um restaurante sazonal nórdico e um menu baseado em vegetais.


5- Tiger Bites, Burmese Kitchen, Really Rice - Grab and Go

Conceitos ambiciosos de comida para viagem vêm na forma de frango frito com pão asiático, sopa de peixe da Birmânia e arroz com um toque internacional.


6- Coracle, Oxalis, Hodge & Huggett - britânicos modernos 

Os investidores provam costela de boi com raiz de aipo, pato assado e um prato com milho e trufas.




DIVAGAÇÕES APRESENTANDO A HISTÓRIA 

Nessa segunda temporada, houve algumas mudanças. Agora os concorrentes são 3 iniciais que farão seus pratos de destaque em seus cardápios, para 4 investidores. Através do interesse deles, apenas um será escolhido. E o escolhido terá um restaurante provisório com seu logo e o designer que deseja para seu restaurante e terá dois dias para convencer os investidores que valem a pena investir neles.



Minhas divagações finais 

Foi muito sábio mudar um pouco as coisas nessa segunda temporada. Na anterior os participantes eram duas equipes e se algum investidor tivesse interesse neles, eles tinham 3 dias para se prepararem. No primeiro eles abriam ao público por metade do preço e o apresentador que comia e dava uma olhada no lugar. No segundo dia os investidores iam para um almoço privado e davam conselhos no que poderiam mudar para o dia seguinte. No terceiro dia abria ao público novamente e aos investidores que além de observarem como seria o atendimento ao público, também queriam ver se houve mudanças positivas. 

Nessa segunda temporada, os investidores eram 4 e provavam primeiro a comida de 3 participantes, mas somente um teria o restaurante provisório e a chance de conseguir um investidor. 

Não vou negar que amei essa mudança, pois ficaria meio repetitivo. Mas a tensão vem em dobro desde o início, pois conhecemos os participantes, suas histórias e alguns pratos e ficamos na torcida e nem sempre o escolhido é aquele para quem estávamos na torcida. 

O que acho mais incrível, é a adaptação dos participantes para um local maior, pois todos vêm de barraquinhas ou food truck, acostumados com espaços pequenos, pouca gente os ajudando e mesmo que os clientes sejam em quantidades até que grandes, em um restaurante servindo mesas, é uma mudança significativa. 

Claro que alguns investidores podem parecer frios ao ignorarem potenciais restaurantes, mas como empreendedores, eles veem anos a frente e se alguma coisa os faz duvidar do progresso do restaurante, não tem porque eles investirem em algo que em dois anos, não trará retorno. Ninguém quer sair no prejuízo, mesmo querendo ajudar pequenos empreendedores né. E os participantes embora saiam sem seu sonhado restaurante, pelo menos adquiriram experiência para o futuro. 

Nota 10/10

domingo, 11 de fevereiro de 2024

[Review] O mistério do 5 estrelas ( livro ) - Divagando Sempre

 

Ano da primeira publicação 1981

Páginas 154

Autor Marcos Rey



DIVAGAÇÕES APRESENTANDO A HISTÓRIA 

Léo é um jovem que acabou de ser contratado para trabalhar em um dos melhores hotéis da cidade, o Emperor Park Hotel, como mensageiro, indicado por seu amigo porteiro, Guima. 

Certo dia, ao atender um chamado de um hóspede muito conhecido do hotel, enquanto esperava na porta, Léo repara que o hóspede, conhecido como Barão, não estava sozinho. Através do espelho do banheiro, ele vê um homem com aparência indígena fechando a porta. Momentos depois quando retorna ao quarto do Barão, ao se abaixar para pegar o jornal que deixara cair, Léo repara em alguém escondido debaixo da cama. Imediatamente suspeita que seja um corpo e que o Barão é um assassino, ao notar manchas de sangue em seu roupão. 

Ao comentar o ocorrido com Guima, assim que o Barão sai do quarto, eles vão junto com a camareira dar uma olhada mas não encontram nada suspeito. Incorformado, Léo vai até a lavanderia pensando que pode encontrar algo o que de fato acontece, mas é nocauteado e quando acorda, recebe uma acusação de roubo. Quando encontram um isqueiro caro em seu bolso, ele é demitido na hora. 

Mas ele tem certeza do que viu e passa a investigar com a ajuda de Guima, mas quanto mais chegam perto da verdade, mais Léo corre perigo e depois de se esconder no apartamento de Guima, ele vai para a casa de seu primo Gino. Lá, com um parceiro para bolar planos, eles conseguem aos poucos juntar provas e ir mostrando ao delegado, que mesmo acreditando que Léo sofra de distúrbios mentais, no fim, precisa aceitar a verdade, o Barão não é quem aparenta ser...


Minhas divagações finais 

O mistério do 5 estrelas, fez parte da minha adolescência junto com a coleção Vaga-lume. Meu sonho era ter essa coleção na minha estante, mas não para reler, só para ostentar mesmo hahaha mas como não consegui, resolvi reler alguns títulos que eu amava na época. 

Mas, para variar, não lembrava que tinha momentos de ódio nessa leitura hahaha primeiro, o delegado era desses incompetentes que preferem acreditar que um jovem humilde é ladrão e louco, do que um homem rico ser assassino porque faz caridade... todas as pistas que Léo enviava para o delegado, eram abafadas pelo Barão, mas Léo jamais desistiu. 

Ficou foragido na casa do primo, até se escondeu na casa da Angela, sua paixão e que ficava confuso se eram namorados ou não. Mas o pior de tudo, foi a ingenuidade deles, quando a repórter procurou o pai de Léo, dizendo que estava interessada na história dele e que gostaria de marcar um encontro secreto com ele. Gente, quer coisa mais suspeita do que isso? 

Mas o que sempre gostei nessa história, como na época era adolescente, eram as investigações. Léo passou por perigos que hoje em dia seriam fáceis de ser resolvidos. Mas naquela época, ele precisou de muita paciência e inteligência para desmascarar o Barão. E que jovem não encontraria nessa leitura, uma aventura mesmo que arriscada, mas divertida? 

Outros livros dessa coleção que me marcaram foram Um cadáver ouve rádio e A marca de uma lágrima. Não tenho certeza se li todos os livros da coleção, mas mais da metade com certeza li. Eu vivia na biblioteca da escola. Claro que reler depois de adulto tem-se uma perspectiva diferente de quando se era adolescente, mas a nostalgia está presente com certeza. 

Apesar de ser voltado mais para o público jovem, recomendo para qualquer idade. 

Minha nota de satisfação pessoal 10/10

sábado, 10 de fevereiro de 2024

[Review] Ghislaine Maxwell: poder e perversidade - Divagando Sempre

 

Ano de lançamento 2022

Duração 1h 41m

Direção Lisa Bryant, Maiken Baird



Trailer 




DIVAGAÇÕES APRESENTANDO A HISTÓRIA 

Depois que Epstein foi preso, Ghislaine desapareceu. A incógnita era o por que no momento em que Epstein foi preso, Ghislaine nem sequer foi procurada? Por sorte, conseguiram prendê-la antes que fugisse do país.

Então começou um novo pesadelo para as sobreviventes, que teriam que reviver aquele horror novamente ao irem ao tribunal depor contra Ghislaine. Esta, negou até o fim que tivesse algum envolvimento nas coisas ilícitas de Epstein.

A família de Ghislaine tentou a todo custo inocentá-la, mas dessa vez, sua influência não a ajudou e as vítimas dessa vez tiveram justiça. 





Minhas divagações finais 

Quem acompanhou o caso ou a série documental de Jeffrey Epstein, vai continuar a saga, dessa vez com Ghislaine Maxwell, companheira de Epstein. Sua história é contada em pouco menos de 2 horas e alguns relatos são repetidos da série.

Ghislaine foi tão culpada quanto Epstein, uma vez que em muitos casos ela estava presente nos abusos e principalmente era ela quem recrutava as menores para Epstein.  Aqui foi contada sua história, as acusações contra ela e seu veredito final.

Nesses casos, sempre me questiono sobre o trabalho do advogado de defesa. Tentaram a todo custo intimidar ou culpar as vítimas. Defender um criminoso, mesmo que seja seu trabalho, não deve ser algo fácil e caso percam o caso, como fica a carreira deles? Não só por perderem mas também por terem defendido um criminoso. 

Ghislaine por ser mulher, foi tremendamente horripilante fazer o que fez. Pois as meninas a conhecendo se sentiram mais seguras com ela por perto, sem imaginar suas verdadeiras intenções. Muitas meninas devem ter pensado que estando com ela nada poderia acontecer, quando muitas vezes o abuso começa com a própria Ghislaine. 

Não acho que esse documentário deveria ter existido, embora o caso dela só tenha sido concluído após o documentário do Epstein. Mas, para quem for assistir um atrás do outro ainda vale a pena. Também serve de alerta para pais e filhos de como esses abusos podem acontecer. De como uma "amiga" pode acabar levando sua filha para um predador ou para casos piores. Não é de hoje que existe esses doentes e não parece que o combate à esse crime hediondo esteja no fim. Então, todo cuidado é pouco. Vidas são destruídas por pessoas como Epstein e Ghislaine e como vimos, os influentes e ricos podem demorar anos para serem descobertos ou presos. 

O filme seguiu a mesma temática da série, mas como era mais curto, as voltas no tempo foram menores. Obviamente as famílias e a própria Ghislaine não quiseram participar do documentário. Só acho que sua condenação poderia ter sido muito maior... Embora mesmo que ela saia com 10 anos de prisão, já estará bem velha...

Nota 6/10


sexta-feira, 9 de fevereiro de 2024

[Review] Jeffrey Epstein: poder e perversão - Divagando Sempre

 

Ano de lançamento 2020

1 temporada 4 episódios 



Trailer 




DIVAGAÇÕES APRESENTANDO A HISTÓRIA 

Epstein, um homem bilionário, passou a chamar atenção após várias denúncias de adolescentes por assédio sexual. Inicialmente, as primeiras vítimas foram desacreditadas pelo poder de Epstein.

Mas, enquanto seu esquema de pirâmide sexual aumentava, a polícia decide após 7 meses de investigações, que já está na hora de uma busca em sua casa em Palm Beach. Palco de várias denúncias de jovens menores de idade, onde alegavam que iam até lá para receber 200 dólares em troca de uma massagem. Porém, descobriam que eram levadas a fazer muito mais do que massagens. Aquelas que negavam algum contato a mais, eram pagas para trazer outras garotas para Epstein em troca de mais dinheiro. 

No entanto, perspicaz, Epstein antecipa o mandato de busca, e retira muita coisa incriminadora de sua casa. Ainda assim, foi um bom começo para a investigação, que comprovou a veracidade das denúncias das jovens, ao relatarem os aposentos de Epstein. 

Mesmo assim, devido a sua influência e dinheiro, Epstein cumpriu pouco mais de 12 meses na prisão, porém com cela privilegiada e direito a saída durante a semana para trabalhar. Depois disso, as investigações contra ele foram arquivadas em troca de um acordo sigiloso, pegando todos de surpresa. 

Então, por mais de uma década, Epstein continuou com sua pirâmide de escravas sexuais, até que finalmente foi preso e enquanto esperava pelo julgamento, foi encontrado enforcado em sua cela.






Minhas divagações finais 

Epstein foi um caso hediondo e muito falado, pela polêmica de sua ilha particular, ter sido frequentado por diversas celebridades. Embora nem todas fizessem parte de seu esquema de abuso sexual de menores, sempre fica a dúvida né. Mas, o documentário focou mais nas vítimas de Epstein e como tentaram denunciá-lo, pois a maioria eram ameaçadas por seus homens, principalmente a mando de sua companheira Ghislaine. 

No entanto, ele só foi preso mesmo quando surgiu o movimento #MeToo, que criou uma onde de denúncias contra assediadores e estupradores nos Estados Unidos. Então reunindo provas, as autoridades foram obrigados a julgá-lo e condená-lo. Dessa vez seu dinheiro ou influência, não poderiam ajudá-lo.  

Mas, diferente da prisão anterior, ele foi preso em um local totalmente diferente e ele sabia que não sobreviveria de qualquer forma. A questão que ficou foi: ele realmente se enforcou ou alguém fez isso com ele? Mas no final, o resultado foi o mesmo, as vítimas se sentiram injustiçadas, pois nem teve um julgamento. Elas nem puderam ser ouvidas. 

Os documentários da Netflix, principalmente os criminais, seguem sempre um mesmo padrão. Apresentam o culpado, depois as vítimas, as investigações, depoimentos de advogados e policiais que acompanharam o caso na época e a conclusão. Mas, o que as vezes cansa, é a passagem do tempo que fica naquilo de passado e presente, toda hora indo e voltando. Eu preferia que por exemplo, começou com as denúncias de duas irmãs nos anos 1996 se não me engano. Daí pulava para o ano 2002, depois voltava, depois ia para 2006 e assim por diante. 

Para quem não acompanhou as notícias na época, é muito bom para entender o caso. Epstein escolhia suas vítimas, mais vulneráveis, enquanto fazia a massagem procurava saber sobre as vidas das jovens, para assim poder manipulá-las com dinheiro. Muitas, por serem jovens demais, não sabiam o que fazer, o que era certo ou errado, precisavam de dinheiro e só foram aceitando. 

Algumas até tentaram fugir mas foram ameaçadas e até mesmo aquelas que não tinham mais contato com ele, eram ameaçadas se tentassem denunciá-lo.  Epstein por ser bilionário e se relacionar com pessoas famosas, algumas no ramo da política, as usava como escudo, sendo assim, ficou imune as investigações por anos, mesmo sendo um forte suspeito de suas atividades duvidosas. 

Os relatos das vítimas são impressionantes e chocantes. E o pior é saber que apesar de hediondo, Epstein ainda pode ser a ponta do iceberg em se tratando de pedofilia e tráfico sexual. Em toda a série no final, saía uma nota sobre Ghislaine que se dizia inocente de todas as acusações. Tanto que em 2022 saiu um filme documental contando sobre sua prisão e julgamento. 

Antes de Epstein ser preso, tentaram fazer com que as vítimas parecessem as culpadas, referindo-se a elas como jovens prostitutas. As duas irmãs, as primeiras vítimas que o acusaram, Epstein em defesa disse que elas estavam apaixonadas por ele e diante de sua recusa, o incriminaram. Realmente, sua morte não chegou nem perto da punição que as vítimas mereciam. 

E pelo tempo em que demorou para seus crimes virem a tona e para ser preso, só mostra como esse tipo de crime é abafado quando a pessoa tem dinheiro e influência. Ou seja, enquanto existir Epsteins pelo mundo, jamais existirá segurança para os jovens... 

Enfim, a história é hedionda, se não estiver preparado não veja, e quanto a produção do documentário, deixou um pouco a desejar. Achei repetitivo e lento demais. Mas, apesar da saída covarde de Epstein, pelo menos ele não está mais entre nós...

Nota 6/10

Dica de Destaque

Resenhando Divagações sobre Noiva de Ali Hazelwood no Divagando Sempre

  Olá Divosos leitores. Trago pela primeira vez algo da autora Ali Hazelwood e que, seria perfeito se não tivesse tanto hot. CONTANDO A ...