segunda-feira, 10 de julho de 2023

Você não está sozinha - Divagando Sempre

 Ano de lançamento 2022

Páginas 278

Autor/a Seraphina Nova Glass



Sinopse 

Faith Finley tem a vida perfeita. É uma psicóloga talentosa com uma carreira em ascensão, autora do best-seller Recomeçar: a vida após o abuso e apresentadora do famoso programa de rádio Você não está sozinha, com a Dra. Faith Finley, em que ajuda mulheres que foram vítimas de abuso a escapar de seus agressores. E ainda tem um casamento digno de contos de fadas com Liam Finley, que não só é um respeitado crítico gastronômico como também um homem bem-humorado e amoroso.

Sua paz é abalada quando um antigo paciente reaparece fazendo acusações que a opinião pública não demora a abraçar. Ainda assim, ela tem um livro novo a lançar e pacientes a tratar. Faith espera que a poeira baixe e que os jornais parem de procurá-la para que com o tempo as coisas voltem a ganhar uma aura de normalidade.

Mas não é isso que acontece.

A vida de Faith sai dos trilhos na noite de lançamento de seu mais novo livro. A noite em que tudo dá errado. Um acidente acontece, Liam desaparece sem deixar rastros, e a polícia suspeita de tudo que Faith diz. Ou ela está escondendo alguma coisa ou está ficando louca. Então bilhetes começam a chegar. Recortes de páginas de seu livro com conselhos para as mulheres. "Proteja sua nova casa: Considere colocar novas trancas em janelas e portas."

Conforme as ameaças se acumulam, as dúvidas por trás do desaparecimento de Liam se intensificam. Faith corre perigo, e sua vida depende das respostas para esses mistérios.


DIVAGAÇÕES, ANÁLISES E IMPRESSÕES PESSOAIS 

Com uma sinopse dessas, nem preciso da minha costumeira introdução hahaha então vou direto para minhas divagações finais. 

Devo admitir, foi um suspense de tirar o fôlego, embora em alguns momentos eu tenha duvidado até da própria Faith hahaha 

Inicialmente pensei que fosse algo sobrenatural. O título ser Você não está sozinha sugere várias possibilidades e a capa também ativa a imaginação para outros lados. Mas não, não foi sobrenatural. Eu que antecipei os acontecimentos. No início quando fala do acidente, em que Faith está sozinha e ela pergunta pelo marido, pensei que quando acordasse no hospital diriam que ele havia morrido faz tempo e que por algum motivo ela via ele hahaha 

Mas o desenrolar foi bem mais complexo. Vários suspeitos que foram sendo descartados um por um, até chegar no verdadeiro. Confesso que essa linha de suspeitos foi de tirar o fôlego. Não tinha como não duvidar de ninguém. Até cheguei a pensar que a própria Faith seria louca e teria bolado tudo isso, porque a imagem que passaram dela era de uma verdadeira alcoólatra...

Apesar de sua teimosia em investigar sozinha, embora compreenda suas intenções e desespero, mas sigo dizendo como acho burrice quando as pessoas vão confrontar suspeitos sozinhas, mesmo sendo policiais acho burrice, imagina alguém como a Faith. 

Alguns podem até dizer que já sabiam quem era o criminoso desde o início, eu nunca percebi e olhando para trás e tentando lembrar do início, não tinha nada que revelasse o culpado, só inúmeros suspeitos. Embora, de fato, em algum momento achei o culpado um suspeito, mas logo descartei porque é o que a história faz com a gente.

Só não curti muito o início, quando intercala o antes e o agora. Mas depois que os acontecimentos foram ficando só no momento presente, tudo melhorou. 

Enfim, não é um livro muito conhecido e embora tenha boas críticas, não tem uma nota que te motivaria a ler, mas como eu gosto de ver com meus próprios olhos, fui conferir e me surpreendi. A leitura é fluída, instigante e o desfecho surpreende. Eu recomendo. 

Minha nota de satisfação pessoal 10/10

domingo, 9 de julho de 2023

John Wick 2: um novo dia para matar - Divagando Sempre

 Ano de lançamento 2017

Duração 2h 2m

Direção Chad Stahelski

Elenco Keanu Reeves, Ian McShane, Riccardo Scamarcio, John Leguizamo, Lawrence Fishburne, Ruby Rose, Lance Reddick, Claudia Gerini



Sinopse 

Após recuperar seu carro, John Wick (Keanu Reeves) acredita que enfim poderá se aposentar. Entretanto, a reaparição de Santino D'Antonio (Riccardo Scarmacio) atrapalha seus planos. Dono de uma promissória em nome de Wick, por ele usada para deixar o posto de assassino profissional da Alta Cúpula, Santino cobra a dívida existente e insiste para que ele mate sua própria irmã, Gianna (Claudia Gerini).

Trailer 




DIVAGAÇÕES, ANÁLISES E IMPRESSÕES PESSOAIS 

John Wick vai atrás de seu carro e após recuperá-lo, enterra seu passado como assassino novamente, pensando que agora finalmente está aposentado. Mas, Santino, para quem fez uma promissória para conseguir se aposentar, vem pessoalmente à sua casa cobrar a dívida. O serviço seria matar a própria irmã. John, nega o trabalho mesmo sabendo as consequências mas Santino, não aceitando sua resposta, incendeia sua casa. John então, aceita o trabalho, mas Santino o trai colocando sua cabeça a prêmio, assim, mais uma vez, John, além de tentar se livrar dos assassinos em sua cola, vai atrás de Santino... 






Minhas divagações finais 

No final do primeiro me questionei qual seria a história das sequências, e confesso que me surpreendeu. Achei que seria um ciclo sem fim de contratos mas a trajetória que se segue após sua vingança, foi inesperado. Ele não é mais o caçador, agora ele é caçado. 

Mas vamos por partes. 

Após recuperar seu carro, que achei interessante pois havia esquecido dele, e não com surpresa, estava com o irmão de Viggo, que já sabia que no final John apareceria. Mesmo todo detonado, ele trás o carro para casa e Aurélio diz que pode consertar. ( me pergunto se no próximo John vai conseguir pegar o carro ou isso será esquecido ou Aurélio vai trair John pelo prêmio a sua cabeça?)

Mais uma vez John enterra sua vida de assassino mas é obrigado a voltar por uma promissória. Ou paga a dívida ou morre. Ele procura o gerente do hotel que o aconselha a aceitar o serviço, porque não tem como fugir da dívida. Após o serviço ele estará livre para fazer o que quiser, incluindo acertar contas com Santino, desde que não seja no hotel, obedecendo as regras. 

Era de se esperar que Santino fosse lhe trair e após o serviço concluído, ele põe a cabeça de John a prêmio. Perseguido por assassinos, John tenta escapar ao mesmo tempo que vai atrás de Santino. Infelizmente o covarde se esconde no hotel achando que estará protegido pelas regras de Winston. O que ninguém esperava é que John fosse quebrá-la.

Por um instante achei que Winston fosse proteger John, mas ele controla um império de assassinos, existe regras para controlar os assassinos e quem as quebra, é banido e como John é um assassino excepcional, sua cabeça vale milhões. 

Ou seja, da aposentadoria para a morte de sua esposa, que lhe deu Daisy para ele ter uma vida tranquila, foi para uma corrida entre vingança e se manter vivo. E nesse meio você só é respeitado pelas regras. Por mais incrível que John fosse, assim que o gerente liberou sua caçada, todo assassino que o ajudou antes, agora pode acertar contas com ele. Me pergunto se no próximo vai ter alguém que vai lhe ajudar ou todos, incluindo Aurélio, vão perseguí-lo.  

O mais interessante desse filme, é em como o andamento dessa história seguiu.  Eu, particularmente, não esperava por isso. Comecei o primeiro entusiasmada porque esse em questão já era diferente. John não pegou nenhum trabalho, ele nem sequer havia voltado de fato, foi apenas acertar contas com um sujeito que achava que podia ter tudo e mexeu com o cara errado. Ainda se fez de valentão achando que John não fosse ninguém. 

Comecei o segundo sem muita expectativa mesmo sabendo que a franquia é muito elogiada. E tenho que admitir, vale  a pena cada segundo. Quando Santino aparece, você pensa que as histórias vão seguir assim, sempre alguém vindo cobrar uma promessa antiga. Mas não, o que aconteceu depois mudou totalmente o destino de John para algo sem volta. 

É errado você torcer por ele? Hahaha pelo menos, apesar das perseguições e tiroteios,  os civis ou a cidade não são totalmente destruídas hahaha 

Enfim, super recomendo. Minha nota de satisfação pessoal 10/10


sábado, 8 de julho de 2023

John Wick: De volta ao jogo - Divagando Sempre

Ano de lançamento 2014

Duração 1h 41m

Direção Chad Stahelski

Elenco Keanu Reeves, Ian McShane, Lance Reddick, John Leguizamo, Alfie Owen-Allen, Willem Dafoe, Michael Nyqvist, Adrianne Palicki



Sinopse 

John Wick é um lendário assassino de aluguel aposentado, lidando com o luto após perder o grande amor de sua vida. Quando um gângster invade sua casa, mata seu cachorro e rouba seu carro, ele é forçado a voltar à ativa e inicia sua vingança.

Trailer 










DIVAGAÇÕES, ANÁLISES E IMPRESSÕES PESSOAIS 

John Wick. Quem trabalha nessa área, sabe quem ele é, infelizmente uma pessoa não sabia e mexeu com o cara errado. 

Iosef, filho do mafioso russo Viggo, quando vê John com seu carro no mesmo posto de gasolina que ele, só porque quer, tenta comprar o carro dele, mas John obviamente diz que não está a venda. Não aceitando essa resposta, Iosef mais tarde invade a casa de John, rouba seu carro e mata seu cachorro.

John, havia se aposentado da vida de assassino para se dedicar a vida de casado, mas sua esposa vem a falecer deixando como um último presente, uma cachorrinha com o nome Daisy para lhe fazer companhia. Ele mal teve tempo de ficar com ela quando Iosef a matou. 

Quando Viggo descobre o que seu filho fez, teme por sua vida, pois como já trabalhou com John, conhece sua capacidade e sabe que seu filho já era. Ainda assim, antes de qualquer coisa, ele põe a cabeça de John a prêmio, oferecendo milhões para quem o matar. 

Pessoalmente ele contrata Marcus para a missão, embora tenha um histórico de amizade pessoal com John, ele aceita o trabalho. Porém, outra assassina ambiciosa, Perkins, também vai atrás de John. 

Enquanto isso, John desenterra sua vida de assassino e volta a ativa, dessa vez por motivos pessoais, e sai em perseguição a Iosef, enquanto também é perseguido pelos homens de Viggo.


Minhas divagações finais 

Eu já tinha visto o filme uma vez, mas só me lembrava que John ia atrás do cara que matou seu cachorrinho. Não lembrava do final. 

Muitos podem pensar como Iosef, tudo isso por um cachorrinho? Ou seja, um assassino altamente reconhecido por onde passa, que fez trabalhos quase impossíveis, se jogar nessa perseguição por um cachorro? Mas aí que está, mesmo sendo um assassino sangue frio, por uma mulher ele abandonou essa vida para ter a seu lado, momentos normais com ela. Mas infelizmente adoeceu e faleceu. Sendo tão importante para ele, ela lhe deixou a Daisy, para lhe fazer companhia. 

Pode ser que seus motivos não sejam dignos de um ex assassino, mas foi um objetivo profundo que o fez retornar aquela vida por vingança...

As cenas de ação são excelentes, as leis que existem dentro desse meio, pelo menos valeram para a Perkins, gostei do seu final hahaha já Marcus, não acreditei que ele fosse mesmo aceitar o trabalho de Viggo...

Enfim, agora ansiosa para ver as outras sequências, pois quais serão os motivos para seus trabalhos? John realmente voltou a ativa? Ele quebrou regras e vai ser perseguido pela empresa? Maratonar agora né hahaha 

Minha nota de satisfação pessoal 10/10

sexta-feira, 7 de julho de 2023

Lucas e Nicolas: um amor adolescente - Divagando Sempre

 Ano da primeira publicação 2016

Páginas 272

Autor/a Gabriel Spits



Sinopse 

Aparentemente, eles têm pouco em comum: Lucas não tem talento para o esporte, mas é um gênio na escola. Sua vida social é nula, mas nas redes sociais se vira bem; Nicolas é o fortão da turma, bonito, popular. Suas notas são vergonhosas, mas nos esportes ele se destaca. Suas dúvidas irão uni-los; suas certezas podem ser desastrosas. Em seu romance de estreia, o paulista Gabriel Spits pinta um retrato honesto, cativante e bem-humorado da adolescência nos dias de hoje. Lucas e Nicolas é um romance sobre amizade e homossexualidade, amor e descobertas na fase mais conturbada da vida.


DIVAGAÇÕES, ANÁLISES E IMPRESSÕES PESSOAIS 

Lucas não tem amigos, sua vida social é baseada em bullying principalmente por ser gay. Seu único amigo é Matheus, que conversa todo dia mas online, nunca se viram pessoalmente. Apesar de todos na escola saberem de sua orientação sexual, seus pais não fazem ideia e ele não sabe como se abrir para a família. 

Nicolas acaba de se mudar para a casa de seu pai. Quer começar de novo, sem estardalhaços, se encontrar mas também se manter discreto. O que não acontece, uma vez que sua aparência não ajuda ( já que é loiro, olhos claros, porte atlético e bonito ) e a professora já no primeiro dia não o deixou passar despercebido já dizendo a turma que ele é faixa preta em caratê. 

Lucas, não quer mas não consegue tirar os olhos de Nicolas e tem certeza que com esse porte todo, ele é hetero. Apesar de tentar manter a pose de durão, os acontecimentos levaram Nicolas até Lucas...


Minhas divagações finais 

Primeiro livro que leio onde os protagonistas gays não tiveram química nenhuma, pelo menos não senti isso entre eles. Nicolas ficava o tempo todo na defensiva. Claro que eu entendo, ainda mais por tudo o que passou antes. 

Mas Lucas sofreu também. Acho que a história ficou boa mesmo chegando para o final. Quando juntou um quarteto improvável hahaha 

A sinopse que encontrei diz que é o romance de estréia do autor, então vou reconsiderar algumas falhas. 

No fim, apesar da família presente de Lucas, não sabemos como reagiriam ao saberem sobre a homossexualidade do filho. O trabalho do pai do Nicolas só foi exposto quase no final, da forma como ele bebia, cheguei a pensar que seu trabalho era vergonhoso porque nunca falavam sobre hahaha se era só para surpreender no final, comigo não funcionou. 

Em toda conversa online com Matheus, nunca passou a mensagem de algo entre eles, ou que Matheus sentisse algo por Lucas. Nisso, achei um atropelo na história, porque do nada o menino apareceu e nutria sentimentos pelo Lucas? Ainda que, se ele tivesse servido para de repente fazer ciúmes no Nicolas e este despertar para a vida, que apesar de tudo também gostava do Lucas, teria sido mais interessante. 

Não foi de todo ruim, faltou apenas trabalhar um pouco melhor nos personagens e ter dado mais química aos dois protagonistas. Nem que na visão deles pensassem que não rolaria nada, mas por dentro estivessem sentindo algo mais. 

A parte do bullying com o Lucas foi horrível e é uma triste realidade onde nem contar a verdade para os pais ele teve coragem. Se os filhos não tem apoio dentro de casa, o que dirá lá fora mesmo... 

Enfim, apesar dos trancos e barrancos, minha nota de satisfação pessoal 7/10

quinta-feira, 6 de julho de 2023

1BR o apartamento - Divagando Sempre

 Ano de lançamento 2019

Duração 1h 30m

Direção David Marmor

Elenco Nicole Brydon Bloom, Giles Matthey, Taylor Nichols, Susan Davis



Sinopse

Sarah se muda para um condomínio fechado muito concorrido, que seleciona moradores através de um processo seletivo. A comunidade parece tranquila, até o dia em que Sarah descumpre uma regra e vê o seu lado obscuro.

Trailer







DIVAGAÇÕES, ANÁLISES E IMPRESSÕES PESSOAIS

Sarah para se livrar de seus problemas pessoais ( o pai ), se muda para longe para um recomeço. Ela encontra um trabalho e está de olho em um potencial apartamento muito concorrido, onde a comunidade parece tranquila e amigável. 

Sarah consegue o apartamento mas logo na primeira noite, não consegue dormir por causa de barulhos estranhos. Isso se prolonga por vários dias prejudicando seu trabalho e por fim, ela é pega pela comunidade e descobre o segredo terrível dela...


Minhas divagações finais 

Fui conferir o filme porque vi uma indicação dele de alguém dizendo que era muito bom... achei bom de horrível mesmo hahaha 

Confesso que a premissa parecia interessante e para variar achei que era algo voltado ao sobrenatural. Teria sido melhor, pois odiei o desfecho. 

O ambiente em si já era estanho, pois não existe uma comunidade tão perfeita assim. E duvido que a Sarah estava só esperando o momento certo para fugir. Tenho certeza que se não fosse pela colega dela ter aparecido, ela teria continuado com a lavagem cerebral e no fim seria um deles. 

Não curto muito histórias assim, onde uma comunidade parece viver um culto doentio achando que vai melhorar a humanidade. Bem assustador como eles vigiavam as pessoas e como no início se desfaziam dos amigos e familiares usando o celular da vítima. 

Achei a história tão sem graça, que algumas partes pulei. Detesto fazer isso, porque as vezes pode ter algo importante, mas eu não estava suportando mais. Para não sofrer mais ou até mesmo morrer, Sarah se entrega as normas do local e começa a ajudar nos serviços da comunidade. Quando a pessoa fica inútil, ela morre. Mas não de causas naturais, se é que me entende. 

E o final? Típico de filmes de terror, onde fica sem explicação ou portas abertas para sequências... que seria ótimo, pois faltou descobrir quem seria o responsável pelo desenvolvimento desse culto. Mas no quesito motivos, não gostei. 

Minhas nota de satisfação pessoal  4,5/10

quarta-feira, 5 de julho de 2023

I wanna dance with somebody a história de Whitney Houston - Divagando Sempre

 Ano de lançamento 2022

Duração 2h 26m

Direção Kasi Lemmons

Elenco Naomi Ackie, Stanley Tucci, Nafessa Williams, Tamara Tunie, Clarke Peters



Sinopse 

Descoberta pelo executivo da gravadora Clive Davis, Whitney Houston alcançou a fama na década de 1980 e se tornou uma das maiores cantoras de sua geração.

Trailer 








DIVAGAÇÕES, ANÁLISES E IMPRESSÕES PESSOAIS 

Whitney Houston, quem não conhece esse nome? O filme é inspirado na vida de Whitney e quem a interpretou lindamente foi a atriz Naomi Ackie.  

Quando vemos os artistas em vários trabalhos, ostentando o dinheiro que ganhou, jamais vemos o que se passa atrás das cortinas. 

Inicialmente pensei que Whitney assumiria a Robyn, mas quando fui procurar os parceiros dela ( sim, fiquei curiosa antes mesmo de terminar o filme hahaha) não mencionava nada com ela. Ela se casou com Bobby Brown e teve uma filha com ele. Então segui com o filme para entender melhor. 

Antes de começar sua carreira musical, Whitney conheceu Robyn e começou um  relacionamento com ela. Porém, assim que começou a fazer sucesso, ficou claro que homossexualismo não era aceito pelos pais e nos anos 80, 90, isso era algo inaceitável, muito mais que hoje em dia. Mesmo contratando Robyn para trabalhar com ela, no fim, Whitney optou por ter um relacionamento hétero e se casou com Bobby.

Aqui deixo claro que meu único descontentamento com ela, foi como tratou Robyn no final. Já acho triste quando existe um triângulo amoroso, no caso da Robyn, ela estava lá ao lado da Whitney desde o início e entendo  que talvez ela tenha se sentido pressionada ou quisesse mesmo formar um família, mas poderia ter tratado a Robyn melhor. 

Depois se casou com um cara errado como Bobby, não gostei dele desde o início. Se todo esse drama foi real ou enfeitado pelo documentário não faço ideia, mas acho que o mais triste de tudo, foi seu relacionamento com o pai. Os artistas que ganham muito dinheiro com o sucesso, sempre acabam sendo explorados pelos pais. 

Eu conhecia a Whitney lógico, pela sua voz e pelo filme O guarda costas, que na época que vi tinha sido mais pelo Kevin Costner. Depois soube mais ou menos de seus problemas com as drogas e no ano de sua morte, pensei que fosse por overdose. Quando o filme estava chegando no final, pensei que ela tinha desistido de tudo e se matado, mas que triste terminar assim, quando estava dando a volta por cima. 

Apesar de mais de duas horas de filme, contar uma vida assim, foi meio corrido, mas acho que tudo de importante estava ali, embora bem compactado. E a atuação de Naomi estava impecável.  Sem contar com o Stanley Tucci né, que ator maravilhoso também. 

Enfim, vida de artista não é só fazer show e dinheiro. Muitos entram em colapso pelo cansaço, pressão, entre inúmeros problemas sociais, com fãs, mídia... quem quer ser famoso tem que gostar muito mesmo e ser forte, porque não são  sempre amados o tempo todo. Qualquer deslize e o amor se transforma em críticas e até ódio... 

Não é documentário mas gostei dessa versão da Whitney. 

Minha nota de satisfação pessoal 10/10

terça-feira, 4 de julho de 2023

Desserviço ao consumidor - Divagando Sempre

 Ano de lançamento 2019

1 temporada 4 episódios 



Sinopse 

Essa série documental mostra que a propaganda enganosa e a negligência na produção de produtos populares podem ter consequências gravíssimas. 


DIVAGAÇÕES, ANÁLISES E IMPRESSÕES PESSOAIS 

Episódio 1 - Mundo dos cosméticos

Influencers e estratégias de marketing criam uma sensação de urgência, levando a um mercado de produtos falsificados contaminados com bactérias, arsênico ou coisa pior.

Episódio 2

O cigarro eletrônico, criado para adultos, faz com que muitos adolescentes fiquem viciados em nicotina. E quem ganha com isso é a indústria do tabaco.

Episódio 3

Fabricantes de móveis descartáveis, como a Ikea, usam uma fachada de sustentabilidade para esconder danos ao meio ambiente e produtos tão frágeis que podem até matar.

Episódio 4

As grandes corporações vendem produtos descartáveis de plástico como se fossem recicláveis. Mas a maior parte termina em aterros ou em praias do sudeste asiático.







Minhas divagações finais  

No episódio sobre os cosméticos, achei incrível o número de produtos falsificados, confesso que jamais me passou pela cabeça que existia algo desse tipo. No geral, acabamos compreendendo que essas fabricações ilegais, podem até ajudar financeiramente alguns consumidores mas o que os fabricantes prezam, sempre são os lucros e não a qualidade. 

Não é de hoje que vemos produtos falsificados, o mundo está cheio de bolsas, sapatos, tênis, mas o que me deixou incrédula, é que existem até remédios... até onde o ser humano é capaz de ir para gerar o próprio lucro? 

Como diz um dos investigadores, alguns produtos podem não fazer mal a saúde dos consumidores, mas a maquiagem é algo diferente. Os inúmeros problemas que causam na pele e no corpo com esses produtos mal fabricados é assustador. Você pode até conseguir aquele produto de marca que todo mundo está falando, pode ficar na moda e se sentir bem socialmente, mas nada vale a pena se sua pele ficar prejudicada ou sua saúde. 

No caso dos cigarros eletrônicos, eu já acho que são como os cigarros comuns, você sabe que faz mal, mas se continua, o problema é seu. Eu não acho estiloso, não acho que torna a pessoa mais atraente, quando passo perto de alguém fumando e geralmente solta a fumaça na minha cara, além da vontade de tossir da vontade de falar um monte também. 

Ah mas você nunca experimentou ou você não sabe como é ser estressado... Eu vivo estressada mas felizmente o que me relaxa não destrói meus pulmões nem polui o ar dos outros hahaha e não é porque está na moda e todo mundo está fazendo que vou fazer também. Onde as pessoas acharam que o cigarro eletrônico não faria mal a saúde? O docu é de 2019, vê aí hoje em dia como anda as estatísticas sobre o vape...

Agora, sobre os móveis, achei triste esse episódio. Tanto pelas famílias que perderam os filhos esmagados por uma cômoda mal fabricada quanto pelo desmatamento. Acho absurdo como o ser humano tem capacidade para tanto mas ainda assim, a maior delas é a destruição do próprio planeta. E pior, a negação de que seus produtos são prejudiciais para os próprios consumidores. É tipo, nós fabricamos mas vocês que tomem cuidado...

E realmente, desde que lançaram a campanha de reciclagem, pensávamos que estávamos fazendo o certo ao separar os plásticos para serem reciclados. Mais uma vez, é espantoso como as grandes fábricas, visando apenas seu próprio lucro, sejam capazes de poluir o ar e os rios. 

Notícias, campanhas, protestos, parece que nada disso serve como alerta para nós, em meio a bilhões de seres humanos no planeta, nem a metade se preocupa o suficiente com o destino da humanidade. Já sentimos as diferenças no clima, ainda assim, a maior preocupação das pessoas, é em como ganhar mais dinheiro prejudicando o ser humano e destruindo a natureza...

Acho importante esse tipo de documentário porém inútil, porque não é todo mundo que vai assistir e muito menos se importar.

Mas, minha nota de satisfação pessoal 10/10

segunda-feira, 3 de julho de 2023

O sanatório - Divagando Sempre

 Ano da primeira publicação 2022

Páginas 480

Autor/a Sarah Pearse



Sinopse 

Um resort isolado no alto dos Alpes Suíços é o último lugar em que Elin Warner gostaria de estar. Mas ao receber o convite inesperado para comemorar o noivado do irmão, Isaac, a quem não vê há anos, ela sente que o melhor que pode fazer é aceitar. Assim que chega, em meio a uma forte nevasca, Elin é imediatamente acometida por uma onda de tensão. Além do relacionamento estremecido com Isaac, algo no hotel a deixa nervosa. Antes um sanatório abandonado, o lugar tem um passado sinistro, que só alimenta o clima macabro que o permeia. Quando eles acordam na manhã seguinte e descobrem que Laure, a noiva do irmão, desapareceu sem deixar vestígios, a inquietação de Elin aumenta. Em pouco tempo, a tempestade impede qualquer um de chegar ou sair do hotel, e quanto mais tempo Laure permanece desaparecida e situações estranhas acontecem, mais o pânico se instaura entre os hóspedes e os funcionários confinados no lugar.


DIVAGAÇÕES, ANÁLISES E IMPRESSÕES PESSOAIS 

A história 

Elin vai para um hotel a convite de seu irmão que pretende comemorar seu noivado no local. Elin vai com seu namorado Will mas ela sente desconforto pelo local, que foi reformado onde antes era um sanatório e pelo seu relacionamento conturbado com seu irmão... Elin está de licença do trabalho mas precisará fazer algo quando a noiva do irmão desaparece e uma funcionária é encontrada morta...


Minhas divagações finais 

Pelo título primeiramente pensei que fosse algo relacionado ao sobrenatural. Que por o hotel ter sido reformado nesse local, seria assombrado pelos pacientes que vieram a falecer ali...

Alguns acontecimentos te deixam até tensos imaginando que realmente possa ter algo sobrenatural, mas, tudo vai caminhando para outro lado. 

Achei muito lento a revelação dos motivos de Elin estar de licença assim como exagerados seus traumas para ter tirado a mesma. Não querendo soar insensível, mas já li sobre detetives que passaram por experiências piores que com certeza seria necessário repensar se voltariam ao trabalho... 

Assim como achei lento demais sobre a revelação de quem seria Sam e porque Isaac, seu irmão, deveria lhe dar uma resposta sobre o que aconteceu com ele... A essa altura imaginei outras possibilidades hahaha 

Se a Laure foi uma amiga de infância de Elin, deveria conhecer o Isaac também, depois que as duas se afastaram porque Laure namoraria justo com o irmão da antiga amiga? 

E o Will? Parecia um companheiro ideal mas só vi ele choramingando sobre Elin acionar seu modo detetive quando mistérios começam a surgir, cheguei até a cogitar que ele fosse o culpado hahaha uma mulher desaparecida, um corpo encontrado e Will só pensa em como anda o relacionamento dos dois? Se Elin não fosse policial tudo bem...

E Elin nunca aprende com seus erros. Tirou licença por uma decisão errada de perseguir um suspeito sozinho e depois de tudo o que passou o que ela fez?  Foi encontrar outro potencial suspeito sozinha. Poderia pelo menos ter deixado uma mensagem para alguém dizendo onde ia e se não voltasse para sabem onde procurá-la.  Odeio personagens que tomam essas decisões, porque sempre se dão mal...

Confesso que a leitura é fluída, o suspense instigante, você devora as páginas querendo saber quem é o culpado e quando esse momento chega... Não gostei. Achei os motivos, não digo que não são importantes, mas a autora criou um ar de suspense tão grande, teve vários envolvidos, que no fim achei que algumas vítimas foram puro egoísmo do criminoso e foram tantas voltas, que esperei muito mais dessa história. A vinganca poderia ter acontecido em qualquer outro momento da vida dessa pessoa, mas ela esperou todo esse tempo para fazer isso...

E fiquei sem saber quem era a pessoa de olho na Elin no final... 

Fora o desfecho de todo seu drama particular. Tudo bem que não imaginava realmente aquilo, pensei outras possibilidades, fui para caminhos mais obscuros hahaha mas, de novo, não gostei...

Enfim, um hotel construído em um antigo sanatório abandonado, com um histórico macabro por trás, tinha tudo para ser excelente. Com um pano de fundo tão promissor, tinha várias possibilidades de um desfecho a altura... porém, fiquei decepcionada. Embora, não tenha sido de todo ruim, também não foi excepcional...

Minhas nota de satisfação pessoal 6/10

domingo, 2 de julho de 2023

O mágico de Oz ( filme de 1939 ) - Divagando Sempre

 Ano de lançamento 1939

Duração 1h 41m

Direção Victor Fleming

Elenco Judy Garland, Jack Haley, Bert Lahr, Ray Bolger, Frank Morgan



Sinopse

Dorothy e seu cachorro Totó são levados para a terra mágica de Oz quando um ciclone passa pela fazenda de seus avós no Kansas. Eles viajam em direção à Cidade Esmeralda para encontrar o Mago Oz e no caminho encontram um Espantalho, que precisa de um cérebro, um Homem de Lata sem um coração e um Leão Covarde que quer coragem. O Mago pede ao grupo que tragam a vassoura da Bruxa Malvada do Oeste a fim de ganharem sua juda.

Trailer



DIVAGAÇÕES, ANÁLISES E IMPRESSÕES PESSOAIS 

A história 

Dorothy persegue os tios para tentar explicar o que uma vizinha pretende fazer com Totó que é muito travesso e a incomoda. Mas seus tios tem muito trabalho a fazer e não dão ouvidos a Dorothy. Até que a vizinha chega e com um mandato leva o cachorrinho embora. Mas Totó foge e com medo de o levarem novamente, Dorothy foge. Encontra um vidente no caminho e pede para ir embora com ele, mas ele vê em sua bola de crisfal a tia de Dorothy doente e ela resolve voltar. Mas um furacão se aproxima e os tios se escondem no abrigo deixando Dorothy sozinha na casa, que sai voando com o furacão e quando acorda, percebe que não está mais no Kansas e para voltar precisa encontrar o mágico de Oz. Com ajuda de três amigos, Espantalho, Homem de lata e o Leão covarde, eles seguem a estrada de tijolos amarelos ao encontro do mágico.






Minhas divagações finais

Primeiro, não é nada parecido com o livro. Pelo menos no livro, Dorothy não era uma garotinha insuportável de chata. Segundo, é musical... POR QUÊ? Nem vendo tantos musicais me fazem gostar mais deles hahaha 

No livro ( Sim, vou ficar fazendo comparações hahaha ) a outra bruxa má nunca apareceu logo no início querendo saber quem matou sua irmã e o sapatinho era prata, no filme é vermelho. Por mais que tenha detalhes do livro, alguns foram deixados de lado e outros foram acrescentados. 

Por exemplo, a bruxa boa ( que mais parecia a fada madrinha) não ajudava tanto Dorothy, só no início lhe dando um beijo na testa que a protegia da bruxa má. Os macacos alados só apareciam quando invocados através de uma touca encantada e concediam 3 desejos do portador da touca. No filme eles eram prisioneiros da bruxa má.

No campo de papoulas também teve algumas diferenças mas acho que o mais interessante de mudança, foi como fizeram parecer o que essa viagem era na verdade. A única coisa que me incomodou mesmo foi a parte musical. Pulei tudo, por isso se na cantoria tinha algo relevante, não fiquei sabendo hahaha 

Não foi de todo ruim. Mas ainda acho que o livro foi bem melhor. Mas pela época, apesar dos efeitos deixar a desejar, acredito que ainda assim, seja uma grande produção. Em comparação à atrizes de hoje, em O mágico de Oz não achei a Judy Garland grande coisa, além de lindíssima, mas acho que sua personagem extremamente exagerada também não ajudou. Parecia mais encenação de teatro...

Mas enfim, clássico é clássico. Ainda mais dos anos 30...

Minhas nota de satisfação pessoal 8/10

sábado, 1 de julho de 2023

O mágico de Oz ( livro ) - Divagando Sempre

 Ano da primeira publicação 1900

Páginas 224

Autor/a L. Frank Baum



Sinopse 

Um ciclone atinge a casa onde Dorothy vive com os tios e ela e seu cachorro Totó são levados pela ventania e param na Terra de Oz. Por lá, Dorothy faz novos amigos, vive histórias fantásticas e precisa enfrentar seus próprios medos.


DIVAGAÇÕES, ANÁLISES E IMPRESSÕES PESSOAIS 

Dorothy que vivia tranquila com seu cachorrinho Totó na casa de seus tios no Kansas, de repente se vê sozinha na casa, sendo levada por um furacão sem parar. 

Como não parecia ter outros perigos, ela acaba dormindo com Totó ao seu lado e quando acordam, estão em um local totalmente diferente de Kansas. 

Ela então descobre que matou sem querer uma bruxa má e pega seus sapatinhos para substituir pelo seus e com indicações de que o mágico de Oz, que vive na cidade das Esmeraldas poderá levá-la de volta para casa, ela parte pela estradinha de tijolos amarelos até o castelo do mágico. 

No caminho encontra um pobre espantalho triste, preso em uma estaca de onde Dorothy o tira de lá e quando diz que está indo ver Oz, o espantalho decide ir junto para ver se o grande mágico lhe concede um cérebro. 

Com companhia a jornada se torna mais alegre quando encontram um lenhador peculiar. Ele é todo de lata e está enferrujado em uma única posição segurando seu machado. Dorothy e o espantalho conseguem lubrificar o lenhador que lhes conta sua história e também decide ir junto com eles, na esperança do mágico lhe dar um coração. 

Durante a jornada ainda encontram um enorme leão, que apesar de seu rugido assustador, na verdade é um covarde. Ele também decide ir junto com o grupo esperando que o mágico lhe dê algo para ter coragem. 

Assim, Dorothy, Totó, Espantalho, Lenhador de lata e o Leão, enfrentam adversidades, quase perdem um ou outro membro do grupo, contam com ajuda de aliados, salvam outros, até se encontrarem finalmente com o grande mago. Porém, ele dá outra missão em troca de realizar os desejos de todos. Quando retornam, descobrem que foram enganados mas Oz dá um jeito de realizar os sonhos de todos. Embora Dorothy tinha a chave para ir embora o tempo todo com ela e não sabia...


Minhas divagações finais 

Eu lembro vagamente de ter visto um filme anos atrás e depois, muitas versões dessa história foram feitas. Mas confesso que amei o livro. 

Não me lembrava muito bem da história, mas achei maravilhosa. Pensei que a última  bruxa má daria mais trabalho, mas Dorothy a derrotou fácil. Só achei que um dos desejos no gorro mágico, fosse que os macacos alados fossem libertados da maldição  mas acho que Dorothy não era tão boazinha assim hahaha 

A história foi prazerosa de ler, todos os personagens bem trabalhados e o desfecho foi satisfatório. A revelação do mágico de Oz eu ainda me lembrava mas seu final não. Dorothy apesar de ser jovem, até que foi corajosa e sábia em alguns momentos. 

Minha nota de satisfação pessoal 10/10

Dica de Destaque

Resenhando Divagações sobre Noiva de Ali Hazelwood no Divagando Sempre

  Olá Divosos leitores. Trago pela primeira vez algo da autora Ali Hazelwood e que, seria perfeito se não tivesse tanto hot. CONTANDO A ...