sábado, 29 de abril de 2023

O último reino (Crônicas saxônicas) - Divagando Sempre

 Ano da primeira publicação 2004

Páginas 452

Autor/a Bernard Cornwell



Sinopse

Uhtred, um filho de um dono de terras na Nortúmbria,  foi separado de seu pai devido a invasão dos dinamarqueses. E sendo ainda criança, sua adolescência é afastada dos saxões para viver como um nórdico dinamarquês.


DIVAGAÇÕES, ANÁLISES E IMPRESSÕES PESSOAIS 

A história começa com Osbert, ainda aos 9 anos quando viu dinamarqueses pela primeira vez e de quando ainda não era chamado Uhtred. Nome dado ao filho mais velho passado de geração para geração. 

Seu irmão Uhtred de 17 anos, só tinha uma tarefa a cumprir, mas os dinamarqueses foram superiores e assim Osbert passou a ser o filho mais velho e se chamar Uhtred.

Seu pai comandou um exército de guerreiros para lutar contra os dinamarqueses que tinham um plano secreto e assim, o pai de Uhtred foi morto. Porém, quando este viu o responsável pela morte do irmão, foi correndo na direção do dinamarquês e o atacou com uma espadinha que o dinamarquês achou tão engraçado e ao mesmo tempo tão corajoso, que capturou o garoto para ele. 

Os sobreviventes de seu pai se renderam já que não havia possibilidades de saírem vitoriosos e Uhtred passou a viver sob a proteção de Ragnar, o assassino de seu irmão. Apesar de estar no meio do inimigo de seu povo, ele se sentia melhor na companhia de Ragnar, uma vez que seu pai não gostava de crianças e por isso não tinha muito valor para ele. 

Algum tempo depois, seu tio foi negociar a paz com os dinamarqueses e o resgate de Uhtred, mas Ragnar foi mais rápido o comprando e assim ele permaneceu com eles. Aprendeu sobre seus costumes, histórias e seus deuses, mas ele já sabia em seu íntimo quem ele gostaria de ser no final. 

Uhtred passou anos com os dinamarqueses e sobreviveu à inúmeras tentativas de assassinato por parte de seu tio que usurpou o trono e assim ele perdeu seu lar Natal. 

Ele gostava de ficar ao lado dos dinamarqueses porque ele se sentia livre, pois se voltasse ao lado dos ingleses, teria que aprender a ler e escrever e se tornar cristão. Ele preferia mais lutar e adorar o Deus dinamarquês Odin, que não exigia orações tanto quanto os ingleses. 

Ragnar queria conquistar todo o território inglês e para isso faltava dominar Wessex, comandado por um frágil e pecador príncipe Alfredo, porém apesar de sua aparência, era muito inteligente. 

Apesar de ter um bom coração, Ragnar era impiedoso também. Um evento envolvendo sua filha quando criança, gerou uma vida de vingança vivida por pai e filho que culminou na morte dos dinamarqueses deixando Uhtred mais uma vez sozinho. 

Uhtred vive então entre idas e vindas entre ingleses e dinamarqueses. Ao mesmo tempo que seu sangue inglês clama por tomar suas terras de volta, sua devoção aos dinamarqueses que o criaram, principalmente Ragnar, lhe faz conviver com os dois lados da melhor forma que lhe convém. Agora ele deve sua vida à Ragnar, o filho. 

Embora tenha tentado evitar ficar em qualquer lado da guerra, Uhtred agora tem mulher e filho. Ele continua não querendo se aliar a Alfredo apenas porque não gosta de sua religião, ele não quer ficar só rezando, ele é um guerreiro, um lutador, mas também deve um lado de fidelidade a seu irmão de criação, Ragnar. Eles ainda precisam vingar a morte do pai. 

Mas é no final que Uhtred participa e lidera sua primeira parede de escudos e sai vitorioso...


Minhas divagações finais 

Uau... É tudo que posso dizer. Não esperava realmente gostar dessa história. Confesso que iniciei a leitura somente porque saiu o filme The Last Kingdom e vi que tinha uma série. Quando fui procurar mais sobre, descobri que era baseado no livro. Ou seja, eu só queria ver o filme porque tinha achado interessante e acabei lendo o livro primeiro... E amando. 

Adorei a história de Uhtred, como o conhecemos desde criança e  acompanhamos seu crescimento tanto fisicamente como mentalmente. Tantas coisas que passou e viveu e isso só no primeiro livro ( descobri depois que ao todo são 13... pois é hahaha). 

A escrita de Bernard é deliciosa de se ler, e tão imersiva que muitas vezes me vi na pele de Uhtred. Eu não era muito fã de histórias de época ou sobre mitologias... Mas acho que porque não conhecia escritores certos. Bernard além de nos cativar com Uhtred, nos passa um histórico muito vívido do que poderia ser aquela época. Apesar da violência da guerra, é o que a época exigia, mas não deixa de ser deprimente. Mas imaginar as frotas de navios, as lutas, é incrível ( ainda vou ver a série, quero ver se condiz com minha imaginação, provavelmente vai ser completamente diferente hahaha).

Não dá para negar as perdas de Uhtred. Já foi chocante com o irmão, depois o pai... E eles nem tem tempo para a dor, porque geralmente planejam a vingança e acho que é isso que mantém eles vivos. Com exceção de casos de doença, como o filho de Ragnar. Imagino ainda o que está por vir nesses 12 livros restantes hahaha

Como sempre, traço diversas teorias mas geralmente sempre erro hahaha o relacionamento de Uhtred e Alfredo deve ser útil em algum momento, porque mesmo que Uhtred sempre fuja ou dê a entender que não gosta tanto assim de religião, Alfredo o acha útil talvez por seu porte de guerreiro?  E Ragnar, o filho? Será que vai ter o mesmo destino do pai ou pelo menos antes disso terá sua vingança? Eu particularmente prefiro os dinamarqueses hahaha se bem que, ler e escrever é bem útil, acontece que Uhtred pegou um professor devoto à religião que tornou o aprendizado sem graça... 

Mas, vou sofrer uma ressaca literária e tenho certeza que vai ser difícil encontrar outra leitura tão satisfatória quanto essa... assim que puder, voltarei divagando com o segundo volume. Mal posso esperar para passar horas com Uhtred novamente... 

Minha nota de satisfação pessoal 10/10


sexta-feira, 28 de abril de 2023

Premonição 2 - Divagando Sempre

 Ano de lançamento 2003

Duração 1h 30m

Direção David R. Ellis

Elenco Ali Larter, A. J. Cook, Michael Landes, Tony Todd



Sinopse

Kimberly tem a premonição de que um horrível acidente na estrada matará muitas pessoas, inclusive ela e seus amigos. Assustada com a visão, ela para o carro e impede os que estão atrás de passar. Logo, um policial rodoviário chega e o acidente realmente acontece. Agora, a morte está perseguindo esse grupo de sobreviventes e, um a um, eles estão morrendo como deveriam: na estrada.

Trailer



Fotos








DIVAGAÇÕES, ANÁLISES E IMPRESSÕS PESSOAIS 

Kimberly sai com os amigos e pegando a rodovia ela tem uma espécie de visão, onde se vê envolvida em um terrível acidente, causado por um caminhão carregado de madeira. Assustada ela fecha o trânsito e enquanto tenta convencer o policial da iminente tragédia, o acidente de fato acontece. 

Porém, o policial a salva no momento em que seus amigos morrem. Abalada ela tenta explicar o que aconteceu mas os sobreviventes apenas fazem pouco caso dela, principalmente porque naquele dia, faz um ano em que aconteceu o acidente do avião, onde Alex previu a explosão. 

Somente o policial parece interessado no caso e pesquisa mais sobre o mistério que envolve o avião e seus sobreviventes, onde apenas Clear sobreviveu, enquanto isso, sendo a Morte ou não, ela faz sua primeira vítima dos sobreviventes da rodovia...

Kimberly então procura Clear para saber mais sobre o que está acontecendo com ela e se tem um modo de parar isso, mas Clear não quer se envolver porque já perdeu todos os amigos e ela ainda pode ser a próxima...

Desanimada mas entendendo mais o padrão, que dessa vez é diferente da ordem dos sobreviventes da Clear, Kimberly tenta salvar os colegas mas a morte segue implacável. 


Minhas divagações finais 

Ok, a explicação da sequência foi até satisfatória. Infelizmente o ciclo de mortes do primeiro se encerrou, e com certeza o segundo encerrará no próximo filme, desencadeando histórias sem fim hahaha 

Cada um dos sobreviventes da rodovia, teve algum tipo de contato com os primeiros do avião, escapando de alguma situação de risco mortal. Ou seja, a hora deles seria a morte na rodovia. Confesso que gostei dessa teoria e mesmo que gere contatos de mortes no futuro, foi melhor do que eu havia imaginado hahaha 

Pena que nenhum personagem é poupado, por mais que desejamos que sobrevivam... E as mortes, misericórdia... se não tiver estômago melhor não ver... 

Por ser terror, o que assusta é que no fim, quando compreendem que a morte está no seu encalço, você perde a vida de qualquer forma, uma vez que fica paranoico imaginando que qualquer coisa ou situação pode ser mortal. Não dá para prever o momento exato de sua morte, mesmo observando os sinais e deixar de viver com medo de tudo e todos, é o mesmo que estar morto. Mas em se tratando dos protagonistas que tem as premonições, gostei mais do Alex do que da Kimberly. A Clear ficou maravilhosa no 2... Mas... né... foi só até aqui...

Geralmente quando sobrevivemos à morte, pensamos ser um milagre, mas no filme é o contrário, porque eles sabem que uma hora vão acabar morrendo porque chegou a hora deles e é impossível driblar a morte. 

Agora é aguardar como os dois sobreviventes desse morrerão no terceiro filme e qual será a sequência de rodadas de mortes do próximo. Por enquanto, aguardem pelo próximo filme...

A cena do caminhão gerou vários memes hahaha 

 

No mais, minha nota de satisfação pessoal 8/10

quinta-feira, 27 de abril de 2023

Premonição ( Final destination ) - Divagando Sempre

 Ano de lançamento 2000

Duração 1h 38m

Direção James Wong

Elenco Devon Sawa, Ali Larter, Tonny Tod



Sinopse

Alex Browning está embarcando em uma viagem para Paris. Alex sofre uma premonição, pela qual vê o avião explodir momentos depois de sair do chão. Alex insiste que todo mundo saia do avião e sete pessoas, incluindo Alex, são obrigados a desembarcar. Todos veem quando o avião realmente explode como uma bola de fogo. Ele e os outros sobreviventes brevemente enganam a morte, mas não serão capazes de evitar o seu destino por muito tempo. Um a um, esses fugitivos do destino viram vítimas da morte.


Fotos






DIVAGAÇÕES, ANÁLISES E IMPRESSÕES PESSOAIS

Alex, com 17 anos, vai á Paris como excursão da escola. Mas, momentos antes do avião decolar, ele tem uma visão do avião explodindo e começa a surtar pedindo para que todos saiam. Ele acaba expulso com mais alguns colegas e quando estão discutindo pela perda da viagem, o avião realmente explode.

Investigações são feitas mas ninguém tem explicações sobre o que aconteceu. Porém, Alex não pode ser considerado culpado mas ainda é suspeito. Pensando que escaparam da morte, os sobreviventes tentam seguir com a vida, até que um deles morre...

Tod foi considerado suicida e mais uma vez Alex previu sinais de sua morte, mas quando chegou em sua casa, já era tarde demais. Ele e Clear tentam investigar o corpo do amigo e encontram William, que pensam ser apenas o agente funerário, que os alerta que podem ter driblado a morte, mas ninguém a engana e uma hora ou outra, ela virá buscar o que Alex impediu naquele dia...


Minhas divagações finais 

Eu assisti esse filme obviamente a muitos anos atrás. Infelizmente parei no segundo não lembro por qual razão e depois perdi o interesse hahaha mas como gosto de maratonar filmes, vamos lá ver se essa saga tem um final em algum momento...

Realmente é complicado ser o Alex, prevendo as mortes e acabando sendo suspeito delas, já que na tentativa de salvar a pessoa, ele coincidentemente acaba estando no local, justo na hora de suas mortes. Ele realmente parece o anjo da morte...

Acho que a única coisa que achei meio forçado, foram pequenas coisas mas que para mim, acabaram ficando meio exagerados. Como a água recuando no banheiro de Tod. Acho que se tivessem deixado ela ali, mesmo que se investigando acabasse sendo concluído como acidente, ainda seria uma morte. 

Para mim, teria sido mais interessante se as mortes de fato, parecessem acidentes e não uma perseguição silenciosa da morte. Alex ter descoberto o padrão e quem seriam os próximos foi genial e ele tentando enganar a morte foi bem arriscado... Mas terminando daquela forma, sabemos que teria uma sequência, afinal, dois deles sobreviveram e a morte não ia deixar seu serviço incompleto se chegou a hora da pessoa... Mas no final fica aquela questão, nas outras sequências será o quê?  Um novo grupo que enganou a morte? Aí fica mais do mesmo né...

Mas antes de tirar essa conclusão, vou ver os próximos. Não faço ideia se os dois sobreviventes continuam nos seguintes, tipo Pânico ou Halloween, onde as protagonistas sobreviveram e continuaram até a velhice hahaha seria interessante se sim, por exemplo, os dois conhecem outro grupo de amigos e como esse grupo está ligado a um deles, o círculo de mortes continua enquanto os sobreviventes do primeiro consegue enganar a morte e continuarem vivos... posso estar simplificando ou complicando demais, mas seria mais lógico, na minha humilde opinião hahaha mas vamos ver como essa prosseguiu..  aguardem os próximos filmes...

E esse filme é de 2000 mas parece muito anos 80...

Por enquanto, minha nota de satisfação pessoal 7/10

quarta-feira, 26 de abril de 2023

Tudo de novo, mais uma vez - Divagando Sempre

 Ano de lançamento 2023

Duração 1h 25m

Direção Jonatan Etzler



Sinopse

Em Tudo de Novo, Mais Uma Vez, em pleno dia do aniversário de 40 anos, Amelia (Hedda Stiernstedt) é atropelada por um caminhão e acorda em 2002, com 18 anos e a chance de transformar a vida na perfeição que sempre sonhou.

Mas quando percebe que está presa em um loop temporal e começa a reviver sempre o mesmo dia, ela tem que descobrir o que precisa consertar para literalmente deixar o passado para trás e voltar aos dias de hoje.

Trailer


Fotos 






DIVAGAÇÕES, ANÁLISES E IMPRESSÕES PESSOAIS

Amelia está completando 40 anos, sem amigos, sem relacionamento amoroso e agora sem emprego. Então vai à um bar próximo e vê uma antiga amiga que foi buscar uma encomenda de pizzas, pois também está comemorando seu aniversário. Amelia reconhece Fiona, mas ao contrário dela, que antes comemoravam seus aniversários juntas, hoje ela não tem ninguém...

Se lembrando que em um aniversário elas fizeram uma cápsula do tempo para abrirem quando fizessem 18 anos, Amelia vai procurar a caixa, já que não tem mais amizade com Fiona como antes. Ela encontra seu desejo e ao ler, vê como era fútil, mas quando encontra o de Fiona, o papel é levado pelo vento e ao tentar pegá-lo, ela é atropelada. 

Quando acorda, percebe algo diferente quando seus pais entram em seu quarto cantando parabéns pelo seu aniversário de 18 anos. Ela se olha no espelho mas ainda se vê com 40 anos, embora as outras pessoas a vejam com 18.

Sua melhor amiga da época passa em sua casa e mais tarde irão para a melhor festa de aniversário de Amelia. Mas ao acordar no dia seguinte, o mesmo dia se repete e não importa o que ela mude durante o decorrer do dia, no dia seguinte ela continua acordando no seu aniversário de 18 anos. 

Claro que ela percebe o que mudou durante essa jornada e tudo o que levou para a vida que tem hoje, mas mesmo tentando consertar as coisas ou valorizando as pessoas sendo alguém melhor, no fim, ela entende que tudo sempre foi Fiona...


Minhas divagações finais 

Hoje em dia dificilmente podemos dizer que vimos algo inédito, geralmente é tudo mais do mesmo ou reciclado de outros países. Mas, algumas produções, apesar dos clichês, são ótimos de se ver e Tudo de novo, mais uma vez felizmente é um desses casos. 

Gostei do diferencial de Amelia ter voltado no tempo mas continuar se vendo aos 40 anos, enquanto que todos os outros a viam com 18. Geralmente nesses casos a personagem sempre volta no corpo jovem. 

Claro que isso tudo aconteceria para ela ter um estalo e acordar para ver como sua vida estava nada satisfatória. O que achei bem realista, uma vez que é bem comum perdermos amizades de infância ou namorado de escola quando crescemos. Pena que na vida real não podemos voltar no tempo e aproveitar tudo outra vez...

Mas a história de Amelia e Fiona foi linda. Pena que ela demorou 40 anos para enxergar isso e no fim achei mais triste do que divertido. Mas amei o que ela fez por Fiona no show de talentos da escola, pena que ela demorou para enxergar isso...( repeti a frase de novo hahaha )

Na verdade achei deprimente ficar pensando muito no contexto dessa história, porque Amelia se transformou na adolescência mas decaiu na vida adulta. E terminar solitária nos faz pensar se realmente foi porque gostamos de ser sozinhas ou se não somos boas pessoas de fato... 

Ela acordando dia após dia presa no seu aniversário, passando repetidas vezes aquele dia, realmente chega uma hora em que surtamos hahaha embora o início tenha dado a impressão de comédia, como eu disse, na verdade achei bem deprimente. 

Mas nada que não valorize a obra. Apesar de não ser inédito, adorei ver essa versão clichê de loop temporal infinito hahaha acho que se acontecesse comigo, nunca descobriria como sair dele...

Enfim, minha nota de satisfação pessoal 10/10

terça-feira, 25 de abril de 2023

O 4 malfeitores ( The Big 4 ) - Divagando Sempre

 Ano de lançamento 2022

Duração 2h 21m

Direção Timo Tjahjanto




Sinopse

Quatro assassinos se juntam á uma policial honesta, quando o "pai" deles é assassinado. 

Trailer



Fotos






DIVAGAÇÕES, ANÁLISES E IMPRESSÕES PESSOAIS

A história tem início quando quatro pessoas, infiltradas em um orfanato, eliminam os responsáveis e salvam as crianças do tráfico de órgãos que acontecia clandestinamente. 

Depois dessa missão bem concluída, o mentor do grupo, ou pai, como o chamavam, decide se aposentar, uma vez que sua filha de sangue está se formando na academia de polícia e não sabe nada da vida dupla dele. 

Mas, quando estava tomando a posse, seu pai é encurralado em casa antes de poder sair e assassinado. Topan que foi ver o mentor o encontra já morto, mas a filha chega e atira nele... que consegue fugir. Três anos se passam e Dina além de trabalhar duro, não conseguiu resolver o caso de seu pai.

Porém, ela encontra uma foto antiga dele, com quatro crianças de um vilarejo onde ele morava antes e por causa de um boné, que ela viu em quem ela acha que é o assassino, ela quer ir até esse local investigar o que aconteceu com essas crianças. 

Com a desculpa para investigar sozinha, ela vai para Bersi como se tivesse tirado férias e conhece Topan, que diz nunca ter visto Pietro, o pai deles.

Mas, sem saber, ela é perseguida por assassinos e acaba conhecendo a verdade sobre seu pai e seus filhos adotivos... assassinos. 


Minhas divagações 

Eu super apoio uma sequência para esse filme. Além de muita ação, comédia, corpos exageradamente dilacerados, a história apesar de clichê, foi muito boa. E no final, entendemos porque Dina acabou sendo perseguida. Ou melhor, como sabiam onde ela estava. 

Apesar de terem mostrado os verdadeiros responsáveis pela morte de Pietro, ainda faltou saber os motivos e principalmente porque estão atrás de Topan. Porque se foi falado, eu deixei passar ou não entendi hahaha 

De início, pensei que os quatro malfeitores sairiam do orfanato, que eles cresceriam e se tornariam os assassinos no futuro, não imaginei que eles que salvariam as crianças. Gostei disso. Pensei que Pelor seria um dos assassinos importantes, mas ele não servia para muita coisa hahaha mas a Alpha, gente, que maravilhosa. E o Jenggo, que sniper de elite...

Ou seja, não achei que seria grande coisa mas foi surpreendentemente maravilhoso. Essa mistura de ação e comédia exageradas não fazia muito estilo, por isso fiquei surpresa por ter adorado, mas também acho que os atores ajudaram muito, a química entre eles deixaram o filme ótimo. 

Apesar da violência extrema, foi muito divertido. Super recomendo. 

Minha nota de satisfação pessoal 10/10


segunda-feira, 24 de abril de 2023

O Hobbit: A batalha dos cinco exércitos - Divagando Sempre

 Ano de lançamento 2014

Duração 2h 24m

Direção Peter Jackson

Elenco Martin Freeman, Richard Armitage, Evangeline Lily, Luke Evans, Aindan Turner, Ian McKellen, Orlando Bloom 



Sinopse 

O dragão Smaug lança sua fúria ardente contra a Cidade do Lago que fica próxima da montanha de Erebor. Bard consegue derrotá-lo, mas, rapidamente, sem a ameaça do dragão, inicia-se uma batalha pelo controle de Erebor e sua riqueza. Os anões, liderados por Thorin, adentram a montanha e estão dispostos a impedir a entrada de elfos e orcs. Bilbo Bolseiro e Gandalf tentam impedir a guerra.

Trailer 



Fotos 






Quem não amava Tauriel e Kili


DIVAGAÇÕES, ANÁLISES E IMPRESSÕES PESSOAIS 

Smaug causa destruição na Cidade do Lago e Bard consegue matar o dragão. Ele leva os sobreviventes nos arredores do Castelo onde os anões conseguiram se abrigar. Mas Thorin, dominado pela doença de ouro do Dragão, fortifica a entrada do Castelo impedindo que qualquer um entre e faz todos os anões procurarem incansavelmente pela pedra Arken.

Porém, sem o dragão em Erebor, Elfos e Orcs se dirigem para a montanha e a teimosia de Thorin acaba gerando uma guerra. Inicialmente Elfos e os pescadores ( o povo de Bard) contra o primo de Thorin, o povo de ferro. Mas acabam se unindo contra um terrível exército de Orcs. 

Thorin luta contra si mesmo e conseguindo voltar a ser o guerreiro de antes, leva seus guerreiros anões para a guerra...


Minhas divagações finais 

Com certeza foi a melhor trilogia que já vi, depois do O senhor dos anéis claro hahaha amei a Tauriel e seu curto e triste amor por Killi. Fiquei na dúvida com o Legolas, mas ele continua sendo meu elfo maravilhoso preferido. 

Eu sempre confundi Sauron e Saruman, mas entendi melhor esses dois. Só fiquei completamente arrasada com a perda dos três anões. Que Bard venceria o dragão estava meio óbvio e ele também foi incrível.

A cena dos exércitos ficou excelente,  as lutas então, perfeito. Mas, no fim achei tudo inútil porque na minha humilde opinião, se não fosse pelo Thorin querer retomar Erebor, nada disso teria acontecido. Na verdade acho que a culpa mesmo foi do Gandalf hahaha 

Nem a jornada de Bilbo valeu tanto assim, já que ele encontrou o anel que vai gerar outra sequência de mortes... embora pelo menos ele não tenha sido corrompido e se transformado como o Gollum. Mas não deixa de ser uma saga incrível. 

Eu realmente achei que Thranduil fosse morrer... Ele era bem egoísta e ganancioso, bem diferente de seu filho Legolas. Acho que toda essa jornada poderia ter sido bem mais resumida já que para mim todo o propósito final não  valeu muito a pena,  visto as perdas que tiveram. 

Achei até meio injusto e cuidado com os SPOILERS a partir de agora 

Thorin reuniu grandes guerreiros anões e seu propósito mesmo, parecia ser retomar o antigo lar dos anões, mas ele só queria a pedra Arken que no final nem chegou a pegá-la. Pelo menos ele matou em definitivo Azog, mas acabou sucumbindo também no processo. 

Não achei justo as mortes de Fili e Kili, meu Deus Tolkien, POR QUÊ?  Kili já tinha sofrido e sobrevivido à um ferimento mortal para no final morrer de qualquer forma? Não dá para aceitar de modo algum hahaha 

Mas em questão de cenário, foi impressionante.  E com certeza, apesar de longo, verei mais uma vez O senhor dos Anéis e entenderei melhor a história toda, conhecendo um pouco mais o passado.

Gostei de ver um Bilbo jovem e apesar de tudo, bom,Thorin pelo menos morreu na companhia dele...

Enfim, super recomendo a trilogia e óbvio, minha nota de satisfação pessoal 10/10


domingo, 23 de abril de 2023

Guia de viagem para o amor - Divagando Sempre

 Ano de lançamento 2023

Duração 1h 36m

Direção Steven Tsuchida

Elenco Rachael Leigh Cook, Scott Lý, Missi Pyle, Ben Feldman, Glynn Sweet, Alexa Povah, Jacqueline Correa



Sinopse 

Em Guia de Viagem para o Amor, após um rompimento inesperado, a executiva de turismo Amanda (Rachael Leigh Cook) decide iniciar um novo capítulo em sua vida. Chegando ao Vietnã, ela quer saber mais sobre a indústria do turismo local.

Trailer 



Fotos 

A familia do Sinh


A vovó querendo saber as intenções de Amanda para com seu neto 

Até os jovens mudam durante a viagem 



Juro que essa não foi a única paisagem admirável hehehe 


DIVAGAÇÕES, ANÁLISES E IMPRESSÕES PESSOAIS 

Amanda é uma agente de viagens que precisa mudar de ares para espairecer, após se enganar com seu namorado, que acreditava que a pediria em casamento mas pediu um tempo, dizendo que precisava se mudar a trabalho. 

De coração partido ela vai para o Vietnã espionar um hotel que sua empresa está interessada em comprar. Ela planeja fazer um tour seguindo um guia turístico maravilhoso chamado Sinh, que trabalha no hotel em que está interessada. Ela faz anotações secretas sobre os pontos positivos e negativos ou o que precisa ser melhorado no local, para depois dizer à sua chefe se vale a pena comprar. 

Amanda faz parte de um grupo de turistas em que Sinh vai guiar juntamente com sua prima, que por acaso é filha do dono do hotel.

Sinh mostra pontos turísticos importantes para o grupo, mas também tenta ser o mais espontâneo possível, mostrando coisas que não consta nos guias de turismos, impressionando Amanda, que sempre prezava a organização e seguir roteiros. 

Os dois acabam criando uma conexão mas Amanda ainda tem algumas pontas soltas para resolver, como o ex que resolve aparecer arrependido tentando reconquistá-la e a compra do hotel. 


Divagações finais 

Alguns clichês ainda tem o poder de me fazer apaixonar. Muitas coisas foram óbvias demais, como a compra do hotel e Sinh continuar gerenciando o local. Assim como o lenço ( assistam e descubram o que é hahaha )

Mas acho que o mais apaixonante é conhecer Vietnã sob uma perspectiva romântica, pois muitas vezes nos vêem a cabeça um país que sofreu com as guerras e vemos apenas violência e morte. Ao contrário de outros filmes, nos mostrou paisagens deslumbrantes nem sempre exploradas do Vietnã. 

Já o roteiro em si, apesar do clichê, foi uma jornada de descobrimento apaixonante. Por ser um pouco como Amanda, sempre na minha zona de conforto, achei encantador sua coragem para enfrentar o novo, o diferente... e se apaixonar por alguém com uma cultura completamente diferente da dela. 

Embora eu tenha achado que ela estava com o namorado exatamente pela zona de conforto, porque ela ficou mais irritada com o rompimento do que arrasada. E mesmo que Sinh seja maravilhoso, não só fisicamente, seu espírito é tão alto astral, seu modo de encarar a vida tão deslumbrante, que não tem como não se interessar por ele. 

Achei as reações dele ao ver o ex de Amanda muito realista. Ele não conseguia disfarçar seu desagrado e seu coração partido, tanto pela perda do hotel, como da mulher que amava. E a família dele foi muito fofinha, principalmente a avó, que rendeu ótimas risadas. 

Eu simplesmente amo quando misturam culturas diferentes nos filmes e Vietnã é um lugar impressionante. 

Super recomendo o filme. Minha nota de satisfação pessoal 10/10

sábado, 22 de abril de 2023

Robinson Crusoé - Divagando Sempre

 Ano da primeira publicação 1719

Páginas 408

Autor/a Daniel Defoe



Sinopse 

Robinson Crusoé é um náufrago que sobrevive a tempestades e furacões, a piratas gananciosos, a selvagens canibais e à vida solitária numa ilha deserta. Com imaginação e habilidade, constrói casas, barcos e ferramentas que lhe permitem viver décadas longe da civilização.


DIVAGAÇÕES, ANÁLISES E IMPRESSÕES PESSOAIS 

Eu leio tantos livros de diversos assuntos, autores e época, mas Os miseráveis foi um grande desafio não pela escrita, porque acredito que assim como esse do Robinson Crusoé, dependendo da versão, a escrita foi atualizada, porque pelo menos em Os miseráveis não  achei difícil de ler. Embora, a história tenha sido um tanto que arrastada... 

Robinson conta sua história de como desafiou seu pai e embarcou em uma viagem no mar, mas, já na primeira, o navio enfrentou uma tempestade e afundou. Poderia ser um sinal para ele voltar para casa, mas ele persistiu e seguiu em frente. 

De início, como tinha dinheiro e boas roupas, embarcava como passageiro nos navios o que lhe acabou sendo inconveniente pois desse modo não poderia trabalhar no navio muito menos aprender nada da função de marinheiro. 

Mas em uma viagem, ele conheceu o capitão de um navio e ele acabou aprendendo a ser mercador. Também enfrentou piratas e ao contrário de sua primeira viagem, até tiveram sorte saindo ilesos do combate. 

Depois disso, foi pego e viveu dois anos como escravo de um capitão de navio, mas ele sempre ficava em terra fazendo serviços enquanto o capitão velejava. As vezes pescava com ele e outras ia sozinho com mais dois escravos. Foi em uma dessas pescarias, que Robinson se preparou e fugiu, ficando apenas com Xury. 

Vivendo das provisões que levaram, tentavam encontrar comida e água nas terras desconhecidas que avistaram e por fim um navio os levou para terra segura. Porém,  Robinson acabou vendendo seu barquinho e algumas coisas que possuía, incluindo Xury que aceitou ser levado pelo capitão tendo a promessa de ser livre em 10 anos. 

Sozinho, conheceu um homem indicado pelo capitão e com ele aprendeu sobre plantação de açúcar e adquiriu uma propriedade. Mas, embora estivesse vivendo tranquilo com suas terras, o chamado do mar era irresistível e ele embarcou novamente deixando suas terras com a promessa de voltar...

Mas houve uma tempestade e o navio quebrou e Robinson milagrosamente conseguiu chegar até a terra mais próxima. No dia seguinte, conferiu os estragos do navio e a confirmação de que foi o único sobrevivente. 

Robinson viria a passar 28 anos vivendo sozinho na ilha, sendo que nos últimos 4 anos mais ou menos, encontrou Sexta-feira, um nativo que ia ser sacrificado por canibais e depois mais outros dois homens...

Durante o período em que viveu sozinho, caçou, plantou e construiu sua moradia de modo firme e segura, pois ele sempre teve medo de selvagens atacá-lo. Conheceu canibais a distância, sempre preocupado que se aproximassem demais de seu forte. Encontrou a religião, principalmente quando se achava em perigo e no fim, após tantos anos encontrou o caminho de casa...


DIVAGAÇÕES finais 

Não vou mentir, passamos tanto tempo solitários com Robinson que chega a ser decepcionante ele voltar para casa hahaha 

Mas, gostei como ele sobreviveu durante todo esse tempo, como ele se virou com a alimentação, moradia e principalmente com a solidão. Passar tantos anos sozinho dessa forma, é demais até para mim, que prefiro a solidão...

A forma como ele conheceu Sexta-feira foi empolgante e arriscado, até para os padrões de Robinson, mas o modo como ele tratava seu novo companheiro e os próximos, mesmo que seja inadequado atualmente, fazia muito sentido naquela época. Mas acho que ele poderia ter sido diferente, uma vez que viveu como escravo e fugiu por não suportar aquela vida, mesmo que tratasse Sexta-feira melhor, a ideia de ser seu escravo era meio triste.

Mas enfim, é um clássico que todos deveriam ler e super recomendo. 

Minha nota de satisfação pessoal 10/10


sexta-feira, 21 de abril de 2023

Uma foto antes de morrer - Divagando Sempre

 Ano de lançamento 2018

Duração 1h 20m

Direção Anton Zenkovich



Sinopse

Na Rússia rural, um grupo de amigos se envolve em uma colisão com um veículo. Em busca de ajuda, eles acham uma cabana onde encontram uma foto representando seu acidente.

Trailer




DIVAGAÇÕES, ANÁLISES E IMPRESSÕES PESSOAIS

Inicia a história contando como uma máquina fotográfica que prevê o futuro foi inventada. Logo após um corte no tempo, mostra um grupo de amigos que fazem uma viagem de carro para uma casa de campo.

Porém, no caminho, quando estavam tirando uma selfie, o carro bate em um veado no meio da estrada. Feridos e sem sinal nos aparelhos telefônicos ( o clichê mais óbvio de todos ) o grupo se separa. Um deles volta pela estrada para conseguir ajuda, dois ficam no carro, pois um deles ficou preso nas ferragens e 4 seguem procurando a cabana para onde iriam. 

O grupo que foi procurar a cabana, encontram uma nas proximidades, mas logo percebem que provavelmente não é a que eles alugaram. Está aparentemente deserta e cheia de restos de animais na frente. ( isso já seria motivo suficiente para sair correndo dali) O grupo entra e procuram algo útil. ( o filme é tão clichê que a famosa frase: tem alguém aí? Típica nos filmes de terror, foi dita...)

Revistando a casa, encontram algumas coisas úteis, mas um deles encontra uma antiga máquina fotográfica. ( espero que conte como ela chegou ali) Forçando uma porta trancada, encontram um quarto cheio de fotografias de pessoas ou animais mortos. Como não sabem sobre a máquina fotográfica, pensam inicialmente que algum doente gosta de tirar fotos dos mortos. Então encontram a foto do carro deles com o veado. 

O grupo se separa novamente, mas um deles que havia saído na foto sem querer, acaba com uma morte horrível. Eles voltam e encontram uma filmagem dos antigos moradores da cabana, revelando então sobre a máquina e como ela foi parar ali. ( pelo menos isso teve explicação ).

Então o grupo acaba entendendo que a máquina quando tira a foto, revela como será sua morte...


Minhas divagações finais 

Misericórdia, esse tipo de filme fica sem graça no final, justamente porque fica em aberto, como se futuramente pudesse vir a ter uma sequência. Além do que, na plataforma em que assisti ( Amazon prime vídeo) estava dublado em inglês, pois o idioma original é russo, o que tirou totalmente a originalidade da produção, que já não era grande coisa. 

As atuações não foram grande coisa também e as mortes então, nem isso teve muita originalidade. Para variar, o tema foi até interessante, mas como sempre, não foi bem trabalhado. E o desfecho final? Ok que eu não esperava por aquilo, embora a moça fosse bem estranha... Mas, aquele final? Segue o mesmo fim desses filmes que sempre reclamo e muito semelhante ao último que vi, Os vigiados. Pois tem um tema interessante, péssimas atuações e um final horrível hahaha 

Fico me questionando, o que me levou a colocar na minha lista. Ou então daqui pra frente ver críticas de outras pessoas e se a maioria dizer que foi ruim, não vejo, pelo menos não perco tempo ou, eu assisto mesmo para ter essas experiências horríveis... Mas me conhecendo, eu acabaria vendo mesmo que todas as críticas fossem negativas, porque geralmente gosto de contrariar... quando todos odeiam eu amo hahaha mas no caso, esse foi ruim mesmo, só um pouco melhor que Vigiados.

Enfim, minha nota de satisfação pessoal 5/10

Dica de Destaque

Resenhando Divagações sobre Noiva de Ali Hazelwood no Divagando Sempre

  Olá Divosos leitores. Trago pela primeira vez algo da autora Ali Hazelwood e que, seria perfeito se não tivesse tanto hot. CONTANDO A ...