terça-feira, 22 de novembro de 2022

Nada de novo no front - filme 2022 - Divagando Sempre

 



Ano de lançamento 2022

Duração 2h 23m

Direção Edward Berger

Elenco Felix Kammerer, Daniel Brühl, Albrecht Schuch, Aaron Hilmer, Moritiz Klaus, Edin Hasanovic

Sinopse

O adolescente Paul é convocado para atuar na linha de frente da Primeira Guerra Mundial. O jovem começa seu serviço militar de forma idealista e entusiasmada, mas logo é confrontado pela dura realidade do combate.


Trailer 













Divagações, análises e impressões pessoais 

Comecei a ver o filme porque havia terminado de ler o livro sobre A primeira guerra mundial e nele é mencionado o título do filme: nada de novo no front. Foi só uma passagem sobre isso, mas como é sobre a primeira guerra, resolvi conferir o filme.

Entre ler, imaginar os horrores da guerra no silêncio da sua mente é bem diferente de ver as cenas e ouvir os tiros acertando os corpos e tudo o mais. Não deixa de ser horrível, mas no filme fiquei bem mais impressionada. 

Em Nada de novo no front, um grupo de amigos se alistam para irem a guerra, empolgadíssimos em defender o país. Já são três anos de guerra e o horror continua, mas eles não imaginam o que esperam por eles. 

Tanto no livro quanto no filme aprendi coisas que nunca, nos tempos de escola havia me interessado em saber. Ok, vou parar de falar do livro e tentar me concentrar no filme hahaha eu não fazia ideia de como eram feitas as roupas dos soldados, achei bem triste se for verdade que eles retiravam dos corpos mortos, lavavam, reformavam e davam para os próximos soldados que entrariam em campo.

Enquanto Matthias tentava assinar o armistício, o grupo de Paul seguia com a batalha, agora encurralados por tanques de guerra, o que assinalava o fim, pois como eles conseguiriam sobreviver a isso? Paul acaba se afastando de seus amigos e cada um seguem desesperados tentando sobreviver. 

Correndo de volta as trincheiras Paul acaba vendo Kropp sendo executado, a realidade da situação é pior do que ele imaginava, quando percebe que o inimigo não tem misericórdia e que não adianta se render, pois mesmo fazendo isso, Kropp perdeu a vida de modo horrível. 

A fotografia está espetacular, o cenário de guerra é impressionante tanto quanto na atuação dos atores. Representar um marco tão horrível que é uma guerra não é para qualquer um. A contrariedade dos momentos é magnífica, pois enquanto os homens estão em campo lutando por suas vidas, os altos executivos, aqueles que na verdade promoveram tudo isso, estão sentados confortavelmente comendo do bom e do melhor, apenas colhendo resultados que nem são eles quem estão plantando... 

Berger fez um excelente trabalho nos oferecendo os horrores da guerra de forma primorosa. O enredo foi espetacular, dando atenção a mínimos detalhes. O quão triste é ver jovens saudáveis, bonitos, limpos, felizes indo em direção à fome, doenças e morte... 

NO FILME, como acompanhamos a trajetória de Paul, inevitavelmente você acaba se afeiçoando à ele e acompanhar seus momentos de exaltação, felicidade, depois medo, fome, a perda dos companheiros e aquele final... de repente me vi chorando horrores, não só por ele, mas por todos aqueles que enfrentaram aquele momento terrível. Ainda mais no fim da guerra...

Dessa vez não quero dar muito spoiler porque realmente vale a pena assistir. As expressões de Felix, sua atuação, são maravilhosas. E Daniel Brühl, apesar de não aparecer tanto, teve um importantíssimo papel nessa história e adoro ele como ator. 

No mais, minha nota de satisfação pessoal 10/10


" Logo após as hostilidades  em outubro de 1914, a Frente Ocidental ficou presa à guerra de trincheiras. No final da guerra, em novembro de 1918, a linha de frente mal havia se movido. Mais de três milhões de soldados morreram lá, muitas vezes lutando  para avançar apenas alguns metros de terreno. Quase 17 milhões de pessoas morreram na Primeira Guerra Mundial. " 


A primeira guerra mundial - Os 1590 dias que transformaram o mundo - Divagando Sempre

 




Autor Martin Gilbert

Páginas 832

Ano de publicação 2017


Sinopse

Em A Primeira Guerra Mundial, o historiador Martin Gilbert se debruça sobre o conflito que mudou o mundo, matou milhões de pessoas, destruiu quatro grandes impérios e alterou definitivamente o panorama geopolítico da Europa e do Oriente Médio. 

Mais do que isso, legou à humanidade novas tecnologias de morte – tanques, aviões, submarinos, metralhadoras, artilharia de campo, gás venenoso, armas químicas. Era a guerra para acabar com todas as guerras. Começou às onze e quinze da manhã, em 28 de junho de 1914, em Sarajevo, e se encerraria oficialmente quase cinco anos depois. Até hoje, no entanto, vivemos muitos dos horrores que ali nasceram: a Primeira Guerra Mundial nunca terminou.

 Entre 1914 e 1918, se desenrolaram duas guerras muito diferentes. Em consequência de ocupações, bombardeios, fome e doenças, mais de nove milhões de militares e cinco milhões de civis foram mortos. Porém, paralelamente ao conflito em que o sofrimento individual e a angústia atingiram uma escala gigantesca, em particular nas trincheiras da linha de frente, houve o embate de gabinetes, soberanos, propagandistas e idealistas que, repletos de ambições e ideais políticos e territoriais, determinaram o futuro e impérios, nações e povos de modo tão contundente quanto no campo de batalha. 

Tudo passou por uma enorme transformação: os códigos de comportamento, a literatura, as distinções de classe. Nas palavras do autor, “a guerra alterou o mapa e o destino da Europa da mesma forma que cauterizou sua pele e deixou marcas na sua alma.” Gilbert constrói uma narrativa ao mesmo tempo épica e acessível para apresentar a Primeira Guerra Mundial a partir da perspectiva humana e do cidadão comum, sem deixar de detalhar seu efeito em futuros líderes como Hitler, Churchill e De Gaulle. Repleto de mapas e fotos da época é um complemento à altura de seu monumental A Segunda Guerra Mundial. “Um dos primeiros livros que qualquer pessoa deve ler para entender a guerra e o século” – The New York Times “Magistral... Gilbert nunca se esquece de que os ‘“exércitos conflituosos’ eram compostos de milhões de indivíduos... De leitura muito fácil... A compreensão de Gilbert a respeito de seu material é invejável e o resultado é admirável. É a história dos homens comuns da Primeira Guerra Mundial.”



Divagações, análises e impressões pessoais

Uau, fui ler só um capítulo para ver como era a escrita e me surpreendi com o que encontrei. Quisera eu ter encontrado uma escrita assim nos livros de história quando eu estudava. Geralmente me davam sono... histórias da Primeira e Segunda guerra me fascinam principalmente em como estamos nas mãos de homens egoístas que promovem esse horror como se as vidas humanas não significassem nada. Quantas pessoas, tanto soldados quanto civis morreram por conta disso? Esse memorial de Tyne Cot é um pequeno exemplo de quantas vidas foram perdidas na Primeira guerra. Segundo o autor, estão gravados 34.888 nomes de soldados mortos. 


A guerra sempre será nada mais nada menos, do que homens no comando, mandando outros homens matarem homens para evitar mortes. 

Eu acho os historiadores incríveis, ir atrás de descobrir e contar como foi determinado fato, no caso da guerra, ele pesquisou a fundo, conseguiu cartas e relatos deixados pelos soldados para as famílias, traduzindo em palavras simples os horrores da guerra. 

Ainda mais nos anos de 1914, onde o racismo ainda era fortemente visto pelos brancos, os americanos negaram a ajuda de soldados negros assim como das enfermeiras. Muitos pacientes brancos se negavam a serem atendidos por elas. 

Quando estamos na época de escola, geralmente nos sentimos obrigados a estudar e embora história seja algo interessante, nos meus tempos de escola para mim era tudo apenas obrigação, ou seja, estudar o suficiente para ter notas boas. Muitas coisas já não me recordo mais e histórias sobre a guerra é uma delas. Um exemplo disso é que eu nem sabia que Hitler tinha participado da Primeira Guerra, ele é um daqueles grandes E SE... tivesse morrido, teria acontecido a Segunda Guerra? Pois como ele se feriu principalmente com gás, quase ficando cego, ali me parece que foi se formando o ser abominável que se tornou depois...

Ou talvez, mesmo se não fosse por ele, no final da Primeira Guerra, assim que Erzberger assinou o armistício, ficou implícito que aquilo não havia terminado. Pois ao fim da guerra, muito se havia perdido em todas as nações e chegar a um acordo em como cada país seria reembolsado pelas perdas, com certeza geraria outra discórdia. Se já não bastasse tantas vidas perdidas...

A leitura é ótima, o modo de escrita não é daqueles complicados cheios de enfeites só para ter volume, tem conteúdo, muito interessante, diga-se de passagem, riquíssimo em detalhes, recomendo para todos, principalmente para aqueles que tem curiosidade sobre a guerra. 


Minha nota de satisfação pessoal 10/10


segunda-feira, 21 de novembro de 2022

O milagre com Florence Pugh - Divagando Sempre

 


Ano de lançamento 2022

Duração 1h 43m

Direção Sebastian Lelio

Elenco Florence Pugh, Kila Lord Cassidy





Sinopse 

A trama se passa na Irlanda do século 19, onde uma enfermeira precisa analisar o jejum misterioso de uma criança de 11 anos que não come há meses e está aparentemente saudável.


Trailer 





Divagações, análises e impressões pessoais 

Outra vez começo um filme sem saber muito dele. Temos uma enfermeira indo para uma aldeia remota, lá pelos anos de 1800 e pouco, a viagem era tão longa que fiquei cansada só de ver, teria que valer muito a pena, porque é uma longa jornada...

A enfermeira Lib Wright junto com uma freira, se revezarão observando uma menina que dizem que não come a quatro meses. 

Lib começa o primeiro turno e ao conhecer Anna, a questiona sobre do que se alimenta e esta lhe diz que é de mana do céu. Lib não consegue acreditar que Anna esteja tanto tempo sem comer e estar saudável como aparenta. 

Achei a freira mais sinistra do que a enfermeira hahaha as pessoas que solicitaram essa observação de Anna queriam um relatório sigiloso, nem a freira ou a enfermeira poderiam trocar informações. Se bem que Lib até tentou, mas a freira é fiel em sua missão. As pessoas que solicitaram essa investigação eram: o dono da taverna, o padre, o médico e o dono das terras onde a família de Anna morava. 

Também achei essa família bem estranha, o quadro de família que Lib ficou olhando, onde os olhos do menino foram pintados eram de fato assustadores. A própria Lib assusta com seu ritual estranho toda noite. 









Divagações com spoiler

Por mais que a religião ou a Fé seja algo pessoal e questionável, o fato de Anna não comer não poderia ser fisiologicamente possível, eu cheguei a imaginar que a freira fosse cúmplice da família e estaria dando comida para a menina no turno dela hahaha Fora que a freira foi um personagem tão sem graça, não serviu para acrescentar muito na história. 

Quando Lib pediu o afastamento da família de Anna, ali eu tive certeza que de alguma forma ela estava recebendo comida da família, principalmente que depois ela começou a definhar. 

Não conhecia outros trabalhos desse diretor, mas já tinha visto Florence em outro filme igualmente estranho hahaha que ao meu ver, também era ligado a um tipo doentio de seita... enfim, aquele filme me deixou traumatizada, porque ao mesmo tempo que foi confuso foi horrível... 

Em O milagre, querendo ou não, esperamos por um mesmo hahaha sendo cético ou fiel, um milagre cairia bem nos dias de hoje, principalmente... Depois que Lib procura respostas com Anna, entendi melhor tudo isso que estava acontecendo e de uma certa forma, me lembrou de outro filme, embora seja gênero terror, foi inspirado em uma história real, onde o mal nesses casos sempre estão dentro de casa...

Mas enfim, Lib pediu uma audiência e relatou a verdade, porém a própria Anna só revelou que se alimentava de mana do céu e a freira negou ter visto algo suspeito. Só para confirmar que essa freira não servia de nada ou era paga para se fazer de ignorante hahaha 

Não sei se alguém estaria ganhando algum lucro com isso ou se a família apenas tinha uma fé cega, onde para reparar o mal feito pelo irmão, para ir para o paraíso, Anna teria que "sofrer" dessa forma. Entendo que, como enfermeira, Lib não poderia ficar de braços cruzados vendo a jovem definhar até a morte sem fazer nada. 

Achei a parte do jornalista um pouco fora do contexto também, mas acho que precisava de um romance de época né hahaha Acho que a maior lição foi em como o fanatismo religioso pode cegar as pessoas, onde fizeram uma criança acreditar que se fizesse jejum contínuo seu irmão teria passagem para o céu, apesar do crime que havia cometido. A ideia de Lib para salvar Anna foi fenomenal, embora naquele momento eu pensei que besteira ela estava fazendo. 

Houve cenas marcantes como Lib comendo automaticamente apenas para viver, ou seja, a comida não parecia nada demais, não dava para saber se estava quente ou fria, se era boa ou ruim, enquanto Anna precisava do alimento para viver. O cenário, o figurino, foi bom até, apesar de ser o segundo filme da Florence que vejo, ela tem esse ar de mistério mesmo, pode ter certeza que coisas estranhas virão com ela hahaha

Para mim não foi uma obra de arte, mas como eu não sabia o que esperar, o desfecho foi até uma surpresa, eu até sabia que era uma farsa, mas o motivo por trás disso foi realmente horripilante.

Então minha nota de satisfação pessoal 7,5/10

domingo, 20 de novembro de 2022

Slumberland - Terra dos sonhos ( filme) - Divagando Sempre

 


Ano de lançamento 2022

Duração 1h 57m

Direção Francis Lawrence

Elenco Jason Momoa, Marlow Barkley,  Kyle Chandler, Chris O'Dowd, Weruche Opia





Sinopse 

Nemo (Marlow Barkley) é uma garotinha que acabou de perder o pai. Eles moravam em um lindo farol e Nemo era educada em casa, mas agora a menina precisará enfrentar sua primeira experiência em um colégio tradicional.

Para sua surpresa, ao adormecer, ela descobrirá um mundo dos sonhos chamado Slumberland, pelo qual seu pai já viajou no passado. Com a ajuda de Flip (Jason Momoa), um fora-da-lei excêntrico, ela viverá uma grande aventura com a esperança de poder ver o pai novamente.



Trailer 











Divagações, análises e impressões pessoais 


Iniciei o filme já me questionando onde está JASON MOMOA? 

Eu simplesmente amo esse homem e qualquer filme ou série que ele está, eu quero ver hahaha 

Ok ok, vamos para a história do filme. Já de início nos perguntamos o que aconteceu com a mãe já que vemos um pai e filha em sua rotina diária, que ainda envolve o trabalho do pai em um farol. Para dizer a verdade, não vi o trailer antes de ver o filme, então não fazia ideia de como seria. Embora pelo título ja temos um indicativo do assunto...

Em uma noite de tempestade Nemo perde o pai e acaba indo morar com o tio, que nem conhecia. Sua vida era no farol com o pai e agora moraria na cidade. ( as vezes eu para o filme para fazer comentários como agora, por isso minhas reações podem soar confusas no início... ) 

Eu achava que o tio fosse ser um daqueles maus, mas ele trabalha com maçanetas e apesar de estar sem jeito com a sobrinha, procurou na internet como criar uma criança. Ele não seria mau, seria? Hahaha 

Me partiu o coração quando Nemo entrou em seu novo quarto e suspirou com a falta do pai. Eu estaria me debulhando em lágrimas no lugar dela, principalmente por estar em um local diferente e sozinha. E ainda ir para a escola pela primeira vez? Pelo menos era uma de elite e ela não sofreu bullying, ia ser uma história extremamente dramática. 

Entendi um pouco o porque do título, e a aparição do Momoa não foi nada como imaginei hahaha afinal, ele é amigo ou inimigo? Achei ele meio sinistro, embora ao mesmo tempo carismático. Momoa é versátil em seus personagens, ele casa bem com qualquer interpretação. Não é só um rosto e corpo lindo e maravilhoso hahaha 

Embora o tio seja um tanto estranho, fiquei com dózinha dele por tentar se aproximar da Nemo sem muito sucesso. Espero que no final ele consiga. Na verdade, espero que o final não seja mais triste do que já está sendo...

Nemo começa a entender que quando dorme sonha e sempre está no farol, onde morava. Lá ela conhece Flip, um amigo de viagens de seu pai, que inclusive antes de morrer, lhe contou uma história sobre ele, o que facilitou se comunicar com ele. 

Flip estava atrás de um mapa que tinha certeza que estaria de posse do pai dela, com esse mapa ele atravessaria todos os sonhos até chegar em um local que contém pérolas raras que realizam qualquer desejo de quem as encontrar. Nemo se interessa com o desejo de ver o pai novamente, então faz um trato com Flip e passam a procurar o local juntos. 

Minha única dúvida até então, era se Flip apareceu convenientemente apenas por ele mesmo ou, se por alguma magia misteriosa ele surgiu com essa aventura para animar Nemo de alguma forma.  

Se não bastasse os perigos de viajar em sonhos alheios, ainda tinha o pesadelo de Nemo que a perseguia e tinha uma agente tipo policial dos sonhos que perseguia Flip. Ao que tudo indicava, ele já não conseguia mais acordar permanecendo na terra dos sonhos. Ele tinha dito para Nemo que gostava tanto de ficar ali que não precisava mais acordar, mas a verdade é que ele tinha esquecido quem ele era e com a pérola ele desejava descobrir. 

Nemo, acaba descobrindo mais sobre Flip, ao mesmo tempo em que se aproxima mais de seu tio e faz uma amizade na escola nova. 

Devo admitir que o filme é uma boa mistura de sentimentos, onde se vê depressão em um mundo colorido. Para uma criança de 11 anos perder a única família que conhecia, como poderia vir a superar as dificuldades do isolamento que estava habituada e o medo da solidão? 

Achei uma boa forma de mostrar como cada um lida com seu luto. Ao invés de se fechar e ignorar a vida, Nemo vivia aventuras através de sonhos com a esperança de ver o pai mais uma vez, lhe dando motivos para continuar. 

E será que ela consegue ver seu pai?

Típico conto de fadas emocionante. Adorei como a história foi conduzida, os efeitos visuais e sonoros muito bons e um desfecho apesar de esperado, magnífico. Eu, não esperava que Flip fosse quem fosse, mas pensando bem nos detalhes, estava bem óbvio hahaha 

Recomendo para todas as idades e além de Momoa que sempre arrasa nos papéis, parabenizo a atuação de Marlow, que deu vida para a Nemo. Me emocionou tanto que derramei lágrimas hahaha 

Enfim, minha nota de satisfação pessoal 10/10

sábado, 19 de novembro de 2022

RACIONAIS MC's - DAS RUAS DE SÃO PAULO PARA O MUNDO - Divagando Sempre

 


Documentário/filme 

Ano de lançamento 2022

Duração 1h 56m

Direção Juliana Vicente 





Sinopse 

Com seus protestos em forma de música, o lendário grupo de rap Racionais MC's transformou a poesia de rua em um movimento poderoso no Brasil e no mundo.



Trailer 









Divagações, análise e impressões pessoais 


Conta a trajetória de Mano Brown, Ice Blue, Edi Rock e KL Jay, que saíram da periferia de São Paulo para o mundo. Ícones do rap nos anos 90, mais de 30 anos de carreira, mas passaram poucas e boas para serem ouvidos e tentaram ser calados...

Depoimentos e imagens fortes daquela época, mostra a luta desse grupo que tinha apenas a intenção de mostrar com suas letras para tantos outros negros de periferia que também se sentiam oprimidos pela sociedade, sobre um racismo estrutural que perdura até hoje. 


Mas infelizmente ao apontarem com suas letras os culpados contra a violência e morte dos negros nas periferias, acabaram colocando um alvo nas próprias cabeças. Foram perseguidos e tiveram vários shows interrompidos com tiroteios...

Difícil não se emocionar com os relatos dos integrantes, as imagens, as letras de suas músicas. Além dos momentos difíceis também tiveram os bons, a principal foi a amizade e união do grupo até os dias de hoje. 

Li uma crítica dizendo que o documentário era banal, chato e previsível, que é apenas um documentário biográfico convencional.  Concordo com uma leitora que respondeu: ser crítico é uma coisa, agora ser invejoso e não ter a capacidade de entrar em uma luta  por tanto tempo é outra. 

Onde lutar contra o racismo é banal? Eu achei o documentário perfeito. A luta do Mano Brown e seus amigos é algo que existiu no passado e infelizmente ainda existe nos dias de hoje. Eu também odeio o preconceito, o racismo, a injustiça... 

Achei a proposta e o desenvolvimento ótimos. Não é sobre Mano Brown,  é sobre Racionais e sua jornada durante esses longos 30 anos contra o racismo. Tanto que as entrevistas foram divididas para que os outros integrantes aparecessem também, deixando assim que nos impressionássemos com imagens gravadas dos momentos mais tensos assim como os memoráveis. Encerrar o documentário com a música Vida Loka é a cereja do bolo. 

Já coloco a parte 1 e 2 para curtirem 


Mas a minha preferida ainda é Diário de um detento. Além da letra forte e verdadeira, o MV segue mais forte ainda, com gravações dentro da prisão com referências ao massacre no Carandiru. Algo que ainda gera controvérsias do público quando tocado no assunto. 





No mais, para finalizar, acredito que seja uma história que todos deveriam conhecer e ter mais conscientização sobre o racismo. É um documentário que mostra os fatos, não promove o grupo. Acredito que para chegar ao sucesso, muitos artistas que vieram de baixo sofreram pelo caminho, mas outros continuam sofrendo até hoje... 

Minha nota de satisfação pessoal 10/10

sexta-feira, 18 de novembro de 2022

[Review] A FUGA DAS GALINHAS - Divagando Sempre

 




Review/Animação 

Ano de lançamento 2000

Duração 1h 24m

Direção Nick Park, Peter Lord

Elenco de dublagem (original ):

Ginger: Julia Sawalha, Rock: Mel Gibson, Mac: Lynn Ferguson, Babs: Jane Horrocks, Sr. Tweedy: Tony Havgarth, Bunt: Imelda Staunton, Fowler: Benjamin Whitrow, Sra. Tweedy: Miranda Richardson, Fletcher: Phil Daniels, Nick: Timothy Spall



Sinopse 


No galinheiro de uma fazenda inglesa dos anos 1950, galinhas cumprem sua função e vivem pacatamente sonhando com uma vida melhor. Uma delas, Ginger, sonha com a liberdade e planeja sair voando dali junto com suas companheiras.


Trailer 













Divagações, análise e impressões pessoais 

A fuga das galinhas é o típico filme de animação clássico que pode passar anos, ainda assim vai continuar sendo maravilhoso. Não lembro exatamente da última vez que vi, mas ainda me recordava de algumas falas hahaha embora sempre tenha assistido dublado em português, dessa vez vi no original pela primeira vez. 

Promover a fuga de galinhas cansadas de só botar ovos e no fim morrerem foi terrivelmente genial. Todas as ideias de fuga boladas pela Ginger eram hilárias. Mesmo falhando miseravelmente todas as vezes, ela jamais desistia. 

Então ela conhece Rock, um galo de circo que estava em fuga e por coincidência passou " voando " pela granja de Ginger e em um momento de desolação, quando o vê, ela sente um raio de esperança de finalmente poder fugir dali. 

Em troca de escondê-lo, Ginger o acolhe se ele as ensinarem a voar como ele. Trambiqueiro como é, ele aceita, até ver como essa fuga é realmente importante para elas, principalmente quando ele descobre que as galinhas estão destinadas a virarem tortas. Mas a essa altura, ele já tinha fugido delas, deixando para trás sua verdadeira história de como voava.

Decepcionada, Ginger se entrega ao terrível destino que as aguarda, até que durante uma briga entre as galinhas, ela tem um última ideia e colocam em prática sua última chance de fuga. 

Claro que como diz a Sra. Tweedy, são galinhas e não são organizadas hahaha mas seria assustador se os animais se rebelassem dessa forma hahaha 

A animação foi feita em stop motion, novidade nos anos 2000 e achei muito bem feito. Quando as galinhas sorriam então, não sabia se era divertido ou assustador hahaha 

A mensagem foi interessante, como nunca desistir de seus sonhos e persistir sempre, embora Ginger persistia nos erros... A grama do vizinho sempre é mais verde mesmo hahaha mas quem não almeja a liberdade de alguma forma não é mesmo? 

E a pergunta que sempre nos persegue: quem veio primeiro, o ovo ou a galinha? Hahaha 

Sempre que assistia me questionava como os granjeiros não reparavam nos adereços das galinhas: lenços nos pescoços, colar, toca, óculos? Hahaha normal né. 

Enfim, minha nota de satisfação pessoal 10/10


quinta-feira, 17 de novembro de 2022

[Review] O TELEFONE PRETO E OUTRAS HISTÓRIAS - Divagando Sempre

 




Minha resenha 

Ano da primeira publicação 2022

Autor  Joe Hill

Páginas 320

Sinopse

Lançado pela primeira vez no Brasil em 2008 pela editora sextante com o título de Fantasmas do século XX, o mais novo relançamento de Joe Hill – O Telefone Preto & Outras Histórias – navega por diversos gêneros literários e nos envolve no mais absurdo e estranho que a literatura pode oferecer. Com narrativas que referenciam grandes clássicos e escritores como Franz Kafka com A Metamorfose e Bram Stoker com Drácula, Hill imagina e reimagina mundos sombrios, onde a absurdidade, o enigmático e o esquisito tomam conta dos contos apresentados e nos mergulha em tramas por vezes incômodas, que não saciam nossa sede, mas nos deixam ainda mais sedentos pelo que que há por vir em suas vindouras páginas.



Melhor estreia de terror

Um editor procura um escritor que escreveu um conto de terror que achou interessante o suficiente para publicar junto a uma coletânea, mas cada vez que procura o escritor, ele parece desaparecer. Até que finalmente o encontra... Mas ele sente que têm algo errado ali...


Fantasma do século XX

Em um cinema, um garoto ao entrar escondido sem pagar entrada, senta em uma poltrona afastada pensando estar sozinho, quando de repente uma garota se senta ao seu lado e ainda fala com ele. Ao descobrir o que ela é, ele sai correndo e encontra o dono do cinema que lhe conta a história da garota fantasma que ele viu.


Pop Art 

Art é um garoto inflável e era perseguido na escola ainda mais por isso. Até que conheceu um garoto solitário que acabou o protegendo e virando seu melhor amigo. Mas a vida de Art era um perigo constante e na última vez em que foi atacado por um cachorro, ele resolve que chegou a hora de deixar esse mundo...


Você ouvirá o canto do gafanhoto 

Francis mora com seu pai e a namorada dele, quando teve uma transformação horrenda, terminando em várias mortes...


Os filhos de Abraham

Max e Rudy tinham horário para estarem em casa, caso contrário, o castigo de seu pai era terrível. Mas eles descobrem então, o que o pai escondia em seu escritório e em sua mala de médico... 


Melhor que lá em casa

Ernie é jogador de beisebol e seu filho Homer tem uma espécie de TOC com determinadas coisas. Seu pai ainda consegue lidar com suas dificuldades, mas a sua tia... Por causa dela ele foi parar em uma escola para necessidades especiais. 


O telefone preto 

Finney é sequestrado, ele só foi ajudar um sujeito atrapalhado com suas compras e foi pego. No porão onde estava, tinha um telefone preto, aparentemente sem funcionamento, mas ele tocou e quando atendeu, reconheceu a voz de uns dos garotos que haviam desaparecido. A voz no telefone lhe ajudava a como sair dali...


Entre as bases 

Wyatt tem problemas com a leitura e durante o trabalho se desentendeu com sua colega quando ela disse algo ofensivo sobre isso, ele lhe ameaçou e acabou sendo despedido. Quando ia para casa, encontrou o carro da mulher que ele as vezes cortava a grama e seus dois filhos. No entanto, ao se aproximar, as crianças pareciam mortas...


A capa 

Eric estava de brincadeira com seu irmão Nick quando aquilo aconteceu. Eric provocou tanto o irmão que para fugir dele, subiu na árvore alta no quintal da casa. Ele sempre estava com seu cobertor desde os 2 anos, que agora usava como capa de herói. Ele estava usando ela quando caiu da árvore. Mas antes, ele voou por alguns segundos antes da capa sair de seus ombros e ele cair. Nick intrigado com o que viu, tentou voar com a capa também mas só foi parar no hospital como seu irmão. Passado alguns anos, Eric ao retornar a sua antiga casa, encontrou a capa que na época a mãe havia dito que jogara fora e a colocando, conseguiu voar novamente...


Último suspiro 

Um médico aposentado tem uma coleção inusitada que expõe ao público. O último suspiro das pessoas, famosas ou não, enquanto ele estava presente nesses momentos, conseguiu captar esses suspiros e armanezar em um pote de vidro. Uma família vai visitar ao acaso o local, pensando ser um museu tradicional. Pai e filho ficam deslumbrados com a exposição, já a mãe, além de cética, ainda ri horrores das explicações do médico. Até que ela escuta o último suspiro de uma mulher e fica atordoada...


Natureza morta 

Uma árvore, derrubada, depois de anos proporcionando sombra e velhas memórias, pode aparecer novamente? Por 20 minutos foi o que aconteceu...


O café da manhã da viúva 

Dois garotos viajam clandestinamente nos trens, quando são surpreendidos por um segurança e um deles é atingido. A pancada na cabeça foi tão forte, mas continuaram andando e o garoto acabou morrendo. Sem seu amigo, o outro ficou perdido mas ainda assim continuou a viagem até que encontrou uma casa onde uma viúva lhe ofereceu café da manhã e roupas limpas...


Bobby Conroy volta dos mortos 

Bobby é um ator de comédia e devido ao seu fracasso, volta para sua cidade natal. Lá ele vai fazer um trabalho de figurante como um zumbi. Sentado esperando ser chamado para começar, reconhece uma das figurantes como alguém de seu passado. No entanto, agora ela está casada e tem um filho...


A máscara do meu pai 

Uma família vai até um chalé que pertenceu ao avô,  agora falecido, para a venda de alguns itens da casa. Durante sua estadia lá  coisas estranhas aconteceram, como seus pais ficarem o tempo todo usando uma máscara. Sua mãe pediu que fosse até a floresta pegar lenha e de preferência mascarado. Ele conheceu uma garota e um garoto também mascarados, jogou cartas e voltou. Quando  chegou a avaliadora estava lá e ele e sua mãe partiram, deixando seu pai para trás...


Internação voluntária 

A culpa é algo que corrói nossa alma com o tempo. Nolan perdeu seu amigo Eddie de modo inacreditável e depois de anos, seu irmão.  Não é algo que ele pudesse dizer para onde os dois tivessem ido, pois ele mesmo quase não conseguia acreditar.


A máquina de escrever de Sherazade é um conto especial, mas autor desconhecido que está no meio dos agradecimentos de Joe.  


Minha análise e impressões pessoais 


Joe Hill tem o traço forte de seu pai, Stephen King,  o horror, tanto sobrenatural quanto psicológico. 

Alguns títulos você entende melhor quando termina o conto, como a história de Francis que vira um gafanhoto. Não sei se é porque morro de medo desses insetos, mas achei essa história horripilante hahaha 

No entanto, dificilmente gosto de ler contos porque além de serem curtos, as vezes o final deixa a desejar. Melhor que lá em casa e Entre as bases, foram os mais sem graça para mim. Embora Entre as bases eu tenha gostado do desenvolvimento de pequenos detalhes que pareciam passar despercebidos mas foram usados com maestria no final. Mas, o final termina com aquele ponto de interrogação onde você deduz o que acabou acontecendo com os poucos elementos que nos foram passados. 

O telefone preto, foi interessante, mas como vi o filme primeiro, achei ele melhor. Eu sei que é um conto, mas fiquei feliz que desenvolveram ele melhor nas telas. Ethan Hawke foi fenomenal como o sequestrador, mas no conto foi mais macabro porque você não espera que um homem velho gordo pegue crianças. 

O conto mais curto e sem sentido para mim foi Natureza morta. Li avidamente como qualquer conto, mas quando menos esperava, já havia terminado. Não absorvi nada, aprendi ou entendi hahaha 

O último parecia o melhor porque os personagens foram mais trabalhados, talvez porque por ser o mais longo, teve tempo de ter elementos interessantes, apesar de que o final, como quase todos os contos, deixaram a desejar. Mas claro que baseado em uma única obra desse autor, não posso julgar se é ruim apenas porque não me agradou esses contos. Estarei procurando outros livros do Hill para confirmar se é bom ou não. 

No mais, minha nota de satisfação pessoal 5,5/10

Stand by me Doraemon - Divagando Sempre

 


Filme de animação em 3D

Ano de lançamento 2014

Duração 1h 36m

Direção Takahashi Yamazaki, Ryuichi Yagi

Adaptação de Doraemon





Sinopse

Nobita tem apenas dez anos e já sofre bastante no colégio. Isso porque suas notas estão sempre baixas e, para completar, seus colegas vivem caçoando dele. Vendo tudo isso do futuro, no século XXII, Sewashi, tetra-neto do menino, decide enviar ajuda: faz Doraemon, um gato robô azul super inteligente, viajar no tempo e fazer com que Nobita seja feliz e não arruine sua vida para sempre.



Trailer










Minha análise e impressões pessoais 

Eu já tinha visto o anime Doraemon, mas não tudo, mas da história mesmo só lembrava do bolso mágico dele hahaha Não lembrava que Nobita fosse tão atrapalhado assim, da minha lembrança, para mim, ele era inteligente e fofo hahaha

Aqui, Doraemon aparece para Nobita a pedido de um de seus descendentes do futuro. Ele deixa Doraemon lá com a missão de ajudar Nobita a ser feliz, só assim ele poderá voltar para casa. 

Mas não é tão fácil como parece, pois para deixar Nobita feliz, ele precisa conseguir fazer com que Shizuka se apaixone por ele. Olhando para imagens do futuro, Nobita se casa com outra pessoa e ainda deixa seus descendentes pobres e infelizes. 

Para mudar isso, Nobita até tenta mudar suas notas, mas ele continua atrapalhado. Então Doraemon tem uma ideia, que é fazer Shizuka se apaixonar por Nobita através de uma máquina, mas eles aprendem que o amor não pode ser forçado dessa maneira.

Assim, aos poucos, com seu jeito atrapalhado, Nobita vai mudando seu futuro, mas o que ele e Doraemon não sabiam, era que acabariam criando laços e sentiriam falta um do outro quando a missão de Doraemon terminasse...

Eu decididamente não me lembrava que todos pudessem ver Doraemon, porque qual seria a explicação para um ser tão estranho? Fofinho mas estranho hahaha Ainda mais com engenhocas mágicas. 

Também não lembrava que ele era perseguido pelo colega Giant, acho que me confundi com Detective Conan, que também tem um trio que é igualzinho, uma garota fofa, um menino magrinho e medroso e um grandão invocado hahaha mas no caso aqui, Nobita não é um gênio hahaha 

Mas, confesso que em determinadas cenas, meus olhos se encheram de água... Por essa eu realmente não esperava hahaha Apesar de ser diferente por ser em 3D, o contexto foi bem interessante. Gostei de ver essa explicação ( embora não saiba como era do anime ) para Doraemon ter aparecido e da amizade que acabou surgindo entre ele e Nobita. 

É uma temática simples, mas com visual e desfecho maravilhoso. Nem é preciso de fato conhecer o anime para entender o filme. 

Minha nota de satisfação pessoal 10/10

quarta-feira, 16 de novembro de 2022

Detective Conan - o caso Zero - spin-off - Divagando Sempre

 


Review Anime/Movie 

Ano de lançamento 2018

Duração 1h 55m

Direção Yuzuro Tachikawa





Sinopse 

Uma explosão repentina ocorre na gigantesca instalação Edge of Ocean do Tokyo Summit. No local, aparece a sombra de Toru Amuro, que trabalha na Agência de Segurança da Polícia Nacional. Agora, um jovem investigador tenta limpar o nome do detetive.



Trailer 







Minha análise e impressões pessoais 

Hahaha faz anos que o Shinichi encolheu e ainda é como se fosse ontem. 

Ainda não atualizei o #Anime, continuo no episódio 200, então não sei quais tecnologias criaram, mas pelo andar da carruagem desse anime movie, ninguém cresceu ou envelheceu hahaha 

Só o que mudou aparentemente, parecem ser os dubladores e os traços do desenho, que ficaram bem mais modernos. E apesar do início do anime lá na década de 90 já ter um certo traço de tecnologia, acho que depois dos anos 2000 evoluíram bem mais. 

Hoje em dia o anime parece ter já mais de 1000 episódios, me pergunto que tipo de casos pode existir para manter um conteúdo tão vasto até hoje. Não que eu esteja reclamando, pois amo esse anime, mas... chega a ficar cansativo a ingenuidade da Ran hahaha 

Sem contar que, por mais que esse trio de amiguinhos do Conan apareçam de vez em quando, as vezes são insuportáveis. Quando eu via o anime e percebia que o episódio seria com esses três, eu desanimava a ver... 

Mas chega de enrolação e vamos falar logo do filme. O Dr. Agasa estava com uma reunião marcada em uma instalação enorme, quando este mesmo local sofre uma explosão. Como ainda estava vazio, somente policiais que faziam a vistoria no local, sofreram baixas. 

Mas, Haibara vê através do vídeo da câmera de segurança mostrada nos noticiários o vulto de Toru Amuro, também conhecido como Zero, que além de trabalhar no café embaixo da agência de detetive Kogoro, é seu aluno. Então encontram evidências contra o próprio Kogoro e Ran desesperada por seu pai ir preso, pede ajuda de Shinichi.


A PARTIR DAQUI PODE CONTER SPOILER

Dessa vez não vemos o Kogoro adormecido em ação hahaha pelo menos onde parei no anime, isso ainda é bem frequente. Quando apareceu aquela advogada dizendo que queria defender o detetive e todos os seus trabalhos anteriores ela havia perdido o caso, obviamente achei ela bem suspeita. 

Pensei que Conan fosse suspeitar dela desde que a conheceu no escritório, embora ele tenha pedido uma investigação completa e entregado para a mãe da Ran, pensei que ele ainda demorou para constatar que ela fosse suspeita. 

Mas para variar, Conan é aquele tipo de suspense policial que não nos mostra com detalhes o que Conan está pensando, então algumas vezes ele está de fato um passo a nossa frente. Também havia suspeitado do Zero, mas como já tinha visto o spin-off dele, eu sabia no fundo que ele não poderia ser o culpado. 

O inspetor Megure também não estava tão presente como me lembrava. Apesar das criancinhas serem bem irritantes, como diz Haibara, elas ajudaram sem nem mesmo saber a salvar o Japão hahaha tudo bem, as vezes elas podem ser úteis mesmo...

O que mais gosto do anime, é de tentar descobrir o suspeito. Dessa vez estava meio óbvio, mas os motivos que não combinavam. 


Minha nota de satisfação pessoal 10/10


Dica de Destaque

Resenhando Divagações sobre Noiva de Ali Hazelwood no Divagando Sempre

  Olá Divosos leitores. Trago pela primeira vez algo da autora Ali Hazelwood e que, seria perfeito se não tivesse tanto hot. CONTANDO A ...