quarta-feira, 5 de novembro de 2025

[Review/crítica pessoal] Alice no País das Trevas - Divagando Sempre

 

Olá Divosos do terror. Mais um conto transformado em terror... de modo insatisfatório.






A HISTÓRIA 

Alice, após perder os pais em um incêndio, vai morar com sua avó Beth em uma casa isolada na floresta. Alice passa a se sentir mal e sua vó entre xícaras de chá para curar a neta, lê para ela a história de Alice no país das maravilhas. Alice então passa a ter sonhos estranhos onde mistura com a realidade e a história que sua avó está lendo, embora seus sonhos sejam muito mais cruéis. Ao final, Alice acaba desvendando todo o mistério que envolve sua avó e a casa onde moram. 









Ano de lançamento 2023

Duração 1h 17m

Direção Richard John Taylor 

Elenco Rula Lenska, Steve Wraith, Lizzy Willis, Triana Terry, Leone Kessel, Lacey Bond



Trailer 





Minhas divagações 

Agora virou febre pegar contos de fadas ou personagens carismáticos e transformar em terror. Já vi do Ursinho Pooh e Peter Pan, agora veio Alice no País das Maravilhas. Porém, no quesito terror, Ursinho Pooh sai ganhando. Peter Pan e Alice me parece mais um terror psicológico e dos ruins. 

O que eu poderia esperar da Alice né. Qualquer coisa menos o que de fato foi. Os personagens da Alice original até apareceram, mas achei muito confuso. Talvez porque misturava sonho e realidade. Para quem está assistindo, desde o início é muito óbvio que a vó Beth é sinistra. É muito óbvio que teria algo naquele chá. E o motivo da vó fazer tudo o que fez, foi extremamente raso. 

Achei muito confuso misturarem os personagens em sonhos de forma sinistra. Talvez, tivesse sido mais atraente se a Beth fosse louca e achasse que sua casa era parte do mundo de Alice no País das Maravilhas e para torná-la mais real, tivesse matado pessoas vestidas com os personagens da história e agora, elas apareciam em sonhos para alertar Alice do perigo que corria. Não gostei muito da forma como usaram os personagens. Prefiro minha versão e confesso que esperava que realmente fosse algo desse tipo. 

Terror sobrenatural ou psicológico não vi nada. Só vi uma senhora que gostava de fazer chá e ler para uma menina que enfrentava o luto e passou a misturar sonho com realidade. Apenas o final teve um leve toque grotesco na revelação das intenções da avó e em como tudo terminou, porém, ainda assim, de modo completamente insatisfatorio. Nem consigo comentar muito sobre esse filme, pois além de ser curto, o que aqui por um lado é ótimo, não tem muito o que trabalhar em cima. Atuações horríveis. Roteiro fraco. Terror zero. Não recomendo se estiver procurando um terror, mas, como sempre digo, é ver para crer né. Nem todos tem o mesmo gosto e alguém deve gostar desse filme. Mas, da minha parte, achei que poderia ter sido melhor. 

Eu me lembro vagamente da Alice do conto original, mas me pergunto se era tão ingênua assim. Ou, talvez ela só confiasse na avó, porque por mais sinistra que fosse, é família e costumamos associar as avós com fofurice. Mas muitos filmes de terror, já nos mostraram que as aparências enganam. Fica de lição também que, quando alguém insiste demais para que você coma ou beba algo, desconfie das intenções. Como Alice não percebeu como era forçado demais a avó insistindo para que bebesse o chá? E o motivo para tudo isso? Acho que teve um motivo para o filme ser tão curto. Como aceitaram produzir isso? 

Como o título não se refere exatamente a Alice no País das Maravilhas, entendo terem tentado fazer uma história contrária a original. A referência de ser no País das Maravilhas ficou somente no livro que a avó lia. Não vi onde estava o sentido de ser notado País das Trevas. Sinceramente? Pensei que Alice fosse morar com a avó e indo para a floresta onde esta disse para não ir, Alice cairia em um buraco vivendo o verdadeiro horror, no mesmo lugar que a Alice original, porém sendo muito mais assustador. Como sendo perseguida por um Coelho assassino ou gato maligno e por aí vai. Ou Alice só delirava mesmo pelo luto e sonhou com a história que a avó lia mas em forma de pesadelo. Ou seja, nada que possamos tentar imaginar consegue melhorar esse filme. Fora a péssima atuação dessa Alice, nada convicente. Parecia mais anestesiada ou drogada e no fim, era tudo fruto da sua mente em colapso. Era melhor assim.

No mais, não recomendo, poupando o tempo de vocês, confiem. 


Nota pessoal 1/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dica de Destaque

Resenhando Divagações sobre Noiva de Ali Hazelwood no Divagando Sempre

  Olá Divosos leitores. Trago pela primeira vez algo da autora Ali Hazelwood e que, seria perfeito se não tivesse tanto hot. CONTANDO A ...